PDA

Ver Versão Completa : Cilindro de embreagem inferior ?



PAPA-TERRA
04/02/2008, 00:05
Tenho um pequeno vazamento no cilindro de embreagem inferior, tem que pedalar as vezes, dificultando a "arrancada". Qual a "terapêutica" ? :-? Trocar por um novo antes que este aumente o problema, ou tem "cura" :?:

Tanque Russo
04/02/2008, 08:24
Então camarada, o meu jipe uma vez estava com um vazamento troquei somente os reparos, e já rodei bastante até agora não deu problema alias eu já até troquei o cilindro superior, e o inferior continua novinho sem vazamentos. agora acho que o mauis garantido e comprar um Novo mesmo. Mas se achar os reparos vc pode até colocar pra rodar mais um pouco.

abraço até mais.

Nivoide
04/02/2008, 18:24
Tem um outro topico do assunto...procure...
Eu troquei o reparo por 22 reis. Novo tudo tava 50...troque e seja feliz.

alexandre roveri
04/02/2008, 21:29
Desmonta ele, lava muito bem, verifica se não tem calosidades profundas(se tiver ai tá condenado) com um bom brill e uma chave de fenda dá uma boa polida na parte interna (NUNCA USE NENHUM TIPO DE LIXA), pode até usar uma furadeira com uma haste e o bombrill na ponta.
Na auto peças, compre uma coifa de trambulador de Fiat 147 e um reparo de burrinho de 147/Fiorino, e uns 3 ou 4 engasgagatos ou Fita Hellerman (como queira:parede:)
No embolo do cilindro do Niva vc vai encontrar dois retentores, na verdade um deles, o que está mais para fora, é um raspador. O retentor propiamente dito é o mais interno, troque os dois pelos retentores do Fiat , com extrema atenção a posição de montagem pois o retentor Fiat é labial e tem lado certo . Dá um certo trabalho ,mas nada que um pouco de paciência e 6 latinhas de cerveja não deêm jeito. :twisted::mrgreen:
A coifa do trambulador vai servir pra encamisar a haste e o cilindro de modo a impedir entrada de sujidades :palmas:
Se vc achar muito complicado trocar os anéis de borracha com um pouco de criatividade uma serra e uma furadeira vc constroi um embolo de cilindro para Niva usando o reparo da Fiat :cool::concordo:

BACALHAU
04/02/2008, 23:14
Vi no site do Natal4X4 a idéia da substituição do acionador hidráulico secundário por um da Besta e do acionador primário por um servo-freio de fusca.
http://www.natal4x4.com.br/ideia_32.htm
Me pareceu bem interessante e estou pensando fazer assim no Pangaré. Alguém já fez? Deu certo?


BACALHAU

PAPA-TERRA
05/02/2008, 10:44
Vi no site do Natal4X4 a idéia da substituição do acionador hidráulico secundário por um da Besta e do acionador primário por um servo-freio de fusca.
http://www.natal4x4.com.br/ideia_32.htm
Me pareceu bem interessante e estou pensando fazer assim no Pangaré. Alguém já fez? Deu certo?


BACALHAU

Bacalhau ! No X-NIVA ele trocou tudo !:concordo: Não sei qual seria a vantagem, se for por confôrto e resistência acho que vale a modificação, mas como sou adepto de manter a originalidade talvez a adaptação tenha um custo maior. :pensativo:

BACALHAU
05/02/2008, 12:59
Bacalhau ! No X-NIVA ele trocou tudo !:concordo: Não sei qual seria a vantagem, se for por confôrto e resistência acho que vale a modificação, mas como sou adepto de manter a originalidade talvez a adaptação tenha um custo maior. :pensativo:

