PDA

Ver Versão Completa : Em busca de estabilidade - peso extra na caçamba



Markito Amato
16/05/2003, 11:56
Salve, pessoal, tudo bem?!

Minha invenção já está quase pronta! Arranjei um tanque melhor, feito em plástico ABS, e maior (de caminhão Volkswagen) para ser colocado na caçamba da minha Ranger. Agora, estou fazendo um "berço" para a criança repousar quieta lá trás. Ah, falta ainda arranjar umas espumas de células abertas para colocar dentro do tanque. Assim, eu evito o movimento da água! :shock: :idea: :twisted:
Ha, ha, ha

Em breve, colocarei algumas fotos para ilustrar melhor. 8)

A grande vantagem desse sistema é que a minha coluna não vai sair perdendo cada vez que eu precisar retirar o tanque da caçamba. Afinal, basta abrir uma torneirinha embaixo para esvaziá-lo. Aí ele fica levinho que só! :D


Abraços,

du
25/06/2003, 10:12
Markito,

Se colocar espuma, não vai demorar muito para esvaziar o tanque ?

Não teria que usar algum material que não absorvesse água ?

Onde vai fixar o tanque ? Não tem como fixar em baixo da caçamba ? Não precisaria retirar nunca e ainda baixaria o centro de gravidade.

Abraços Du.

Markito Amato
26/06/2003, 21:38
Fala, Du, tudo bem?!

A idéia inicial era colocar o tanque de lastro embaixo da caçamba, no lugar do estepe. Isso, no entanto, acabou se revelando pouco prático, pois teria que deixar o estepe dentro da caçamba, o que me complicaria na hora de levar alguma carga (por vezes, eu utilizo a picape para trabalho). :wink:

Diante disso, acabei decidindo por manter o estepe em seu lugar original e deixar o tanque de lastro em cima. Para tanto, construí um pequeno berço, que fixei, por meio de rebites pop-nut (com rosca interna) e parafusos M-8, no chão da própria caçamba. Assim, quando preciso de espaço, esvazio o tanque, retiro ele e desaparafuso o berço. Para você ter uma idéia de tempo, não gasto mais do que 15 minutos para fazer toda essa operação. E isso com a espuma dentro do tanque! Ou seja, ficou ótimo! :D

Quanto ao centro de gravidade, como a picape foi projetada para levar bastante carga, não acredito que o tanque de lastro influencie tanto assim. Na verdade, já peguei estrada com ele e a estabilidade melhorou muito. Antes, eu descia a Serra de Petrópolis com a traseira da picape quicando um bocado, o que me preocupava bastante nas curvas. Agora desço tranquilo e com segurança. 8) :wink:

A propósito, se eu rodasse com a picape no dia-a-dia, com certeza, não deixaria o tanque de lastro nela. Afinal, com o trânsito daqui, o peso extra não faria a menor diferença! :roll: :wink:

Abraços

du
30/06/2003, 15:38
Markito,

Me acorreu um pensamento aqui.

Se estiver com o tanque completamente cheio, não tem necesidade da espuma, certo ?

Teria alguma situação que usaria o tanque pela metade ?

Abraços Du.

Markito Amato
30/06/2003, 16:52
Salve, Du! Tudo certo?!

Sua colocação procede, ou seja, com o tanque cheio não há a necessidade da espuma. Porém, confesso, o difícil é me lembrar de mantê-lo sempre com água até a boca. :shock: :D :D

Brincadeiras à parte, em algumas situaçãoes eu precisarei rodar com o tanque pela metade. Isso porque, sua outra função é fornecer água para um bom banho durante um acampamento, por exemplo.
Ou seja, ele serve como uma reserva estratégica em lugares onde água é um bem escasso ou, então, onde não haja banheiros para uma boa ducha. :wink:

Um abraço,

monge
24/08/2003, 11:02
Fala Gente... :D

Já ouvi dizer que a Ranger tem um problema sério de sair de traseira. :D

Há muito tempo atrás eu li numa revista que um cara de uma F-1000 havia retirando a tampa da caçamba e colocado uma redinha.

Isso para que o ar que entrasse na caçamba não tivesse resistencia da tampa ao sair, levantando assim a caçamba, com a rede o ar passa e joga a caçamba pra baixo, estabilizando melhor.

