Ver Versão Completa : instalação kit freio msd dianteiro
Paulo Fernando
23/01/2008, 21:11
Boas, pesquisei antes de abrir o tópico mas não encontrei o que preciso, estava agora à noite desmontando o sistema de freio do meu jeep (lona dianteiro) p/ instalação do kit msd, vou ter que trocar os flexíveis pois os mesmos estão ressecados,portanto hoje não vou conseguir acabar mesmo e a minha dúvida ficou onde nas instruções de montagem que orienta p/ trocar um bujão existente no munhão por um tampão, que bujão é esse? alguem tem fotos de instalação de disco passo a passo que possa me disponibilizar?
Ps. comprei hoje a tarde pastilhas,pinos travantes etc das mesmas e em uma loja especializada em freios que fui, um dos mecânicos me disse que as pinças da kombi marca varga são uma porcaria, pois ficam gritando iguais aos ônibus devido as vibrações das pastilhas, é verdade? alguém tem esse problema? é solucionável?
Grato
Paulo Fernando
Danniel Pizatto
23/01/2008, 21:14
Vc vai remover o bujão de engraxamento do munhão e substituir pelo que veio no kit. O substituto é rosqueado com uma chave Allen, para que não atrapalhe a montagem da pinça.
Paulo Fernando
23/01/2008, 21:45
Então Daniel o bujão é simplesmente aquele tampão original só que mais alto do qual vem no kit? Outra coisa, em cima e em baixo do munhão tem uns bujões que são fixados por 4 parafusos qual é sua função? como devo fazer pra estancar um vazamento que tem em uma das rodas?
Obrigado
Opa, os "bujões quadrados" que tem em cima e em baixo do munhão são os toquinhos do munhão, seguram os rolamentos do munhão e que permitem que voce faça curvas....deixe eles queitos le em paz !
Nunca vi este kit de freio mas pelo jeito deve ser a peça 10 deste desenho anexo. Famoso por dar interferencia com kits de freio. Até existe um topico antigo que sugere a remoção do toquinho do rolamento de cima, (peça 3), fazer um furo nela e colocar ali um bico graxeiro, assim fica mais facil de abastecer o munhão com graxa.
Será que o Elmer tem um link para este topico sobre furar o toquinho ??? sempre tem...ja ja aparece ele ai !
Opa, os "bujões quadrados" que tem em cima e em baixo do munhão são os toquinhos do munhão, seguram os rolamentos do munhão e que permitem que voce faça curvas....deixe eles queitos le em paz !
Nunca vi este kit de freio mas pelo jeito deve ser a peça 10 deste desenho anexo. Famoso por dar interferencia com kits de freio. Até existe um topico antigo que sugere a remoção do toquinho do rolamento de cima, (peça 3), fazer um furo nela e colocar ali um bico graxeiro, assim fica mais facil de abastecer o munhão com graxa.
Será que o Elmer tem um link para este topico sobre furar o toquinho ??? sempre tem...ja ja aparece ele ai !
Edgar,
Qual manual de servico é esse seu? Possuo dois tipos aqui e nao achei essa visao explodida do eixo no meu manual.
Abraco e desculpe o off
Paulo Fernando
24/01/2008, 14:51
Agradeço Ao Daniel E Ao Edgar Pelas Informações, Foi De Grande Valia A Inclusão Da Foto P/ Minha Visualização.
Abraço
Paulo Fernando
Dic, outro dia tava olhando o teu album e vi la ao fundo a carrepar....ai pensei, ó xente este peão é meu vizinho...dei a volta na quadra e tava la teu jeep na calçada !!
Este desenho eu que escaneei e botei la na seção de downloads. É uma penca de coisa. Sabado de manha se voce tiver um tempo, vou estar aqui na loja, dai te trago um Cd com os catalogos gravados. João Bettega 1847, Omicrom Rolamentos...
