Ver Versão Completa : AP sem adaptacao
Gustavo de Olliveira
03/02/2008, 23:50
Um colega de trilha comprou um samuca ja com o motor Ap instalado
fomos revisar a embreagem e pra minha surpresa nao existe flange entre o AP e o cambio
ORIGINAL do Samurai . pergunto isso 'e assim mesmo ??
sem flange nao tem como conectar um bloco AP na capa seca do cambio do samurai nao... deve ter uma capa seca usinada sob medida... original nao bate a furacao
Supercharger
04/02/2008, 16:47
Deve ser a capa seca da deeptech.
Marco Tulio
04/02/2008, 17:34
Galera... eu gostaria de saber mais sobre os motores AP, sei que é ata potencia, só qeu queria saber de desempenho, gastos, e a relação com os motores normais
agradeço
[]'s
Lucas Nassif
04/02/2008, 17:39
Galera... eu gostaria de saber mais sobre os motores AP, sei que é ata potencia, só qeu queria saber de desempenho, gastos, e a relação com os motores normais
agradeço
[]'s
Depende. AP 1.8 ou 2.0?
Bom, não importa, no geral as principais características dos APs são:
:arrow: Boa elasticidade;
:arrow: Desempenho favorável em alta rotação;
:arrow: Consumo moderado;
:arrow: Pouquíssimo torque em baixos RPM;
:arrow: Fácil manutenção;
:arrow: Manutenção barata...
.
.
.
O principal é isso.
Pra saber o desempenho do AP em relação aos originais, compare o desempenho do nossos Jeeps com os dos seus tios, seu avô, tanto na trilha como na estrada...
Vc vai tirar suas próprias conclusões.
:concordo:
Marco Tulio
04/02/2008, 18:24
O jipe de pai é fodão!!
ninguem consegue acompanhar!
ele tem velocidade porém tem força moderada...
[]'s
Lucas Nassif
04/02/2008, 18:28
O jipe de pai é fodão!!
ninguem consegue acompanhar!
ele tem velocidade porém tem força moderada...
[]'s
Huahauhauahaua, em comparação com Jeep daqui de casa é sim, agora com o de Afrânio por exemplo...................:discordo:
Tipo, o daqui toma pau pq o diferencial dele é curto, o do seu pai é longo. Dá mais velocidade. :-o
Agora pega o de Afrânio. Outro dia indo pra trilha ele me ultrapassou na BR a 120 km/h!!! :lol:
AP tem giro d+!!!! :-P
Depende. AP 1.8 ou 2.0?
:arrow: Pouquíssimo torque em baixos RPM;
:arrow: Fácil manutenção;
:arrow: Manutenção barata...
Lucas...
sobre torque, vc tá comparando APs com quais motores p/ falar que ele tem "pouquissimo torque" em baixa rotacao?
T+
Lucas Nassif
06/02/2008, 12:31
Lucas...
sobre torque, vc tá comparando APs com quais motores p/ falar que ele tem "pouquissimo torque" em baixa rotacao?
T+
Com seus principais concorrente.
Ex.: GM 151, e até mesmo o OHC.
GM151 é concorrente do AP??? afffff....
posta p/ gente ae o grafico de curva de torque x potencia dos seguintes motores:
AP1.6 x GM Familia I ou II 1.6
AP1.8 x GM Familia II 1.8
AP2.0 x GM Familia II 2.0
AP1.6 x FIAT FIASA 1.6
AP1.6 X FORD ROCAN 1.6
AP1.6 x FORD CHT 1.6
cara.. comparar torque de GM151 ( 2.5L) com AP2.0 L vc tá de piada, néh??? comparacao deve ser sempre feita com motores de MESMA CILINDRADA..
quer comparar o GM151?? entao compare com algo proximo a configuracao dele...
vamos lá..
GM151 x "AP"2.5 ( os que equipam o JETTA) nao lembro a nomeclatura desse motor, mas ele é basicamente um AP2.0 com 1 cilindro a mais
GM151 x FORD GEORGIA 2.3
GM151 x BF161
GM151 x Alfa Romeo 2.3
compare todos esses ae e depois me diga diga sua conclusao..
T+
Lucas Nassif
06/02/2008, 12:57
GM151 é concorrente do AP??? afffff....
Pelo menos no mundo das adaptações em CJ é sim!!
Entra na seção dos CJ e veja os topicos sobre adaptações de motores.
Quantos topicos existem sobre esses motores.
"Adaptação em CJ5 - AP x Opala 4cc."
Quando algum cjteiro vai trocar o motor original do Jeep, e não quer algo muito bravo, sempre ficam na dúvida entre AP e o GM 151. Aí abrem o topico e fazem a comparação entre os 2.