Talvez para a ranger ajude também. :wink:

[]'s

Eugênio

walter.andreis
24/08/2003, 15:29
Monge / ALL,
Isto procede..
Basta olhar as Pick-Ups do Rally dos Sertões...
Todas utilizam a dita redinha ao invés da tampa...
[]'s

elmestizo
25/08/2003, 09:50
OPs...

isso funciona em estradas... mas na trilha.. só se vc ligar um super-ventilador pra fazer a traseira "sentar", sacou :lol: :lol: :lol:


[]s
Luiz Marcelo
"EL Mestizo"



Fala Gente... :D

Já ouvi dizer que a Ranger tem um problema sério de sair de traseira. :D

Há muito tempo atrás eu li numa revista que um cara de uma F-1000 havia retirando a tampa da caçamba e colocado uma redinha.

Isso para que o ar que entrasse na caçamba não tivesse resistencia da tampa ao sair, levantando assim a caçamba, com a rede o ar passa e joga a caçamba pra baixo, estabilizando melhor.

Talvez para a ranger ajude também. :wink:

[]'s

Eugênio

du
26/09/2003, 10:00
Makito,

Como ficou o invento ? Uma amigo acabou de comprar uma Hilux, vai usar apenas em asfalto, mas estávamos pensando se melhoraria o conforto. Melhorou ? Ficou mais confortável ?

Conseguiu as fotos ?

O tal tanque, é para quantos litros ?

Abraços Du.

Markito Amato
07/10/2003, 09:03
Fala, Du, tudo legal?!

Rapaz, às vezes acontece uma coisa engraçada. Eu deixei ativa aquela notificação de reposta para o tópico, porém, é a terceira ou quarta vez que não recebo nada. Ou seja, demorei para escrever sua resposta porque nem sabia que você tinha colocado uma pergunta!!! :shock: :D

Eu já testei o tanque (200 litros) e o resultado foi o esperado; um conforto que só! :D

Entretanto, tenho que acertar alguns detalhes. Por exemplo, como eu ainda não coloquei a espuma dentro do tanque, e sempre vaza um pouquinho de água pelo local onde ficava o sensor da bóia, temo que, com o tempo, haja um movimento indesejado do líquido. Para resolver isso, terei que fazer uma tampa que vede bem. :(

Por outro lado, ao invés da espuma, estou pensando em utilizar garrafas plásticas (pet) de 2 litros. Para tanto, bastaria cortar o fundo delas e socá-las para dentro do tanque. Imagino que, se elas ficarem bem apertadas, não haverá movimento, pois elas funcionarão como células. Bom, é uma idéia, né?! :shock: :D

A parte chata é que eu ainda não tenho uma máquina digital, senão, já teria uma bordoada de fotos! Mas, pode deixar, assim que fizer uma eu coloco aqui! :D

Grande abraço,

du
07/10/2003, 09:24
Beleza Markito,

Boa idéia, além de resolver o problema da água, está ajudando a natureza.

Abraços Du.

Primor
17/12/2011, 15:58
Eu ainda sou adepto da boa e velha câmara de pneu de caminhão cheia de areia molhada.

Costalonga
17/12/2011, 16:25
Estabilidade e carro alto não funciona.
Já repararam que até na formula truck os cavalos são baixos, pregados no chão?

Carro que use feixe de mola nunca será estável como outro com mola, isso é fato.
A Strada não tem estabilidade nenhuma, agora você pega uma Saveiro, uma Montana, as coisas mudam, são carros mais confiáveis.
Mas isso não quer dizer que por isso vai ter um monte de Strada tombada, ao contrário, o cara que compra uma Strada, uma Pick-Up o cara já sabe que tem que ter cuidado com ela, não tem jeito.
O jeito é o sujeito colocar na cabeça que aquilo não é pra correr, se correr na reta.

Eu tive uma L200 e não tive problemas com ela, andei muito com ela, mas eu sabia que tinha lugares que eu via o povo passando por mim e eu não podia fazer nada, porque era correr e encher grota.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Francescolli
17/12/2011, 16:27
Eu ainda sou adepto da boa e velha câmara de pneu de caminhão cheia de areia molhada.

Esse sitema uso na milona e funciona mto bem levando em conta q tein adaptado a 3 mola da mercedes 608 junto no feixe da f-1000 a qual vazia fica um pula pula de loko !!! uso cerca de 200kg . oq ajuda mto a milona vai lizinha tanto no asfalto como nas estrada de terra

quando vou caregar peso pego tiro e jogo nun canto da garagem !! praticamente bem mais simples ! só q pra tirar tira sosinho !! mas pra botar da um pouko de trabalho !!!

pilotothiago
17/12/2011, 20:25
Amigo conseguiu colocar em pratica o invento ?? Estou precisando de algum tipo de peso para colocar na Brutona...

marcelinoDF
18/12/2011, 10:02
Thiago,
veja no link abaixo a discussão... vai te ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/97714-contra-peso-nas-camionetas-utilizadas-como-passeio-5.html
ab,