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Ver Versão Completa : Dicas motorzinho eletrico de transferecia 4x4 Ranger



alexpioli
30/01/2008, 13:33
Dicas motorzinho 4x4 ranger
Atenção amigos criei esse post com interesse de dar algumas dicas a vcs, caso queram revisar o motor de acionamento do 4x4, são estas:
a. Cuidado com Chicote do motor elétrico do 4x4.
b. Atenção para o “tipo” de lubrificação das engrenagens.

Os procedimentos abaixo foram feitos por mim, não é nenhum dado técnico alem da minha própria experiência. Não faça no seu carro se vc não tem o conhecimento suficiente. Se um profissional fizer o serviço oriente-o quanto os itens A e B acima, que vc vai ser feliz.


1. Muito cuidado com o chicote elétrico que o faz funcionar, mantenha-o bem preso de forma que ele não fique roçando em alguma outra parte do carro.

Qd comprei minha ranger, o 4x4 não engatava, então reparei q esse chicote estava com dois fios parcialmente descascados, provavelmente por atrito com alguma parte do veículo. Isso gerou um curto circuito e simplesmente derreteu um conector de uma das centrais que tem no painel (caixinha preta dentro do painel, ao lado cd player).

Felizmente um eletricista resolveu com uma solda. (OBS: Fiquei de olho nos procedimentos o tempo todo sem constrange-lo é claro).

2. Se for preciso desmontar o motorzinho, muito cuidado e calma. Solte os quatro parafusos chave 10 que o prende à caixa de trasferencia. Assim que remove-lo vc vera três parafusos tipo torks (com a cabeça em forma de uma estrela) esse parafusos retiram uma peça na forma de um disco de cor cinza e dá acesso às engrenagens.

Antes de retirar o disco marque com um lápis ou alguma outra coisa, o ponto em que ele se encontra, (como se fosse um distribuidor) pois ali existe uma regulagem e é melhor manter a original.
Não tente abrir esse disco, pois certamente vc vai quebrar; Dentro dele tem uma espécie de pista e alguns contatos, que servem para informar a posição em que se encontra tração.
Nas engrenagens verifique se estão devidamente lubrificadas:
Atenção: Acredito que seja necessário uma lubrificação especial ali, pois coloquei uma graxa comum, e ela deteriorou a buchinha de plástico que existe lá.
Conclusão: Não houve torneiro q conseguisse refazer a peça perfeitamente, acabei comprando outro motor de segunda mão.
Após essa experiência passei a lubrificar as engrenagens com vaselina (eu usei a de farmácia mesmo) não sei se vai lubrificar 100%, mas com ctz não vai agredir a bucha.
Cuidado também com uma peça de plástico branca e um oring preto bem fino. Eles ficam presos na engrenagem maior, na parte que vai encaixar no eixo da caixa de trasnferencia. Não danifique ou perca-os
3. Se for realmente preciso chegar ao induzido do motor retire os três parafusos de chave phlips. Cuidado com molinhas das escovas que podem pular e perder. Ao fechar vá com calma pois vai dar um certo trabalho pois vai ter q travar as escovas para depois encaixar o induzido no lugar.
Para travar as escovas, e só puxar o fiozinho dela para trás e encaixar em uma cavidade próxima, aproxime o induzido mantendo apenas uma pequena abertura para q vc possa soltar o fio da escova através de alguma ferramenta fina, ai então ouvirá o clik dela encostando no induzido. Feche e aparafuse.

4. Na hora de colocar o sistema no lugar, provavelmente vc verá que o motor não vai mais entrar pois a posição das engrenagens mudou então observe que o eixo da caixa de transferência é em forma de um triangulo então com alguma ferramenta que não o danifique, gire-o ate uma posição que encaixe. Obs: Se ficar duro para um lado gire para outro, não quebre!

É conveniente colocar um pouco de silicone “alta temperatura” nas superfícies que se encontram (Caixa de trasferencia do carro e o motorzinho).

5. Monte tudo observando o primeiro item e teste o funcionamento.

Espero ter sido útil

Grande abraço.

shimomoto
30/01/2008, 21:28
Dicas motorzinho 4x4 ranger
Atenção amigos criei esse post com interesse de dar algumas dicas a vcs, caso queram revisar o motor de acionamento do 4x4, são estas:
a. Cuidado com Chicote do motor elétrico do 4x4.
b. Atenção para o “tipo” de lubrificação das engrenagens.
(...)
Qd comprei minha ranger, o 4x4 não engatava, então reparei q esse chicote estava com dois fios parcialmente descascados, provavelmente por atrito com alguma parte do veículo. Isso gerou um curto circuito e simplesmente derreteu um conector de uma das centrais que tem no painel (caixinha preta dentro do painel, ao lado cd player).
(...)
Grande abraço.


Alex...com a minha aconteceu isso com 3 mil km....

A Ford arrumou ela bonitinho...e ainda me devolveu lavada!!!

Boas dicas!!!

