Conectar

Ver Versão Completa : Regulagem de válvulas da Ranger 2.8

rogeriomasih
30/01/2008, 09:50
Estava olhando o manual do motor 3.0, publicado por um colega em outro tópico, e constatei que o mesmo não necessita de serviços de regulagem de válvulas, pois utiliza tuchos hidráulicos.

A questão é que tenho uma 2.8 (135 mil km) e dois mecânicos já recomendaram o referido serviço. Neste contexto, pergunto:

1. Na 2.8 este serviço precisa ser realizado? com qual km?
2. Quais os possíveis ganhos/benefícios ou, por outro lado, prejuízo em não realizar o serviço?
3. Na cidade de vc's, qual o custo médio deste serviço?

Abraços e, mais uma vez, obrigado pela ajuda.

ojaneri
30/01/2008, 10:55
Rogerio,

1) Sim, a 2.8 precisa de regulagem a cada 40.000km.
2) Valvulas reguladas melhoram o rendimento e o consumo, e deixa o motor mais `silencioso`.
3) Em Fortaleza, eu faço numa mecanica Diesel que esqueci o nome, mas é bem conhecida, ali na Av. Imperador, um quarteirão acima da Duque de Caxias (Vindo do Centro pro Bairro pela Duque de Caxias, vira a direita na Av. Imperador). Me cobram R$ 40,00 pelo serviço (mais a junta, se esta estiver ruim, melhor trocar logo) e deixo o carro de manha e pego a tarde.

rogeriomasih
30/01/2008, 11:23
Me pediram R$100,00 para fazer o serviço e, segundo o dono da oficina, tinha deixar de noite - para poder esfriar - e ir buscar no outro dia.

Obrigado pelas dicas.

Elmer_Jeep
30/01/2008, 12:14
Me pediram R$100,00 para fazer o serviço e, segundo o dono da oficina, tinha deixar de noite - para poder esfriar - e ir buscar no outro dia.

Obrigado pelas dicas.

Regulagem à frio é a mais confiável.

Veja também se não está na hora de trocar a correia cincronizadora, aqui tem algumas dicas, inclusive manuais pro 2.8 Correia dentada / válvulas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32875)

[]'s

Edintruder
30/01/2008, 13:37
Eu faço em casa mesmo!
A concessionária cobrou por duas horas de serviço, R$100,00, sendo que o serviço não leva 40 minutos...
Comprei as lâminas e faço a regulagem. Usa a medida 0,20mm.
O motor com o tempo sofre desgastes nos êmbolos do comando de válvulas, nas capas de haste das válvulas e balancins, fora que com a variação constante de temperaturas entre aquecer e esfriar, as peças podem sofrer algumas micro alterações de tamanho, dessa forma pode gerar uma folga nas válvulas que gera um ruído de castanholas.
A correção dessas folgas tendem a corrigir a abertira das válvulas para valores próximos ao original melhorando o rendimento e o torque do motor.

Como se faz o serviço:

1°- com o motor frio, tira a válvula PCV (separador de óleo e ar);
2°- tira a tampa das válvulas;
3°- afrouxa todas as porcas dos balancins com uma chave 13mm;
4°- com a 5° marcha engatada e freio solto empurra até mexer as válvulas de um mesmo cilindro, tipo, entre fechar uma e abrir a outra de um mesmo cilindro, então está na posição correta de regular as válvulas do cilindro oposto na seguinte ordem (rotação do 4° cil regula o 1°, rotação do 3° regula o 2°, depois a ordem inversa);
5°- coloca a lâmina de medida 0,20mm entre a capa da válvula e o balancim e aperta o parafuso centra com uma chave de fenda de forma que a lâmina fique firme porém que possa ser retirada e colocada novamente entre o balancim e a válvula;
6°- ao achar a folga correta aperta a porca de 13mm relativo ao parafuso do balancim segurando o parafuso central com uma chave de fenda. Após o aperto confere com a lâmina novamente;
7°- repete o procedimento nas outras 7 válvulas;
8°- revisa o aperto de todos os parafusos que foram mexidos;
9°- limpa a borracha de vedação da tampa de válvulas e o cabeçote;
10°- instala a tampa e a válvula novamente e fecha o capô.

