PDA

Ver Versão Completa : Intercooler na Band com motor MB364 turbo



Aécio Rodrigues
29/01/2008, 18:21
Prezados amigos, tenho uma Band 94 com motor MB364 turbo, 5 marchas e estou considerando instalar um intercooler nela, porém tenho algumas dúvidas: Realmente melhora bem o rendimento e consumo? Vale a pena pelo custoxbenefício? Alguém já fez esta instalação? Qual seria o intercooler mais indicado para instalar? Grato pelas ajuda.

Aurélio
29/01/2008, 18:54
(...)Realmente melhora bem o rendimento e consumo? Vale a pena pelo custoxbenefício?(...)
Aécio,

Melhora o rendimento com certeza, mas não haverá diferença significativa em relação ao consumo.
Acho que vale a pena sim, pois o motor trabalha mais frio proporcionando vida útil mais longa.
Segue um link de uma Band a venda que mostra, em uma das fotos, um intercooler instalado.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69022786-toyota-bandeirante-4x4-motor-mercedes-364-709-turbo-interc-_JM

Abs,

Aurélio

joão k. chikui
29/01/2008, 21:11
Aecio
A minha está 7 a 8 anos com intercooler do Volks 8-150 . poderia ser do 8-120 , do cargo 815 , etc... igual a da foto que o aurélio mandou.
Melhora bem o torque em baixas /médias rotações.

Aécio Rodrigues
30/01/2008, 11:11
Bom dia amigos, muito agradecido pelas informações. Vocês teriam noção de custo do intercooler usado? Alguém me disse que o melhor é usar mangueiras novas e não aproveitar as usadas pois não saberia as condições reais delas. A questão é que estas mangueiras são bem caras. Aproveitando, alguém já viu uma Band com aquelas rodas de ferrro da Hilux? Elas servem?

gbalero_URU
30/01/2008, 11:26
hola estas llantas son de hilux 4x4 creo que del 95/96, y son iguales a las que trajeron los ultimos fj40 por el año 1985, ademas no tocan en los punteros, son 16" x 7,5"
A mi gusto esteticamente van bien con el visual de nuestras band.
Un saludo Gerardo

Guiga Tostes
30/01/2008, 23:26
Prezado Aecio,

uilizo na minha Band OM-314 o intercooler do caminhão VW-8150 (o mesmo citado e utilizado pelo colega João Chikui), o mesmo eh bem dimensionado para o motor das Bands 3.7 ( O caminhão eh 4.0L).

Comprei na Radiadores San Vito (Mooca Sao Paulo), eles são revendedores autorizados da marca Visconde (Fabricante de radiadores e intercooler originais para autos e caminhões nac e importados).

Paguei no meu, novo q é utilizado no caminhão VW 8-150 há 1 ano atrás R$450,00 à vista c/ 1 ano de garantia.

Segue o telefone: 11 2294-9848

Ps.: O preço realmente é mto bom, pesquisei durante 15 dias seguidos até encontrar esta loja mas valeu à pena...uma boa economia!!! Houve quem pedisse quase R$850,00 em um intercooler(L200-Hilux-etc) usado em desmanches

Espero que ajude.

Segue abaixo mais detalhes, foto e link sobre o assunto para consulta:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17439
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=79578&stc=1&thumb=1&d=1177297560 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=79578&d=1177297560)

Abr

Aécio Rodrigues
31/01/2008, 13:42
Prezado Guiga, muito obrigado pela ajuda. Vou entrar em contato com eles. Aproveitando o espaço quero agradecer o Gerardo pelas fotos. Um bom dia para todos.

Fe_jipeiro
10/02/2008, 17:17
Aewww Galera,

Primeiramente, Guiga vlw pela indicação do intercooler. O preço continua o mesmo, porém a garantia é de 6 meses agora.

Coloquei ontem na minha band. Fui eu mesmo que coloquei, é tranquilo. Optei por uma tubulação de 75mm por causa da pressão do meu motor ..

O carro ficou show de bola ! Rendimento muito melhor, Valeu os 500,00 gastos !!

Abs,

Felippe

Fe_jipeiro
11/02/2008, 18:45
Mais uma Foto ...

