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Ver Versão Completa : Tuchos Ranger



Riberon
01/02/2008, 23:35
Amigos,

Sou novo aqui no fórum, mas já pude perceber q existem mtas pessoas soliárias com os novatos aqui....rsrsr!!! Então preciso da ajuda de vcs...


Comprei uma ranger XLT 4.0 98 a um mês mais ou menos.... comprei ela e logo fiz uma viagem de 600km (de volta para minha atual cidade em SC)
Até ai tudo bem, chegando em SC fui a uma oficina especializada em camionetes... Como a embreagem estava mto dura e patinando em subidas, ele constatou que o kit tinha partido dessa para uma melhor... então resolvi trocá-lo. A embreagem ficou uma maravilha, dai resolvi tbém fazer uma troca de óleo e filtro de óleo... e para nossa surpresa havia pouco mais de um litro de óleo no cárter, muito bem.. feita a troca, sai da oficina e estava indo para a casa quando comecei a escutar uns barulhos estranhos no motor, como se estivesse grilando.. quando percebi que a temperatura estava no vermelho. Parei na mesma hora e liguei para o mecânico que mandou o guincho levar o carro até a oficina. Chegando lá, mais uma triste constatação.... segundo ele havia um selo do motor furado e por isso o sistema de arrefecimento estava seco (detalhe o reservatório de água estava cheio). A explicação que ele me deu, é que quando seca a água do radiador, o mesmo tem que ser "sangrado" para tirar o ar das mangueiras... não adiantando só colocar água no reservatório. Pois bem, selo trocado... temperatura normal. Só que agora ela está com um barulho que parece mais uma máquina de escrever, segundo ele é um tucho... e também me disse que isso é normal. Só que esse tic-tic é bem forte e me "aborrece profundamente". Depois de escrever esse livro, eu vos falo... Vou ter que comprar protetores auriculares para andar de carro? rssr

Agora eu pergunto, as informações que ele me forneceu procedem?
Sobre a água do radiador? Tem que "sangrar mesmo"?
Sobre os tuchos... Será que o que ocasionou o problema foi a temperatura ter subido demais? Ou a troca de óleo? Pois quando ela estava com um litro de óleo não fazia nenhum barulinho....


Conto com a colaboração de vcs,
Marcio

Edintruder
01/02/2008, 23:51
Tem alguns motores que necessitam de sangria sim, porém não sei se é o caso do 4.0. Eu normalmente coloco água e uso o veículo normalmente de olho na temperatura e logo em seguida olho no reservatório se o nível baixou. Normalmente o ar vai saindo sozinho.

Em relação aos tuchos tem que trocar. É difícil dizer se o desgaste pode ter sido ocasionado pela temperatura, porém pode ter auxiliado para isso com certeza.
O ideal é fazer uma pesquisa paralela no www.comunidaderanger.com.br pois lá tem muito V6 e aqui tem muito diesel... Se eu tivesse uma V6 com absoluta certeza te diria como fazer o serviço todo, porém nesse motor só tenho a teoria técnica, então fico limitado a responder. De qualquer forma o ideal é tirar os cabeçotes e levantar todos os tuchos para ver como estão e se realmente necessitam substituição.

dudas_308w
02/02/2008, 12:27
Riberon,
eh o seguinte... a V6 tem um comando de valvulas só. Eh no meio do bloco, entre os dois bancos de cilindros. P/ que as valvulas sejam acionadas, existem 12 varetas de aço com as cabeças redondas que tocam os ressaltos do eixo-comando. Na outra ponta a vareta encosta nos balancins que estao sobre o cabeçote. Cada balancim aciona um tucho, e o tucho aciona a valvula correspondente. O que "pega" eh que as tais varetas sao itens que se desgastam, e acabam por criar folgas e fazer o tal barulho de maquina de escrever. Para sua sorte, cada vareta custa R$ 16,00 reais, e vc consegue trocá-las com poucas horas de serviço. O mecanico vai querer te cobrar pelo serviço, pois tem que desmontar o corpo de borboletas e varias mangueiras p/ ter acesso a tampa do cabeçote. Mas a cosntataçao do defeito eh muito facil, pois basta vc medir cada vareta, e vc vai ver qual delas que desgastou e ficou menor. Muitas vzs, a ponta da vareta que é em forma de cogumelo, se desgastou, e vc pode ver nitidamente.
Nao existe regulagens nos tuchos, pois eles sao hidráulicos, isso eh, o tamanho deles e dado pela pressao de oleo. Os tuchos sao na verdade cilindros que ficam no tamanho certo pela força da bomba de oleo. Por isso eh muito dificil o problema ser ai, pois se eles desgastarem, vaza oleo em tudo...
abs

