PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre o eixo



diogo ludovico
26/01/2008, 12:03
Boa tarde a todos.
Tenho um samurai, e estou estudando a troca dos eixos originais por eixos de rural, mas eis que me sugeriram o eixo do JPX, por ser uma alternativa ao da rural.
Pois bem, gostaria de saber qual é a dimensão do eixo do jota, pois sei que o da rural (1446mm) é 10 cm mais largo que o do samurai (1368mm), então se o do jota estiver entre os dois, ficaria perfeito.
Outra duvida, é sobre a relação do idferencial, pois devido a troca dos peneus originais (205/70 R15) por peneus 31", precisarei de uma relação 4,89/1. já vi que a relação original do jota é 5,375:1 = 43x8 ,ai pergunto, tem a relação 4,89 para ele?
Agradeço desde já :concordo:

joão k. chikui
26/01/2008, 13:30
Diogo
A bitola do JPX é 1342 mm , diant e tras. , mas , por ser extremamente robusto e flutuante pode usar roda com Off set bem negativo. Por exemplo , com rodas -25 mm, daria 1442+50 = 1492.
Relação , a MEVI engrenagens fabrica a original 8:43 e a longa 41:10 , ambas excelentes e por preço dentro da realidade(495,00 e 790,00)
O eixo tem as bolas pequenas , o que faz a bola enroscar muito pouco.

Porém , o contra é a inexistencia de bloqueio mais eficiente, já que o original traseiro é LSD 50% e tem sido difícil achar disco sinterizado para reposição.

joão k. chikui
26/01/2008, 13:37
Diogo, a relação longa(não seria teu caso) acho que só a Coniflex fabrica.

diogo ludovico
26/01/2008, 13:56
Muito interessante, pois apesar de ser pouca coisa menor que o eixo do samurai, esta diferença se tira facilmente com uma mudança na roda, e robustez e a presença do flutuante fazem uma grande diferença na escolha do eixo.
Para o tipo de uso que faço da viatura, unico carro, acaba que o bloqueio torna-se dispensavel, pois no maximo realiso passeios de leve a médio, dependendo do atoleiro na estrada:mrgreen:.
E quanto aos demais itens dos eixos, como freios, roda livre etc, é de facil manutenção? tem no mercado peças de reposição ou "adaptaveis"?
Já estou vendo que para o meu caso, um par de eixos de JPX é mais vantajoso que o par de rural, principalmente pelo flutuante.

Fabil
28/01/2008, 09:09
Interessatissimo Diogo!!! a bitola do eixo do JPX é praticamente identica a do samurai!!!
sobre roda-livre, se bem me lembro, só os ultimos JPX é que sairam com elas...

acho que o unico "senao" dos eixos do JPX sao os freios dianteiros, pinca e disco sao exclusivos dele.. nao tem adptacao..

Domingos Cassiano
28/01/2008, 09:31
Jatem fabrante no Brasil e pode ser adptado o disco e pinsa da F1000

Eduardo Tescarollo
28/01/2008, 10:36
Bom dia Diogo, já existe discos e pastilhas nacionais, rolomento tambem não é problema, quanto a roda livre são poucos os JPX com elas, pois
só sairam a partir de 1997 e como opcional.

Abç

joão k. chikui
28/01/2008, 12:54
Diogo
Os eixos que recomendo são de 94 a 96 , sem RL. Os eixos acima de 97 , com RL além de usarem um Rolamentão com retentor interno, que , além de muito caro(mesmo que se adapte o da Iveco), muitas vezes vc é obrigado a trocar todo rolamento pq o retentor dá pau. Além disso o cubo dianteiro é muito sujeito a folgas e desgastes.
O disco e pastilha já tem fabricante nacional.

A vantagem do eixo de rural é ter muitas opções de C&P além de bloqueios. mas , ideal seria colocar flutuante.





Muito interessante, pois apesar de ser pouca coisa menor que o eixo do samurai, esta diferença se tira facilmente com uma mudança na roda, e robustez e a presença do flutuante fazem uma grande diferença na escolha do eixo.
Para o tipo de uso que faço da viatura, unico carro, acaba que o bloqueio torna-se dispensavel, pois no maximo realiso passeios de leve a médio, dependendo do atoleiro na estrada:mrgreen:.
E quanto aos demais itens dos eixos, como freios, roda livre etc, é de facil manutenção? tem no mercado peças de reposição ou "adaptaveis"?
Já estou vendo que para o meu caso, um par de eixos de JPX é mais vantajoso que o par de rural, principalmente pelo flutuante.

zelucas
29/01/2008, 20:09
e os eixos da toyota bandeirante ?? não compensa ? qual seria a bitola da bandeirante??