Guiga Tostes
11/02/2008, 19:25
Fala Fe,

bela instalação, somente fiquei na duvida quanto a estes mangotes prateados...de que material são feitos??:pensativo:

Abr

Fe_jipeiro
12/02/2008, 10:27
Opa Guiga,

Então, faltou ainda eu realizar a pintura, tinha que rodar com a band. por isso deixei sem pintar, pintarei eles de preto no sabado. Quanto ao material, é um material resistente de alumínio, utilizado em dutos de ventilação e exaustão de alta pressão, optei por colocar eles pelo fato do custo benefício, enquanto paguei 50,00 em 3 metros, se fosse colocar mangueira normal, cada uma de 90 cm custa 93,00 ... Entao como o material é utilizado para passage de ar de alta pressão e conservante de temperatura, fiz essa opção. Agora sim ficou DUCA, soh falta dar uma caprixada na pintura e uma lavada no motor, assim que fizer isso, postarei as fotos pra vc ver.

Abs,

Felippe ...

Guiga Tostes
12/02/2008, 14:53
Bacana Felipão!

Aguardo as fotos e sucesso com a NOVA BAND!!!

Abr

Aécio Rodrigues
13/02/2008, 13:46
Coloquei ontem na minha band. Fui eu mesmo que coloquei, é tranquilo. Optei por uma tubulação de 75mm por causa da pressão do meu motor ..
O carro ficou show de bola ! Rendimento muito melhor, Valeu os 500,00 gastos !!
Abs,
Felippe[/QUOTE]

Caro Felippe, R$500,00 seria para o material todo incluindo radiador, mangueiras e demais? O seu motor é o 364? Estas mangueiras tem durabilidade, onde você comprou? O intercooler você comprou na loja que o Guiga indicou e foi o do VW-8150? Tem alguma especificação ou é só falar o modelo do carro? Grato.

Aécio

Fe_jipeiro
13/02/2008, 15:39
Caro Aécio,

Sim este foi o valor gasto com tudo. O meu motor é o OM 364 e o radiador é sim do VW 8-150, comprei onde o Guiga indicou sim. Quanto ao material, ele é resistente sim, ele é vendido em casas especializadas de mangueiras. Gastei R$ 50,00 incluindo abraçadeiras e o tubo. Se eu não me engano, esse material de aluminio existe em varios diâmetros, só verificar qual que vc precisará e preste atenção na qualidade tb, o meu ele é revestido por dentro aumentando a resistência e temperatura do ar, não me lembro a marca, mas acho q é fácil de ser encontrado.

Quanto ao intercooler, é soh ligar no telefone que o Giga postou e pedir o intercooler do caminhão VW 8-150, paguei a vista e consegui ele por 430,00 o preço dele é 450,00 e eles fazem em até 2x no cartão.
Aconselho vc a pedir para eles testarem , pois como não vai agua, fica dificil de nós observarmos se há vazamento ou não de ar. Tive o azar ou sorte de pedir para testar e akele novo que eu ia pegar estava furado com defeito de fábrica, ai eles trocaram por um OK. Só uma dica !

Uma outra dica agora show de bola: caso vc ainda não tenha a turbina, vc pode comprar a turbina do OM 364 LA, pois esta ja eh propria para colocar o intercooler, ganhando uma potência maior, sem precisar abrir muito ! Originalmente, dependendo a pressão da Bomba do seu motor ela já abrirá entre 0,7 a 1 Kg. Que já está de bom tamanho, deixando a Band. muito esperta. No meu caso, está abrindo pra 1,5, deixando um verdadeiro canhão, mesmo estando com os 33" ! Essa recomendação da turbina do OM 364 LA no coletor da Band com OM 364, foi feita pelo próprio cara da Master power quando falei que iria instalar junto com o Intercooler, pois ele me falou que a turbina normal (p/ motor sem cooler) iria esquentar demais, algo do tipo, que não entendi muito bem e que vou correr atrás de saber para compartilhar aqui no forum.

Abs,

Felippe

Aécio Rodrigues
13/02/2008, 16:40
Eu te agradeço pelas informações. Agora vou tentar ter informações sobre usar o intercooler com a turbina normal pois minha Toyota é 94 com motor 364 e já comprei ela com turbina e parece que é original. Até agora não tinha ouvido ninguém falar sobre este detalhe, mas é bom confirmar. Se consegue estas informações poste no forum. A sua turbina é do OM 364 LA?