Paulo, ve se tira umas fotos da instalação...é sempre bom ilustrar, posta neste topico mesmo....assim a gente ve como ficou e pode malhar um pouco, encher de defeito e eventualmente dar uns elogiozinhos...
abraços
Dic, outro dia tava olhando o teu album e vi la ao fundo a carrepar....ai pensei, ó xente este peão é meu vizinho...dei a volta na quadra e tava la teu jeep na calçada !!
Este desenho eu que escaneei e botei la na seção de downloads. É uma penca de coisa. Sabado de manha se voce tiver um tempo, vou estar aqui na loja, dai te trago um Cd com os catalogos gravados. João Bettega 1847, Omicrom Rolamentos...
Paulo, ve se tira umas fotos da instalação...é sempre bom ilustrar, posta neste topico mesmo....assim a gente ve como ficou e pode malhar um pouco, encher de defeito e eventualmente dar uns elogiozinhos...
abraços
HAHAHAHA somos apenas vizinhos!!
Edgar, nao te garanto que consiga ir na casa dos meus pais no sabado de manha (é ali mesmo onde vc viu). Mas tentarei dar um jeito de ir trocar figurinhas!!!
E desde ja agradeco!!
Paulo Fernando
03/02/2008, 12:07
Bom dia pessoas, seguinte, não tô conseguindo retirar o cubo e os prisioneiros da panela de freio do meu cj, mostro nas fotos pra mais facil visualização, tem uns orifícios que já bati a té agora nada de sair, alguém tem alguma dica que me ajude?
[]??
Bom dia pessoas, seguinte, não tô conseguindo retirar o cubo e os prisioneiros da panela de freio do meu cj, mostro nas fotos pra mais facil visualização, tem uns orifícios que já bati a té agora nada de sair, alguém tem alguma dica que me ajude?
[]??
Uma prensa hidráulica nao resolve seu problema? lembro q qdo foi colocado disco no meu jeep, o kra q o fez teve q cortar um dos espelhos da roda por conseguir colocar na prensa, pois uma parte nao saia nem com reza brava..
abç
ROAD TECH
03/02/2008, 13:10
Uma prensa hidráulica nao resolve seu problema? lembro q qdo foi colocado disco no meu jeep, o kra q o fez teve q cortar um dos espelhos da roda por conseguir colocar na prensa, pois uma parte nao saia nem com reza brava..
abç
X2.
Esse é o caso típico de uso de uma prensa. Conseguindo remover o tambor de freio, antes de instalar o disco, certifique-se de que as superfícies de contato estejam isentas de oxidação (ferrugem). Use escova de aço ou lixa.
DICA: Para evitar o mesmo problema no futuro, aplique uma fina camada de graxa grafitada ou pincele óleo misturado com grafite em pó (aquele usado em fechaduras).
Boa sorte.
Octávio
leopoldo
03/02/2008, 15:25
NÃO é o caso típico de usar prensa.
A panela descola do cubo uma vez retirados o 3 parafusos(quando tem).
Os prisioneiros sim, estes saem na prensa.
Um golpe com um bloco de madeira é o suficiente para descolar o cubo da panela .... coloque o cubo+panela sobre uma mesa e force um impacto na face do cubo de roda que ele cai sobre a mesa.
Uma vez removido o cubo da panela, remova os rolamentos(mantenha a paridade do conjunto) + retentor, remova a graxa, faça uma limpesa completa incluindo esovamento ou jato abrasivo EXTERNO, lave de novo, reinstale os rolamentos se estiverem bons, instale retentor novo, mascare a área de graxa, pinte com fundo fosfatizante depois com tinta a seu critério.
Aproveitando a oportunidade, qual dos kits de freio a disco dianteiro existentes no mercado os colegas indicam? Digo isso porque há o com pinça de S10, kombi etc... Abraços a todos
Aproveitando a oportunidade, qual dos kits de freio a disco dianteiro existentes no mercado os colegas indicam? Digo isso porque há o com pinça de S10, kombi etc... Abraços a todos
Se não me engano, tanto MSD qto SBD utilizam pinças da kombi na dianteira, o do nosso amigo aki do forum Berga esse sim é pinças de S10, tudo depende da configuração de pneus do seu jeep...
abç
Paulo Fernando
05/02/2008, 11:25
Bem quanto à prensa hidráulica já consegui ontem um local e já retirei o cubo inteiro, já limpei e engraxei tudo conforme as dicas do Leopoldo, mas na montagem não estou conseguindo alinhar corretamente ou seja, quando monto a roda e aperto os parafusos começa a pegar o disco nas pinças, com arruelas de pressão joguei as pinças pra um lado e pra outro mas na hora da montagem pega novamente, já verifiquei e não é a roda que está pegando e sim o disco nas pinças, alguma dica?
Obrigado a todos pelas dicas, para mim está sendo de grande valia esse fórum que, apesar de ser completamente leigo em mecânica tudo o que estou fazendo no meu cj é com muito boa vontade e muita dicas e matérias do fórum.
leopoldo
05/02/2008, 13:17
Paulo, cade as fotos da sequencia de montagem?
Existem casos relatados de pinça que pega na roda (ou roda que pega na pinça) e casos onde mesmo tudo montado, dá problema de interferencia entre disco e pinça.
Alguns casos poderiam ser atribuidos a um fato nteressante:
O cubo do Jeep. Existem 2 modelos: o antigo(onde a panela fica presa por trás) e o moderno(onde a panela vai sobre o cubo - igual ao seu)
A questão que fica: o cara que desenhou o kit e mandou fabricar as peças, montou em que sistema? o antigo ou o novo ????????
Ainda não ví um cruzamento destas informações e as conclusões.
Coloca as fotos suas para podermos analisar
Paulo Fernando
06/02/2008, 00:19
Ok Leopoldo logo postarei as fotos de sequência, por enquanto só troquei um lado LE, e esta semana acredito que eu consiga mexer no LD e aí sim fazer a sequência, porque tive uns problemas a trabalho e não tive muito tempo p/ mexer a acabei demorando muito p trocar o freio, já tinha em mente seguir a sugestão do Edgar nas sequência de fotos pra leigos como eu, vou tirar umas fotos da roda montada amanhã e posto pra ver se da pra chegar em alguma conclusão,
Por enquanto mais uma vez obrigado
[]
Paulo Fernando
06/02/2008, 21:39
segue algumas fotos p/ análise dos grandes mestres;
Paulo Fernando
06/02/2008, 21:42
:concordo:
Paulo Fernando
06/02/2008, 21:45
A princípio são essas fotos, onde marquei c a seta é onde está raspando.
[]
Paulo, vc disse que o seu kit é MSD. Mas com pinça da Kombi? O MSD nao usa pinça da Chevrolet? Vc comprou o kit parcial e depois a pinça, foi isso?
[s]
Cacá
ROAD TECH
07/02/2008, 07:22
Olá Paulo,
Curioso vc falar que mesmo usando arruela, a interferência continua.:parede:
Se vc montou o cubo e o cavalete da pinça corretamente, não deveria dar problema. MUITO ESTRANHO !!!!!
Até onde foi possível ver nas fotos, para eliminar a interferência na face interna do disco, o melhor seria vc usar arruelas lisas (não de pressão) entre o cavalete e a pinça, apenas o suficiente para afastá-la, mantendo a abertura da pinça centralizada em relação às faces do disco.
Boa sorte,
Octávio
Caros amigos!!
Na minha opinião, o problema está no cubo de roda, mais precisamente no assento do rolamento interno.
Pode ter havido desgaste do colo de assento do rolamento, o e mesmo faz com que o cubo de roda "va mais para dentro" fazendo com que o disco encoste na pinça.
É a minha opinião.
Abraços.
Kim.
felipemendes
07/02/2008, 13:04
Paulo, vc disse que o seu kit é MSD. Mas com pinça da Kombi? O MSD nao usa pinça da Chevrolet? Vc comprou o kit parcial e depois a pinça, foi isso?
Desculpe me intrometer. O kit MDS dianteiro usa pinças de kombi e o traseiro, de monza/kadett. Instalei somente o kit dianteiro, e foi razoavelmente fácil (as panelas saíram na mão).
Paulo Fernando
07/02/2008, 22:32
Cacá como o Felipe mencionou a instrução do msd dianteiro é p pinça de kombi, primeiro comprei o kit sim e depois as pinças recondicionadas.
Obrigado e abraço
Paulo Fernando
07/02/2008, 22:38
Olá Paulo,
Curioso vc falar que mesmo usando arruela, a interferência continua.:parede:
Se vc montou o cubo e o cavalete da pinça corretamente, não deveria dar problema. MUITO ESTRANHO !!!!!
Até onde foi possível ver nas fotos, para eliminar a interferência na face interna do disco, o melhor seria vc usar arruelas lisas (não de pressão) entre o cavalete e a pinça, apenas o suficiente para afastá-la, mantendo a abertura da pinça centralizada em relação às faces do disco.
Boa sorte,
Octávio
Pois é curioso, mas amanhã vou comprar umas arruelas lisas e de diferentes espessuras pra fazer o teste como sugeriu e á noite posto algo positivo ou negativo.
Obrigado e abraço
Paulo Fernando
07/02/2008, 22:42
Caros amigos!!
Na minha opinião, o problema está no cubo de roda, mais precisamente no assento do rolamento interno.
Pode ter havido desgaste do colo de assento do rolamento, o e mesmo faz com que o cubo de roda "va mais para dentro" fazendo com que o disco encoste na pinça.
É a minha opinião.
Abraços.
Kim.
Valeu Kim toda sugestão acho válida, agora nesse caso que mencionou como devo proceder p verificar o desgaste, quais parâmetros p comparação, dentro do cubo p retira o rolamento tem algum tipo de trava p poder retirar o rolamento e verificar onde ele fica assentado? Se puder me sugerir com certeza vou verificar até por segurança posterior.
Obrigado e abraço
Paulo Fernando
07/02/2008, 22:48
Desculpe me intrometer. O kit MDS dianteiro usa pinças de kombi e o traseiro, de monza/kadett. Instalei somente o kit dianteiro, e foi razoavelmente fácil (as panelas saíram na mão).
Felipe quanto as panelas também sairam fácil, e apesar de não ter grandes conhecimentos, eu com as sugestões dos colegas do fórum junto com o manual de instruções do kit também achei razoavelmente fácil, pouco trabalhoso mas nada monstro de encarar, agora o problema que encontrei foi no alinhamento do disco com as pinças, quando gira raspa e não é na roda e nem nas pastilhas, p você colocar seu kit foi simplesmente parafusar as pinças no suporte ou teve que alinhar na base das arruelas também?
Obrigado e abraço
Valeu Kim toda sugestão acho válida, agora nesse caso que mencionou como devo proceder p verificar o desgaste, quais parâmetros p comparação, dentro do cubo p retira o rolamento tem algum tipo de trava p poder retirar o rolamento e verificar onde ele fica assentado? Se puder me sugerir com certeza vou verificar até por segurança posterior.
Obrigado e abraço
Caro Paulo!
Caso tenha algum problema no colo do rolamento (desgaste) a capa do rolamento sai com uma certa facilidade.
Para retirar a capa do fundo, coloque uma talhadeira pela frente do cubo, sendo este apoiado em uma tábua.
Entre a parte da frente e traseira do cubo, há um ressalto (encosto das capas), nesse ressalto, existem duas cavas (uma oposta a outra).
Encaixe a talhadeira na capa (cava) e vá batendo, um pouco para cada lado ate sacar a capa. Pronto a parte de retirada.
Limpe bem o cubo, faça uma inspeção visual, verifique se não resquícios de solda, ou desgaste no fundo do assento.
O que comumente acontece, é não haver a manutenção adequada (donos anteriores), então os rolamentos trabalham folgados, ocasionando o desgaste do cubo.
Cubo desgastado, o antigo proprietário provavelmente mandou encher, até aí beleza, mais o torneiro, não respeitou as medidas e fez coisa errada.
Pensei nessa possibilidade, pois atualmente, os kits de freio a disco não tem problema, é chegar e colocar, se tem problema, procuremos a causa!!!
Abraços.
Kim.
Cacá como o Felipe mencionou a instrução do msd dianteiro é p pinça de kombi, primeiro comprei o kit sim e depois as pinças recondicionadas.
Obrigado e abraço
Paulo, Felipe, realmente, viajei. Estava confundindo os nomes com o Berga. Valeu e sucesso aí na empreitada. Certo Kim? :wink:
[s],
Paulo Fernando
09/02/2008, 11:57
Caros colegas foristas, consegui descobrir o que estava errado, o disco me pareceu empenado, como eu ainda não instalei os dois lados eu resolvi trocar o disco e com as arruelas consegui centralizar, embora em uma foto que postei pode-se observar que o disco pegava um pouco dentro da pinça, ou seja, por onde passa a borda do disco em uma das passadas ele da uma pegada,muito pouco mas pega, acho que isso logo deve se resolver sozinho com o desgaste, ou os amigos acham que não devo deixar isso acontecer?
Por enquanto fica meus agradecimentos a todos pela força
Abraço
leopoldo
09/02/2008, 14:39
Isso não deve acontecer, a não ser que haja as seguintes possibilidades:
Disco empenado.
Cubo empenado na "arruela"/"flange".
Disco apoiando em superfície suja e contaminada.
leopoldo
09/02/2008, 14:47
1- O que comumente acontece, é não haver a manutenção adequada (donos anteriores), então os rolamentos trabalham folgados, ocasionando o desgaste do cubo.
2- Cubo desgastado, o antigo proprietário provavelmente mandou encher, até aí beleza, mais o torneiro, não respeitou as medidas e fez coisa errada.
KIM
1- falta de manutenção é quase regra, porém, não causa desgaste no cubo e sim na manga.
2- Eu nunca ví isso acontecer mas se um dia vier a ver .... é caso de jogar neguinho dentro do poço e fechar a tampa ..... é caso de manda a mina do filme o chamado buscar o cara .....
Caro Mestre Leopoldo!
Citei o problema por que estava com um par de cubos assim aqui em casa, e o cara queria que mandasse refazer o assento da capa do rolamento novamente, dinovo, outra vez!!!
Fui a um ferro velho, e com uns pilas, comprei dois cubos em perfeito estado, troquei os rolamentos, sendo que a manga parecia ter cido enchida na "revisão" anterior.
Então, como não sabemos que foi o dono anterior...
Abraços.
Kim.
leopoldo
09/02/2008, 17:40
Mandar encher o assentamento do rolamento ???
liga para esse imbecil e fala: 7 dias .... depois, vai lá e joga ele dentro do poço.
andrezeppelim
10/02/2016, 17:26
eu estou co o mesmo problema o disco fica pegando no lado intenro da piça de freio
eu estou co o mesmo problema o disco fica pegando no lado intenro da piça de freio
Pega na roda é isso ? Se for pode dar um leve desbaste na pinça ... Tem q ser pouco .. Se não resolver só com espaçador ou trocando o offset das rodas
Ricardo MG
10/02/2016, 20:11
André,
Conforme a foto(quando instalei o kit no meu Willys), basta vc "centralizar a pinça com arruelas de diferentes espessuras, no meu tive que fazer um de 3,2 mm, olhe na foto em anexo
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Freio%20a%20disco%20MDS/Mds.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Freio%20a%20disco%20MDS/Mds.jpg.html)
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Freio%20a%20disco%20MDS/2012-11-21%2014.50.45_zpsp2gyftax.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Freio%20a%20disco%20MDS/2012-11-21%2014.50.45_zpsp2gyftax.jpg.html)
andrezeppelim
12/02/2016, 20:56
Obg pessoal avaliei p cubo e como tinham falado era o mesmo q tava desgastado no assento do rolamento internoo que fazua c que o cubo e o dosco fiquem bem p dentro ..vi também alguém falando em adaptar o rolamento da f1000 4x4e da band também se alguém puder m dizet como faz eu agradeço