Ver Versão Completa : Motor Diesel roda com 100% de QUEROSENE?
Renatopami
25/01/2008, 16:09
Desculpem se minha pergunta for idiota,mas lendo a quatro rodas deste mês,na seção CORREIO TÉCNICO,em "batismo caseiro",um leitor comenta que adiciona 20% de querosene aos seus dois carros,um a gasolina e outro a diesel...........Na resposta da revista,eles desaconselham esta mistura no motor a gasolina...........no motor a diesel,olha o que eles falam:"No outro tipo de motor(diesel),menos mal,pois o querosene inflama-se tão bem quanto o diesel e tem o mesmo poder calorífico.A única vantagem em adicioná-lo,porém,é obter mais fluidez do diesel no inverno rigoroso,o que não é o caso do Brasil......"
Então lá vai minha tosca pergunta:
Um motor a diesel sem turbo,sem muita eletrônica...tipo um motor de toyota bandeirantes,ou mesmo o motor da hilux 2.8 aspirada(que é um motor ultra resistente),rodaria sem problemas(ou com problemas)adicionando no tanque de combustivel 100% de querosene?Será que funciona?Quanto custa o litro de querosene,só para efeito de comparação.....:rolleyes:
Comentem,por favor....ABRAÇOS!!!
emerson_dickel
25/01/2008, 16:38
Será que funciona?Quanto custa o litro de querosene,só para efeito de comparação.....:rolleyes:
Comentem,por favor....ABRAÇOS!!!
Não sei se ia funcionar rodando 100% com querosene. Muitos adicionam um pouco de queresone, se o inverno for muito rigoroso, para queimar melhor, e limpar melhor o sistema de alimentação.
Agora do ponto de vista economico a querosene custa aproximadamente o dobro do valor do litro de diesel, portanto não vale a pena.
Um grande abraço
Luciano SHAKALL
25/01/2008, 16:49
"... um leitor comenta que adiciona 20% de querosene aos seus dois carros,um a gasolina e outro a diesel ... o querosene inflama-se tão bem quanto o diesel e tem o mesmo poder calorífico ... obter mais fluidez do diesel no inverno rigoroso ... um motor de toyota bandeirantes ... rodaria sem problemas(ou com problemas)adicionando no tanque de combustivel 100% de querosene? ... Quanto custa o litro de querosene? ... Renato, talvez a resposta às suas perguntas estejam em um dos seguintes tópicos:
:arrow: Combustivel - querosene x diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33261)
:arrow: Querosene no Diesel, qual o percentual correto? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4085)
:arrow: Diesel: adição de querosene no frio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28988)
Agora, se o objetivo for economia... Não acho que compense :discordo: :
:arrow: http://preco2.buscape.com.br/produtos-de-limpeza--querosene.html?lx=1&pr=6
[]'s
danielgleizer
25/01/2008, 17:54
Renato
Nunca aconselho a utilizar 100% de queresone pelo simples problema. A Bomba Injetora é lubrificada pelo proprio OLEO diesel . Inclusive as agulhas do Bico Injetor , A querosene nao tem poder de lubrificacao igual ao diesel e com certeza acarretará em um desgaste do componentes internos da Bomba . O que eu ja fiz foi colocar 20% no maximo 30% de Querosene no tanque para limpar os bicos e a bomba . Mas na verdade depois de muito pesquisar isso é besteira pois o que ocorre é justamente ao contrario pois vc solta o ferrugem do tanque e vai para o filtro saturando o mesmo e te causando problemas(logico se o tanque e os dutos forem de metal) se for de plastico isso nao acontece. E na limpeza de bico isso tb nao funciona porque o bico trabalha com muita pressao e dificilmente ira parar residuos no seu interior. Agora que possuo um motor com injeção commom rail nao faço isso nunca!
Se eu escrevi alguma bobagem por favor me corrigem.
abraco a todos
Edintruder
25/01/2008, 20:40
O motor diesel queima qualquer porcaria gordurosa que possa passar pela bomba injetora e pulverizada pelos bicos. O problema do uso puro já foi citado, porém funciona bem melhor que o diesel. Em motores à álcool foi bem comum o uso para o efeito de limpeza da carburação há alguns anos atrás. O problema de usar o querosene em quantidade elevada me motores ciclo otto é que carboniza as velas, porém se for pouca proporção não causa nenhum mal.
