Ver Versão Completa : Dúvidas sobre qual Vitara comprar
Olá Pessoal,
Sou novo no forum e estou prestes a adquirir meu primeiro 4X4. Sempre gostei muito do Vitara e após pesquisar bastante, decidi que vou comprar um Vitara mesmo (agradeço a todos do forum pelos tópicos criados que me ajudaram muito).
Mesmmo assim restaram algumas dúvidas quanto as diferenças dos modelos que tenho em vista, que são 3:
:arrow: 3 portas 97 Automático 1.6
:arrow: 5 portas 95 Automático 1.6 16v
:arrow: 5 portas 92 Manual 1.6 16v - com injeção eletrônica(este é lindo, parece zero!!!):concordo:
As dúvida são:
- Existem grandes diferenças entre o automático e o manual nas trilhas?
- São comuns os defeitos no cambio automático?
- Caso apresente alguma quebra, consigo encontrar peças para este cambio?
- São muito mais caras que o Manual?
- Na opinião de vocês, vale mais um mais velho em melhor estado ou devemos levar em consideração o ano de fabricação?
Enfim, qual destes 3 modelos seria melhor opção de compra para um iniciante?
Considerem também que sou um universitário, por tanto, o mais econômico é sempre bem vindo!!!:dance::lol:
Espero que possam sanar minhas dúvidas e me ajudar nesta decisão!
Um grande abraço ma todos!
Zé Novais
31/01/2008, 13:39
3 portas 97 Automático 1.6
5 portas 95 Automático 1.6 16v
5 portas 92 Manual 1.6 16v - com injeção eletrônica(este é lindo, parece zero!!!) - pra mim este parece ser a melhor opção levando em conta vc ser universitario, sempre ouvi que o automatico qdo quebra é f$d$ ! ! ! e que ele tb consome mais . . .
As dúvida são:
- Existem grandes diferenças entre o automático e o manual nas trilhas?
- São comuns os defeitos no cambio automático?
- Caso apresente alguma quebra, consigo encontrar peças para este cambio?
- São muito mais caras que o Manual? sim . . .
- Na opinião de vocês, vale mais um mais velho em melhor estado ou devemos levar em consideração o ano de fabricação? eu ficaria com o melhor carro, independente do ano, vc pode achar que esta comprando um mais novo só que vai gastar muito pra deixalo igual ao mais antigo . . .
Enfim, qual destes 3 modelos seria melhor opção de compra para um iniciante? pelo que vc escreveu e pelo fato de ser vc um universitario, veja com bons olhos o 2 portas 92 Manual 1.6 16v, alem dele ter mais espaço . . .
-Se vc quer o mais economico, pega logo o manual... rsrsrs
O Auto bebe mais, é fato.
Mas entre os automáticos, o câmbio do 3D 97 1.6 (se for 8V) é mais facil de encontrar peça do que o câmbio do 5D.... (O cambio do 3D é o mesmo câmbio dos opalas e chevetes automáticos)
-Se teve uma manutenção correta, não é comum defeito no CA.
- Não sei quanto custa arrumar um cambio manual de Vitara, mas acho que quando der algum problema, você vai pagar mais caro no câmbio Automático.
-Acho que o que vai valer mais é o que estiver em melhor estado de mecânica. Afinal, não adianta vc comprar um carro perfeito de lata mas se a mecânica dele estiver ruim...
Quanto as trilhas (não só nas trilhas, mas em qualquer lugar), particularmente acho que o câmbio automático dá de 10 a 0 no câmbio manual. Tem muita gente que acha o mesmo. Uso minha viatura nas trilhas sem problemas nenhum.
abs!
BrunoRJ,
Fim de 2007 sai de um corsa 98 para um vitara 97, vi inúmeros carros e diversas opiniões.
Pelo que coletei de informação, ou pelo menos tentei entender, até pq ainda sou muito novato, vou falar minha opinião.
Meu perfil é muito parecido com o seu: vitara como único carro.
então decide por um 3portas mesmo pq:
1-pra mim espaço nao é crucial, claro que é bom, mas não é questão de desempate, pq 90% do tempo ando sozinho, o outro pouco tempo somente com namorada.
2- os 5P são 16v, já vi mta gente dizer q manutencao é identica ao 8v, outros dizem q tem umas peças mais complicadas, então optei pelo 8v mesmo, logo 3P.
3- em trilhas, pode ser, que o entre-eixos do 5P atrapalhe seu desempenho.
