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Ver Versão Completa : 1ª Quebra :(



emtsuhako
30/01/2008, 21:46
Camaradas, enfim, depois de 3 anos comigo, meu Niva resolveu me deixar na mão... foi mais ou menos no km 130 da Raposo Tavares... quase em Araçoiaba... Aconteceu de forma estranha... Tava eu a 110km/h... De repente o conta-giros passou a se comportar de forma estranha, parecendo um contador Gêiser enlouquecido... oscilava abruptamente entre 3.000 RPM e 4.000RPM... a luz vermelha da bateria (aquela que tem sinal + e -), começou a piscar... Do nada, o conta-giros despencou para ZERO... o motor parou de funcionar... Como não tinha acostamento, parei em cima da sarjeta para não ser abalroado por algum outro veículo... Liguei a luz de alerta e fui lá eu fuçar debaixo do capô... senti um cheiro de borracha queimada e vi que a coifa da ventoinha estava solta e a correia raspou nela... incrível, mas, infelizmente, somente um parafuso prende a coifa ao suporte... apesar da correia estar meio danificada, vi que não corria o risco de arrebentar... verifiquei o restante e não notei qq outro dano... dei partida e percebi que o motor de arranque estava funcionando... abri o distribuidor e o cachimbo não apresentava estar danificado... verifiquei cabos de velas... bateria OK... aparentemente nada queimado, exceto pela correia meio danificada... Ao dar a partida, verifiquei que nenhuma, mas das luzes do painel acendia... como chegou o guincho, larguei mão e pedi para me deixar no auto-elétrico perto de casa... fuça lá, fuça aqui... e o veredicto do eletricista é que o miolo foi pro brejo... Alguém já passou por isso? Pelo que vi, dois fatores contribuiram para causar a pane no meu Niva... primeiro o fato da coifa ter se soltado e prendido um pouco a correia... segundo a quebra do miolo... mas será que a coifa, ao prender a correia, tenha causado mau funcionamento no alternador e isso causou a quebra do miolo? Depois dessa vou deixar de molho no auto-elétrico para uma revisão geral... qdo ligo as lanternas, todos os ponteiros sofrem um ligeiro aumento, marcando um pouco a mais do que deveriam... dizem que é aterramento deficiente de fábrica... Alguém sabe qual a melhor forma de obter um aterramento perfeito?

Girti
30/01/2008, 23:20
Camaradas, enfim, depois de 3 anos comigo, meu Niva resolveu me deixar na mão... foi mais ou menos no km 130 da Raposo Tavares... quase em Araçoiaba... Aconteceu de forma estranha... Tava eu a 110km/h... De repente o conta-giros passou a se comportar de forma estranha, parecendo um contador Gêiser enlouquecido... oscilava abruptamente entre 3.000 RPM e 4.000RPM... a luz vermelha da bateria (aquela que tem sinal + e -), começou a piscar... Do nada, o conta-giros despencou para ZERO... o motor parou de funcionar... Como não tinha acostamento, parei em cima da sarjeta para não ser abalroado por algum outro veículo... Liguei a luz de alerta e fui lá eu fuçar debaixo do capô... senti um cheiro de borracha queimada e vi que a coifa da ventoinha estava solta e a correia raspou nela... incrível, mas, infelizmente, somente um parafuso prende a coifa ao suporte... apesar da correia estar meio danificada, vi que não corria o risco de arrebentar... verifiquei o restante e não notei qq outro dano... dei partida e percebi que o motor de arranque estava funcionando... abri o distribuidor e o cachimbo não apresentava estar danificado... verifiquei cabos de velas... bateria OK... aparentemente nada queimado, exceto pela correia meio danificada... Ao dar a partida, verifiquei que nenhuma, mas das luzes do painel acendia... como chegou o guincho, larguei mão e pedi para me deixar no auto-elétrico perto de casa... fuça lá, fuça aqui... e o veredicto do eletricista é que o miolo foi pro brejo... Alguém já passou por isso? Pelo que vi, dois fatores contribuiram para causar a pane no meu Niva... primeiro o fato da coifa ter se soltado e prendido um pouco a correia... segundo a quebra do miolo... mas será que a coifa, ao prender a correia, tenha causado mau funcionamento no alternador e isso causou a quebra do miolo? Depois dessa vou deixar de molho no auto-elétrico para uma revisão geral... qdo ligo as lanternas, todos os ponteiros sofrem um ligeiro aumento, marcando um pouco a mais do que deveriam... dizem que é aterramento deficiente de fábrica... Alguém sabe qual a melhor forma de obter um aterramento perfeito?

