Ver Versão Completa : Volante de direção p/Jeep
Marcelo Godoy
01/02/2008, 12:59
Prezados,
Atualmente tenho um volante original 3 raios em meu Jeep (430m) e já tive também o Carrera (380mm). Penso em colocar um volante c/diâmetro de 400mm. Alguém tem alguma idéia?
O volante do jeep moderno (dois raios e tampa no meio) é pouca coisa menor que o de tres raios. Medida exata não tenho, mas ja coloquei um em cima do outro e quase que um cabia dentro do outro. Teria que medir até porque naqueles tempos estes detalhaes não deviam ser muito extatos
Marcelo Godoy
01/02/2008, 16:46
O volante do jeep moderno (dois raios e tampa no meio) é pouca coisa menor que o de tres raios. Medida exata não tenho, mas ja coloquei um em cima do outro e quase que um cabia dentro do outro. Teria que medir até porque naqueles tempos estes detalhaes não deviam ser muito extatos
Prezado,
Estive observando o site da Donatti 4x4 e os dois modelos (02 e 03 raios) apresentam a mesma medida que é 430mm fabricado pela Walrod. Em algumas circunstâncias (principalemente manobras), o volante de 380mm acaba ficando meio "pesado" ao passo que o de 430mm é desconfortável em trânsito e estradas. Por isso acredito que um bom diâmetro de volante seria algo em torno de 400mm.
Obs.: meu Jeep está com caixa de direção de Gol.
Grato,
Sds.
Lucas Nassif
01/02/2008, 16:56
Pôxa, eu tinha o original de 2 raios, troquei pelo Carrera 380mm e num volto com o original mais nunca!!! :mrgreen:
Achei ele muito melhor pra guiar. Só tem um porém, que ele fica um pouco mais pesado pra manobrar, mas de resto, é tudibão! :dance:
Maaaaas, como opinião é que nem C* né...:lol:
Abrs,
Lucas Nassif.:concordo:
O meu é original de 2 raios 1966 mas eu vi que no site da donatti tem outros modelos .
Não há volante melhor do que o original num CJ - principalmente num 1959 com direção ainda original (e com folga de apenas 1/16) como o meu. O diâmetro ajuda bastante, e tem um estilão insuperável.
eu vejo muitos jeep de 1966 que é o ano do meu mas tenho uma duvida terrivel pois alguns apresentam 2 raios e os outros 3.No manual vi que o original de um cj5 1966 é o de 2 raios ou sera que estou enganada???
me tire essa duvida por favor .
coloma... infelizmente não tenho onhecimentos para te esclarecer essa dúvida. mas seja com dois ou três, acho os volantes originais são mais bonitos, e também mais funcionais, pois com a direção mecânica original o diâmetro maior ajuda um pouco. obs: se o aro dos volatntes originais fossem menos fininhos seria ainda melhor... mas isso talvez possa ser resolvido com uma capa de volante.
Um outra duvida eu estou mudando os terminais da direção mas vi que elas podem ser remanufaturadas .Sera que daria certo?eu ja comprei o terminal direito entao faltando uma esquerda outra direita e o central que tem um furo.Para deixar sem folga alguma a minha direção original
Lucas Nassif
05/02/2008, 11:00
Não tem como deixar a direção 100% justa não. Sempre tem uma folguinha.
É... só depois de levar um tranco nos braços, é que se descobre o porquê da folga na direção, ser de fábrica...
Coloma e Nassif... a maneira como eu respondo pode levar vocês a pensarem que eu sou uma especialista. Ledo engano... sou novo nesse negócio. Comprei meu CJ-5 3m julho último e ainda falta muito para eu me considerar mesmo um novato: sou um pré-novato. Mas sobre o assunto "direção" eu já aprendi alguma coisa: a direção original do Jeep também não é tão horrível como costumam dizer. De tanto ouvir falar sobre isso, quando comprei o meu CJ achei que a direção estava com muita folga. Aí eu li não me lembro aonde, que até 1/16 de uma volta completa a folga seria bem normal e não chegaria a comprometer a dirigibilidade. Constatei então que a folga da direção do meu CJ era (e ainda é) menor do que essa fração de 1/16 de uma volta. Mesmo assim, por achá-la um tanto pesada e querer mais conforto, eu parti para instalar uma direção hidráulica - que poderia ser de Opala ou Santana (com preferência pela do Santana que não ficaria exposta). Então coloquei o Jeep na oficina do Fabrizio em Saquarema (praiasecacustom4x4), mas não conseguimos arranjar uma direção por aqui. Enquanto isso, parti para uma revisão no meu CJ e surgiram outras coisas mais importantes do que a direção - que segundo o Fabrizio estava longe de ser uma prioridade no meu caso. Mexi na suspensão do CJ, troquei lâminas, coloquei rodas de F-1000 e pneus Maxxis Mudzila (ótimos) e amortecedores Kamonseki, etc e tal. Gastei um dinheirinho 9quero ter o Jeep em condições de fazer qualquer coisa, embora não sonhe em escalar paredes) mas, para minha surpresa a direção ficou melhor ainda. leve não é, mas não ficou mais pesada também - apesar dos pneus muito largos. Hoje acho que a folguinha pequena faz parte do espírito do Jeep. Ainda pretendo trocá-la mas tem outras questões que me excitam mais, como a do overdrive e como a do guincho mecânico. Sobre a sua pergunte... a inha opinião, e não uma resposta categórica, é: saia dessa de remanufaturados. Pode ser o barato que sai caro !!!
Comprei a tampa do volante original do volante e nao colocar os novos reparos.Alguem ja fez isso antes?
Marcelo Godoy
06/02/2008, 09:21
Coloma e Nassif... a maneira como eu respondo pode levar vocês a pensarem que eu sou uma especialista. Ledo engano... sou novo nesse negócio. Comprei meu CJ-5 3m julho último e ainda falta muito para eu me considerar mesmo um novato: sou um pré-novato. Mas sobre o assunto "direção" eu já aprendi alguma coisa: a direção original do Jeep também não é tão horrível como costumam dizer. De tanto ouvir falar sobre isso, quando comprei o meu CJ achei que a direção estava com muita folga. Aí eu li não me lembro aonde, que até 1/16 de uma volta completa a folga seria bem normal e não chegaria a comprometer a dirigibilidade. Constatei então que a folga da direção do meu CJ era (e ainda é) menor do que essa fração de 1/16 de uma volta. Mesmo assim, por achá-la um tanto pesada e querer mais conforto, eu parti para instalar uma direção hidráulica - que poderia ser de Opala ou Santana (com preferência pela do Santana que não ficaria exposta). Então coloquei o Jeep na oficina do Fabrizio em Saquarema (praiasecacustom4x4), mas não conseguimos arranjar uma direção por aqui. Enquanto isso, parti para uma revisão no meu CJ e surgiram outras coisas mais importantes do que a direção - que segundo o Fabrizio estava longe de ser uma prioridade no meu caso. Mexi na suspensão do CJ, troquei lâminas, coloquei rodas de F-1000 e pneus Maxxis Mudzila (ótimos) e amortecedores Kamonseki, etc e tal. Gastei um dinheirinho 9quero ter o Jeep em condições de fazer qualquer coisa, embora não sonhe em escalar paredes) mas, para minha surpresa a direção ficou melhor ainda. leve não é, mas não ficou mais pesada também - apesar dos pneus muito largos. Hoje acho que a folguinha pequena faz parte do espírito do Jeep. Ainda pretendo trocá-la mas tem outras questões que me excitam mais, como a do overdrive e como a do guincho mecânico. Sobre a sua pergunte... a inha opinião, e não uma resposta categórica, é: saia dessa de remanufaturados. Pode ser o barato que sai caro !!!
Poderia esclarecer o que é "overdrive" neste caso?
Como assim nesse caso ?
Bem... overdrive é uma marcha mais longa - tipo 0,75:1 -, geralmente uma quinta marcha, ou então uma caixinha alongada - uma reduzida ao contrário à grosso modo -, que alonga todas as marchas. O objetico é permitir que o carro trafegue em velocidades mais altas com menor rotação do motor, preservando-o, e propiciando economia de combustivel. É mais ou menos isso...
Marcelo Godoy
06/02/2008, 09:45
Como assim nesse caso ?
Bem... overdrive é uma marcha mais longa - tipo 0,75:1 -, geralmente uma quinta marcha, ou então uma caixinha alongada - uma reduzida ao contrário à grosso modo -, que alonga todas as marchas. O objetico é permitir que o carro trafegue em velocidades mais altas com menor rotação do motor, preservando-o, e propiciando economia de combustivel. É mais ou menos isso...
Ok. Compreendo o que seja "overdrive", porém não havia entendido a aplicação no Jeep.
Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.
Lucas Nassif
06/02/2008, 12:35
Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.
Julinot, qual o motor do seu Jeep?
Câmbio OD não é tão bom assim em motores originais, como todos falam!
Marcelo Godoy
06/02/2008, 12:40
Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.
Neste caso, pelo que andei sabendo tem gente colocando câmbio de chevette 5m, mesmo com motor BF-161. Dê uma conversada com o pessoal da Deeptec em SP.
OK. Irei consultá-los.
Também pensei na possibilidade - e postei num outro tópico - de transformar uma caixa original 4 marchas alterando as relações, isto para ter uma 4a marcha ,075:1 por exemplo, e a 1a, 2a e 3a iguais a caixa de 3 marchas. Seria omo cuma caixa original de 3 marchas com uma 4a overdrive. Seria possível ?
Obrigado.
Marcelo Godoy
12/02/2008, 09:30
OK. Irei consultá-los.
Também pensei na possibilidade - e postei num outro tópico - de transformar uma caixa original 4 marchas alterando as relações, isto para ter uma 4a marcha ,075:1 por exemplo, e a 1a, 2a e 3a iguais a caixa de 3 marchas. Seria omo cuma caixa original de 3 marchas com uma 4a overdrive. Seria possível ?
Obrigado.
É uma boa idéia, mas depende da sua utilização. Conversando c/colegas, me disseram que o câmbio de 3m original é o mais resistente além do que teria que rever o diferencial. No meu caso o 3m é altamente satisfatório, não faço trilhas pesadas somente passeios e algumas estradas de terra. Nessas condições o câmbio de 3m me atende e muito bem!! Em autoestradas realmente é um pouco lento (60/70) e é comum ser ultrapassado por carretas, mas faz parte do prazer de guiar um Jeep.
É uma boa idéia, mas depende da sua utilização. Conversando c/colegas, me disseram que o câmbio de 3m original é o mais resistente além do que teria que rever o diferencial. No meu caso o 3m é altamente satisfatório, não faço trilhas pesadas somente passeios e algumas estradas de terra. Nessas condições o câmbio de 3m me atende e muito bem!! Em autoestradas realmente é um pouco lento (60/70) e é comum ser ultrapassado por carretas, mas faz parte do prazer de guiar um Jeep.
Marcelo... eu acho que sim, seria uma boa idéia mas não sei se é possível. Não sou mecânico, e já submeti essa pergunta no fórum, mas surpreendentemente não tive resposta ainda. Pegar o câmbio de 4 marchas usado originalmente nos CJ's e alterar as relações - obviamente trocando algumas engrenagens - para que 1a, 2a e 3a ficassem com as relações do câmbio original de 3 marchas, e mudar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo), proporcionaria o equivalente a câmbio de 3 marchas com uma overdrive - que seria a 4a marcha, e não uma 5a como é usual. Tenho ouvido que overdrive em motor BF-161 não vai muito bem, mas discordo. Com o torque desse motor, seria não somente possível trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas sem esgoelar o motor em rotações elevadas, como também seria possível - e é o que eu mais quero - trafegar a 40, 50 ou 60 Km/h, portanto velocidades não tão altas, também a rotações menores do que com os câmbios tanto de 3 quanto de 4 marchas normais. Eu "calculo" grosseiramente que a 2100 rpm (próximo a rotação de torque máximo portanto) seria possível trafegar nessa 4a marcha 0,75:1 a quase 70 Km/h, o que seria excelente tanto em termos de economia quanto se traduziria num ótimo desempenho em termos de velocidade. É claro que eu não imagino que com essa configuração de câmbio seja possível encarar subidas íngremes em 4a marcha... para isto haveria a 3a marcha e as outras mais curtas. Alguém por favor me corrija se eu estiver muito errado - acho que não... isso é uma questão de física. E não precisa trocar o diferencial, não.
Marcelo... eu acho que sim, seria uma boa idéia mas não sei se é possível. Não sou mecânico, e já submeti essa pergunta no fórum, mas surpreendentemente não tive resposta ainda. Pegar o câmbio de 4 marchas usado originalmente nos CJ's e alterar as relações - obviamente trocando algumas engrenagens - para que 1a, 2a e 3a ficassem com as relações do câmbio original de 3 marchas, e mudar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo), proporcionaria o equivalente a câmbio de 3 marchas com uma overdrive - que seria a 4a marcha, e não uma 5a como é usual. Tenho ouvido que overdrive em motor BF-161 não vai muito bem, mas discordo. Com o torque desse motor, seria não somente possível trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas sem esgoelar o motor em rotações elevadas, como também seria possível - e é o que eu mais quero - trafegar a 40, 50 ou 60 Km/h, portanto velocidades não tão altas, também a rotações menores do que com os câmbios tanto de 3 quanto de 4 marchas normais. Eu "calculo" grosseiramente que a 2100 rpm (próximo a rotação de torque máximo portanto) seria possível trafegar nessa 4a marcha 0,75:1 a quase 70 Km/h, o que seria excelente tanto em termos de economia quanto se traduziria num ótimo desempenho em termos de velocidade. É claro que eu não imagino que com essa configuração de câmbio seja possível encarar subidas íngremes em 4a marcha... para isto haveria a 3a marcha e as outras mais curtas. Alguém por favor me corrija se eu estiver muito errado - acho que não... isso é uma questão de física. E não precisa trocar o diferencial, não.
Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.
Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?
Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.
Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?
Dic3... que bom !
Mais um interessado em overdrives.
Eu não faço idéia de quais engrenagens devem ser usadas para essa possível transformação. tomará que o teu mecânico nos dê uma luz !
Bom dia amigos, eu troquei minha caixa de direção original pela hidraulica e queria mudar o volante, dei uma olhada no site da garra4x4 e vi 2 modelos shutt, um com 35mm e um com 39mm só que estou na duvida entre os diametros, sera que o de 35 vai ficar muito pequeno ?? Qual que voces tem usado em suas viaturas ??
[]s
Meu volante é o original de 2 raios.Preciso mudar algo nele pois esta com uma pequena folga.Eu retirei a tampa e vi que existe uma mola e uma porca.Vi no site do donatti vende mas fiquei em duvida o que comprar.Me ajude por favor.
Cellones
31/10/2008, 12:43
Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.
Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?
E aí? alguma novidade sobre a 4ª "overdrive"?
Abraços,
Marcello
Mazaropi-RJ
10/11/2008, 18:21
Alguém saberia dizer se o volante original do CJ 1958 é o de 3 ou 2 raios ? Grato.
Sim... com direção original, o melhor é o original.
Mas agora que tenho uma DH... o três raios original de 430mm ficou grande - apesar de ter um estilo incomparável. Acho que vou embarcar de Carrera também - ou talvez um ainda menos mas nem tanto, tipo 340mm, até porque, meu "air bag" tá atrapalhando um pouco.
Abraços a todos...
Não há volante melhor do que o original num CJ - principalmente num 1959 com direção ainda original (e com folga de apenas 1/16) como o meu. O diâmetro ajuda bastante, e tem um estilão insuperável.
Cellones... a 4a overdrive morreu.
Agora a melhor opção parece ser o overdrive Saturno.
Pesquise "alongada" e veja que há um tópico bastante explicativo sobre overdrives.
Abraços a todos...
E aí? alguma novidade sobre a 4ª "overdrive"?
Abraços,
Marcello
Julioti
Vc Disse Que Seu Jeep Tem Folga De Direção Bem Baixa. Tenho Um Cj5 1966 Com Caixa Do Santana E A Folga é Enorme. O Que Fazer?
Herculóide
27/01/2010, 12:00
Troquei meu Carrera 380 mm por um original com dois raios.
Achei muito melhor. Com o volante maior a direção ficou bem mais leve.
Além do estilão!!!!!! rsrsrsr
A propósito estou vendendo o Carrera que retirei.
Se alguém se interessar é só se manifestar.
Abração a todos.
Marcelo Godoy
27/01/2010, 14:24
Julioti
Vc Disse Que Seu Jeep Tem Folga De Direção Bem Baixa. Tenho Um Cj5 1966 Com Caixa Do Santana E A Folga é Enorme. O Que Fazer?
Prezado,
Sugiro uma verificação completa no sistema de direção. Utilizo a caixa VW a aproximadamente 10 anos e é extremamente precisa e justa.
Como é de costume: nenhum jipeiro está satisfeito com a sua viatura e sempre acha algo a inventar, devo colocar a DH também do VW o que facilitará a instalação limitando-se somente a adaptação de uma bomba hidráulica.
Abraços,
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