Ver Versão Completa : Viatura quente x Câmbio
e ai,pessoal blz?
Há um tempo venho notando que, quando estou em uma engarrafamento, onde o carro esquenta um pouco mais, (claro, devido a pouca circulação de ar) as marchas ficam difíceis de entrar.
Quase não consigo engatar uma primeira pra me deslocar, mesmo tirando e botando o pé na embreagem, e não é só a primeira, qualquer outra marcha não entra.
Comentei com um mecânico e ele disse quer era o cabo da embreagem.
Ontem fui a um show, e no engarrafamento de chegada, ocorreu o problema de novo, mas dessa vez foi pior e uma hora saiu um vapor do capô como se estivesse estourado algum mangote e vazou um pouco de água. A temperatura não estava alta (cerca da metade), mas no mesmo instante desliguei o carro.
Quando o carro esfriou um pouco, consegui engatar uma primeira e andei uns 5metros e botei numa vaga.
Nem olhei o q tinha quebrado ou não, fui pra festa.
Na volta, olhei q ainda tinha água em nível normal do reservatório e procurei alguma mangueira estourada, mas não achei nada. O câmbio engatou as marchas normal, então arrisquei voltar pra casa devagar, sempre de olho na temperatura ( que ficava no máximo na metade do mostrador).
Ao desligar o carro em casa, ouço barulho de água borbulhando, mas olhando o motor não vejo nada de vazamento ou coisa do tipo.
Alguém opina algo?
vlws
JEFFCATUNDA
27/01/2008, 17:28
BOMBA D'AGUA?
e ai,pessoal blz?
Há um tempo venho notando que, quando estou em uma engarrafamento, onde o carro esquenta um pouco mais, (claro, devido a pouca circulação de ar) as marchas ficam difíceis de entrar.
Quase não consigo engatar uma primeira pra me deslocar, mesmo tirando e botando o pé na embreagem, e não é só a primeira, qualquer outra marcha não entra.
Comentei com um mecânico e ele disse quer era o cabo da embreagem.
Ontem fui a um show, e no engarrafamento de chegada, ocorreu o problema de novo, mas dessa vez foi pior e uma hora saiu um vapor do capô como se estivesse estourado algum mangote e vazou um pouco de água. A temperatura não estava alta (cerca da metade), mas no mesmo instante desliguei o carro.
Quando o carro esfriou um pouco, consegui engatar uma primeira e andei uns 5metros e botei numa vaga.
Nem olhei o q tinha quebrado ou não, fui pra festa.
Na volta, olhei q ainda tinha água em nível normal do reservatório e procurei alguma mangueira estourada, mas não achei nada. O câmbio engatou as marchas normal, então arrisquei voltar pra casa devagar, sempre de olho na temperatura ( que ficava no máximo na metade do mostrador).
Ao desligar o carro em casa, ouço barulho de água borbulhando, mas olhando o motor não vejo nada de vazamento ou coisa do tipo.
Alguém opina algo?
vlws
davilsantos
28/01/2008, 00:59
eu tive esse mesmo problema, esquenta demais a capa do cabo da embreagem ai ela estoura, mais ou menos abaixo da mangueira que vai do filtro de ar ate o motor. eu estourei doi em menos de uma hora. arrumei no segundo da seguinte maneira. na hora eu peguei uma latinha de ceva recortei um pedaço(do comprimento do rasgado) e fiz um ataduraamarrando com umas 25 cinta plastica(aquela que tu puxa e tranca e depois pra abrir so cortando) nunca mais me incomodei com isso. te recomendo fazer uma atadura envolta do cabo so na parte que te falei( no mei fica a frente do gancho que existe para prender ele do paralama interno.)
Fábio, você comentou "tinha água em nível normal do reservatório" acredito que está se referindo ao reservatório de expansão, veja também no radiador, pois é possível vazar água e o sistema de arrefecimento não repor água do reservatório de expansão para o radiador. Quanto ao difícil engate das marchas, já passei por problema parecido, mas não sei se é o mesmo problema seu, eu já observava a embreagem um pouco dura, até que, um belo dia passeando na praia, não consegui mais engatar nenhuma marcha, pra sair do sufoco, desliguei o motor, engatei a primeira, liguei o motor e a segunda passei no "tempo" , parei em um local seguro e depois que o motor esfriou o engate das marchas havia normalizado, mas...... só até o motor esquentar novamente, resultado, tive que trocar o kit de embreagem. Existe um tópico comentando sobre indícios de problemas na embreagem, veja em "Pesquisar".
Bom, espero que seu problema seja mais simples e menos oneroso, depois comente sobre a solução.
Brgds,
Ricardo
28/01/2008, 16:52
O Vitara não tem reservatório de expansão!
O reservatório de expansão é somente para carros com radiador selado, o que não é o caso do Vitara. Aquele reservatório serve somente para acumular a água em excesso que sai do radiador (não deveria nem ter).
Em carros com radiador selado, o excesso de água quente vai para o reservatório de expansão, e quando o motor esfria, esta água retorna ao radiador.
No Vitara, se a água esquenta demais, ela sai do radiador e NÃO volta mais! E daí, o carro esquenta de novo, e mais água sai... Isso só pára quando ferve de vez o motor e funde o mesmo...
Quanto ao marcador de temperatura, lamento te informar, mas ele também não funciona direito. O meu Vitara já ferveu, e ele marcava pouco mais da metade.
Cheque se a bomba d´água está funcionando.
