PDA

Ver Versão Completa : Cx de transferencia do samurai feixe



alex_floripa
16/06/2004, 12:46
Procuro uma caixa de transferencia do samurai até 95, se vc tiver uma sobrando podemos negociar. Só aceito caixa em bom estado.
Se estiver com kit de redução melhor.

Alex
alex.rosa@previdencia.gov.br

equipeminas4x4
16/06/2004, 13:12
Alex,

Vendi uma para o Athos de Bauneário Camboriú, semana passada por R$1400,00
Não vai achar por menos que isso. Estou adaptando no meu carro a T-case do Willys.

[]´s

alex_floripa
16/06/2004, 13:35
Marcel,

Qual a adaptação necessaria para coloca a cx de transferencia do wyllis?
Seria possivel eu adaptar no meu samurai, com motor e caixa de cambio originais e rodas 31?
Alex

Eduardo Chaves
16/06/2004, 16:18
Marcel,

Qual a vantagem da T-Case Willys x T-Case Suzuki ?

[]'s curiosos...

16/06/2004, 16:57
Eu acho que a unica vantagem é em relação ao preço da manutenção.

A caixa do Samuca é bem robusta e bem projetada, permitindo ser instalada em praticamente qualquer cambio de carro com tração traseira, ja que sua conexão com a caixa de marchas se da atraves de um pequeno cardan. Alem da opção de reduzir direto na caixa de transferencia...

E é dificil ouvir relatos sobre a caixa de transf. do Samurai quebrar, mesmo em usos pesados como pra rodar bolotas 35" do Bill (e agora 38.5") e muitos outros Samurais abusados por ai...

alex_floripa
17/06/2004, 08:12
Osvaldo,

Vou ter que discordar. Minha T-case não quebrou mas criou uma folga na corrente, que quando arranco com força, escapam os dentes da corrente nas engrenagens. E olha que eu estou com motor e caixa originais e nem faço tanta loucura com o meu Samuca. E essa corrente custa R$$$$$$1420, 00 sob encomenda na conce$$$ionaria.
Agora se vc esta falando da T-case do samuca feixe, acho ate que pode ser.

Abraços
Alex
Samurai 97
Pensando em contruir uma T-case +reduzida

billj
17/06/2004, 08:30
Marcel,

Qual a vantagem da T-Case Willys x T-Case Suzuki ?

[]'s curiosos...


Nenhuma......

No caso do Samuca helicoidal, o negócio é de trocar a t-case para uma do Samuca feixe e pronto.......

De meter a caixa do Willys é loucura. Vai ter que fazer um monte de gambi para ficar com uma caixa pesada e velha com menos redução que poderia ter com a caixa do Samuca e o kit do X.

Se é para inventar, use pelo menos uma caixa decente, tipo Atlass II......

Abraços,

alex_floripa
17/06/2004, 11:07
Bill,

Estou pensando seriamente em contruir (eu não o mecânico) uma T-case para o samuca. Já queria contruir uma mais reduzida para os pneus 31 que uso.
O meu mecânico é uns do que mais entende do assunto por aqui, mas não é um expert (a cidade é pequena).
To pensando em contruir uma caixa de transferencia que tenha peças de reposição de facil acesso.
Vc tem alguma idéia do que posso fazer/usar? Aonde consigo informações? Só não queria usar peças importadas.
Alex

equipeminas4x4
17/06/2004, 11:41
A vantagem que eu vejo na T-case do Willys, além do preço, é claro, é que ela é mais robusta. Assim como toda adaptação, tem um monte de coisa pra fazer e acertar. Por enquanto não aconselho pra ninguém, pois ainda não testei. Se ficar bom, aí sim colocarei oe meus pontos de vista. Outra coisa muito importante, meu carro é específico pra trilha e competições. É pra tomar pancada mesmo, só estou trocando a T-case pois a original não aguentou o AP, mais os 33, mais os diferenciais de Rural. Como não uso as reduções que o Bill tem no carro dele, e também não tenho ($) bloqueio, o conjunto sofre um esforço bem maior.