Em motores diesel em ambiente de frio extremo é muito bom o uso pois ajuda a ligar no frio e é recomendado pelos fabricantes de motores.
Pedro-GO
25/01/2008, 20:56
ola Renato
já vi muita gente perder bicos e bomba com esta historia
de querosene,principalmente se o motor estiver meia vida.
aconselho usar aditivo diesel,é mais seguro.:concordo:
at/Pedro
Como disse o colega motor diesel queima qualquer coisa gordurosa até a sogra.
Mas como fica a lubrificação da bomba ?
Não será melhor jogar areia logo!
Dai ferra tudo de uma vez só sem dó!
Isso de colocar querozene era para partida a frio e vale para o diesel comum porcaria.
O diesel podium da BR parte com até -5 graus e ainda mantem a lubricidade e tem um otimo pacote de aditivos.
Mas como tem gente que não tem dó do bolso vai fundo.
Fui!
cRiPpLe_rOoStEr
24/06/2009, 03:41
ja vi uns avioes agrícolas originalmente movidos a querosene voando com diesel... só usavam o querosene para a partida e depois passavam para o diesel...
Edintruder
24/06/2009, 09:36
Cripple, um motor turbo hélice também queima qualquer porcaria, desde que passe pelos bicos pulverizadores. Já vi uma turbina a álcool que queima melhor que o querosene e ficava mais barato. No caso, tem que trocar a bomba e bicos pulverizadores.
O querosene queima melhor mas é muito mais caro.
Anthoniusnikos
24/06/2009, 12:30
Como já disseram, o querosene é bem mais caro, e os motores ciclo Otto e Diesel foram projetados e calibrados para os respectivos combustíveis, assim como os flex, hoje.
O motor diesel funciona com óleo vegetal puro, depois de ter partido com diesel, porém vai carbonizar tudo e estragar o motor.
Os motores que foram fabricados para funcionar a gasolina, também funcionam com uma porcentagem grande (50% ou mais) de álcool ou querosene, mas vai danificar tudo em pouco tempo.
Tenho um motor de popa 2T (importado) que o manual recomenda um máximo de 10% de álcool, e a nossa gasolina com 25% não é facil fazer o motor pegar (molha a vela). Com a única gasolina pura que temos, de aviação, pega só de pensar em dar partida.
Então, os motores tem que ter modificações para cada combustível específico.
Lembrar que na época dos primeiros automóveis ainda não existia petróleo, então os motores ciclo Otto funcionavam com álcool (metanol ou etanol) e os Diesel funcionavam com óleo vegetal puro, que depois foram adaptados para o diesel e gasolina.
Abraços
Anthon
Walter L. L. Casitta
24/06/2009, 17:09
Como já disseram, o querosene é bem mais caro, e os motores ciclo Otto e Diesel foram projetados e calibrados para os respectivos combustíveis, assim como os flex, hoje.
O motor diesel funciona com óleo vegetal puro, depois de ter partido com diesel, porém vai carbonizar tudo e estragar o motor.
Os motores que foram fabricados para funcionar a gasolina, também funcionam com uma porcentagem grande (50% ou mais) de álcool ou querosene, mas vai danificar tudo em pouco tempo.
Tenho um motor de popa 2T (importado) que o manual recomenda um máximo de 10% de álcool, e a nossa gasolina com 25% não é facil fazer o motor pegar (molha a vela). Com a única gasolina pura que temos, de aviação, pega só de pensar em dar partida.
Então, os motores tem que ter modificações para cada combustível específico.
Lembrar que na época dos primeiros automóveis ainda não existia petróleo, então os motores ciclo Otto funcionavam com álcool (metanol ou etanol) e os Diesel funcionavam com óleo vegetal puro, que depois foram adaptados para o diesel e gasolina.
Abraços
Anthon
Eu acho que a gasolina Pódium também não tem álcool. É a que uso no quadriciclo e ele não me dá problema...
cRiPpLe_rOoStEr
24/06/2009, 22:51
Abraços
Anthon
e o querosene, não era bastante usado até para iluminação pública?
linuxhellmaster
25/06/2009, 14:14
Pergunta maluca por pergunta maluca....
E oq me dizem de gasolina de aviacao em motores a gasolina dos nossos carros ?, eu jah vi em varios lugares que nao eh recomendado.. especialmente com oxido nitroso e amigos... porem nao oferecem muitas explicacoes do PQ.