Grato,
Aécio

elmestizo
13/02/2008, 19:59
Aécio,

Se sua band for 94 e motor mercedes, o mesmo foi adaptado. Até onde conheço, band com motor mercedes só até 93.

sds,
LM

joão k. chikui
13/02/2008, 21:53
Aécio , em 94 ainda saiu muitas Band com o excelente OM364/4 , porém nem "A" (turbo) nem "LA" turbo/intercooler.
Cuide bem desta jóia, faz parte de uma das melhores safras.

Fe_jipeiro
14/02/2008, 11:19
Isso Aécio,

A minha está com a do 364 LA da Master Power. Quanto a turbo de fábrica, nenhuma band, saiu com essa opcao de fabrica.

Abs,


Felippe

Aécio Rodrigues
14/02/2008, 12:46
Bom dia amigos, quando disse original, considerei que seria o original ou específico do motor 364. Eu estive verificando e parece que no primeiro semestre de 94 ainda saiu algumas Bands com motor mercedes. De qualquer forma é sempre bom trocar estas informações. Agora eu gostaria de confirmar se o que o Felippe ouviu sobre "instalar o intercooler com esta turbina específica do 364 faz ela esquentar muito" tem fundamento pois tenho interesse de colocar assim que tiver condições. um abraços para todos e obrigado.

Aécio

Fe_jipeiro
15/02/2008, 16:29
Aécio,

Consegui a explicação mais "oficial" para o item que falei:

Tive que ir na em uma revendedora Master Power, e acabei falando o que tinha ouvido sobre o fato de esquentar a turbina, quando esta(turbina - OM 364), está trabalhando junto com intercooler, ao invés de colocar uma própria com intercooler.

Eles me falaram, que ela esquenta pelo fato de o caminho até chegar na admissão do motor ser maior pelo fato do trajeto do cooler. O rotor dela é mais fraco do que a OM 364 LA, feita para cooler. Ou seja, ela esquenta por trabalhar mais para empurrar o ar para admissão, enquanto a outra feita para ter maior giro e pulsão de ar.

Agora acho que consegui esclarecer ?!

Qq coisa tamo na area.

Abs,

Felippe

Aécio Rodrigues
15/02/2008, 19:10
Tudo bem Felippe? Muito obrigado pela ajuda. Vou estar considerando este fator. Agora se alguém souber de alguma Band que está com o motor 364 com o turbo normal e intercooler e puder colocar aqui como está o funcionamento poderá ajudar muito pra mim e talvez outros que estão na mesma situação. Um abraço para todos.

Fe_jipeiro
18/02/2008, 08:18
Pessoal,

Estou precisando de fotos da parte da mangueira de lubrificação da Turbina no motor 709. Teria como algum amigo postar aqui, da entrada e saída da lubrificação da parte que está presa no motor (Tanto entrada, quanto retono).

Vlw .. pela ajuda ...

Abs,

Felippe

Junior Toyota
05/05/2008, 20:23
Felipe e Aecio,
Na Band com motor om364 e turbo onde fica colocado o filtro de ar??Pois nas 93 em diante tem o suporte de bateria junto do motor.
Percebi que nas bands 91/92 com motor om364 é o filtro é trocado de lado quando turbinado.

Abraços
Junior

Fe_jipeiro
06/05/2008, 09:44
Opa Junior,

Tudo blza?! Seguinte, nas bands com bateria debaixo do banco e com motor 364, o filtro é passado para o outro lado, por questao de comodidade, pois temos um lado disponivel. Nas bands 364 com baterias na frente, perdemos este espaco, porem com o filtro de ar do lado original, ainda cabe a turbina. Só é preciso tomar cuidado no coletor que será utilizado. Já vi uma band. assim. O espaco fica bem apertado para qualquer manutencao, porem cabe sim sem problemas. vou ver se consigo as fotos para postar aqui e te ajudar. Na minha, uso o coletor e turbina comprado na Master Power, e realmente sobra espaco para colocar o filtro. No meu caso, a unica coisa q precisaria fazer, seria colocar um pouco mais o intercooler pro lado onde ficaria as bateria, somente para conseguir passar a mangueira.

- Turbo que utilizo: Master Power .48/.63 sem válvula, porém trabalhada.
- Coletor: não lembro a marca, porém comprado na Master Power
- Intercooler: VW 8-150.
- Componente de Avanço na bomba injetora.
- Satisfação: 100 %.

Fone Master Power: 6967-0959
Endereço: Marginal da Rodovia Presidente Dutra, próximo a ponte da Vila Maria.

Tomara q consegui tirar sua duvida.

Abs,

Felippe

Francisco Bicalho
06/05/2008, 10:25
Oi Aécio

Tenho um Bandeirante curto com um 364-A (da MB-912), e instalei o intercooler Garrett original para esse motor, com dutos em aço inox de 70 mm ø, mangueira de silicone lisas (para evitar turbulência do ar), braçadeiras reforçadas (para evitar vazamentos), válvula LDA, coletor de admissão com entrada de 85 mm ø frontal, enfim, fiz tudo o possível para deixar a instalação nos trinques.

A diferença em performance, que falam 15 a 18 %, de fato não ocorreu, e a história é a seguinte:

Quando você tem um turbodíesel sem intercooler, ele tem mais torque na hora que você liga ele de manhã, frio, e quando o motor esquenta, ele perde um pouco de torque. Quando se trata de um caminhão como o MB-912 (OM 364-A / 122 hp) sem o intercooler, ou o MB-914 (OM 364-LA / 140 hp) com intercooler, e ambos estão levando 9 toneladas de carga num dia quente de verão, subindo uma serra íngreme, talvez esses 15 a 18 % de potência a mais no intercooler ocorram. Mas, no caso do nosso Bandeirante peso pena, essa diferença fica muito minimizada. Eu fiquei um pouco desapontado, mas depois de consultar muita gente, inclusive o mecânico chefe da Mercedes em Petrópolis, comecei a entender melhor a coisa. O motor, certamente ganha mais sobrevida (hmm, de 500.000 km para 750.000 km...), etc, e tal, mas não espere milagres em performance de um intercooler.

Por um outro lado, o intercooler aumenta a chance de perda de pressão do turbo se não for muito bem vedado, já que o ar faz um caminho longo do caracol ao coletor de admissão, e como a gente sabe, a perda de pressão por vasamento de ar no turbo, transforma ele no velho maçarico, a emenda fica pior que o soneto. É uma “faca de dois legumes”.

Sugestões para aumentar o rendimento do intercooler: Não use mangueiras sanfonadas, para reduzir a turbulância do ar entre o caracol e o coletor de admissão, e sobretudo, use braçadeiras largas com aperto por porca, e reforce elas com outra porca travante para não haver nenhum vazamento de ar que tire a pressão da turbina. Lembre que um furo de alfinete em alguma mangueira de ar tira potência do motor.

Connclusão: se você quer saber como o seu motor turbo vai andar na melhor das circunstancias com o intercooler, lique ele de manhã, e saia com ele normalmente, sem esquentar o motor. É isso. O lado ruim do intercooler, é que, se a instalação não for 100 %, e houver turbulência de ar, ou pior, vazamentos o carro vai andar menos que antes.

Abraço;
Chico

Guiga Tostes
06/05/2008, 11:20
Concordo com o Chico, a instalação faz toda diferença.

Quanto a temperatura de funcionamento e diferença de performance por parte do intercooler, realmente isso aparece com o motor em temperatura normal de funcionamento, dias quentes e naquelas infinitas subidas onde o motor e turbina são mais exigidos. Além de o benefício de longo prazo que é uma maior vida util do motor.

Na minha Band OM 314 turbo intercooler não ha perda de pressão, mesmo eu considerando o percurso entre caracol(turbina) e admimissão um puco longo.

O manometro do turbo que está ligado no coletor de adimissão(bem proximo do motor), chega a medir 1,2kg de pico(não recomendado) com pé em baixo, ou seja, mesmo com o longo percurso o ar chega ao motor com uma ótima pressão e não ha perda de rendimento.

Ps.: Para uma Band de uso exclusivo em trilhas, onde predomina o uso em baixa rotação(em um motor que já é de baixa rotação), realmente o intercooler fará pouca difrença na performance e talvez o investimento não valha a pena.

Abr

Junior Toyota
06/05/2008, 14:29
Amigos toyoteiros,
Obrigado pelas informações.Ficou bem esclarecido.
Acho que vou optar 1° em turbinar e depois coloco intercooler sendo que quero uso mais para trilhas mesmo.

Tenho mais uma duvida quando atravessar lugares como rios,riachos com agua cobrindo o paralama não há possibildade de trinca da turbina caso entre em contato com a agua e tenha um choque termico.Aguenta nestes casos???