Cachoeira
21/03/2011, 20:13
Oi colegas foristas,

Aproveito o tópico para postar uma dúvida. Tenho uma ranger 09/10 -3.0- 28.000 kms rodados.O carro é meu desde zero e ainda está na garantia. Acontece - bem de vez em quando - de ouvir um barulho(TEC-TEC-TEC-TEC metálico) parecido com batida de tucho - em marcha lenta - bem nitido, inclusive distante do carro - ao estacionar o veículo na garagem (aguardando aqueles 45s para desligar) ou mesmo ao dar alguma "bangelinha" (ponto morto). Dando uma acelerada o barulho costuma sumir em seguida. Será que ele tem de fato algum tucho agarrando? Ou tucho que estica a corrente de comando tb com problema? Será que compensa mexer (sujeitando-se ao "risco cirurgico") ou isso não é estranho nesse tipo de motor. Qual opinião de vocês?
Agradeço.

dedehwalen
22/03/2011, 09:36
Eai pessoal,

Cara minha ranger faz a mesma coisa, até antes de eu retirar o gnv nao fazia, e agora faz, e assm, quando eu ligo ela não faz, ai acelero ou ando um poco, deixo na lenta e escuta, mas se deixo um bom tempo na lenta ela para. Estou mesmo verificando co mu mecanico pra semana que vem abrir o motor e verificar este barulho, que é muito chato!
Posto novidades assim que abri-lo.
Abs

Juarez Pontes
28/03/2011, 23:29
Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0, 4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.

NGDaniel
29/03/2011, 06:00
Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0, 4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.


Tem certeza que isso é no motor ?

nao é ventuinha não.. as vezes a ventuinha faz esse barulho quando ela esta para travar (acionar).. é normal..

Esse motor tem tucho hidraulico, nao bate tucho.. nem regulagem da..

de qualquer forma, pelo que parece sua picape ainda esta na garantia.. é forçar a barra para arrumarem o problema...

Quanto a viagens, acho que vc deveria fazer o contrário, principalmente se ainda esta na garantia.. se tiver algum problema, dependendo, só aparece na estrada..

abs,

Vinicius Hauagge
29/03/2011, 09:36
Além das varetas, também pode ser a corrente que toca o comando de válvulas...
Mas a chance de serem as varetas é bem maior (to falando do motor 4.0 gasolina... do diesel, não entendo nada...)

Cachoeira
30/03/2011, 14:33
...Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.

OI Juarez...
Entrei em contato pelo seu e-mail

Aos demais foristas...
Agradeço as idéias. Todas serão bem vindas e serão mais um ponto a observar...

Sds.

Cachoeira
04/04/2011, 08:44
Oi colegas...

Um motor, no momento em que ele bate tucho, ele está deteriorando alguma peça, ou seja, está comprometendo algum de seus componentes mecânicos? Ou estas batidas eventuais são insignificantes no comprometimento da vida util do motor?

Grato a todos...

Vinicius Hauagge
04/04/2011, 09:25
Não sei se to falando besteira, mas é possivel o tucho "travar" e danificar o comando de válvulas... uma vez aconteceu isso no motor do meu antigo jeep (era o ohc 2.3).
Abraço,
Vinicius.

Juarez Pontes
12/04/2011, 00:14
[QUOTE=Juarez Pontes;1409002]Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0, 4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.


