Ver Versão Completa : Barulho na Direção Hidraulica Ranger 2.8
alexpioli
29/01/2008, 19:06
Olá amigos.
Primeiramente, gostaria de dizer q é um grande prazer estar fazendo parte desse forum, q ja foi muito util para tirar varias duvidas minhas antes de mesmo antes de me registrar.:palmas:
Tendo em vista a grande utilidade deste forum, gostaria de fazer uso desta, para talvez poder ajudar alguns amigos atraves de um simples relato.
Tenho uma ranger 2.8 ps 2002 com 86mil km, qd estava pelos 80mil ao girar a direção ela emitia um chiado parecido com correia. Como ja estava prevista a troca de todas as correias assim o fiz. Porem o barulho não parou, percebi que o reservatorio não estava na marca de cheio e me dirigi a casa de oleo para completar.
Chegando lá o atendente me sugeriu o da marca BR dizendo ser a mesma coisa. ao completar o nivel o chiado não diminuiu. Então o mesmo disse q seria necessário trocar todo o fluido, assim eu fiz, em casa esvaziei todo o reservatorio e aproveitei para limpá-lo.
Atenção o reservatorio tem uma tela fininha q filtra eventuais impurezas e o meu estava quase 100% obstruido por uma especie de goma, deve ser do oléo velho. Utilizei uma escova de pintar cabelos, pois ela tem comprimento ideal para chegar ao fundo do reservatorio e as cerdas na posição correta para esfregar a tal telinha (Muito cuidado para não furá-la), utilizei tambem um produto utilizado para descarbonizar motores, para poder disssolver mehor a sujeira (pode usar oleo diesel tb).
Terminada a limpeza lavei o reservatorio com detergente e agua abundante e apos isso um jato de ar para não ficar residuo de água ou qualquer outra coisa.
Montei o sistema adicionei óleo novo e comecei a fazer a troca.
Com o carro no alto e funcionando, gira-se a direção para um lado e para o outro umas dez vezes para cada lado, para o ole circular, depois desliga-se o veiculo retira o oleo do reservatorio com uma manguerinha e enche de novo, repete-se então os passos deste paragrafo ate que o oléo seja renovado. Eu utlizei dois litros.
Resultado: A direção chiou mais ainda.
Parti então para a autorizada, apena para me informar :lol:, pois n queria ser assaltado lá :o.
Chegando lá um mecanico condenou logo a bomba de oleo da direção, mas eu não acreditava q isso fosse possivel, então pedi para ver o óleo que eles vendiam, peguei as especificações e parti para um posto texaco para ver se encontrava um similar e encontrei. O texaco Texamatic B, então realizei a substituição atravez do mesmo procedimento feito anteriormente com o outro óleo.
Resultado: Acabou o problema. isso mesmo a direção ficou como nova. Pude ate andar com a calibragem mais baixa (Ou seja a correta, visto eu estava andando com os pneus bem mais cheios pra forçar menos)
Observações.
1. Nunca acredite fielmente no que um vendedor lhe diz.
2. Observe bem as especificações escritas no manual, para conseguir o produto correto ou o que seja mais apropriado.
3. Cuidado com o que dizem os mecanicos pesquise muito antes de deixa mecher no seu carro e não tenha vergonha de perguntar.
4. Esse procedimento funcionou pra mim, pois minha direção estava realmente boa, nao quer dizer que funcione para todos.
5. Fiquem atentos àquela tela do reservatorio, ela entope mesmo e fica passando pouco oléo prejudicando a bomba. (quando for efetuar a limpeza da tela cuidado pois ela é bem fragil).
Desculpem o testamento, e espero ter sido bem claro e util para os que precisarem, qual quer duvida e so postar.
Grande Abraço
Benvindo Alex!
Tá aí uma coisa que eu vou testar, desde que troquei a bomba da DH na Argentina tenho ouvido essa chiadeira no final do curso da direção. E já troquei óleo conforme o procedimento que descreveste, vou tentar com o Texaco!
[]'s
shimomoto
29/01/2008, 20:44
Olá amigos.
Primeiramente, gostaria de dizer q é um grande prazer estar fazendo parte desse forum, q ja foi muito util para tirar varias duvidas minhas antes de mesmo antes de me registrar.:palmas:
(...)
Desculpem o testamento, e espero ter sido bem claro e util para os que precisarem, qual quer duvida e so postar.
Grande Abraço
Alex;
Muito bem vindo!!!!Foi de extrema utilidade sua mensagem e é gente assim como você, que já chega colaborando é que o fórum precisa!!!!
Um grande Abraço!
rogeriomasih
29/01/2008, 22:56
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
2. Observe bem as especificações escritas no manual, para conseguir o produto correto ou o que seja mais apropriado.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
3. Cuidado com o que dizem os mecanicos pesquise muito antes de deixa mecher no seu carro e não tenha vergonha de perguntar.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas:
BEM VINDO AO FÓRUM!!!
Continue colaborando com a troca de experiências.
Edintruder
30/01/2008, 00:01
Muito bem vindo e em muito boa hora pra me dizer isso, pois a DH da minha Ranger há algum tempo atrás tinha ficado pesada e depois voltou ao normal, agora aconteceu isso novamente e está voltando ao normal novamente, porém o fluído está muito escuro, então vou aproveitar para trocar o fluido todo.
Esse fluído não é o mesmo Dextron II?
Abração!
alexpioli
30/01/2008, 09:47
Benvindo Alex!
Tá aí uma coisa que eu vou testar, desde que troquei a bomba da DH na Argentina tenho ouvido essa chiadeira no final do curso da direção. E já troquei óleo conforme o procedimento que descreveste, vou tentar com o Texaco!
[]'s
Correto Cbridi, só uma coisa, é natural em quase todos os veiculos ouvir um chiado quando "enforca" a direção até fim, principalmente se o pneu for "largão".
No meu caso ela fazia barulho ao minimo movimento que eu fizesse, isso é anormal.
Resumo da uma analizada melhor. As vezes é melhor não mecher em time que esta ganhando.
Um grande abraço amigo
alexpioli
30/01/2008, 10:01
Muito bem vindo e em muito boa hora pra me dizer isso, pois a DH da minha Ranger há algum tempo atrás tinha ficado pesada e depois voltou ao normal, agora aconteceu isso novamente e está voltando ao normal novamente, porém o fluído está muito escuro, então vou aproveitar para trocar o fluido todo.
Esse fluído não é o mesmo Dextron II?
Abração!
Caro Edintuder
No seu caso eu acho que vale a pena sim dar uma verificada no óleo (se vc não souber a data e a quilometragem que foi trocado), se tiver alguma pratica, da uma olhada na tela do reservatorio pra ver se esta desobstruida.
Siga os passos do primeiro post e boa sorte. Trata a tela com carinho ela é fragil.
Sobre as especificaçoes do óleo acho que essa classificação mesmo q vc se referiu. Hj qd for pra casa prometo que confimo la no rotulo, mas de qualquer forma da uma olhada aqui
http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/catalogo_on_line.shtml?i=&j=11&movie=/menu_xml/my_mc1.swf
Va em: Linha de produtos -> Óleos -> Transmissão, diferencial e direção hidraúlica (javascript:showHtmlProdutos(4,arrOleosTransmissao )) -> Texamatic B (javascript:showHtmlProdutos(4,arrOleosTransmissao ,10)). Foi esse que eu usei.
Grande abraço a vc amigo e a todos que responderam ao post.
Edintruder
30/01/2008, 13:58
A DH voltou ao normal, porém no domingo vou drenar o sistema e encher com diesel e drenar de novo antes de colocar óleo novo. Para drenar o setor basta levantar a dianteira e torcer as rodas de um lado para o outro com as mãos pelas rodas e motor desligado. Ao fazer isso o setor empurra quase todo o fluído para o reservatório.
Essa manha funciona com a maioria dos setores hidráulicos.
alexpioli
30/01/2008, 14:45
So uma observação, A limpeza do reservatorio foi feita com ele fora do carro completamente desconectado do sistema, afim de não contaminar todo o sistema com os produtos usados na limpeza.
Anthoniusnikos
03/07/2008, 16:54
Estive lendo as especificações da Texaco e a minha conclusão é que tanto faz o Texamatic-B ou o Texamatic-ATF.
Edin. Já que está com a mão na massa.
