PDA

Ver Versão Completa : Câmbio para D-20



Urtigão
26/01/2008, 23:11
Caros amigos

Sou o feliz proprietário de uma D-20 ano 89. Pensem em uma D-20 que anda ... é a minha. Mas faz tempo que tenho uma dúvida. O câmbio dela é de 5 marchas, mas com a primeira "crawler". Ou seja, são apenas 4 marchas de uso cotidiano. E a "marcha" dela é a 5ª. Devido a força do motor, ela varre de 30 km/h a 140 km/h. Em viagens, acima de 70 km/h, subindo ou descendo, se precisar retomar (ultrapassar, por exemplo), nada de reduzir: é só pressionar o acelerador. Mas ela chega a 140 km/h e estanca! Sobe e desce, mas não passa disso. E o consumo é sempre um pouco acima do esperado, por estar sempre na faixa "amarela" de giro. Minha dúvida é sobre a validade de colocar um câmbio de 5 marchas reais, como o das últimas D-20. Mas tenho medo que, para ter uma velocidade final e consumo melhor, vou pagar o preço de ficar com uma viatura "chocha" na mão.
Alguém já fez essa mudança? Qual o veredicto? É melhor deixar como está, ou vale a pena a mudança? Tem mais alguma coisa que teria que modificar também (diferencial, por exemplo)?
Se for viável a mudança, qual o câmbio (e, se for o caso, o diferencial) mais indicado?

Grato pela atenção e auxílio dos amigos

Abraços

Urtigão

Kim
26/01/2008, 23:29
Caro Urtigão!

Parece que está usando o 240V, onde a 5ª marcha é 1:1.

Crei que não há necessidade de mecher no sistema de diferencial, somente trocar o câmbio por um com 5ª overdrive (0,85:1 ou 0,87:1).

A troca é relativemente fácil, não havendo necessidade de altos conhecimentos técnicos.

Pode colocar os que sairam nas últimas D20 ou F1000, sendo que me parece que são o mesmo encaixe na capa seca, havendo uma diferença no pinhão, mais é possível a troca do mesmo.

Feito isso, andará bem mais.

Em tempo:
se o motor for turbinado, pode também alongar a relação, tendo o cuidado de se alongar a coroa e pinhão do velocímetro, no câmbio, para que marque o que está andando, pois se não o fizer, estará marcando 80km/h no velocímetro e, andando a 100km/h (isso é um exemplo).

Mais proceda primeiro o câmbio.

Abraços.

Kim.

Julio Militão
27/01/2008, 00:31
Caros amigos

Sou o feliz proprietário de uma D-20 ano 89. Pensem em uma D-20 que anda ... é a minha. Mas faz tempo que tenho uma dúvida. O câmbio dela é de 5 marchas, mas com a primeira "crawler". Ou seja, são apenas 4 marchas de uso cotidiano. E a "marcha" dela é a 5ª. Devido a força do motor, ela varre de 30 km/h a 140 km/h. Em viagens, acima de 70 km/h, subindo ou descendo, se precisar retomar (ultrapassar, por exemplo), nada de reduzir: é só pressionar o acelerador. Mas ela chega a 140 km/h e estanca! Sobe e desce, mas não passa disso. E o consumo é sempre um pouco acima do esperado, por estar sempre na faixa "amarela" de giro. Minha dúvida é sobre a validade de colocar um câmbio de 5 marchas reais, como o das últimas D-20. Mas tenho medo que, para ter uma velocidade final e consumo melhor, vou pagar o preço de ficar com uma viatura "chocha" na mão.
Alguém já fez essa mudança? Qual o veredicto? É melhor deixar como está, ou vale a pena a mudança? Tem mais alguma coisa que teria que modificar também (diferencial, por exemplo)?
Se for viável a mudança, qual o câmbio (e, se for o caso, o diferencial) mais indicado?

Grato pela atenção e auxílio dos amigos

Abraços

Urtigão

Caro Urtigão

O CL 2215 tem as características que te atenderiam. Este cambio equipou A e C 20. Faz uma pesquisa aqui no forum que tem algumas opiniões sobre a substituição do 240V, citado anteriormente, em Engesas por outras opções.
Abraços

Urtigão
27/01/2008, 19:25
Caros Amigos Júlio e Kim

Obrigado pelas informações prestadas, inclusive pelo alerta quanto ao velocímetro.
Dentro em breve, farei a modificação (tudo dependerá de qual dos câmbios eu encontrar com melhor relação custo-benefício)
Depois do período de adaptação, encaminharei a vocês o resultado.

Mais uma vez, muito obrigado, mesmo.

Abraços

Urtigão

sallespickup
23/06/2010, 19:59
Boa noite

amigão mexo apenas com pickup e em sua grande maioria gm, reformo, adaptação diesel e peças;

vou te dar um conselho, se vc colocar o cambio over drive da d20 turbo, vc tera de trocar o diferencial (reduzir) pois senão vai ficar sem força na quinta, ja fiz essa bobagem na minha veraneio de uso, seu diferencial é 13x41, para dar certo vc tem que colocar 11x39 caixa satelite tb tem de trocar, alem da caixa seca pois a furação muda, resumindo vai gastar cerca de r$ 8 000,00 para ficar bom, te dou uma ideia, vc pode colocar a relação 15x39 é uma adaptação desenvolvida pela engrecom, fica jóia tenho no meu guincho, mas seu motor tem de ser turbo q20 b mesmo com turbo por fora, vai dar 160 de final e não esguela o motor
sou novo aqui e não sei se posso dar tel email etc se puder deixe recado que retornarei se não qualquer duvida estou a disposição aqui mesmo

carlos salles

RoadRunner
24/06/2010, 00:03
Urtigão,

Comprar um cambio 0 km ou um usado realmente revisado ( e com docs) é algo um pouco pe$ado de fazer.

Minha sugestão para melhorar ela é:
1º Turbinar
2° Intercoolar
3° Trocar a relação do diferencial

Tinhamos na famíla uma 89 duplada com essas modificações.
Com a bba injetora original ela ficou um pouco lenta nas arrancandas (nada grave), mas devido ao turbo e ao intercooler continuou subindo bem. Aquela subida/serrinha forte que tem uma curva a direita (Sentido Londrina / Maringa ) ela cortava 4a marcha a 90 kph (reais) com 75% do acell.

Antes de corrigir o velocimetro, enquanto estava a 100 kph/painel ela estava em +- 125/reais (entao a 120/painel... :twisted: ).

O consumo ficou na média de 12 km/L.