PDA

Ver Versão Completa : Qual melhor motor para pick up Gasolina ou Diesel?



Robonson
13/06/2004, 22:51
:arrow: Qual melhor motor para pick up Gasolina ou Diesel?

Uma idéia de nosso colega Klendatu

Eduardo Velo
13/06/2004, 23:09
Vai depender do uso e do bolso .
Motores a gasolina são mais potentes , mas são mais gastões e dão mais manutenção , mas pode usar GNV , se rodar pouco ele é melhor ...
Motores diesel tem vida útil mais longa , gastam menos , o preço do comb. é mais barato , mas tem menos potencia , são altamente visados pra roubo e o seguro é caro , principalmente em Sampa , sei que no NE ladrão de picape morre , mas aqui são muito bem tratados ...

[]s...

Klendatu
14/06/2004, 00:53
Questão de bolso ai complica, tudo bem que diesel dá menos manuntenção(desde que o motor não seja maxion) e gasta-se menos com combustivel, mas na hora da compra uma picape a gasolina é muito mais barata q a diesel, então, será que o investimento maior compensa a economia? Vc vai ter que rodar muito para que a economia pague o preço maior da diesel. E se for a gás, ai a só sobra a manuntenção, pq rodar a gás é mais barato que rodar com diesel.

Klendatu
14/06/2004, 00:56
E mais uma coisa, para mim o que importa é potencia, seja para estrada, reboque ou Off-road, os motores a gasolina são sempre superiores, e ainda poluem menos.

Caio
14/06/2004, 09:30
Dá uma olhada no MWM sprint, vc acha 132cv pouco???

Quem roda mais de 1500km por mês o diesel vale o investimento, senão vai na gasolina mesmo.

Pavani
14/06/2004, 10:40
COm o Kit GNV o carro perde força também não perde?!?
Qual seria o uso da pick up?!?
Quantos km vc roda por mês?!?
Abraço....
Pavani

Vinicius Cruz
14/06/2004, 11:33
vou na do Edu Velo, Klendatu e Caio.....

"VAREIA" COMO DIZEM POR AQUI NOS INTERIô!!!
:lol:

ABRACOS.

Beto Lacerda
14/06/2004, 12:45
e alcool ??,ninguem gosta não ? no preço que ta ( 0,60 o litro ) , um motor fazendo 6 km/l de alcool faz 13 km com os R$1,30 , preço medio do diesel certo ?? o seguro é normal , combustivel nacional , renovavel , dificilmente batizado (a unica coisa incolor mais barato que alcool pra misturarem é agua dai o densimetro acusa), tudo bem que motor diesel dura mais , mas só pra ilustrar :
motor mwm sprint com 132 cv R$8.000,00 (e ainda ta barato) roda o que uns 300mil km +/- ??
motor gm 4.1 mpfi com 147 cv R$1.800,00 roda uns 150.000 km (por baixo , esmerilhando mesmo ), dai vc compra outro , dai outro , dai outro , ...e roda uns 800.000 km com os mesmo 8 pilas ,
Diesel é mto bom mas ta mto. inflacionado , ta "na moda" , num tenho nada contra diesel , só acho que ta mutio caro hj em dia ter carro a diesel , num ta compensando , existem otimos motores a diesel mas todos custam 4 a 5 X que um motor mais potente a alcool , não estou falando mal de diesel , tem inumeras qualidades , mas ta muito , muito caro ter um veiculo a diesel , deixa diesel pros caminhões que rodam o qto. precisa pra compensar esse tipo de motor
[]'s

Klendatu
14/06/2004, 13:25
132cv é pouco sim. Estou comprando uma Ranger V6 com 210, isso sim é uma potencia descente, com o GNV ela vai perder +/- 10% da potencia, mas ainda sim terá uma potencia razoavel. e sempre que vc quiser dar uma puxada mais forte, basta mudar a chave seletora para gasolina e pronto, lá estão os 210cv de volta. Não gosto muto do Alcool pq aqui no nordeste ele custa R$ 1,30, então no final acaba ficando mais caro que rodar na gasolina. e o seguro nem se fala, eu paguei R$ 2.500 pelo seguro de uma Ranger cabine dupla a gasolina, um amigo que tem uma a Diesel pagou 6mil e ainda foi obrigado a instalar um bloqueador por satélite(mil e cacetada+130 por mês). Se usar a picape uns 3 anos por exemplo, o diferença ja dá daria pra trocar de carro. E questão de durabilidade, uma manuntenção criteriosa faz o motor durar muito mias que a média. eu rodo muito mesmo, esse fim de semana eu rodei 2000km, em menos de um ano que tenho a Ranger ja rodei mais de 40mil km.

Pavani
14/06/2004, 14:16
Klendatu,
Em relação ao seguro vc tem razão... É uma facada o seguro de um diesel....
Eu sei bem o que é isso....hehehe

Acho que o Alcool é o combustível ideal, além de não precisar de petróleo,é nacional... Quando reformar o jipão vou por Alcool com certeza....

Abraço....
Pavani

Vinicius Cruz
14/06/2004, 14:55
Por isso a minha ranger é Mult ultra flex power!!!! GNV. 50% Gasol e 50%alcool!!!!!!!

abracos.

Pavani
14/06/2004, 18:19
Vinicius o que vc mudou no motor pra por Alcool?!?
Abraço...
Pavani

Vinicius Cruz
14/06/2004, 20:41
Atulamente minha Ranger esta a Gasol. como original, está com a pressão da bomba, regulador de pressão, central de injeção, abertura dos bicos, e sensores da central tudo como original.

E eu coloco na BOMBA DO POSTO 50% de gasol e 50% de alcool.

Mas a adaptação que todos dizem que fica boa para passar este motor pra alcool é colocar resistencia no sensor de temperatura....

No meu caso ainda não deu certo, pois meu carro está com a junta do cabecote fu$#%$ :evil: , então as velas não aguentam por muito tempo no alcool, porque acabam oxidando pela presença de muita agua na mistura ar combustivel....

Existem varias formas de passar este motor para alcool, como abrir os bicos (duro é achar outros bicos (6) quando quiser voltar a gasol.), aumentar a pressão do regulador (não fica bom), dentre outros....

Abracos.

Klendatu
14/06/2004, 21:39
Vinicius.....

ja que vc esta usando alcool sem fazer a adaptação, deve ser por isso pq a junta do cabeçote fu&#$, pq num motor programado pra funcionar a gasolina, ponto de ignição, mistura ar/comb , se vc usar alcool além dos 25%(que ja vem com a gasolina), a mistura vai ficar muito pobre, e assim a temperetura na câmara de combustão vai ficar alta demais, com o tempo vai fundir a cabeça dos pistões, e queimar juntas de cabeçote, sem contar que a bomba de combustivel, bicos etc, vão corroer ja que não foram feitos para alcool.

du
15/06/2004, 10:26
Para trocar os bicos, faça ao contrário.

Guarde seus bicos originais. Compre bicos usados, mande para o torneiro para abrir.

Abraços Du.

Vinicius Cruz
15/06/2004, 10:35
Mas o problema não é o quando achar Du, e sim achar....

fora o custo, acho que a adaptação pra alccol abrindo os bicos se aplicam pra omega, AP, e outros carros com facilidade pra achar os bicos, no caso da ranger acho furada...

abracos.

du
15/06/2004, 10:42
Hummm, entendi. Não sabia que eram raros. Estava penssando somente nos custos, em vez de procurar novos no futuro, comprar usados e mandar para o torneiro, ficam novinhos. :lol:

Abraços Du.

Vinicius Cruz
15/06/2004, 14:36
verdade... mas a ranger tem desas coisas.. tem um cara aqui que tem um omega com os bicos refurados... ficou o bicho.. muito bom mesmo... seria uma boa opcao para nos rengeiros.... mas....

luizhoreis
06/07/2011, 09:19
Os consumidores de certos nichos de nosso mercado não deixam de comprar sua boa e velha pickup diesel por nada neste mundo. Mesmo com as diferenças entre modelos gasolina e diesel muitas vezes passando dos 10.000, 20.000 reais. Sim, a pickup diesel consome menos, mas vale à pena comprar uma pick up diesel, com todas essas desvantagens?

Vamos analisar a Triton, a pick up da Mitsubishi.

Gasolina V6 com 205cv de potencia, preço de venda de R$104.690. Diesel 3.2 com 165 cv, vendida por R$122.990.

No preço inicial, a clara vantagem é da versão a gasolina. (Gasolina 1 x 0 Diesel)

No custo do quilometro rodado a vantagem é da versão à diesel, além do preço mais em conta do combustível, essa versão roda cerca de 40% a mais por litro. (Gasolina 1 x 1 Diesel)

Apesar do empate nos dois primeiros quesitos, eles têm que ser analisados juntos para uma decisão mais racional. A conta é simples, quantos quilômetros eu tenho que rodar para compensar a diferença de preço dos veículos. Independente do modelo eu te respondo: “Muitos”, quase igual um caminhoneiro ….”

Com relação aos ruídos provenientes do motor, mesmo com toda a tecnologia empregada atualmente nos motores diesel, não dá pra comparar. Se a pessoa se irrita facilmente com um motor barulhento, deve fugir do motor diesel. (Gasolina 2 x 1 Diesel)

Na hora de parar na oficina, para uma pequena manutenção, ou para uma revisão completa, o gasto com o motor a gasolina é sempre menor. Motores diesel tem cuidados freqüentes que devem ser observados, como o dreno de água, que deve ser aberto regularmente. (Gasolina 3 x 1 Diesel)

Na durabilidade, ponto para o motor diesel. Se eles não fossem extremamente duráveis, talvez não fosse a escolha unânime de caminhões e ônibus. Ele dura mais pois gira menos, e acaba tendo desgastes menores. (Gasolina 3 x 2 Diesel)

Com relação a emissões de poluentes, quem se preocupa bastante com o meio ambiente e a vida das pessoas, deve ter um motor a gasolina. Isso porque o motor diesel libera substâncias diferentes, incluindo uma chamada acroleína, que pode causar câncer. (Gasolina 4 x 2 Diesel)

Valor do Seguro. Em uma cotação simples, a Hilux SW4, por exemplo, diesel têm seguros variando na faixa de 7.000 a 9.000 reais. O modelo a gasolina ficou entre 5.000 e 6.000. (Gasolina 5 x 2 Diesel)

Valor de Revenda. Os carros à diesel têm alta liquidez (vendem rápido) e por isso perdem pouco valor. Os à Gasolina, embalados pela mística de que pick up só se for diesel, ainda tem um público restrito e por isso baixa liquidez. Em minha opinião, pela importância financeira do item, vale como uma cesta de 3 pontos (Gasolina 5 x 5 Diesel).

Empatou ! Como sempre, a decisão é sua!