Fabil
30/01/2008, 09:30
nao.. primeiro pq pedem absurdo em eixos de band... coisa de 5paus o par..
segundo bitola.. sao largos p/ kcte, quase 1,50mts e terceiro, nao tem muitas opcoes de relacao C&P e bloqueio

T+

joão k. chikui
30/01/2008, 12:51
X2 principalmente o $$ e relações muito longas 10/37 e 9/37 , que só serve para motores diesel torcudos.
Estão adaptando eixos de Hilux anterior a 95.


nao.. primeiro pq pedem absurdo em eixos de band... coisa de 5paus o par..
segundo bitola.. sao largos p/ kcte, quase 1,50mts e terceiro, nao tem muitas opcoes de relacao C&P e bloqueio

T+

Fabil
30/01/2008, 13:07
X2 principalmente o $$ e relações muito longas 10/37 e 9/37 , que só serve para motores diesel torcudos.
Estão adaptando eixos de Hilux anterior a 95.

"estao adaptando " o que com eixos de hilux? nas bands?

se vc souber onde tem um par de eixos de hilux <95 me fala que estou a procura...

T+

joão k. chikui
30/01/2008, 20:49
Fabil
Adaptando eixos de Hilux no Samurai , mesmo o eixo traseiro tendo a bola centralizada.
Fabil , se souber de algum , te aviso.

diogo ludovico
30/01/2008, 22:43
Mas neste caso, do eixo de jpx sem RL, teria como eu adaptar uma posteriormente, ou ficaria com o carro rodando direto (eixo dianteiro e cardã)?
Pergunto pelo fato do uso da viatura no dia a dia, o que causaria um significativo aumento no consumo, alem de que não sei se teria algum problema para a caixa de transferencia, já que normalmente ela foi projetada para o "alivio" proporcionado pela RL.

Fabil
31/01/2008, 09:33
dá p/ colocar RL nos carraro sim.. mas tb nao tem nenhum problema rodar queixo duro..

diogo ludovico
31/01/2008, 19:16
Fabil, mas rodando queixo duro não gastaria mais combustivel? Este seria o unico incoveniente.

Fabil
31/01/2008, 19:31
gasta, mas nao é uma absurdo a mais tb nao... T+ eu por exemplo teve vez que esqueci de desligar as RL ao sair da trilha e nao percebi nenhum aumento de consumo..

joão k. chikui
01/02/2008, 00:09
Diogo
Pelo teu perfil de uso , eu não trocaria de eixo , apenas adaptaria disco na traseira com pinça do Golf , Stilo ou Tempra SW. Caso venha a debulhar um rolamento , o disco não deixa cair a roda. Sem falar na melhora do freio em lama , agua etc e durabilidade da pastilha (lona e lama não combinam)

diogo ludovico
01/02/2008, 16:58
O problema está no custo da reforma do meu eixo traseiro original. Para se ter uma ideia, alem de empenado, eu preciso trocar a coroa/pião, a caixa satélites, os suportes dos links, alem de todos os retentores e rolamentos, já que terei que desmontar tudo, e depois de tanta doe de cabeça, não compensaria economizar nos rolamentos.
Assim, depois que fiz o orçamento das peças originais, vi que o custo final da reforma do eixo traseiro, ficaria igual ou superior a troca dos dois eixos!:shock:. Assim parti para a troca, já que desta forma tambem estare arrumando meu sistema de freio, e minha roda livre, que já apresentam sinais de desgaste.
Outra coisa que entrou no calculo final, é que como quero usar peneus 31", se continuar a usar meus eixos originais, terei que colocar o kit de redução para corrigir o alongamento do cambio, coisa que com a relação nova dos eixos eu já elimino.:mrgreen:

zelucas
08/02/2008, 15:58
quando chegar a minha vez pretendo colocar de willys, que é 5cm mais estreito de cada lado, pode ser facilmente corrigido por rodas off-set -55, já para encurtar... ai são outros $ 500...

Fabil
08/02/2008, 16:01
funcioa tb... mas eu acho horrivel roda com aro virado e detesto a ideia de usar espacador de roda...