Você não precisa trocar tudo. Se o seu problema for apenas o cilindro inferior, troque apenas o cilindro inferior.
Agora, quanto a manter a originalidade, cada um tem sua maneira de pensar.
A meu ver, seria a troca de um cilindro por outro cilindro. Ou seja, a função é a mesma. As próprias montadoras substituem modelos de peças e/ou fabricantes de um modelo de um ano para outro.
Não sei lhe dizer se o cilindro da Besta é melhor ou pior que o russo e compete a você avaliar se é mais fácil e confiável, além do trabalho, desmontar o seu atual cilindro, lavar, limpar, passar palha de aço, trocar retentores e não sei mais o quê ou simplesmente trocar todo o cilindro.
A diferença de preço não deve ser tão grande assim e eu, pela minha experiência (ou a falta dela) em mecânica, não me sinto seguro para fazer essa recuperação. Trocar um cilindro, me parece muito mais fácil.
Agora, meu amigo, cada um com o seu cada um.
Avalie, execute e depois coloque aqui as suas considerações.
Boa $orte

BACALHAU

PAPA-TERRA
06/02/2008, 00:13
Você não precisa trocar tudo. Se o seu problema for apenas o cilindro inferior, troque apenas o cilindro inferior.
Agora, quanto a manter a originalidade, cada um tem sua maneira de pensar.
A meu ver, seria a troca de um cilindro por outro cilindro. Ou seja, a função é a mesma. As próprias montadoras substituem modelos de peças e/ou fabricantes de um modelo de um ano para outro.
Não sei lhe dizer se o cilindro da Besta é melhor ou pior que o russo e compete a você avaliar se é mais fácil e confiável, além do trabalho, desmontar o seu atual cilindro, lavar, limpar, passar palha de aço, trocar retentores e não sei mais o quê ou simplesmente trocar todo o cilindro.
A diferença de preço não deve ser tão grande assim e eu, pela minha experiência (ou a falta dela) em mecânica, não me sinto seguro para fazer essa recuperação. Trocar um cilindro, me parece muito mais fácil.
Agora, meu amigo, cada um com o seu cada um.
Avalie, execute e depois coloque aqui as suas considerações.
Boa $orte

BACALHAU
É Bacalhau ! Cada um com seu cada um... Você não entendeu !

Flugêncio
06/02/2008, 16:59
Desmonta ele, lava muito bem, verifica se não tem calosidades profundas(se tiver ai tá condenado) com um bom brill e uma chave de fenda dá uma boa polida na parte interna (NUNCA USE NENHUM TIPO DE LIXA), pode até usar uma furadeira com uma haste e o bombrill na ponta.
Na auto peças, compre uma coifa de trambulador de Fiat 147 e um reparo de burrinho de 147/Fiorino, e uns 3 ou 4 engasgagatos ou Fita Hellerman (como queira:parede:)
No embolo do cilindro do Niva vc vai encontrar dois retentores, na verdade um deles, o que está mais para fora, é um raspador. O retentor propiamente dito é o mais interno, troque os dois pelos retentores do Fiat , com extrema atenção a posição de montagem pois o retentor Fiat é labial e tem lado certo . Dá um certo trabalho ,mas nada que um pouco de paciência e 6 latinhas de cerveja não deêm jeito. :twisted::mrgreen:
A coifa do trambulador vai servir pra encamisar a haste e o cilindro de modo a impedir entrada de sujidades :palmas:
Se vc achar muito complicado trocar os anéis de borracha com um pouco de criatividade uma serra e uma furadeira vc constroi um embolo de cilindro para Niva usando o reparo da Fiat :cool::concordo:

Aproveitando o tópico, estou com o seguinte dilema no acionamento da embreagem do Cangaceiro:
Como o sistema de embreagem a cabo que estava finalizando vai precisar de uns ajustes, resolví colocar um que estava como reserva em casa. Cilindro do caminhãozinho VW novo e cilindro inferior original com reparo novo. Não há vazamentos; durante a sangria ( diferente da sangria dos freios) aparentemente são eliminadas as bolhas de ar: e funciona normalmente o deslocamento do garfo.
No entanto, minutos depois deixa de funcionar. Se coloco a mola de retorno no garfo, ele retraí completamente o embolo do cilindro inferior, tb faço isso com a mão sem o menor esforço e pude observar o retorno de fluído pro reservatório.
Kiki será ki está se sucedendo?