Pois é amigos,

Dia 04.04.11, após os procedimentos acima relatados, fui convidado a levar minha viatura na concessionária Ford Slaviero aqui em Brasília para averiguação técnica. Foi constatado problema no sistema de distribuição e orientação da fábrica para troca de todo o sistema, composto de duas correntes de comando, engrenagens, polias, tencionadores, etc, etc, conforme diagrama anexo. As peças foram solicitadas à fábrica e chegaram hoje, data que deixei o carro para que sejam efetuados os serviços necessários -- dentro da garantia, com promessa de entrega amanhã dia 12.04.11.
Postarei o resultado final após receber o carro e testá-lo à contento.
:neutral:

Juarez Pontes
12/04/2011, 23:08
Sobre o problema do barulho relatado incialmente, retorno ao Fórum para registrar a solução do problema por parte da Ford. Hoje fui pegar a minha Ranger após troca do sistema completo de distribuição, composto das duas correntes de comando, esticadores, tensores, etc. O "tec-tec-tec" era ocasionando por defeito nos dentes das engrenagens da corrente de comando, desequilibrando todo o sistema.
Quero alertar os proprietários de Ranger 09/10 para verificarem existência de problema da espécie a fim de procurarem solução imediata, enquanto na garantia, pois o reparo é caro, só pra ilustrar, o custo das peças -- preço de fábrica -- pois foram trocadas na garantia, saiu por R$ 7.176,18, se fosse somar mão de obra e outros insumos, creio que não sairia por menos de R$ 11 mil.
Estou anexando nota dos valores das peças, cobertos pela garantia e foto do conjunto de distribuição ora trocado.
Pelos visto fui o primeiro a ser presenteado com esse problema, pelo menos aqui em Brasília, e que perdurava desde os primeiros 1000 km do carro, com a solução só agora, já com 19 mil Km. Coincidentemente, hoje, quando fui retirar o carro, acabara de chegar outra Ranger de mesmo ano, com 28 mil Km rodados, com o proprietário relatando os mesmos problemas da minha, que são difíceis de mostrar ao mecânico em função de sua intermitência.
Bom, quero com este relato, contribuir de forma positiva para que outros proprietários de Ranger, que tenham ou venham a ter esse tipo de problema, consigam em tempo hábil, junto à Ford, solução para a pendência no menor lapso possível, evitando assim que o desgosto com carro culmine com a sua venda antecipada, frustrando as expectativas de uma convivência prazerosa e durável. Infelizmente foi esse o meu caso, apesar de ter a garantia da Ford de solução do problema, a confiança na marca e modelo já foi pelo ralo. Vendi hoje a minha viatura, com 19 mil Km e uso estritamente em cidade.
Obs. o novo proprietário foi devidamente informado do ocorrido, inclusive com acesso a todas as OS abertas desde a minha compra em novembro/2010.
Abs a todos do Fórum e obrigado pelas opiniões e tentativas de se chegar a uma solução para o caso.
Juarez Pontes
Brasília-DF
:(