[]´s.... preparando a adaptação, sem gambiarras, mas com um monte de soluções técnicas alternativas.

billj
18/06/2004, 09:30
A vantagem que eu vejo na T-case do Willys, além do preço, é claro, é que ela é mais robusta. Assim como toda adaptação, tem um monte de coisa pra fazer e acertar. Por enquanto não aconselho pra ninguém, pois ainda não testei. Se ficar bom, aí sim colocarei oe meus pontos de vista. Outra coisa muito importante, meu carro é específico pra trilha e competições. É pra tomar pancada mesmo, só estou trocando a T-case pois a original não aguentou o AP, mais os 33, mais os diferenciais de Rural. Como não uso as reduções que o Bill tem no carro dele, e também não tenho ($) bloqueio, o conjunto sofre um esforço bem maior.

[]´s.... preparando a adaptação, sem gambiarras, mas com um monte de soluções técnicas alternativas.


Se a caixa do Willys é mais robusta é discutível. São raros os caso de explosão da caixa do Samurai, arrisco dizer que são mais raros que as baixas de caixa do Jeep. Mas tudo depende muito no resto do trem e aí concordo contigo. Você conseguiria aliviar em muito as forças na t-case distribuindo a carga nos demais componentes.

Qual é a relação de diferencial que use?!? Como o seu jipe é apenas para trilha, sugiro que você estude a instalação de uns conjuntos de 5,88. Se as suas relações foram de 4,88 para baixo, tenho certeza absoluta que alguém trocaria com você numa boa. O Rural4x4 tem dois destes conjuntos 5,88 inclusive........

Abraços,

billj
18/06/2004, 09:38
Bill,

Estou pensando seriamente em contruir (eu não o mecânico) uma T-case para o samuca. Já queria contruir uma mais reduzida para os pneus 31 que uso.
O meu mecânico é uns do que mais entende do assunto por aqui, mas não é um expert (a cidade é pequena).
To pensando em contruir uma caixa de transferencia que tenha peças de reposição de facil acesso.
Vc tem alguma idéia do que posso fazer/usar? Aonde consigo informações? Só não queria usar peças importadas.
Alex


Você está perguntando do que fazer e ainda acha que tem condições para enfrentar uma coisa dessa?!?

Vai fazer seu próprio motor também?!? Seria mais simples que fazer a t-case.........

Boa sorte........... :roll:

alex_floripa
18/06/2004, 10:55
Bill,

Como eu coloquei na msg, não sou eu quem vai construir a cx e sim o meu mecanico que tem mais de 20 anos de experiencia no assunto.
Só gostaria de entender um pouco mais sobre construção de t-case (relações, reduções, engrenagens, etc), mesmo sem sua ajuda. Obrigado.

billj
18/06/2004, 11:31
Bill,

Como eu coloquei na msg, não sou eu quem vai construir a cx e sim o meu mecanico que tem mais de 20 anos de experiencia no assunto.
Só gostaria de entender um pouco mais sobre construção de t-case (relações, reduções, engrenagens, etc), mesmo sem sua ajuda. Obrigado.


Primeiro, como faltou umas vírgulas no seu texto, realmente não ficou claro quem iria fazer esta t-case.

Segundo, o seu mecânico nestes 20 anos tem experiência em projeto de máquinas industriais, especificamente em caixas de engrenagens?!? Ele manja CAD ou pelo menos a prancheta?!? Ele entende dinâmica e termodinâmica de macanismos?!? Ele tem acesso e sabe usar uma fresa de 3 eixos com cabeça divisor?!? Sem querer sub-estimar a capabilidade do seu mecânico, mas se ele souber de tudo isso, então é ele mesmo que está se sub-estimando, trabalhando de "mecânico"...... :wink:

Terceiro, se é que quer saber mais sobre a construção de t-cases, "Google is your friend".

Quarto, de nada........... :wink:

Abraços,

Dennis Figueiredo
18/06/2004, 15:35
Você conseguiria aliviar em muito as forças na t-case distribuindo a carga nos demais componentes.