Nao vejo o pq nao, soh teria beneficios vindos da octanagem da mesma... porem eu nao entendo nada nem nunca fui muiiito atras disso.
experiencias/ideias a respeito ?
cheers
RGamaJr_4x4
25/06/2009, 15:02
O motor de um automóvel comum não aguentaria a força das explosões de um combustível com uma octanagem muito além daquela para qual foi projetado.
Mas se for um motor preparado não deve ter problema nenhum, além do preço da gasolina pra aviação.
linuxhellmaster
25/06/2009, 15:51
O motor de um automóvel comum não aguentaria a força das explosões de um combustível com uma octanagem muito além daquela para qual foi projetado.
Mas se for um motor preparado não deve ter problema nenhum, além do preço da gasolina pra aviação.
Entao amigo, me desculpe se eu estiver enganado.
Mas pra mim "octanagem" eh o poder que um combustivel tem de ser comprimido e nao explodir... sendo assim, um combustivel apenas com octanagem maior nao faria efeito algum no motor... apenas o faria rodar melhor, sem riscos de detonacao.... principalmente se o motor for pra "alta performance", aonde voce poderia observar ate uma melhora no rendimento do mesmo.
Porem somente o fato do combustivel ter maior octanagem, nao afeta em nada o motor. (vide o alcool na gasolina)
Oq causaria o efeito que voce comentou, seria nitrometano, pois o mesmo alem de "queimar mais" jah inclui uma boa parte de oxigenio... alem de ter uma alta octanagem... nesse caso, geraria mais potencia do q a gasolina comum.. trazendo as consenquencias q voce citou e muitas outras.
cheers!
Renato Fraga
25/06/2009, 18:30
Pergunta maluca por pergunta maluca....
E oq me dizem de gasolina de aviacao em motores a gasolina dos nossos carros ?, eu jah vi em varios lugares que nao eh recomendado.. especialmente com oxido nitroso e amigos... porem nao oferecem muitas explicacoes do PQ.
Nao vejo o pq nao, soh teria beneficios vindos da octanagem da mesma... porem eu nao entendo nada nem nunca fui muiiito atras disso.
experiencias/ideias a respeito ?
cheers
Meu caro,
A contribuição que posso te dar é a seguinte:
Gasolina de aviação, ou "avigas 100" é um combustível "seco", que obrigatoriamente deve ter uma propriedade hidrofóbica e por fim acaba sendo um combustível com propriedade lubrificante zero.
Isso se deve ao fato de nos aviões, em altitude e com a pressão atmosférica muito reduzida, o combustível (gasolina, álcool, diesel) tende a agregar água em sua estrutura. É o maior motivo da impossibilidade de utilizar álcool como combustível em aviões, a menos nos agrícolas que sempre voam bem baixo.
Portanto, por essa característica do combustível, motores de aviões precisam "fumar" um pouquinho para que ocorra uma certa lubrificação dos cilindros. Por isso, o ajuste de folgas nas partes móveis de um motor aeronáutico é bem diferente dos motores automotivos até porque seu funcionamento é bem diferente no que tange a questão de trabalho. Motores aeronáuticos trabalham com rotação constante ao longo de toda a sua vida.
Assim, o uso de Avigas 100 num veículo não chega a ser algo descabido, principalmente num motor de competição, principalmente arrancada, onde a durabilidade já é diminuta e o tempo de uso de um motor é bem curto. Para provas de circuito, a durabilidade já é algo desejável, mas nada que um ajuste adequado do motor não torne capaz de utilizar tal combustível com satisfatoriedade.
Portanto as considerações que foram feitas anteriormente não são bem verdade.
Avaliando um pouco mais essa questão toda, veja que é bem comum no meio automobilístico de competição o uso do metanol como combustível e até mesmo o nitrometano como aditivo a esse combustível.
O metanol mais do que ninguém precisa de um ajuste específico. Devido à sua grande capacidade de contaminação ao óleo e até mesmo aos vapores criados pelo funcionamento, todo o cárter do motor deve ter uma ventilação específica e o óleo deve ser trocado num intervalo absurdo de curto.
Tudo isso é o preço que se paga para conseguir andar na frente.
Finalizando, a consideração que faço é que num carro de rua, estrada, trilha ou qualquer outra utilização "normal" deve-se utilizar o combustível do posto, o regular.
Até mesmo a gasolina Pódium não traz benefícios dependendo do motor.