Cheque se tem água dentro do radiador (abra o radiador frio, e complete a água)
Instale um medidor de temperatura do óleo do motor. Custa uns R$100 instalado e evita que você confie na leitura incorreta do sensor de temperatura da água.
Cheque a embreagem. O calor pode estar agravando um problema que já existe.
O Vitara não tem reservatório de expansão!
O reservatório de expansão é somente para carros com radiador selado, o que não é o caso do Vitara. Aquele reservatório serve somente para acumular a água em excesso que sai do radiador (não deveria nem ter).
Em carros com radiador selado, o excesso de água quente vai para o reservatório de expansão, e quando o motor esfria, esta água retorna ao radiador.
No Vitara, se a água esquenta demais, ela sai do radiador e NÃO volta mais! E daí, o carro esquenta de novo, e mais água sai... Isso só pára quando ferve de vez o motor e funde o mesmo...
Quanto ao marcador de temperatura, lamento te informar, mas ele também não funciona direito. O meu Vitara já ferveu, e ele marcava pouco mais da metade.
Grassman,
Aquilo é sim um reservatorio de expansão. E a água retorna pro radiador sim. Se não estiver retornando, sua tampa do radiador tá com problemas.
Dudagordon
28/01/2008, 18:16
Blz Chrisb!
O meu já percebí que a água tbm não retorna não!Aliás, levei um tempo até perceber isso, pois , o nível de água do meu Vitara abaixa um pouco(tenho sempre que ficar de olho). Já ,nesse reservatóriozinho, fica no mesmo nível sempre!
Vc acha que devo trocar a tampa??E , se eu trocar, vc acha que deve funcionar, ou seja, o reservatório de expansão tem que funcionar??
Pelas declarações atrás, estou perdendo a confiança no meu marcador que funciona que é uma beleza!!Fica sempre um pouco abaixo do meio, mas, serááááá que a temp está correta???!!!
[]s com a pulga atrás da orelha!!
Agradeça a opinião de todos.
Hoje, no mecânico, o radiador não teinha água no nível (apesar de no reservatório ter água) e ao completar vejo que o radiador tem uma rachadura entre aquela "tampa" de plástico em cima e a parte de metal de baixo.
Tirei o radiador para fazer um reparo colocando uma "tampa nova", devo gastar uns 200conto, um radiador novo em Fortaleza tá de 800 inreais.
Aproveito e checo a bomba d'agua e as mangueiras.
A temperatura normalmente fica abaixo do meio, só em alguns casos que chega na metade. E não sabia que o medidor não era confiável.
Quanto ao problema da embreagem, vou checar as mensagens no fórum, quem sabe até pôr o cabo da towner.
Grassmann
28/01/2008, 22:33
Grassman,
Aquilo é sim um reservatorio de expansão. E a água retorna pro radiador sim. Se não estiver retornando, sua tampa do radiador tá com problemas.
Chris,
O meu Vitara nunca voltou água para o radiador, e este é o segundo Vitara...
Mesmo com tampa nova, nunca voltou...
Não conheço nenhum que volte... Pode até ser alguma característica advinda do uso, mas pra mim soa estranho...
[]´s
Mas então tem alguma coisa estranha aí, pois aquele reservatório serve exatamente para isso..evita que você perca a água que seria expulsa com o aquecimento... Quando quente, a pressão dentro do radiador aumenta, expulsando a agua pelo caninho e caindo dentro do reservatório. A medida que vai esfriando, sua pressão tambem vai abaixando, daí, fazendo tipo um vácuo, que vai sugando a água de volta.... Daí a necessiade de manter sempre a água do reservatório no nível máximo.
Pode ter alguma coisa de errado no seu reservatório, ou é a tampa do radiador, ou uma das 3 mangueirinhas do reservatório de expansão estão rasgadas.... dá uma checada nisso aí depois...
abs
Chris,
Mesmo com tampa nova, nunca voltou...
Não conheço nenhum que volte... Pode até ser alguma característica advinda do uso, mas pra mim soa estranho...
[]´s
Galera,
o cara que ia fazer o serviço no radiador, disse que o radiador não tem mais jeito, inclusive o antigo dono tinha feito serviço de recuperação no radiador.
O que conselham? tem como adaptar de outro carro? Li que o do chevete pode ser.... mas qual ano/modelo e o que tem q ser modificado?
agradeço a todos ...
Grassmann,
Possuo o Vitara (grato a vocês deste fórum) há um pouco mais de um ano e a única vez que coloquei água diretamente no radiador foi quando troquei a bomba dágua, as demais vezes sempre no reservatório de expansão, o próprio manual chama de "tanque de expansão". Quando quente sobe aproximadamente 1,5cm e frio retorna para posição original. Mas seu comentário procede, pois já ouvi de alguns mecânicos que nunca viu esse sistema funcionar e até vi viaturas sem o reservatório. Mas, para os que ainda funcionam, é recomendável não confiar 100%, e de vez em quando observar também o radiador.
Qual a temperatura normal de funcionamento do Vitara 1.6 8v? e esse medidor pode ser qualquer modelo ou tem um especifico?
Cheque a embreagem. O calor pode estar agravando um problema que já existe.
Vou colocar logo o cabo da towner, pra acabar com esse problema.
atualizando....
qt ao radiador, troquei a caixa superior, arrumei uma de plástico como a original, tá beleza agora...
a embreagem, eu envolvi td o cabo dela com manta daquelas do capô e papel alumínio por cima, segurando isso td com aquelas braçadeiras de plástico.
ficou beleza tb não tive mais problemas ...
agradeço a todos pela atenção....