Abraços

Edintruder
31/01/2008, 00:49
Alex, pelo visto temos mais um professor pardal aqui! já desmontei muita coisa na minha Ranger, porém esse motorzinho na minha é só alegria!
Tenho uma lista de serviços que farei em breve:
- Troca dos rolamentos e retentor do alternador;
- Limpeza e troca de óleo do sistema da DH;
- Troca das ponteiras axiais de direção;
- Limpeza e reengraxamento das homocinéticas e tulipas da transmissão dianteira;
- Reengraxamento dos rolamentos dianteiros;
- Troca do rolamento do eixo da ventuinha.

alexpioli
31/01/2008, 10:32
Alex...com a minha aconteceu isso com 3 mil km....

A Ford arrumou ela bonitinho...e ainda me devolveu lavada!!!

Boas dicas!!!

Abraços
Eu acho esse motorzinho uma "Frescura" da Ford e outras montadoras. Um carro para esses fins não precisa desses mimos. Quem dera tivesse a boa e velha alavanca.

Abraços

alexpioli
31/01/2008, 10:34
Alex, pelo visto temos mais um professor pardal aqui! já desmontei muita coisa na minha Ranger, porém esse motorzinho na minha é só alegria!
Tenho uma lista de serviços que farei em breve:
- Troca dos rolamentos e retentor do alternador;
- Limpeza e troca de óleo do sistema da DH;
- Troca das ponteiras axiais de direção;
- Limpeza e reengraxamento das homocinéticas e tulipas da transmissão dianteira;
- Reengraxamento dos rolamentos dianteiros;
- Troca do rolamento do eixo da ventuinha.
É Ed, temos q nos virar pois se ficarmos nas mãos dos "profissionais" já viu né. Bom saber que tem mais professores pardais por aqui, so assim não faltarão dicas.

Grande abraço

shimomoto
31/01/2008, 15:52
Eu acho esse motorzinho uma "Frescura" da Ford e outras montadoras. Um carro para esses fins não precisa desses mimos. Quem dera tivesse a boa e velha alavanca.

Abraços

Você sabe, Alex, no caso é mais estético o botaozinho...Eu honestamente prefiro botão...acho feio a alavanca...Depois deste "enrosco" o sistema nunca mais me deu qualquer dor de cabeça!

É uma faca de dois gumes: A Ranger tem acionamento elétrico mas não tem roda livre. A Hilux tem acionamento manual da CT mas tem roda livre elétrica...acaba saindo a mesma coisa.

O mais inteligente (na minha opinião) é o sistema de roda livre da F-250: A vácuo, mas com a opção de se travar manualmente.

Um grande Abraço

RCarlosf
31/01/2008, 21:08
Gostei da dica !!! obrigado, vou anotar mais essa.

shimomoto
31/01/2008, 23:00
O Alex;

O que você usou/usa para proteger os fios do motor da CT, bem como o motor da CT???

Abraços

alexpioli
01/02/2008, 10:41
O Alex;

O que você usou/usa para proteger os fios do motor da CT, bem como o motor da CT???

Abraços
Shimomoto

A fiação ja tem uma proteção própria, o importante é deixar ela bem fixa no proprio suporte que tem perto dela. Tem alguns mecanicos relachados que podem deixar ela solta, o que pode gerar atrito com outras partes do carro desgastando a proteção e o os fios, o que pode produzir um curto circuito como aconteceu com a minha.

É so vc dar uma olhadinha pra ver se os fios estão todos bem presos, (so não vai mecher se tiver td em ordem ok?)

Já o motor em si não uso nenhuma proteção extra, apenas um silicone de alta temperatura entre o motor e a CT (Visto que o meu teve q ser aberto).

Se a ford fez a manutenção no seu, eu acredito q esteja ok, além disso se vc mecher pode perder a garantia se tiver.

Um grande abraço

Alex

Edintruder
01/02/2008, 12:42
Em relação aos fios, na minha tive que refazer esse chicote todo depois que o meu cachorro comeu os fios... Usei uma fita de pvc para prender e proteger os fios e prendi junto ao chassis com uma abraçadeira de nylon.

Eduardo Eustaquio
01/02/2008, 15:28
Parabéns por todas as dicas dos companheiros. Estou repassando-as não so ao meu irmão que é proprietário de uma Ranger, mas também ao meu cumpadre e mais alguns amigos proprietários de Ranger.

edpadilha
03/02/2008, 21:28
Aos Rangeiros de plantao, o melhor site que ja encontrei ate hoje sobre dicas para Ranger é dos ermanos! hehehe... , mas ha dicas para TUDO!!!
http://www.clubranger4x4.com.ar/

Edintruder
04/02/2008, 15:06
Aos Rangeiros de plantao, o melhor site que ja encontrei ate hoje sobre dicas para Ranger é dos ermanos! hehehe... , mas ha dicas para TUDO!!!
http://www.clubranger4x4.com.ar/

Na verdade esse site há 4 anos atrás era mais completo. Quando eles mudaram o formato muitos arquivos se perderam pois passaram a não abrir e foram removidos do site.
O forte nesse site é o fórum dos Argentinos e o álbum de fotos.

Sabe no que dá uma cruza de um nordestino e um Argentino em Sp???
... um porteiro que se acha dono do condomínio!!! Ahahaah! Desculpem os nordestinos, nada pessoal, porém não aguentei.