Qual é a relação de diferencial que use?!? Como o seu jipe é apenas para trilha, sugiro que você estude a instalação de uns conjuntos de 5,88. Se as suas relações foram de 4,88 para baixo, tenho certeza absoluta que alguém trocaria com você numa boa. O Rural4x4 tem dois destes conjuntos 5,88 inclusive........

Abraços,


Sei que aqui não é o lugar certo mas vou aproveitar o gancho.... diferenciais curtos poupam t-case?

billj
18/06/2004, 16:02
........

,


Sei que aqui não é o lugar certo mas vou aproveitar o gancho.... diferenciais curtos poupam t-case?[/quote]


Sim. E muito............

Abraços,

Dennis Figueiredo
18/06/2004, 16:06
bem por isso.... depois que coloquei 47/12 quebrei 3 vezes... antes com os 44/9 nunca aconteceu nada.

Valeu Bill...

equipeminas4x4
21/06/2004, 10:55
Fala Bill,

O problema que tive com a T-case, foi que com a força do cardan, a carcaça de alumínio não resistiu e quebrou próximo à fixação. Estou usando a relação 43:8, não quero a 53:9 pois como pretendo correr os Raids aqui de BH com ele, acho que não ficaria bom. Consegui um par de 53:9 pelo mesmo preço que o Rural4x4 tá pedindo.

[]´s

Bomba
21/06/2004, 15:23
Segundo, o seu mecânico nestes 20 anos tem experiência em projeto de máquinas industriais, especificamente em caixas de engrenagens?!? Ele manja CAD ou pelo menos a prancheta?!? Ele entende dinâmica e termodinâmica de macanismos?!? Ele tem acesso e sabe usar uma fresa de 3 eixos com cabeça divisor?!? Sem querer sub-estimar a capabilidade do seu mecânico, mas se ele souber de tudo isso, então é ele mesmo que está se sub-estimando, trabalhando de "mecânico"...... :wink:

Só pra sacanear um pouquinho mais o Alex... vale lembrar que, além de tudo isso, o item "termodinâmica" exige um bom conhecimento de mecânica dos fluidos, SÓ pra projetar a forma do invólucro da t-case pra dimensionar os fluxos de óleo dentro dela... :wink:
Claro que você pode deixar tudo isso de lado e simplesmente botar a mão na massa. Só não dá pra garantir que vai funcionar e por quanto tempo... :twisted:
[]s,

alex_floripa
21/07/2004, 12:05
Ainda estou procurando uma caixa de transferencia de Samurai <96 (com engrenagens) em bom estado.
Tenho uma do meu samurai 97 inteira e rodando, dou na troca e ainda pago uma diferença.

Alex
(53) 99830606

alex_floripa
03/08/2004, 08:02
Ainda estou procurando uma caixa de transferencia de samurai <=95. Pago 1500 reais a vista!

Alex F. Rosa
(53) 99830606

Dalger
09/08/2004, 01:09
Alex,

Certamente, a construção de uma T-case ou caixa de redução/transferencia não é uma tarefa simples. Eu recomendaria que vc tentasse comprar um conjunto completo para instalar em seu samuka. Seria a troca do motor, cambio e t-case de uma só vez. E um investimento maior, mas certamente menos complicado e com menor sofrimento. Lembre-se que ao tentar criar um produto, vc pagará pelos erros de construção ou concepção do produto. Isso, muitas vezes, fica mais caro que a adaptação de um conjunto novo. Além disso, vc precisaria recalcular as engrenagens, para chegar a uma relação correta e também de temperar as peças para que não ocorra desgaste. De uma pesquisada na net antes desta empreitada. Vc pode encontrar soluções mais simples, mas nem sempre mais baratas.

Vc tem que levar em consideração que o conjunto do samuka foi feito para rodar com pneus pequenos(originais), e ao submete-lo a esforços maiores (pneus 31") vc esta sobrecarregando todo o sistema.
Aqui em Goiania estão sendo feitas diversas adaptações. Tem um sistema onde a caixa de redução do willis é instalada com um cardam que liga o cambio a t-case, identico a do samuka. Mas não acho que vale a pena, pois a t-case do willis tem uma concepção muito antiga.

De todo modo, boa sorte.