Para utilizar combustíveis mais potentes (avigás 100, metanol, etc) seu motor deve receber preparação específica (taxa de compressão, proporção estequiométrica, ignição, ajuste de folgas, etc) para que utilize todo o seu potencial e então não ocorra danos e/ou desperdícios.
Abraços e desculpem o Off Tópic......
linuxhellmaster
25/06/2009, 19:12
Meu caro,
A contribuição que posso te dar é a seguinte:
Gasolina de aviação, ou "avigas 100" é um combustível "seco", que obrigatoriamente deve ter uma propriedade hidrofóbica e por fim acaba sendo um combustível com propriedade lubrificante zero.
Isso se deve ao fato de nos aviões, em altitude e com a pressão atmosférica muito reduzida, o combustível (gasolina, álcool, diesel) tende a agregar água em sua estrutura. É o maior motivo da impossibilidade de utilizar álcool como combustível em aviões, a menos nos agrícolas que sempre voam bem baixo.
Portanto, por essa característica do combustível, motores de aviões precisam "fumar" um pouquinho para que ocorra uma certa lubrificação dos cilindros. Por isso, o ajuste de folgas nas partes móveis de um motor aeronáutico é bem diferente dos motores automotivos até porque seu funcionamento é bem diferente no que tange a questão de trabalho. Motores aeronáuticos trabalham com rotação constante ao longo de toda a sua vida.
Assim, o uso de Avigas 100 num veículo não chega a ser algo descabido, principalmente num motor de competição, principalmente arrancada, onde a durabilidade já é diminuta e o tempo de uso de um motor é bem curto. Para provas de circuito, a durabilidade já é algo desejável, mas nada que um ajuste adequado do motor não torne capaz de utilizar tal combustível com satisfatoriedade.
Portanto as considerações que foram feitas anteriormente não são bem verdade.
Avaliando um pouco mais essa questão toda, veja que é bem comum no meio automobilístico de competição o uso do metanol como combustível e até mesmo o nitrometano como aditivo a esse combustível.
O metanol mais do que ninguém precisa de um ajuste específico. Devido à sua grande capacidade de contaminação ao óleo e até mesmo aos vapores criados pelo funcionamento, todo o cárter do motor deve ter uma ventilação específica e o óleo deve ser trocado num intervalo absurdo de curto.
Tudo isso é o preço que se paga para conseguir andar na frente.
Finalizando, a consideração que faço é que num carro de rua, estrada, trilha ou qualquer outra utilização "normal" deve-se utilizar o combustível do posto, o regular.
Até mesmo a gasolina Pódium não traz benefícios dependendo do motor.
Para utilizar combustíveis mais potentes (avigás 100, metanol, etc) seu motor deve receber preparação específica (taxa de compressão, proporção estequiométrica, ignição, ajuste de folgas, etc) para que utilize todo o seu potencial e então não ocorra danos e/ou desperdícios.
Abraços e desculpem o Off Tópic......
Aha!, tah explicado....
Concordo com tudo que voce disse, principalmente em relacao ao uso dos outros combustiveis... em motores proprios que possam aproveitar os potenciais e ao mesmo tempo construidos p/ lidar com cada particularidade do combustivel utilizado. sem riscos e sem jogar fora.
Isso me leva a pensar que tal combustivel seria uma boa pra motores 2T, que jah levam o oleo no combustivel... jogar a compressao la em cima :twisted: , principalmente nos refrigerados a agua..... (Falta do q fazer eh foda!)
obrigado pela explicacao e informacoes.
cheers
Renato Fraga
26/06/2009, 13:07
Por nada e só acrescentando,
Os motores 2 tempos nervosos queimam álcool ou metanol. Esses combustíveis resultam em muito mais potência por um custo aproximado do Avigás 100.
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 13:13
e o avgas, justamente por ser "seco", é aditivado com chumbotetraetila para lubrificar as sedes de válvula... esse composto além de ser tóxico deteriora os catalisadores... a propósito: será que misturando 20% de querosene ao avgas poderia ser abolida a mistura de chumbo?
linuxhellmaster
26/06/2009, 13:14
e o avgas, justamente por ser "seco", é aditivado com chumbotetraetila para lubrificar as sedes de válvula... esse composto além de ser tóxico deteriora os catalisadores... a propósito: será que misturando 20% de querosene ao avgas poderia ser abolida a mistura de chumbo?