Leva cerca de 40~50 minutos de serviço e poupa-se cerca de R$100,00.

alexpioli
30/01/2008, 14:46
Eu faço em casa mesmo!
A concessionária cobrou por duas horas de serviço, R$100,00, sendo que o serviço não leva 40 minutos...
O motor com o tempo sofre desgastes nos êmbolos do comando de válvulas, nas capas de haste das válvulas e balancins, fora que com a variação constante de temperaturas entre aquecer e esfriar, as peças podem sofrer algumas micro alterações de tamanho, dessa forma pode gerar uma folga nas válvulas que gera um ruído de castanholas.
A correção dessas folgas tendem a corrigir a abertira das válvulas para valores próximos ao original melhorando o rendimento e o torque do motor.

Como se faz o serviço:

4°- com a 5° marcha engatada e freio solto empurra até mexer as válvulas de um mesmo cilindro, tipo, entre fechar uma e abrir a outra de um mesmo cilindro, então está na posição correta de regular as válvulas do cilindro oposto na seguinte ordem (rotação do 4° cil regula o 1°, rotação do 3° regula o 2°, depois a ordem inversa);
5°- coloca a lâmina de medida 0,20mm entre a capa da válvula e o balancim e aperta o parafuso centra com uma chave de fenda de forma que a lâmina fique firme porém que possa ser retirada e colocada novamente entre o balancim e a válvula;
6°- ao achar a folga correta aperta a porca de 13mm relativo ao parafuso do balancim segurando o parafuso central com uma chave de fenda. Após o aperto confere com a lâmina novamente;

Boa! ED, vou dar uma olha na minha tb.

leobnaval
30/01/2008, 21:09
quanto custa um calibre de lâminas ou só as de 0,15 ; 0,20 e 0,25mm?

Abraços

shimomoto
30/01/2008, 21:49
Dá uma olhada...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31496

Abraços

rogeriomasih
30/01/2008, 23:13
quanto custa um calibre de lâminas ou só as de 0,15 ; 0,20 e 0,25mm?
Abraços

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67405709-calibre-de-folga-cocaco-em-jogo-20-lminas-_JM

PREÇO: R$ 29,00

Calibre de Folga Cocaco em Jogo

20 Lâminas

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=67405709_3581.jpg&v=P
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=67405709_2652.jpg&v=P

Este Calibrador é Utilizado na Fabricação e Manutenção de Equipamentos:

>> Aviação

>> Gabaritos

>> Dispositivos

>> Automotivos

>> Trabalho de Calibração

Aplicações:
Ajustes de Tuchos, Velas, Pontos do Distribuidor, Verificação de Folgas em Rolamentos e Engrenagens, Ajuste de Pistões, Anéis e Pinos, Calibração de Canais Estreitos etc.

Qualidade:

>> Lâmina Aferida Individualmente

>> Trava e Capa Protetora Cromada

>> Jogo de Lâminas Montadas em Leque

>> Gravação em Baixo Relevo 0,40 a 1,00

Dados Técnicos:
>> Fabricante: Cocaco
>> Origem: Alemanha
>> Quantidade de Lâminas: 20
>> Largura da Lâmina: 12,7 mm
>> Comprimento da Lâmina: 95mm
>> Material de Fabricação: Aço Temperado
>> Medidas das Lâminas: 0,05 - 0,10 - 0,15 - 0,20 - 0,25 - 0,30 - 0,35 - 0,40
0,45 - 0,50 - 0,55 - 0,60 - 0,65 - 0,70 - 0,75 - 0,80 - 0,85 - 0,90 - 0,95 - 1,00

Edintruder
31/01/2008, 00:51
Exatamente igual à minha. Porém comprei por 40 reais.

leobnaval
01/02/2008, 20:47
valeu rogeriomasih, acho que tá na hora de eu comprar um calibre.

Abraços

Savitu
07/08/2008, 20:52
Muito boas as dicas heim galera, a minha já regulei algumas vezes e deu pra sentir a diferença que deu no desempenho no logo na saída.

Sempre fiz em mecânico e nunca em casa, sempre gastei entre R$80,00 a R$120,00 porém to pensando em fazer em casa mesmo.

Queria saber se não existe um risco muito grande de eu quebrar os reguladores de válvulas quanto for apertar os mesmo? não entendi muito bem também o esquema de saber qual em que regular por vez....

valeu!

EDEM2008
08/08/2008, 12:47
Boa tarde pessoal.
Estava fora um tempo, cuidando da saúde, já estou na área.
Pessoal a "vermelhinha" como minha caçula chama, está com um barulho estranho, parecendo motor de barco, um tal "poc, poc". Passando em frente uma concessionária ford, resolvi pedir a opinião de um chefe de oficina, e oque ele explicou é que o tal barulho era falta de regulagem das válvulas, pois as mesma estariam dando passagem de retorno para admissão. Uma observação, ouve-se esse barulho nitidamente na caixa de filtro de ar, aí pergunto, procede essa informação?
Valeu amigos!

Edintruder
08/08/2008, 14:01
Savitu, a regulagem de válvulas é um serviço muito simples de ser feito, aonde deve-se ter muita atenção no que está sendo feito para que o serviço fique a capricho.
Como os parafusos são todos em aço, é mais fácil quebrar a chave ou arredondar uma porca do que quebrar os parafusos. Também não precisa tirar água do metal.

Edem, pode ser sim, porém só se as válvulas estiverem muito estranguladas, e nesse caso pode bater contra o pistão. Barulho no filtro de ar é normal pois motor diesel não tem borboleta, então se escuta muito ruído, fora isso, o HSD é bem, barulhento mesmo.
Manda regular as válvulas para tirar a dúvida e ver como fica. Aliás, se as valvulas estiverem muito desreguladas, com a transmissão que usas na Explorer não iria andar direito nem com a BI escancarada no limite.

Miguels
01/09/2008, 21:22
No serviço de revisão pedi a regulagem das válvulas (R$ 80 no Rio). Estavam com folgas de 0,55-0,60 mm ! Mandei regular para 0,25...

rogeriomasih
01/09/2008, 23:38
Qual a recomendação do fabricante para essa folga?

Miguels
01/09/2008, 23:44
O manual recomenda 0,20 mm, mas com uma folga um pouquinho maior, 0,25 no caso, o motor trabalhará menos comprimido.

rogeriomasih
02/09/2008, 00:03
Quando regulei a minha, fez uma diferença enorme. O motor ficou bem mais solto.

Edintruder
02/09/2008, 15:08
Eu já regulei com 0,30, porém ficou muito barulhento, então reduzi para 0,25, porém na próxima regulagem deixarei com 0,20 para reduzir o nível de ruído do motor.

TylerNTL
02/09/2008, 20:48
Boa tarde pessoal.
Estava fora um tempo, cuidando da saúde, já estou na área.
Pessoal a "vermelhinha" como minha caçula chama, está com um barulho estranho, parecendo motor de barco, um tal "poc, poc". Passando em frente uma concessionária ford, resolvi pedir a opinião de um chefe de oficina, e oque ele explicou é que o tal barulho era falta de regulagem das válvulas, pois as mesma estariam dando passagem de retorno para admissão. Uma observação, ouve-se esse barulho nitidamente na caixa de filtro de ar, aí pergunto, procede essa informação?
Valeu amigos!

Também já fiquei com um barulho de motor de barco. Era uma capa de válvula quebrada. Gastei uns R$ 80,00 e voltou a ser um motor de caminhonete.

Foxtrot
19/03/2010, 20:40
Mais uma para a conta... após uma viagem tranquila de 800 km com a minha ranger logo depois de ter trocado os selos do bloco e cabeçote, hoje ao sair de casa não andei 200 metros e logo na segunda marcha o motor perdeu força e começou uma batida muito forte. Encostei e ao levar para oficina não deu outra: válvula. O pistão bateu que chegou a quebrar a valvula na parte rosqueada. A troca foi rápida e foi feita uma regulagem nas válvulas mas o que preocupa é se essa batida não prejudicou o pistão.

O mecâncico disse que não e a ranger está rodando normalmente. Mas semana que vem vou fazer outra viagem de uns 600 km e estou com medo de ficar no caminho novamente, dessa vez por causa do pistão.

O que vcs acham?

Edintruder
19/03/2010, 20:56
Não te preocupa, esse motor pode trancar os pistões contra as válvulas que nem marcam os pistões. Se arrebentar a correia dentada, no mínimo são balancins quebrados, varetas tortas e com muito azar, alguma válvula danificada, No geral é arrumar essas peças e montar uma correia nova. Não precisa nem tirar o cabeçote fora na maioria das vezes.

Foxtrot
19/03/2010, 21:16
Não te preocupa, esse motor pode trancar os pistões contra as válvulas que nem marcam os pistões. Se arrebentar a correia dentada, no mínimo são balancins quebrados, varetas tortas e com muito azar, alguma válvula danificada, No geral é arrumar essas peças e montar uma correia nova. Não precisa nem tirar o cabeçote fora na maioria das vezes.

Show de bola Edin!!:concordo:

Abs!!

TylerNTL
19/03/2010, 22:42
Eu faço em casa mesmo!

Como se faz o serviço:

Edin,

Bem que vc podia fazer um how-to com algumas fotos na próxima regulagem...

Com esse seu relato + meia dúzia de fotos eu me atreveria a fazer uma regulagem dessas.

LeoLeone
20/03/2010, 07:01
Edin,

Bem que vc podia fazer um how-to com algumas fotos na próxima regulagem...

Com esse seu relato + meia dúzia de fotos eu me atreveria a fazer uma regulagem dessas.

Ola Thelmo
Baixa o manual de manutenção direto no sitio da MWM International, que nele ensina direitinn, e com fotos.

Boa sorte

TylerNTL
20/03/2010, 07:59
A explicação do manual da MWM é fraca e a foto não acrescenta nada, só dá para ver que ele está mexendo na parte de cima do motor.

Com os passos descritos pelo Edin e 6 dúzia de fotos eu me atrevo a fazer, com o manual da MWM eu morro nos R$ 50...

PS: Impressão minha ou o último passo deveria iniciar com 4.?

Elmer_Jeep
20/03/2010, 09:34
Mais uma para a conta... após uma viagem tranquila de 800 km com a minha ranger logo depois de ter trocado os selos do bloco e cabeçote, hoje ao sair de casa não andei 200 metros e logo na segunda marcha o motor perdeu força e começou uma batida muito forte. Encostei e ao levar para oficina não deu outra: válvula. O pistão bateu que chegou a quebrar a valvula na parte rosqueada. A troca foi rápida e foi feita uma regulagem nas válvulas mas o que preocupa é se essa batida não prejudicou o pistão.

O mecâncico disse que não e a ranger está rodando normalmente. Mas semana que vem vou fazer outra viagem de uns 600 km e estou com medo de ficar no caminho novamente, dessa vez por causa do pistão.

O que vcs acham?

Só não entendi a história de válvula rosqueada... :rolleyes:

LeoLeone
20/03/2010, 10:15
A explicação do manual da MWM é fraca e a foto não acrescenta nada, só dá para ver que ele está mexendo na parte de cima do motor.

Com os passos descritos pelo Edin e 6 dúzia de fotos eu me atrevo a fazer, com o manual da MWM eu morro nos R$ 50...

PS: Impressão minha ou o último passo deveria iniciar com 4.?

Não telmo, balanceia as valvulas do cilindro 4 para regular o cilindro 1. Gire o eixo do virabrequin até vc ver que no cilindro 4 está fechando a de descarga e abrindo, imediatamente, a de admissão. Nesse ponto está na hora de regular as duas valvulas de pistão 1.

Acho que se vc fizer vai achar muito facil.

leobnaval
21/03/2010, 00:11
Só não entendi a história de válvula rosqueada... :rolleyes:
X2, quero ver quem vai explicar aonde fica esta rosca na válvula :putz: hehehe.

Abraço

TylerNTL
21/03/2010, 09:10
Quais as ferramentas necessárias para fazer a regulagem da válvulas?
A régua pode ser substituída por qualquer coisa com com 0,2mm?
Existe junta na tampa de vávulas? De que tipo?

O que pode dar errado!!?
Se ao invés de regular eu desregular as válvulas?

Edintruder
21/03/2010, 10:23
Na parte rosqueada eu entendi como balancim. Eu quebrei um da minha Ranger também...

Thelmo, felizmente não poderei fazer o how to pois não tenho mais a Ranger... Ando de MWM X-10.

Bem a régua pode ser substituída sim, mas é interessante comprar a régua calibrada. Na tampa de válvulas tem uma junta de borracha que é encaixada numa ranhura na própria tampa. Mesmo com essa junta, eu sempre passei um pouco de cola 3M com o dedo na borracha pra fazer uma vedação melhor. Não precisa apertar demais a tampa, pois é alumínio e pode quebrar.

Se desregular, o barulho e fumaça vai aumentar e o desempenho diminuir. Mas é algo muito simples. Não te preocupa que é muito fácil e divertido! rsrsrsr

LeoLeone
21/03/2010, 10:35
Quais as ferramentas necessárias para fazer a regulagem da válvulas?
A régua pode ser substituída por qualquer coisa com com 0,2mm?
Existe junta na tampa de vávulas? De que tipo?

O que pode dar errado!!?
Se ao invés de regular eu desregular as válvulas?

Veja bem Thelmo
E necessário chave de boca pra tirar a tampa de válvulas, uma chave de fenda e chave, se não me engano 13mm de boca, e jogo de laminas de calibragem. Essas laminas são flexiveis e facilitam muito o serviço, acho dificil fazer sem elas.
- Retire a tampa, que sai junto com a junta. Essa junta é de borracha, se não estiver muito ressecada, dá pra recolocar a mesma. Se vazar óleo depois é muito pouco e vc subastitui.
- A sua frente vão estar oito balancins, que mais parecem gangorras . Essas gangorras que abrem e fecham as valvulas. olhando vc vai ver como elas funcionam.
- gire o eixo virabrequin, empurrando o carro engrenado ou girando pela polia com uma chave 27 de encaixe, até que as duas gangorrinhas mais próximas do parabrisas iniciem o movimento de abertura e fechamento das valvulas. Irá abrir primeiro a de descarga e depois a de admissão. quando acabar de fechar a de descarga, imediatamente iniciará a abertura da admissão, nesse ponto está no balanço do cilindro 4 e pronto para regular as valvulas do cilindro 1.
- O cilindro 1 é o mais próximo do radiador. Na extremidade esquerda da primeira gangorra tem um parafuso de fenda com uma contra porca. Na extremidade direita a gangorra toca indiretamente a cabeça da valvula e nesse ponto a folga entre a extremidade da gangorra e a valvula deve ser de 0,20mm, passe a lamina e veja a medida (por isso tb a necessidade do jogo de laminas), se estiver folgado, afrouxe a contra porca e ajuste o parafuso de fenda até ficar passando a lamina 0,20mm justinho. Aperte a contra porca e confira novamente. A primeira valvula está assim regulada.
Passe então para a segunda valvula do cilindro 1 da mesma forma (admissão e descarga). Está assim reguladas as valvulas do cilindro 1.
- Gire meia volta no eixo virabrequim e vc vai ver que o mesmo movimento das gangorras do cilindro 4 no procedimento acima irá ocorrer no cilindro 2, nesse ponto está na hora de regular a folga das valvulas do cilindro 3. Repita os procedimentos acima e pronto.
- Gire mais meia volta no eixo virabrequin, irá então se movimentar as gangorras do cilindro 1, hora de regular o cilindro 4.
- Mais meia volta no eixo, movimento no 3, regular o 2.
Eu costumo conferir tudo novamente. Não é necessário apertar demais as contra porcas pois elas podem espanar.
- Recoloque a tampa das valvulas sem apertar muito.
- Bate na chave, e é só alegria....hehehe
Muito boa sorte
Na certeza do seu sucesso

Foxtrot
21/03/2010, 12:06
Ok.... desculpem a falha. A quebra foi no balancim.

FLÁVIO FAF
21/03/2010, 18:28
mudando levemente o foco do topico , a ranger 3.0 tem tuchos hidraulicos e não necessita de regulagem de valvulas, e as outras a nova frontier , hilux srv nova e a triton tambem não necessitam de regulagem periodica ?

LeoLeone
21/03/2010, 20:02
mudando levemente o foco do topico , a ranger 3.0 tem tuchos hidraulicos e não necessita de regulagem de valvulas, e as outras a nova frontier , hilux srv nova e a triton tambem não necessitam de regulagem periodica ?

Carros mais novos tendem a tuchos hidraulicos ou comando direto sobre as valvulas.
abs

leobnaval
21/03/2010, 20:22
LeoLeone se for uma pergunta...

Os veiculos mais novos podem ter o comando diretamente sobre as válvulas e utilizar tuchos hidraulicos assim como utilizar balancins (no caso de comando descentralizado em relação as válvulas) com tuchos hidráulicos.

Abraços

TylerNTL
02/04/2010, 14:23
Já sei o que fazer, mas estou em dúvida de "quando" fazer...

Retirei a tampa das válvulas e elevei uma roda traseira (girando a roda movimento o motor). E não estou seguro sobre em que momento o cilindro X está no ponto morto superior para eu regular as válvulas do cilindro Y.

As válvulas de escape são as mais próximas do radiador?

Sobre o ponto morto superior, o manual de manutenção diz que é no momento em que a válvula de escape está se fechando e a de admissão se abrindo mas fiquei com dificuldades de identificar o momento exato.
É com os balancins na mesma altura? Ou com o balancim da válvula de escape completamente abaixado?

Sobre a regulagem das válvulas estou deixando a lâmina de .20 passar "bemm" apertado, é assim mesmo??

TylerNTL
03/04/2010, 06:53
Se desregular, o barulho e fumaça vai aumentar e o desempenho diminuir. Mas é algo muito simples. Não te preocupa que é muito fácil e divertido! rsrsrsr

Concordo que deve ser simples...

... para quem sabe interpretar todos os movimentos desses cavalinhos.

Cheguei a levantar uma roda dianteira e outra traseira para movimentar o motor e ver o que acontecia e nem assim ficou claro qual cilindro estava em PMS.

Alguém poderia identificar nesse vídeo o momento exato para regular as válvulas de algum cilindro? Se sim, poderia explicar como identifico o dos outros?
http://img691.imageshack.us/img691/1733/mov01025i.mp4

PS: Desconsiderem o áudio.

LeoLeone
03/04/2010, 08:25
Já sei o que fazer, mas estou em dúvida de "quando" fazer...

Retirei a tampa das válvulas e elevei uma roda traseira (girando a roda movimento o motor). E não estou seguro sobre em que momento o cilindro X está no ponto morto superior para eu regular as válvulas do cilindro Y.

As válvulas de escape são as mais próximas do radiador?

Sobre o ponto morto superior, o manual de manutenção diz que é no momento em que a válvula de escape está se fechando e a de admissão se abrindo mas fiquei com dificuldades de identificar o momento exato.
É com os balancins na mesma altura? Ou com o balancim da válvula de escape completamente abaixado?

Sobre a regulagem das válvulas estou deixando a lâmina de .20 passar "bemm" apertado, é assim mesmo??

Olá Telmo, Bom dia...
Vc está no caminho certo.
Vc identifica a valvula pela posição dela em relação aos coletores de admissão e descarga. As de adimissão estão acima dos tubos de adimissão e as de descarga acima dos tubos de descarga.

No ponto morto as duas estão na mesma altura. As valvulas abrem quando descem precionadas pelos cavalinhos.
No balanço do cilindro 4 irá descer primeiro a ultima valvula a sua frente(descarga), ela ira subir e logo após irá descer a penultima (adimissão), antes dela comecar a descer é o ponto. Então regule as valvulas do cilindro 1. A lamina deve passar justa, porem sem oferecer muita resistencia.
Se vc puder, por baixo, próximo ao radiador, faça uma marca com giz na polia do eixo virabrequim no momento do ponto morto do cilindro 4. Os pontos subsequentes aconteceram a cada meia volta no eixo.
Abs

TylerNTL
03/04/2010, 16:03
De acordo com essa figura do coletor de escape, contando a partir do radiador, as válvulas são:
1-escape cilindro1
2-admissão cilindro1
3-admissão cilindro2
4-escape cilindro2
5-escape cilindro3
6-admissão cilindro3
7-admissão cilindro4
8-escape cilindro4

Vamos ver se acerto os PMS. De acordo com o vídeo, considerando que do segundo 25 em diante o motor está girando "pra frente" eles estão em:
cilindro 3 - 28s
cilindro 4 - 31s
cilindro 2 - 43s
cilindro 1 - 47s

LeoLeone
03/04/2010, 19:25
De acordo com essa figura do coletor de escape, contando a partir do radiador, as válvulas são:
1-escape cilindro1
2-admissão cilindro1
3-admissão cilindro2
4-escape cilindro2
5-escape cilindro3
6-admissão cilindro3
7-admissão cilindro4
8-escape cilindro4

Vamos ver se acerto os PMS. De acordo com o vídeo, considerando que do segundo 25 em diante o motor está girando "pra frente" eles estão em:
cilindro 3 - 28s
cilindro 4 - 31s
cilindro 2 - 43s
cilindro 1 - 47s
Thelmo
As valvulas estão certinho, mas não entendi a segunda parte "28s"????:pensativo:

Edintruder
03/04/2010, 19:33
Thelmo, entenda assim, a ordem de injeção é 1, 3, 4, 2. Então será essa ordem de regulagem também. Da frente para trás, conta os 4 cilindros, aonde o 1° é o da frente e o 4° é o do fundo. As válvulas são logicamente em pares, então quando as válvulas do 1° cilindro mexerem, isso é, quando uma mexer e logo em seguida a outra do mesmo cilindro começar a movimentar, é o ponto de regular as válvulas do 3° cilindro. quando mexer as válvulas do 3° cilindro, regula-se o 1°. E entre o 2° e 4° é a mesma coisa.

Entenda que o 1° é oposto de movimento com o 3° e o 2° é oposto em movimento com o 4°. Todos os motores de 4 cilindro são assim com a mesma ordem de injeção ou ignição (cilclo otto), 1, 3, 4, 2.

Quando a 1a válvula terminar de fechar ou subir e começar a pressionar a 2a válvula, é sinal que o pistão está em cima (volta o giro para ficar com o ponto entre as duas válvulas). O 3° cilindro por ser oposto, estará embaixo, sem ação do came do comando de válvulas, e portanto, na situação favorável à regulagem. Dessa forma, regula-se a 5a e 6a válvulas.

TylerNTL
03/04/2010, 19:47
Thelmo
As valvulas estão certinho, mas não entendi a segunda parte "28s"????:pensativo:

São os segundos no vídeo que anexei algumas mensagens atrás...

TylerNTL
03/04/2010, 19:54
Entenda que o 1° é oposto de movimento com o 3° e o 2° é oposto em movimento com o 4°. Todos os motores de 4 cilindro são assim com a mesma ordem de injeção ou ignição (cilclo otto), 1, 3, 4, 2.

Qua

Edin,

O material que tenho consultado fala da relação entre 1 e 4 e entre o 2 e 3, encontrei inclusive um vídeo que mostra especificamente o movimento deles.

http://www.youtube.com/watch?v=JQP4N9OpQ-w

PS1:
Só depois de ver o vídeo foi que me toquei que a válvula abre quando o balancim empurra ela para baixo.
"que burro! dá um zero para ele!"

PS2:
Dá para colocar tucho hidráulico no Maxion 2.5?

LeoLeone
03/04/2010, 20:06
PS1:
Só depois de ver o vídeo foi que me toquei que a válvula abre quando o balancim empurra ela para baixo.

Thelmo
O video explica direitinho o funcionamento. A regulagem das valvulas são feitas no ponto exato da explosão, onde elas estão totalmente fechadas...

TylerNTL
03/04/2010, 20:55
PS1:

Thelmo
O video explica direitinho o funcionamento. A regulagem das valvulas são feitas no ponto exato da explosão, onde elas estão totalmente fechadas...

Apesar de ser um vídeo simples achei ele bastante elucidativo e juntando ele com as informações de vocês acredito que consigo fazer a regulagem com segurança:

Me corrijam se estiver errado:

1-O momento exato é imediatamente após o fechamento da válvula de escape.
Ex: Quando fechar a válvula de escape do cilindro 4 regulo as válvulas do cilindro 1 e etc.

2-E perdendo mais um tempo analisando o funcionamento das válvulas.
Para a Ranger 2.5 a seqüência de abertura das válvulas deve ser:
1 e 3 -> 2 e 5 -> 6 e 8 -> 4 e 7 ...

LeoLeone
04/04/2010, 09:08
Apesar de ser um vídeo simples achei ele bastante elucidativo e juntando ele com as informações de vocês acredito que consigo fazer a regulagem com segurança:

Me corrijam se estiver errado:

1-O momento exato é imediatamente após o fechamento da válvula de escape.
Ex: Quando fechar a válvula de escape do cilindro 4 regulo as válvulas do cilindro 1 e etc.

2-E perdendo mais um tempo analisando o funcionamento das válvulas.
Para a Ranger 2.5 a seqüência de abertura das válvulas deve ser:
1 e 3 -> 2 e 5 -> 6 e 8 -> 4 e 7 ...

Ola Thelmo
Isso mesmo, quando acabar de fechar a valvula de escape do cilindro 4, ele estará em PMS, nessa hora regula as duas valvulas do cilindro 1. Gire meia volta no eixo de manivelas (virabrequim) e vc verá o fechamento da valvula de escape do cilindro 2, então vc regula as duas valvulas do cilindro 3. Mais meia volta no virabrequim e irá fechar a do cilindro 1, então regula as duas do cilindro 4. Mais meia volta no eixo e irá fechar a descarga do cilindro 3, regula então as duas do cilindro 2, terminando assim a regulagem de todas as valvulas.
Se vc está usando um jogo de laminas de calibre, pra vc saber se está bem regulada, a lamina de calibre 0,25mm não pode passar e a de 0,15mm passa livremente, e a de 0,20 cabe certinho.

Muito boa sorte

Edintruder
04/04/2010, 09:53
Isso, 1° e 4°. Me equivoquei ao dizer 1° e 3°, pois agora notei que a diferença entre 1° e o 3° são 90°, e o 1° e 4° são 180° no comando de válvulas.
Desculpa e descarta a indicação. Se fizer a regulagem como tinha escrito, na Ranger não tem problema, mas se for um motor com algum preparo no comando, com certeza acaba-se desregulando as válvulas.

Tiago Barcelos
01/10/2016, 16:54
Boa tarde amigos... E meu primeiro posr aqui no forum... Eu acompanho ele desde que comprei minha ranger 2005 4x4 2.8 diesel... Comprei o calibre de folgas e apanhei pra colocar a bicha funcionando... Segue uma dica boba mas eu aprendi vendo videos no youtube... As dicas anteriores estão corretas, mas para marinheiro de 1 viagem eu apanhei ate descobrir o esquema... E o seguinte... Depois de ter removido a tampa de válvulas e com um amigo me ajudando a virar o motor por baixo pelo virabrequim havia regulado as valvulas conforme escrito acima nos primeiros posts... Montei tudo e na hora do carro funcionar... NADA....soltei no tranco e nada de novo... Parei... Tomei uma gelada e voltei pro youtube... Dai descobri o que tinha feito errado... O momento do balanço das valvulas.... O momento certo de parar a girar o virabrequim e quando a admissão começa a forçar a valvula para baixo... Fiz toda a regulagem de novo( antes tinha feito com 0.20 mm) e estavam bastante folgadas... Na segunda tentativa refiz o serviço com 0.25 mm... Observando o esquema da admissão começando a forçar a valvula... E VOILÁ... A danada pegou de primeira... Roncou bonito.. Zuando tudo que era turbina e intercooler... Montei a bagaça toda que havia tirado e ficou igual carro novo... Silenciosa e potente... Um abraço... Segue a dica de um mero entusiasta...