PS.: Caso vc precise, tenho os manuais do Samuka Feixe com ilustrações da T-case.

Beto
09/08/2004, 09:18
Vc. pode falar mais sobre essa adaptação da t-case do willys. Vc. tem fotos?

Dalger
09/08/2004, 20:14
Seguem as fotos para que possam apreciar a capacidade criativa do centro do pais, afinal, quem não tem cão caça com willis.

billj
10/08/2004, 09:41
Dalger,

Fique atento à duas coisas........

1) Uma conexão feita com uma única creuzeta tem que ser perfeitamente reta. Qualquer ângulo e ela vai vibrar MUITO.

2) O Cardan traseiro parece de ser muito curto........

Abraços,

alex_floripa
10/08/2004, 12:35
Dalger,

Blz! Até que enfim um comentário positivo neste tópico. Até agora só tinha nego pra apontar defeitos. Tem gente que acha que sabe tudo mas não ajuda em nada.

Ainda não me decidi quanto a adaptação da caixa no samurai. Já até tenho uma caixa de willys aqui para adaptar, mas antes estou tentando achar uma do samurai antigo. Na caixa do willys pensei em trocar a engrenagem de entrada por uma menor e a relação ficaria +- no que eu desejava.
Já pensei em trocar o conjunto todo também(motor+caixas), mas o que vc sugere? De qual veículo?

Valeu
Alex

billj
10/08/2004, 13:17
Dalger,

Blz! Até que enfim um comentário positivo neste tópico. Até agora só tinha nego pra apontar defeitos. Tem gente que acha que sabe tudo mas não ajuda em nada.


Valeu
Alex

......... e até agora ainda tem uma cabeça de bagre que não consegue entender que os apontamentos dos nego são de fato as melhores dicas que poderia ter recebido......... :roll:


O Dalger sem dúvida está tentando lhe ajudar. Mas se prestasse um pouco de atenção, veria que ele também está viajando no maionese.......



Tem um sistema onde a caixa de redução do willis é instalada com um cardam que liga o cambio a t-case, identico a do samuka.

e depois vem a foto mostrando a caixa do Willys acoplado ao câmbio com uma única cruzeta. Caso não sabe, o Samurai tem duas cruzetas neste local........ :roll:

=============

Se liga mano, debaixo dessas palavras duras e francas estão "escondidas" as informações que tanto procura. Cabe a você limpar as lâgrimas do rosto e ser maduro suficiente de aguentar porrada quando fala em fazer besteira......... :wink:

15/08/2004, 22:47
Nao sei se é o que vc ta procurando , mas no site da camper tem o anuncio abaixo:

Vende-se DO Suzuki Samurai 95: (1) Motor 1.3L c/ pequenas avarias, não está travado R$ 500,00; (2) Transmissão R$ 900,00; (3) 4 Pneus Michelan ATX praticamente novos (205x70) R$ 150,00/cada. =>Anunciado em 15/06/2004
Mauro Giroldo - mgiroldo@ford.com - Telefones: (71) 649-3453 / 649-3493

alex_floripa
19/08/2004, 13:44
Valeu Carlos,

Ele só tava vendendo o motor e cambio, a caixa de transferencia ainda esta usando, mesmo assim obrigado.
Alex

NERI MATOS
18/09/2004, 10:20
ALO AMIGO, SE AINDA PRECISAR DA CAIXA DO SAMURAI MANDE EMAIL NERI_V8@HOTMAIL E VOU CONSEGUIR PARA VC POIS EU MORO NA FRONTEIRA E TEM MUITOS DESTES CARROS RODANDO POR AQUI SE POSSIVEL MANDE FOTOS DA CAIXA OU MAIS DETALHES TBM OK? BOA SORTE EU TENHO DUAS REDUZIDAS, EU SEI Q UMA É DE NIVA MAS A OUTRA ...

Dalger
20/09/2004, 21:00
Alex,
De certa maneira o Bill tem razao, quanto ao portugues utilizado. Nossa lingua é muito complexa e precisamos apurar melhor nossos comentarios.

