Ver Versão Completa : Blocante para diferencial dianteiro da Ranger - Alguém conhece?
Marco Aurélio R Guimarães
25/01/2008, 21:20
Faz tempo que procuro um, mas não acho nada no mercado. A Ranger é uma 2005, 3.0. Adianto que existe a aplicação do ARB para o Dana 35, mas nas 3.0 existe uma peça a mais (se não me engano uma arroela) nas pontas de eixo, o que inviabiliza a utilização do ARB que serve na dos anos anteriores. Algúem conhece algum que sirva?
Abraços!!
26/01/2008, 12:58
Oh! grandes gurus das picapes!!!! Ninguém??? Nem um sim e nem um não???
Abraços!!
Edintruder
26/01/2008, 16:46
É um dos motivos que estou analizando http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36359&page=2
Pequeno jr
26/01/2008, 22:44
Não sabia deste caso das arroelas nas 3.0 ... Edi sabe algo a respeito???
26/01/2008, 22:53
Pois é! É isso que inviabiliza, porque de resto, é tudo igual ao da 2.8, que é compatível com o ARB. Na traseira, tudo bem, já está instalado e funcionando, mas na dianteira também ia ficar um "bicho"...
Ia esquecendo... O blocante foi adquirido e o diferencial desmontado. Aí então percebeu-se a incompatibilidade...
Edintruder
27/01/2008, 00:29
Arylson,
Não sabia. Na verdade acreditava que fosse exatamente o mesmo diferencial mudando apenas a relação de coroa e pinhão...
Marcão,
Nessa altura, o interessante é procurar uma carcaça do diferencial da 2.8 para conferir, e até trocar os diferenciais pela da 2.8.
O que exatamente muda entre eles? Aonde ficam essas arruelas?
27/01/2008, 00:49
Talvez eu esteja me confundindo um pouco e confundindo vocês também. Na realidade, estas arruelas estão nas pontas de eixo que se encaixam no diferencial. O diferencial é o mesmo da 2.8 mas o que inviabiliza a montagem no ARB são essas arruelas... Fiz a instalação com o pessoal da Ação 4x4 de Londrina. Depois de várias desmontagens para se contar estrias etc, etc, chegamos à conclusão de que haveria a compatibilidade. Encomendados, os diferenciais chegaram e começou o processo de instalação. Foi aí que descobriu-se o "excesso" de peças nos eixos e impossibilidade de ajuste com o diferencial. O traseiro foi instalado e funciona perfeitamente. Graças à seriedade do pessoal de Londrina, o equipamento que não deu certo foi devolvido e meu dinheiro ressarcido. Desde então procuro algum que se adapte, procurando sempre não fazer alterações drásticas na Ranger. Sei que para tudo se dá um jeito, mas gostaria muito não descaracterizar o projeto original da picape, procurando deixá-la o mais confiável possível. É isso gente!
Abração!!!
Edintruder
27/01/2008, 09:58
Marcão, me refiro se existe a possibilidade de trocar o diferencial da 3.0 por um da 2.8 e levar da 3.0 apenas o pinhão e a coroa.
Pequeno jr
27/01/2008, 14:38
Marcos, vc ja procurou informações nos sites americanos???
Ja vi alguns videos no youtube com Ranger com os ARB e não é possível q não tenha nada de informação precisa de como foi feito a instalação.
27/01/2008, 21:12
Pode até ser Edi, mas veja: quero trocar o próprio diferencial... Não adianta trocar o da 3.0 por um da 2.8 mantendo coroa e pinhão da primeira. Continuaria sem o diferencial blocante e com as pontas de eixo com as malditas arruelas. Para dar certo no ARB teria que trocar as pontas de eixo. Só vejo essa solução.
Jr: A ARB ainda não tem nada compatível para a 3.0. Quem sabe esperando mais um par de anos... Para a 2.8 existe e dá certo, porque não existe essas arruelas, que aliás, ninguém sabe prá que serve...