Ou seja, nosso antigo combustivel com chumbo.
cheers
linuxhellmaster
26/06/2009, 13:15
Por nada e só acrescentando,
Os motores 2 tempos nervosos queimam álcool ou metanol. Esses combustíveis resultam em muito mais potência por um custo aproximado do Avigás 100.
Abraços
Interessante, segue uma outra pergunta entao...
Como o pessoal mistura o oleo com o alcool... methanol eu acho q dilui oleo...
cheers
cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 13:19
cheers
costumam usar óleo de base vegetal para kart ou aeromodelismo...
Anthoniusnikos
26/06/2009, 13:21
Valeu pela dica Walter, mas a gasolina podium também leva álcool, com a vantagem de ter 30 ppm de enxôfre. Porém, vou começar a usar no motor de popa e ver se melhora a ignição e desempenho.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36397&page
GASOLINA PODIUM
Com características únicas no mercado nacional, a Gasolina Petrobras Podium traz um novo conceito de combustível, pois é desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na concepção da gasolina de Fórmula 1.
Lançada em junho de 2002, ela possui octanagem* superior às das melhores gasolinas do mundo
(IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade.
Principais características da Gasolina Podium:
Contém detergentes/dispersantes (http://www.br.com.br/wps/portal/%21ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLT1dLA6 MwMx8nJ3dHAyAAykeaxVv6G_r7ebsbGrgHezobGJl6uAQFOToZ GjgZk6Tb39_TFajbwNXVw9gcaBgh3X4e-bmp-gW5oRHljoqKAAANhKM%21/dl2/d1/L0lDU0lKSWdrbUEhIS9JRFJBQUlpQ2dBek15cXchL1lCSkoxTk ExTkk1MC01RncvN18yMzVNRkZIMjA4SUU5MDJWNkxCQkdBMDAw My85VDg0RDg5NDIwMDAy/?PC_7_235MFFH208IE902V6LBBGA0003_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/aditivos+detergentes_dispersantes) que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção, etc);
Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente (http://www.br.com.br/wps/portal/%21ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLT1dLA6 MwMx8nJ3dHAyAAykeaxVv6G_r7ebsbGrgHezobGJl6uAQFOToZ GjgZk6Tb39_TFajbwNXVw9gcaBgh3X4e-bmp-gW5oRHljoqKAAANhKM%21/dl2/d1/L0lDU0lKSWdrbUEhIS9JRFJBQUlpQ2dBek15cXchL1lCSkoxTk ExTkk1MC01RncvN18yMzVNRkZIMjA4SUU5MDJWNkxCQkdBMDAw My85VDg0RDg5NDIwMDAy/?PC_7_235MFFH208IE902V6LBBGA0003_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/legislacao+vigente);
É menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm;
É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro;
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem;
Ficha de Segurança (http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/da0a36804c4aa79e80a7c20869efed74/fispq-auto-gasolina-podium.pdf.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=da0a36804c4aa79e80a7c20869efed74) (PDF - 72k)
Abraços
Anthon
Renato Fraga
26/06/2009, 20:46
cheers
http://www.ppk.com.br/uploads/grande/102_Oleo%20Dimetil.bmp
Óleo preparado à base de óleos vegetais modificados, ideal para misturas com álcool etílico, metanol e gasolina. Contém aditivo redutor de carvão, e, com isso, excelente poder de lubrificação, minimizando o desgaste das peças.
http://www.lojabardahl.com.br/upload/produtos/21698_imagem1.jpg
COMO FUNCIONA
Formulado especialmente para motores 2 Tempos, refrigerados a ar, utilizados em competições de Karts movidos a álcool ou gasolina.
Lubrifica e mantém limpo o motor.
VANTAGEM BARDAHL
Bardahl Maxoil 2T, proporciona excelente poder lubrificante garantindo a máxima potência dos motores de Karts de competição.
Evita a formação de depósitos, mantendo o motor sempre limpo
SergioPB
26/06/2009, 21:33
Com relação à algumas considerações anteriores sobre o nitrometano, outras informações podem ser obtidas no enderêço abaixo:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/nitro.htm
Abraços!
Renato Fraga
26/06/2009, 22:08
Mas acredito que ainda exista um equívoco aí.
Até onde sei, nitrometano e óxido nitroso são duas coisas totalmente diferentes.
