Ver Versão Completa : Cuidados na adaptação de rack na Hilux SW4 ano 1995
neygloor
28/01/2008, 20:40
Comprei um Hilux SW4 ano 1995 recentemente e o que me parecia uma tarefa bastante simples está me tomando mais tempo do que imaginei.
A idéia inicial era instalar um rack longitudinal adaptado da blazer ou outro qualquer a venda no mercado em tubos de aluminio.
O fato é que a concessionário Toyota da minha cidade me informou que deve-se tomar muito cuidado para adaptar algum rack nela pois o teto que deverá ser perfurado não possui reforços e pode "afundar" ou amassar com a colocação de peso no rack.
IMPORTANTE
1. Numa primeira loja de acessórios me disseram que era bem simples mas que teria que furar o teto. Só isso.
2. A concessionária nem soube me indicar um modelo de rack para adaptar e ainda me alertou sobre o problema da fragilidade do teto que não possui reforços. Sendo que o ideal é o instalador tirar o forro interno do teto para visualizar melhor o local onde será feito o furo.
3. As Hilux até 1995 não possuem trilho no teto. Foram importadas sem este acessório.
4. As Hilux de 1996 pra cima já possuem o trilho no teto e o tal reforço nos pontos onde o teto foi perfurado para fixar o trilho.
5. Encontrei um tópico específico para o rack da hilux aqui no fórum mas me parece que esta diferença entre os anos de fabricação não foi mencionado.
A GRANDE DÚVIDA
Alguém já adaptou algum rack na hilux até o ano 1995 e pode nos ajudar aqui com algumas dicas de como fazer ou relatar problemas que aconteceram.
Eu e outros interessados aguradamos pelas dicas e relatos.
Celsogvs
28/01/2008, 21:10
Eu tenho uma Hilux SW4 ano 93 que está com um bagageiro (rack) e acho que é original.
Veja a foto ai.
Pedro Mattos
29/01/2008, 19:16
Olá a todos.
Também tenho uma SW4 93 e quero colocar os racks. Pelo que já pesquisei só os da "Thule" que são bem carinhos por sinal.
Se alguém souber de algo dá um toque.:concordo:
renato vieira
30/01/2008, 18:40
Pessoal,
na minha ex-SW4 93 diesel, coloquei um par de trilhos da TR4 (R$ 120,00) fixados na mesma linha que os originais. Tirei como base uma 94 a gasolina de um amigo. Nos trilhos, fixei um rack Longlife (R$70,00)modelo para Corsa, Astra e Kadett. Carreguei windsurf por todo sul do País sem nunca ter tido um susto. Enfreitei muita chuvarada e nunca entrou uma gota pela furação do teto. Talves, méritos do pessoal da instalação aqui em Porto Alegre.
guilhermeabreu
04/02/2008, 23:35
NEYGLOOR
Tenho uma SW4 93 que tem o RACK identico ao da SW4 do CELSOGVS inclusive o aerofólio trazeiro , tb acho que seja original , já coloquei peças de madeira pesadas nele e não tive nenhum problema , pode ser que se for original o teto destas series de SW4 tenha um reforço no teto , se a concessionária te alertou para o problema , é pq eles já devem ter tido casos de afundamento de teto , a não ser que vc queira colocar só para estética/enfeite . Furando o teto com uma broca , é lógico né , alí irá começar a primeira corrosão pelo cupim de ferro , a não ser que vc dê um tratamento com uma base anticorrosiva e tinta antes de colocar o RACK .
Esta é minha opinião .
Augustocesar
05/02/2008, 23:25
GAlera,
A minha já veio com um adaptado no estilo da S10 e esteticamente ficou bom, também nunca tive qualquer goteira, mas quero colocar uma barraca de teto da camping´s world, será que esse bagageiro aguenta ou vou ter que tirar ele e colocar outro??? Quem souber ou tiver experiência, fico grato.
Abraços,
Augusto "De Goiás"
SW4/93 Tdi. toyota é claro.