Abração a todos
Junior

alansouza
06/05/2008, 15:11
Vamos ver se entendi:Uma band usada para trilhas seria melhor usar uma turbina pequena(apl240 por ex) sem intercooler o que resultaria em mais torque em baixas rotacoes do que usar uma turbina maior com cooler, que no caso dessa ultima renderia melhor em regimes altos em rodovias?:pensativo: Me corrijam se tiver errado, e tambem tenho a mesma duvida do Junior sobre uma possivel trinca na turbina no caso de entrar com a viatura na agua.:pensativo:

Fe_jipeiro
08/05/2008, 11:35
Junior,

Consegui a foto q te falei do 364 turbo intercooler com filtro no lugar original. Está em anexo.

Alan /Junior,

Quanto a pegar alagado com a turbina, a recomendacao do fabricante, não é fazer isso. Porém a minha turbina e de um amigo meu, já já tem na band. dele há 7 anos, nunca deu nenhum problema. E olha que a nossas bands ja passaram em cada "buraco". rsrs OBs: Nossas turbinas são ambas da Master Power .48/.63 sem valvulas, porem trabalhadas internamentes. 100 % de satisfação. Bate na casa de 1,2 facil facil....(nao recomendado conforme o Guiga disse)

Espero ter ajudado.

Abs,

Junior Toyota
08/05/2008, 14:19
Felipe,
valeu pela foto.
mais uma pergunta alguns dizem que é bom colocar um filtro de ar maior para melhor eficiencia pois pode haver "falta de ar" para o turbo.Sera??
E escapamento com diam. maior??
O avanço da bomba injetora voce comprou na master também?

Abraço
Junior

Fe_jipeiro
08/05/2008, 14:42
Opa Junior,

Exato, um filtro de ar maior para o turbo é o correto. Porém, o filtro de ar original da band. é bem grande e supre a necessidade da turbina, ainda mais por ser de forma cilindrica(redondo) que aumenta a sucção de ar. Com isso não será necessário trocar, isso ocorre para automoveis de porte "menor" ou que estão com filtros "pequenos".

Quanto ao escape do 364, nao eh necessario trocar. Somente se fosse um 314, ai teria q colocar um escape com o diametro do 364. A unica coisa é que tem q tirar o abafador, e trocar o silencioso por um de turbo. ou senao faz q nem eu: tira tudo e deixa direto. eheheh.... soh q fica com ronco de um V8.. ehehe se gosta de barulho fica ai a ideia.

Com relacao ao avanco da bomba, este eh um investimento um poko "caro". Coloquei, pq ja fiz minha bomba, para melhora de performance do turbo, e para essa nova lei de inspeção de motores a diesel. Esse avanco eh como se fosse um "aclopamento" na traseira da bomba que melhora e aumenta a combustao, abrindo a bomba, juntamente com a turbina e talz... Uma diferenca DUCA !! principalmente em subidas. Fica um canhao ! soh q tudo gastei R$2.000,00, entre limpeza, reparos, bicos, "aclopamento" e mao de obra. Mas o carro fica outro !!! nao parece uma Band. e sim um carro de passeio turbinado, uma verdadeira "arma" na mao viu !!

Espero que tenha te ajudado.

Abs,

Francisco Bicalho
08/05/2008, 14:52
Oi Junior

Acho que só há um "tamanho" de filtro seco para o 364, e é o mesmo para o A ou o LA, só que os Bandeirantes ainda tem um filtro interno, que vai dentro do cilindro de papelão, que a Mercedes não usa nos caminhões. Tem gente que tira o filtro interno, mas eu deixo o meu porque, se eu quisesse alta performance, comprava um carro esporte, e não andava de Bandeirante. Existem os filtros de alta tecnologia laváveis, da, S&B, da K&N (que conclama que os filtros deles duram um milhão de milhas e aumentam a potência do carro em até 22 HP) e muitas outras empresas. Só que muita gente prefere não arriscar com esses filtros de playboy americano que gosta de dar arrancada, sabe como é? Seguro morreu de velho.

Quanto ao cano de descarga, é sim, recomendável trocar por um com maior vazão para a turbina de descarga, o de 2 1/2 polegadas, que não é muito caro. Paguei uns $250 pelo meu. O cano de maior diâmetro aumenta a vazão, e reduz o aquecimento na turbina de descarga.

Guiga Tostes
08/05/2008, 14:58
Felipe,
valeu pela foto.
mais uma pergunta alguns dizem que é bom colocar um filtro de ar maior para melhor eficiencia pois pode haver "falta de ar" para o turbo.Sera??
E escapamento com diam. maior??
O avanço da bomba injetora voce comprou na master também?

Abraço
Junior

Olá Junior!

Realmente a questão do filtro de ar há de ser pensada.

Na minha Band(OM 314) uso o filtro do OM 364(original) e no inicio senti restrição na entrada de ar o que estava exigindo maior esforço da turbina. Levei o assunto pro meu meca e ele confirmou, que devido a pouca vazão de ar no filtro a turbina estava trabalhando mais pesado quando em alta.

A solução foi bem simples, para andar na cidade foi retirada a tampa do filtro(aquela presa por borboleta) e assim aumentamos admissão de ar no filtro. E quando vou para trilha, recoloco a tampa e tudo bem pois as rotações são menores e o carro vai bem tb. Mas pode ser usado filtro de outro carro, já vi colocarem o da D20 turbo que se não me engano usa mangotes de 3" e tem uma maior vazão de ar.

Quanto ao escape, esse dever ser dimensionado e ter ao menos 2,5" de diametro(medida mais utilizada e a mesma da minha Band), porem um de 3" tb vai bem e pra quem gosta de um ronco forte é uma boa pedida.

E sobre a turbina e água, nunca tive problema e o material é tratado suporta o contato normal coma agua quando quente...o principio é o mesmo do motor das motos, que tb correriam o mesmo risco de choque termico em dias de chuvas repentinas...hum acho q ficou confuso, entendeu?

Abr

Junior Toyota
12/05/2008, 17:29
Pessoal,
Mais uma vez obrigado a todos pelas repostas.
Segue mais umas duvidas.....
Estou resolvendo comprar o kit de turbina da maxcooler sem a turbina só o kit.
É esse usado por voces?Tem mais fabricantes?

Abraço
Junior

Fe_jipeiro
12/05/2008, 19:29
Opa Junior,

Com relação ao kit, tenho na minha band, um que comprei direto na master power e nao tenho reclamacoes dele, pois foi plug in play para instalar tudo.

Vc tem que tomar cuidado, para ver se o coletor q vc ira comprar, dê para colocar a turbina sem mover o seu filtro de ar do lugar, justamente aquela pergunta que vc estava com duvida. Sei que o que eu utilizo, serve para vc ! O da Maxcooler ja nao sei. Se nao me engano, paguei R$ 560,00(acho q o fabricante do coletor é a Italy).

Abs,

Junior Toyota
14/05/2008, 09:13
Felippe,Blz!!!
Quanto ao escapamento tem algum problema em usar o filtro original traseiro?
O cano do escape original é diam. de 50mm??
Tem alguem do forum usando o kit da maxcooler??A turbina que vou usar é da biaggio da PICK UP D20 COM MOTOR S4T ou da Sprinter 310 alguem usa esta configuração.

Abraço
Junior

Fe_jipeiro
14/05/2008, 09:54
Opa Junior,

Assim, problema nao tem. Porem, nao é recomendado pois afeta no desempenho. O certo seria utilizar uma "marmita" para motor turbinado. Quando turbinei a minha, utilizava o original, ai conversando com mecanicos de preparacao a diesel, falaram para ou colocar uma marmita de turbo ou se eu gostasse de barulho, para eu deixar direto o escape. Optei pela segunda opcao... e particularmente, o carro anda muito mais... com muito mais torque.

Abs,

Junior Toyota
14/05/2008, 12:06
Felippe,
O que seria esta "marmita"??
Direto ficou muito barulho??A pol.Rodoviaria não enche o saco por causa do barulho??
O coletor marca Italy é importado??Não achei o fabricante na net??

valeu
Abraço
Junior

Fe_jipeiro
14/05/2008, 12:42
Opa Junior,

Desculpe, "marmita" é o bujão do silencioso.

Do jeito que está, vc soh percebe que tem barulho, na hora q abre e acelera. Se está em marcha lenta, ou mantendo uma velocidade constante, fica silencioso. E fica um barulho gostoso de ouvir para quem gosta.. rsrs(parece dakelas D-20 turbinada com escape direto sabe...).