Óxido nitroso ou N²O é exatamente o que foi descrito aqui acima, um comburente portanto.
http://www.uaf.edu/asgp/asrp/srp3/images/rocketParts/sN20bot.jpg
Já o nitrometano é um combustível utilizado geralmente como aditivo ao metanol, que de acordo com certas proporções, pode proporcionar um ganho muito significativo no desempenho, mas tem sua utilização muito crítica, exigindo diversos cuidados, resultando numa aplicação muito restrita e potencialmente danosa.
http://www.nitrometano.com.br/nitrometano/1l.jpg
Abraços
SergioPB
26/06/2009, 23:27
Concordo plenamente que o óxido de nitro é um comburente e o nitrometano um combustível.
O que o texto diz é que o nitrometano provoca uma sobrealimentação, semelhante ao do óxido nitroso, justamente pela presença de oxigênio em suas moléculas.
Abaixo resposta sobre o óxido nitroso:
"A preparação por óxido nitroso tem a vantagem de ser bem simples e relativamente barata se comparada a venenos de resultado equivalente. Mas também tem suas desvantagens: pouca autonomia do cilindro de gás, cara recarga do mesmo e o desgaste que a súbita elevação de potência e esforços produz no motor. Trata-se de uma forma de sobrealimentação, pois o óxido nitroso, ao se despressurizar, resfria o ar admitido e aumenta sua densidade. Além disso, ao entrar na câmara de combustão se dissocia, liberando oxigênio. A dissociação do óxido nitroso ainda consome calor da câmara, o que concorre para evitar a detonação, e o nitrogênio formado aumenta a pressão e a eficiência do sistema. O maior volume de oxigênio disponível permite ampliar a quantidade de combustível injetada, e portando a potência produzida."(http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-tem16.htm)
Acho que agora ficou melhor explicado.
Obrigado pela ajuda.
Abraços!
Renato Fraga
26/06/2009, 23:52
É Sérgio, esclarece que a minha última mensagem veio em réplica a uma citação confusa que você fez citando Nitrometano como Óxido Nitroso, e que foi devidamente editada por você ao perceber o equívoco.
Corrigido em tempo, porém ficou tudo meio sem nexo agora.
MAs as informações estão precisas a respeito da atuação do N²O.
Agora vai uma explicação a respeito do nitrometano obtida no site da Magma Pro.
"Saiba mais sobre o Nitrometano
O nitrometano é aplicado como combustível em carros de corrida, foguetes e
aeromodelos. O oxigênio contido no nitrometano permite uma queima muito
menor de ar (oxigênio) atmosférico em comparação com outros hidrocarbonos
com a gasolina. Para queimar 1 kg de gasolina são necessários 14,6 kg de ar
(oxigênio), já 1 kg de nitrometano necessita apenas de 1,7 kg, uma vez que
cada ciclo do motor pode conter apenas uma quantidade limitada de ar,
podemos queimar 8,7 vezes mais nitrometano que a gasolina (a nível do mar).
Entretanto, a energia liberada pelo nitrometano é menor, enquanto a queima da
gasolina libera entre 42 e 44 milhões de Joules por quilo (MJ/kg), o nitrometano
libera 11.3 MJ/kg. A partir destes dados, conclui-se que o nitrometano gera
aproximadamente 2,3 vezes a mais que a potência da gasolina quando
combinado na proporção certa com o ar atmosférico.
O nitrometano (CH3NO2) é miscível em álcool, metanol, que é álcool metílico,
gasolina, entre outros, sendo usualmente combinado com os dois primeiros.
Em geral é aplicado em misturas de 5% a 10%, para motores de alta taxa de
compressão ou com turbo, e de até 40% para motores de baixa taxa de
compressão e aspiração natural. Devido ao aumento de potência, é
recomendado reforço no motor para evitar redução da vida útil.
O ganho de potência com o nitrometano advém da presença de oxigênio em
sua molécula, causando um efeito de sobrealimentação semelhante ao do
óxido nitroso (NO2). Esse oxigênio é usado na queima de combustível,
permitindo a injeção de maior quantidade de combustível. Parte da molécula (o
CH3) também é combustível e o N não participa da queima, formando N2. O
ganho no uso do nitrometano não é exatamente por aumento do poder
calorífico, mas por permitir a injeção de mais combustível para uma mesma
massa de ar, já que carrega parte do oxigênio para a queima em sua própria
molécula.