RICARDO LOBÃO
06/02/2008, 02:03
Pessoal,
na minha ex-SW4 93 diesel, coloquei um par de trilhos da TR4 (R$ 120,00) fixados na mesma linha que os originais. Tirei como base uma 94 a gasolina de um amigo. Nos trilhos, fixei um rack Longlife (R$70,00)modelo para Corsa, Astra e Kadett. Carreguei windsurf por todo sul do País sem nunca ter tido um susto. Enfreitei muita chuvarada e nunca entrou uma gota pela furação do teto. Talves, méritos do pessoal da instalação aqui em Porto Alegre.
Amigo, pode me dizer aqui em Porto Alegre, onde foi que voce colocou o seu rack.
Guiga Tostes
06/02/2008, 02:04
Augusto,
vi na sua assinatura que sua SW4 93 eh TDi, acabei de adiquirir uma SW93 tb e gostaria de saber mais infos sobre. Qual kit (turbo+intercooler) vc esta utilizando, tem fotos?
Ps.: Desculpas pela pergunta off topic, caso prefira me envie uma MP. Na proxima semana farei um topico dedicado exclusivamente as SW...pesquisei e vi que não ha nenhum aberto para assuntos gerais.
Abr
renato vieira
06/02/2008, 14:42
ai, Lobão,
Coloquei o meu na Top Rack (www.toprack.com.br) que fica na Pernambuco, 1651 fone 3342.0756. Acho que vou começar a cobrar comissão do Marquinhos.
Abraços
locomeubr
06/02/2008, 15:35
a colocação desse tipo de rack é bem simples...agora vai depender do uso dele..se é estetico...só furar, dar o tratamento pra nao enferrujar..e pronto..agora se for para carregar pesso...seria bom tirar o forro, e ver como ela é por dentro...se nao tiver reforço nenhum...complica..pode afundar mesmo....mas vc pode fazer esse reforço..da trabalho mais nao é tao complicado...
mcastanho
08/02/2008, 11:57
Celso,
eu também tenho uma SW4 93 e tenho interesse em colocar o RACk também...você sabe ou alguém sabe se os da Thule sao iguais ao original ou onde encontro o original em SP ?
Valeu,
Abs,
Celsogvs
08/02/2008, 12:07
Marcelo,
Não conheço os da Thule, mas já já alguém ira postar aqui alguma informação.
abs,
mcastanho
08/02/2008, 14:41
OK Celso...vamos ver se alguém coloca algo !!!!
Abs,
Pedro Mattos
08/02/2008, 20:51
Fala pessoall, coloquei hoje o rack da thule p/ SW4.
Bem caro por sinal ( $600,00) tive que encomendar, mas não tem igual, o rack é muito bem feito resistente e com toda uma técnica de instalação que a torna fácil simples e segura. Se quizer usar o rack em outro carro é só trocar o suporte da base. No meu caso é p/ uso e não só p/ estética e esse eu sei que é resistente. (também com um preço desse!!!)
Depois postarei umas fotos.:concordo:
mcastanho
09/02/2008, 00:16
Pedro,
espero para ver as fotos...mas que é caro é !! 600 pratas no Rack !!!
Onde vc colocou em SP ?
Abs,
Pedro Mattos
14/02/2008, 01:20
Oi pessoal desculpe a demora mas a menina foi p/ mais uns ajustes na oficina.:concordo:
O rack thule é caro porém é sueco e eu nunca vi um produto nacional assim, resolvi investir nele pois já conhecia sua fama de bom e caro.
Ele foi comprado na Duque de Caxias 136, loja chamada "lopan" tel: 3333-4846. Pergunte pelo ceará que agora ele sabe tudo de thule.:pensativo::lol: Havia feito uma pesquisa prévia na net e era isso ai mesmo, vai somando as partes do rack e o resultado é por volta de 600 latinhas.
Seguem umas fotos. Se quiserem fotos de algum outro detalhe é só falar que coloco mais fotos.
mcastanho
16/02/2008, 02:13
Bacana Pedro o rack.
Apenas uma curiosidade, que ano é a tua SW4 ?
Abs,
Giuliano MO
18/02/2008, 19:56
Olá Pedro, se possível, posta uma foto geral da SW4 pra ver certinho como ficou o rack no teto, a posição e tudo mais!
Pedro Mattos
18/02/2008, 21:34
Salve pessoal.