Aproveite e coloque uma foto da tampa de drenagem da caixa da DH. Obrigado.
Abs
Allan Nielsen
03/07/2008, 23:22
Anthonius,
O fluido para DH da Ranger deve atender a classificação Mercon; que é equivalente a Dexron lll da GM. No site da Texaco não diz qual ATF atende a classe Mercon, mas por uma tabela de equivalencia tem que ser o Texamatic 704SE.
O Texamatic B atende Dexron ll, e o Texamatic ATF atende ATF tipo A.
Outros fabricantes que atendem Mercon são: Lubrax OH-49-TDX, Esso ATF, Ipiranga Isamatic 3, Mobil Multiporpose ATF, Shell Donax TG, etc.
Abs.
Anthoniusnikos
04/07/2008, 01:17
Olá Allan, o meu Manual só diz: Fluído da DH = Mercon ATF. Pelo fato de ainda não ter assimilado todos esse tipos e especificações de óleos e fluídos, vou seguir a sua recomendação. Mas, que existe uma variedade enorme de especificações que nos leva a sérias indecisões, existe !
Quando a gente pensa que já aprendeu, tem novidade no mercado.
Abração
como voce retirou o oleo usado do reservatorio?
retirou ele todo e lavou por completo e colocou novamente?
e pra limpar o sistema como voce procedeu?
a minha esta fazendo um barulho bem alto e quero trocar o oleo antes de tirar a bomba da direçao toda pra fora.
Anthoniusnikos
08/07/2008, 19:33
Oz, trocar é fácil, difícil é saber por onde drenar.
Os procedimentos o Edin já explicou nas páginas anteriores.
Os reservatórios e sistemas as vezes são muito diferentes.Ex.: A caminhonete do Shockk é gasolina, ano 96, é muito diferente das 1999 diesel.
Então precisa dizer: marca da viatura, ano de fabr., se diesel ou gasolina, 4x4. Vai ajudar bastante.
A minha é 99/00 diesel Ranger 4x4 CD e o reservatório fica entre a bateria e a caixa de fusíveis; tem duas mangueiras em baixo; o reservatório tem no fundo uma peneirinha que deve ser limpa periódicamente; exite um radiador pequeno para refrigeração do óleo (em frente ao eixo dianteiro); o ponto a ser aberto para drenagem do óleo é de difícil acesso.
O óleo, segue as recomendações do Allan.
Abraços
Anthoniusnikos
Boa tarde Anthoniusnikos,
Muito obrigado pela resposta, a bichinha em questão é uma 2003 CD 4x4, motor 2.8 com tgv. Pelo que eu vi, o nivel está bem abaixo do minimo, uns 2 dedos. Vou comprar o fluido no posto texaco aqui ao lado de casa e completar.
Se melhorar o barulho otimo, senão eu desmonto o sistema no fim de semana e limpo tudo.
Meu medo é ter alguma parte mecânica comprometida e isso se agravar. Estou atrás de um mecânico bom aqui em Florianopolis para verificar isso mas está dificil.
Vou fazer como recomendaram e depois conto o resultado.
Obrigado novamente.
Abraços
Cristovam Peres
Allan Nielsen
10/07/2008, 12:52
Cristovam,
lembre-se que o oleo ATF deve atender a especificação Ford MERCON (DEXRON lll GM), independente da marca leia na embalagem se atende esta especificação. No caso da Texaco é o 7045E (R$13,00 o lt), na autorizada Ford o Motorcraft ATF (que é Texaco) custa R$20.
Abs
Comprei o óleo e completei até o nível max. O barulho parou, a direção ficou perfeita mas depois de andar uns 5km parei em um posto e quando verifiquei o nivel, havia abaixado novamente para a mesma marca de antes.
Olhei por baixo e estava pingando fluido. Agora é achar o vazamento, alguma idéia? :pensativo:
Att
Cristovam Peres
Olha na bomba da DH, é acionada pela poli-V. Nas mangueiras, no trocador de calor que fica junto da travessa do motor e na caixa de direção.
[]'s
Pessoal, bom dia!
Sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês mais experientes. Acabei de comprar uma Ranger 99 XLT 4.0 Gasolina e ela está com um barulho na bomba de DH. Não precisa mexer o volante, é um barulho constante.
Levei numa casa especializada em DH e me informaram que normal esse barulho nessa Ranger, que não adianta trocar a bomba de DH pq vai continuar. Procede???
Ao pesquisar no fórum tive uma ponta de esperança. Será q trocando todo o oléo por este da Texaco pode melhorar?:rolleyes::pensativo:
Observações:
1- O nível de oléo tá bom.
2- Pneus 265/70/15.
Obrigado
Ticianeli
02/09/2008, 10:24
Colegas aproveitando o tópico gostaria de pedir a ajuda para tentar descobrir se há ou não problema no sistema de direção de minha pickup.
Quando estou andando em velocidades médias ou altas não há problema algum, e nenhum barulho o sistema de direção funciona perfeitamente, mas quando estou bem devagar (1ª marcha) e virando o volante percebo uns barulhos como se houvesse algo solto/frouxo, mas isso só acontece em velocidade reduzida e com o volante estercado. Na concessionário o chefe de oficina não “detectou” nada, mas fico com receio que possa ser algo que estoure após o final da garantia, alguém tem alguma dica do que pode ser..
Grato pela ajuda..
Abs a todos
Edintruder
02/09/2008, 13:51
Pode ser folga em alguma ponteira axial, porém insiste na garantia.
Pessoal, bom dia!
Sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês mais experientes. Acabei de comprar uma Ranger 99 XLT 4.0 Gasolina e ela está com um barulho na bomba de DH. Não precisa mexer o volante, é um barulho constante.
Levei numa casa especializada em DH e me informaram que normal esse barulho nessa Ranger, que não adianta trocar a bomba de DH pq vai continuar. Procede???
Ao pesquisar no fórum tive uma ponta de esperança. Será q trocando todo o oléo por este da Texaco pode melhorar?:rolleyes::pensativo:
Observações:
1- O nível de oléo tá bom.
2- Pneus 265/70/15.
Obrigado
Alguém já teve o problema??
Edintruder
02/09/2008, 16:44
Trocasses o óleo?
Na Ranger, se pesar o volante para virar é indício da bomba estar se aposentando. Se apenas fizer barulho, pode ser rolamento de bomba d'água ou alternador.
boa dica pois tive este mesmo problema e fiz este procedimento e deu certo com a minha ranger 3.0 2007 coloquei o oleo texamatic recomendado pelo manual e ficou como nova me livrei de gastar 1500 k e muito boa estas dicas q faz com q agnte gaste desnesseçariamente pois os mec. tambem disseram q teria q trocar minha bomba hid. q enganaçao para lavar o reservatorio usei oleo diesel com sabao em po misturado q e uma beleza ficou novinho graças a DEUS me livrei de um prejuizo.
Tenho uma ranger 2.8 ps 2002 com 86mil km, qd estava pelos 80mil ao girar a direção ela emitia um chiado parecido com correia. Como ja estava prevista a troca de todas as correias assim o fiz. Porem o barulho não parou, percebi que o reservatorio não estava na marca de cheio e me dirigi a casa de oleo para completar.
Chegando lá o atendente me sugeriu o da marca BR dizendo ser a mesma coisa. ao completar o nivel o chiado não diminuiu. Então o mesmo disse q seria necessário trocar todo o fluido, assim eu fiz, em casa esvaziei todo o reservatorio e aproveitei para limpá-lo.
Atenção o reservatorio tem uma tela fininha q filtra eventuais impurezas e o meu estava quase 100% obstruido por uma especie de goma, deve ser do oléo velho. Utilizei uma escova de pintar cabelos, pois ela tem comprimento ideal para chegar ao fundo do reservatorio e as cerdas na posição correta para esfregar a tal telinha (Muito cuidado para não furá-la), utilizei tambem um produto utilizado para descarbonizar motores, para poder disssolver mehor a sujeira (pode usar oleo diesel tb).
Terminada a limpeza lavei o reservatorio com detergente e agua abundante e apos isso um jato de ar para não ficar residuo de água ou qualquer outra coisa.
Com o carro no alto e funcionando, gira-se a direção para um lado e para o outro umas dez vezes para cada lado, para o ole circular, depois desliga-se o veiculo retira o oleo do reservatorio com uma manguerinha e enche de novo, repete-se então os passos deste paragrafo ate que o oléo seja renovado. Eu utlizei dois litros.
Parti então para a autorizada, apena para me informar :lol:, pois n queria ser assaltado lá :o.
Chegando lá um mecanico condenou logo a bomba de oleo da direção, mas eu não acreditava q isso fosse possivel, então pedi para ver o óleo que eles vendiam, peguei as especificações e parti para um posto texaco para ver se encontrava um similar e encontrei. O texaco Texamatic B, então realizei a substituição atravez do mesmo procedimento feito anteriormente com o outro óleo.
Resultado: Acabou o problema. isso mesmo a direção ficou como nova. Pude ate andar com a calibragem mais baixa (Ou seja a correta, visto eu estava andando com os pneus bem mais cheios pra forçar menos)
Observações.
4. Esse procedimento funcionou pra mim, pois minha direção estava realmente boa, nao quer dizer que funcione para todos.
5. Fiquem atentos àquela tela do reservatorio, ela entope mesmo e fica passando pouco oléo prejudicando a bomba. (quando for efetuar a limpeza da tela cuidado pois ela é bem fragil).
Grande Abraço[/QUOTE]
Help!!!
Troquei a bomba da minha. Acompanhei todo o serviço e a bomba tava toda roida por detritos e longo tempo de vida.
Coloquei uma ZF zero km. Feito limpeza de tudo. Oleo Texaco Mercon e boa.
Ficou muito boa por 2 meses. Semana passa da voltou a fazer o barulho qdo esterço.
Levei na Direpar de novo e falaram que é a bomba de novo. Dão garantia mas se eu não remover a caixa de direção e lavar tudo eles nao manterão a garantia mas dai eu tenho de morrer com 700 mangos!!!
Qdo fui trocar fiquei na duvida entre DHB (carcaça FOFO) ou ZF (Al) mas a DHB se dá pau cai a polia e a ZF não. Mas dizem que a DHB aguenta mais por ser em fofo...nao sei o q fazer.
Alguuem pra ajudar?
Edintruder
14/02/2011, 15:21
O que é carcaça Fofo? Nunca ouvi nada assim...
Quando a bomba dá pane em final de vida, normalmente ela tranca e arrebenta a correia de serviço. Mas é difícil ocorrer isso.
Outro detalhe, o setor não fica com nenhum resíduo dentro, ao trocar o óleo o sistema acaba por ficar praticamente todo limpo. Basta limpar o reservatório que o fluído se mantém limpo pela própria filtragem no fundo do reservatório. Isso da garantia parece mais papo furado mesmo.
fofo = ferro fundido.
Vou colocar um ima dentro do reservatorio e trocar o reservatorio.
Um outro amigo que manja de renger e tem ferro velho tb me disse que o sistema ta sujo...
Nao sei o q fazer. Morrer mais 700 conto doi.
Comprei outra correia. A que eu coloquei era uns 2 cm menor e isso acareta maior tensão e talvez tenha contribuido para a BH moer.
Falei com outro cara de DH e disse que o sistema se está limpo, tá limpo.
Vou pedir para trocar a BH de novo e a correia original.
Verifiquei a correia e era igual. Como a que tava rodando era um teco maior deixei como tava.
Foi trocado a bomba. A outra estava totalmente "comida" tanto as palhetas como o cilindro excentrico. Como isso?
Feito nova limpeza.
Quem usa 33 na ranger tem notado problemas na DH?
Troquei a bomba em 18/02 e hoje moeu tudo de novo! Em 3 dias a chiadeira foi de zero a 90%...to ate vendo as pelhtas da BH derretidas...
Estou indo para a 3a peça!
A Direpar não quer dar garantia...e eu tb ja to de saco cheio de ir la...
Vou comprar uma original no ferro velho e trocar por conta...e tb nao to acreditando nessa merda de oleo Mercon que cust aum olho e um rim.
Foi trocado todo o oleo 3x e em 5 meses troquei 2 bombas!
Alguem ja passou por isso?
Alguem para dar um help ae?
Fiz um teste que serve pra todos como alerta para que suas BDH durem o resto da vida.
Coloquei um imã amarrado num barbante dentro do reservatorio de oleo. Um mês depois eu fui dar uma olhada e para minha surpresa estava lotado de limalha!
Por consequencia disso o barulho da bomba que vinha piorando estabilizou, ou seja, o sistema ta sem limpando com o imã.
Recomendo a todos que façam o mesmo pois se nao tiver limalha a BDH dura a vida toda.
BRAVOECONOVEMBER
03/05/2011, 18:22
Então ficou +- definido que era contaminação no sistema. Vem cá, não tá pesando a direção quando manobra? Se a caixa tá com vazamento interno, faz barulho e pesa, e se tá comendo por dentro, pode gerar limalha que ajuda a detonar a bomba...
Continua com boa pressão e está leve/macia apenas ronca com o volante em movimento. O ruído estabilizou.
Veja, foi feito 3x a limpeza de tudo e com certeza a limalha que tava detonando as bombas. As bombas paresentavam um desgaste enorme nas palhetas e no cilindro.
Na caixa está tudo ok, sem folgas, etc.
Tirei o imã hoje. Tava lotado de limalha de novo.
To pensando seriamente em tirar o reservatorio dela e colocar o MB que tem filtro embutido.
Tito Pito
16/09/2011, 11:39
Comprei em maio de 2011 uma Ranger cd XLT 03 diesel 4x4 que começou a fazer um barulho terrível na direção. Piorou tanto que era só encostar a mão no volante que começava um barulho bem alto, parecendo barulho de uma correia. Ao virar o volante manobrando o carro ou mesmo andando num giro baixo, o barulho estava me causando mal estar, de tão alto. O barulho era pior com o carro frio, melhorando um pouco após o motor estar quente.
O reservatório do óleo do hid. estava visivelmente bem sujo.
Dois mecânicos considerados bons e “de confiança” me disseram que a bomba estava condenada e que seria necessário trocá-la, além de fazer toda a limpeza do sistema e a troca do óleo. Na autorizada me disseram a mesma coisa. E na autorizada a bomba custava quase R$1300,00 e demoraria até uma semana para chegar.
Após ler todos os tópicos sobre DH no fórum, fui a outro mecânico, também considerado dos melhores e meu conhecido, e pedi que limpasse todo o sistema, conforme o procedimento descrito aqui anteriormente no fórum por outros usuários. O óleo utilizado na reposição foi o Texamatic B.
O resultado é que todo aquele barulho ensurdecedor cessou e o problema foi resolvido.
Não precisei trocar a bomba e o custo foi de 60 reais somente. Ufa!
Vejam vcs como valem as informações!
Tudo de bom a todos.
Acabei de morrer com 2,2 mil na troca da bomba e setor de direção.
A cremalheirda tava ruim, comoçou vazamentogrande nos retentores, enfim, moeu tudo...mais a bomba claro...
Agora ta virgem again.
GiovanniP
15/06/2012, 15:25
Caros colegas,
Ressuscitando o tópico...
A minha começou nesta semana a fazer um barulho na direção, só de segurar a direção, mesmo sem virar ela apresenta o barulho.
Não é um barulho de correia cantando e sim de um motor roncando e não é tão alto.
Será que é proveniente da bomba? o nível do óleo está ok e aparentemente limpo.
Amanhã vou ver se dou uma olhada nele.
Outra coisa é que a tampe do reservatório do radiador está vazando um pouco de água, bem pouquinho mesmo, não chegou a baixar o nível, apenas suja a parte de fora do reservatório.
A garantia cobre estas coisas? Bomba da DH?
Pode existir alguma relação entre os dois fatos?
Agradeco desde já
RGamaJr_4x4
15/06/2012, 16:08
GiovanniP
Se o nível está correto, então deve ser ar no sistema da DH. Em alguma revisão recente em concessionária trocaram o fluido? Podem não ter sangrado direito.
A tampa do reservatório de expansão tem tipo um suspiro, como uma válvula de panela de pressão. Não é comum chegar a molhar por fora. Veja se o nível não está acima da marca máxima.
A garantia cobre e os dois problemas não têm relação um com o outro.
Aproveite a garantia e boa sorte!
GiovanniP
16/06/2012, 09:10
[QUOTE=Rogério Gama;1716349]GiovanniP
Se o nível está correto, então deve ser ar no sistema da DH. Em alguma revisão recente em concessionária trocaram o fluido? Podem não ter sangrado direito.
A tampa do reservatório de expansão tem tipo um suspiro, como uma válvula de panela de pressão. Não é comum chegar a molhar por fora. Veja se o nível não está acima da marca máxima.
A garantia cobre e os dois problemas não têm relação um com o outro.
Aproveite a garantia e boa sorte![/QUOTE)
Valeu cara,
O nivel do oleo e a qualidade do mesmo estao ok. Levei na concessionaria e condenaram minha bomba da DH, irao troca_la na garantia. Quanto ao liquido de arrefecimento me pediram para levar o carro la na sevundo para avaliarem a tampa e se nao ha problema na rosca do proprio reservatorio. Nao houve baixa do nivel do fluido.....
Boas, aproveitando o topico, está acontecendo o seguinte, tudo funciona perfeito, quando subo bastante a rpm do motor e mantenho alto durante um periodo, assim que solto ronca. troquei outra polia do sistema e melhorou, mas se estico as marchas faz esse ronco. Olhei no esquema e tudo indica ser a polia do dh. Tem como trocar os rolamentos apenas?
sandersondf
19/06/2012, 08:40
ótimo tópico
a minha tá fazendo um chiado bem alto mas não baixa o nível do óleo, e a tampa vive melejada
no caso é uma explorer, será que solto a mangueira do radiador embaixo? ou solto alguma mangueira mais próxima do reservatório?
FernandoCBS
11/09/2012, 21:01
A direção da minha ficou dura, só da uma aliviada se subir a rotação.
Na oficina verifiquei que tem um tipo de limalha de aluminio na peneira do reservatorio.
Na FORD me pediram R$850,00 mas não estavam armados rsrsrsrs
To procurando aqui uma bomba pra comprar.
Alguem sabe o fornecedor da original pra INTERNACIONAL ???
DHB é boa marca ?
E quanto ao oleo, no manual fala pra usar MOTROCRAFT MERCON ATF.
Tenho aqui SHELL DONAX TG DEXRON III
Tem algum problema usar esse ?
Pelo site da SHELL fala que é recomendado pelo ZF Shell Donax | Shell Brasil (http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/solutions_for_businesses/lubricants/transport_lubricants/shell_donax/#subtitle_1)
constantino.carvalho
12/06/2013, 15:42
Minha ranger também é 2002, 2.8, modelo xl, e apresenta o mesmo problema, ao ligar o carro e virar a direção pra algum lado faz esse barulho de correia horrível, já troquei o óleo, e não mudou nada, usei um óleo BR, porem q atende a especificação mercon ATF, q é o q o manual indica, assim como indica esse óleo para a caixa de marcha e caixa de tração tb.
Porem, como não consigo solucionar o problema amanham vou levar o carro em uma casa de D.H. e vou pedir pro pessoal fazer uma limpeza total no sistema, e substituir totalmente o oleo. Vou usar esse da texaco q vc indicou, hj em dia no caso, acredito q ele seja IPIRANGA.
Trago respostas amanham no final do dia.
Olá amigos.
Tendo em vista a grande utilidade deste forum, gostaria de fazer uso desta, para talvez poder ajudar alguns amigos atraves de um simples relato.
Observações.
Grande Abraço
deldocttor
03/05/2016, 21:22
Boa noite. Agradeço a dica, pois minha ranger 2003 estava trepidando o volante e roncando muito a direção hidraulica. Levei antes num mecanico que disse ser a bomba. Ao pesquisar na internet e ler essa mensagem acima, fiz conforme indicado, só que não achei o oleo Texaco. Coloquei o Ipiranga com a mesma especificação. Não consegui tirar o bendito reservatorio. Peguei uma seringa, retirei todo o oleo antigo ( até preto por sinal ... ) e coloquei aprox. meio litro do fluido novo. funcionei a ranger e já na hora o barulho foi diminuindo ... Por incrivel que pareça ou por milagre, a direção ficou leve, parou a trepidação e o barulho sumiu ... Agradeço imensamente a dica, pois fui salvo de gastos maiores. Paguei apenas R$ 19,00 no litro do fluido. Muito obrigado pela dica.