Então botei em mente que era 3P e manual pq:
1- ainda tenho aquele medo do cambio automatico usado, vc não sabe como ele esta até vc abrir.
2- consumo, sei que ia gastar bem mais, mas era o preço do conforto de um automatico.
Eu só olhava carro desse tipo: 3P e manual, as vezes tinha um 5portas que me tentava ou um 3P auto, hehehe, mas sempre eu tentava evitar esses carros, pois eu já tinha meu perfil de carro definido.
Eu tb queria um Metal TOP, mas aqui em fortaleza não encontrei um Metal que me agradace, então fiquei com o Canvas, e estou muito satisfeito.
O segredo é esse: calma, procure bem, cada carro que vc olha, é uma dica aqui e acolá que vc vai pegando e vai facilitando a escolha de um vitara bom.
Boa procura...
Alexandre Souto
31/01/2008, 16:58
Mesmo assim restaram algumas dúvidas quanto as diferenças dos modelos que tenho em vista, que são 3:
3 portas 97 Automático 1.6
5 portas 95 Automático 1.6 16v
5 portas 92 Manual 1.6 16v - com injeção eletrônica(este é lindo, parece zero!!!)
No seu lugar eu optaria pelo 3 portas 97 Automático 1.6... por questao de mecanica e o cambio... essa mec. eh mais resistente que o 16v, tive um 16 v e me deu problema antes e mais constantemente que o 8v, alem de ser mais economico.
O cambio AUTO em trilha eh muito bom, vc tem mais controle e menos desgaste e trancos em peças relacionadas a tracao. Isto eh, eh mais dificil de estragar e ter desgaste rapido, dizem os mecanicos.
Curiosidade, qual o KM destes modelos??
e valor??
Uma coisa, quando minha viatura ainda esva com os pneus originais, ela bebia bem menos, então, se vc vai manter a viatura original, pode ir de AUTO sem dó ;)
Qndo comprei ela, assustei, mas foi porque eu sai de um Golzinho 1.0 Totalflex (que só abastecia no alcool)....Daí realmente a gasolina aumentou no meu orçamento... hj já chutei o balde.... O trem bebe mesmo e eu não posso fazer nada hehehe
Na cidade (pego muuuito trânsito) faz algo em torno de 6,8Km/L
Na estrada faz +ou- 7,5 Km/L
Na trilha faz entre 5,5 a 6 Km/L
LEMBRANDO que a minha viatura esta com pneus 235/75 e calços na susp.
PS- Seu perfil é +ou- o mesmo meu...
No seu lugar eu optaria pelo 3 portas 97 Automático 1.6... por questao de mecanica e o cambio... essa mec. eh mais resistente que o 16v, tive um 16 v e me deu problema antes e mais constantemente que o 8v, alem de ser mais economico.
O cambio AUTO em trilha eh muito bom, vc tem mais controle e menos desgaste e trancos em peças relacionadas a tracao. Isto eh, eh mais dificil de estragar e ter desgaste rapido, dizem os mecanicos.
Curiosidade, qual o KM destes modelos??
e valor??
Ainda nao vi os carros pessoalmente, vou marcar para o proximo final de semana após o carnaval. O único que me informou a km foi o 92 = 96.000
os preços são estes:
92 > R$19.600 - vinho
95 > R$ 17.500 - verde (este é por indicação de um conhecido que ja tem um vitara, recebi as fotos hoje e só gostei mesmo do preço)
97 > R$ 22.500 - Branco (estive verificando, e este tb é 16v)
Achei um 98 (Branco) igual ao 97, porém 8v, esta custado R$23.500. E um 98 (preto), 8v, manual, este esta R$22.500
Estou postando as fotos de todos eles
Pelo que pude entender, a melhor opção seria o 3 portas, tanto manual quanto automático, desde que seja 8v, correto?
Ah, esqueci de dizer que eu estou saindo de um corsa 1.0 com gnv para um 4x4 a gasolina, então acho que o consumo é um fator importante, mas como foi dito, é só o susto, depois a gente se adapta! Eu quero mesmo é a melhor relação custo benefício.
Uma coisa, quando minha viatura ainda esva com os pneus originais, ela bebia bem menos, então, se vc vai manter a viatura original, pode ir de AUTO sem dó ;)
LEMBRANDO que a minha viatura esta com pneus 235/75 e calços na susp.