Misturas com álcool, metanol e nitrometano atacam componentes não
protegidos, como bicos injetores e outras peças sujeitas a corrosão. Isso
acontece em grande parte por estes combustíveis conterem oxigênio em suas
moléculas. Álcool e metanol, por sua vez, aumentam o índice antidetonante
(IAD), que indica a tendência à detonação do combustível, na direta proporção
da mistura. A gasolina a eles misturada ganha octanagem.
Os componentes do motor e sua regulagem devem ser ajustados para o uso da
nova mistura quando esta estiver sendo usada."
fonte Magma Pro (http://www.nitrometano.com.br/saibamais/saibamais.htm)
Grande Abraço.
SergioPB
27/06/2009, 20:55
Valeuuu!!
Obrigado pela compreensão e explicações.
Abraços!
wflolaria
27/06/2009, 22:02
O motor diesel queima qualquer porcaria gordurosa que possa passar pela bomba injetora e pulverizada pelos bicos. O problema do uso puro já foi citado, porém funciona bem melhor que o diesel. Em motores à álcool foi bem comum o uso para o efeito de limpeza da carburação há alguns anos atrás. O problema de usar o querosene em quantidade elevada me motores ciclo otto é que carboniza as velas, porém se for pouca proporção não causa nenhum mal.
Corretíssima afirmação! Fui testemunha disso. Na década de 70, com a falta de combustível por conta da OPEP, meu cunhado que tinha uma Veraneio-diesel colocava qualquer coisa (querosene, gasolina, álcool, óleo de cozinha, etc.) para rodar, uma vez que mantinha um serviço de mudança e não podia parar. Depois de um tempo ele teve problemas no motor, mas nada que uma boa retífica tenha solucionado.
Então, para emergência, vale quase tudo.
cRiPpLe_rOoStEr
29/06/2009, 18:50
meu cunhado que tinha uma Veraneio-diesel colocava qualquer coisa (querosene, gasolina, álcool, óleo de cozinha, etc.) para rodar
em fazendas é bastante comum essa prática... tem até um sistema de "pescador flutuante" que foi desenvolvido para melhorar o aproveitamento de misturas de álcool com diesel no mesmo tanque... http://www.hipac.com.br/sad/ o problema é que esse sistema só permite misturar até 10% de álcool ao diesel... se fosse possível misturar até 50% ou mais ficaria melhor...
a propósito: alguns fazendeiros alegam que apesar dos danos ao motor continua sendo mais lucrativo usar óleo de cozinha nos motores a diesel...
a propósito: alguns fazendeiros alegam que apesar dos danos ao motor continua sendo mais lucrativo usar óleo de cozinha nos motores a diesel...
Esse o´leo de cozinha por acaso é óleo de soja?
E a força do motor?
cRiPpLe_rOoStEr
30/06/2009, 03:01
Esse o´leo de cozinha por acaso é óleo de soja?
E a força do motor?
geralmente é óleo de soja... dizem que não prejudica o desempenho, mas parece que o consumo aumenta um pouco, mas bem pouco só... vai querer arriscar???
geralmente é óleo de soja... dizem que não prejudica o desempenho, mas parece que o consumo aumenta um pouco, mas bem pouco só... vai querer arriscar???
R$ 2,29 900ml o óleo de soja
o Diesel ainda está mais em conta :mrgreen:
Edintruder
06/07/2009, 18:59
O óleo de soja prejudica o motor a longo prazo. O sistema todo de injeção fica impregnado de parafina, bicos começam a entupir e os anéis de segmento ficam cheios de parafina a ponto de entupir os drenos dos anéis raspadores.
cRiPpLe_rOoStEr
09/07/2009, 15:14
R$ 2,29 900ml o óleo de soja
o Diesel ainda está mais em conta :mrgreen:
na própria fazenda que produz fica bem mais em conta:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
dudas_308w
14/07/2009, 20:17
Esclarecendo...
O que o Edin falou sobre a parafina/glicerina esta correto. O uso prolongado do oleo vegetal entope tudo.
O que o Rogerm falou, tambem esta correto, Os fazendeiros usam no campo. E da numero. (payback)
Na verdade, o oleo de soja custa mais barato nas fabricas (sao chamadas Esmagadoras de soja) no MT, MS, TO, GO do que o diesel. Ainda mais se comprado a granel, e nao enlatado como fazemos no mercado. Alem disso, nessas regioes, a temperatura nunca é abaixo (quase nunca) de 16 graus, que é quando a parafina começa a aparecer. (existem soluçoes onde 1o se aquece o motor, depois passa para o combustivel vegetal)..