Fonte:Folha Vitória

NGDaniel
06/07/2011, 10:04
Essa discussão deve ser mais "veia" que fusca, e vez ou outra ela reaparece por aqui mas vou dar meus 2 cents de contribuição, mais uma vez:

1o. Esse negócio de seguro de diesel ser beeemm mais caro que seguro de gasolina é MITO, desafio quem me mostre essas diferenças no papel, diferenças de mais de 50% pra cima, como antigamente, isso é do tempo que as picapes tinham MWM com BI, pq os caras roubavam para fazer motor estacionário (geração de energia), hoje ninguem pega um motor common rail pra fazer isso (pelo menos, ladrão)..

2o. Manutenção de Diesel pode ser mais cara, mas é motor feito pra dar menos manuntenção, olha se tambem essa história nao é mito, pq quero ver uma triton flex parada na ccs por qualquer besteira, se vai ficar baratinha como propagam por ai... salvo engano, inclusive, a tabela de revisão da triton diesel com a otto são iguais..

3o. Emissão de poluente. MITO. Os motores de diesel hoje não deixam nenhum rastro preto de fumaça como antigamente. E outra, como são mais eficientes, é provável que, por km rodado, sejam menos poluentes que os motores gasolina, ou flex, rodando com gasolina..

Subjetivo:

4o. Gosto é gosto, não se discute. Eu por exemplo GOSTO do castanholar do motor a diesel e até fico chateado de saber que daqui uns anos nem isso teremos (hj ja são raros os que tem algum barulho, minimo).. Se o sujeito gosta do silêncio total ao dirigir uma picape, é provável e natural que ele descarte tudo o que eu disse ou maximize tudo o que foi dito em defesa dos motores ciclo otto..

Em suma: O cara que gostar de diesel, vai ler a defesa do ciclo otto e dizer, balela, como eu disse, o cara que gostar de ciclo otto vai ler o que eu disse e dizer balela, da mesma forma e dai vamos ficar aqui discutindo quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha..

Eu, p. ex., hoje não rodo mais o suficiente para compensar ter uma viatura nova a diesel, por isso (Dentre outros motivo$$, claro) tenho uma comprada usada MAS, tendo oportunidade, vou comprar uma viatura NOVA com motor diesel, em razão de tudo o que escrevi acima, mesmo sabendo que, na ponta do lapis, talvez nao compense...

E assim caminha a humanidade :cool:

gigio 10
06/07/2011, 11:28
X2,Sem falar na confiabilidade.....




Essa discussão deve ser mais "veia" que fusca, e vez ou outra ela reaparece por aqui mas vou dar meus 2 cents de contribuição, mais uma vez:

1o. Esse negócio de seguro de diesel ser beeemm mais caro que seguro de gasolina é MITO, desafio quem me mostre essas diferenças no papel, diferenças de mais de 50% pra cima, como antigamente, isso é do tempo que as picapes tinham MWM com BI, pq os caras roubavam para fazer motor estacionário (geração de energia), hoje ninguem pega um motor common rail pra fazer isso (pelo menos, ladrão)..

2o. Manutenção de Diesel pode ser mais cara, mas é motor feito pra dar menos manuntenção, olha se tambem essa história nao é mito, pq quero ver uma triton flex parada na ccs por qualquer besteira, se vai ficar baratinha como propagam por ai... salvo engano, inclusive, a tabela de revisão da triton diesel com a otto são iguais..

3o. Emissão de poluente. MITO. Os motores de diesel hoje não deixam nenhum rastro preto de fumaça como antigamente. E outra, como são mais eficientes, é provável que, por km rodado, sejam menos poluentes que os motores gasolina, ou flex, rodando com gasolina..

Subjetivo:

4o. Gosto é gosto, não se discute. Eu por exemplo GOSTO do castanholar do motor a diesel e até fico chateado de saber que daqui uns anos nem isso teremos (hj ja são raros os que tem algum barulho, minimo).. Se o sujeito gosta do silêncio total ao dirigir uma picape, é provável e natural que ele descarte tudo o que eu disse ou maximize tudo o que foi dito em defesa dos motores ciclo otto..

Em suma: O cara que gostar de diesel, vai ler a defesa do ciclo otto e dizer, balela, como eu disse, o cara que gostar de ciclo otto vai ler o que eu disse e dizer balela, da mesma forma e dai vamos ficar aqui discutindo quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha..

Eu, p. ex., hoje não rodo mais o suficiente para compensar ter uma viatura nova a diesel, por isso (Dentre outros motivo$$, claro) tenho uma comprada usada MAS, tendo oportunidade, vou comprar uma viatura NOVA com motor diesel, em razão de tudo o que escrevi acima, mesmo sabendo que, na ponta do lapis, talvez nao compense...

E assim caminha a humanidade :cool:

sergiopincelli
06/07/2011, 12:03
Nada supera o prazer em acelerar um motor diesel e sentir o seu torque, mesmo que ele acabe por volta dos 3.500 rpm

BRAVOECONOVEMBER
06/07/2011, 12:50
Nada supera o prazer em acelerar um motor diesel e sentir o seu torque, mesmo que ele acabe por volta dos 3.500 rpm

X2, só não gosta quem não tem... hehehe. E o efeito do turbo? Muito bão mesmo. Só tá faltando mesmo começar a incorporar tecnologias de injeção direta mais avançada junto com a eletrônica que nem tem na Europa nos carros de passeio. Aí quero ver motorzinho a gasolina dar conta.

E depende mesmo do propósito e do uso mesmo do cidadão. Se o objetivo é usar como carro de passeio, melhor que seja a gasolina mesmo. Se for pra labuta, a disponibilidade do diesel realmente compensa. E para quem gosta de mecânica, de picape, de mexer nas coisas e sente até saudade do tempo do carburador e do distribuidor com platinado nos finais de semana, pega logo uma com BI e seja feliz (porque aí vira hobby, depende do que o sujeito quer fazer com a viatura).

Carlos A. C. Azevedo
06/07/2011, 13:22
Primeiro, comprar picape diesel e ficar de frescura com o barulho já o cúmulo...

Segundo, andar com um carro a diesel, e NÃO GOSTAR, é melhor procurar tratamento que o negocio ta feio :odedo: ausushhuasuhsu
sacanagem..

Se tu curte uma gasolina vai nela, se curte um diesel, VAI NELA, agora ficar discutindo qual é o melhor ta foda...

Imperador!
06/07/2011, 13:39
11º mandamento: Pisarás no acelerador de um carro diesel e jamais voltarás a um carro movido a gasolina.

gigio 10
06/07/2011, 14:02
KKKKKKKKKKKKKKKK
Adorei essa!!!!!!
Parece até uma maldição!!!!!

11º mandamento: Pisarás no acelerador de um carro diesel e jamais voltarás a um carro movido a gasolina.

luizhoreis
07/07/2011, 14:43
Continuando a conta para 12 e 24mil km ano

Diesel automática por R$123.900,00
Flex automática por R$104.900,00
Diferença de R$19.000,00

Vamos considerar um proprietário que roda 22.000km por ano ou seja 1mil por mês

Vamos também considerar o consumo da diesel em torno de 9km/l
e da flex abastecida só com gasolina a 6km/l.

Diesel - 22.000km:9 x R$2,00 - Gasto anual de R$4.888,88
Gasolina - 22.000km:6 x R$2,60 - Gasto anual de R$9.533,33
Diferença de R$4.644,45

Lembrando que a diferença de preço entre os carros é de R$19.000,00;
os R$4.644,45 de difereça seria suficientes para bancar a difereça de
consumo por pouco mais de 4 anos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos considerar um proprietário que roda 44.000km por ano ou seja 2mil por mês

Vamos também considerar o consumo da diesel em torno de 9km/l
e da flex abastecida só com gasolina a 6km/l.

Diesel - 24.000km:9 x R$2,00 - Gasto anual de R$5.333,33
Gasolina - 24.000km:6 x R$2,60 - Gasto anual de R$10.400,00
Diferença de R$5.066,67

Lembrando que a diferença de preço entre os carros é de R$19.000,00;
os R$5.066,67 de difereça seria suficientes para bancar a difereça de
consumo por pouco mais de 3anos e 7 meses.

luizhoreis
07/07/2011, 14:44
Eu como sou um Administrador, costumo colocar tudo na ponto do láps, eu não ando mais que 1mil por mês, e como eu financiei uma parte do carro ai que não valeria mesmo a pena, para eu ter uma triton pelo meu perfil teria que ser a gasolina mesmo, ou então eu teria que comprar uma mais velha.

sergiopincelli
07/07/2011, 16:58
Luiz, não se esqueça que na hora da revenda a desvalorização da triton a gasolina é muito maior que a da movida a diesel.

RANGER FEDERAL
07/07/2011, 17:28
Luiz, não se esqueça que na hora da revenda a desvalorização da triton a gasolina é muito maior que a da movida a diesel.



Concordo. E ainda mais, será um tanto dificil achar quem compre ela usada por um preço razoável, e se comprar será depois de muito tempo(meses).

FALOTICVS
07/07/2011, 17:37
Nessa equação incidem outros fatores não-citados, como o valor de revenda do veículo usado (pickup a gasolina desvaloriza mais que as movidas a diesel, dentro do mesmo modelo); manutenção mais cara em motores ciclo Otto (velas, cabos de velas, etc).

E, talvez o mais importante, ao menos para mim: Não me imagino às voltas com pane elétrica na ignição em um motor a gasolina após um trecho molhado, ermo, sem sinal de celular. nào estou falando de trilhas de final de semana com mais um monte de gente não. To falando dos milhares de caminhos rurais e estradas de terra que a gente transita ao longo da vida. Nesse quesito, ter motor a diesel NÃO TEM PREÇO.

NGDaniel
07/07/2011, 20:30
Eu como sou um Administrador, costumo colocar tudo na ponto do láps, eu não ando mais que 1mil por mês, e como eu financiei uma parte do carro ai que não valeria mesmo a pena, para eu ter uma triton pelo meu perfil teria que ser a gasolina mesmo, ou então eu teria que comprar uma mais velha.


Luiz, é por ai mesmo.. Analise financeira pra quem roda pouco é isso ai, como disse anteriormente, racionalmente.. o problema que para apaixonados por diesel a razão vai pro saco.. hehe..

abs,

luizhoreis
07/07/2011, 21:24
Sobre o preço de usada, comprei a minha 2009 com 30mil km rodado por 80mil. Todas que achei a diesel eram mais de 90mil reias e tinham mais de 80mil km rodados.

Como o amigo ai disse eu não sou um apaixonado por Diesel e nem gasolina, apesar de já ter tido uma L200 Sport, sei como é econômico, mas em questão custo benefício para meu perfil passa longe.

Marcoss
07/07/2011, 21:31
Sobre o preço de usada, comprei a minha 2009 com 30mil km rodado por 80mil. Todas que achei a diesel eram mais de 90mil reias e tinham mais de 80mil km rodados.

