Conectar

Ver Versão Completa : Resolução 262 - Suspensão levantada e, agora, autorizada.



Chuck - EQUIPE JEEPBOM
24/01/2008, 17:56
Pessoal

A resolução 201 proibia modificações de suspensão em veículos. A ASSOBRAVA (Associação brasileira de fabricantes, distribuidores e varejistas de equipamentos e acessórios para veículos automotores) se reuniu com o pessoal do DENATRAN e provou que é possível sim um veículo off road ter uma altura maior que a original de fábrica e continuar sendo seguro.

Coloquie uma matéria lá no site sobre esse assunto
www.jeepbom.com.br (http://www.jeepbom.com.br)

Para constar, veículos como CheroKee Sport, Rural, etc constam em seus documentos como Automóvel/Passageiro e pela resolução 201 os mesmos não poderiam ter suspensão modificada.

Agora qualquer carro poder ter a suspensão alterada, tanto para cima, quanto para baixo. Basta perdir autorização prévia, alterar a suspensão e fazer o INMETRO. Claro que isso tem custo:putz:, mas pelo menos, que quiser, pode andar na lei agora:dance:

Essa notícia me foi repassada pelo pessoal da ProComp Suspensão, que junto com a ASSOBRAVA, conseguiram uma vitória tremenda para a personalização de veículos, inclusive jipes. Agora as empresas poderão investir mais em equipamentos de qualidade pois agora sabem que os mesmos são seram considerados ilegaise, quem sabe um dia, chegaremos ao nível da SEMA.


Site da ASSOBRAVA com a notícia http://www.assobrava.org.br/home/index.php?p=N0006

Resolução 262
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_262.pdf

Resolução 201
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_201.pdf

Onde fazer a inspeção
http://www.assobrava.org.br/php/news/209.php


Parabéns Pro Comp Suspensão. Parabéns ASSOBRAVA :palmas::palmas::palmas:

[]'s sonhado com um BIG FOOT dentro da lei

Elmer_Jeep
25/01/2008, 12:18
Muito bom!!!

Ano passado conversei com o André(ProComp Brasil) e fui informado sobre esse processo junto aos órgãos de transito, pelo visto deu certo.

[]'s

Alexandre Souto
25/01/2008, 12:55
Que boa nutiçaaaa......

Agora ta faltando liberar pneus gigantes e nao ser obrigatorio o uso paralamas nesta caso, (nao conheco a lei direito) acho ridiculo vc ter ki instalar uns paralamas de 3" ou pior 5" num carro de 30 anos de uso, alem de desconfigurar externamente o carro, deixa akeeele vizual RIDICULO.....

[]'s contra para lamas obrigatorios....

Ronaldo B.
25/01/2008, 13:07
Melhor que isso só tivessem permitido também alterar o diâmetro do conjunto roda/pneu, mas esse ainda continua proibido, mas já é um bom começo. Quem sabe um dia possamos legalizar todas as alterações dos nossos carros e rodar sem o receio de levar uma multa ou ter o veiculo apreendido.

[]´s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
25/01/2008, 14:38
Melhor que isso só tivessem permitido também alterar o diâmetro do conjunto roda/pneu, mas esse ainda continua proibido, mas já é um bom começo.

Bem lembrado Ronaldo...mas pelo menos agora dá pra ir pra trilha rodando... com o jipão bem alto...e com pneuzinhos de bicicleta :mrgreen:

Alexandre Souto
25/01/2008, 14:51
Falei sem saber, mas qual é a lei para o uso de para-lamas e para-barro?

Alguem sabe??

Barao de Castro
25/01/2008, 14:56
Uma curiosidade, este processo é de qual Estado da Federação?
Já é resolução Nacional, ou de apenas algum Detran estadual do sul?



sds


Breno

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
25/01/2008, 20:45
Barão.

Creio que é nacional pq a resolução é do DENATRAN - Departamento Nacional de Transito.

offroad
26/01/2008, 15:37
renavam, contran, denatran, detran, sivam, djavam .........:putz:

nao conheco todos, mas pelo q sei eh nacional.
acho excelente, e tb acho q isso tah uns 10 anos atrasado.
poderia ter acontecido antes....

Fernando Lages
26/01/2008, 16:37
DENATRAN = Depto Nacional de Trânsito
CONTRAN = Conselho Nacional de Trânsito

Fernando Lages
26/01/2008, 16:46
Que boa nutiçaaaa......

Agora ta faltando liberar pneus gigantes e nao ser obrigatorio o uso paralamas nesta caso, (nao conheco a lei direito) acho ridiculo vc ter ki instalar uns paralamas de 3" ou pior 5" num carro de 30 anos de uso, alem de desconfigurar externamente o carro, deixa akeeele vizual RIDICULO.....

[]'s contra para lamas obrigatorios....

Pelo que eu sei, os pneus não podem exceder os limites dos paralamas para evitar pedriscos nos carros que vêm atrás... se for por isso, nada mais justo e correto, têm que ter sim.

Mas bem que os fabricantes e reformadores de pneus podiam tem feito a sua parte e comprado a briga como a Assobrava fez, para liberar pelo menos um pouco as alterações no tamanho dos pneus... :pensativo:

Na verdade, quem se deu melhor até agora, e possivelmente o maior interesse dos fabricantes, foi o pessoal que rebaixa os veículos, pois já podem fazê-lo, podem alterar o diâmetro da roda, e utilizar pneus de perfil mais baixo, mantendo o diâmero final. Só não poderão utilizar suspensão de rosca.
A gente, só foi beneficiado pela liberação geral de alterações na suspensão. Mas, dentro da lei, tem que andar com o carro 10 polegadas mais alto e pneuzinho de bicicleta, como disseram em um post anterior... :evil:

offroad
26/01/2008, 17:00
acho q sobre os pneus soh interessa para yokohama e toyo.
pq o resto fornece p/ montadora..... entao preferem q qdo vc vai trocar, coloque o "original" ao inves de um outro.
sobre os pedriscos tem estado no EUA que dependendo da %, tem q usar para barros....
isso poderia ser adotado.
mas mesmo assim olha a porcaria do ford Ka, o pneu eh totalmente para fora (olhando por tras) isso joga as "coisas" no seu vidro.
pelo tamanho dos carros no brasil, acredito q tenha mais porcaria nesse "layout"

abs