A primeira quebra a gente nunca esquece! :mrgreen:

Que miolo quebrou, o seu, o da chave, o do alternador? :shock:

[ ]s

Leonardo Cunha
30/01/2008, 23:41
Que miolo é esse irmão?! explique melhor

emtsuhako
31/01/2008, 00:42
Gil, meu miolo deixou de funcionar há muito tempo, então não quebra mais... hehehe!!! Falando sério... me referi ao miolo de ignição... giro e não acende nada no painel... giro até o final e faz funcionar o motor de arranque, mas não dá partida... o eletricista testou o motor de arranque e o alternador, mas tudo OK... O que vcs acham? Ele acha que é problema do miolo (não o meu... rsrsrs)... só amanhã terei o parecer definitivo.

Edintruder
31/01/2008, 00:59
Xi.... essa estória de aterramento acaba em desfile no orgulho gay!!!

O regulador de voltagem pode estar apresentando problemas e pode ter dado uma queda na corrente o que faz aumentar a tensão no sistema e começa a aquecer tudo o que os fusíveis suportarem. Como o miolo não recebe fusível, ele está propenso a ser danificado sim, e talvez por sorte ele cortou a corrente geral.

emtsuhako
31/01/2008, 08:42
Edintruder, pode realmente ser o regulador de voltagem... tenho um Totem ligado diretamente nos pólos da bateria e a leitura no visor é entre 12,5V, qdo o russinho está parado, e 15,9V, qdo o motor está ligado e acelerado... me falaram que não deve ultrapassar os 14V. Só fico encucado se realmente está fazendo a leitura que sai do regulador, pois não sei se o regulador está entre o alternador e a bateria ou depois da bateria. Fz mês e meio comprei um regulador novo, mas, por pura preguiça, ainda não troquei... me f. por causa disso... :(

Girti
31/01/2008, 09:07
Gil, meu miolo deixou de funcionar há muito tempo, então não quebra mais... hehehe!!! Falando sério... me referi ao miolo de ignição... giro e não acende nada no painel... giro até o final e faz funcionar o motor de arranque, mas não dá partida... o eletricista testou o motor de arranque e o alternador, mas tudo OK... O que vcs acham? Ele acha que é problema do miolo (não o meu... rsrsrs)... só amanhã terei o parecer definitivo.

Edson, está realmente parecendo que o miolo (o da chave, não o seu! rsrsrs) está com algum problema, pode estar gasto, pode apenas precisar de uma revisão, para durar mais um pouco (mas é bom já ir pensando em substituição).

[ ]s

ANDRÉHUFF
31/01/2008, 09:39
Ola Edson, bem vindo ao mundo dos nivas que não quebram mas sofrem panes ..... hehehehehe ............ na sua narrativa vc citou um sintoma importante e vou dar meu veredito de longe, se seu carro depois de esfriar pegou normalmente, posso dizer que seu problema é bobina, o que me chamou a atenção foi o fato do seu contagiro ter ficado loquinho antes da quebra, mesma coisa que aconteceu comigo em Itanhandu, como o sinal do contagiros vem da bobina quando ela esquenta e entra em curto o contagiros fica doidinho, queimou a iluminação dele tambem, por isso antes de mais nada verifique a bobina, ela pode ter vazado.

André - Nivahuff

Rones Jr
31/01/2008, 10:06
Faz sentido.



Ola Edson, bem vindo ao mundo dos nivas que não quebram mas sofrem panes ..... hehehehehe ............ na sua narrativa vc citou um sintoma importante e vou dar meu veredito de longe, se seu carro depois de esfriar pegou normalmente, posso dizer que seu problema é bobina, o que me chamou a atenção foi o fato do seu contagiro ter ficado loquinho antes da quebra, mesma coisa que aconteceu comigo em Itanhandu, como o sinal do contagiros vem da bobina quando ela esquenta e entra em curto o contagiros fica doidinho, queimou a iluminação dele tambem, por isso antes de mais nada verifique a bobina, ela pode ter vazado.

André - Nivahuff

Edintruder
31/01/2008, 10:40
Uma coisa está levando à outra.
O Totem está lendo a voltagem da rede do veículo, aonde 15V é muito. Com isso irá queimar as lâmpadas muito facilmente, e pode também afetar a bobina. Uma coisa que acaba com a bobina é ligar a ignição e deixar ligado por muito tempo sem o motor funcionar, pois aquece a bobina e estraga o isolamento interno prematuramente.
Na dúvida, pede para o eletricista testar o regulador de voltagem.
Eu trocaria o reulador, a bobina e o miolo de olhos fechados pois são peças que costumam ter uma vida útil limitada.
Olha o contato do chicote que prende por baixo do distribuidor, pois se ele soltar morre tudo.

Rones Jr
31/01/2008, 11:19
Edsom,

tb acho que tá muito alta sua volategem de sistema. Para referência, no meu como alternador original e regulador de Corcel (analógico) ele marca em média 12,8. Em picos de acelaração, por segundos ele chega aos 14,1 - 14,3, mas logo volta para as 12,6 - 12,7 Volts, medidos sempre nos bornes da bateria.

Enfim, pode ser que um único fator tenha desencadeado uma série de problemas, mas ambos com o mesmo DNA!

alexandre roveri
31/01/2008, 13:02
Esse negocio do Niva quebrar sem avisar é chato né :?: Ainda mais assim ....:mrgreen:

emtsuhako
31/01/2008, 13:21
Edson, está realmente parecendo que o miolo (o da chave, não o seu! rsrsrs) está com algum problema, pode estar gasto, pode apenas precisar de uma revisão, para durar mais um pouco (mas é bom já ir pensando em substituição).

[ ]s

Gil, consegui um zero km com o Jossano. Não estou a fim de mandar recondicionar e viver a mesma situação... já pensou se quebra em plena hora do rush???

emtsuhako
31/01/2008, 13:25
Ola Edson, bem vindo ao mundo dos nivas que não quebram mas sofrem panes ..... hehehehehe ............ na sua narrativa vc citou um sintoma importante e vou dar meu veredito de longe, se seu carro depois de esfriar pegou normalmente, posso dizer que seu problema é bobina, o que me chamou a atenção foi o fato do seu contagiro ter ficado loquinho antes da quebra, mesma coisa que aconteceu comigo em Itanhandu, como o sinal do contagiros vem da bobina quando ela esquenta e entra em curto o contagiros fica doidinho, queimou a iluminação dele tambem, por isso antes de mais nada verifique a bobina, ela pode ter vazado.

André - Nivahuff

André, valeu pelo toque! Liguei há pouco na auto-elétrica e ainda estão verificando outras peças do Niva... vou avisar a eles para verificarem a bobina também, mas acho improvável ser a bobina, pois somente uma única vez tive problema de superaquecimento com ela e foi logo que peguei o russinho, faz uns três anos atrás... Sobre vazamento, a bobina solta algum líquido? Tem cor esse líquido?

emtsuhako
31/01/2008, 13:36
Uma coisa está levando à outra.
O Totem está lendo a voltagem da rede do veículo, aonde 15V é muito. Com isso irá queimar as lâmpadas muito facilmente, e pode também afetar a bobina. Uma coisa que acaba com a bobina é ligar a ignição e deixar ligado por muito tempo sem o motor funcionar, pois aquece a bobina e estraga o isolamento interno prematuramente.
Na dúvida, pede para o eletricista testar o regulador de voltagem.
Eu trocaria o reulador, a bobina e o miolo de olhos fechados pois são peças que costumam ter uma vida útil limitada.
Olha o contato do chicote que prende por baixo do distribuidor, pois se ele soltar morre tudo.

Edintruder, as luzes do painel não chegaram a queimar... o eletricista testou os fios do chicote do miolo com uma ponta de teste e todas luzes acenderam. Girando a cheva, nada acende... pelo visto é o miolo mesmo. Vou seguir sua dica e trocar as peças... já tenho o regulador de voltagem... o miolo de ignição e bobina vou comprar no sábado. Só não quero saber o custo disso tudo... arfff!!!

emtsuhako
31/01/2008, 13:37
Edsom,

tb acho que tá muito alta sua volategem de sistema. Para referência, no meu como alternador original e regulador de Corcel (analógico) ele marca em média 12,8. Em picos de acelaração, por segundos ele chega aos 14,1 - 14,3, mas logo volta para as 12,6 - 12,7 Volts, medidos sempre nos bornes da bateria.