Como o amigo ai disse eu não sou um apaixonado por Diesel e nem gasolina, apesar de já ter tido uma L200 Sport, sei como é econômico, mas em questão custo benefício para meu perfil passa longe.

Eu achei uma triton flex 2010/2011 preta com 8 mil km por 83mil reais e estou quase comprando ela, a unica coisa que ta pegando é que é preta e também achei uma diesel 09/10 com 40 mil km, por 93mil, amanha decido se pego uma dessas ou pego uma Amarok por 98mil para pessoa fisica.

evandrovazz
08/07/2011, 11:19
Bom sou novo neste forum e vou opnar. O motor diesel é mais caro a manutenção, mas é mais econômico. Como o colega disse, se vc for rodar muito, opte pelo motor diesel, agora se for rodar pouco, é besteira comprar caminhonete com motor diesel que é mais cara. Eu rodo pouco, mas cansei de encalhar, pois gosto de camping, pesqueiro e de uma trilha leve, por isso tenho uma S10 cabine dupla, diesel 4X4 e adorei ela pelo conforto, etc, e ao contrário do que falam neste forum, a minha S10 ano 2004/05 chegou fazer 13,8 Km/l andando a 120/110 Km/h. Faz 2 anos que estou com ela e só troquei óleo, diga-se de passagem bem carinho: são 8 litros de óleo, mais filtros, chega aos 230 reais, abraços.

carioca10
10/07/2011, 02:55
De BH ao Rio, carrego diesel até o bocal e chego com 1/2 do tanque.

Do Rio a BH, recarrego diesel (sem "até o bocal") em Petrópolis-RJ e chego com 1/2 do tanque a BH.

De BH ao Rio, carregava à gasolina até o bocal, reabastecia em Três Rios e rezava para não chegar no Rio muito abaixo de 1/2 tanque.

Do Rio a BH à gasolina, carregava até o bocal, reabastecia em Três Rios e rezava para não chegar abaixo de 1/4 do tanque a BH.

À gasolina piorava se estivesse muito carregado. A diesel vazio ou carregado pouca diferença.

Antes de usar à gasolina, pensaria no GNV, mas teria que sacrificar ainda mais a autonomia, e, piorar o preço na revenda.

Quem quer mais economia, que vá de moto a 30 ou 35 km/l.

PS: Antes da Webjet ser vendida, se à gasolina pensaria sempre em viajar de avião.

Carlos A. C. Azevedo
10/07/2011, 11:53
11º mandamento: Pisarás no acelerador de um carro diesel e jamais voltarás a um carro movido a gasolina.

Esse é o mais fatão de todos:twisted::twisted::twisted::twisted:

miguelcps
10/07/2011, 12:24
Continuando a conta para 12 e 24mil km ano

Diesel automática por R$123.900,00
Flex automática por R$104.900,00
Diferença de R$19.000,00

Vamos considerar um proprietário que roda 22.000km por ano ou seja 1mil por mês

Vamos também considerar o consumo da diesel em torno de 9km/l
e da flex abastecida só com gasolina a 6km/l.

Diesel - 22.000km:9 x R$2,00 - Gasto anual de R$4.888,88
Gasolina - 22.000km:6 x R$2,60 - Gasto anual de R$9.533,33
Diferença de R$4.644,45

Lembrando que a diferença de preço entre os carros é de R$19.000,00;
os R$4.644,45 de difereça seria suficientes para bancar a difereça de
consumo por pouco mais de 4 anos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos considerar um proprietário que roda 44.000km por ano ou seja 2mil por mês

Vamos também considerar o consumo da diesel em torno de 9km/l
e da flex abastecida só com gasolina a 6km/l.

Diesel - 24.000km:9 x R$2,00 - Gasto anual de R$5.333,33
Gasolina - 24.000km:6 x R$2,60 - Gasto anual de R$10.400,00
Diferença de R$5.066,67

Lembrando que a diferença de preço entre os carros é de R$19.000,00;
os R$5.066,67 de difereça seria suficientes para bancar a difereça de
consumo por pouco mais de 3anos e 7 meses.


Opa!! tem um erro aqui, seria 44.000 km ou 24.000 km, nos 44.000 a diferença é bem maior

Diesel - 44.000km:9 x R$2,00 - Gasto anual de R$9.777,78
Gasolina - 44.000km:6 x R$2,60 - Gasto anual de R$19.066,67

Diferença de R$9.288,89

Em dois anos FD Vou de Diesel

Edintruder
10/07/2011, 18:06
Depende de onde mora, pois aonde moro a gasolina custa 2,92, o que daria algo próximo dos 18.352,00, isso quando não estava em 3,12 o litro como alguns meses atrás...

deusvaldo.morais
10/07/2011, 23:26
Deixa os veículos a diesel pra quem pode e se divirta com os colegas com veículos se agonizando com o preço dos combustíveis em alta contra a baixa autonomia e a menor durabilidade do propulsor e seus protestos a R$ 0,50 centavos é só alegria abordo de um veículo a DIESEL e pra fechar se outro combustível fosse sinonimo de pptência caminhão não usaria diesel!!! :)HE HE HE HE é só alegria. :euforico:

RcSala
11/07/2011, 12:59
Se diesel fosse ruim na Europa não se vendiam tantos automóveis movidos a ele. Motores 1.4 mais potentes que os a gasolina 2.0 e muito mais econômicos, chegando a fazer 20km/l na estrada.

Vida longa aos motores a diesel, já falei aqui em casa, quando for trocar meu focus virá com certeza (se a $ituação permitir) uma viatura com boa altura em relação ao solo, movida a diesel e de preferência 4x4.

[ ]' enfumaçados e barulhentos.

luizhoreis
11/07/2011, 21:41
fiz o custo por km rodado essa semana. 60% cidade 40 Estrada média de 6,6km/l deu 0,40 centavos o km rodado.

vieira912
12/07/2011, 01:55
Motor Diesel com Certeza

1º Maior Economia

2º Durabilidade

3º Potencia

4º Torque em Baixa

5º Pouca Manutenção

6º Consumo de óleo Baixo tem motor Diesel que Roda 15.000Km sem Trocar Óleo

no caso do meu motor um MWM peças para ele é mesma coisa de achar peça para Fusca, tudo quanto é lugar tem, e por um preço bom, a peça mais cara que comprei até hoje foi a Bomba Injetora paguei R$ 900,00 pela troca da Bomba de alimentação e uma geral na mesma e equalização dos Bicos.

até mais.

luizhoreis
12/07/2011, 08:55
Vieira912 Discordo em partes.

1º Maior Economia Concordo

2º Durabilidade Pelo que estamos vendo ai esses estão aumentando a rotação e cavalaria dos motores a diesel já não estão durando como antigamente, um motor V6 a gasolina é bem provável que até dure mais. L200 2.5 passando de 300mil km é quase um filme de ficção cientifica. Enquanto vc vê ai Ranger, S10 V6 com mais de 400mil km e motor redondinho usando kit gás ainda.

3º Potencia Concordo em 99% das caminhonetes a diesel tem mas CV, acho que hj só a triton a gasolina tem mais CV que a diesel.

4º Torque em Baixa Com certeza o motor a diesel é feito para força.

5º Pouca Manutenção Motor a gasolina e a diesel bem cuidados não dão problema agora ambos mau cuidados o Diesel é bem mais caro de manter. Apesar do diesel ser mais robusto.

6º Consumo de óleo Baixo tem motor Diesel que Roda 15.000Km sem Trocar Óleo. Os motores a Diesel como os a gasolina hj tem 4Valvulas por cilindro, trocar oleo de 15 em 15mil acho uma loucura, alquem lá na frente vai pagar o pato por isso.

Marcio_lf
25/07/2011, 20:36
11º mandamento: Pisarás no acelerador de um carro diesel e jamais voltarás a um carro movido a gasolina.

Rapaz, por acreditar e concordar é que estou prestes a conseguir migrar....

deusvaldo.morais
17/09/2011, 22:15
Sai dessa roubada e encara o que há de melhor:euforico:, sem ficar quebrando cabeça!!!:parede: Venha ser feliz :euforico: com veículo a diesel que é só festa :cool:.

Carter
18/09/2011, 09:22
Algumas observações:

1- Em termos de durabilidade, a do motor diesel, tende a ser maior, porém esses novos motores diesel de alta rotação, common rail e TGV, são bem mais sensíveis ao nosso diesel, a manutenção ainda é cara, e não se sabe ao certo quanto eles conseguem rodar. Vários propietários da triton diesel tiveram problemas com entupimento do filtro (entre outros), já tem tópico aqui no forum questionando durabilidade do motor da hilux. Por outro lado até o momento não se vê muito aqui, problemas com esse motor a gasolina da triton.

2-A desvalorização da triton diesel e gasolina são similares (em torno de 14% para diesel e 13% para flex, no primeiro ano), mas isso pode variar de lugar para lugar. O seguro de carros a diesel é geralmente mais caro, mas me parece que isso está mudando. Achei seguro em torno de 2.300,00 para a minha hilux com o meu perfil, considero isso mais barato do que de muito carro a gasolina do mesmo valor.

3-O consumo da triton flex para mim ainda é uma icognita. Tem gente que fala que ela faz 10km/l na cidade e tem gente que diz que ela não faz 4 km/l. Aqui em BH é difícil acreditar que um motor v6 flex com um carro de quase duas toneladas faça muito mais que 4km/l. Isso muda completamente o cálculo.

Racionalmente acho qua a triton flex pode sim valer a pena, porém sou mais pessimista em relação a diferença de consumo entre as duas. Acho mais prudente calcular assim:
consumo na cidade:
Triton flex 4,0 a 4,5 km/l e triton diesel 7 a 8 km/l
Consumo estrada:
Triton flex 5,5 a 6 km/l e Triton diesel 10 a 11 km/l
O preço da gasolina aqui em média é 2,70 e do diesel 2,00.

3- Acho bastante interessante esse cálculo de custo benefício, principalmente para quem não tem preferência em relação ao motor diesel ou gasolina, mas para quem é apoixonado por um ou outro (o que geralmente acontece com o diesel) essa diferença acaba ficando em segundo plano, não adianta gastar um pouco menos e ficar insatisfeito com o carro.

luizhoreis
18/09/2011, 10:31
Carter (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/carter.html),

Sobre a Flex não posso falar, pois nunca tive e nunca andei.
Agora a só gasolina faz 5 a 5,5km/l cidade e 10,5 km/l estrada.
Moro em Sete Lagoas, vou muito a BH nos fins de semana e agente podia marcar um dia de fazer esse trajeto junto, para vc ver como é esse carro na estrada. Agora cidade 5,5 é o máximo não faz mais que isso nem a pau.

Carter
19/09/2011, 20:14
Carter (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/carter.html),

Sobre a Flex não posso falar, pois nunca tive e nunca andei.
Agora a só gasolina faz 5 a 5,5km/l cidade e 10,5 km/l estrada.
Moro em Sete Lagoas, vou muito a BH nos fins de semana e agente podia marcar um dia de fazer esse trajeto junto, para vc ver como é esse carro na estrada. Agora cidade 5,5 é o máximo não faz mais que isso nem a pau.


Luizhoreis,
Esse consumo está muito bom, na estrada está praticamente igual ao da diesel.
Moro na região da pampulha, vamos combinar num final de semana, vai ser um prazer conferir o desempenho da sua triton, nunca andei na versão gasolina/flex.

Fubá
19/09/2011, 21:48
DIESEL...com certeza...S 10 2011 com apenas 4300 km rodados, faz entre 11,5 a 12.1 km/l na estrada, andando numa boa, até 100 km/h...além de ouvi a turbininha assoviando...hehehehehe

Abraço

Tarcis
10/02/2012, 17:27
Apenas para botar pimenta na discussão, a Toyota acaba de lançar a HILUX SRV 2012, 4x4, com motor a gasolina 2.7 16V (163cv), transmissão manual ou automática com preço de 103.000. A versão diesel custa 137.000. Diferença de R$34.000,00. Informo que tenho uma dessa a gasolina, 4x2, automática, 2010, que faço 8,2km/l em percurso que fazia 9,3 com uma Ranger gasolina, 9,7 com Pajero TR4 e 10,6 com L200 a diesel. As contas feitas acima seriam bem diferentes nesse caso, não?

luizhoreis
10/02/2012, 18:07
Pessoal troquei minha triton 3.5 v6 HPE 200cv em uma Frontier LE 2.5 de 172cv.
Estou meio arrependido...
estou sentindo falta do V6 e estranhando o barulho do diesel.
Consumo ainda não medi mas quando medir passo aqui para vcs verem.

luizhoreis
10/02/2012, 18:10
Sem brincadeira to gostando da Frontier mas a Triton deixou muita saudade...

NGDaniel
11/02/2012, 08:03
A toada de um motor diesel é bem diferente do gasolina..
O Diesel é mais lerdo na arrancada porque só arranca com a entrada da turbina, mas depois também são outros 500..

luizhoreis
15/02/2012, 20:04
Tive minha primeira decepção.
parei em um posto para o 2º abastecimento da minha frontier, e ela tinha só 630km rodado, e coloquei 70litros andei 30km e o susto o carro apagou e não quis pegar mais, guinchei para a concessionária e veio uma notinha de 680 reais para pagar, troca de filtros e limpeza do tanque. O Diesel era de péssima qualidade.

TylerNTL
15/02/2012, 22:36
Tem uns dez anos q uso esse fórum, mas nunca tinha visto esse tópico!
Respondendo a pergunta do título:
Vc está liso = maxion 2.5
Tem uns 4k sobrando na conta = PS2.8
Tem+ de 4k sobrando na conta = compre a caminhonete q achar + bonita (motor = detalhe irrelevante)

Paulista VM
15/02/2012, 22:39
Cara, ou o filtro eh muito subdimensionado, ou vc abasteceu com pitu e com calda de morango em cima, com um toque de conhaque presidente... Soh 630 km e jah saturo o filtro? Ta abastecendo num postinho mequetrefe do inferno ein amigo...
Depois o povo fala mal do meu diesel velho da fazenda... Kkkkk

luizhoreis
16/02/2012, 10:34
nem me fala... o posto vagabundo.

Gaia
03/04/2012, 11:43
Olá! Há 8 anos que eu só tenho carro a diesel e não troco por nenhum a motor a gasolina. Me agrada muito a força e a confiabilidade do motor. O que para muitos é barulho, para mim agrada muito o som do motor a diesel. Como gosto muito de discutir sobre o assunto, fiz uma postagem no Blog que pode ajudar a esclarecer algumas coisas sobre o assunto para os interessados . MANTIQUEIRA 4X4: Qual é melhor: motor a gasolina ou motor a diesel? (http://mantiqueira4x4.blogspot.com.br/2012/04/qual-e-melhor-motor-gasolina-ou-motor.html)

Marcelo Corradi
03/04/2012, 23:40
A toada de um motor diesel é bem diferente do gasolina..
O Diesel é mais lerdo na arrancada porque só arranca com a entrada da turbina, mas depois também são outros 500..

o 6 bocas são outros 500 desde a arrancada até a velocidade final! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

o diesel tbm é bom, tem suas vantagens. mas são tantas frescurinhas, tanto detalhezinho, q enche o saco. na gasola é só montar, ligar e rodar.

gsabdalla
04/04/2012, 00:51
Apenas para botar pimenta na discussão, a Toyota acaba de lançar a HILUX SRV 2012, 4x4, com motor a gasolina 2.7 16V (163cv), transmissão manual ou automática com preço de 103.000. A versão diesel custa 137.000. Diferença de R$34.000,00. Informo que tenho uma dessa a gasolina, 4x2, automática, 2010, que faço 8,2km/l em percurso que fazia 9,3 com uma Ranger gasolina, 9,7 com Pajero TR4 e 10,6 com L200 a diesel. As contas feitas acima seriam bem diferentes nesse caso, não?

A QUATRO RODAS ensaiou esta Hilux na edição de abril e esclarece muita coisa deste tópico.
Consumo:
A Hilux 2.7 4x4 AT fez 6,1 km/l na estrada, chegando a 5,5 a 120 km/h (no álcool). Isto daria uma autonomia rodoviária (a 120) de 440 Km, muito pouco pra um veículo utilitário! Na cidade a média foi de 4,4 pro transito de SP e 5,0 km/l num trecho urbano "normal".
Com Gasolina melhorou um pouco, 9,5 km/l na estrada.

Seguro:
O seguro da versão Flex, que é 31 mil reais mais barata, é 14,5% maior que o da versão a diesel.

Custo:
A versão flex gasta só de combustível (sem considerar depreciação - fluidos, pneus, freios, etc) R$0,30 por Km. No diesel este custo cai para R$0,13. É uma diferença significativa no médio prazo considerando o preço de revendo.

Torque:
Nos primeiros posts do tópico parecia haver uma confusão entre potência e torque. Sendo o torque o valor mais importante pra um utilitário temos uma redução de 10 mkgf entre os motores à gasolina e à diesel da Toyota, o que se reflete, segundo a revista em sentir-se "a bordo de um carrinho 1,4 toda vez que fizer uma ultrapassagem". Também, a aceleração da Hilux Flex de 0 a 100 km/h foi idêntica a de um Gol 1,0.

Aproveitamento calorífico:
O diesel tem por sí só uma capacidade de gerar trabalho 10% maior que a da gasolina, o que se reflete em um motor "mais eficiente". A questão da maior poluição do "nosso" diesel está ligada ao fato de ele ser de péssima qualidade e não passar por purificação (um verdadeiro lixo líquido - e ainda assim melhor que nossa gasolina adulterada por lei).

Gosto é gosto, mas no final das contas pra carregar peso, ter segurança ativa, menor problema de manutenção e muitas outras vantagens.. o combustível mais ADEQUADO para uma picape é o diesel.

Marcelo Corradi
04/04/2012, 11:21
mas tbm não podemos comparar um motor diesel moderno, potente, cheio de coisas, com um motor 4cil a gasolina manco.
tem q comparar com motor de verdade, 6 e 8 canecos. o consumo é pouca coisa maior q o 4cil, mas o desempenho....

Professor_Julio
28/11/2012, 17:46
Professor Julio responde.

Boa tarde a todos muito importante esse comparativo, vou opinar na simples matemática financeira, como exemplo vamos colocar a Ranger XLT flex e XLT Diesel todas top de linha 2012/2013

Ranger XLT flex 0km R$ 93.900,00
Ranger XLT diesel 0km R$ 134.000,00
Fonte Carros Usados, Novos, Semi Novos e Motos - Compra e Venda - WebMotors (http://www.webmotors.com.br)

A diferença é de R$ 50.000,00 da flex para o diesel, digamos que vc vai ficar com o carro por 5 anos ou mais ou seja vamos dar como exemplo o preço dos combustiveis valor de hoje e vantagem da gasolina, GNV ou diesel.

(Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor gasolina) R$2,89 = 17.301 (litros de gasolina)
(Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor GNV) R$1,79 = 27.933 (m3)

17.301 (Litro de gasolina) x (8 km/L Flex) = 138.408 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 8 ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

27.933 (m3 GNV 5ª geração) x (10 Km/m3 GNV) = 279.333 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 15º ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

Agora escolha qual o melhor custo beneficio de verdade?

Lembrando que dificilmente alguem fica com um carro por mais de 4 anos, outro ponto importantissimo é a bendita manutenção no diesel é muito mais CARO que a gasolina e nem todos sabem regular corretamente o carro diesel, muita trepidação na cabine, muito deisel adulterado e os carros novos só consomem esse S50 se colocar o velho diesel o motor vai pro saco, como dizia meu pai o carro diesel é duas alegrias uma quando compra outra quando vende.

Espero ter ajudado aos indecisos.

Moipessoa
28/11/2012, 17:56
Professor Julio responde.

Boa tarde a todos muito importante esse comparativo, vou opinar na simples matemática financeira, como exemplo vamos colocar a Ranger XLT flex e XLT Diesel todas top de linha 2012/2013

Ranger XLT flex 0km R$ 93.900,00
Ranger XLT diesel 0km R$ 134.000,00
Fonte Carros Usados, Novos, Semi Novos e Motos - Compra e Venda - WebMotors (http://www.webmotors.com.br)

A diferença é de R$ 50.000,00 da flex para o diesel, digamos que vc vai ficar com o carro por 5 anos ou mais ou seja vamos dar como exemplo o preço dos combustiveis valor de hoje e vantagem da gasolina, GNV ou diesel.

(Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor gasolina) R$2,89 = 17.301 (litros de gasolina)
(Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor GNV) R$1,79 = 27.933 (m3)

17.301 (Litro de gasolina) x (8 km/L Flex) = 138.408 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 8 ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

27.933 (m3 GNV 5ª geração) x (10 Km/m3 GNV) = 279.333 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 15º ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

Agora escolha qual o melhor custo beneficio de verdade?

Lembrando que dificilmente alguem fica com um carro por mais de 4 anos, outro ponto importantissimo é a bendita manutenção no diesel é muito mais CARO que a gasolina e nem todos sabem regular corretamente o carro diesel, muita trepidação na cabine, muito deisel adulterado e os carros novos só consomem esse S50 se colocar o velho diesel o motor vai pro saco, como dizia meu pai o carro diesel é duas alegrias uma quando compra outra quando vende.

Espero ter ajudado aos indecisos.


outras variáveis devem ser consideradas...:concordo:

gmilani
28/11/2012, 22:48
Na boa.....
Motor de pickup é a DIESEL, ou se for a gasolina deve oferecer torque parecido. O que acontece é que nao temos motores a gasosa que entreguem bom torque, 4cc a gasolina é raquitico pra uma pickup que leva 1tonelada!!! Se colocassem um V8, ou mesmo um V6 de uns 250CV ai tudo bem, dá pra aceitar.
Pickup foi desemvolvida pro trabalho, posteriormente virou estilo de vida, tem pickup que nunca na vida viu terra, nem carregou mais que compras de mercado, ai os fabricantes fizeram para este nicho estas "coisas 4x2 FLEX" que agradam ao publico que tinha um sedã, e viu em uma pickup um veiculo mais seguro, mais imponente, mais versatil, de maior capacidade!!!

MAS nao se engane ,pickup MESMO é a diesel e 4x4, até poderia ser a gasolina, MAS com motorzão v6, v8, v10...... com boa potencia e bom torque, NAO a estes 4cc raquiticos!!

Outra coisa.... Pickup custa caro SIM, estamos no Brasil, aqui é assim....... inclua seguro, IPVA, manutençao, e vc terá duas opções..... 1 acostuma com a pickup e paga pelo que ela oferece... 2, compra um UNO economy e guarde dinheiro!!!

TCHEIGOR
29/11/2012, 01:59
Professor Julio responde.

Boa tarde a todos muito importante esse comparativo, vou opinar na simples matemática financeira, como exemplo vamos colocar a Ranger XLT flex e XLT Diesel todas top de linha 2012/2013

Ranger XLT flex 0km R$ 93.900,00
Ranger XLT diesel 0km R$ 134.000,00
Fonte Carros Usados, Novos, Semi Novos e Motos - Compra e Venda - WebMotors (http://www.webmotors.com.br)

A diferença é de R$ 50.000,00 da flex para o diesel, digamos que vc vai ficar com o carro por 5 anos ou mais ou seja vamos dar como exemplo o preço dos combustiveis valor de hoje e vantagem da gasolina, GNV ou diesel.

(Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor gasolina) R$2,89 = 17.301 (litros de gasolina)
(Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor GNV) R$1,79 = 27.933 (m3)

17.301 (Litro de gasolina) x (8 km/L Flex) = 138.408 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 8 ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

27.933 (m3 GNV 5ª geração) x (10 Km/m3 GNV) = 279.333 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 15º ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

Agora escolha qual o melhor custo beneficio de verdade?

Lembrando que dificilmente alguem fica com um carro por mais de 4 anos, outro ponto importantissimo é a bendita manutenção no diesel é muito mais CARO que a gasolina e nem todos sabem regular corretamente o carro diesel, muita trepidação na cabine, muito deisel adulterado e os carros novos só consomem esse S50 se colocar o velho diesel o motor vai pro saco, como dizia meu pai o carro diesel é duas alegrias uma quando compra outra quando vende.

Espero ter ajudado aos indecisos.

Boa noite professsor, a sua simples matemática lhe pregou uma peça.
nas minhas contas a diferença de preço é 40mil!
o resto das contas nem conferi

sandersondf
29/11/2012, 08:52
no Brasil motor forte a gasolina é inviavel

eu mantenho um V6 pro dia a dia, fazendo 7km/l

não tenho nenhuma outra conta, nem seguro tenho.. aí vale a pena

quanto às gasolina 4 cilindros geralmente o desempenho é inferior aos V6 vortec e cologne.. agora que tá vindo motor 4 cilindros com torque equivalente e com consumo equivalente

e quanto ao GNV é xunxo, não há outra definição

MaurícioBsb
29/11/2012, 09:56
no Brasil motor forte a gasolina é inviavel

eu mantenho um V6 pro dia a dia, fazendo 7km/l

não tenho nenhuma outra conta, nem seguro tenho.. aí vale a pena

quanto às gasolina 4 cilindros geralmente o desempenho é inferior aos V6 vortec e cologne.. agora que tá vindo motor 4 cilindros com torque equivalente e com consumo equivalente

e quanto ao GNV é xunxo, não há outra definição

Exatamente, para se ter um desempenho pelo menos parecido com as pickups Diesel teria que ser um motor V6 ou até V8 aí fica realmente impraticavél seu uso no dia a dia, a não ser que seja somente a passeio, para se ter uma idéia estou rodando atualmete 1250 km por mês gastando em média R$250,00 em combustivel com valores de hoje e ja tenho a pickup a quase 2 anos, anteriormente tinha um Vectra CD 16v, e gastava a 2 anos atrá R$300,00 na gasolina naquela época para se ter uma idéia economia por baixo de R$600,00 por ano só em combustivé sem contar no que ando a mais pela economia ai passa facil dos 1.000,00!

Raposo
29/11/2012, 17:47
Boa noite professsor, a sua simples matemática lhe pregou uma peça.
nas minhas contas a diferença de preço é 40mil!
o resto das contas nem conferi
KKKKK! É verdade. Só espero que o professor não seja de matemática. Putz!

ecoperegrino
30/11/2012, 21:51
Discordo de sua conta quando diz que a pick-up rende 8km/l a gasolina. É exatamente aí que você é levado a equivocos.
Este rendimento que v. toma por base é o que faz o meu Uno novo na cidade com ar ligado; um carro com metade do peso de pick-up.
Duvido que consiga extrair 8km/l de gasolina com a pick-up trabalhando carregada em entregas urbanas. Esta perfomance seria possivel apenas na estrada reta, plana e desimpedida e obedecendo a velocidade maxima permitida....

PAQarqBR
01/12/2012, 10:58
O pessoal anda comparando as picapes de modo errado, não adianta pegar uma Ranger XLT flex e comparar com a XLT diesel, hoje no mercado, só existe uma picape onde esta comparação pode ser feita, é a L200 Triton.

A discussão deve seguir desta picape em diante...

Eu possuo uma Ranger XLT 09/09 gasolina 2.3 e uma Ranger XLS 05/05 diesel 2.8, não tem como comparar uma com a outra, principalmente para trabalho e uso especifico com o 4x4. Agora se a comparação for feita com o intuito de utilizar ambas na cidade, que virou moda, compre a flex 4x2 e seja feliz, pois terá uma tremenda economia, mas não se esqueça que vc adquiriu um sedã com caçamba e nada mais.

Crisjovano
09/12/2012, 22:03
acredito que os motores diesel tem uma durabilidade maior. Motores a gasolina nas pickups são mais interessantes no exterior, onde geralmente elas vem equipadas com motres V8, além da gasolina lá fora ser melhor e mais barata que essa nossa "gasurina".

RcSala
10/12/2012, 18:37
Breve comparação:
Teste da 4 rodas de dezembro/2012: Trailblazer top de linha, mesmo carro com os mesmos equipamentos:

2.8 Diesel 180cv 47,9mkgf --> R$ 175.450,00
V6 apenas a gasolina 239cv 33,5mkgf --> R$ 145.450,00

Desempenho:

0-100km/h
2.8 -> 10,3s
V6 -> 10,0s

0-1000m
2.8 -> 32,1s
V6 -> 31,8s

consumo cidade/estrada:
2.8 -> 8,5/11,0km/l
V6 -> 7,3/9,7km/l

Nesse caso eu iria de GASOLINA e economizaria 30.000 reais. Se formos considerar em cima desses 30k a desvalorização, ipva e seguro o motor a diesel perde feio. Só vale a pena se o cara rodar muito mesmo.

E não venham me falar que um motor diesel high speed, com CR de alta pressão, DPF e EGR vai durar mais que um a gasolina que eu não acredito mais em papai noel. Isso sem considerar ainda que a manutenção do diesel tende a ser bem mais cara.

A sim a 4 rodas tras uma S10 nova com o emblema V6, vamos ver o preço mas pode estar surgindo ai uma exelente opção de mercado.

gmilani
10/12/2012, 22:54
Breve comparação:
Teste da 4 rodas de dezembro/2012: Trailblazer top de linha, mesmo carro com os mesmos equipamentos:

2.8 Diesel 180cv 47,9mkgf --> R$ 175.450,00
V6 apenas a gasolina 239cv 33,5mkgf --> R$ 145.450,00

Desempenho:

0-100km/h
2.8 -> 10,3s
V6 -> 10,0s

0-1000m
2.8 -> 32,1s
V6 -> 31,8s

consumo cidade/estrada:
2.8 -> 8,5/11,0km/l
V6 -> 7,3/9,7km/l

Nesse caso eu iria de GASOLINA e economizaria 30.000 reais. Se formos considerar em cima desses 30k a desvalorização, ipva e seguro o motor a diesel perde feio. Só vale a pena se o cara rodar muito mesmo.

E não venham me falar que um motor diesel high speed, com CR de alta pressão, DPF e EGR vai durar mais que um a gasolina que eu não acredito mais em papai noel. Isso sem considerar ainda que a manutenção do diesel tende a ser bem mais cara.

A sim a 4 rodas tras uma S10 nova com o emblema V6, vamos ver o preço mas pode estar surgindo ai uma exelente opção de mercado.

achei bom os numeros da gasolina!!!!!, mas prudentemente nao confio na 4 patas!!! um motor de 240 cv fazendo 10kl/litro com a nossa gasolina??? num tomover de 2t???? um....... sei nao!!!!

RANGER FEDERAL
10/12/2012, 23:59
achei bom os numeros da gasolina!!!!!, mas prudentemente nao confio na 4 patas!!! um motor de 240 cv fazendo 10kl/litro com a nossa gasolina??? num tomover de 2t???? um....... sei nao!!!!


gmilani,


Já dizia Cap. Nascimento: "nunca serão, jamais serão"

Mas sempre aparece alguem que diz conseguir isso facilmente 10km por litro em um v6 e um carro de 2ton.

RANGER FEDERAL
11/12/2012, 00:17
O pessoal anda comparando as picapes de modo errado, não adianta pegar uma Ranger XLT flex e comparar com a XLT diesel, hoje no mercado, só existe uma picape onde esta comparação pode ser feita, é a L200 Triton.

A discussão deve seguir desta picape em diante...

Eu possuo uma Ranger XLT 09/09 gasolina 2.3 e uma Ranger XLS 05/05 diesel 2.8, não tem como comparar uma com a outra, principalmente para trabalho e uso especifico com o 4x4. Agora se a comparação for feita com o intuito de utilizar ambas na cidade, que virou moda, compre a flex 4x2 e seja feliz, pois terá uma tremenda economia, mas não se esqueça que vc adquiriu um sedã com caçamba e nada mais.


PAQarqBR,

Eu escrever um novo comentario, mas seu comentário está perfeito.

Mas vou acrescentar.

Quem ainda tiver alguma dúvida no comparativo entre uma pickup diesel 4x4 com seus 30/40 kgf de torque e uma pickup 2.5/2.4 litros gasolina/alcool/gnv 4x2, vá na segunda e opção, será mais feliz por mais motivos.

Contudo, tenho certeza absoluta, que só a primeira opção citada por mim, me atende no momento.

neilsonhenriques
11/12/2012, 08:20
achei bom os numeros da gasolina!!!!!, mas prudentemente nao confio na 4 patas!!! um motor de 240 cv fazendo 10kl/litro com a nossa gasolina??? num tomover de 2t???? um....... sei nao!!!!

Essas médias são próximas das que eu faço no Discovery 3 que é um V8, 299 cv com quase 3 ton (gasolina Pódium). Na cidade costuma ficar entre 6,5 e 7 km/l dependendo do trânsito e na estrada, entre 9 e 10,5 km/l. Segundo a LR, o novo motor a gasolina do Discovery 4 melhora o consumo em 13%.

É bem possível um motor V6 moderno puxando 2 ton fazer essas médias que a revista postou.

MaikonVendasMahindra
11/12/2012, 09:51
Sei não viu... Qual foi o Diesel utilizado neste teste? Foi o S-50? E outra tenho uma cliente aqui em GYN com um S-10 nova, e ela diz que o carro aponta um consumo de 10.1 km/L porém não é o que o tanque diz. Pois fez uma viagem e teve que chamar o reboque, pois o consumo apontado daria para chegar no posto, mas não foi o que aconteceu...

NOTLE
11/12/2012, 10:49
Minha ex Triton V6, para fazer entre 7,5 e 8 km/l na estrada tinha que andar a 100 km/h, SEM CARGA e em estrada boa (Dutra/Ayrton Senna/etc), em serra as coisas mudam bem. Na cidade se considerar o anda e para de SP não passava de 5 km/l, a média de um tanque ficava em torno de 6 - 6,5 km/l - 70% estrada e 30 cidade.

Sempre na gasolina, pois no álcool os valores são impublicáveis.

Mesmo assim, para que roda pouco, na minha opinão vale a pena.

Acreditar em valores de revista ... sei não

Usuario
11/12/2012, 10:59
Eu acredito nesses números, pois esse V6 não é um motor ultrapassado (como o usado na S10, que convenhamos, é pre-cambriano).
Nós Brazucas, somos acostumados com 4c, que são motores ineficientes (principalmente quando o assunto é equipar veículos com mais de 2ton).
So a titulo de curiosidade, não sei se vcs conhecem o motor renesis (que equipa o Mazda RX8). É um motor 1.3, que desenvolve 238cv a 9000 rpm, ele utiliza o cilindro rotativo.

Costalonga
11/12/2012, 11:02
Os motores dos Mazda são os Wankel.
Muito diferente o funcionamento deles, e são rápidos demais.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

gmilani
11/12/2012, 13:04
Bao.... mesmo que faça 5km/litro na gasosa, se custar 30mil conto a menos, pra quem anda pouco, ainda pode valer a pena, POISSSSSSS AGORA SIM um motor pra se comparar com diesel!!! é isso que a turma nao consegue entender!!! NAO da pra comparar um 4cc flex, com um diesel 4cc turbo, intercoller, com common rail!!!! este v6 é bacana, nao deve vibrar NADA, ainda usa uma tecnologia competente (otto), diferente dos novos a diesel egr, +s50+ xixi de vaca...... que UM DIA podem se tornar confiaveis de novo... um V6 bebe qq gasolina, encontrada em qq lugar..... um motor diesel novo.... só s50 que ainda é uma lenda no interiorzão!!!!

Costalonga
11/12/2012, 13:11
Se for um motor com injeção direta é bem economico.
E detalhe, a GM tem um V6 excelente, que é um usado nos carros da Cadilac, injeção direta e fazem média na pista de 11km/l, isso eu posso dizer porque andei em um de um rapaz aqui da minha cidade.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Jorgao
11/12/2012, 19:46
Breve comparação:
Teste da 4 rodas de dezembro/2012: Trailblazer top de linha, mesmo carro com os mesmos equipamentos:

(...)

E não venham me falar que um motor diesel high speed, com CR de alta pressão, DPF e EGR vai durar mais que um a gasolina que eu não acredito mais em papai noel. Isso sem considerar ainda que a manutenção do diesel tende a ser bem mais cara.

A sim a 4 rodas tras uma S10 nova com o emblema V6, vamos ver o preço mas pode estar surgindo ai uma exelente opção de mercado.

Você não acredita em Papai Noel mas, acredita na Quatro-Rodas?

Acredita que um motor a gasolina roda 800 mil km?
Volkswagen Jetta 2001 atinge 800.000 km e motor estava em bom estado (http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-jetta-2001-atinge-800-000-km-e-motor-estava-em-bom-estado/)

Motor a diesel, CR, high speed, suportando altíssimas taxas de compressão, tem condições de rodar o dobro no mínimo.

Jera
11/12/2012, 21:02
Se for um motor com injeção direta é bem economico.
E detalhe, a GM tem um V6 excelente, que é um usado nos carros da Cadilac, injeção direta e fazem média na pista de 11km/l, isso eu posso dizer porque andei em um de um rapaz aqui da minha cidade.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

o 3.6 v6 da blazer nao é injeção direta....aliás, NENHUM veículo da GM americana usa esse motor! já foi substituido em toda a linha. acho q por isso, aproveitar as sobras, q a gm do brasil colocou ele na trailblazer.

eu nao acredito que ele faça 9 na estrada e 7 na cidade......tá mais pra 5 a 6 na cidade e 7,5 a 8 na estrada.

neilsonhenriques
12/12/2012, 11:04
o 3.6 v6 da blazer nao é injeção direta....aliás, NENHUM veículo da GM americana usa esse motor! já foi substituido em toda a linha. acho q por isso, aproveitar as sobras, q a gm do brasil colocou ele na trailblazer.


Com exceção do Camaro que realmente parece ter vendido bem lá, os carros da Chevrolet não vendem tão bem assim nos EUA como antigamente. Conversando com americanos, eles mesmo admitem que são garbage cars e só o governo americano é que continua comprando pra segurar as vendas.

Esse 3.6 V6 deve ser o antigo Vortex da Blazer repaginado do Captiva que bebe 3 ... 3,5 km/l na cidade.

Vai surpreender se fizer 5 ... 6 km/l na cidade.

RcSala
12/12/2012, 13:48
Também não acredito na 4 "patas" mas consigo "sentir" muito bem o que são 30000 reais.

Para quem anda sempre carregado com uma caminhonete acho que o motor a diesel vale a pena sim. No meu caso eu não pagaria 20 mil a mais por um motor (imaginem 30...) só porque ele tem mais torque, ronca mais bonito ou dura muito. Alias se colocar na conta quando um motor desses novos vai gastar a mais de manutenção nessa longa vida dele da pra fazer o gasolina 2x mesmo sendo um V6.

Qual a minha conclusão?!

Por que raios um motor a diesel tem que custar tão mais caro assim no Brasil sendo que na europa o preço de um mesmo carro a diesel ou a gasolina é quase o mesmo....

Quero mesmo é vida longa a minha conta bancária, ehhehehehe

Jorgao
12/12/2012, 15:48
Também não acredito na 4 "patas" mas consigo "sentir" muito bem o que são 30000 reais.

Para quem anda sempre carregado com uma caminhonete acho que o motor a diesel vale a pena sim. No meu caso eu não pagaria 20 mil a mais por um motor (imaginem 30...) só porque ele tem mais torque, ronca mais bonito ou dura muito. Alias se colocar na conta quando um motor desses novos vai gastar a mais de manutenção nessa longa vida dele da pra fazer o gasolina 2x mesmo sendo um V6.

Qual a minha conclusão?!

Por que raios um motor a diesel tem que custar tão mais caro assim no Brasil sendo que na europa o preço de um mesmo carro a diesel ou a gasolina é quase o mesmo....

Quero mesmo é vida longa a minha conta bancária, ehhehehehe

Olha, a manutenção de um diesel é mais cara sim. Mas, só pra quem troca de carro todo ano. Agora, se você pensa em rodar 200 mil km com o mesmo carro, pode ter certeza que ela não só é mais barata, como também é menos frequente! Eu trocaria meus 15 táxis a gasolina/gnv por uns 10 táxis a diesel, se fosse possível! E garanto que não estou nem levando em conta o consumo do diesel, pois se duvidar fica perto do gnv. Estou levando em conta apenas a manutenção! Em termos de pickup, depende muito do que o sujeito vai fazer, com certeza. Tem muita pickup flex no mercado de dá gosto mesmo, principalmente no quesito desempenho urbano.

FelipeHilux
13/12/2012, 21:11
Olha, a manutenção de um diesel é mais cara sim. Mas, só pra quem troca de carro todo ano. Agora, se você pensa em rodar 200 mil km com o mesmo carro, pode ter certeza que ela não só é mais barata, como também é menos frequente! Eu trocaria meus 15 táxis a gasolina/gnv por uns 10 táxis a diesel, se fosse possível! E garanto que não estou nem levando em conta o consumo do diesel, pois se duvidar fica perto do gnv. Estou levando em conta apenas a manutenção! Em termos de pickup, depende muito do que o sujeito vai fazer, com certeza. Tem muita pickup flex no mercado de dá gosto mesmo, principalmente no quesito desempenho urbano.

Veja melhor oq vc escreveu,,,,,,,,nao faz sentido.............. Outra coisa, vc esta usando a lembrança de diesel em F 1000 quadrada e bandeirantes,,,,,,,,,,,,, nao gosto de discordar, mas o mundo mudou ! ! ! ! Alias, de boa,,,,, vc esta atualizadissimo !!! Para viver na decada de 90

Jorgao
14/12/2012, 13:12
Veja melhor oq vc escreveu,,,,,,,,nao faz sentido.............. Outra coisa, vc esta usando a lembrança de diesel em F 1000 quadrada e bandeirantes,,,,,,,,,,,,, nao gosto de discordar, mas o mundo mudou ! ! ! ! Alias, de boa,,,,, vc esta atualizadissimo !!! Para viver na decada de 90

Obrigado. Minha experiência é só de 14 anos com frota de táxis, sempre com motores a gasolina/gnv e depois com a porcaria dos flex, que só me dão prejuízo. E já fiquei 1 semana fazendo tour com 1 taxista europeu que me passou as experiências dele com os diesels de lá.

Lembrança de motor diesel de F1000? A F1000 já usou o MWM 229, um sucesso, e o Maxion 2.5, um fracasso. E pra mim, sempre foram quadradas. Ainda assim, conheço um mecânico que vendeu uma ranger 2.5 com mais de 500 mil km sem abrir motor. Segundo ele, é um dos motores diesel mais simples da época.

Tenho um amigo fazendeiro que tem desde MB1113, Bandeirantes, Troller 3.0 e recentemente adquiriu uma Frontier 0 km. O Troller só precisou abrir depois dos 400 mil km, hoje deve estar perto dos 500 mil km. O MB1113 tem 800 mil km e está fumando. Uma das bandeirantes fez motor com 500 e poucos mil. O táxi com menor quilometragem na minha frota tem 295 mil km. Enfim, deixa pra lá. Pra quem mexe com carro 24 hs por dia e por vezes passa o dia em oficina, é complicado ficar lendo uns medrosos com medo de rodar mais que 300 mil num motor diesel moderno. Porra, eu já rodei mais de 2 milhões de km em 1 único carro, uma palio week 1.6. Foi assim que comecei a juntar dinheiro. Medo de motor a diesel? Bom mesmo deve ser ficar virando velocímetro de santana 2.0 e daquela merda pálio que eu tive. Ou pagar o preço e ficar trocando de carro todo ano, rs. Se duvidar, se eu dividir minha frota em 2, trocando tudo por motores diesel equivalentes, eu ainda não fico com prejuízo, só pela economia em manutenção!

Costalonga
14/12/2012, 13:26
Caminhonete Gasolina são boas sim, mas lá fora onde tem os V6 e V8 de verdade que puxa peso igual uma diesel, e lá fora a gasosa é bem mais em conta e melhor que aqui.
Será porque aquelas HR não são a gasosa?
Pra peso e trabalho duro os motores Diesel são mais eficientes.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Costalonga
14/12/2012, 13:35
Veja melhor oq vc escreveu,,,,,,,,nao faz sentido.............. Outra coisa, vc esta usando a lembrança de diesel em F 1000 quadrada e bandeirantes,,,,,,,,,,,,, nao gosto de discordar, mas o mundo mudou ! ! ! ! Alias, de boa,,,,, vc esta atualizadissimo !!! Para viver na decada de 90

Amigo, acho que não é bem por ae não.
Você acusou o Jorgão de ser desatualizado, mas pelo que li não é bem ele não hein.

Manutenção todas duas tem, porém as Diesel estão mais preparadas pra trabalhar no pesado, até porque o motor trabalha com menor rotação, tem bem mais força que as Flex.
Tem muita Hilux CR ai com mais de 400.000KM sem mexer em nada.

Coloca peso em sua Hilux e faça o mesmo com uma Diesel, e depois faz a medição de poluição pra ver quem polui mais.
Essas caminhonetes Flex sofrem muito pra acompanhar as Diesel [exceto Triton que é V6, mas bebe tudo também], se colocar pra ralar mesmo ai então não tem nem conversa.

Pesquise um pouco mais, leia mais.
Com essa nova safra de motores Diesel no mercado o jogo está virando, os motores Flex estão virando os poluidores.
Eu tenho um Fox 1.6, ele polui mais que um Golf Europeu que usa motor Diesel, e sem dizer que o Golf anda muito mais que o meu Fox.
Se colocar na ponta do lápis, a Amarok polui menos que o meu Fox. Claro, usando diesel S-50.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Jorgao
14/12/2012, 13:36
Caminhonete Gasolina são boas sim, mas lá fora onde tem os V6 e V8 de verdade que puxa peso igual uma diesel, e lá fora a gasosa é bem mais em conta e melhor que aqui.
Será porque aquelas HR não são a gasosa?
Pra peso e trabalho duro os motores Diesel são mais eficientes.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Sem falar na qualidade da gasolina lá de fora! Não é a toa que tem que "ajustar" os motores pra nossa gasolina, que daqui a pouco terá mais álcool do que gasolina.

Jorgao
14/12/2012, 13:41
[exceto Triton que é V6, mas bebe tudo também], se colocar pra ralar mesmo ai então não tem nem conversa.


Só pra constar. Quando falei nas flex, pensei exatamente na Triton flex que andei de carona. Fiquei impressionado com o desempenho. E o câmbio AT me pareceu bem escalonado. Outra que achei legal foi a ranger flex. As outras eu não sei.

RcSala
14/12/2012, 14:45
Amigos em momento algum eu sai em defesa do diesel ou da gasolina. Notem que eu tenho uma ranger a diesel e gosto de mais dela, esse motor é fantástico e eu de maneira nenhuma trocaria ela em uma sem 4 x 4. Temos aqui na loja também um 1113, um cargo 712 e uma 580H com o indestrutivel perkinho 4.236. Essas ai são BI e agora pegamos um MB 1718 eletrônico, vamos ver se vai me dar menos manutenção que o meu velho e bom 1113.

O problema é que eu fico intrigado em como um carro pode custar 30 mil reais a mais só por ser a diesel. Sou engenheiro mecânico e entendo bem das tecnologias, não vejo tanta diferença assim entre um moderno CR diesel e um V6 igualmente bem atual, em termos de custo. Acredito que um bom V6 dure sim quase o mesmo que um motoror diesel pois vai trabalhar em uma rotação menor que o 4 cilindros. O que mais desgasta motor é trabalhar com giro muito alto, seja ele a gasolina ou a diesel e isso é fato.

Quanto ao nosso motor flex é uma gambiarra sim, mas o que ocorre é que assim como os novos motores a diesel euro V eles requerem uma manutenção e um uso mais apurados. Vamos ouvir muita coisa ainda a respeito dos euro V antes da coisa se estabilizar. Se ainda temos muitos problemas com os CR atuais e nossos mexanicos imagina com a nova sopa de letrinhas SCR, EGR, DPF e por ai vai. Alias já vi coisa ruim dos novos motores MAN SCR biturbo que a VW está usando nos seus caminhões.

[ ]'s na expectativa de dias melhores para o nosso bolso!

Jorgao
14/12/2012, 16:50
Amigos em momento algum eu sai em defesa do diesel ou da gasolina. Notem que eu tenho uma ranger a diesel e gosto de mais dela, esse motor é fantástico e eu de maneira nenhuma trocaria ela em uma sem 4 x 4. Temos aqui na loja também um 1113, um cargo 712 e uma 580H com o indestrutivel perkinho 4.236. Essas ai são BI e agora pegamos um MB 1718 eletrônico, vamos ver se vai me dar menos manutenção que o meu velho e bom 1113.

O problema é que eu fico intrigado em como um carro pode custar 30 mil reais a mais só por ser a diesel. Sou engenheiro mecânico e entendo bem das tecnologias, não vejo tanta diferença assim entre um moderno CR diesel e um V6 igualmente bem atual, em termos de custo. Acredito que um bom V6 dure sim quase o mesmo que um motoror diesel pois vai trabalhar em uma rotação menor que o 4 cilindros. O que mais desgasta motor é trabalhar com giro muito alto, seja ele a gasolina ou a diesel e isso é fato.

Quanto ao nosso motor flex é uma gambiarra sim, mas o que ocorre é que assim como os novos motores a diesel euro V eles requerem uma manutenção e um uso mais apurados. Vamos ouvir muita coisa ainda a respeito dos euro V antes da coisa se estabilizar. Se ainda temos muitos problemas com os CR atuais e nossos mexanicos imagina com a nova sopa de letrinhas SCR, EGR, DPF e por ai vai. Alias já vi coisa ruim dos novos motores MAN SCR biturbo que a VW está usando nos seus caminhões.

[ ]'s na expectativa de dias melhores para o nosso bolso!

Pois é amigo, já chegou a retificar o 1113? Sobre a comparação de durabilidade, é complicado. A primeira vez que questionei um mecânico sobre a durabilidade de um motor a diesel, se ele duraria 400 mil km, ele me respondeu: "400? Me dá um Uno que eu rodo 400." Os motores a diesel são naturalmente mais fortes por suportar altas taxas de compressão. A questão do giro também influencia, claro, mas depende mais das condições de uso, esforço que o motor é submetido, etc. Não usando o motor em um faixa perigosa (além do que a fábrica previu), está tudo bem. Mas, óbvio, o ideal é que o motor seja usado na sua faixa de torque ideal. E sinceramente, se tem algum mecânico que acha diesel CR complicado, ele deve achar que carro a gasolina é coisa de outro planeta.

Sobre SCR, EGR e DPF, acho que pouco importa. São apenas sistemas de pós tratamento.

gmilani
15/12/2012, 12:48
Pois é amigo, já chegou a retificar o 1113? Sobre a comparação de durabilidade, é complicado. A primeira vez que questionei um mecânico sobre a durabilidade de um motor a diesel, se ele duraria 400 mil km, ele me respondeu: "400? Me dá um Uno que eu rodo 400." Os motores a diesel são naturalmente mais fortes por suportar altas taxas de compressão. A questão do giro também influencia, claro, mas depende mais das condições de uso, esforço que o motor é submetido, etc. Não usando o motor em um faixa perigosa (além do que a fábrica previu), está tudo bem. Mas, óbvio, o ideal é que o motor seja usado na sua faixa de torque ideal. E sinceramente, se tem algum mecânico que acha diesel CR complicado, ele deve achar que carro a gasolina é coisa de outro planeta.

Sobre SCR, EGR e DPF, acho que pouco importa. São apenas sistemas de pós tratamento.

Jorgao, concordo com vc, ja trabalhei com revenda de autos, e tem muitos veiculos com 200mil km que parecem novos, duram com certeza 300/400 mil sem duvida nehuma!!! mas 99% das garagens voltam o velocimetro, pois o brasileiro acha que carro com mais de 100mil km é furada.... sao enganados na cara dura, e ficam felizes em levar o mesmo carro, mas com km adulterado!!!! Nao levam em cosideracao a manutencao que o veiculo sofreu, nem o estado geral.. gostam do velocimetro e quase mais nada!!!

Bao, qto aos taxis a diesel, na argentina so da eles tem tudo qto é carro a diesel, e detalhe, muitos sao made in brazil!!! gol, palio, parati, renaut, pegeot etc... andei em um taxi palio com motor turbo diesel intercooler 1,3l..... rapaiz anda muito e segundo o taxista fazia mais de 20km/l NA CIDADE!!!!!
Meu pai tem uma sprinter com motor 2,5 maxxion (aquele que todo mundo mete o pau).... bao ta com uns 650 mil km e agora abaixa um pouco oleo..... mas continua andando, e carrregado SEMPRE!!! Sim, ja fez BI, ja quebrou o comando de valvulas, e a turbina, MAS O MOTOR ta la.. firme..

Agora os tar dos SCR, EGR, DPF... estes sim INFERNIZAM a vida da nova safra de pickup's , pode acreditar... ainda é uma tecnologia NOVA, CARA, e imperfeita (pelo menos nas pickups e no brasil) Ump filtro de particulas numa amarok custa R$ 15000.00 é um assalto, pois este é o preço de um motor diesel NGD 3.0 NA CAIXA 0km.
Eu sei que daqui alguns anos tudo sera melhorado e seuperado, a engenharia esta ai pra isso, mas tenho medo da nova safra de pickups... penso em comprar uma 0km, mas toda vez a voz da RAZAO, manda eu me segurar mais um pouco com a ranger 3.0 2010, que vai bem aos seus 115 mil km, talves fique com ela sem medo ate seus 300 mil km...
Outra coisa que da muito problema em carro, é o dono andar POUCO, deixar combustivel velho no tanque, sabe aquelas pessoas que enchem o tanque ate a boca, e demoram 3 meses pra andar 800km??? o combustivel se deteriora e detona tudo qto é parte de injeçao.. era comum de se ver na garagem!!! carro que anda todo dia bastante DURA MAIS KM....
abraço

Costalonga
15/12/2012, 19:14
Outra coisa que da muito problema em carro, é o dono andar POUCO, deixar combustivel velho no tanque, sabe aquelas pessoas que enchem o tanque ate a boca, e demoram 3 meses pra andar 800km??? o combustivel se deteriora e detona tudo qto é parte de injeçao.. era comum de se ver na garagem!!! carro que anda todo dia bastante DURA MAIS KM....
abraço

Eu tenho um Fox 1.6.
Só abasteço de R$20.00 em R$20.00.

Pelo menos o combustível tá sempre novo.
Eu sei que é vergonha chegar com um carro 1.6 e abastecer somente R$20.00, mas pelo menos meu carro tá sempre certinho, e faz mais de 12km/l fácil dentro da cidade.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Paulista VM
16/12/2012, 14:01
Eu tenho um Fox 1.6.
Só abasteço de R$20.00 em R$20.00.

Pelo menos o combustível tá sempre novo.
Eu sei que é vergonha chegar com um carro 1.6 e abastecer somente R$20.00, mas pelo menos meu carro tá sempre certinho, e faz mais de 12km/l fácil dentro da cidade.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Vergonha é bater na mãe e torcer pro palmeiras (kkkkk)... Botar 20ão num carro que se usa pouco é um costume bao..

roberto_nascimento
17/12/2012, 12:05
Obrigado. Minha experiência é só de 14 anos com frota de táxis, sempre com motores a gasolina/gnv e depois com a porcaria dos flex, que só me dão prejuízo. E já fiquei 1 semana fazendo tour com 1 taxista europeu que me passou as experiências dele com os diesels de lá.

Lembrança de motor diesel de F1000? A F1000 já usou o MWM 229, um sucesso, e o Maxion 2.5, um fracasso. E pra mim, sempre foram quadradas. Ainda assim, conheço um mecânico que vendeu uma ranger 2.5 com mais de 500 mil km sem abrir motor. Segundo ele, é um dos motores diesel mais simples da época.

Tenho um amigo fazendeiro que tem desde MB1113, Bandeirantes, Troller 3.0 e recentemente adquiriu uma Frontier 0 km. O Troller só precisou abrir depois dos 400 mil km, hoje deve estar perto dos 500 mil km. O MB1113 tem 800 mil km e está fumando. Uma das bandeirantes fez motor com 500 e poucos mil. O táxi com menor quilometragem na minha frota tem 295 mil km. Enfim, deixa pra lá. Pra quem mexe com carro 24 hs por dia e por vezes passa o dia em oficina, é complicado ficar lendo uns medrosos com medo de rodar mais que 300 mil num motor diesel moderno. Porra, eu já rodei mais de 2 milhões de km em 1 único carro, uma palio week 1.6. Foi assim que comecei a juntar dinheiro. Medo de motor a diesel? Bom mesmo deve ser ficar virando velocímetro de santana 2.0 e daquela merda pálio que eu tive. Ou pagar o preço e ficar trocando de carro todo ano, rs. Se duvidar, se eu dividir minha frota em 2, trocando tudo por motores diesel equivalentes, eu ainda não fico com prejuízo, só pela economia em manutenção!

:curtir:

Esses medos não procedem mesmo.

O NGD 9.3E, Euro III, na minha opinião, o melhor motor diesel da linha pesada da atualidade, 24 válvulas, 367 cv a 2.000 rpm e torque máximo de 1.600Nm a 1100-1400 rpm, passou por testes de durabilidade de 16,5 mil horas em dinamômetro e 3,5 milhões de km em campo. Dura muito mais que os motores antigos, também de baixa rotação, justamente pelas novas tecnologias.

lfschmitz
17/03/2013, 21:22
Minha humilde opinião:

O maior problema dos carros diesel "modernos" é que viraram moda e estão sendo comprados pelo brasileiro médio.

Antes, motores diesel eram barulhentos e pouco potentes; portanto, escolhidos quase sempre por quem os utilizava para trabalho - o dito "motorista profissional". Esse tal indivíduo é zeloso com a manutenção e sabe que toda máquina de trabalho, um veículo a diesel tem sua vida útil diretamente ligada à rotina de manutenção.

Então temos agora o brasileiro médio, habituado a motores AP ou semelhantes, sendo o responsável pela durabilidade de motores de concepção pouco tolerante a relaxamentos. Antes, guiavam motores que eram pouco exigentes em termos de manutenção e projetados para trabalhar em mais altas rotações - em compensação, eram relativamente beberrões e pouco potentes (ou alguém aqui acha um Santana 2.0 ágil e econômico?). O Brasil sempre foi um país onde se vendiam motores de ciclo Otto com baixa potência específica, preparados para condições de pouco acesso à manutenção e à gasolina decente (motor de jipe mesmo... e vejam o sucesso que o motor VW "a ar" fez na Kombi até há pouco tempo!).

Leio dezenas de tópicos em que os caras se vangloriam de rodarem a 180-190km/h com picapes e SUV diesel, por horas a fio. E leio dezenas de tópicos reclamando que o motor durou menos de 200mil km.
Aparentemente, o tal do "brasileiro médio" acha que guiar a 4000rpm constante num motor de ciclo Diesel é bacana. Olha pro conta-giros e, acostumado a ver 4500-5000rpm nos carros a gasolina, acham que está "tranqüilo, porque motor diesel é mais forte".

Estou procurando uma picape 4x4 pra mim há meses, e notei mais uma coisa: o brasileiro médio, além de usar os motores diesel em regimes de rotação acima do recomendado, é um tremendo de um porcalhão em termos de manutenção.

Cansei de ver carros que são mais enfeitados que penteadeira de puta (banco de couro personalizado esportivo, sonzeira, kit multimídia, roda esportiva...), mas o óleo está vencido há 3, 4 ou 5mil km. E o adesivo está lá no pára-brisa - devem achar que é enfeite ou propaganda da mecânica/posto. Imaginem, então, qual o cuidado que o cristão tem com os filtros!

Então, na minha opinião, a maioria dos carros com motor de ciclo Diesel vendidos hoje no Brasil tem sua vida útil severamente encurtada por conta de um defeito naquela peça que está atrás do volante.

FelipeHilux
18/03/2013, 19:27
Minha humilde opinião:

O maior problema dos carros diesel "modernos" é que viraram moda e estão sendo comprados pelo brasileiro médio.

Antes, motores diesel eram barulhentos e pouco potentes; portanto, escolhidos quase sempre por quem os utilizava para trabalho - o dito "motorista profissional". Esse tal indivíduo é zeloso com a manutenção e sabe que toda máquina de trabalho, um veículo a diesel tem sua vida útil diretamente ligada à rotina de manutenção.

Então temos agora o brasileiro médio, habituado a motores AP ou semelhantes, sendo o responsável pela durabilidade de motores de concepção pouco tolerante a relaxamentos. Antes, guiavam motores que eram pouco exigentes em termos de manutenção e projetados para trabalhar em mais altas rotações - em compensação, eram relativamente beberrões e pouco potentes (ou alguém aqui acha um Santana 2.0 ágil e econômico?). O Brasil sempre foi um país onde se vendiam motores de ciclo Otto com baixa potência específica, preparados para condições de pouco acesso à manutenção e à gasolina decente (motor de jipe mesmo... e vejam o sucesso que o motor VW "a ar" fez na Kombi até há pouco tempo!).

Leio dezenas de tópicos em que os caras se vangloriam de rodarem a 180-190km/h com picapes e SUV diesel, por horas a fio. E leio dezenas de tópicos reclamando que o motor durou menos de 200mil km.
Aparentemente, o tal do "brasileiro médio" acha que guiar a 4000rpm constante num motor de ciclo Diesel é bacana. Olha pro conta-giros e, acostumado a ver 4500-5000rpm nos carros a gasolina, acham que está "tranqüilo, porque motor diesel é mais forte".

Estou procurando uma picape 4x4 pra mim há meses, e notei mais uma coisa: o brasileiro médio, além de usar os motores diesel em regimes de rotação acima do recomendado, é um tremendo de um porcalhão em termos de manutenção.

Cansei de ver carros que são mais enfeitados que penteadeira de puta (banco de couro personalizado esportivo, sonzeira, kit multimídia, roda esportiva...), mas o óleo está vencido há 3, 4 ou 5mil km. E o adesivo está lá no pára-brisa - devem achar que é enfeite ou propaganda da mecânica/posto. Imaginem, então, qual o cuidado que o cristão tem com os filtros!

Então, na minha opinião, a maioria dos carros com motor de ciclo Diesel vendidos hoje no Brasil tem sua vida útil severamente encurtada por conta de um defeito naquela peça que está atrás do volante.


E' uma verdade... é coerente o que diz.

PAQarqBR
21/03/2013, 12:37
Breve comparação:
Teste da 4 rodas de dezembro/2012: Trailblazer top de linha, mesmo carro com os mesmos equipamentos:

2.8 Diesel 180cv 47,9mkgf --> R$ 175.450,00
V6 apenas a gasolina 239cv 33,5mkgf --> R$ 145.450,00

Desempenho:

0-100km/h
2.8 -> 10,3s
V6 -> 10,0s

0-1000m
2.8 -> 32,1s
V6 -> 31,8s

consumo cidade/estrada:
2.8 -> 8,5/11,0km/l
V6 -> 7,3/9,7km/l

Nesse caso eu iria de GASOLINA e economizaria 30.000 reais. Se formos considerar em cima desses 30k a desvalorização, ipva e seguro o motor a diesel perde feio. Só vale a pena se o cara rodar muito mesmo.

E não venham me falar que um motor diesel high speed, com CR de alta pressão, DPF e EGR vai durar mais que um a gasolina que eu não acredito mais em papai noel. Isso sem considerar ainda que a manutenção do diesel tende a ser bem mais cara.

A sim a 4 rodas tras uma S10 nova com o emblema V6, vamos ver o preço mas pode estar surgindo ai uma exelente opção de mercado.

Infelizmente, não da para considerar 4 rodas como fonte de informação, principalmente no quesito consumo.

Segue a avaliação de outro site:

Avaliação NA: Chevrolet Trailblazer V6 (http://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-na-chevrolet-trailblazer-v6/)

Lá consta 4,8 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada, isso com 2 pessoas a bordo e sem bagagem.

Algo que não entendo é como o Chevrolet coloca um motor 2.4 na S-10 que consome mais do que este V6 da Blazer, nós consumidores brasileiros somos feitos de bobo mesmo.

Por isso continuo na espera de uma S-10 V6 automatica 4x4, ai sim vale a pena comprar a nova S10.