Quanto ao coletor, nao tenho certeza se realmente a marca é Italy, está rotulado no coletor, porém nao sei se realmente eh a marca. Abaixo estao 2 fotos q tirei na hora q montei. Mostra a posicao e formato do coletor com a turbina.

qq duvida q tiver, pode me ligar pra bater um papo... gosto de trocar ideias sobre esses assuntos q envolvem os 4x4.. rs

abs,

Junior Toyota
14/05/2008, 16:11
Felippe,
Estou perguntando demais,hehehe
Acho que achei o fabricante Italy é nacional é do interior SP.....
È que eu mesmo vou instalar.......Apos instalação tem que levar a um bombista correto??
Tem como voce enviar as fotos com qualidade no meu email: jccjunior@ig.com.br

Grande Abraço
Junior

Fe_jipeiro
14/05/2008, 16:17
Opa Junior,

Relaxa... o forum é para isso ... pergunte a vontade.
legal q acho o fabricante.. rs

Exato... apos a instalacao tem q levar para regular a bomba e as valvulas do motor.

De resto nao tem muito segredo.. se vc conhece a mecanica.. consegue instalar sem problemas....

To te mandando as fotos no email...

Abs,

Fe_jipeiro
05/06/2008, 10:13
Opa Guiga !!!

Blza!?! Seguinte, como prometi um tempo atras.... ta em anexo a foto de como ficou meu motor, apos deixar do meu gosto ,... rs Como vê fugiu totalmente do projeto original, com os mangotes de aluminio, etc ,.....

Agora eu posso afirmar q ficou show de bola !!! Agora soh tenho q manerar no peh... pq senao sai voando pistao pra todo lado.. rsrsrs

Ficou um canhao !...rs... Melhor performance q consegui tirar..rsrsrs

Abs,

Felippe

Fe_jipeiro
05/06/2008, 13:03
Opa Guiga,

Esqueci de perguntar.... qual caixa quente vc ta utilizando na sua ? vc sabe? .48? .50??

Abs,,

Felippe

Guiga Tostes
07/06/2008, 10:53
Ficou show Felippe e mais limpa a instalação, parabéns!!!

Na minha estou usando .48

Gde abr

João Fernandes
08/06/2008, 23:24
Felipe,

Parabens pela instalação.
Fiquei curioso para saber se a sua Band tem ar condicionado, porque na foto não vi espaço para o condensador do ar, pois estou instalando o intercooler na minha, que ainda não tem ar, mas já estou procurando um lugar para colocar o condensador do ar condicionado.

Abs.,
João Fernandes

Fe_jipeiro
13/06/2008, 15:09
Opa João !!

Seguinte, realmente o espaço fica apertado, porém da para colocar tudo ali sim ... o radiador do ar-condicionado cabe entre o intercooler e o radiador do motor... deixei o espaco certo... os demais itens tb se encaixam ... MInha futura ideia , ainda eh colocar uma ventuinha forcada na frente do intercooler.... pois ainda cabe.. rsrs...

Absss... q dê tudo certo ai na sua montagem ...

Thunder_ot
15/06/2008, 16:18
Oi gente, voltando um pouco no assunto sobre os escapes.
Um colega acima recomendou canos com 2 e 1/2 pol ou, idealmente 3 pol... pergunto se estas dimensões são compatíveis com o uso de escapamentos altos e se esse tipo de escapamento não incorre em perda de potência no motor?
Outra dúvida: nos motores turbo interculados o uso de snorkells pode diminuir a admissão de ar ao conjunto? Se positivo, qual o dimensionamento ideal dos dutos do snorkell?
[] a todos.

Fe_jipeiro
08/07/2008, 09:44
Opa Gustavo,

Entao, o uso de escape alto para motores turbinados, não é recomendado, pois como o caminho é longo, pode sufocar a saida de gases. Na minha band, quando comprei, estava com escape alto, tirei antes mesmo de turbinar... já da pra sentir a diferença...

Quanto ao snorkel, o fato é de quando o motor está turbinado, e/ou interculado tb, ele requer maior fluxo de ar na admissao. Por isso q se deixar o cano de snorkel padrao, prejudicará a performance do motor. O recomendado é redimensionar para a "litragem" de ar que seu motor necessitará. 3' polegadas já é um tamanho bem razoavel e legal para se colocar. Alem disso, quando nao estamos no off-road e fora de agua, podemos rodar com a tampa do filtro de ar da band aberta, para ajudar na sucção de ar.