Bom, vou me informar de novo e procurar me atualizar para ver se já existe alguma coisa. Sei que solução tem, mas teria que alterar muita coisa. Queria um blocante mais descomplicado e confiável, como o ARB que está na traseira. Preciso, justo e seguro. Nunca me deixou na mão.
Abraços gente e obrigado pela esforço em me ajudar a achar uma solução!
Pequeno jr
27/01/2008, 21:33
Pode até ser Edi, mas veja: quero trocar o próprio diferencial... Não adianta trocar o da 3.0 por um da 2.8 mantendo coroa e pinhão da primeira. Continuaria sem o diferencial blocante e com as pontas de eixo com as malditas arruelas. Para dar certo no ARB teria que trocar as pontas de eixo. Só vejo essa solução.
Jr: A ARB ainda não tem nada compatível para a 3.0. Quem sabe esperando mais um par de anos... Para a 2.8 existe e dá certo, porque não existe essas arruelas, que aliás, ninguém sabe prá que serve...
Bom, vou me informar de novo e procurar me atualizar para ver se já existe alguma coisa. Sei que solução tem, mas teria que alterar muita coisa. Queria um blocante mais descomplicado e confiável, como o ARB que está na traseira. Preciso, justo e seguro. Nunca me deixou na mão.
Abraços gente e obrigado pela esforço em me ajudar a achar uma solução!
MArco, aproveitando q vc comentou dos ARB na traseira, como foi a instalação deles? Plug and play ou necessitou de alguma coisa a ser feita? Teria alguma foto?
E o uso do mesmo? o que vc achou do antes e depois??
Se não for incomodo .. poderia falar qto custou ele + M.O?? So se não for incômodo.
27/01/2008, 22:28
Jr: antes fosse só plug and play... O funcionamento é confiável e seguro, mas a instalação é um pouquinho mais trabalhosa. Como ele funciona com ar comprimido, permitindo ligar e desligar quando quizer, tem-se que fazer um pequeno furo no alto da bola da carcaça, para conectar um caninho que leva o ar para dentro do diferencial. O kit é composto de um compressor, solenóides, botões, fiação, canos de ar e claro, o diferencial com arruelas de ajuste. Infelizmente não batí nenhuma foto na instalação e fico te devendo esta.
O legal dele é a possibilidade de se desligar e andar no dia a dia como um diferencial normal. Precisou é só ligar o compressor e o bloqueio que ele trava. E 100% de bloqueio faz uma diferença enorme! Veja o videozinho no you tube, onde tento subir um barranco de areia junto com uma Defender. Na minha terceira tentativa, liguei o blocante e subí ( a Land não subiu...)
Paguei em torno de (não lembro exatamente) R$ 6.000,00 já instalado.
http://www.youtube.com/watch?v=VP1FVNy4VwE&eurl=http://www.orkut.com/FavoriteVideos.aspx?uid=17789429095111277478
Abração!
dudas_308w
28/01/2008, 12:33
Marco,
aproveitando, qual o modelo desse ARB?
Sds
Dudas
28/01/2008, 16:04
Salve Dudas!!
Sei lá qual o modelo... O burrão aqui não pegou a caixa e não anotou e faz mais de um ano que coloquei. Desculpa aí!
Abraço!
28/01/2008, 16:10
Bom pessoal... Quero agradecer a ajuda de todos aqui, mas acho que vou dar por encerrado o tópico. Falei com o pessoal de Londrina hoje, que fez a instalação do blocante e o fato é o seguinte: TODAS as Rangers tem a tal da trava na ponta do eixo. A informação anteriormente passada a mim, dava conta que só as 3.0 tinham essa trava, mas isso não corresponde, pois todas tem. Então, realmente da ARB não existe aplicação. A solução é esperar algum lançamento que se adapte.
Mais uma vez, agradeço o dispêndio do tempo de vocês tentando me ajudar.
Um grande abraço!!