PS- Seu perfil é +ou- o mesmo meu...
Provavelmente não vou manter os pneus originais, talvez apenas nos primeiros meses, pois vou colocar primeiro os outros acessórios que custam menos, como calços de carroceria, parachoques e estribos e ai sim vou trocar os pneus.
lmazzucatto
31/01/2008, 18:22
Provavelmente não vou manter os pneus originais, talvez apenas nos primeiros meses, pois vou colocar primeiro os outros acessórios que custam menos, como calços de carroceria, parachoques e estribos e ai sim vou trocar os pneus.
Eu estou saindo de 235/75 com calços de 2" para voltar tudo pro original.
Justamente buscando economia de combustivel, aparencia "de fábrica" e gambiarras de suspensão.
O meu é um 97, 3p Automatico.
Abraços
Luis
Provavelmente não vou manter os pneus originais, talvez apenas nos primeiros meses, pois vou colocar primeiro os outros acessórios que custam menos, como calços de carroceria, parachoques e estribos e ai sim vou trocar os pneus.
Não esquece das proteções inferiores: cárter/dif. dianteiro, travessa do câmbio e tanque de combustível!
[]´s
Não esquece das proteções inferiores: cárter/dif. dianteiro, travessa do câmbio e tanque de combustível!
[]´s
Valeu pela dica, vou lembrar disso!
Zé Novais
01/02/2008, 08:55
Ainda nao vi os carros pessoalmente, vou marcar para o proximo final de semana após o carnaval. O único que me informou a km foi o 92 = 96.000
os preços são estes:
92 > R$19.600 - vinho
95 > R$ 17.500 - verde (este é por indicação de um conhecido que ja tem um vitara, recebi as fotos hoje e só gostei mesmo do preço)
97 > R$ 22.500 - Branco (estive verificando, e este tb é 16v)
Achei um 98 (Branco) igual ao 97, porém 8v, esta custado R$23.500. E um 98 (preto), 8v, manual, este esta R$22.500
Estou postando as fotos de todos eles
Pelo que pude entender, a melhor opção seria o 3 portas, tanto manual quanto automático, desde que seja 8v, correto?
Ah, esqueci de dizer que eu estou saindo de um corsa 1.0 com gnv para um 4x4 a gasolina, então acho que o consumo é um fator importante, mas como foi dito, é só o susto, depois a gente se adapta! Eu quero mesmo é a melhor relação custo benefício.
Faaaaaaaaaaaaaaaala Bruno, cara vc ta com uns carros bem bacanas, o vermelho 92 que acho que foi o que vc falou q parece zero, realmente esta lindão, qdo comprei o meu, um 97 3p canvas manual, rodei muito e consegui leva-lo a um bom mecanico, li muito aqui no forum e hj posso falar que comprei bem, outra coisa que reparei em seus escritos é q provavelmente vc ira equipar o carro, realmente eles ficam bonitos, o importante é vc pensar com a razão, na minha opnião equipar pra uso urbano eu acho bobeira, agora se vc vai sair do asfalto por mais facil que possa parecer a trilha ai vale umas melhoras no carro, e vc pode fazer um carro 50/50, ou seja, pra cidade e pra trilha, troquei os de passeio por um 4x4 e pretendo ficar no 4x4 muito tempo . . .
Ainda nao vi os carros pessoalmente, vou marcar para o proximo final de semana após o carnaval. O único que me informou a km foi o 92 = 96.000
Me corrijam se eu estiver errado, mas esse número deve ser em milhas e não Km.....
Se for Km, eu não sei não....96MKm prum veículo de 1992? é muito pouco!...
abs!
Alexandre Souto
01/02/2008, 11:35
eh mesmo.... meu 92 era milhas, como eh o interno dele? tem porta luvas mais alto ou tem um P@P no painel na frente do passageiro??
Pela localizacao da placa eh bem provavel que ele seja em milhas mesmo.... posso estar errado...
Com 96 milhas = 153,6 KM
Eh uma kilometrage alta prus Vitaras, (no meu caso) os dois que eu tive nao passaram de 90milhas sem fazer retifica... de uma olhada mais detalhada no motor, juntas, juncao de distribuidor, pedais gastos, sujeira de oleo e etc... leve num mecanico ou amigo que tenha confiança... eh a melhor opcao pra vc que nao conhece os defeitos (basicos) dos Vitaras.