Nivoide
06/02/2008, 23:02
O seu cilindro superior nao deve ser usado para este fim...ou seja, nao consegue bloquear a subida do fluido...bem, acho que é isso...tem de ver o curso dele tb, se for muito grande, a mola vai puxar até o talo...o curso do garfo 'r de uns 30 mm no maximo.

Vasquez
07/02/2008, 00:07
Tem um outro topico do assunto...procure...
Eu troquei o reparo por 22 reis. Novo tudo tava 50...troque e seja feliz.

Nossa 50 reais onde???? Hoje esta por 140 mangos um novo....

vasquez

BobJipe
31/08/2008, 14:03
Hoje pela manhã pude verificar que o problema é no cilindro inferior, tirei uma coifa pequena dele e observei que sai fluído pela aste.
:concordo:Pergunto, o primeiro passo é retirar o cilindro inferior e depois examinar conforme descrito nos relatos acimas dos amigos:?:

Flugêncio
31/08/2008, 14:51
Hoje pela manhã pude verificar que o problema é no cilindro inferior, tirei uma coifa pequena dele e observei que sai fluído pela aste.
:concordo:Pergunto, o primeiro passo é retirar o cilindro inferior e depois examinar conforme descrito nos relatos acimas dos amigos:?:

Bob,

Isso, isso...

A recuperação vai depender do estado da parede interna do cilindro, se estiver sem calosidade, vc poderá utilizar uma das partes de borracha do cilindro traseiro da Fiorino ( 3/4 ou 19mm). Não esquecendo que o anel da parte mais próxima da haste, é basicamente uma guia, e tb deverá estar boa.

BobJipe
31/08/2008, 20:49
:palmas:Como uma dica pode iluminar toda uma ação e ajudar para um resultado com êxito.:palmas: Estava esperando essa orientação pois agora vou retirar o cilindro para examinar. E seguindo os sábios conselhos.
:mrgreen:Mais uma vez obrigado Flugêncio e a todos desse util portal 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/index.php).

Vasquez
12/09/2008, 09:41
Por experiência própria confirmo o que alguns colegas já disseram, o problema não está na qualidade do cilindro em sí mas na coifa que é uma porcaria... a dica que fica para cilindro novo mesmo, é trocar a coifa que vem junto pela coifa do trambulador do fiat 147... daí teremos um cilindro durável enfim.... haja visto que o superior que não pega sujeira ainda é original mesmo apos 17 anos já o inferior que nem trilha faz abriu com pouquissimo tempo.

JuniorScartezini
26/09/2008, 21:21
Boa noite pessoal!
Minha viatura esta com um piriri danado na embreagem, gostaria de saber se esse reparo para tirar o vazamento é possível fazer por conta própria, se é um serviço simples, e se possível quais as peças para reparo.
Folgado eu....
Abraços, bom fim de semana

JuniorScartezini
26/09/2008, 21:25
Boa noite pessoal!
Minha viatura esta com um piriri danado na embreagem, gostaria de saber se esse reparo para tirar o vazamento é possível fazer por conta própria, se é um serviço simples, e se possível quais as peças para reparo.
Folgado eu....
Abraços, bom fim de semana

Folgado e preguiçoso, eu perguntei primeiro pra ler depois:parede::parede::parede:, vou dar uma olhada amanha pela manha pra ver onde esta o vazamento se possível tiro fotos...
Vlw amigos:grin::grin::grin::grin::concordo:

baseggiov
16/03/2010, 17:56
Bob,

Isso, isso...

A recuperação vai depender do estado da parede interna do cilindro, se estiver sem calosidade, vc poderá utilizar uma das partes de borracha do cilindro traseiro da Fiorino ( 3/4 ou 19mm). Não esquecendo que o anel da parte mais próxima da haste, é basicamente uma guia, e tb deverá estar boa.