Com relação ao funcionamento da adaptação ele esta enganado, visto que temos alguns veiculos funcionando perfeitamento. E claro que isto se deve a competencia de alguns mecanicos, que tomam os cuidados devidos durante a adaptação.

Com relação ao conjunto, não quebraria muito a cabeça. Tente comprar um conjunto completo. Temos vários veículos 4X4 que podem ser usados como referencia. Sei que em SP tem muitos conjuntos de Troller para vender, basta procurar. Veja com um amigo que mora lá que ele acha um para vc.

Se vc quiser, por aqui também temos muitas opções, mas acho que fica meio longe.

Fica aqui um ultimo comentário:
"Por mais experiencia que qualquer um de nos tenha, sempre é bom ouvir os outros, afinal, ninguem sabe tudo ..."

billj
21/09/2004, 15:19
apurar melhor nossos comentarios.

Com relação ao funcionamento da adaptação ele esta enganado, visto que temos alguns veiculos funcionando perfeitamento. E claro que isto se deve a competencia de alguns mecanicos, que tomam os cuidados devidos durante a adaptação.




Onde falei uma vez sequer que a sua adaptação não funcionaria??........ :roll:

Abraços,

Dalger
22/09/2004, 10:32
Caro Bill

So quis esclarecer que o mecamismo funciona perfeitamente.

Como disse antes, me expressei mal ao dizer que era identico, deveria ter dito similar.
Bentido portugues.

NERI MATOS
07/10/2004, 23:48
JA COMPROU A T CASE DO TEU SAMUCA, ME DIS SE POR ACASO ELA VEM COM FREIO ACOPLADO? POIS EU TENHO UMA E CREIO Q É DO SAMURAI OK? :lol:

alex_floripa
13/10/2004, 08:53
Neri,

A T-case do samurai não vem com freio acoplado!
Comprei uma t-case semana passada, deve chegar amanhã.
Obrigado pela tentativa. De qualquer forma vai ai uma foto da caixa de transferencia do samurai para vc conhecer.
Obrigado

Outras fotos no link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2431&start=0

alex_floripa
14/10/2004, 08:19
Finalmente, consegui a t-case do samurai feixe.
Obrigado a todos que me auxiliaram nesta ardua tarefa.

NERI MATOS
28/11/2004, 11:59
POSSO CONSEGUIR ESTA T CASE DO SAMUCA, 700R$, TENHO NA MÃO A T-CASE DO NIVA 600R$ POSSO ENVIAR FOTOS, MANDE EMAIL PARA NERI_V8@HOTMAIL.COM :P

Dalger
29/11/2004, 10:36
POSSO CONSEGUIR ESTA T CASE DO SAMUCA, 700R$, TENHO NA MÃO A T-CASE DO NIVA 600R$ POSSO ENVIAR FOTOS, MANDE EMAIL PARA NERI_V8@HOTMAIL.COM :P

Vc não teria a coroa e o piao do Vitara 94???

NERI MATOS
29/11/2004, 14:36
POR FAVOR ME PASSE A RELAÇÃO DESTE CASAL, COROA E PINHÃO E VEREI SE TEM POR AQUI :lol:

Dalger
13/12/2004, 23:51
Desculpe Neri, mas encontrei a coroa e o piao com o Edvaldo da Suzucar.
Agora estou procurando um bloqueio de deslizamento para um prototipo que fiz sobre a mecanica do vitara 94.
Vc teria algo por ai ???
O bloqueio do samurai 97 de deslizamento serve no diferencial traseiro do Vitara 94????

Billj, e aquele que vc me mandou a foto. Ta lembrado???

NERI MATOS
14/12/2004, 14:01
:lol: VEREI ESTE DETALHE E SE TIVER NOVAS TE AVISO OK? SORTE AMIGO:lol:

billj
14/12/2004, 14:08
O bloqueio do Samurai não serve no Vitara..........

NERI MATOS
15/12/2004, 08:44
AMIGO ESTOU POR COMPRAR UMA CAIXA DE SAMURAI COMPLETA, SE POR ACASO AINDA ESTEJA PRECISANDO. TBM TENHO A REDUÇÃO E CAMBIO DO WILLYS COMPLETA :lol: