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Ver Versão Completa : FINALMENTE ALONGAMENTO11x35 CONCLUIDO e Testado - Comparação 11x35-12x35



JAIME
28/01/2008, 01:36
Senhores,

Peço desculpas pela demora mas fui pego pelos feriados de Natal e passagem de ano além de uma viagem a serviço inesperada. Tive ainda uma demora adicional na oficina TOYOMARCOS já que além da substituição da relação fiz uma revisão completa na transmissão o que acarretou prazo adicional.

Para fazer meu relato aproveitei o primoroso texto do Guiga Tostes inserindo em azul negrito minhas considerações. Achei que este formato permitirá uma melhor compreensão entre os resultados obtidos pelo Guiga com sua Band OM 314 turbinada e relação 12x35 e a minha que agora apresento com motor OM 314 não turbinado e relação 11x35, um pouco menos longa. Resumindo, tudo que está em azul negrito é o meu relato e o que está em preto normal é o relato do Guiga.

Não consegui formatar o texto aqui no espaço do FORUM e fui obrigado a anexa-lo em WORD.

joão k. chikui
28/01/2008, 08:16
Jaime
Como eu imaginava , tua relação era das picapes acima de 95 (flutuante 9:37 ou 4,11:1 ) , muito reduzida para os motores mercedes, onde a original é 10:37.
Jaime, até tinha indicado vc e o Guiga para um amigo que precisa um casal 10:37, pois a dele estava com 9:37 atras e 10:37 na frente, se ele(Chicão) te procurar , é só mandar procurar com o Guiga, pois a dele era 10:37.
Parabéns pela nova Band. No teu relato só tem um pequeno erro , onde indica a relação para 314 turbo como do Guiga e diz 11:35.

Guiga Tostes
28/01/2008, 08:27
Grande Jaime,

fico feliz de que o investimento valeu a pena, beleza de relato!

Agora fica a pergunta....quanto tempo resistirá sem turbo??:mrgreen:(apesar do desempenho satisfatório)

Ps1.: Fica a mesma obeservação do João Chikui e quanto a relação antiga, tenho 1 par ainda (10X37).
Ps2.: Vc ainda tem a opção de ficar um pouco mais longo, caso venha a turbinar, pois vc tem ainda os pneus para aumentar 33".

Parabéns, creio que agora esta questão está desmitificada!!

Abr

JAIME
28/01/2008, 09:11
Prezado Guiga,

Tenho que tomar cuidado pois acho que a insanidade está tomando conta de mim. Não é quanto tempo resistirei sem turbinar, eu já não estou resistindo. É o minha próxima questão. Já andei fuçando as fotografias da sua Band e aquele tópico antigo quando você o turbinou. Estou até pensando em ir a São Paulo para fazer esta instalação. Será que estou ficando louco? E quando digo insanidade é porque já tenho medo que voce me faça a próxima pergunta : E depois de turbinar que tal colocar a relação 12x35?
Ferrouuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!

JAIME
28/01/2008, 09:16
Jaime
Como eu imaginava , tua relação era das picapes acima de 95 (flutuante 9:37 ou 4,11:1 ) , muito reduzida para os motores mercedes, onde a original é 10:37.
Jaime, até tinha indicado vc e o Guiga para um amigo que precisa um casal 10:37, pois a dele estava com 9:37 atras e 10:37 na frente, se ele(Chicão) te procurar , é só mandar procurar com o Guiga, pois a dele era 10:37.
Parabéns pela nova Band. No teu relato só tem um pequeno erro , onde indica a relação para 314 turbo como do Guiga e diz 11:35.

OK João, valeu a correção. E de fato você tinha razão. Foi a primeira coisa que fui ansiosamente verificar quando abri o conjunto. Contei os dentes e lá estava a maldita que me fez sofrer tanto tempo: 9x37. Quanto ao Chicão, sem problemas, encaminho para o amio Guiga.

gbalero_URU
28/01/2008, 10:34
Hola Jaime, felicitaciones por la nueva relación 11/35 me imagino que debia ser una tortura la 9/37, la mia es 10/37, y la verdad estoy acostumbrado aunque hace cuestion de un mes regulamos el caudal de la bomba inyectora y el motor cambio parece que lo hubiera turbinado, y quizas ahora una 11/35 iria muy bien
Un saludo
Gerado Band longa Papa-leguas

José Ordele
28/01/2008, 12:23
Boas

Essa pesquisa desenvolvida pelo Jaime e pelo Guiga é excepcional. Cumprimento-os pelo belo trabalho, coisa de profissional. Este tipo de trabalho só vem a abrilhantar nosso site. Parabéns.

JAIME
28/01/2008, 13:20
Hola Jaime, felicitaciones por la nueva relación 11/35 me imagino que debia ser una tortura la 9/37, la mia es 10/37, y la verdad estoy acostumbrado aunque hace cuestion de un mes regulamos el caudal de la bomba inyectora y el motor cambio parece que lo hubiera turbinado, y quizas ahora una 11/35 iria muy bien
Un saludo
Gerado Band longa Papa-leguas

De fato caro Gbalero, era uma torura a 9/37. Agora de qualquer modo, temos:

9/37 (37/9) = 4,11:1
10/37 (37/10) = 3,70 :1
11/35 (35/11) = 3,18 :1

Ou seja, da 10/37 para 11/35 há uma diferença de 15% que pelo que sei corresponde a diferença da quarta para a quinta marcha. Deste modo, quem tem o cambio original colocando a 11/35 está alongado todas as marchas de forma muito razoavel e ganhando uma quarta igual a quinta. Vamos parar de trocar caixa de quatro para cinco marchas.

JAIME
28/01/2008, 13:24
Grande Jaime,

fico feliz de que o investimento valeu a pena, beleza de relato!

Agora fica a pergunta....quanto tempo resistirá sem turbo??:mrgreen:(apesar do desempenho satisfatório)

Ps1.: Fica a mesma obeservação do João Chikui e quanto a relação antiga, tenho 1 par ainda (10X37).
Ps2.: Vc ainda tem a opção de ficar um pouco mais longo, caso venha a turbinar, pois vc tem ainda os pneus para aumentar 33".

Parabéns, creio que agora esta questão está desmitificada!!

Abr

Prezado Guiga,

Tenho que tomar cuidado pois acho que a insanidade está tomando conta de mim. Não é quanto tempo resistirei sem turbinar, eu já não estou resistindo. É o minha próxima questão. Já andei fuçando as fotografias da sua Band e aquele tópico antigo quando você o turbinou. Estou até pensando em ir a São Paulo para fazer esta instalação. Será que estou ficando louco? E quando digo insanidade é porque já tenho medo que voce me faça a próxima pergunta : E depois de turbinar que tal colocar a relação 12x35?
Ferrouuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!
__________________
Saudações,

Jaime

P.S. - É Guiga, se turbinar vou pensar no pneu 33.

Lvedovello
28/01/2008, 21:30
Prezados, boa noite!

Lendo estes relatos tenho a clara certeza de que ao desistir da venda da minha band fiz a escolha correta. Aos poucos as minhas melhorias estão ocorrer, depois de trocar a embreagem, bateria, revisão mecânica e elétrica, o próximo passo (daqui a aproximadamente 1 mês) é a funilaria, pro ano que vem estou planejando D.H. e freio a disco, depois turbina ou troca de relação? Isso irei questionar futuramente pois com certeza irei fazer as 2 coisas e depois sistema de freio a ar, vixe.... parece que não tem fim!

Grande abraço!

Guiga Tostes
28/01/2008, 22:45
Prezado Guiga,

Tenho que tomar cuidado pois acho que a insanidade está tomando conta de mim...
...até pensando em ir a São Paulo para fazer esta instalação. Será que estou ficando louco?....Ferrouuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!

Calma Jaime, hehehe...

realmente quando fazemos uma alteração que proporciona resultados tão empolgantes tendemos a querer mais e mais:twisted::twisted: hehehe.

Isso não eh nenhuma insanidade, eh um fato...que uma turbina cairia como uma luva na sua Band...mas va com calma, curta sua nova Band e conte comigo para informações e ajuda aqui em Sampa.

Quanto a alterar sua relação para uma mais longa, não creio que seja necessario...ja ta bão demais!!!!

...e se tiver vontade de ficar um pouco mais longo: 33" nela!!! Alem de alongar um pouco mais, dara um novo visual para a viatura:twisted::twisted:

Quanto as insanidades por performance, tambem me ocorrem varias.... lembrando que para tudo tem limite, vou confidenciar duas vontades que tenho para melhorar ainda mais o rendimento e longevidade do meu OM 314 que ja esta o bicho!!:

1 - Radiador de oleo (oilcooler) - pois turbinada tente a trabalhar um pouco mais quente e a temperatura afina o oleo, com isso pude perceber uma pequena queda no desempenho apos algumas horas de estrada com sol forte, principalmente em subidas mais longas em quarta, onde a temp sobe mas não passa dos 90C.

Mas ainda não sei como fazer isso e nem qual oilcooler usar(aceito sugestões:mrgreen:!!) Mas vi que a RaschMotoren, preparadora especilizada em Diesel(Rallye e "civis"), em sua maioria equipa seus carros com o oilcooler.

Obs.: (Para uso urbano e trilhas a temperatura da Band segue baixa e muito estavel)

2 - Este eh mais facil mas a grana ta curta - Redimensionar o radiador(agua) para uma capacidade maior e assim domar melhor a temperatura devido a maior caloria proporcionada pelo turbo.

Ps.: Vale lembrar que são ideias para assegurar a vida util do motor e melhorar a performance...luxos a parte são somente ideias...

Abr( desculpas pelo talvez off-topic e pequeno tumulto de infos)

Guiga Tostes
28/01/2008, 22:53
Boas

Essa pesquisa desenvolvida pelo Jaime e pelo Guiga é excepcional. Cumprimento-os pelo belo trabalho, coisa de profissional. Este tipo de trabalho só vem a abrilhantar nosso site. Parabéns.

Imagina Jose!

estamos aqui para isso mesmo, compartilhar informações e paixões.

Obrigado pelos cumprimentos!

Saudações,:concordo:

Guiga Tostes

elmestizo
29/01/2008, 06:21
Ops..

Insanidade por insanidade.. já já conto o resultado de uma band 5 marchas, 33", turbo e relação 11x35.

Abrass

joão k. chikui
29/01/2008, 06:50
Elmestizo
Vou tentar adivinhar, afinal tenho pensado na minha desta forma:
Com 5ª e 11/35 vai ficar 32,5% alongada em relação a uma 4M normal. Para motor mercedes turbo vai bem. Se for como a minha , 364 turbo/intercooler, vai ser o bicho.
[ ]s curiosos.

elmestizo
29/01/2008, 07:00
Positivo João.

Band Longa, 5a. marcha, pnues 33, om364, turbo.. ainda não intercoolei.. mas está nos planos.


Abrass

Guiga Tostes
29/01/2008, 08:53
LM vai ficar o bicho!!!

Posta os results aqui.

Fiz umas contas e vc estara a 120km-h a 2097rpm em 5a. marcha, apos testar informe sobre manter esta velocidade e evitar giro mto baixo nas outras marchas.

Pergunto pois na minha 12X35 4M (om-314 turbo intercooler), 120km-h a 2236 tenho notado um certo esforço ou falta de pista(reta-segura) para manter este giro ou passar dele...ta certo que ja eh muito rapido mas temo que falte força para a sua 5a.M

Vc ira aferir o velocimetro original, ou instalara algo do tipo triptotem ou compass?



abr

onduty
30/01/2008, 14:57
Ola amigos

Tenho uma band 76 e estou querendo fazer com q ela ande mais .

Estava vendo esse topico e vi q esssa relação 11x35 é boa pra band sem turbo, com cambio 4m e pneus 700-16 .

Já q meu dinheiro ta bastante curto (pois to querendo colocar um hidrovacuo) será q se eu colocasse apenas a coroa (q no caso a original é 37) e colocar uma 35 será q vai andar mais um pouco?

Eu sei q é uma tremenda besteira , mas to aqui perguntando .

E só mais uma duvida , essa relação 11x35 quer dizer q o pinhão tem 11 dentes e a coroa tem 35 dentes , ou não tem nada a ver ?

Pois a band pra dar 100km/h o giro do motor ta dando quase tudo :putz:


Valeu :palmas:

elmestizo
30/01/2008, 17:20
Precisa trocar a coroa e o pinhão, por conta da usinagem...

... lembrando que é o par... ou não pode ligar o 4x4.
abrasss

onduty
30/01/2008, 19:25
Precisa trocar a coroa e o pinhão, por conta da usinagem...

... lembrando que é o par... ou não pode ligar o 4x4.
abrasss
MAs eu não tenho mais o 4x4 .

EU não posso colocar so a coroa?

Eu não entendi essa parte

(Precisa trocar a coroa e o pinhão, por conta da usinagem...)

Como assim por conta da usinagem ?


Valeu pela informação.

JAIME
30/01/2008, 21:37
Precisa trocar coroa e pinhão para que haja casamento, encaixe entre as duas peças. E caso tenha o 4x4 tem que trocar o par, ou seja, dianteiro e traseiro pois caso contrário a velocidade de rotação das rodas dianteiras e traseiras será diferente. Como voce diz que não tem o 4x4 estou entendendo que só tem tração traseira e deste modo bastará troca-la, evidentemente.

onduty
31/01/2008, 07:29
Então quer dizer q se eu trocasse so a coroa não iria dar certo, e se eu colocasse so o pinhão tbm não iria dar certo ,não é ?

Na parte q vc mencionou acima q tem d trocar a coroa e o pinhão para q haja casamento (encaixe ) das duas peças , vc quiz dizer q se por acaso o pinhão estiver gasto não iria se encaixar com a coroa nova ?


Muito obrigado.

elmestizo
31/01/2008, 10:42
Exato.... o problema não é nem novo e usado.. normalmente as duas peças são usinadas juntas.. ou seja.. só compre se for o casal nasceu junto!

absrs

JAIME
31/01/2008, 10:51
Então quer dizer q se eu trocasse so a coroa não iria dar certo, e se eu colocasse so o pinhão tbm não iria dar certo ,não é ?

Na parte q vc mencionou acima q tem d trocar a coroa e o pinhão para q haja casamento (encaixe ) das duas peças , vc quiz dizer q se por acaso o pinhão estiver gasto não iria se encaixar com a coroa nova ?


Muito obrigado.

Respondido pelo Elmestizo

JAIME
31/01/2008, 11:06
Pessoal,

A Band volta para o estaleiro esta semana. Começou uma vibração excessiva e falha no motor em alta rotação. Fui verificar com o mecanico (Toyomarcos) e o que aconteceu? Os parafusos (4) do calço direito do motor afroxaram, não sei porque e se soltaram (não estavam mais lá). Como, provavelmente, o ultimo a se soltar foi o superior esquerdo acabou quebrando um pedacinho da sede do mesmo. Resultado: Sacar o motor fora, preencher o pedaço que falta, abrir novas roscas e inserir estojo. Um baita de um trabalho apenas porque afroxaram os parafusos e se soltaram. O Marquinho disse que isto já aconteceu em outras Band's, apenas no suporte direito (sentado no volante, o lado direito). O suporte esquerdo é diferente e não se solta.
ATENÇÃO - VERIFIQUEM TODOS O APERTO DESTES PARAFUSOS E SE NÃO TIVER ARRUELA DE PRESSÃO RETIREM OS MESMOS E COLOQUEM.

onduty
31/01/2008, 12:06
DEsculpe a pergunta , mas quanto é q custa um pinhão e uma coroa ?

VALeu

JAIME
31/01/2008, 13:41
Nos relatórios feitos por mim e pelo Guiga tem o preço das peças e mão de obra, lá no inicio da mensagem, anexado em WORD. De qualquer modo, o conjunto na CONIFLEX, sai por R$950,00 (uma coroa e um pinhão). Tem mais parafusos, retentores, rolamentos, depende do estado do seu conjunto e mão de obra. Se for 4x4 multiplica por dois, diferencial traseiro e dianteiro. Veja o relatorio.

canzilao
15/07/2010, 00:24
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: Tanto esse topico quanto o do guiga (12:35) estão otimos.
to virando noites aqui olhando o forum.
Cada dia descubro algo a ser feito pra melhorar a Band, e com certeza farei muitas dessas auterações.

feitosac
15/07/2010, 01:14
Canzilao, na minha Band coloquei a relação 11x35 da Coniflex, tem 5.000km é só alegria, ficou muito boa.
Feitosa.

Sergioporto
15/07/2010, 17:58
Senhores,

Peço desculpas pela demora mas fui pego pelos feriados de Natal e passagem de ano além de uma viagem a serviço inesperada. Tive ainda uma demora adicional na oficina TOYOMARCOS já que além da substituição da relação fiz uma revisão completa na transmissão o que acarretou prazo adicional.

Para fazer meu relato aproveitei o primoroso texto do Guiga Tostes inserindo em azul negrito minhas considerações. Achei que este formato permitirá uma melhor compreensão entre os resultados obtidos pelo Guiga com sua Band OM 314 turbinada e relação 12x35 e a minha que agora apresento com motor OM 314 não turbinado e relação 11x35, um pouco menos longa. Resumindo, tudo que está em azul negrito é o meu relato e o que está em preto normal é o relato do Guiga.

Não consegui formatar o texto aqui no espaço do FORUM e fui obrigado a anexa-lo em WORD.
Boa tarde.
Li todo tópico e estou bem 'a fim de colocar 12x37 na minha Toy que tem a seguinte configuraçao.
Motor 364,turbinado,intercolado,05 marchas, pneus 33 , coroa e pinhao original da 4 marchas que acredito seja10x37.Como uso muito p/ viagens longas sinto falta de que ela ande um pouco mais sem judiar do motor c/ giro muito alto.Depois que coloquei amortecedores turbo gas e na traseira mola do gol p/ auxiliar,estabilidade ficou excelente.Só nao consegui imaginar onde a caixa satélite é usinada?No diametro interno onde encaixa coroa?E no focinho é necessário algum torneamento?Como será que ficará a toy c/ 12x35 c/ esta configuraçao?Srs, por favor tirem minhas dúvidas!
Desde já agradeço:rolleyes:

Fe_jipeiro
15/07/2010, 20:15
Olá Sergio ...

Eu praticamente tenho a msm config, porem a minha é 4M com dif 12x35 ... e estou querendo botar um cambio 5M ... soh q uso pneus 35" ... Resumindo essa config fica um canhão !!! Tenho turbo bem regulado para empurrar, vixe maria .... ehehhee ... O Chico (Francisco Bicalho) aki do forum, tem essa config, porem com motor 364 LA ...

Abs...

alexandre diniz
15/07/2010, 21:30
cara para sua band acho q a melhor configuração seria 11X35 e ficaria igual as 4 marchas com 12x35