Walter L. L. Casitta
13/04/2011, 08:08
Sobre o problema do barulho relatado incialmente, retorno ao Fórum para registrar a solução do problema por parte da Ford. Hoje fui pegar a minha Ranger após troca do sistema completo de distribuição, composto das duas correntes de comando, esticadores, tensores, etc. O "tec-tec-tec" era ocasionando por defeito nos dentes das engrenagens da corrente de comando, desequilibrando todo o sistema.
Quero alertar os proprietários de Ranger 09/10 para verificarem existência de problema da espécie a fim de procurarem solução imediata, enquanto na garantia, pois o reparo é caro, só pra ilustrar, o custo das peças -- preço de fábrica -- pois foram trocadas na garantia, saiu por R$ 7.176,18, se fosse somar mão de obra e outros insumos, creio que não sairia por menos de R$ 11 mil.
Estou anexando nota dos valores das peças, cobertos pela garantia e foto do conjunto de distribuição ora trocado.
Pelos visto fui o primeiro a ser presenteado com esse problema, pelo menos aqui em Brasília, e que perdurava desde os primeiros 1000 km do carro, com a solução só agora, já com 19 mil Km. Coincidentemente, hoje, quando fui retirar o carro, acabara de chegar outra Ranger de mesmo ano, com 28 mil Km rodados, com o proprietário relatando os mesmos problemas da minha, que são difíceis de mostrar ao mecânico em função de sua intermitência.
Bom, quero com este relato, contribuir de forma positiva para que outros proprietários de Ranger, que tenham ou venham a ter esse tipo de problema, consigam em tempo hábil, junto à Ford, solução para a pendência no menor lapso possível, evitando assim que o desgosto com carro culmine com a sua venda antecipada, frustrando as expectativas de uma convivência prazerosa e durável. Infelizmente foi esse o meu caso, apesar de ter a garantia da Ford de solução do problema, a confiança na marca e modelo já foi pelo ralo. Vendi hoje a minha viatura, com 19 mil Km e uso estritamente em cidade.
Obs. o novo proprietário foi devidamente informado do ocorrido, inclusive com acesso a todas as OS abertas desde a minha compra em novembro/2010.
Abs a todos do Fórum e obrigado pelas opiniões e tentativas de se chegar a uma solução para o caso.
Juarez Pontes
Brasília-DF
:(

Vamos tentar deixair essas questões mais justas possível:

"O "tec-tec-tec" era ocasionando por defeito nos dentes das engrenagens da corrente de comando, desequilibrando todo o sistema"

O defeito era causado por um dente de uma engranagem, todos os dentes de uma ou de todas engrenagens?

Imagino que isso que você relata foi o que te foi dito na concessionária e por terem trocado tudo certamente nem eles devem saber exatamente qual peça era a defeituosa. Se não teria trocado só ela ou elas. No caso as 3 engrenagens.

Só se fosse um defeito de projeto justificaria a troca de todas as peças e de certa forma pode ser já que tem vário outros relatos desse problema no fórum. Se for um defeito de projeto a Ford demorou 4 anos pra descobrir? Acho que também não ou todas as Ranger e Troler teria esse defeito.

Eu acho que isso aí não é nada de tão grave. O custo dessas peças para a Ford certamente não chega a R$500,00. Mais caro pra ela deve ser o custo da mão de obra que teve que pagar para a concessionária. Para a Ford é melhor mesmo autorizar a troca de tudo do que arriscar a ter que pagar duas vezes para a concessionária.

Concordo que percebendo o problema ainda dentro da garantia deve correr pra consertar. Fora da garantia não precisa se desesperar tanto, basta procurar uma boa oficina que trocando só a peça defeituosa, não gasta nem 10% do que está na lista da concessionária.

Não há motivo para tanto terror.

BERGUELLI
13/04/2011, 17:14
Amigos, minha ranger xlt v6 98 também apresenta esse problema de tec tec tec, qdo paro num semáforo é chato, dá pra escutar o barulho que reflete no carro do lado e volta pra mim, faz isso sempre em marcha lenta, qdo acelero para, e com motor frio parece fazer mais....tanto no gnv quanto na gasolina...gostaria de resolver também...bateção que incomoda...um abraço.

Cachoeira
03/06/2011, 11:51
Sobre o problema do barulho relatado incialmente, retorno ao Fórum para registrar a solução do problema por parte da Ford. Hoje fui pegar a minha Ranger após troca do sistema completo de distribuição, composto das duas correntes de comando, esticadores, tensores, etc. O "tec-tec-tec" era ocasionando por defeito nos dentes das engrenagens da corrente de comando, desequilibrando todo o sistema.
Quero alertar os proprietários de Ranger 09/10 para verificarem existência de problema da espécie a fim de procurarem solução imediata, enquanto na garantia, pois o reparo é caro, só pra ilustrar, o custo das peças -- preço de fábrica -- pois foram trocadas na garantia, saiu por R$ 7.176,18, se fosse somar mão de obra e outros insumos, creio que não sairia por menos de R$ 11 mil.
Estou anexando nota dos valores das peças, cobertos pela garantia e foto do conjunto de distribuição ora trocado.
Pelos visto fui o primeiro a ser presenteado com esse problema, pelo menos aqui em Brasília, e que perdurava desde os primeiros 1000 km do carro, com a solução só agora, já com 19 mil Km. Coincidentemente, hoje, quando fui retirar o carro, acabara de chegar outra Ranger de mesmo ano, com 28 mil Km rodados, com o proprietário relatando os mesmos problemas da minha, que são difíceis de mostrar ao mecânico em função de sua intermitência.
Bom, quero com este relato, contribuir de forma positiva para que outros proprietários de Ranger, que tenham ou venham a ter esse tipo de problema, consigam em tempo hábil, junto à Ford, solução para a pendência no menor lapso possível, evitando assim que o desgosto com carro culmine com a sua venda antecipada, frustrando as expectativas de uma convivência prazerosa e durável. Infelizmente foi esse o meu caso, apesar de ter a garantia da Ford de solução do problema, a confiança na marca e modelo já foi pelo ralo. Vendi hoje a minha viatura, com 19 mil Km e uso estritamente em cidade.
Obs. o novo proprietário foi devidamente informado do ocorrido, inclusive com acesso a todas as OS abertas desde a minha compra em novembro/2010.
Abs a todos do Fórum e obrigado pelas opiniões e tentativas de se chegar a uma solução para o caso.
Juarez Pontes
Brasília-DF
:(

Prezados colegas,

Presenciei na revisão dos 30.000 kms da minha pick-up que tinha uma outra ranger com essa mesma queixa de barulho na lenta. Salvo engano trocaram, na mesma, os tensionadores da corrente. Se resolveu em definitivo eu não fiquei sabendo...A minha, conforme já relatado, depois de manifestações do barulho na lenta, também abri o chamando (0800 e on line) mas na concessionaria não aconteceu nada de anormal. Então eles não fizeram nada com relação a essa reclamação. Atentei, então, para filmar o defeito (barulho) tão logo acontecesse para, então, apresentar como forma de convencimento. Assim eu fiz: aproveitei uma "crise" em que o barulho foi mais persistente um pouco e que me deu oportunidade de filmagem e levei o material até eles. Ok, vão começar também pelo mais simples que é trocando apenas os tensionadores da corrente. Curiosamente, também na minha nova passagem pela concessionária, conheci um senhor cuja ranger (09/10) apresentava, também, o mesmo quadro. Então, somando, foram dois casos (fora o meu) semelhantes em duas breves passagens minhas pela concessionária. Bem colocado o alerta do colega Juarez...
Sds. a todos

Cachoeira

dedehwalen
13/06/2011, 09:07
Bom dia pessoal, Seguinte eestou precisando comprar as Varetas de valvulas, da ranger 4.0 v6! alguem sabe onde posso comprar?

Abraços

BERGUELLI
14/08/2011, 18:55
Amigos,

Sou novo aqui no fórum, mas já pude perceber q existem mtas pessoas soliárias com os novatos aqui....rsrsr!!! Então preciso da ajuda de vcs...


Comprei uma ranger XLT 4.0 98 a um mês mais ou menos.... - - - - Só que agora ela está com um barulho que parece mais uma máquina de escrever, segundo ele é um tucho... e também me disse que isso é normal. Só que esse tic-tic é bem forte e me "aborrece profundamente". Depois de escrever esse livro, eu vos falo... Vou ter que comprar protetores auriculares para andar de carro? rssr


Sobre os tuchos... Será que o que ocasionou o problema foi a temperatura ter subido demais? Ou a troca de óleo? Pois quando ela estava com um litro de óleo não fazia nenhum barulinho....


Conto com a colaboração de vcs,
Marcio

AMIGOS, JÁ RECORRI A ESSA LEITURA VÁRIAS VEZES POR MINHA RANGER XLT 98 V6 TB TER APRESENTADO ESSE BARULHO DE MÁQUINA ESCREVER:cry:, QUE APARECIA E SUMIA SEM EXPLICAÇÃO, RECORRI Á VÁRIOS FÓRUNS E OFICINAS MECÂNICAS, INCLUSIVE A FORD AQUI DA MINHA CIDADE. MAS TIVE A FELICIDADE DE RESOLVER O PROBLEMA DE MANEIRA SIMPLES SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE UM MECÂNICO MUITO ANTIGO DAQUI, ACOSTUMADO A DAR MANUTENÇÃO EM LANDAU, GALAXIE E OUTROS MOTORES GRANDES, POIS BEM, ELE DISSE QUE O TAL "TEC-TEC-TEC" ERA REALMENTE DE TUCHO, MAS DISSE QUE PODERIA SER DEVIDO AO FILTRO DE ÓLEO E DESCONFIOU QUE O FLUXO DE ÓLEO NÃO ESTAVA CORRETO, FALTAVA LUBRIFICAÇÃO NA PEÇA, TANTO POR TER PASSADO A HORA DE TROCAR OU POR ESPECIFICAÇÃO ERRADA, ENTÃO FUI ATÉ A FORD COMPREI O FILTRO ORIGINAL, DEPOIS FUI A UM POSTO E TROQUEI TANTO O FILTRO QUANTO OS 4,7 LITROS DE ÓLEO 20W50 (O 10W40 TB FOI PROPOSTO PELO AMIGO "MORUBIXABA"). ATÉ AGORA O FUNCIONAMENTO ESTÁ NORMALIZADO, CASO O BARULHO VOLTE (POIS COSTUMAVA IR E VOLTAR) MANTENHO OS SENHORES INFORMADOS!! ME LEMBREI QUE O MECA ME DISSE QUE SE FOSSEM AS VARETAS O BARULHO SERIA CONSTANTE!! ESPERO TER AJUDADO E COM MUITO RESPEITO AOS AMIGOS DO FÓRUM QUE TEM EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO, FOI APENAS UM RELATO DO QUE SE PASSOU NO MEU CASO!!! ESPERO PODER TER COLABORADO. OBRIGADO, UM FORTE ABRAÇO A TODOS!!!!

Elíphas Neto
07/07/2015, 16:43
Pessoal a minha Ranger possui o mesmo TEC TEC... ela é v6 ano 96. Quando o carro tá na lenta, o barulho vai e vem..num intervalo de uns 3 segundos. O barulhinho de maquina de costura eu consegui resolver apenas trocando de oleo regularmente, abastecendo com gasolina de qualidade, colocando militec e dando uma boa viajada com ela. Agora o TEC TEC mais forte acredito que seja o tensor da corrente, como já mencionaram por aqui. Alguém mais pode opinar sobre o problema? estou com medo de viajar com ela e ficar pelo caminho

GustavoSC
12/08/2015, 09:54
Eliphas,

Não acho que seja a corrente (ou esticador) do comando de válvula pois os meus meus são novos.
Semana que vem vou colocar na oficina (de confiança) para ver qual o diagnóstico destes barulhos.
Apenas ouvindo o barulho o mecânico falou dos tuchos, vamos ver...
Conta aí qual a solução da sua!

Abraço

gustavoantonouza
15/02/2020, 02:06
Amigos, minha ranger xlt v6 98 também apresenta esse problema de tec tec tec, as vezes some as vezes volta já troquei balansins e varetas e também o kit de comando mas o tec, tec ainda está lá, alguém poderia me dar uma ajuda?

lelecoseixas
01/07/2020, 22:36
Tem um canal do YouTube de um mecânico que acompanho, canal fina força, muito bom. Ele mexeu em uma ranger v6 que trocou tucho, vareta e não resolveu, por último trocou o sensor CMP com o eixo. De uma olhada para ver se orienta o mecânico. Coloque fina força ranger troca do sensor CMP.