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Ver Versão Completa : Volante de direção p/Jeep



Marcelo Godoy
01/02/2008, 12:59
Prezados,

Atualmente tenho um volante original 3 raios em meu Jeep (430m) e já tive também o Carrera (380mm). Penso em colocar um volante c/diâmetro de 400mm. Alguém tem alguma idéia?

edgar
01/02/2008, 16:06
O volante do jeep moderno (dois raios e tampa no meio) é pouca coisa menor que o de tres raios. Medida exata não tenho, mas ja coloquei um em cima do outro e quase que um cabia dentro do outro. Teria que medir até porque naqueles tempos estes detalhaes não deviam ser muito extatos

Marcelo Godoy
01/02/2008, 16:46
O volante do jeep moderno (dois raios e tampa no meio) é pouca coisa menor que o de tres raios. Medida exata não tenho, mas ja coloquei um em cima do outro e quase que um cabia dentro do outro. Teria que medir até porque naqueles tempos estes detalhaes não deviam ser muito extatos

Prezado,
Estive observando o site da Donatti 4x4 e os dois modelos (02 e 03 raios) apresentam a mesma medida que é 430mm fabricado pela Walrod. Em algumas circunstâncias (principalemente manobras), o volante de 380mm acaba ficando meio "pesado" ao passo que o de 430mm é desconfortável em trânsito e estradas. Por isso acredito que um bom diâmetro de volante seria algo em torno de 400mm.
Obs.: meu Jeep está com caixa de direção de Gol.
Grato,
Sds.

Lucas Nassif
01/02/2008, 16:56
Pôxa, eu tinha o original de 2 raios, troquei pelo Carrera 380mm e num volto com o original mais nunca!!! :mrgreen:

Achei ele muito melhor pra guiar. Só tem um porém, que ele fica um pouco mais pesado pra manobrar, mas de resto, é tudibão! :dance:

Maaaaas, como opinião é que nem C* né...:lol:

Abrs,
Lucas Nassif.:concordo:

coloma
01/02/2008, 17:48
O meu é original de 2 raios 1966 mas eu vi que no site da donatti tem outros modelos .

Julinot
01/02/2008, 22:40
Não há volante melhor do que o original num CJ - principalmente num 1959 com direção ainda original (e com folga de apenas 1/16) como o meu. O diâmetro ajuda bastante, e tem um estilão insuperável.

coloma
04/02/2008, 23:30
eu vejo muitos jeep de 1966 que é o ano do meu mas tenho uma duvida terrivel pois alguns apresentam 2 raios e os outros 3.No manual vi que o original de um cj5 1966 é o de 2 raios ou sera que estou enganada???
me tire essa duvida por favor .

Julinot
05/02/2008, 00:58
coloma... infelizmente não tenho onhecimentos para te esclarecer essa dúvida. mas seja com dois ou três, acho os volantes originais são mais bonitos, e também mais funcionais, pois com a direção mecânica original o diâmetro maior ajuda um pouco. obs: se o aro dos volatntes originais fossem menos fininhos seria ainda melhor... mas isso talvez possa ser resolvido com uma capa de volante.

coloma
05/02/2008, 10:55
Um outra duvida eu estou mudando os terminais da direção mas vi que elas podem ser remanufaturadas .Sera que daria certo?eu ja comprei o terminal direito entao faltando uma esquerda outra direita e o central que tem um furo.Para deixar sem folga alguma a minha direção original

Lucas Nassif
05/02/2008, 11:00
Não tem como deixar a direção 100% justa não. Sempre tem uma folguinha.

Girão
05/02/2008, 11:47
É... só depois de levar um tranco nos braços, é que se descobre o porquê da folga na direção, ser de fábrica...

Julinot
05/02/2008, 13:31
Coloma e Nassif... a maneira como eu respondo pode levar vocês a pensarem que eu sou uma especialista. Ledo engano... sou novo nesse negócio. Comprei meu CJ-5 3m julho último e ainda falta muito para eu me considerar mesmo um novato: sou um pré-novato. Mas sobre o assunto "direção" eu já aprendi alguma coisa: a direção original do Jeep também não é tão horrível como costumam dizer. De tanto ouvir falar sobre isso, quando comprei o meu CJ achei que a direção estava com muita folga. Aí eu li não me lembro aonde, que até 1/16 de uma volta completa a folga seria bem normal e não chegaria a comprometer a dirigibilidade. Constatei então que a folga da direção do meu CJ era (e ainda é) menor do que essa fração de 1/16 de uma volta. Mesmo assim, por achá-la um tanto pesada e querer mais conforto, eu parti para instalar uma direção hidráulica - que poderia ser de Opala ou Santana (com preferência pela do Santana que não ficaria exposta). Então coloquei o Jeep na oficina do Fabrizio em Saquarema (praiasecacustom4x4), mas não conseguimos arranjar uma direção por aqui. Enquanto isso, parti para uma revisão no meu CJ e surgiram outras coisas mais importantes do que a direção - que segundo o Fabrizio estava longe de ser uma prioridade no meu caso. Mexi na suspensão do CJ, troquei lâminas, coloquei rodas de F-1000 e pneus Maxxis Mudzila (ótimos) e amortecedores Kamonseki, etc e tal. Gastei um dinheirinho 9quero ter o Jeep em condições de fazer qualquer coisa, embora não sonhe em escalar paredes) mas, para minha surpresa a direção ficou melhor ainda. leve não é, mas não ficou mais pesada também - apesar dos pneus muito largos. Hoje acho que a folguinha pequena faz parte do espírito do Jeep. Ainda pretendo trocá-la mas tem outras questões que me excitam mais, como a do overdrive e como a do guincho mecânico. Sobre a sua pergunte... a inha opinião, e não uma resposta categórica, é: saia dessa de remanufaturados. Pode ser o barato que sai caro !!!

coloma
05/02/2008, 22:47
Comprei a tampa do volante original do volante e nao colocar os novos reparos.Alguem ja fez isso antes?

Marcelo Godoy
06/02/2008, 09:21
Coloma e Nassif... a maneira como eu respondo pode levar vocês a pensarem que eu sou uma especialista. Ledo engano... sou novo nesse negócio. Comprei meu CJ-5 3m julho último e ainda falta muito para eu me considerar mesmo um novato: sou um pré-novato. Mas sobre o assunto "direção" eu já aprendi alguma coisa: a direção original do Jeep também não é tão horrível como costumam dizer. De tanto ouvir falar sobre isso, quando comprei o meu CJ achei que a direção estava com muita folga. Aí eu li não me lembro aonde, que até 1/16 de uma volta completa a folga seria bem normal e não chegaria a comprometer a dirigibilidade. Constatei então que a folga da direção do meu CJ era (e ainda é) menor do que essa fração de 1/16 de uma volta. Mesmo assim, por achá-la um tanto pesada e querer mais conforto, eu parti para instalar uma direção hidráulica - que poderia ser de Opala ou Santana (com preferência pela do Santana que não ficaria exposta). Então coloquei o Jeep na oficina do Fabrizio em Saquarema (praiasecacustom4x4), mas não conseguimos arranjar uma direção por aqui. Enquanto isso, parti para uma revisão no meu CJ e surgiram outras coisas mais importantes do que a direção - que segundo o Fabrizio estava longe de ser uma prioridade no meu caso. Mexi na suspensão do CJ, troquei lâminas, coloquei rodas de F-1000 e pneus Maxxis Mudzila (ótimos) e amortecedores Kamonseki, etc e tal. Gastei um dinheirinho 9quero ter o Jeep em condições de fazer qualquer coisa, embora não sonhe em escalar paredes) mas, para minha surpresa a direção ficou melhor ainda. leve não é, mas não ficou mais pesada também - apesar dos pneus muito largos. Hoje acho que a folguinha pequena faz parte do espírito do Jeep. Ainda pretendo trocá-la mas tem outras questões que me excitam mais, como a do overdrive e como a do guincho mecânico. Sobre a sua pergunte... a inha opinião, e não uma resposta categórica, é: saia dessa de remanufaturados. Pode ser o barato que sai caro !!!
Poderia esclarecer o que é "overdrive" neste caso?

Julinot
06/02/2008, 09:38
Como assim nesse caso ?
Bem... overdrive é uma marcha mais longa - tipo 0,75:1 -, geralmente uma quinta marcha, ou então uma caixinha alongada - uma reduzida ao contrário à grosso modo -, que alonga todas as marchas. O objetico é permitir que o carro trafegue em velocidades mais altas com menor rotação do motor, preservando-o, e propiciando economia de combustivel. É mais ou menos isso...

Marcelo Godoy
06/02/2008, 09:45
Como assim nesse caso ?
Bem... overdrive é uma marcha mais longa - tipo 0,75:1 -, geralmente uma quinta marcha, ou então uma caixinha alongada - uma reduzida ao contrário à grosso modo -, que alonga todas as marchas. O objetico é permitir que o carro trafegue em velocidades mais altas com menor rotação do motor, preservando-o, e propiciando economia de combustivel. É mais ou menos isso...

Ok. Compreendo o que seja "overdrive", porém não havia entendido a aplicação no Jeep.

Julinot
06/02/2008, 12:33
Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.

Lucas Nassif
06/02/2008, 12:35
Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.

Julinot, qual o motor do seu Jeep?

Câmbio OD não é tão bom assim em motores originais, como todos falam!

Marcelo Godoy
06/02/2008, 12:40
Marcelo... não só tem muita aplicação, como é o meu sonho dourado e o d emuita gente: uma overdrive no meu CJ. Outro dia peguei estrada de Inoã a Saquarema - são uns 55 Km mais ou menos. Rapaz... eu andando a 70Km/h e o motor gemendo em qause 3.000 rotações. O meu câmbio é o original 3 marchas. Tem muita gente que troca o câmbio por causa disso.

Neste caso, pelo que andei sabendo tem gente colocando câmbio de chevette 5m, mesmo com motor BF-161. Dê uma conversada com o pessoal da Deeptec em SP.

Julinot
08/02/2008, 18:31
OK. Irei consultá-los.
Também pensei na possibilidade - e postei num outro tópico - de transformar uma caixa original 4 marchas alterando as relações, isto para ter uma 4a marcha ,075:1 por exemplo, e a 1a, 2a e 3a iguais a caixa de 3 marchas. Seria omo cuma caixa original de 3 marchas com uma 4a overdrive. Seria possível ?
Obrigado.

Marcelo Godoy
12/02/2008, 09:30
OK. Irei consultá-los.
Também pensei na possibilidade - e postei num outro tópico - de transformar uma caixa original 4 marchas alterando as relações, isto para ter uma 4a marcha ,075:1 por exemplo, e a 1a, 2a e 3a iguais a caixa de 3 marchas. Seria omo cuma caixa original de 3 marchas com uma 4a overdrive. Seria possível ?
Obrigado.

É uma boa idéia, mas depende da sua utilização. Conversando c/colegas, me disseram que o câmbio de 3m original é o mais resistente além do que teria que rever o diferencial. No meu caso o 3m é altamente satisfatório, não faço trilhas pesadas somente passeios e algumas estradas de terra. Nessas condições o câmbio de 3m me atende e muito bem!! Em autoestradas realmente é um pouco lento (60/70) e é comum ser ultrapassado por carretas, mas faz parte do prazer de guiar um Jeep.

Julinot
12/02/2008, 23:02
É uma boa idéia, mas depende da sua utilização. Conversando c/colegas, me disseram que o câmbio de 3m original é o mais resistente além do que teria que rever o diferencial. No meu caso o 3m é altamente satisfatório, não faço trilhas pesadas somente passeios e algumas estradas de terra. Nessas condições o câmbio de 3m me atende e muito bem!! Em autoestradas realmente é um pouco lento (60/70) e é comum ser ultrapassado por carretas, mas faz parte do prazer de guiar um Jeep.

Marcelo... eu acho que sim, seria uma boa idéia mas não sei se é possível. Não sou mecânico, e já submeti essa pergunta no fórum, mas surpreendentemente não tive resposta ainda. Pegar o câmbio de 4 marchas usado originalmente nos CJ's e alterar as relações - obviamente trocando algumas engrenagens - para que 1a, 2a e 3a ficassem com as relações do câmbio original de 3 marchas, e mudar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo), proporcionaria o equivalente a câmbio de 3 marchas com uma overdrive - que seria a 4a marcha, e não uma 5a como é usual. Tenho ouvido que overdrive em motor BF-161 não vai muito bem, mas discordo. Com o torque desse motor, seria não somente possível trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas sem esgoelar o motor em rotações elevadas, como também seria possível - e é o que eu mais quero - trafegar a 40, 50 ou 60 Km/h, portanto velocidades não tão altas, também a rotações menores do que com os câmbios tanto de 3 quanto de 4 marchas normais. Eu "calculo" grosseiramente que a 2100 rpm (próximo a rotação de torque máximo portanto) seria possível trafegar nessa 4a marcha 0,75:1 a quase 70 Km/h, o que seria excelente tanto em termos de economia quanto se traduziria num ótimo desempenho em termos de velocidade. É claro que eu não imagino que com essa configuração de câmbio seja possível encarar subidas íngremes em 4a marcha... para isto haveria a 3a marcha e as outras mais curtas. Alguém por favor me corrija se eu estiver muito errado - acho que não... isso é uma questão de física. E não precisa trocar o diferencial, não.

Dic3
13/02/2008, 21:44
Marcelo... eu acho que sim, seria uma boa idéia mas não sei se é possível. Não sou mecânico, e já submeti essa pergunta no fórum, mas surpreendentemente não tive resposta ainda. Pegar o câmbio de 4 marchas usado originalmente nos CJ's e alterar as relações - obviamente trocando algumas engrenagens - para que 1a, 2a e 3a ficassem com as relações do câmbio original de 3 marchas, e mudar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo), proporcionaria o equivalente a câmbio de 3 marchas com uma overdrive - que seria a 4a marcha, e não uma 5a como é usual. Tenho ouvido que overdrive em motor BF-161 não vai muito bem, mas discordo. Com o torque desse motor, seria não somente possível trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas sem esgoelar o motor em rotações elevadas, como também seria possível - e é o que eu mais quero - trafegar a 40, 50 ou 60 Km/h, portanto velocidades não tão altas, também a rotações menores do que com os câmbios tanto de 3 quanto de 4 marchas normais. Eu "calculo" grosseiramente que a 2100 rpm (próximo a rotação de torque máximo portanto) seria possível trafegar nessa 4a marcha 0,75:1 a quase 70 Km/h, o que seria excelente tanto em termos de economia quanto se traduziria num ótimo desempenho em termos de velocidade. É claro que eu não imagino que com essa configuração de câmbio seja possível encarar subidas íngremes em 4a marcha... para isto haveria a 3a marcha e as outras mais curtas. Alguém por favor me corrija se eu estiver muito errado - acho que não... isso é uma questão de física. E não precisa trocar o diferencial, não.
Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.

Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?

Julinot
13/02/2008, 22:53
Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.

Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?

Dic3... que bom !
Mais um interessado em overdrives.
Eu não faço idéia de quais engrenagens devem ser usadas para essa possível transformação. tomará que o teu mecânico nos dê uma luz !

wcas
06/05/2008, 08:27
Bom dia amigos, eu troquei minha caixa de direção original pela hidraulica e queria mudar o volante, dei uma olhada no site da garra4x4 e vi 2 modelos shutt, um com 35mm e um com 39mm só que estou na duvida entre os diametros, sera que o de 35 vai ficar muito pequeno ?? Qual que voces tem usado em suas viaturas ??


[]s

coloma
19/05/2008, 10:16
Meu volante é o original de 2 raios.Preciso mudar algo nele pois esta com uma pequena folga.Eu retirei a tampa e vi que existe uma mola e uma porca.Vi no site do donatti vende mas fiquei em duvida o que comprar.Me ajude por favor.

Cellones
31/10/2008, 12:43
Marcelo, sua duvida é uma coisa que martela minha cabeca faz um tempo.

Na proxima ida a um amigo mecanico (e especialista em caixas de cambio ) quero conversar com ele sobre isso. Porem e essa engrenagem "menor" da quarta overdrive aonde comprar, como fazer, qual adaptar?

E aí? alguma novidade sobre a 4ª "overdrive"?

Abraços,
Marcello

Mazaropi-RJ
10/11/2008, 18:21
Alguém saberia dizer se o volante original do CJ 1958 é o de 3 ou 2 raios ? Grato.

Julinot
11/12/2008, 07:39
Sim... com direção original, o melhor é o original.
Mas agora que tenho uma DH... o três raios original de 430mm ficou grande - apesar de ter um estilo incomparável. Acho que vou embarcar de Carrera também - ou talvez um ainda menos mas nem tanto, tipo 340mm, até porque, meu "air bag" tá atrapalhando um pouco.

Abraços a todos...


Não há volante melhor do que o original num CJ - principalmente num 1959 com direção ainda original (e com folga de apenas 1/16) como o meu. O diâmetro ajuda bastante, e tem um estilão insuperável.

Julinot
11/12/2008, 07:42
Cellones... a 4a overdrive morreu.
Agora a melhor opção parece ser o overdrive Saturno.
Pesquise "alongada" e veja que há um tópico bastante explicativo sobre overdrives.

Abraços a todos...


E aí? alguma novidade sobre a 4ª "overdrive"?

Abraços,
Marcello

TANNURI
12/03/2009, 16:12
Julioti

Vc Disse Que Seu Jeep Tem Folga De Direção Bem Baixa. Tenho Um Cj5 1966 Com Caixa Do Santana E A Folga é Enorme. O Que Fazer?

Herculóide
27/01/2010, 12:00
Troquei meu Carrera 380 mm por um original com dois raios.
Achei muito melhor. Com o volante maior a direção ficou bem mais leve.
Além do estilão!!!!!! rsrsrsr

A propósito estou vendendo o Carrera que retirei.
Se alguém se interessar é só se manifestar.
Abração a todos.

Marcelo Godoy
27/01/2010, 14:24
Julioti

Vc Disse Que Seu Jeep Tem Folga De Direção Bem Baixa. Tenho Um Cj5 1966 Com Caixa Do Santana E A Folga é Enorme. O Que Fazer?

Prezado,

Sugiro uma verificação completa no sistema de direção. Utilizo a caixa VW a aproximadamente 10 anos e é extremamente precisa e justa.
Como é de costume: nenhum jipeiro está satisfeito com a sua viatura e sempre acha algo a inventar, devo colocar a DH também do VW o que facilitará a instalação limitando-se somente a adaptação de uma bomba hidráulica.
Abraços,