Minha SW4 é 93. Vou ver se tiro algumas fotos amanhã mesmo e posto aqui.:concordo:
Luciano Marco
10/03/2008, 22:23
Olá, pessoal! Esta é inha 1ª particpação no Fórum. Fiz algumas adaptações na minha Toyota para colocar um rack. Quanto ao rack, foi feito sob encomenda para dar espaço para a barraca de teto, galões de combustível e fárois de milha. Para colocação foi retirado o forro e foi colocado chapas de ferro para dar maior sustentação ao rack. Basta imaginar 03 galões de 30 litros(cada), barraca de teto para 03 pessoas. Ë muito peso!
Também modifiquei a parte frontal colocando um parachoque tipo ARB com base para guincho.
Guiga Tostes
11/03/2008, 14:23
Luciano Marco,
tens fotos da sua SW para apreciarmos os resultados?
Abr
Olá, pessoal! Esta é inha 1ª particpação no Fórum. Fiz algumas adaptações na minha Toyota para colocar um rack. Quanto ao rack, foi feito sob encomenda para dar espaço para a barraca de teto, galões de combustível e fárois de milha. Para colocação foi retirado o forro e foi colocado chapas de ferro para dar maior sustentação ao rack. Basta imaginar 03 galões de 30 litros(cada), barraca de teto para 03 pessoas. Ë muito peso!
Também modifiquei a parte frontal colocando um parachoque tipo ARB com base para guincho.
Luciano Marco
19/03/2008, 12:37
Tenho várias fotos. No último acesso não consegui colocá-las no site. Vou tentar novamente.
Luciano Marco
22/03/2008, 19:16
114453
114454
114455
114456
Guiga Tostes
25/03/2008, 00:17
Linda viatura Luciano, parabens:palmas::palmas:!!!
Nada como estar proximo da Venezuela e ter acesso a equipamentos e acessorios gringos...e pagar em Bolivar!! Ai se eu nao tivesse tao longe!!!
Mais algumas perguntinhas:
Os pneus que vc esta usando sao de qual medida, seriam 32''? Teve que fazer algum body lift? E a durabilidade dos pivos e terminais de direcao foi comprometida/reduzida?
Novamente parabens pela SW, mto linda!
Abr
Luciano Marco
25/03/2008, 18:17
Guiga, os pneus são Wangler 31' . Não precisei levantar o carro. Tentei colocar uma jogo de aro com off-set mais largo e com pneus 33', mas teria que levantar muito. Os pivôs e terminais ainda estão em ordem, mas é sempre fico atento a possíveis folgas nas rodas dianteiras.
No futuro verei na Venezuela 'Kit's completos da Rancho ou ARB. Já visitei o representante da Iron Man (Australiana), mas eles não fabricam Kits de suspensão para este modelo de toyota.
Essa semana estarei colocando um Air Locker da ARB no diferencial traseiro. Na Venezuela há muitas opçoes em equipamento off-road. Todos os equipamentos que uso são comprados lá. Só p/ exemplificar, paguei no ano passado pelos pneus 04 goodyear Wangler MTR 31', o valor de R$ 800,00 (na loja), na cidade de Santa Elena de Uairén/VE, que fica apenas a 216 Km de Boa Vista. Em Puerto Ordaz, o guincho Warn XP 9.5, custou em torno de R$ 2.600,00. Tudo depende do câmbio, que varia muito. Hoje 1 real compra 2.300 bolívares. O guincho em bolívares 4.500.000,00 . A barraca de teto p/ 3 pessoas está na faixa de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. Só que para trazer p/ Boa Vista só compensa se vier instalado no veículo, senão o imposto na fronteira torna o preço pouco atrativo.
Elmer_Jeep
15/04/2008, 12:48
Luciano, bem vindo ao 4x4Brasil.
Já vi sua sw4 pelas ruas de BV, meu pai é proprietário da Retífica Central. Quando quiser trocar umas idéias sobre mecânica, off-road e Fórum dá uma passada por aqui.
[]'s
Guiga Tostes
15/04/2008, 14:33
Guiga, os pneus são Wangler 31' . Não precisei levantar o carro. Tentei colocar uma jogo de aro com off-set mais largo e com pneus 33', mas teria que levantar muito. Os pivôs e terminais ainda estão em ordem, mas é sempre fico atento a possíveis folgas nas rodas dianteiras.
No futuro verei na Venezuela 'Kit's completos da Rancho ou ARB. Já visitei o representante da Iron Man (Australiana), mas eles não fabricam Kits de suspensão para este modelo de toyota.
Essa semana estarei colocando um Air Locker da ARB no diferencial traseiro. Na Venezuela há muitas opçoes em equipamento off-road. Todos os equipamentos que uso são comprados lá. Só p/ exemplificar, paguei no ano passado pelos pneus 04 goodyear Wangler MTR 31', o valor de R$ 800,00 (na loja), na cidade de Santa Elena de Uairén/VE, que fica apenas a 216 Km de Boa Vista. Em Puerto Ordaz, o guincho Warn XP 9.5, custou em torno de R$ 2.600,00. Tudo depende do câmbio, que varia muito. Hoje 1 real compra 2.300 bolívares. O guincho em bolívares 4.500.000,00 . A barraca de teto p/ 3 pessoas está na faixa de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. Só que para trazer p/ Boa Vista só compensa se vier instalado no veículo, senão o imposto na fronteira torna o preço pouco atrativo.
Luciano,
obrigado pelas respostas na minha SW uso Bf a/t 31" e vou manter assim tb pois o meu uso é quase 100% on-road...para as "encrencas off-road" tenho a Band.
Abrs(contrariados por morar longe do paraiso Venezuelano de peças e acessórios off-road)
Luciano Marco
16/04/2008, 01:42
Olá, Helmer! Já nos falamos uma vez via telefone, sobre uma Hi lift se vc estava vendendo. No mais, sou louco pela F-75 de vcs. Sempre vejo você e seu pai na Amoca durante as reuniãos do pessoal do jipe club. Qualquer quinta passo por lá e a gente se fala!
Amigo!!! a minha tem o rack e ja carreguei peso em cima e nada mudou, e alem do mais ela fica mais linda com esse acessório.
andre guerra
16/06/2011, 10:47
Ola Luciano Marco
Primeiramente parabens pelo veiculo.
adquiri ha pouco uma hilux sw4 1993 com 160000km e gostamos de nos aventurar por ai.
Estou tentando ha algum tempo desenhar algo parecido com o rack que colocou em seu veiculo, pois nao encontrava o tal, a unica diferença é que somos 5 na familia, assim a barraca tera de ser maior rsrsrs.
tem informação de algum local no Brasil que venda o acessorio?
Caso não, poderia enviar fotos mais detalhadas e dimensoes? inclusive do sistema que prende o rack ao veiculo, vou tentar montar um em casa, tenho solda mig e conheço uns caras que podem dobrar os canos para mim, não é o ideal mas quem sabe eu consiga...
abs
André Guerra
114453
114454
114455
114456
Luciano, como é preso o rach? Parece que prende na porta! E a parte de trás, é só apoiada ou tem furo?
Abraços
Valeu
Amigos,
Estou querendo colocar um Bagageiro de teto, tipo o Thule Xpedition 820 ou o Xperience da mesma marca, ambos abertos...todavia, possuo uma Blazer DLX 4x4 Tdi, 2002/2002, com longarinas originais e travessas largas(originais?)....pelo que vi tem um Suporte da Thule(n.755) que deveria comprar e mais duas barras de alumínio(860,861 ou 862), para que isto seja possível. Alguém já fez isto alguma vez e deu certo? Recomendam outro tipo de bagageiro, tipo aventureiro(borda alta), aberto para se colocar na Blazer?
Oi pessoal desculpe a demora mas a menina foi p/ mais uns ajustes na oficina.:concordo:
O rack thule é caro porém é sueco e eu nunca vi um produto nacional assim, resolvi investir nele pois já conhecia sua fama de bom e caro.
Ele foi comprado na Duque de Caxias 136, loja chamada "lopan" tel: 3333-4846. Pergunte pelo ceará que agora ele sabe tudo de thule.:pensativo::lol: Havia feito uma pesquisa prévia na net e era isso ai mesmo, vai somando as partes do rack e o resultado é por volta de 600 latinhas.
Seguem umas fotos. Se quiserem fotos de algum outro detalhe é só falar que coloco mais fotos.
Amigo, qual o DDD desta Lopan? fica em sampa? tem site?