Entao, um fazendeiro compra o oleo a R$ 2,00/L enquanto pargaria Diesel a R$3,00/L nesses estados. A maioria usa blend, ou seja, mistura 50% oleo Diesel e oleo de soja. Os R$ 0,50 de economia pagam duas BI por ano, facil facil, dependendo do que vc roda.
Isso é a versao caseira da coisa. A versao industrial, chama-se biodiesel. Nessa versao, vc passa o oleo de soja pelo processo de transesterificaçao, que é adicionar 20% de alcool, e depurar a glicerina (simplificando). A glicerina vira sabonete, e o biodiesel empurra o seu motor. Nesse caso a conta economica é mais complicada, pois os impostos para combustiveis sao menos amigos do que os impostos para alimentos. Alem disso, o processo para combustivel industrializado, é mais tecnico, atende a todas as exigencias de viscosidade, temperatura, cetonas, etc... e fica mais caro, obvio.
Agora, o que nos interessa de verdade, é o seguinte...
:twisted:
Quanto de Diesel + Querosene + Oleo de Soja = passar pela inspeção veicular?
igominati
14/07/2009, 22:10
Bem pessoal estou acompanhando o tópico e está bastante instrutivo, eu tinha uma silverado e no frio de SC tinha dias de manhã que a safada teimava em pegar e aí me sugeriram adicionar querosene para pegar, nunca tive coragem para fazer, o que melhorou um pouco fora diesel aditivado. Mas outra pergunta alguém lembra um senhor que apareceu até na globo que ia de restaurante em restaurante para pegar toda gordura velha para abastecer uma s10? será que existe ainda?
abraços.:concordo:
cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 00:37
Quanto de Diesel + Querosene + Oleo de Soja = passar pela inspeção veicular?
vai diminuir a fuligem, com certeza... pode fazer a mistura, mas fica na moita... se os fiscais souberem que tu não está usando o combustível padrão (ou seria pOdrão) a casa cai, embora eles não devam abrir o tanque para ver... a propósito: em outro tópico foi especulado sobre a possibilidade de adaptar o sistema de pescador flutuante sad produzido pela hipac para misturar álcool e diesel no mesmo tanque... ao que parece, reduz a poluição em 50%...
cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 00:45
Bem pessoal estou acompanhando o tópico e está bastante instrutivo, eu tinha uma silverado e no frio de SC tinha dias de manhã que a safada teimava em pegar e aí me sugeriram adicionar querosene para pegar, nunca tive coragem para fazer, o que melhorou um pouco fora diesel aditivado. Mas outra pergunta alguém lembra um senhor que apareceu até na globo que ia de restaurante em restaurante para pegar toda gordura velha para abastecer uma s10? será que existe ainda?
é bastante tranqüilo pq dilui a parafina que se solidifica no tanque... até ajuda a limpar as linhas de combustível... só tem que cuidar para ver se não vai atacar as mangueiras...
eu lembro que ja saíram algumas reportagens na globo sobre o uso de biodiesel... essa história em particular eu não lembro, mas pela internet é possível comprar em sites do exterior kits de adaptação para fazer o veículo a diesel rodar com óleo de cozinha usado, até com sistema de aquecimento do óleo... a propósito: eu tenho interesse em tentar importar um triciclo indiano a diesel para fazer isso, mas vários restaurantes estão entregando o óleo usado para empresas de reciclagem, recebendo sabão em troca...
igominati
15/07/2009, 19:23
Um dos problemas de abastecer com o biodiesel, segundo o meu cunhado que ficou uma temporada no MT pescando, onde tinha algumas caminhonetas abastecidas com biodiesel seria de em vez do cheirinho bom do diesel( minha opinião) era da porta de uma pastelaria com a banha velha(deusmelivre).
cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 20:39
Um dos problemas de abastecer com o biodiesel, segundo o meu cunhado que ficou uma temporada no MT pescando, onde tinha algumas caminhonetas abastecidas com biodiesel seria de em vez do cheirinho bom do diesel( minha opinião) era da porta de uma pastelaria com a banha velha(deusmelivre).
uns amigos meus daí de santa catarina preferem cheiro de pastelaria que cheiro de diesel......... mas o cheiro do biodiesel não é tão forte a ponto de causar incômodo...