Meu cilindro foi pro pau. Comprei o sistema do mercado livre pra substituir o sistema original. Só que só chega semana q vem.:parede::parede::parede:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133424203-acionamento-mecnico-embreagem-lada-niva-super-resistente-_JM

Enquanto isso, Comprei o reparo do cilindro do 147 e a coifa do trambulador, como recomendou o Roveri..

No reparo veio 1 mola, duas borrachas e duas pecinhas de metal com plastiquinho na ponta (Ô ignorância!!!!):oops::oops::oops:

O cilindro do niva, que o mecânico tirou já está vazio.

A parede interna parece em boas condições.

Qual parte do reparo eu uso pra consertar o cilindro do NIVA?

Só as borrachas? Uso as duas? é só enfiar? :pensativo::pensativo::pensativo:

Desculpe a suprema ignorância, queria consertar nem q pra usar até chegar o novo sistema.

baseggiov
16/03/2010, 21:27
Meu cilindro foi pro pau. Comprei o sistema do mercado livre pra substituir o sistema original. Só que só chega semana q vem.:parede::parede::parede:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133424203-acionamento-mecnico-embreagem-lada-niva-super-resistente-_JM

Enquanto isso, Comprei o reparo do cilindro do 147 e a coifa do trambulador, como recomendou o Roveri..

No reparo veio 1 mola, duas borrachas e duas pecinhas de metal com plastiquinho na ponta (Ô ignorância!!!!):oops::oops::oops:

O cilindro do niva, que o mecânico tirou já está vazio.

A parede interna parece em boas condições.

Qual parte do reparo eu uso pra consertar o cilindro do NIVA?

Só as borrachas? Uso as duas? é só enfiar? :pensativo::pensativo::pensativo:

Desculpe a suprema ignorância, queria consertar nem q pra usar até chegar o novo sistema.

Além das borrachas tem uma mola no cilindro?

SERGIO MOLLO
16/03/2010, 22:15
Comprei um direto da russia, custou U$48,00 com frete e tudo, aqui ta R$140,00 ,e nao e' o original.
Hoje comprei o guia da corrente de comando,por U$15,00 aqui custa 45,00 na sarancar e 49,00 na bomer, so que tem que esperar uns 20 dias pra chegar. Tem varias pecas para venda e saem bem mais em conta.
Abracos

Adriano-RS
16/03/2010, 23:54
baseggiov,
Lembre que vc vai substituir as peças originais danificadas pelas novas do reparo que comprou, partindo deste principio o "embolo novo" deve ficar identico ao antigo.
Dentro do cilindro tem uma peça de metal onde são presos o raspador eo vedador, não tem mola nenhuma.
Eu troquei um cilindro inferior que estava com vazamento por um novo, não era original russo, mas a aplicação era para o Lada Niva, apos uns 6 meses começou a vazar, como o cilindro era novo, sem qualquer desgaste, optei por trocar apenas as borrachas internas(vedador e raspador), ja faz mais de 1 ano, pelo jeito ficou melhor que o original deste cilindro, rsrssss
Espero ter esclarecido, se escureci mais ainda, desculpe!!
Boa sorte e um abraço.

Adriano Moura
Porto Alegre - RS

Dinola
17/03/2010, 11:17
Comprei um direto da russia, custou U$48,00 com frete e tudo, aqui ta R$140,00 ,e nao e' o original.
Hoje comprei o guia da corrente de comando,por U$15,00 aqui custa 45,00 na sarancar e 49,00 na bomer, so que tem que esperar uns 20 dias pra chegar. Tem varias pecas para venda e saem bem mais em conta.
Abracos

Olá Sérgio !

Como vc compra as peças pela internet ? Como que funciona o esquema ?
Cansei de peças de má qualidade !
Abraço

pedron78
17/03/2010, 11:34
Meu cilindro foi pro pau. Comprei o sistema do mercado livre pra substituir o sistema original. Só que só chega semana q vem.:parede::parede::parede:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133424203-acionamento-mecnico-embreagem-lada-niva-super-resistente-_JM




Quando chegar e tiver instalado conta pra gente se ficou bom e foi fácil de instalar.

Aliás alguem já testou este sistema? Alguma informação?

Abraços, Pedro

SERGIO MOLLO
17/03/2010, 14:38
Olá Sérgio !

Como vc compra as peças pela internet ? Como que funciona o esquema ?
Cansei de peças de má qualidade !
Abraço
Caro Dinola;
Eu compro pelo ebay (www.ebay.com (http://www.ebay.com)), em procura digite niva parts e so vao aparecer tres itens, clic no primeiro e depois em outros produtos dele.. Tem alguns itens com preco e qualidade melhor que aqui, demora cerca de uns 20 a 25 dias, mas chega.
bracos

Peter
17/03/2010, 15:19
Caro Dinola;
Eu compro pelo ebay (www.ebay.com (http://www.ebay.com)), em procura digite niva parts e so vao aparecer tres itens, clic no primeiro e depois em outros produtos dele.. Tem alguns itens com preco e qualidade melhor que aqui, demora cerca de uns 20 a 25 dias, mas chega.
bracos

Digitando so NIVA em lugar de Niva parts aparece tudo quanto é peça,inclusive miniaturas.:concordo:

[]s

Jfranck
18/03/2010, 08:51
Buenas!

E se selecionarmos "worldwide" na esquerda aparecem mais de 4500 itens.

Jfranck:concordo:

Dinola
18/03/2010, 14:34
Buenas!

E se selecionarmos "worldwide" na esquerda aparecem mais de 4500 itens.

Jfranck:concordo:

Será que é confiável ? Já li relatos um pouco desanimadores com relação a Lada Parts.
Abs

Alexandre Banana
18/03/2010, 20:27
Meu cilindro foi pro pau. Comprei o sistema do mercado livre pra substituir o sistema original. Só que só chega semana q vem.:parede::parede::parede:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133424203-acionamento-mecnico-embreagem-lada-niva-super-resistente-_JM

Enquanto isso, Comprei o reparo do cilindro do 147 e a coifa do trambulador, como recomendou o Roveri..

No reparo veio 1 mola, duas borrachas e duas pecinhas de metal com plastiquinho na ponta (Ô ignorância!!!!):oops::oops::oops:

O cilindro do niva, que o mecânico tirou já está vazio.

A parede interna parece em boas condições.

Qual parte do reparo eu uso pra consertar o cilindro do NIVA?

Só as borrachas? Uso as duas? é só enfiar? :pensativo::pensativo::pensativo:

Desculpe a suprema ignorância, queria consertar nem q pra usar até chegar o novo sistema.


Rapaz eu acho isso um passo para trás .... tirar um sistema hidráulico pra colocar um mecânico ... No meu niva eu usava um cilindro de band e outro de um caminhão voks ... gastei 150 na época com material + adaptação ( que é bem simples )...

Flugêncio
18/03/2010, 21:36
baseggiov,
Dentro do cilindro tem uma peça de metal onde são presos o raspador eo vedador, não tem mola nenhuma.
Adriano Moura
Porto Alegre - RS

Adriano,
Talvez vc não conheça, mas existe uns com mola.

shuther4x4
22/03/2010, 20:32
Rapaz eu acho isso um passo para trás .... tirar um sistema hidráulico pra colocar um mecânico ... No meu niva eu usava um cilindro de band e outro de um caminhão voks ... gastei 150 na época com material + adaptação ( que é bem simples )...

Eu uso esse sistema até hoje. Superior VW e inferior Toy. troquei logo depois que comprei o Niva em 2006 e até hoje os dois estão ok (mas gastei na época uns 200,00 só nos cilindros) Recomendo.

Esse sistema do mercado livre até me pareceu legal. Precisa ver a força no pedal de embreagem e se o curso fica 100%.

BACALHAU
23/03/2010, 11:45
Tem um mecânico na cidade de Crateús-CE, que atende por "Borracha" (mais adequado se fosse borracheiro :pensativo:), que tem um NIVA.
Nas fotos abaixo, a "solução técnica alternativa", mais conhecida como "gambiarra", que ele fez.
Deixando de lado o aspecto e o fato de usar pedaços de vergalhão de construção, vocês precisam ver como a "coisa" funciona.
Pisar no pedal passa a impressão de que não existe embreagem, de tão leve que é.
Tudo baseado no princípio da alavanca de Arquimedes (o "Borracha", que nunca ouviu falar desse cara, aplicou a sua teoria de forma intuitiva), onde quanto maior for o braço de potência da alavanca, em relação ao braço de resistência, menor será a força que deverá ser aplicada.
Esse sistema mecânico do ML (o mesmo pricípio do sistema usado pelo "Borracha") parece ser muito funcional, além de muuuuuito melhor acabado.
Quanto ao curso da embreagem, ele tem regulagem.
E não penso que colocar um sistema mecânico seja andar para trás.
Sendo funcional, resistente e sem custos de manutenção posteriores, acho muito mais vantajoso do que ter que ficar me preocupando com dois cilindros hidráulicos, vazamentos, peças de reposição, adaptações, ...

Acredito que quanto mais simples melhor. :dance:

baseggiov
23/03/2010, 15:47
Tem um mecânico na cidade de Crateús-CE, que atende por "Borracha" (mais adequado se fosse borracheiro :pensativo:), que tem um NIVA.
Nas fotos abaixo, a "solução técnica alternativa", mais conhecida como "gambiarra", que ele fez.
Deixando de lado o aspecto e o fato de usar pedaços de vergalhão de construção, vocês precisam ver como a "coisa" funciona.
Pisar no pedal passa a impressão de que não existe embreagem, de tão leve que é.
Tudo baseado no princípio da alavanca de Arquimedes (o "Borracha", que nunca ouviu falar desse cara, aplicou a sua teoria de forma intuitiva), onde quanto maior for o braço de potência da alavanca, em relação ao braço de resistência, menor será a força que deverá ser aplicada.
Esse sistema mecânico do ML (o mesmo pricípio do sistema usado pelo "Borracha") parece ser muito funcional, além de muuuuuito melhor acabado.
Quanto ao curso da embreagem, ele tem regulagem.
E não penso que colocar um sistema mecânico seja andar para trás.
Sendo funcional, resistente e sem custos de manutenção posteriores, acho muito mais vantajoso do que ter que ficar me preocupando com dois cilindros hidráulicos, vazamentos, peças de reposição, adaptações, ...

Acredito que quanto mais simples melhor. :dance:

Assim q eu instalar o sistema do ML eu posto fotos e conto como ficou.:pipoca::pipoca:

O que me atraiu nele é que aparece bem acabado e, como vc disse, esse princípio da alavanca remove montanhas (HEURECA, já dizia o arquimedes).

Foi postado sexta em POA, espero que chegue até amanhã. Vamos torcer.:pensativo::pensativo::pensativo:

Já estou em crise de abstinência da Heleninha...

BACALHAU
23/03/2010, 16:51
Momento "cultura inútil":
Na realidade, o que remove montanhas é a fé.
No caso da alavanca, Arquimedes teria dito: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo". :mrgreen:

Mas, voltando ao que interessa, aguardo com muito interesse a sua opinião a respeito desse sistema mecânico do ML.
Dependendo do que você disser, vou encomendar um. :pensativo:

cesar_am
15/09/2010, 11:04
Sinceramente, estou pensando em partir para o acionamento mecânico da embreagem ..... que alguns camaradas já estão utilizando e pelo que me conste , estão aprovando...:concordo:

Hoje pela manhã, vou sair com meu Niva...e...pé no fundo da embreagem.......:putz:

O garfo não retornou .... o cilindro inferior ficou acionado.....e notei vazamento pelo flexivel...

Oque pode ser :?::pensativo: ..... Cilindro inferior....Embreagem....Flexivel...ou....

Ahhh, e qual flexivel usar ....

Abraços.

BACALHAU
15/09/2010, 13:43
César, arranca essa p*rr@ toda e, como dizem os cearenses, "rebola no mato". :shock:
Calma, não é para você ficar sassaricando atrás da moita. :twisted: "Rebolar no mato", por aqui, quer dizer "jogar fora". :mrgreen:
Acabei de fazer o mesmo com o acionamento hidráulico do "Félix".
Comprei-o com um vazamento no reservatório do óleo (rachado). A tinta do páralama esquerdo pelo lado do motor soltou toda. Comprei o reservatório do freio do Fusca e troquei. O óleo continuou sumindo e não se via vestígios do mesmo no chão.
Levantei os tapetes e... Lá estavam, vários "litros" de óleo de freio "armazenados" na forração. Vazaram pelo cilindro superior.
Resumindo: pintura geral.
Nas fotos abaixo, o tamanho do estrago

Coloque um acionamento mecânico e seja feliz.
cristiano@stmetais.com.br

cesar_am
15/09/2010, 14:29
César, arranca essa p*rr@ toda e, como dizem os cearenses, "rebola no mato". :shock:
Calma, não é para você ficar sassaricando atrás da moita. :twisted: "Rebolar no mato", por aqui, quer dizer "jogar fora". :mrgreen:
Acabei de fazer o mesmo com o acionamento hidráulico do "Félix".
Comprei-o com um vazamento no reservatório do óleo (rachado). A tinta do páralama esquerdo pelo lado do motor soltou toda. Comprei o reservatório do freio do Fusca e troquei. O óleo continuou sumindo e não se via vestígios do mesmo no chão.
Levantei os tapetes e... Lá estavam, vários "litros" de óleo de freio "armazenados" na forração. Vazaram pelo cilindro superior.
Resumindo: pintura geral.
Nas fotos abaixo, o tamanho do estrago

Coloque um acionamento mecânico e seja feliz.
cristiano@stmetais.com.br









Pois é, meu amigo, puuuura buxa....

Me aconteceu com o reservatório do fluido do freio, tb rachado....tentei recupera-lo...nada feito...troquei pelo do Fusca com duas saidas...
Ficou muito bom, ...mas perdi a luz de advertência...:(

Cara, o cilindro superior da embreagem, ta beleza...é novo...made em Rivera ... oque tá me incomodando é o inferior ....

Mas estou desconfiado do garfo da embragem .... vou verificar com calma ...

O acionamento mecânico, não sei se consigo instalar devido a DH...:pensativo:

Olhe a foto e me dê ...:shock:... se quiseres...a tua....opinião..

Vc já instalou no Félix...:concordo:

Abraço.

BACALHAU
16/09/2010, 08:13
César, pela foto que você enviou não dá... :shock: para ter uma noção de profundidade. Não sei se a haste do acionamento mecânico vai caber no seu espaço. :twisted:
Seria interessante você retirar o cânister e tentar tirar uma foto de frente. :oops:

Já estou com a haste do meu acionamento mecânico na mão. :twisted: Doidinho pra colocar ela na viatura da D. Ceiça :oops: :dance:, mas, vou ter que esperar um pouco. :cry:
Ontem tiramos o motor. Falta ainda retirar as suspensões e as caixas. Depois a retirada total da tinta, preparação da chapa, pintura, revestimento, isolamento térmico/acústico, ...

Como a minha internet está mais lenta que a reforma do "Pangaré" só agora é que as fotos do estrago "entraram".:twisted:

cesar_am
16/09/2010, 10:11
Que estrago ....:putz:

Tchê, o vazamento do cilindro, tudo bem...mas...o do reservatorio...o antigo proprietario deixar chegar a este estado...:discordo: ...mas no restante o Félix parece bem conservado...


Retiramos ontem o cilindro inferior, e realmente o problema era ele...totalmente emperrado ...:putz: em consequencia...foi-se o flexivel...

Solução : limpeza do cilindro e colocação da coifa do trambulador do Fiat 147 .... confecção de um novo flexivel, usando os mesmos terminais...tudo instalado e funcionando.....

Hoje pela manhã .... liquido(DOT4) na calçada da patroa...:putz:

Agora é observar, se é oque ficou acumulado em algum lugar, após a sangria ou se teremos que partir para mais um novo cilindro....:-|

Quando for novamente a Argentina vou trazer de duzia.....25 pila...

Abraços.

BACALHAU
16/09/2010, 10:54
César, o abestado do antigo dono remendou o reservatório, que estava rachado, com pedaços de sacos plástico em volta da tampa. Achando que o vazamento era ali. Mas, estava rachado atrás da abraçadeira.
Um reservatório de freio do Fusca custou R$ 5,00 e serve perfeitamente. Infelizmente tarde demais.

Agora, meu conselho para você é: Tente trocar esse sistema hidráulico.
Vazamentos internos, pelo cilindro superior, são traiçoeiros. Quando você vê, por menor que tenha sido a quantidade de óleo do vazamento, a Kg@d@ está feita. E aí, a forração, pintura e todo o resto é lixo.
O óleo de freio remove a tinta que é uma beleza. Até aquela vedação nos cantos das chapas vira paté.
Se não for feita uma limpeza rigorosa, um tratamento da chapa muito bem feito e uma pintura adequada... Logo o lugar vira um podre só.

Para você ter uma idéia, naquela área atingida que aparece nas fotos 3 e 4 eu já tinha lavado com gasolina, jato de água em alta pressão, escova de aço, solvente, passado convertedor de ferrugem e pintado (com pincel) só para proteger a lata por até mandar para a oficina. Em cerca de três meses, a tinta que eu passei enrugou e descascou toda.

Se não der para você instalar o acionamento mecânico, tente bolar um flange vazado que afaste o cilindro superior da parede corta-fogo uns 5 cm. Se o cilindro começar a vazar, vaza para dentro do flange e este sendo furado na parte de baixo (você pode até colocar um pequeno tubo ou mangueira) vaza para o chão. É melhor lavar a calçada da patroa do que pintar um NIVA.
Se não captou a minha idéia eu tento fazer um rabisco para você.

cesar_am
16/09/2010, 11:15
Captei, sim , Baca...:concordo: ....mas aceito seu rab..isco e quem sabe tb vc me faça um chupisco....:mrgreen:

Mas, 5 cm ..:shock: ... talvez não precise tanto...vou ter que aumentar tb a alavanca de acionamento...

Vou pensar ...em alguma solução ...enquanto isso vamos trocando os cilindros ...:(

Tchê, quanto ao flexivel, creio que não exista um similar...alguem saberia...:?:

Um forte abraço, Bacalhau.

BACALHAU
16/09/2010, 12:05
Captei, sim , Baca...:concordo: ....mas aceito seu rab..isco e quem sabe tb vc me faça um chupisco....:mrgreen:

Mas, 5 cm ..:shock: ... talvez não precise tanto...vou ter que aumentar tb a alavanca de acionamento...

Vou pensar ...em alguma solução ...enquanto isso vamos trocando os cilindros ...:(

Tchê, quanto ao flexivel, creio que não exista um similar...alguem saberia...:?:

Um forte abraço, Bacalhau.


Esta maravilha de CAD (by BACALHAU), em anexo, representa a minha idéia. :putz:
Quanto ao tamanho, fica ao seu gosto. Faça com o comprimento e o diâmetro que lhe satisfaça da melhor forma. :odedo:
Repare que o diâmetro do seu furo :oops: (do flange :twisted:) junto à parede corta fogo. é apenas o suficiente para o êmbolo passar sem "arranhar", de maneira que o fluído não escorra para dentro. :mrgreen:
Coloque na ponta do dreno uma mangueirinha e, se focê for ecochato ou caguinho, um reservatório para coletar o "leite" derramado e reaproveitá-lo.

Ah, quanto ao flexível, não deve ser nada difícil encontrar um em autopeças. Talvez você precise adaptar a sua rosca :mrgreen: (do flexível). Mandar fazer um flexível usando a sua rosca :twisted: também não deve ser nada complicado por aí. Dizem que lá em Pelotas o pessoal entende bem desse assunto. Qualquer dificuldade, o Geniva também é "entendido". :odedo: