PDA

Ver Versão Completa : Sensor de Velocidade - Pick-up Hilux 4x4 2.8 D 93

TONY PORTUGAL
02/02/2008, 10:39
Amigos, vejam se podem me ajudar. Na minha pick-up Hilux 4x4 93 2.8 diesel, o odômetro parou de funcionar. Como devem saber, o sistema é eletrônico, com um sensor acoplado num pinhão, ligado na caixa de transferência, sem cabo. Por acaso vcs saberiam onde posso encontrar esse sensor a um preço módico? Pode, inclusive, ser usado. Na autorizada custa em torno de R$700,00. Haveria alguma solução mais barata e não menos eficaz, para substituição do componente ou mesmo do sistema? Grato.

ROAD TECH
02/02/2008, 15:46
Olá Tony,

Normalmente os sensores de velocidade para velocímetros eletrônicos são geradores de pulso de onda quadrada. A maioria dos sensores gera pulsos elétricos que são "lidos" pelo velocímetro. Sendo assim, sugiro que vc se informe qual o número de pulsos que o sensor original gera a cada volta (por exemplo, 8 pulsos/volta) e busque no mercado paralelo um sensor com características semelhantes. Um problema que pode surgir é o tipo de rosca na saída do câmbio. Nada que um bom torneiro mecânico não possa resolver. Acredito que, se vc encontrar um sensor nacional e precise fazer uma adaptação na rosca, não vai gastar nem a metade do que te cobraram pelo sensor original.

Dica: Vá até uma loja que trabalhe com velocímetros e/ou taxímetros que certamente eles terão uma solução para o seu problema.

Boa sorte,

Octávio:concordo:

Leonardo Dic
02/02/2008, 18:00
Tony, a minha era 95 e veio com cabo mecanico. Será que não sai mais barato mecanizar o velocimetro e ficar tranquilo ?
Depois que alonguei os diferenciais, eu fiz uma aferição do velocimetro numa casa especializada e coloquei um cabo novo que o cara fez na hora sob medida, cobrou 20 pila no cabo.

Por esse preço que vc viu compensa comprar um Totem.

Abraço

Caio Rivetti
06/02/2008, 15:42
Leonardo,
passa o endereço de onde voce fez a aferição do velocimetro, eu tambem to querendo acertar o meu.

Leonardo Dic
06/02/2008, 20:11
Caio, o cara que fez o serviço na minha Hilux, foi 10. pena que está longe de vc, fica em Avaré, ele aferiu o W do velocimetro com os diferenciais novos e adaptou um redutor VDO usado nos caminhões para fazer a correção. Por esse serviço ele cobrou 70,00 reais.
Na verdade não se mexe no velocimetro, o redutor vai lá na saida do cambio.

Não tenho o tel agora aqui, mais se te interessar eu acho ele.

De quanto é a diferença que seu velocimetro ta indicando ? Com essa informação podemos determinar qual o redutor que precisa usar. A instalação é facil, eles tem a mesma rosca do cambio da hilux. Só precisa de pontas "chatas" para adaptação.

Abraço

Caio Rivetti
07/02/2008, 12:46
Valeu leonardo,
agora ja sei como devo fazer, vou procurar um lugar aqui em sampa que trabalhe com isso. A minha ta com uns 14% de erro por causa dos 33".

TONY PORTUGAL
11/02/2008, 11:24
Amigos, peço desculpas pela demora em responder, pois estava viajando, e agradeço a todos pelas informações e pelas dicas. Vou procurar uma oficina especializada em velocímetros e tocar umas idéias, considerando inclusive a possibilidade de transformar o sistema em mecânico. Para tanto, gostaria q me indicassem uma oficina especializada aí em Sampa ou em Campinas. Um abraço a todos. :concordo:

Marcelo Oliveira Felippe
12/11/2019, 14:13
Estou com problema no velocímetro da minha japa pois o mesmo não está funcionando sendo porém que já testei o sensor de velocidade e ele está funcionando mandando o pulso magnético normalmente gostaria de saber se existe algum fusível ou relé pois caso contrário terei que retirar o painel e neste caso peço alguma dica de como remover

Eduardo Costa Melo
26/04/2025, 11:48
Pessoal, estou com dificuldade em encontrar o sensor de velocidade da japa, gostaria de manter a originalidade do carro e permanecer marcando a quantidade de quilômetros rodados. Alguém sabe onde encontrar esse sensor?