Bonito por bonito o meu Sidekick LIMITED eh o Vitara mais bonito que jah vi, mas eh ordinario BAGARAI, fiquei com ele um ano e pouco, gastei tipo uns 10k e vendi 1k mias barato dando problema ainda..... fikei desapontado...
[]'s e tenha paciencia ao escolher....
Muito obrigado a todos vocês pelas dicas que me passaram. Com certeza serão muito úteis na escolha do meu Vitara. Se alguém ainda tiver algo a dizer, será muito bem vindo, afinal, informação nunca é demais!
Tenho sim a intensão de fazer trilha com ele. Esta opção de 50/50 é ideal, já que o carro vai ser usado também no dia-a-dia. Gostaria que me dessem algumas dicas de acessorios, quais são indispensáveis, por exemplo.
Não tenho certeza, mas pelo ano do carro e por ser um Sidekick, esta km deve ser milhas sim. Vou ficar de olho nisso. Mas estou decidido a comprar um 3 portas, por ser 8v, acho que vai me atender melhor, pois tem uma manutenção mais simples e é mais econômico, além do visual me agaradar mais.
Zé Novais
01/02/2008, 15:29
Ó eu denovo . . . cara o meu é canvas, no começo fiquei com medo por questões de segurança, mas hj sei que ñ poderia ser melhor, se vctiver oportunidade de experimentar um canvas, ñ deixa passar, ainda estou preparando ele no esquema 50%/50% segue foto . . .
Valeu pela dica Zé Novais!
Se aparecer algum em bom estado, não vou descartar. Mas até agora os que eu vi estavam com uma aparencia de muito usado, ainda não achei nenhum com um visual legal como o seu!
Se alguém ai souber de algum Vitara 3 portas a venda no Rio de Janeiro me avise por favor, ainda estou à procura do "Vitara Perfeito"!
Abraços a todos!
Cara, uma dica, não fique preso somente no Rio não...
procure em outros estados tb.... Mas cuidado, não compre sem ver ;)
Aqui em BH tem um bacana vendendo (E já esta td equipado):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35003
abs!
Zé Novais
01/02/2008, 16:35
Fala Bruno, conversei agora com meu mecanico e ele falou que deve conseguir uns carros pra venda depois do carnaval, foi ele quem avaliou o meu, talvez vc possa ve-los aqui em Niteroi, e deve ter ate um samurai, ja pensou em um samurai??? abç.
Fala Bruno,
Seria legal dar uma olhada em outros modelos tb. Estou na mesma q vc(saindo do 1.0 para um 4x4) porém, minha esposa está gravida e preciso de um pouco de espaço. Olhei alguns "Engesa" com motor AP e vc sabe q VW eh VW (manutenção barata e bom desempenho.
Fala Bruno, conversei agora com meu mecanico e ele falou que deve conseguir uns carros pra venda depois do carnaval, foi ele quem avaliou o meu, talvez vc possa ve-los aqui em Niteroi, e deve ter ate um samurai, ja pensou em um samurai??? abç.
Já pensei no Samurai sim, mas prefiro o Vitara no quesito estética, mas não é uma opção descartada, tudo depende do estado do carro.
Assim que seu mecânico pegar estes carros para venda, faça-me o favor de avisar aqui no fórum para que eu possa vê-los.
Sempre passo por Niterói, pelo menos 2 vezes na semana vou a São Gonçalo. Este é um dos motivos de ter um carro mais ecônomico (se possível).
Fala Bruno,
Seria legal dar uma olhada em outros modelos tb. Estou na mesma q vc(saindo do 1.0 para um 4x4) porém, minha esposa está gravida e preciso de um pouco de espaço. Olhei alguns "Engesa" com motor AP e vc sabe q VW eh VW (manutenção barata e bom desempenho.
Nunca pensei em um Engesa. Vou dar uma olhada no que tem por ai pra ver se gosto.
Mas continuo afirmando a minha preferencia pelo Vitara, questão de gosto!
Cara, uma dica, não fique preso somente no Rio não...
procure em outros estados tb.... Mas cuidado, não compre sem ver ;)
Aqui em BH tem um bacana vendendo (E já esta td equipado):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35003
abs!
Ja vi este carro do maozinha. Adorei, achei muito bonito, é exatamente assim que pretendo deixar o meu.
O único problema é que o valor que ele está pedindo está um pouco acima do que possuo. Mas vou tentar negociar um valor mais próximo do que tenho.