Enfim, pode ser que um único fator tenha desencadeado uma série de problemas, mas ambos com o mesmo DNA!

Rones, fora o regulador de voltagem, outra peça poderia causar a sobretensão??? Pergunto isso pq vc mencionou o alternador...

emtsuhako
31/01/2008, 13:44
Esse negocio do Niva quebrar sem avisar é chato né :?: Ainda mais assim ....:mrgreen:

Putz!!! Nem me fala, Roveri. Mas engraçado que, antes de eu pegar a estrada, logo que sai de casa, meu Niva estava tentando dizer que não estava lá grande coisa... morreu três vezes... uma logo que tirei ele da garagem... outra qdo estava parado no semáforo... e, por fim, logo que cai na estrada... achei que fosse motor frio, pois liguei e já fui saindo, sem esquentar antes, como seria de bom costume. Logo na estrada, na ida, ele parecia estar meio amarrado, relutando em ir mais rápido, mas passou um tempinho, voltou ao normal... e só foi morrer na volta... Bom, na verdade, na segunda um dos faróis estava queimado... como estava chovendo esses dias, não tive o bom senso de verificar se era fusível, já que não adianta ver se a lâmpada estava queimada, pois é selead-bean (é assim que se escreve?)... talvez seja mesmo o regulador de voltagem causando sobretensão no sistema...

Rones Jr
31/01/2008, 14:29
Não sei dizer. Mencionei o alternador apenas para que cv tenha a referência exata, pois não sei de os alternadores adaptados (Tempra, Escort, etc) trabalham de forma diversa...



Rones, fora o regulador de voltagem, outra peça poderia causar a sobretensão??? Pergunto isso pq vc mencionou o alternador...

Girti
31/01/2008, 16:00
Putz!!! Nem me fala, Roveri. Mas engraçado que, antes de eu pegar a estrada, logo que sai de casa, meu Niva estava tentando dizer que não estava lá grande coisa... morreu três vezes... uma logo que tirei ele da garagem... outra qdo estava parado no semáforo... e, por fim, logo que cai na estrada... achei que fosse motor frio, pois liguei e já fui saindo, sem esquentar antes, como seria de bom costume. Logo na estrada, na ida, ele parecia estar meio amarrado, relutando em ir mais rápido, mas passou um tempinho, voltou ao normal... e só foi morrer na volta... Bom, na verdade, na segunda um dos faróis estava queimado... como estava chovendo esses dias, não tive o bom senso de verificar se era fusível, já que não adianta ver se a lâmpada estava queimada, pois é selead-bean (é assim que se escreve?)... talvez seja mesmo o regulador de voltagem causando sobretensão no sistema...

Edson,

Assim como nos demais carros carburados, deve-se observar o seguinte procedimento, nas partidas com o motor frio:

puxar o afogador até o final;
dar a partida SEM pisar no acelerador;
o motor deve pegar na primeira ou segunda tentativa (tentativas curtas, para não judiar da bateria!!!);
logo que o motor ficar "redondo" e começar a subir de giro, empurrar o afogador lentamente para dentro, de modo a não deixar o motor morrer, nem deixá-lo excessivamente acelerado;
sair com o carro ainda com o afogador um pouco puxado, de modo a não precisar queimar embreagem nem ficar bombeando o acelerador;
após rodar por alguns minutos, empurrar o afogador para dentro (se o tempo estiver frio, fazer isto mais tarde, pois o motor levará mais tempo para atingir a temperatura correta de funcionamento).

[ ]s

P.S.: a grafia é sealed beam (=raio/feixe de luz selado) :)

GARCIA/SP
31/01/2008, 16:55
Edson,

Assim como nos demais carros carburados, deve-se observar o seguinte procedimento, nas partidas com o motor frio:

puxar o afogador até o final;
dar a partida SEM pisar no acelerador;
o motor deve pegar na primeira ou segunda tentativa (tentativas curtas, para não judiar da bateria!!!);
logo que o motor ficar "redondo" e começar a subir de giro, empurrar o afogador lentamente para dentro, de modo a não deixar o motor morrer, nem deixá-lo excessivamente acelerado;
sair com o carro ainda com o afogador um pouco puxado, de modo a não precisar queimar embreagem nem ficar bombeando o acelerador;
após rodar por alguns minutos, empurrar o afogador para dentro (se o tempo estiver frio, fazer isto mais tarde, pois o motor levará mais tempo para atingir a temperatura correta de funcionamento).

