Ver Versão Completa : Estalos com tração 4x4 ativada.
andrelom
29/01/2008, 11:29
Olá a todos,
Eu estou com uma Hilux 98 cabine dupla, sou novato neste veículo, logo estou explorando sua mecânica de acordo com meu tempo livre.
A questão é a seguinte: eu estou testando o 4X4, tudo certo, porem quando eu faço uma curva acentuada com a tração ligada, escuto estalos metálicos próximo ao eixo, já me falaram que é normal, porem isso me assustou.
Não sei se é algum problema, ou é comum do carro?
Alguém já passou pela mesma situação, ou sabe o provável motivo?
Obrigado a todos. :smile:
Allan Nielsen
29/01/2008, 15:01
Andre,
Este tipo de veiculo não possui diferencial central, portanto vc não pode fazer curvas acentuadas com a tração ligada em pisos de boa aderencia. Evite o uso da tração em pisos de boa aderencia.
Pesquise aqui no forum (tem muita materia sobre isto) e descubra porque voce não deve fazer isto, será um bom aprendizado para o mundo 4X4.
Boa sorte
JEFFCATUNDA
29/01/2008, 20:52
Olá a todos,
Eu estou com uma Hilux 98 cabine dupla, sou novato neste veículo, logo estou explorando sua mecânica de acordo com meu tempo livre.
A questão é a seguinte: eu estou testando o 4X4, tudo certo, porem quando eu faço uma curva acentuada com a tração ligada, escuto estalos metálicos próximo ao eixo, já me falaram que é normal, porem isso me assustou.
Não sei se é algum problema, ou é comum do carro?
Alguém já passou pela mesma situação, ou sabe o provável motivo?
Obrigado a todos. :smile:
Quando comprei a minha SW4 fiquei em dúvida a respeito de andar com 4x4 no asfalto... notei que era realmente dificil fazer curvas com 4x4 em terreno firme, como sou muito medroso, nunca forcei até estalar, quando ficava pesado eu simplesmente tirava o 4x4, o que é fácil na minha viatura porque faço de dentro do veículo mesmo...
Até tem um tópico meu a este respeito, porque também indagava dos colegas da necessidade de se andar pelo menos 16 Km pro mês com a tração ligada, segundo o manual da toyota...
Ainda bem que já havia me associado a este forum e não compliquei a viatura...
Resumindo; não se deve andar com tração aionada em terrenos de alta aderência, os estalos que vc ouviu podem sim ter provocado desgaste nas engrenagens do sistema de tração... procure testar curvas fechadas em terreno arenoso, se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado...
BOA SORTE!