Ainda nao entrei em contato com ele porque estou esperando passar o cranaval para vender o meu carro e ficar com dinheiro vivo na mão para podeer negociar.
O Vitara dele é exatamente o que eu quero. Valeu pela dica!
josuenog
04/02/2008, 09:50
file:///C:/DOCUME%7E1/JOSU%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpgQual eh Bruno!!!
Sou vitareiro ha 6 meses. Saih de um Corsa Sedan MPI 2004 para o Vitara, porque gosto de ir para lugares off road. quando tenho tempo. Nada radical. O Vitara eh muito bom porque serve para a Cidade pois eh confortavel, como para estrada e trilhas. O meu eh automatico e acho muito confortavel não ter que passar a marcha toda hora. Eh bom vc conhecer o que foi feito no carro anteriormente,pois a manutenção nestes carros eh a coisa mais importante. A manutenção dos Suzukis eh muito cara!!. As peças são todas importadas. São encontradas em SP. Comprei o meu 5P 1975 num cara em Teresopolis (por indicação de Suzukeiro), mas me dei mal, porque o dono não fazia manutenção no carro Em resumo. Deixei de comprar um 1997 por 25.000 para comprar um 1995 por 18.500. Levei chumbo grosso. Gastei muita grana nele a ponto de não valer a pena vender. Te aconselho levar ou consultar antes de comprar, um mecanico especializado. Eles são caros, mas são confiaveis. Aqui no RJ tem o Ramiro na Ribeira Ilha Gov. ou o Zezuqui em Campo Grande. Os Suzukeiros conhecem bem estes caras, pois foram mecãnicos da Raion (barra) que jah foi representante Suzuki.
Em resumo. Antes de equipar o carro, pense em comprar um Suzuki (vitara ou Sidekick eh a mesma coisa. Um eh japonês e outro Japonês montado no Canada) bom de mecânica. (o meu eu guardo todos os comprovantes de manutenção que faço). Se vc for no Ramiro pode comentar sobre mim , pois jah deixei muita grana lah com ele. Agora meu Vitara estah muito bom. O meu consumo na cidade deves ser de 8.5 a 9 e na estrada (asfalto) 10 km com litro ,bem marcado.
Espero ter ajudado.
Tel Ramiro 3368 7752 7839 2322
Zezuqui 3292 5104 9009 3768.
Estes caras geralmente indicam alguem que esteja vendendo algum Suzuki . (com boas referencias,pois eles conhecem bem os carros)
Josuenog
Muito obrigado pela dica Josuenog!
Estou procurando bastante para ter certeza de estar fazendo uma compra segura e boa, não tenho pressa. Estou começando a procurar agora, mas só poderei fechar negócio a partir de março, por tanto, tenho tempo para procurar bem até achar o carro ideal!
Tenho um conhecido que tem varios off-roads, inclusive um Vitara e ele ja me falou desta oficina na ilha.
Vou entrar em contato com eles através dos tels que me deu para saber se tem algum Vitara bom à venda.
Márcio Magalhães
04/02/2008, 16:27
Olá,
No que você está vendo que é 92, veja se não é carburado. EU não compraria um que não fosse injetado.
Quem disse que a manutenção é cara, discordo. O 8V não é não! Claro que qualquer carro tem uma peça ou outra que é mais cara que os demais, mas na média não é tão cara assim não.
Quanto aos mecânicos, têm bons para todos os bolsos e gostos!
[]´s,
Flávio Medeiros
10/09/2008, 17:09
Uma coisa, quando minha viatura ainda esva com os pneus originais, ela bebia bem menos, então, se vc vai manter a viatura original, pode ir de AUTO sem dó ;)
Qndo comprei ela, assustei, mas foi porque eu sai de um Golzinho 1.0 Totalflex (que só abastecia no alcool)....Daí realmente a gasolina aumentou no meu orçamento... hj já chutei o balde.... O trem bebe mesmo e eu não posso fazer nada hehehe
Na cidade (pego muuuito trânsito) faz algo em torno de 6,8Km/L
Na estrada faz +ou- 7,5 Km/L
Na trilha faz entre 5,5 a 6 Km/L
LEMBRANDO que a minha viatura esta com pneus 235/75 e calços na susp.
PS- Seu perfil é +ou- o mesmo meu...
A propósito crisb?!
QUando a viatura era original, quanto consumia na cidade e estrada? Sabe dizer?
Valeu:concordo:
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