Ver Versão Completa : Radiador com Ferrugem
Uma lista de perguntas:
- Como faço pra tirar a ferrugem do radiador?
- Qual a melhor solução pra esse tipo de serviço?
- Qual a capacidade do Radiador do Vitara 1.6 8v?
- Qual a quantidade ideal de aditivo?
[]'s
andre veiga
25/01/2008, 11:59
Oi,
Tive um problemão com o radiador do meu vitara, o que fiz foi lavar muito e tive detira-lo várias vezes, lavava e acreditando estar limpo instalava. Então
Posso dar 2 dicas.
1 - Existe um caninho que une 2 mangueiras entre o motor e o radiador, de uma olhada nele pois no meu caso estava podre e deve ter sido ele que prejudicou o radiador, a agua que ainda fica no sistema sempe chega suja, isso tabem me deu muito trabalho para "lavar" o motor por dentro.
2- Use aditivo sempre, por aqui a água é muito ferrosa, e enferruja tudo por onde passa, o aditivo ajuda a não enferrujar e ao mesmo tempo a "limpar" o sistema.
Nunca medi quanto que vai água no sistema, para completar o meu foi na base da mangueira + aditivo um pouco de cada, alternado até completar... Sei que não é a melhor forma!!
Boa sorte...
Se seu radiado esta realmente muito sujo mesmo, é bom vc manda Varetar também...
Pera lá meu povo .. eu quero só fazer uma limpeza pra não chegar a este ponto ... fui verificar o nível da água hoje e vi que estava com muita ferrugem na água e internamente .. na parte externa (varetas) está tudo perfeito ...
Quero saber como faz pra limpar. Qual produto vocês utilizam ? Uma vez fiz com um pálio. Coloquei uma solução, rodei uma semana, abri a mangueira embaixo e deixei escorrer toda água e o ferrugem foi junto ... depois reabasteci com aditivo + água e ficou beleza ...
Uma dica: Para fazer a limpeza do reservatório de plástico NÃO utilize sabão, esse faz grudar ainda mais as impurezas. Então, arranque o reservatório do lugar, coloque areia de praia + gasolina e sacuda muito. Fica zero ;)
Também fiz isso, só que depois apareceram os furos que provavelmente a ferrugem estava tampando.
jeegzuki
27/01/2008, 14:34
Oi,
Tive um problemão com o radiador do meu vitara, o que fiz foi lavar muito e tive detira-lo várias vezes, lavava e acreditando estar limpo instalava. Então
Posso dar 2 dicas.
1 - Existe um caninho que une 2 mangueiras entre o motor e o radiador, de uma olhada nele pois no meu caso estava podre e deve ter sido ele que prejudicou o radiador, a agua que ainda fica no sistema sempe chega suja, isso tabem me deu muito trabalho para "lavar" o motor por dentro.
...
Amigo Andre tb estou nas mesma condições do seu.
Já é a terceira vez q tiro e mandei fazer aquele cano mas num confio muito no serviço tenho preocupção nele romper, o cara teve que fazer a curva e depois soldar na peça que serve pra fixar na carroceria. usei uns dias e não percebi nada e tb troquei todos os mangotes. Vc como fez com esse cano??
Abs.
andre veiga
27/01/2008, 20:27
Oi jeegzuki
Na verdade comprei outra peça usada mas melhor que a original... Mas antes disso ja estava olhando quais mangueiras davam nesse ponto, e parece que as da linha GM (chevette?) dão, iam ser 2 e com um cano para uni-las, mas totalmente diferente do original.
Entre a compra, e decidir pela adaptação, cortei as pontas (dos 2 lados) do cano era onde Realmente estava ruim e limpei por dentro com uma pequena escova de aço, parece que melhorou mas o carro rodou uns dias e ai chegou a peça "nova".
ô mô Deus!!! :putz: ... alguém, por favor, dá uma resposta pra o que eu perguntei lá no início do tópico :parede: ...
