PDA

Ver Versão Completa : Sensor Maf



HenriqueJr
28/01/2008, 02:51
Pessoal, acho que o sensor MAF da minha Sidekick queimou..... meu carro ta com o funcionamento muito ruim e a luz CHECK ENGINE acende pouco tempo depois que funciono o motor, fiz o teste e deu cod 34 - Baixa voltagem do Sensor de Fluxo de Ar.
Para testar eu retirei o plug que liga o sensor MAF, o funcionamento do motor permaneceu do mesmo jeito!
Alguem pode me ajudar? Será que vou ter que trocar o MAF?? OInde posso comprar um com um preço acessivel e quanto custa???

Detalhe, meu carro é convertido para uso de GNV, suspeito que a causa de ter dado este problema foi o fato do carro ta dando umas explosões quando acelero, isso so ocorre quando uso GNV. Es referidas explosões ocorrem proximo ao filtro de ar, próximo onde fica situado o sensor MAF.

peca
28/01/2008, 23:10
Também tenho um sidekick 1.6 16v com gnv e ele nunca deu estes estouros. Isso pode ser regulagem de ponto. O nosso carro não deve usar o variador de avanço. O variador de avanço, com o tempo, deixa a central eletronica cheia de indicadores falsos, o que prejudica no funcionamento a gasolina. O gnv tem um tempo de queima muito maior que o da gasolina, por isso ele deve trabalhar com o ponto um pouco adiantado, de tal forma que não atrapalhe, bata pinos, quando na gasolina.

eduacds
29/01/2008, 21:26
Cara estes etouros se chama backfire e com certeza tua MAF foi pro espaço!!! Pra confirmar dá uma olhadinha por dentro dela e se tu ve o sensor no centro do cano da MAF, se não estiver lá e porque o estouro arrebentou ele...

Este backfire é um dos principais problemas do 16v com GNV...

Me mata uma curiosidade aonde que esta colocado a entrada do gás perto do filtro de ar ou perto da tbi?

Barao de Castro
30/01/2008, 02:44
Pessoal, acho que o sensor MAF da minha Sidekick queimou..... meu carro ta com o funcionamento muito ruim e a luz CHECK ENGINE acende pouco tempo depois que funciono o motor, fiz o teste e deu cod 34 - Baixa voltagem do Sensor de Fluxo de Ar.
Para testar eu retirei o plug que liga o sensor MAF, o funcionamento do motor permaneceu do mesmo jeito!
Alguem pode me ajudar? Será que vou ter que trocar o MAF?? OInde posso comprar um com um preço acessivel e quanto custa???

Detalhe, meu carro é convertido para uso de GNV, suspeito que a causa de ter dado este problema foi o fato do carro ta dando umas explosões quando acelero, isso so ocorre quando uso GNV. Es referidas explosões ocorrem proximo ao filtro de ar, próximo onde fica situado o sensor MAF.


Teu carro é automático?

Barao de Castro
30/01/2008, 02:52
Pessoal tenho a mesma curiosidade, pois troquei meu vitara metal top 98 3p 1.6 8v num vitara 1.6 16v e preciso colocar o gnv, rodo muito e não d[a para ficar na gasolina não. Já ouvi dizer que se estourar o sensor o pior é em carro automático. No meu caso ele é mecanico.
Aqui em casa temos outro, UM GRAN VITARA 2.0 16v 99/00, o gas dele foi instqlado na motor gas do brasil, pois foi só lá que o pessoal garantiu que não daria problema no tal sensor.Realmente eles colocaram uma peça tipo um mesclador todo furado, ele ao redor dele para vedar uma borracha de pneu de bicicleta ou moto, não sei bem, mas quando o carro dá o retrocesso (papoco) a borracha sai do lugar, assim sendo escapa o gas por lá e não chega ao sensor, tem dado certo. Vcs tem outra opção? Andei pensando qm comprar esse kit eletrico (tipo uma centralina) que te no mercado livre para fazer o motor queimar alcool, mas será que presta? alguém já fez isso? Fico no aguardo de qualquer resposta


sds



Breno

Paulo_CW
30/01/2008, 07:23
HenriqueJR>>>>
Como o Eduacds já comentou, os estouros chamados backfire se devem por problemas de regulagem ou módulo de avanço no gás... e podem tbm acontecer devido a problemas nas velas, (ideal é usar específicas para GNV) e cabos de velas onde o ideal é colocar os de 8mm de silicone por causa da melhor condutividade já que a mistura ar / combustível e mais pobre no uso do GNV o q resulta em maior demanda de alta tensão da ignição......

JAMAIS se adianta o ponto no próprio carro pra funcionar no gás... quem faz isso é a própria central instalada durante conversão, ou seja variador de avanço (que no seu caso deve estar com problemas devido ao backfire) em conjunto junto com o módulo eletrônico...

Já a MAF, dá uma procurada aqui no forum q já vi o procedimento de testes dela.

HenriqueJr
30/01/2008, 11:07
Pessoal, o problemas das explosões(back fire) estava sendo ocasionado por causa dos cabos de velas, a noite dava pra ver a fuga de energia pelos mesmo, troquei (R$170,00) e o carro não ta mais apresentando este problema. Mas na gasolina a luz CHECK ENGINE continua acesa acusando Baixa Tensão no Sensor de Fluxo de Ar, acho que meu sensor MAF deu paw mesmo! Infelizmente eu poderia ter evitado este problema se tivesse levado logo meu carro a um mecanico, passei muito tempo rodando com o carro dando estas explosões, so me preocupei quando acendeu a luz CHECK ENGINE, aí ja foi tarde demais! Vou retirar o polo positivo da bateria para reiniciar o sistema e apagar possiveis erros, em breve colocarei os resultados aqui.

Para quem tem dúvidas, instalei um kit GNV 3ª geração(gerenciado eletronicamente) com variador de avanço(T38, modelo novo da Tury, proprio para vitaras 1.6 16v). O carro ficou maravilhoso com GNV, superou todas as minhas expectativas!!! Anda tão bem no GNV quanto da gasolina(praticamente nao se nota perda de desempenho), tanto que nao preciso usar gasolinas nem nas trilhas! Sem falar na economia, 13km/l em média(estrada/urbano) e olhe que meu carro é automatico!

Paulo_CW
30/01/2008, 11:18
Beleza entaum Henrique....
Naum esqueça de fazer o reset do check engine tbm....
Assim já salienta ao demais que possam ter problemas no GNV... antes de qquer coisa verifiquem: 1º=filtro de ar sujo, 2º= velas, 3º= cabo de velas. Geralmente são estes itens q ocasionam problemas...