Ver Versão Completa : Relação Engesa
Amigos,
Meu Engesa ta com motor 4.1 injetado, porem ele e muito curto no asfalto, vale a pena alongar??
Se vale, qual relaçao deveria usar, pretendo usar em trilhas, mas nada muito pesado nao..
Caro Caca4x4!
Provavelmente sua viatura está com a relação 9x44 na trazeira e 8x39 na dianteira (que é original )
Estou usando a 11x45, só que existe somente para D44, sendo que na dianteira é D30, então tem que trocar a bola ( Pinça S10, munhão engesa, como? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33615) )
Está um jipe forte e bom no asfalto, sendo cruzeiro em torno de 110-120km/h.
Posta uma foto do dif dianteiro, assim teremos uma base para opinar, ou ligue para o proprietário anterior, peça as especificações, inclusive sobre o bloqueio.
Abraços.
Kim.
Cilon Carlos Heck
29/01/2008, 21:11
O meu que era 6cc utilizava ralação 13x46 e era bom tanto de trilha como de asfalto. A dianteira do engesa utiliza relação dos opala 6cc e na trazeira da F1000.
[]'s
zguilherme
30/01/2008, 14:59
pessoal, to com um problema serio , meu engesa nao sai dos 80.... entretanto to usando um t case toy, cambio toy 4 marchas, e um q20b, a relacao ta 13/43... pneus 33..... e putz... podia chegar a 100, ele parece q vai pular o motor pra fora aos 70... tó ´preocupado, nem coragem de colocar ele na estrada to tendo... alguem poderia me dar uma dica? Trocar a relacao do diferencial??? Qual colocar?
O meu problema e inverso...e meu chega facil aos 140 km, porem bebe pra cacete.... e vc passa uma lombada em 5 marcha e vai embora..... o motor e um 4.1 injetado.... muito curto to achando....to querendo que alguem amis experiente e de umas dicas de como alongar sem prejudir em trilhas.... abs
Cilon Carlos Heck
30/01/2008, 21:34
Zé, o meu tá com relação 13/46 e o máximo que coloquei foi 130 em descida e tremendo tudo. Viagem de cruzeiro com ele é de 90 a 100Km/h. O meu câmbio é o 240 original da Engesa. Neste conjunto da toy você tem reduzida? Se tiver, alonga esta relação e vai pro abraço. Eu só não alongo a minha por falta de reduzida e mesmo a primeira sendo curta, em descidas ele que sair correndo. Outra coisa, o meu eu turbinei para viajar mais sossegado em trechos de serra.
[]'s
Caca,
a relação original do engesa, 9x44, era pra ser usada com o motor original, que era o 4 cil. de opala.
Meter um 4.1 e manter a 9x44 realmente nao dá.
A Camper que vinha com motor 4.1, usava 13x46.
E a Camper 4 cil. também era mais longa, parece que era 11x45.
Procure um Dana 30 que dê por volta de 3,9:1 para a dianteira, pois p/traseira tem Dana 44 12x47 (3,92:1), pro Engesa 4.1 com pneu 33 vai ficar bem bom e é a mais longa que vc pode usar sem ter que trocar a caixa de satélites.
Caca,
a relação original do engesa, 9x44, era pra ser usada com o motor original, que era o 4 cil. de opala.
Meter um 4.1 e manter a 9x44 realmente nao dá.
A Camper que vinha com motor 4.1, usava 13x46.
E a Camper 4 cil. também era mais longa, parece que era 11x45.
Procure um Dana 30 que dê por volta de 3,9:1 para a dianteira, pois p/traseira tem Dana 44 12x47 (3,92:1), pro Engesa 4.1 com pneu 33 vai ficar bem bom e é a mais longa que vc pode usar sem ter que trocar a caixa de satélites.
Obrigado pelas informaçoes...mas vi que vc e de POA, entao deve conhecer esse Engesa, era do MArcos da Autorecife.
Conheço sim!
É um belo jipe, muito bem tratado.
Esse Engesa bem que merecia um cambio de Band 5 marchas...
rodrigo camper
01/02/2008, 10:13
Se dispõe de 5.000,00 para isso, e melhor mesmo !!!
Minha Camper Usa um 14B turbo, com relação 13x46 e pneus 33´´, e posso afirmar que a 5° ouver faz falta, mas se for um motor mais fraco que o meu, vc só vai usar a 5° na descida.
Se dispõe de 5.000,00 para isso, e melhor mesmo !!!
Minha Camper Usa um 14B turbo, com relação 13x46 e pneus 33´´, e posso afirmar que a 5° ouver faz falta, mas se for um motor mais fraco que o meu, vc só vai usar a 5° na descida.
O motor é bem mais forte que o seu.
Quinta overdrive com 13x46 realmente fica xôxo, mas no 9x44 fica perfeito.
O custo não é de 5.000,00, pois tem o valor da venda do 240v (no mínimo uns 2 mil).
Mão de obra, cardans etc, gasta mais um mil aproximadamente.
rodrigo camper
01/02/2008, 18:04
Boa, mas estou contando com o credito da venda do 240V,para adp cambio Toy e presciso girar a transf ai vai mais 500,00 de torneiro.
E quando disse mais fraco me referi ao K20B.
zguilherme
01/02/2008, 20:55
opa pessoal, valeu as dicas das relacoes, entao... ó meu engesa (q20b 4 marchas toy, reducao toy), ta muito lerdao com a 13X43, acho q vou partir pra alongar o danado mesmo... agora precisava saber qual conjunto comprar de qual veiculo????
Alguem ae tem? Bom, penso q so preciso comprar uma coroa 46 pelo q entendi, ja q o pinhao e 13... procede? E as satelites? preciso trocar?
Ambos diferenciais meus sao Dana 44, o dianteiro é de rural com homocineticas da toyota.
Ah... o meu motor tambem e turbinado.
E nao consigo passar dos 80 com 13x43 e pneus 33'' aro '15....
Serio, preciso de uma ajuda pessoal, nao da pra coloca o danado na rodovia, q penso q o motor vai pro brejo....
Se alguem puder me explicar tim tim por timtim ahahha agradeco...
Abracos a 70 km/h ;)
zguilherme
01/02/2008, 20:59
ah, ate cheguei a pensar em colocar um cambio 5 marchas toy.... so q acabei de fazer o meu por ocmpleto... ta zero zero, ele e a transferencia.... portanto prefiro usar, sendo q se vender nao vou receber o valor da reforma... acho...
entao acho q preciso alongar a relacao mesmo.
rodrigo camper
02/02/2008, 09:29
he,he,he agora danou-se, a relação 13x43 e mais longa que a 13x46 ou seja quanto maior o pinhão e menor a coroa mais o bichão anda, o seu problema e que o Q20B não passa dos 2400 RPM, VC tem 4 opções
1° Troca a caixa por TOY COM 5° OUVER
2° Troca o motor por 2.8 MWM
3° Deixa tudo como está, e acelerar até cortar o oléo.
4° Troque os pneus 33 por 35 polegadas.
adoto a 3° a mais de três anos na minha Camper, e olha que o motorzinho não baixa 1 gota de oléo.
zguilherme
02/02/2008, 16:26
xiiiiiiiii.....
to perdido entao... nao sei oq fazer....
bom, o negocio entao é partir para um 5 marchas... alias, achar um em otimas condicoes, pq nao tenho saco ( $$$ :???:) pra reformar outro hehehhe.
Se alguem souber me avise...
pelo q entendi entao.... o cambio 5 marchas entraria na t case do 4 marchas sem adaptacao? Bom imaginei q sim, pq o jogo de juntas de um e do outro é bem similar.... posso estar falando bobeira, se alguem souber me de um toque?
Sabem quanto vale um 4 marchas completamente revisado e um 5 marchas do mesmo estado?
PQ NAO AGUENTO MAIS MEU JIPE FICAR PARADO NOS 70 KM!!!!! Como q viaja nisso jezuis!!!!
Ninguem ae ta rodando com q20b e cambio toy e t case toy??????
Abracos lentos! (ui! :stop:)
zguilherme
06/02/2008, 16:15
opa pessoal...
obrigado pelas dicas....
entao, observando a relacao q vc tem ae companheiro... ela vai pra 3.9 (acho, agora esqueci a conta, e a pagina fechou ehehhehe) e a minha atual é 3.30... entao, capaz q deve resolver alguma coisa nao????
Nao terei de trocar as planetarias???
Grato amigo
abracos
rodrigo camper
06/02/2008, 17:05
Planetarias? ahahahah,eheheh o negócio tá feio, peço demição.
Aiaiai!!!!!
rodrigo camper, nós também já penamos bastante!!:parede:
Quando comece, SPOA era uma sopa japonesa.:roll:
Vamos descontar os erros do menino!!!!
Caro zguilherme!!!
Não são as planetárias que deve ser trocados, seriam as caixas-satélites, mais isso quando se altera as relações.
Então vamos lá:
até pinhão 11 usa a caixa "baixa"
De pinhão 12 em diante, usa a caixa "alta"
Isso se aplica às D44.
Abraços.
Kim.
rodrigo camper
09/02/2008, 10:05
Aiaiai!!!!!
rodrigo camper, nós também já penamos bastante!!:parede:
Quando comece, SPOA era uma sopa japonesa.:roll:
Vamos descontar os erros do menino!!!!
Kim.
heheheh, era só uma piadinha,todos nós estamos aqui para aprender, vc se lembra quando o Wallace tirou onda, quando relatou abismado como se usa o lock rid nós U.S.A, póis é tenho certesa que isso não vai se repetir.
Abraços e obrigado pela dica do Bloqueio.
zguilherme
10/02/2008, 18:02
putz... agora q vi a gafe q dei... poxa... escrevo as mensagens aqui na correria (estou em floripa trampando de mergulhador e tempo falta), e nem vi a besteira q escrevi...
desculpas pelas "Planetarias" :oops: eheheh foi de doer mesmo.
mas vou soltar muitas outras destas por ae.
E ainda continuo na luta pelas relacoes mais longas...
pergunta... nao poderia trocar apenas minha coroa 43 por uma 46 e utilizar meu pinhao 13? Teria alguma diferenca nos dentes talvez?
abracos
guilhermeabreu
10/02/2008, 18:58
AMIGO XARA
A COROA/PINHÃO vem casada de fábrica , é casamento no civil , uma coroa não serve em nenhum outro pinhão e vice-versa , toda vez que quizer trocar uma coroa tem que trocar por outra que esta casada com seu pinhão , É O ÚNICO CASAMENTO QUE DURA A VIDA TODA , SEM DIREITO A DESQUITE , DIVORCIO E NEM A MORTE OS SEPARA , se por um acaso quebrar um pinhão ou uma coroa , a que sobrou não serve para nada , a não ser que vc goste de RONQUEIRA , aí tudo bem .
E só para lembrar , toda vez que trocar relação de coroa/pinhão com pinhão de 12 dentes ou menos para a coroa/pinhão com pinhão de 13 dentes ou mais , TEM QUE TROCAR TB AS SATÉLITES/PLANETÁRIAS , correspondentes a esses números , que é o seu caso .
Vc deverá trocar suas COROAS/PINHÃO 9X44 DA TRAZEIRA E 8X39 DA DIANTEIRA por 13x46 ou outra que resolver , se for com pimhão de 13 dentes ou mais tem que trocar tudo .
Amigo, valeu pelas dicas....mas viajei com ele no carnaval..e me fo.... estorou um rolamento e estava na estrada a noite com chuva......percebi q aumentou muito o ronco....mas toquei ate chegar.....resultado...moeu tudo.... to precisando trocar ate a bola do diferencial (nao sei o nome dakilo) Vou postar as fotos.
Mas tive q ir la na Rota e comprar tudo zerado.....
Bom..
Da pra ver o estrago ....
Agoja comprei uma mais longa,segundo os entendidos e a que saia nas camper 6CC
Valeu amigos...
rodrigo camper
12/02/2008, 06:55
Caca 4x4, eu nunca vi uma caixa satelite e planetárias desse jeito, e algum tipo de bloqueio?
Era um bloqueio Detroit Locked 75%......era.......
Quanto as peças eu ja me virei na Rota, pendurei a perder de vista la com o Igor...
Agora ta com bloqueio Enfer.... e mais longo, mas ainda nao tive tempo de trocar a dianteira, pois como havia comentado, estou em Londrina trabalhando...espero que no prox final de semana e consiga tempo de trocar...ja que so posso utiliza-lo em 4x2.
Abs
Carlos
Cof, cof, cof.......
Reativando o tópico: qual a relação original do engesa fase II com motor opala 4 cil.?
A dúvida surgiu após ver num manual que tenho aqui que a relação é 12x47, mas, segundo o colega Dr. Guilherme, a relação original é 9x44.
Abs
guilhermeabreu
09/05/2010, 11:54
Cof, cof, cof.......
Reativando o tópico: qual a relação original do engesa fase II com motor opala 4 cil.?
A dúvida surgiu após ver num manual que tenho aqui que a relação é 12x47, mas, segundo o colega Dr. Guilherme, a relação original é 9x44.
Abs
AMIGO CAVESO
Cometí um erro qdo digitei 9x44=3,92 , o CORRETO É 12x47=3,92 , ou seja : o 3,92 esta correto no F-II o que errei foi ter digitado 9x44 .
Fiz a correção lá no seu tópico do YELLOW .
AMIGO CAVESO
Cometí um erro qdo digitei 9x44=3,92 , o CORRETO É 12x47=3,92 , ou seja : o 3,92 esta correto no F-II o que errei foi ter digitado 9x44 .
Fiz a correção lá no seu tópico do YELLOW .
É isso aí doctor :concordo:
Fase I: 9x44 = 4,88
Fase II: 12x47 = 3,92
[]s
Reativando de novo..........
Por que os engesas fases I e II com motor alcool/gasolina têm relações diferentes?
A t-case de um deles é mais reduzida?
Que eu saiba a tcase é 1:1 ambas..
=)
Fiquei na dúvida.....
Se o power train é o mesmo, porque as relações são diferentes então?
Quem é mais reduzido? pode ser por conta do peso do F2...
O FII saia com a relação do opala 6 cil.
o FI, com a relação do opala 4 cil.
O segundo primava força, o primeiro, um pouco mais de velocidade, mais, a t-case entre eles são diferentes, se o FI saísse com a relação do FII, viria com abafadores auriculares como item de série, pois o ronco seria insuportável!!!!
Acho que é isso.
Abraços.
Kim.
Senhores,
Alguém daqui está rodando com C&P da Yukon ou outra de liga superior?
As C&Ps usadas que coloquei no diferencial traseiro do Engesa não duram muito tempo. No começo parece estar tudo uma maravilha, sem nenhum ronco.. mas depois começam a roncar pra KCT, o que já é um sinal de desgaste.
Nunca coloquei uma C&P 0km de fato, portanto acredito que esse desgaste prematuro aconteceu por serem usadas e já ter naturalmente desgaste nelas.
Quando voltei de Lavras Novas no ano passado a C&P traseira estourou no dia seguinte quando fui sair num farol........ a coroa ficou sem dentes e voltei pra casa de tração dianteira.
Instalei outra que comprei usada e já está roncando tal qual roncava a outra que estourou. :pensativo:
[]s partindo para C&P Yukon
gnechi,
uso Spicer..
nunca quebrei.. troquei pq começou a roncar e quando abri estava muitooo fina.. ai troquei..
Abraços,
guilhermeabreu
25/02/2011, 13:35
GNECCHI ,
Sugiro , vc comprar zero SPICER ou KL , esta KL é muito usada pelos caminhoneiros .
Estou atualmente com a relação 13x46 , cuja relação traseira , do DANA44 comprei zero da marca KL e colocada pelo mestre ROGERIO NUNES , acho que a colocação , " regulagem " é o ponto principal da durabilidade de uma C&P .
Além de uma regulagem precisa, no caso de relações usadas é dificil saber se o pinhão é mesmo o parceiro de fábrica da coroa.
Se não forem casados, é quebra na certa.
Sabem de bons fornecedores para C&P novos?
Vou precisar de 9x44......
RogérioNunes
25/02/2011, 16:53
Muito suspeito quebrar tantas vezes...
Mesmo sendo usada um conjunto C&P não desgasta tão fácil assim a não ser que a regulagem de contato e folga dos dentes não tenham sido feitas corretamente.
Atentar tb para possível empeno da caixa satélite e deformação nos alojamentos dos rolamentos.
Já instalei diversos conjuntos usados em bom estado e nunca deram problema.
Estou usando na F75 com motor Q20B a mais ou menos 2 anos 13x46 da marca KL que veio do engesa do Carlos Siqueira ele usa o mesmo motor porém turbo e pneu 33.Depois de milhares de KM estão perfeitas!
Veja como estão sendo montadas, pode ser aí o problema...
abraço
Senhores,
Alguém daqui está rodando com C&P da Yukon ou outra de liga superior?
As C&Ps usadas que coloquei no diferencial traseiro do Engesa não duram muito tempo. No começo parece estar tudo uma maravilha, sem nenhum ronco.. mas depois começam a roncar pra KCT, o que já é um sinal de desgaste.
Nunca coloquei uma C&P 0km de fato, portanto acredito que esse desgaste prematuro aconteceu por serem usadas e já ter naturalmente desgaste nelas.
Quando voltei de Lavras Novas no ano passado a C&P traseira estourou no dia seguinte quando fui sair num farol........ a coroa ficou sem dentes e voltei pra casa de tração dianteira.
Instalei outra que comprei usada e já está roncando tal qual roncava a outra que estourou. :pensativo:
[]s partindo para C&P Yukon
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