Allan Nielsen
28/01/2008, 22:45
Radclean, Radflush ( http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/30 ) ou outro semelhante de marca confiavel.
Siga as instruções do fabricante do produto.
Para veiculos com MUITA ferrugem interna, estes produtos podem "arrancar" a ferrugem e causar vazamento em algum selo ja comprometido. Se for o seu caso, lave o radiador e motor apenas com agua, coloque o aditivo e faça trocas frequentes ate limpar o sistema.
NUNCA use agua tratada com cloro.
abs
Valeu mesmo Allan_Nielsen pela informação ... vou analisar direito o estado do possante e ver se vale a pena fazer a limpeza. Se estiver no estado inicial é valido não é mesmo, pra coisa não se alastrar, assim penso eu na minha mais simples ignorância.
abraço,
Allan Nielsen
29/01/2008, 14:50
R1,
uma alternativa é usar o Radclean (qualquer posto vende) e em vez de uma semana deixe ele por menos tempo (dois ou tres dias).
Acho importante uma boa lavada, troque a agua funcione o carro para que a agua circule pelo motor e repita o processo ate a agua sair limpa; AGUARDE a temperatura do motor abaixar antes de colocar agua fria. Se não quiser usar o Radclean ou semelhante, depois da lavagem adicione o aditivo recomendado use o veiculo por um periodo e faça outra troca.
Boa sorte
Senhores,
Resgatando esta mensagem que trata de um item importante que é o sistema de resfriamento do motor, acrescento o seguinte:
1) Não use agua da torneira. Muito menos água mineral. Use agua desmineralizada ou agua destilada. Esta água não contem sais minerais que podem incrustar o sistema.
2) Utilize uma mistura 50% agua destilada + 50% aditivo a base de etileno glicol (Paraflu, Radiex, aditivo da BR-Petrobras, etc) que é anticongelante (aqui no Rio não precisamos) e é anti oxidante.
Evidentemente antes disto o sistema tem que estar limpo. Para o GV 1.6, meu manual fala em 5,5 litros no total (metade agua desmineralizada e metade aditivo).
Nunca mais terão problemas de furos no sistema.
Giovanni Morano
17/08/2010, 17:45
Aqui em Fortaleza, existe a agua destilada e vende propia para radiador, geralmente nos POsto BR, e tbm uso aditivo BR.
Mas tenho dúvida, posso preencher o Radiador todo de aditivo?
rogeriomasih
17/08/2010, 18:01
Oi, Giovanni.
existem aditivos que já vêm diluídos; neste caso vc deve secar totalmente a água do sistema de arrefecimento e completar com este 'aditivo'- que na verdade nao é um aditivo, mas uma mistura dele com água.
Para os aditivos concentrados, vc deve observar a recomendação do fabricante.
Aqui em Fortaleza, existe a agua destilada e vende propia para radiador, geralmente nos POsto BR, e tbm uso aditivo BR.
Mas tenho dúvida, posso preencher o Radiador todo de aditivo?
Meu caro,
Devemos atender a recomendação do fabricante do veiculo. A SUZUKI, por incrivel que pareça é quem mais entende do seu veiculo. Ela recomenda mistura maxima de 50% de aditivo, evidentemente concentrado (se ja vier diluido não vale). O Paraflu, por exemplo, é concentrado e em sua propria embalagem tambem recomenda a diluição a no maximo 50%. Então não vamos inventar, 50% é mais do que suficiente para garantir a saude do seu SUZUKI por longos anos.
Faltou dizer que o motivo para a limitação considerada na mensagem acima (50%), em meu entendimento, deve-se a densidade elevada do aditivo puro, concentrado, que pode com o tempo forçar e danificar bomba dágua e/ou outros componentes que foram dimensionados para uma densidade menor representada pela mistura agua/aditivo na proporção correta.
Giovanni Morano
19/08/2010, 08:04
Ok então não tem mirabolancias!! hehe
Valeu Jaime!!!:)
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.