Quando chega no quesito torque, o AP sempre toma pau, e muita gente parte pro gm 151 justamente por causa disso, quesito fundamental pro offroad.
Quando disse que eles são concorrentes, me referi a essas comparações que muita gente faz na seção dos CJ's.
:concordo:
Lucas Nassif
06/02/2008, 13:05
Pelo menos no mundo das adaptações em CJ é sim!!
Alguns exemplos:
:arrow: Motor AP x Motor Opala 4cc/6cc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30370)
:arrow: Motor ohc x motor opala (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34148)
:arrow: Motor Ap Num Cj5... Vantagem? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34756)
Marco Tulio
06/02/2008, 13:19
=O
qeu isso heim!
Lucas sabendo das coisas mesmo quem te viu quem te vê heim fiote!
[]'s
entao o correto seria vc dizer..
"para usar num CJ o GM151 se adequa MELHOR que um AP, divido ao peso de e aplicacao dada ao CJ"....
e nao dizer que APs em geral tem pouquissimo torque... caso contrario seria impossivel arrancar uma santana quantum carregada num morro com AP1.8..heheheh
"PRA JIPE WILLYS um GM151 é uma excelente opcao custo beneficio, mas p/ outros jipes do porte e peso de um samurai, um AP casa perfeito"...
T+
Lucas Nassif
06/02/2008, 14:34
entao o correto seria vc dizer..
"para usar num CJ o GM151 se adequa MELHOR que um AP, divido ao peso de e aplicacao dada ao CJ"....
Isso mesmo! :lol:
Mas acho que isso não é válido apenas para um CJ, e sim para qlquer Jipe que tem a finalidade de fazer trilhas.
Mas o torque baixo do AP não atrapalha tanto em jipes mais leves, como o samuca, niva, etc.., a não ser que eles tenham pneuzão!
Supercharger
06/02/2008, 14:44
Lucas, esta discução não tem futuro no fórum de suzuki. Lá no fórum de CJ já dá brigas homéricas, por aqui não vai ser diferente, só está escolhendo um público diferente para recomeçar a discussão.
Saudações,
Gustavo.
Lucas Nassif
06/02/2008, 14:51
Lucas, esta discução não tem futuro no fórum de suzuki. Lá no fórum de CJ já dá brigas homéricas, por aqui não vai ser diferente, só está escolhendo um público diferente para recomeçar a discussão.
Saudações,
Gustavo.
Eu sei.
Eu falei do CJ pq o Marco Tulio perguntou informações do motor AP em CJ. [a culpa é dele, que iniciou isso na seção errada..hauhauahauha :D ]
Tudo que eu falei dlee é referente a adaptação em Jeeps.
Em Suzuki's pode ser diferente. Não posso falar pq nunca vi um com AP.
Abrs,
Lucas Nassif.
Alexandre X
06/02/2008, 19:50
Na boa, so um asno para colocar um motor GM151 num Suzuki.
Isso deve ser uma piada de mau gosto.
Lucas Nassif
06/02/2008, 20:02
Na boa, so um asno para colocar um motor GM151 num Suzuki.
Isso deve ser uma piada de mau gosto.
Hhehehehehehe, deve ficar bem estranho mesmo. :lol: :lol: :lol: :lol:
Nunca nem ouvi falar de um assim. :-o
Leonardo Dic
06/02/2008, 20:48
Aqui perto em Barão de Antonina tinha um Samurai com motor Opala 4 cilindros com o cambio 5m do opala mesmo. Eu andei nele e posso dizer que ficou muito melhor que o original. Com torque de sobra na trilha e bom na pista tb, só não posso comparar com o AP pois nunca andei num Samurai assim.
Ele foi vendido para Avaré.
Abraço
Alexandre X
06/02/2008, 22:13
Deve ter ficado um espetaculo mesmo, um motor antigo, pesadao, gastao. Bem de acordo com as caracteristicas do Samurai.
Gustavo de Olliveira
13/02/2008, 12:04
Galera Suzuqueira ... desculpem minha demora pra volta a esse tópico ( fui eu quem o criou ) , Aproveitando pra VOLTAR ao assunto vou tirar fotos da adaptação e postar,pois
trata se de cambio original do samuca e motor AP SEM FLANGE a única coisa é que o motor ficou um pouco menos inclinado que o normal de um AP, um dos parafusos que prendem o conjunto ficou sem colocar , os outros parafusos "casaram".
Este colega terá de mexer na embreagem que está muito dura e acha que é por causa dessa "adaptação" feita na gambiarra , mas que " deu certo".
cara.. nem de longe a furacao do cambio do samurai casa com o bloco do AP.... tem algo mais ae...
se vc puder tirar fotos do conjunto desmontado ( já que irao trocar embreagem) ficaria mais esclarecedor..
um hipotes que pensei é se refuraram o bloco do AP p/ casar na furacao do cambio..
T+
geraldo paulino filho
13/02/2008, 12:43
Tá andando???
Falando de motor de opala em suzuki, eu vi um samurai canvas com motor de opala e pneu 33". Não sei se ficou bom, a princípio não queimava óleo. Ah e vi que o cara não conseguia subir uma duna pelo lado contrário, mas isso só as pajerinhos tavam conseguindo.
Fora o peso e o fato de ser um motor ultrapassado, o motorzinho de opala é bom pra quem tá sempre ferrado no meio do mato. Já vi um que em vez de água, dava até pra colocar lama no radiador que não queimava junta, hahahaha!! Na marcha lenta, a borboleta da tampa do carburador girava sozinha, coisa de outro mundo.
[]´s
Marcel Trevizan
16/02/2008, 14:19
Já que o assunto é comparação de motores, alguém tem o comparativo da curva de torque e potência do motor do samurai x o AP1.8 ou 1.6 ?
Leonardo Truccolo
17/02/2008, 11:36
E se colocar o AP 2.0, a t-case aguenta???????????
Abraços,
aguenta, mas nao é preciso tanto.. um AP1.8MI já dá outra vida no samurai...
qual é mais recomendado pra trilhas e uso urbano??
AP1.8 turbo (com 0.6 no máximo) ou Ap 2.0?
[]s
E se colocar o AP 2.0, a t-case aguenta???????????
Abraços,
Fala Leonardo!!
Cara, o Marcão tá rodando no samuca com AP 2.0 e cambio completo da Hilux.
Show de bola.
Ze lucas...
nao precisa turbinar...
faz o seguinte.. coloca um AP1.8 MI no seu samurai e roda... depois vc me fala se tá precisando de mais potencia ou nao...heheheh vc pode até turbinar, mas dai vai comecar a moer cambio e eixos...
ponham na kbeca o seguinte.. a mecanica do samurai foi projetada p/ um motorico de 65 cv e 12kgf de torque.... ( mesmo que a tranmissao original seja até superdimensionada p/ o conjunto do samurai) vc colocar um AP 2.0 já tem quase o dobro de potencia e mais 50% de torque alem do motor original, é muita coisa. dai nego já usa pneus bem maiores que os originais, soca o jipe em trilha pesada, obvio que se bobear algo vai quebrar.... se turbinar entao?? é uma acelerada num enrosco e quebra...
T+
T+
Leonardo Truccolo
18/02/2008, 20:53
Fala Leonardo!!
Cara, o Marcão tá rodando no samuca com AP 2.0 e cambio completo da Hilux.
Show de bola.
Blz Gustavo,,
Cara não lembro quem é o Marcão.
Que cor é o Samuca dele??????
Abraço,
Ze lucas...
nao precisa turbinar...
faz o seguinte.. coloca um AP1.8 MI no seu samurai e roda... depois vc me fala se tá precisando de mais potencia ou nao...heheheh vc pode até turbinar, mas dai vai comecar a moer cambio e eixos...
ponham na kbeca o seguinte.. a mecanica do samurai foi projetada p/ um motorico de 65 cv e 12kgf de torque.... ( mesmo que a tranmissao original seja até superdimensionada p/ o conjunto do samurai) vc colocar um AP 2.0 já tem quase o dobro de potencia e mais 50% de torque alem do motor original, é muita coisa. dai nego já usa pneus bem maiores que os originais, soca o jipe em trilha pesada, obvio que se bobear algo vai quebrar.... se turbinar entao?? é uma acelerada num enrosco e quebra...
T+
T+
Quando perguntei qual motor era o melhor para trilhas e uso urbano me referia à um conjunto mecânico já preparado para tal (cambio e eixos) e não necessariamente seria um samurai.
Para um willys, por exemplo, qual dos dois seria mais endicado??
[]s
alvaro.jrc
18/02/2008, 23:51
Quando perguntei qual motor era o melhor para trilhas e uso urbano me referia à um conjunto mecânico já preparado para tal (cambio e eixos) e não necessariamente seria um samurai.
Para um willys, por exemplo, qual dos dois seria mais endicado??
[]s
Cada caso é um caso, não existe motor que se encaixe em todo Jeep e fique bom em todos, tem mais "n" fatores, como relação do diferencial, tamanho dos pneus, tipo de eixo e câmbio.
Pro samurai, até que se prove o contrário o AP 1.8 tá de ótimo tamanho, já pra um Willys um AP 2.0 anda, mas dependendo da relação dele, pode fica um pouco "xoxo".
[]s!!