[ ]s

P.S.: a grafia é sealed beam (=raio/feixe de luz selado) :)

Conheço um Niva que pega só de triscar na chave...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ps.: Esse horário que marca aqui no fórum é maluco...agora são 17:00h!!!...e tá marcando 18:55h???

Girti
31/01/2008, 22:18
Conheço um Niva que pega só de triscar na chave...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ps.: Esse horário que marca aqui no fórum é maluco...agora são 17:00h!!!...e tá marcando 18:55h???

Este Niva é a exceção que justifica a regra! :D :D :D

Já reparei que o relógio do forum não bate bem!

Renato, afinal de contas você está ou não vendendo a sua jóia? :shock: :mrgreen:

[ ]s

GARCIA/SP
31/01/2008, 22:52
Este Niva é a exceção que justifica a regra! :D :D :D

Já reparei que o relógio do forum não bate bem!

Renato, afinal de contas você está ou não vendendo a sua jóia? :shock: :mrgreen:

[ ]s

Não, não estou:discordo:...refuguei de novo...:mrgreen:...
Tem muito Niva à venda...muita oferta...pouca demanda...elementar, meu caro administrador de empresas...:-D

Abs

emtsuhako
31/01/2008, 22:59
Edson,

Assim como nos demais carros carburados, deve-se observar o seguinte procedimento, nas partidas com o motor frio:

puxar o afogador até o final;
dar a partida SEM pisar no acelerador;
o motor deve pegar na primeira ou segunda tentativa (tentativas curtas, para não judiar da bateria!!!);
logo que o motor ficar "redondo" e começar a subir de giro, empurrar o afogador lentamente para dentro, de modo a não deixar o motor morrer, nem deixá-lo excessivamente acelerado;
sair com o carro ainda com o afogador um pouco puxado, de modo a não precisar queimar embreagem nem ficar bombeando o acelerador;
após rodar por alguns minutos, empurrar o afogador para dentro (se o tempo estiver frio, fazer isto mais tarde, pois o motor levará mais tempo para atingir a temperatura correta de funcionamento).

[ ]s

P.S.: a grafia é sealed beam (=raio/feixe de luz selado) :)

Gil,

geralmente meu russinho pega de primeira. No mais, faço exatamente como vc. São raras as vezes em que não pega na primeira vez... a segunda tentativa somente qdo o motor está quente... tipo, paro o carro e qdo volto, se o motor ainda estiver, algumas vezes não pega na primeira... faço isso sem pisar no acelerador, que é o correto, senão afoga e não pega mesmo...

emtsuhako
31/01/2008, 23:00
Conheço um Niva que pega só de triscar na chave...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ps.: Esse horário que marca aqui no fórum é maluco...agora são 17:00h!!!...e tá marcando 18:55h???

Ué?!?!?! Não sabia que vc conhecia o meu Niva??? Hehehe!!!

emtsuhako
31/01/2008, 23:12
Não, não estou:discordo:...refuguei de novo...:mrgreen:...
Tem muito Niva à venda...muita oferta...pouca demanda...elementar, meu caro administrador de empresas...:-D

Abs

Falando nisso, tinha uma mulher que ia pegar meu Niva... mas eu falei que ia tirar as rodas Mangels e os pneus BFGoodRich e colocar as originais com pneus Michelin meia vida... PX, CD/MP3 Player e Totem também eu ia tirar... no fim ela queria pagar só 10.000 e não os 13.500 que eu pedi... achei pouco... não rolou negócio. E no final eu também não quero vender mais... vou ficar com ele, vender meu Corsa, juntar um dinheiro e ver se consigo um Niva 0 km, desde que diesel... Penei para reformar meu russinho... depenei uns 3 ou 4 Laikas de ferro-velho aqui de minha terrinha para aproveitar as peças no meu Niva... importei algumas outras pelo eBay e pela LadaParts... fui umas 5 vezes na Sarancar, umas 3 vezes na Apoio 4x4 para comprar peças... só falta serviço de funilaria e pintura para deixar zero bala... enfim, JURO que não vendo mais ele, mesmo que seja para pegar outro melhor! Se só foi quebrar depois de 3 anos comigo, duvido que algum outro consiga essa façanha...