T+

zelucas
13/02/2008, 11:05
Fabil, que redução os eixos de willys d44 me dariam??



[]s

Fabil
13/02/2008, 11:34
depende da relacao... a maioria dos willys sairam com 4.88:1 o que em comparacao com os eixos originais do seu samurai 3.909:1 dariam quase 25% de reducao.. se vc usar pneus 31" subtraia 12% de relacao final entao ficará com eixo de willys 13% mais reduzido que o conjunto original...

isso eu to levando em consideracao que a sua Tcase é a ORIGINAL do samurai, pq se vc tiver usando a tcase do samurai antigo + xcrawler dai altera tudo..

T+

zelucas
13/02/2008, 20:13
não existe uma c&p para alongar essa relação??

com eixos de willys eu colocaria pneus 35''...ficaria +- 21% mais longa, subtraindo daria 4% de redução, só q eu queria mais redução em reduzida...mas se eu instalo xcrawler eu fico com um total de 16% de redução em hight...ou seja, uma lesma na estrada...

Fabil
13/02/2008, 20:30
pera ae... vamos raciocinar...

1- seu samiurai esta com a relacao original certo? Tcase de corrente

entao se vc colocar eixo de willys 4.88:1 vai ficar 25% mais reduzido ( tanto em H como L)

se vc colocar Tcase com kit Xcrawler soma-se mais 12% de reducao em High, entao teriamos no final 37% de reducao.

dai vc coloca pneus 35" que em comparacao com os originais ( 205/70-15, ou 27") que é 29% maior que os originais.. dai o fator de reducao de 37% - 29% dos pneus 35" vc ainda teria um jipe 6% mais reduzido em High do que comparado com o conjunto original... ou seja.. levando em consideracao o peso extra desses pneus 33" esses 6% a mais vai cair como uma luva na estrada.. vc vai rodar numa boa a 100km/h

p/ vc ter uma ideia. antes de eu usar pneus 31" no meu samurai, fiquei quase 1 ano rodando com kit Xcrawler e pneus 205/75 ( 27.5") ou seja,, meu samurai em HIGH ficou 12% mais reduzido e confesso que hj sinto falta.. era uma delicia.. jipe era espertissimo no transito urbano e na estrada mesmo a 80~100km/h o motor nao esquelava.. hj rodo com 31" e a relacao final ficou proxima a original de novo..

agora... colocar pneus 35" no seu samuria vai ser uma oooouuuuuttttrrraaa longa historia...hehehhe

zelucas
14/02/2008, 00:02
humm...se vc diz q xcrawler com 27'' dá pra rodar a 100km/h então eu fico mais tranquilo...mas 37-29= 8% ok?? ficaria 8% mais reduzido em hight, ainda menos q os 12% com pneus originais...

ahh o samurai esta com caixa de 95, mas sem xcrawler.

joão k. chikui
15/02/2008, 22:08
Ze
A conta é 1,37/1,29= 1,06 ou 6% mais reduzido, assim como como com 4,89 no lugar de 3,909 dá 25% e mais 12% do kit X-Crawler dá um total de 40%.

Agora , se teu 97 já está com a T-case do 95 , nem pense duas vezes: X-CRAWLER nele, pois além de reduzir 12% em High, reduz 84% a mais que a reduzida normal, deixando o Samuka um verdadeiro monstro .

cezar londrina
29/02/2008, 08:08
olá diogo...

tenho a solução pro seu problema.,caso ainda nao tenha resolvido..
tenho dois eixos do JPX ., novissimos por sinal..
sem uso mesmo. por favor de uma olhada no topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37506



estou restaurando meu jipe a quase dois anos., e agora que ficou pronto., estou sendo obrigado a colocar dois eixos de rural/f-75 por que devido ao motor que coloquei toyota 14b.,ficou muito forte mas sem final.,por causa da relação do J original., que por sinal no seu jipe me parece que fica legal..
de uma analisada do comentario do Getulio no topico....é muito esclarecedora..

te vendo os dois eixos completos,com kit freio a disco completo.,
fotos abaixo:

caso tenha interesse.,
entre em contato.


globodesp@hotmail.com


cezar Londrina

fotos dos eixos:

http://img153.imageshack.us/img153/1431/coroapinhaojiu5.jpg

http://img153.imageshack.us/img153/7329/coroapinhaoj2dm9.jpg