Espero ter ajudado.

Abs,

Guiga Tostes
08/07/2008, 14:14
Uso tubo de 3pol no snorkel e ando sem a tampa traseira do fitro quando estou na cidade e estradas pavimentadas, somente fecho o filtro quando em estradas empoeiradas e trilhas.

No uso off road não ha perda de desempenho pela menor admissão com a tampa do filtro fechada, já no asfalto pode se perceber a diferença além de ser melhor por forçar menos a turbina e componentes que fazem um maior esforço para "puxar" o ar quando em maiores rotações e filtro com tampa fechada.

Abrs

Junior Toyota
20/08/2008, 12:21
Pessoal,
Olha os kits para turbinar toyota bandeirantes com motor mercedez.
Estão em Campinas.

Abraço
Junior

Abel Mário
06/09/2009, 06:48
Óla pessoal, este tópico foi de muita valia para mim, embora esteja sem uso por algum tempo, me deu valiosas informações. Tenho uma Band 92/93, com ar, direção e snorkel(compartimento do motor bastante congestionado). Quero aumentar a potencia do bruto(o motor esta zero bala e a bomba injetora fiz reparo completo a 2 meses), pois faço trilha pesada(lama, muita lama) e ainda uso a viatura no dia a dia. Minha duvida recai na utilização ou não do intercooler, não sou de pisar muito na estrada(110Km no maximo), mas na trilha, embora não tenha feito feio em nenhum trecho, acho o carro um pouco fraco devido o peso do mesmo, os Willys e Engesas passam tranquilos, mas band´s(tem 2 no nosso clube) tem que encher o pé para passar, embora somos considerados o SAMU da galera, quase sempre guinchamos alguém. Queria a opinião de voces, se para trilha vale a pena realmete investir no intercooler, pois como disse o compartimento do motor esta bastante congestionado. Em quanto aumentaria a potencia da band com e sem o intercooler? O Fe Jipeiro e o Junior_Toyota me deram ótimas dicas, mas preciso de maiores detalhes, pois onde moro(Lauro de Freita -Ba) existem oficinas que consertam ou trocam turbos mas tá dificil encontra alguém que faça esta adaptação, e o investimento não é barato. Segue fotos do Bólido.

Sds, Abel.

Abel Mário
06/09/2009, 10:07
Este produto abaixo, chamado de "Turbo Supercharger" promete aumentar em 30% a potencia de um motor. Eu não acredito em mágica, alguém conhece isto?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101259506-turbo-supercharger-duplo-vortec-cyclone-3-geraco-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101259506-turbo-supercharger-duplo-vortec-cyclone-3-geraco-_JM)

Sds, Abel.

maxdelta
06/09/2009, 19:36
Este produto abaixo, chamado de "Turbo Supercharger" promete aumentar em 30% a potencia de um motor. Eu não acredito em mágica, alguém conhece isto?

[/URL][url]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101259506-turbo-supercharger-duplo-vortec-cyclone-3-geraco-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101259506-turbo-supercharger-duplo-vortec-cyclone-3-geraco-_JM)

Sds, Abel.

Supercharge é um turbo de correia, presente em algumas versões do ford fiesta, é um sistema bom pra colocar em veículos pouco potentes. Detalhes do supercharge eu não sei, mas sei que funciona como o turbo. em um veículo a diesel eu recomendaria por supercharge no ap a diesel ou eliminar o turbo do motor do jpx e colocar o supercharge, não num motor om 364 e 314.

Quanto ao anuncio parece um ventilador que coloca na boca do carburador e depois põe o filtro, deve dá alguma diferença mas acredito que não seja pra melhor afinal ele tá obstruindo entrada de ar!

Melhor continuar a procurar uma turbina ou blower!

abs

Higor-PY
10/09/2009, 20:39
Desculpem o off topic e o up, estava pesquisando... um superchager sim, mas aquele ventiladorzinho... so funfa com o ar que e aspirado pelo motor, ao menos e o que me pareçe... ha não ser que ele seja um super ventilador, que tenha nas pás o poder de empurrar o ar para o motor, mesmo quando o motor nao esta aspirando... sei la vai saber... :discordo:
[]'s:concordo: