Ver Versão Completa : Pampa 4x4: compensa?
Caros amigos. Sou novato neste ramo e preciso de uma pick up leve, para carregar algumas tralhas para a propriedade rural, pescar, e usá-la para lazer. Nada de trilhas, off road pesado, etc...Aqui no interior do RJ, estão pedindo em média 7000 reais numa bichinha dessas.Compensa comprá-la? Existem peças a venda? Alguém sabe de alguma que esteja sem problemas de documento, com a caçamba boa, e tração funcionando que queira vendê-la? Apresenta algum problema crônico? Ela trafega bem em areia e barro? Agradeço aos amigos que me derem alguma dicas!!!
Luciano SHAKALL
23/01/2008, 18:32
CAmaRAda, onde tem uma Pampa dessas pra vender eu não sei :oops: , mas sei que aqui no fórum tem um tópico sobre uma Pampa 4x4...
Aliás: Sobre um cara que queria comprar uma Pampa 4x4... Ou queria transformar a dele em 4x4 :pensativo: ? Putz, não lembro agora... :putz:
mas existe esse tópico, e lembro até que o pessoal aconselhou - para o uso que ELE daria - uma F-75... :concordo:
Bom, como eu não achei o referido tópico :parede: , dá uma sacada nesses outros,
que eu acho que tem coisa interessante sobre as Pampas lá ;) :
:arrow: Pampa 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10287&highlight=pampa)
:arrow: Comu faco issu?? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5122&highlight=pampa)
Como você é "novo por aqui" (apesar de ter entrado ha quase um ano, não é muito ativo), talvez ainda não saiba;
mas existe uma ferramenta utilíssima aqui no fórum, que é o "botão" Pesquisar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php): Com ele vc consegue "quase tudo" aqui", ok?
VALEU!
[]'s e boa leitura/pesquisa
Luciano SHAKALL
23/01/2008, 18:48
"... aqui no fórum tem um tópico ... Sobre um cara que queria comprar uma Pampa 4x4... Ou queria transformar a dele em 4x4 ... lembro até que o pessoal aconselhou - para o uso que ELE daria - uma F-75... Bom, achei o referido tópico: pampa 4x4 ????? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12342) .
[]'s
lucio biscaia
23/01/2008, 18:51
quero ver achar uma.....
quero ver achar uma.....
Concordo!
Quero ver achar uma inteira....
alvaro.jrc
23/01/2008, 22:02
quero ver achar uma.....
Meu pai teve uma há mais de 15 anos, até que a pampa se apaixonou por uma Kombi, deu-lhe um beijo de frente e acabou-se a danada da Pampa 4x4, até hoje essa foi a única que eu ví. Já ví a danada passar em riacho com água cobrindo o banco, na cintura. E eu de zequinha na caçamba, levando chuva, mas lama pesada é se preparar para empurar muito!!!
Como dizem é mosca branca, pesquisei no ML, no Google e só achei 2 à venda.
Essa: http://webcomercio.com.br/Produto/WC16967.1-PAMPA-4X4.aspx
e
http://es.quebarato.com.br/classificados/pampa-4x4__489860-perguntas.html
[]s!
Lucas Nassif
23/01/2008, 22:34
Aqui em PL só tem 1.......e toda regaçada!! :D
Luciano.
Grato pelas dicas.
Pesquisei por aqui mesmo e já encontrei algumas dicas.
Mas persistem algumas dúvidas: o câmbio dela é fraco? Sei que não tem reduzida, mas gostaria de saber se há dificuldades de peças, ou adaptações possíveis...
Aqui na minha terra, encontrei uma, único dono em estado razoável, boa de pneus, tração funcionando,pequenos reparos de lataria a fazer, para brisa dianteiro rachado, precisando banho de pintura e o dono, ÓBVIO, falou maravilhas dela!!!
Como estou viajando, e devo chegar em casa 30/01, vou conversar pessoalmente como o dono e fazer uma oferta em torno de 5 a 6 mil, já que pela tabela da FIPE, consultei, ela vale 4.875 reais. Um valor legal para quem não quer gastar muito, não acham? A pergunta é VALE A PENA?
Grande abraço a todo, e o fato de eu usar pouco o fórum, e porque eu viajo muito a trabalho. Tive um CJ, que nunca me deu dor de cabeça, mas, precisei de $$$, e ele foi para outra garagem!!! Um grande abraço a todos!!!
em se tratando de 4x4, ESQUEÇA a tabela FIPE
a pampa e belina 4x4 até onde sei tem um imenso problema de engenharia!!
a relacao dos diferecencias SAO DIFERENTES, ou seja.. se vc rodar com 4x4 no asfalto, vai quebrar, motivo esse que deu a terrivel má fama ao carro, o povo usava tracao e quebrava...
agora me pergunto como os engenheiros da ford conseguiram colocar no mercado um 4x4 com relacao de diferencial diferente...
sobre pecas, tirando o cambio e seu acoplamento viscoso da tracao, que deve ser bem dificil achar pecas, o resto sao comuns..
T+
Grato, isso deve explicar o pouco tempo em que as Pampas foram fabricadas.Na verdade busco um utilitário barato, porque já possuo dois outros carros e aguardo para fazer uma compra racional, uma vez que o uso não será diário. Agradecido pelas explicações.
o mais interesante dessa pampa 4x4 e que ela tinha dois tanques....
BoaTrilha
23/05/2008, 18:48
o dificil vai ser encontrar uma em bom estado....
já tinha escutado esse lance das relações dela, mas não posso dizer se é verdade ou não...
mas sinceramente, eu acredito que é muito mais facil e barato sustentar uma f75, além de mecanicamente ser muito superior.
abraços
cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 02:02
a pampa e belina 4x4 até onde sei tem um imenso problema de engenharia!!
a relacao dos diferecencias SAO DIFERENTES, ou seja.. se vc rodar com 4x4 no asfalto, vai quebrar, motivo esse que deu a terrivel má fama ao carro, o povo usava tracao e quebrava...
agora me pergunto como os engenheiros da ford conseguiram colocar no mercado um 4x4 com relacao de diferencial diferente...
só podia mesmo ser coisa da FORD... Fabricación Ordinaria Rotura Diaria... mas circulava um boato dizendo terem aproveitado eixos que sobraram da produção do dodge polara, o que eu acho mto estranho... mas talvez tenham usado eixos da versão argentina que permaneceu em produção, chegando até a ser vendida como volkswagen 1500... mas tem que ver se a produção foi durante a época da autolatina...
se o eixo traseiro era resto do polara nao duvido ( mas vem ka... até onde sei a Chrysler do brasil naquela epoca foi comprada pela VW nao??? o que a FORD tem a ver com essa historia?)
o fato é que o eixo traseiro das belinas/pampas 4x4 era um DANA 30, até onde lembro os Dana 30 esquiparam tb os primeiros chevettes e opalas ( que mais tarde foram substituidos pelas merdas dos Braseixos)
T+
cRiPpLe_rOoStEr
16/11/2008, 23:16
se o eixo traseiro era resto do polara nao duvido ( mas vem ka... até onde sei a Chrysler do brasil naquela epoca foi comprada pela VW nao??? o que a FORD tem a ver com essa historia?)
o fato é que o eixo traseiro das belinas/pampas 4x4 era um DANA 30, até onde lembro os Dana 30 esquiparam tb os primeiros chevettes e opalas ( que mais tarde foram substituidos pelas merdas dos Braseixos)
T+
a vwb assumiu a chrysler antes da autolatina, por isso eu citei essa lenda...
entao essa lenda tá furada... pois a autolatrina se deu em 1988/89 e pampa/belina 4x4 foram lancadas anos ates... acho que em 88 nem tinha mais pampa4x4 a venda, tinha?
T+
Amigos,
O pai de um amigo teve uma Berlina 4x4, na época, o comentário era o seguinte. É melhor que uma Belina 4x2, mas o sistema era muito ruinzinho. Era tração dianteira e o 4x4 passava a ajudar com tração trazeira, mas não fazia milagre, era só uma ajudinha mesmo.
Resumindo, se o seu problema pode ser resolvido com uma Pampa 4x2 e quer comprar uma Pampa 4x4 para ter maior margem de segurança, vale a pena, desde que esteja funcionando direitinho. Do contrário eu também optaria por F-75 ou Rural.
Abraços Du.
Prefiro uma Pampa 4x4 que um Ecosport!!!
alvaro.jrc
17/11/2008, 18:46
Tb iria de F-75, se a pampa 4x4 ja é mosca branca imagina as peças dela....:parede:
cRiPpLe_rOoStEr
17/11/2008, 21:50
entao essa lenda tá furada... pois a autolatrina se deu em 1988/89 e pampa/belina 4x4 foram lancadas anos ates... acho que em 88 nem tinha mais pampa4x4 a venda, tinha?
T+
mythbusters... brincadeiras à parte, se tivesse sido resolvido esse problema da relação do diferencial e fosse oferecido um motor a diesel certamente os modelos teriam permanecido mais tempo em produção... a propósito: tempos atrás eu vi uma pampa 4x4 convertida para tração somente traseira...
biodiesel
04/12/2008, 19:05
Ola amigos estou procurando um carro para trabalho na zona rural e cidade, transporte de alimentos do sito para a cidade e outros trabalhos de roça, como carregar adubo e etc.
Como ainda nao tenho condição financeira de comprar um 4x4 diesel, estva pensando na possibilidade de pegar uma Pampa 4X4 ano 95, com motor 1.6 CHT àlcool.
Qual sua opnião sobre esse veiculo?
O 4x4 dele aguenta ou é muito problematico?
Ja ouvi falar que esse carro tem muitos problemas de caixa de marcha, é verdade?
Obrigado pela atençãõ amigos
Valeu
:concordo:
Ola amigos estou procurando um carro para trabalho na zona rural e cidade, transporte de alimentos do sito para a cidade e outros trabalhos de roça, como carregar adubo e etc.
Como ainda nao tenho condição financeira de comprar um 4x4 diesel, estva pensando na possibilidade de pegar uma Pampa 4X4 ano 95, com motor 1.6 CHT àlcool.
Ja ouvi falar que esse carro tem muitos problemas de caixa de marcha, é verdade?
Valeu
Procure no Youtube a propagando desta viatura e olhe os comentarios que ja se percebe que ela é muito valente e forte.
A unica coisa que sei é que o cardan traseiro é ligado diretamente na caixa, sem tcase fazendo com que seja 4x4 o tempo todo e nao tenho reduzida. Tem 2 tanques de gasolina e mais alguns acessorios...
Raro de se acha uma BBB...
[]´s
Elmer_Jeep
05/12/2008, 10:42
em 95 só tinha pampa 4x2 e com motor AP.
As 4x4 são da década de 80, originais à alcool e motor cht.
[]'s
biodiesel
05/12/2008, 11:52
Ola amigo 94 tinha Pampa 4x4 motor CHT... fui ver hoje o carro e esta lindão... vou por umas fotos ai.
Prieto 4x4
05/12/2008, 12:11
Procure no Youtube a propagando desta viatura e olhe os comentarios que ja se percebe que ela é muito valente e forte.
A unica coisa que sei é que o cardan traseiro é ligado diretamente na caixa, sem tcase fazendo com que seja 4x4 o tempo todo e nao tenho reduzida. Tem 2 tanques de gasolina e mais alguns acessorios...
Raro de se acha uma BBB...
[]´s
Loiro e Biodiesel
É bom checar a informação, mas tenho um amigo que tem uma, e certa vez ele me disse que é possível alterar de 4x4 para 4x2 sim.
A diferença com relação aos outros 4x4 (ao menos com os que eu conheço) é que na posição 4x2, funciona apenas a tração dianteira.
Não possui reduzida realmente.
Claro que não é feita para uso off road esportivo, mas segundo informações deste amigo ela é muito valente sim para enfrentar estradas de sítios, onde um 4x2 convencional não passa.
Espero ter contribuído um pouco.
abs
Cesar
biodiesel
05/12/2008, 12:26
Valeu pietro obrigado pela info....
alguem mais sabe alguma info sobre a pampa ou tem algo a falar para acrescentar?
Muito Obrigado pela atenção
até onde sei pampa e belina 4x4 só na decada de 80... alias.. se nao me engano depois da "autolatrina" ( em 1988) nao teve mais 4x4...
ter certesa de que essa é 94?? nao é uma 84 transformada p/ 94 nao??
ou uma 94 com mecanica da 4x4 montada?
enfim, p/ ter certesa só pegando o numero de chassis e conferindo no sac da ford qual versao é
T+
biodiesel
05/12/2008, 12:48
Ola amigo fabil segundo essa materia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_pampa a pampa 4x4 parou de ser fabricada em 1995...
de uma olhada nessa matéria..
valeu amigo
Prieto 4x4
05/12/2008, 14:06
Na propaganda ela vai bem....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
YouTube - Ford Pampa 4x4 - Comercial da TV
biodiesel
05/12/2008, 17:32
Essa propraganda é foda....rs
O carrinho é valente...:-) dentro de suas limitaçoes.
O modelo desse que eu estou falando é o ford pampa engerauto spartakus... procurei fotos na net e não achei... só essas q eu botei ai mesmo.
Se alguem tiver mais alguma informação sobre essa viatura.. que fale ai...:pipoca:
Valeu galera obrigado pela força
umberto xxxrrr
05/12/2008, 17:43
Opa opa opa, minha pequena contribuição:
1-Pampa 4x4 , tinha o acionamento da tração 4x4 (4x2 é dianteira) à parte sim . Porém a alavanca do 4x4 eliminou a quinta marcha do câmbio comum.
2-Foram de fato fabricadas até 1994 (SNME modelo 95)
3-Eram consideradas bem "problemáticas" , talvez pela (reza a lenda) diferença de relação entre os dois eixos.
4- A engerauto (cabine dupla) era uma transformação(em moda nos anos 80-90)
http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/classicos/cla_011019picapestrans.shtml
5- Era mais conhecida como pampa DUO(a cabine dupla), esta "sua" das fotos (não consegui aumentar a visualização aqui) , parece com capota de fibra integral (não conhecia). Tem vigia dividindo a cabine da caçamba?
Edit: Fui procurar e de fato existiu este modelo "Spartakus" sim, tem até o código para cobrar IPVA nas tabeleas estaduais.
biodiesel
05/12/2008, 17:53
Valeu Umberto pela colaboração :concordo:
Essa que vou comprar é engerauto modelo, spartakus.
Elaé inteira sem divisão, e quando vc deita o banco traseiro ela fica com a caçamba do tamanho original, ou seja é uma cabine dupla reversivel...rs
Também ouvi falar desse detalha do diferencial...:-( ,mas tudo bem...
Valeu pela ajuda...
cRiPpLe_rOoStEr
07/12/2008, 20:38
será que dá para adaptar os 2 diferenciais do lada niva??? pelo menos com relações iguais não daria problema...
será que dá para adaptar os 2 diferenciais do lada niva??? pelo menos com relações iguais não daria problema...
Acho que não dá certo...
biodiesel
10/12/2008, 13:11
ai amigos olha o link com as fotos da pampa...
ja estou com ela...
valeu
biodiesel
10/12/2008, 13:12
http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-ford_pampa_cabine_dubla_4x4_16-rio_de_janeiro-det-1676770.aspx
ai o link q nao foi...rs
foi mal
e ai,comprou????
Ótimo carro viu!!!
biodiesel
16/12/2008, 18:32
E ai Netão tava economizando dinheiro a anos... professor não ganha bem...:parede:
Mas consegui pegar essa pampa... e foi uma achado... 37 mil rodados originais, pneus originais de fabrica, porem ficando careca... nem seri se acho desses ainda, ainda tem o estep sem rodar, com os cabelinhos....:dance:
A 4x4 funcionando, to renovando minha carteira e até o fim do ano ja estarei pegando uma estrada de terra com ela...
Valeu galera
E ai Netão tava economizando dinheiro a anos... professor não ganha bem...:parede:
Mas consegui pegar essa pampa... e foi uma achado... 37 mil rodados originais, pneus originais de fabrica, porem ficando careca... nem seri se acho desses ainda, ainda tem o estep sem rodar, com os cabelinhos....:dance:
A 4x4 funcionando, to renovando minha carteira e até o fim do ano ja estarei pegando uma estrada de terra com ela...
Valeu galera
Se esqueceu do mais importante: Postar umas fotos pra gente ver :mrgreen:
Valeu galera
rapaz,meus parabéns,toda sorte do mundo com o carro e bem vindo ao mundo 4x4!!!!
Qualquer dúvida estamos aqui!!!
Abraço!
Valeu galera
Vai tranquilo, usei muito em estrada de terra ,tanto Pampa quanto Belina 4x4, para barro leve onde os 4x2 ficavam, passavamos sem problema, subida com cascalho solto também.
Não vai se arrepender.
Abraço e boa sorte.
biodiesel
18/12/2008, 00:42
Valeu amigos Zecacu, netão, fabio.hollatz.
Ai zacacu em breve ponho fotos... botei um link ai atraz com fotos dele no balcao.com.br
Valeu mesmo Netão pela força irmão.. vou chegando humildemente no mundo 4x4....
Valeu amigo fabio.hollatz por conta sua experiencia com a pampa e a belina 4x4... acho q é um carro valente vai servi perfeitamente para mim....:dance:
Estou na procura do pneu original pirreli estrada/barro...
Ele ainda esta com os pneus originais...nunca trocou...:dance: e estepe zero bala.. porem dois estão bem carequinhas na hora de trocar...:pensativo: gostaria de por originais...
Tb pensei em aumentar altura dela.... porem ainda nao sei se vou fazer isso...
Valeu amigos, se tiverem alguma sugestão tamos ai....
Prieto 4x4
18/12/2008, 15:14
Biodiesel
Ouvi dizer que, se você trocar as rodas originais (aro 13), pelas rodas do Del Rey (aro 14), você teria uma opção maiores de pneus e consequentemente já ganhava em altura.
Não custa pesquisar.
abs
Cesar
biodiesel
18/12/2008, 19:20
É verdade amigo Prieto 4x4, pensei nessa alternativa, mas não sei se por aro 14 e pneu lameiro, deve aumentar muito o tamanho total, bem diferente das especificaçoes originais, isso não interfere em nada na mecanica do carro?:putz: sou leigo amigos...
Valeu galera e cada dia aprendendo mais...:concordo:
É verdade amigo Prieto 4x4, pensei nessa alternativa, mas não sei se por aro 14 e pneu lameiro, deve aumentar muito o tamanho total, bem diferente das especificaçoes originais, isso não interfere em nada na mecanica do carro?:putz: sou leigo amigos...
Valeu galera e cada dia aprendendo mais...:concordo:
Não vai interferir se o diametro final da roda ficar semelhante ao original... um exemplo de como calcular, supondo a medida de 185/80x14 fica 2*(185*80%)+14*25,4 = diametro final em milimetros (nesse exemplo a resposta é 651mm)
biodiesel
19/12/2008, 07:57
Valeu amigo Zecacu pela ajuda e pela matematica... porem como nunca fui bom na matematica... não entendi nada....:parede:
Brincadeira entendi alguma coisa porem nao tudo....rs:roll:
Alguem sabe de alguma loja ou fabricante que faça pneu lameiro, para Aro 13?
Valeu amigos....
Edintruder
19/12/2008, 23:19
Se eu fosse você arranjaria pneus cross para a Pampinha! Para essa mediada, esse tipo de pneus custa barato, então nada impede de montar um o jogo ou rodar com os cross mesmo. Anda na terra fazendo buraco e fica com um visual incrível!
Valeu amigo Zecacu pela ajuda e pela matematica... porem como nunca fui bom na matematica... não entendi nada....:parede:
Brincadeira entendi alguma coisa porem nao tudo....rs:roll:
Alguem sabe de alguma loja ou fabricante que faça pneu lameiro, para Aro 13?
Valeu amigos....
hehehe foi sem querer :putz:
Acho que a
http://www.manecopneus.com.br/
e a
http://www.geninhopneus.com.br/
Podem ajudar ;)
biodiesel
22/12/2008, 11:02
Ola amigos,
Valeu pela ideia Edintruder, estou a procura desse pneus aqui no ro de janeiro.
Valeu tb amigo Zecacu, pelo links, ja mandei emais para os dois contatos, estou esperando a resposta com preço do produto e frete ate o rio de janeiro.
Alguem sabe de lojas aqui no rio de janeiro que trabalham com esses pneus off road para pampa e outros veiculos.
Muito obrigado pela atenção mais uma vez
Edintruder
02/01/2009, 15:17
Alguma novidade?
Para levantar a dianteira basta instalar calços nas molas e na traseira é só fazer um espaçador para instalar entre o feixe e o eixo ou passar o eixo para baixo do feixe caso seja por cima.
ROAD TECH
02/01/2009, 19:14
Olá Biodiesel,
Transcrevo abaixo algumas informações sobre a Pampa 4x4, extraídas do site "Best Cars Web Site".
Para tentar ocupar a lacuna deixada pelo insubstituível Jeep, que havia saído de produção no início do ano anterior, também em 1984 era lançada a versão 4x4 do picape Pampa. Uma inovação: na época o único modelo nacional a oferecer a opção era o Toyota Bandeirante, que ocupava outro segmento e tinha motorização a diesel.
Em relação à versão de tração convencional, o Pampa 4x4 trazia um sistema de tração traseira engatado por uma alavanca junto à de câmbio. Ou seja, quando em operação 4x2 a tração era dianteira, e o uso 4x4 era temporário e sobre pisos de pouca aderência apenas, pois as relações dos diferenciais dianteiro e traseiro não eram exatamente iguais. Por isso, a fábrica recomendava velocidade máxima de 60 km/h em operação 4x4.
Uma desvantagem da versão 4x4 em relação à comum era a menor capacidade de carga. A Belina também ganharia a opção, em 1985, numa primazia até hoje não igualada por nenhum fabricante brasileiro: uma perua de passageiros, derivada de automóvel, com quatro rodas motrizes. Mas, como a Pampa, esbarrou em problemas de confiabilidade e durabilidade do sistema.
Se vc quiser ter mais informações, o link para a matéria é :
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/corcel-4.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/corcel-4.htm).
Sugiro que vc tenha máxima cautela ao levantar a suspensão dianteira. Fique atento para não ultrapassar o ângulo limite de trabalho das juntas homocitéticas. É bom não abusar do conjunto de transmissão.
Boa sorte,
Octávio
Ela desengata a tração traseira, sim.
O motor CHT pode não ser potente como o AP. Mas é até melhor para trabalho por ser mais simples e econômico. Dependendo da região o álcool está até mais interessante que o diesel, pois apesar de gastar mais está mais barato, com a vantagem que é bem mais silencioso e macio, além da manutenção ser bem mais barata no álcool.
Pode comprar, o carro é valente.
kaio.trab@hotmail.com
16/01/2009, 17:54
Vendo Cardan Pampa 4x4 numero original Ford 83PU-4816A
41-3028-8808
valor - 150,00
oferta!
biodiesel
17/01/2009, 11:07
Valeu amigo, ja estou com a pampa, ja entrei na lama, peguei uma estrada muito ruim, 15 quilometros em uma hora e meia... só buraco e atoleiro e ela foi bem....
Comprei agora dois pneus lameiros (campo cidade) no manecopneus, agora o carro ficou ate mais leve, parece q esta com direção H...:dance:
Valeu amigo to gostando muito do carro... estava com a marcha lenta meio ruim, so foi limpar o carburador a marcha lenta e pronto... perfeito..:dance:
Valeu amigos
Prieto 4x4
17/01/2009, 21:35
Demos palpites pra caramba ( certos ou errados já é outra história ), será que agora não merecemos nem ver umas fotos da viatura??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Brincadeira, Biodiesel. Coloca umas fotos da "máquina", de preferência em ação.
abs
Cesar
:D:D:D
Clifford
24/01/2009, 09:37
Alô pessoal, também estou com uma Pampa 4x4 91, estava precisando uma picapinha para o trabalho, e acabei encontrando uma de um senhor que tinha ela há mais de 10 anos ja, a única coisa que tive que fazer era dar uma limpada no carbura e arrumar o freio de mão, ela tá com 144000km e minhas primeiras impressões é que ela é econômica, fiz a média de 8km de alcohol na cidade e confortável comparando com uma saveiro por exemplo. A única coisa que estou precisando é uma caixa original dela, pois está sem a tração, o antigo dono quebrou 2 vezes a caixa e colocou uma de 5 marchas (depois descobri que ele andava com atração no seco pra subir morros de estrada batida no seco...)...se alguém souber de uma caixa dando sopa é só avisar.
cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 13:09
Alô pessoal, também estou com uma Pampa 4x4 91, estava precisando uma picapinha para o trabalho, e acabei encontrando uma de um senhor que tinha ela há mais de 10 anos ja, a única coisa que tive que fazer era dar uma limpada no carbura e arrumar o freio de mão, ela tá com 144000km e minhas primeiras impressões é que ela é econômica, fiz a média de 8km de alcohol na cidade e confortável comparando com uma saveiro por exemplo. A única coisa que estou precisando é uma caixa original dela, pois está sem a tração, o antigo dono quebrou 2 vezes a caixa e colocou uma de 5 marchas (depois descobri que ele andava com atração no seco pra subir morros de estrada batida no seco...)...se alguém souber de uma caixa dando sopa é só avisar.
eu não duvido que seja mais fácil (ou menos difícil) encontrar um câmbio de subaru que um da pampa 4x4...
Marco-Maga
10/02/2009, 18:27
Olá amigos!!
Tô pensando em comprar uma Pampa ou Belina 4X4 o que me dizem destes carros!
São fortes? Meu uso será integral no sitio e sempre usando o 4X4..Pretendo colocar um pneu cravado ou um frontieira
Outra pergunta, em subidas de terra será que ele vai sem problemas não tendo reduzida?
Obrigado pela ajuda.
Abs.
Olá amigos!!
Tô pensando em comprar uma Pampa ou Belina 4X4 o que me dizem destes carros!
São fortes? Meu uso será integral no sitio e sempre usando o 4X4..Pretendo colocar um pneu cravado ou um frontieira
Outra pergunta, em subidas de terra será que ele vai sem problemas não tendo reduzida?
Obrigado pela ajuda.
Abs.
Marco, eu nunca tive estes 4x4, mas, pelo que sei, o seu sistema 4x4 é algo frágil, não muito confiável (tanto é que duraram pouco em linha de fabricação). Some-se a isto o fator idade, e chega-se à conclusão de que talvez não sejam uma opção muito confiável.
Se for para uso apenas no sítio, sem rodar muito em estradas, nem por longas distâncias, talvez o Jeep Willys/Ford seja uma boa opção. Caso haja necessidade de rodar mais longe, ou em estradas asfaltadas, o Niva poderá ser um ótima opção, principalmente em termos de custo/benefício. Porém ambos têm uma menor capacidade de carga do que uma picape...
Há ainda uma terceira opção, porém bem mais cara, que é o Toyota Bandeirante, se possível em sua versão com carroceria de madeira. É duro e desconfortável, mas é simplesmente indestrutível!
Marco-Maga
10/02/2009, 19:59
Marco, eu nunca tive estes 4x4, mas, pelo que sei, o seu sistema 4x4 é algo frágil, não muito confiável (tanto é que duraram pouco em linha de fabricação). Some-se a isto o fator idade, e chega-se à conclusão de que talvez não sejam uma opção muito confiável.
Se for para uso apenas no sítio, sem rodar muito em estradas, nem por longas distâncias, talvez o Jeep Willys/Ford seja uma boa opção. Caso haja necessidade de rodar mais longe, ou em estradas asfaltadas, o Niva poderá ser um ótima opção, principalmente em termos de custo/benefício. Porém ambos têm uma menor capacidade de carga do que uma picape...
Há ainda uma terceira opção, porém bem mais cara, que é o Toyota Bandeirante, se possível em sua versão com carroceria de madeira. É duro e desconfortável, mas é simplesmente indestrutível!
Pois é Girti, eu ja tenho um Gran Vitara 4x4, tenho tb uma F75 muito boa, esta Pampa ou Belina 4X4 estou trocando na minha moto no taco, é uma XLX 250r 90, o uso seria só no sitio mesmo e no max 3 km até a cidade, mas no sitio é panque, pra vc ver só consigo ir em alguns lugares com meu GV com a reduzida ligada, essa é minha duvida na Pampa e Belina.
No aguardo.
Abs.
Pois é Girti, eu ja tenho um Gran Vitara 4x4, tenho tb uma F75 muito boa, esta Pampa ou Belina 4X4 estou trocando na minha moto no taco, é uma XLX 250r 90, o uso seria só no sitio mesmo e no max 3 km até a cidade, mas no sitio é panque, pra vc ver só consigo ir em alguns lugares com meu GV com a reduzida ligada, essa é minha duvida na Pampa e Belina.
No aguardo.
Abs.
A questão é de força ou de aderência na lama? Se for apenas de força, a picape Chevy pode ser uma boa opção. Tem tração traseira, e um motor mais potente que o Ford CHT. E, com pneus lameiros e/ou correntes nas rodas traseiras, pode surpreender!
Marco-Maga
10/02/2009, 20:19
A questão é de força ou de aderência na lama? Se for apenas de força, a picape Chevy pode ser uma boa opção. Tem tração traseira, e um motor mais potente que o Ford CHT. E, com pneus lameiros e/ou correntes nas rodas traseiras, pode surpreender!
Pois é, a questão é força e aderencia...hehehehehe
não adianta ,4x2 não vai, precisa das 4 ajudando..
Sei lá, vamos esperar alguem mais se manifestar :pipoca:
Obrigado pela ajuda.:concordo:
Abs.
Edintruder
11/02/2009, 13:16
Pede para o camarada que está te vendendo fazer um teste. Por durabilidade acredito que não tem mistério, pois as peças são fáceis de encontrar e a manutenção descomplicada. Se faltar força com o CHT bastaria colocar um AP 1.8, porém envolve gastos...
Eu compraria a Pampa sem medo nenhum. Suspensão é excelete, para trabalho entre as picapes pequenas é a melhor entre os modelos antigos e atuais, e o 4x4 vai muito bem sim. Se no teste drive ela andar sem forçar muito ou comer embreagem com certeza seria um bom negócio, porém se sentires que a embreagem sofre muito, talvez não seja boa escolha.
Marco-Maga
11/02/2009, 14:19
Pede para o camarada que está te vendendo fazer um teste. Por durabilidade acredito que não tem mistério, pois as peças são fáceis de encontrar e a manutenção descomplicada. Se faltar força com o CHT bastaria colocar um AP 1.8, porém envolve gastos...
Eu compraria a Pampa sem medo nenhum. Suspensão é excelete, para trabalho entre as picapes pequenas é a melhor entre os modelos antigos e atuais, e o 4x4 vai muito bem sim. Se no teste drive ela andar sem forçar muito ou comer embreagem com certeza seria um bom negócio, porém se sentires que a embreagem sofre muito, talvez não seja boa escolha.
Fala Edin, tudo bem!!
Pois é, a pampa o cara ja vendeu, agora tem o outro que tem a Belina 4X4, a suspenção da belina é a mesma da pampa? Pq a belina tb serve para mim...
E como disse o uso será de 95% só no sitio mesmo. E no max andar uns 50 km no asfalto mas isso uma vez ou outra.
Abs.
Clifford
13/02/2009, 01:39
Olá, tenho uma pampa, na parte de motor o cht acho um pouco vagaroso principalmente carregada, é um carro pra se andar na boa e tal, em compensação é bem econômica. Quanto à tração ela vai de boa desde que não se use em piso seco, o antigo dono dela quebrou 2 vezes a caixa (não sei o que exatamente)...mas ele usava pra subir um morrão de estrada de chão no seco. Se tiver um certo cuidado ao utilizá-la é um bom carro e manutenção barata.
Marco-Maga
13/02/2009, 18:19
Olá, tenho uma pampa, na parte de motor o cht acho um pouco vagaroso principalmente carregada, é um carro pra se andar na boa e tal, em compensação é bem econômica. Quanto à tração ela vai de boa desde que não se use em piso seco, o antigo dono dela quebrou 2 vezes a caixa (não sei o que exatamente)...mas ele usava pra subir um morrão de estrada de chão no seco. Se tiver um certo cuidado ao utilizá-la é um bom carro e manutenção barata.
Clifford,
Obrigado pela dica, mas me diga, em um morrão(Como vc diz) com barro, vc acha que ela vai bem ou falta motor?
Pq o uso que quero fazer é no meu sitio, e lá tenhos umas subidas meio fortes, por exemplo a F 75 que eu tinha 6cc só subia com a reduzida ligada, se eu fosse subir só no 4X4 sem reduzida não subia, tá certo que esse motor 6cc da F75 e um motor pra força e não velocidade,não é como um 4cc da mesma F75.
Abs.
Clifford
15/02/2009, 09:45
Pela sua descrição, acho que se subir vai penar muito, o cht é um motor relativamente fraco, das picapes pequenas (ex. saveiro, chevy) é a mais pesada, e ainda se tiver carregada complica mais ainda. É minha opinião ok? T+
Policarpo
17/02/2009, 14:57
Pessoal,
Nos idos de 1990, a "pampinha" como carinhosamente chamávamos era pau para toda obra...morava na zona rural (interior de MG) com meus pais e na época do plantio de milho era a pampa que levava o diesel p/ trator...eu já vi ela subindo estradas bem rampadas completamente enlameadas...dentro de suas capacidades ela era mesmo valente.
O sistema de tração dela não é robusto mas se bem utilizado (apenas em pisos escorregadios e com baixa velocidade) faz muito...quem é uma Strada Adventure (mesmo a Locker) para fazer o que ela faz!!!
Um pto fraco dela era a roda livre automática...quebrava com facilidade...até o dia que a AVM desenvolveu uma manual p/ ela...bom, dai o cuidado deveria ser redobrado porque se o esforço fosse muito grande a caixa ia p/ brejo...
Bom, eu era bem jovem mas a Pampa me cativava e foi naquele tempo que fiquei vidrado nos 4x4...
Na minha opnião o nosso mercado tem espaço p/ uma pickup leve com tração 4x4...pois são elas que realmente pegam no pesado...se fizermos uma estatística tenho certeza que um elevado percentual das pickups leves trabalham de verdade (na cidade e no campo).
Que bom que alguns exemplares ainda estão dando o sangue por ai!!!
a pampa na verdade é um CORCEL adaptado p/ servir de pickup.. ok... muito robusta e simples p/ epoca..
porem de todas as suas concorrentes uma que sobressaia era a chevy500 ( chevette adaptado) pelo sua tracao traseira..
a pampa 4x4 foi a resposta a essa deficiencia, porem ainda continua sendo um CORCEL com 4x4, atendia muito bem o proposito de um automovel com tracao 4x4 p/ estradas de lama... só isso e nada mais..
nao esperem da pampa 4x4 o desempenho de um jipe que fora concebido desde o primeiro rabisco da prancheta p/ o uso offroad
T+
Edintruder
19/02/2009, 22:30
a pampa na verdade é um CORCEL adaptado p/ servir de pickup.. ok... muito robusta e simples p/ epoca..
porem de todas as suas concorrentes uma que sobressaia era a chevy500 ( chevette adaptado) pelo sua tracao traseira..
a pampa 4x4 foi a resposta a essa deficiencia, porem ainda continua sendo um CORCEL com 4x4, atendia muito bem o proposito de um automovel com tracao 4x4 p/ estradas de lama... só isso e nada mais..
nao esperem da pampa 4x4 o desempenho de um jipe que fora concebido desde o primeiro rabisco da prancheta p/ o uso offroad
T+
Mas mesmo sendo um corce adaptado, a Pampa ainda é muito melhor no fora de estrada que um fiestão adaptado... :concordo:
Clifford
20/02/2009, 11:46
/\
| |
Tenho por aqui uma reportagem da antiga 4x4&pikcup, em que eles cruzaram a transamazonica com duas pampa 4x4, p/ fazer o levantamento inicial do Camel Trophy se não me engano, assim que achar vou colocar aqui. Mas eu me lembro que uma foi abandonada pelo meio do caminho.
Ricardo Passoni
22/02/2009, 11:58
Pelo que sei ates as novas na epoca estouravam o diferencial traseiro , conheço um ex funcionario da Ford que cansou de detonar dif traseiros e largar no patio , bom mas acredito que hj alguem ja achou o problema ,mas não acho que seja uma carro ruim como todos tem seus pros e contras
cRiPpLe_rOoStEr
02/03/2009, 18:44
/\
| |
Tenho por aqui uma reportagem da antiga 4x4&pikcup, em que eles cruzaram a transamazonica com duas pampa 4x4, p/ fazer o levantamento inicial do Camel Trophy se não me engano, assim que achar vou colocar aqui. Mas eu me lembro que uma foi abandonada pelo meio do caminho.
um jornalista português fez comentários sobre uma pampa 4x4 sendo rebocada por um fusca na transamazônica...
Marco-Maga
02/03/2009, 22:46
Pelo que sei ates as novas na epoca estouravam o diferencial traseiro , conheço um ex funcionario da Ford que cansou de detonar dif traseiros e largar no patio , bom mas acredito que hj alguem ja achou o problema ,mas não acho que seja uma carro ruim como todos tem seus pros e contras
Obrigado pela ajuda, vou pensar se compro ou não, tenho um Gran Vitara e não quero detonalo por isso estou optando por uma Belina ou Pampa 4X4.
Abs
outfitter
05/03/2009, 17:41
Caro
Vou lhe dar meu depoimento pessoal: Em 1984 (ha 25 anos atrás) adquiri minha primeira das tres Pampas 4X4 (84,85 e 86) que possui. Todas a alcool. Eram bons veiculos para quem as utilizava com adequação, ou seja, quatro por quatro leve (estradas com certo barro, areia de praia, rampas enlameadas,etc). Foram confiaveis e confortaveis para meu uso (caçadas e pescarias) naqueles tempos.Se souberes utilizar com o devido respeito a proposta do veiculo, repito, quatro por quatro leve, não irão te frustar. Mas esqueça fazer "trilhas" com ela.
Att
AM
Valeu
Caro amigo, tenho uma pampa 4x4 e pucho um barco de 6 metros, tenho saido de cada lugar complicado, sempre deu certo, até estou interessado em adaptar um motor 1.9 diesel da VW, estou precisando de informações se dá certo, abraço.
joao.col
27/03/2009, 13:08
acho que de todas as pickups leves a pampa por si só dá um show em resistencia, ainda mais sendo 4x4, é lógico que para trilhas pesadas ela não aguenta, mas no mais onde precisar ir ela vai
cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 19:45
Caro amigo, tenho uma pampa 4x4 e pucho um barco de 6 metros, tenho saido de cada lugar complicado, sempre deu certo, até estou interessado em adaptar um motor 1.9 diesel da VW, estou precisando de informações se dá certo, abraço.
chata é a parte da documentação... o detran vai cobrar além da tração 4x4 a REDUZIDA para autorizar o uso do diesel... mas se a relação da 1ª marcha for igual ou mais reduzida que a ré geralmente aceitam...
biodiesel
06/05/2009, 11:17
Ola amigos ja estou com a pampa faz uns meses o tempo para por ela nas lama e montanha a cima... ainda nao tenho fotos para postar mas em breve terei...
O carro é valente, porem tem seu limite, tive q mudar rotas por ela nao conseguir passar uma ladeira de estrada de terra, esburacada e chuvendo muito, muita lama...
A traçao dela ja deu uns estalos pois quando mudei para 4x2 ela nao desconectou direito a 4x4 e ficou estalando, no ajuste do diferencial...:???:
Alguem ja passou por isso....
mas o carrinho é bom, as estradas q eu ando q sao ruim de mais... sinto falta de uma reduzida.. isso bastaria...8-)
Um grande abraço a todos
biodiesel
06/05/2009, 11:30
Ola amigos, tenho uma pampa 4x4 da engerauto, cabinada, e um carro valente, porem tem seu limite, indo para fazenda escolhi uma caminho mais curto porem mas dificel, com uma ladeira terrivel, estava chuvendo muito e tinha muita agua e lama, o carro nao teve motor para ultrapassar o obstaculo, fiquei uma hora tentando e nada de consegui.....
Falta uma reduzida, tendo isso o carrinho estaria perfeito... eu gosto muito da pampa, carro bom e valente, suspençao boa...
Porem a 4x4 esses dias ficou estalando quando desingatei para 4x4 .... fiquei com medo da caixa de marcha quebrar....:shock: porem ele desingatou e pronto..
estrada...
Um grande abraço,
para subida forte uma picape rural é a boa...
Fernando Assis
08/05/2009, 11:34
Meu sogro é mecânico, muito experiente. Ele diz que foi muito mal feita a pampa/belina 4x4, o sistema era muito frágil, com muitas quebras, tanto que a produção durou pouco tempo. Segundo ele a maioria acabava abandonando a tração traseira e ficava só 4x2 mesmo, devido aos problemas frequentes.
Eu não compraria! Talvez um niva saia melhor
amigoooo....ela aguenta sim.. mais claroo naum pensa em lançar ela numa trilha q vc se lasca...eu tinha uma aq vendi no entanto to querendo montar uma courier 4x4 com o sistema do ford ecosport 4wd a pampinha é valente sim.... mais lembre-se.. não pensa em colocar na trilha q se fica enroscado ,,mais boa opção... e se possivel comprar a ultima 93 equipamento mais sotisficado como painel sistema de troca de tanque e se possivel colocar uma roda livre né para evitar gastos quando não necessario em pista de alta derencia ..abraço
......A traçao dela ja deu uns estalos pois quando mudei para 4x2 ela nao desconectou direito a 4x4 e ficou estalando, no ajuste do diferencial...:???:
Alguem ja passou por isso....
é comum as vezes ter dificudade pra desengatar o 4x4, acho que o fato de ter as relações de diferenciais diferentes pode dificutar o desengate, quando isso ocorrer tenta desengatar com ela em movimento pra frente mesmo, só que bem devagar, se não desengatar dê uma ré também devegar que geralmente solta a 4x4!
outra coisa, achava que as 95 eram ap 1.6, não lembrava que era cht!
lembro que na época cheguei bem perto de comprar uma 94, só que elas não tinham opicional nenhum eram a modelo L, o que me fez optar por outra!
[]´s.
shuther4x4
11/05/2009, 21:15
outra coisa, achava que as 95 eram ap 1.6, não lembrava que era cht!
lembro que na época cheguei bem perto de comprar uma 94, só que elas não tinham opicional nenhum eram a modelo L, o que me fez optar por outra!
[]´s.
Só as 4x4.
As 4x2 eram ap 1.6 e 1.8 nesse ano.
Ah galera, parabéns pelo tópico. Tive uma pampa, na verdade meu primeiro automovel por 6 anos e 240mk de alegria. Se puder ajudar em algo, gritem aí (mp).
Abraços a todos.
gseverog
12/05/2009, 13:41
Dicas para Ford Pampa:
Levantar: Pneus aro 14 com medida de no minimo 175/80/14 (esses vem cidade/campo como tu quer)
Tem q ser feita uma adaptacao na roda, tem q abrir o centro dela, coisa simples qq serra copo abre, pra poder entrar nos cubos traseiros, note q as rodas a pampa 4x4 sao diferentes q a da 4x2 justamente por isso
levantar traseira, eh soh SPOAR (passa o conjunto mola + amortecedor por cima do eixo)
levantar dianteira, se calcar a mola o amortecedor vai trabalhar de maneira errada, fra de curso, MAS ha uma solucao dentro da propria FORD heheheh o conjunto amortecedor + mola eh fixado a balanca por uma peca em forma de T, essa peca em em diversos tamanhos, soh soh trocar eles, ou mandar fazer sob medida, se nao me engano os tamanhos q vem sao: 8mm, 17mm, 25mm, 32mm, e um modelo q tem algumas marcas de reposicao q vendem que eh 42mm.
dica, nao deixe as homocineticas trabalharem em um angulo maior q 22 graus, mais q isso funciona mas diminue a vida util.
se fizer tudo isso com os pneus q corremendei, deve aumentar o vao livre (parte mais baixa do carro) em uns 6cms aproximadamente na dianteira, parte mais baixa, e uns 5 cm na traseira medindo na "bolota" do eixo, jah na lateral acredito q aumente uns 8cm a 12cms.
os T sau muito baratos, acho q uns 15 reais o par q tem q trocar, atras eh soh os grampos, tb baratos, uns 30 reais, os pneus e as rodas seriam o mais caro
espero ter ajudado, qq coisa, to de olho no topico
yurininja
23/06/2009, 14:37
esse lance de quebra o diferencial me pareçe lenda, pois nunca vi um quebrado (alias sempre fico sabendo q algum mané q tira o eixo traseiro para colocar 5 marchas)
eu tenho uma belina 4x4, o diferencial é sobredimensionado, não vai quebrar mesmo, o defeito fica por conta da falta de uma reduzida.
por isto estou interessado em algo q de mais torque ao meu CHT! acho q o ideal é um supercharger!
a única coisa q deu defeito na 4x4 dela foi numa marcada minha (e q marcada), pois andei a 100Km/h na rodovia asfaltada por uns 30Km, aí o rolamento do cardã estourou, ando até hj com elas assim, só q agora, enquanto não troco o rolamento, não posso usar 2ª marcha com a tração engatada (nem precisa, pois quando precisa de tração é de 1ª mesmo).
detalhe q rodo muito em rodovias com ela, engato a tração toda semana, seja no barro ou em subidas violentas de cascalho mesmo.
ela faz 7Km/litro de alcool na cidade, sem querer economizar.
na estrada faz 8 ou 9Km/l andando entre 100 e 110Km/h.
Marco-Maga
26/06/2009, 16:00
Amigos, obrigado pela ajuda.
Ainda não comprei mas estou pensando serio no caso, ela não seria para trilha e somente para usar no meu sitio, não vou rodar em auto estrada.
Acho o maximo que rodaria seria uns 40 km para ir pegar alguma coisa numa cidade prox.
Abs.
Belchior Belmonte
26/06/2009, 23:00
Caro amigo que quer uma pampa 4x4, se quiser um carro para andar 4x2 e no interior da propriedade que possui estradas, compre a pampa. agora se quiser usar e estradas em que deseje andar a 100km/h não compre. Sempre vai ter um pra dizer "quem disse que não anda a 100km/h?" Anda até a 120, mas um carro 4 marchas...... A tração da pampa "não presta" sempre vai ter gente dizendo que não que tem pampa e que dura muito. Se te disserem que quebra acredite, não é lenda. Lenda é dizer que é fraca, isso sim. O motor é muito fraco p/ a tração, vai andar sempre e 1 marcha. a tração é feita para andar somente no barro, ou como diz o fabricante somente em piso com pouca aderência. Você que tem mais de 30 anos se lembra das fotos da propaganda da pampa 4x4 no meio de um pedregulho? Os problemas da pampa são: o diferencial traseiro tem relação diferente do dinateiro, por isso a quebra e a recomendação para pisos de pouca aderência. Isso pq um diferencial empurra o outro se houver aderência. Aí entâo quando encontrar um barro onde só passa fusca e que vai ficar patinando muito tracione secou deixe 4x2. Ser 4marchas nem precisa comentar. Motor com pouca potência para o peso do carro mais exigênica da tração. Pequeno vâo livre para veículo tracionado, muito pequeno. Recomendo comprar uma pampa 4x2 e usar dentro e suas limitações.
Pampa diesel ESQUECE, nâo poderás regularizar, e olha que a pampa 1.9 diesel (não original de fábrica) eu conheci no Uruguai e é a salvação da Pampa, fica muito bom. Eu possuo e meus carros sempre foram saveiros diesel, e mudar de 1.6 p/ 1.9 atualmente é difícil. Agora só se pode alterar a potência p/ mais até 10% O código de transito é claro e os detrans tratam de tornar mais claro ainda que diesel é para utilitários com capacidade de carga acima de 1000 kg e ou com tração 4x4 e caixa reduzida. Como foi dito no tópico a primeira marcha reduzida mais que a ré vale, o marruá é assim. Mas atualmente só se pode passar para diesel jipes, e o olha lá, pick up que sairam de fábrica gasolina não podem. A Saveiros só de fábrica e ou adpatadas (com licensa do detran) fabricadas de outubro de 85 a fevereiro de 89 ,quem mudou mudou agora não muda mais. Algumas fora dessa data passaram através de "forças ocultas".
cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 23:15
Pampa diesel ESQUECE, nâo poderás regularizar, e olha que a pampa 1.9 diesel (não original de fábrica) eu conheci no Uruguai e é a salvação da Pampa, fica muito bom. Eu possuo e meus carros sempre foram saveiros diesel, e mudar de 1.6 p/ 1.9 atualmente é difícil. Agora só se pode alterar a potência p/ mais até 10% O código de transito é claro e os detrans tratam de tornar mais claro ainda que diesel é para utilitários com capacidade de carga acima de 1000 kg e ou com tração 4x4 e caixa reduzida. Como foi dito no tópico a primeira marcha reduzida mais que a ré vale, o marruá é assim. Mas atualmente só se pode passar para diesel jipes, e o olha lá, pick up que sairam de fábrica gasolina não podem. A Saveiros só de fábrica e ou adpatadas (com licensa do detran) fabricadas de outubro de 85 a fevereiro de 89 ,quem mudou mudou agora não muda mais. Algumas fora dessa data passaram através de "forças ocultas".
o detran daqui do rio grande do sul é bastante rigoroso nesse aspecto, bem mais que em alguns estados... ouvi dizer que na bahia ja conseguiram regularizar golf e passat a diesel, mas até que ponto isso é verdade eu não faço idéia...
qdo o meu tio foi no detran regularizar o vitara a diesel dele me disse que o detran "só" cobrava 4x4 e reduzida, mesmo que adaptadas... tanto que ele até cogitou fazer uma gambiarra na pontiac trans sport dele, usando componentes de ranger e passando o motor para a longitudinal... a propósito: perto do meu apartamento tem uma pequena transportadora que tem um ford f600 e estava adaptando motor de opala 6 cilindros a álcool no lugar do v8, provavelmente em função do "excesso de rigor" do detran, que acaba até contrariando a lei, ja que o modelo é apto a receber motor a diesel em função da capacidade de carga... nada que um bom despachante (ou eventualmente um advogado...) não possam resolver...
pagando bem, que mal tem... aí fica fácil regularizar até mobilete a diesel...
Clifford
16/07/2009, 17:08
Finalmente consegui juntar todas as peças e coloquei o cambio original da minha, agora está puxando nas 4 patinhas :D, mas uma perguntinha. No diferencial da pampa existe algum respiro que possa entrar água caso eu passe em algum alagadinho? não achei nada, ta tudo tranqs nessa parte? até mais galera.
cRiPpLe_rOoStEr
17/07/2009, 02:56
Finalmente consegui juntar todas as peças e coloquei o cambio original da minha, agora está puxando nas 4 patinhas :D, mas uma perguntinha. No diferencial da pampa existe algum respiro que possa entrar água caso eu passe em algum alagadinho? não achei nada, ta tudo tranqs nessa parte? até mais galera.
o único diferencial de pampa 4x4 que eu vi mais detalhadamente não tinha nenhum respiro... a propósito: quanto gastou no câmbio?
Clifford
17/07/2009, 09:07
+- R$1300,00 no cambio + algumas peças (cruzeta, cabo e miudezas), + R$ 400,00 de m.o.
(a minha estava com o cambio normal de 5 marchas)
marcomencia
07/08/2009, 17:32
Massa. Tópico legal.
Eu tinha pensado em comprar uma pampa 4x4. Daria certinho pro meu uso.
Qdo comentei com meus amigos eles falaram na hora q a tração dava problemas. Aí abortei a idéia. Acho q se uma fábrica lançasse um 4x4 leve venderia bem. Eu trocava minha ranger por uma menor, pq tenho q manobrar muito pra entrar e sair da garagem. Não preciso de um carro tão pesado.
Edintruder
15/08/2009, 00:57
Mal pergunte, qual é a relação do diferencial dianteiro e do traseiro? Não tem a mesma relação dianteira em nenhum carro nacional com tração traseira, como o chevette por exemplo?
Clifford
18/08/2009, 14:10
Vou colocar um trecho da reportagem da antiga revista Motor 3, que fala dessas relações e tudo mais, o que que a galera acha disso:
"...Esse sistema da Pampa 4x4 compõe-se de um diferencial dianteiro com relação de redução de 4,125:1 (Pampa comum, 3,875:1); uma caixa de mudanças com relações iniciais "curtas" (numericamente altas - a primeira é 3,82:1, contra os 3,62:1 da Pampa 4x2); uma caixa de transferência colocada atrás da caixa de mudanças normal (com apenas quatro velocidades, infelizmente), com relação de 1,167:1; uma junta homocinética logo atrás da caixa de transferência; um cardã em duas peças, com mancal central; duas juntas universais convencionais; um diferencial traseiro com relação 3,54:1 (que, multiplicada pela relação de redução da caixa de transferência, dá exatamente os 4,125:1 do diferencial dianteiro); e cubos de roda livre nas quatro rodas. Com as altas relações de redução dos eixos e da caixa de marchas, o sistema dispensa o emprego de "reduzidas" como encontradas nos jipes convencionais. "
Pois então, essas informações eram do teste da pampa 4x4 em 1984, comentários abaixo:
| |
\/
Edintruder
19/08/2009, 22:57
Agora entendi porque tem a diferença entre os diferenciais. Que coisa de Português! Se tivessem feito uma CT com dois cardans e dois diferenciais separados com certeza teria feito mais sucesso e teria menos problemas. Mas como a Ford gosta de forder com os compradores...
"Eu" tive essa Pampa, na verdade meu pai teve.... eu adorava ela! mas putz, a mecanica não era muita coisa não, tivemos muita pane elétrica nela e no motor, o 4x4 mesmo não lembro de ter dado problema, mas algumas merdas no motor deu.... é um belo carro, sou louco para comprar um para mim, pois é pequeno e sobe qualquer lugar, um mini jeep mesmo, como vinha na lateral a inscrição JEEP.... ir para o sitio nela c/ lama era uma maravilha, todo mundo atolado e a gente passava de boa...
Vale a pena, mas se prepara c/ as dores de cabeça.....
Ou se alguem tiver alguma para vender, me informe! pois eu penso em comprar uma para mim.....
Ah, tem uns loucos vendendo ela pelo dobro do preço de tabela, obvio que não vale, é um carro valente, mas não vale, o preço de tabela é mais do que justo....
A FORD um tempo atras fez promoção de DURATEC 2.0 16V, alguem já pensou em botar esse motorzinho numa pampa 4x4??? rsrsrs...
Bodão Guará Júnior
23/01/2010, 22:39
Gostaria de opinar também. A Pampa 4x4 não conheço muito bem, más a belina sim. Tivemos duas na família e deram pouco problema.
Uma delas no 1° Rally do São Francisco como carro de apoio, por nessecidade de carregar muito peso, foram trocadas as molas traseiras por duas mais rígidas. Como a quantidade de bacadas era grande, assim como a empolgação, o monobloco cedeu. Em outra viagem à Serra da Canastra, subindo a Serra Branca no Vale da Babilônia ela quebrou a trizeta deixando assim de funcionar a tração. Esta continua ainda na Família, por propriedade de meu avô, em condição impecável e totalmente na ativa.
A outra, de propriedade de meu pai, também teve problema na trizeta, porém somente desencaixou o cardã da tração. Paramos por alguns instantes, reencaixamos e continuamos a viagem. Esta infelizmente não está mais na família.
Estas duas Belinas andaram por lugares onde vários carros traçados tiveram dificuldade, sem contudo, nos privar de um bom conforto.
Bodão Guará Júnior
23/01/2010, 22:53
Aqui vai uma foto da Belinosa. A propósito, ela é do ano 1985, assim como sua placa. Tirarei outras e enviarei posteriormente.
Clifford
01/02/2010, 22:29
Estou com umas idéias de upgrade na minha pampa, uma seria fazer uma espécie de subchasi mesmo fazendo por exemplo 2 longarinas e algumas travessas em aço acompanhando as longarinas originais para reforçar a estrutura e evitar um pouco a torçao da carroceria, e eventualmente também aproveitando-a para adaptar um guincho pequeno na frente. É uma idéia válida?
cRiPpLe_rOoStEr
02/02/2010, 00:40
Estou com umas idéias de upgrade na minha pampa, uma seria fazer uma espécie de subchasi mesmo fazendo por exemplo 2 longarinas e algumas travessas em aço acompanhando as longarinas originais para reforçar a estrutura e evitar um pouco a torçao da carroceria, e eventualmente também aproveitando-a para adaptar um guincho pequeno na frente. É uma idéia válida?
até é válida, mas daí a ser barato são outros 500... tem que redimensionar a suspensão e mais umas outras coisas que agora eu não lembro... a propósito: ja viu uma vez na 4x4&cia uma saveiro que teve o monobloco montado em cima de um chassi de jeep modificado?
Eu comprei uma pampa 4x4 ano 94/95 branca com faixas vermelhas muito completa com ar cond.,dir. hid.,vidros elet.,travas elet.,painel do ultimo del rey com conta giros,santo antonio com milhas esta com pneus lameiros com perfil alto,alongador de para lamas tem ate guincho eletrico enfim o carro e totalmente refeito o interior do carro e todo novo ate tabelier o antigo dono colocou novo"o interior e tudo zero mesmo bancos etc", mais nunca coloquei na trilha queria saber de vc que ja tem uma se ela e boa de trilha,manutenção e de dificil acesso a peças ?,vc poderia mandar umas dicas desse carro, tenho medo de fazer trilha e ela começar a quebrar peças da tração pois ja li que essa tração não e bem falada e as peças da tração trazeira e da caixa de marcha são raras e muito dificil de achar alem de caras ,pois no estado que ela se encontra ja mandaram uma boa oferta,mais se for boa de trilha fico com ela pois alem de economica ela esta muito nova de tudo suspensão,motor cht mais foi todo feito,o total de notas fiscais gastas neste carro ultrapassam de R$ 25.000 gastos pelo antigo dono,no aguardo de sua resposta obrigado.:dance:
Clifford
03/03/2010, 16:04
Coloca aí umas fotos da picapinha pra gente dar uma olhada, parece ser muito ajeitada!
Na minha, como por enquanto estou como único carro, so fiz umas 3 trilhas com ela ano passado, mas fora da manutenção normal, a única coisa que foi trocada foi o rolamento do cardã, que inclusive serviu foi o da Hilux. Até agora nenhum problema com câmbio/diferencial, que são os maiores vilões em termos de achar peças.
Cara a q eu tinha nao joguei em trilha, mas já peguei estrada de terra tensa com ela, subida super ingrime que só ela ou hilux subiam e sem 4x4 acionado não ia nem a pau....
O bixo é valente, mas cuidado, mas ela dava pau bastante em motor se não me engano, mas a minha era velha de lama, vivia todo fds na terra (sitio com estrada de terra) e servia para levar material da construção pra lá e pra ca.... bixinha guerreira, mas bem valente....
Olha de mecanica, lembro que era peça do del rey, só não dar merda do 4x4 que está beleza...
Clifford
05/03/2010, 13:45
Tem uma pampa pra vender no ML com outra mecânica por baixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-134712043-pampa-gl-18-1994-4x4-freio-disco-direcao-hidraulica-ar-cond-_JM
To implorando que nao seja minha ex-pampa!!!! Acabaram com a coitada!!! Carro já existe uns 1000 só, e ainda um fdp faz isso com a bixinha!!! merece morrer
Fabio Oppermann
05/09/2010, 18:48
Tudo bem Biodiesel?
No meu tempo de criança , meu pai teve uma e foi só alegria!!
Ela tem seus limites, mas fora isto e so dar manutenção e tudo bem.
Por sinal , estou procurando uma.De preferência das últimas (90 em diante!!!).
Quero reforma-la toda.fazer toda original ,nem que demore !! Se souber de alguma, me interesso.Será que consigo peças originais para a mecânica??
grato.
sallespickup
11/09/2010, 12:13
BIO
essa da foto é minha de uso, vomos ser sinceros é fraquinha mas pra lama fina (aquela depois da chuva) ela vai, mas erosoes to fora quebra mesmo
ah ela foi fabricada de 83 a 95 sempre com motor cht, que se não for judiado vai longe
qualquer esclarecimento pode me contactar
carlos sallespickup
Julianogx
07/07/2011, 12:59
alguem tem os cardans dianteiro e trazeiro da pampa 4x4 pra venda? se tiver mande e-mail p/ julianogx@hotmail.com.
rafaellouro
07/07/2011, 18:42
:dance::dance::dance::dance:Tive uma pampa 92 4x4! ja passei em areial em beira de praia
com 450kg na caçamba que ate jipeiro nao acredita!!bom carro porem como qualquer outro carro tem suas virtudes e defeitos monobloco sensivel a torçao desista de meter em trilhas traçao sem roda livre ou seja mesmo desligado conjunto coroa e pinhao rodando junto fazendo barulho sofrendo desgaste e gastando mais gasolina sua traçao e ligada atraves de um cabo de aço que a ford nao forneçe mais!!!ai amigo tem que ir para a adptaçao o diferencial e passivel a quebrar o suporte das molas!motor cht confiavel e de manutençao barata (nao existe ap 4x4) dois tanques de combustivel que fornecem uma autonomia invejavel exelente espaço interno e bancos original com tres cintos(passageiros) tipo s10 sua grande maioria movidas a alcool.Mas o maior problema da pampa e onde achar uma inteira com preço justo?:dance::dance::dance::dance:
kadinho13
07/10/2011, 16:44
ae galera estou chegando agora no tópico, tenho uma pampa, ano 84, reformei ela inteira, tem uma foto dela pequena ai, coloquei pneus 15, com uma pequena adaptação das rodas do omega, ficou muito alta, e funciona bem, estou com pequeno problema nas rodas livre que ainda são automaticas, mas estou comprando um par de rodas livres manuais e creio que tal problema será solucionado, teve um amigo ai que perguntou sobre o diferencial traseiro, ele possui sim um respiro em cima, gostei muito do tópico, tenho um diferencial, traseiro de belina, se alguem precisar, podemos negociar
ae galera estou chegando agora no tópico, tenho uma pampa, ano 84, reformei ela inteira, tem uma foto dela pequena ai, coloquei pneus 15, com uma pequena adaptação das rodas do omega, ficou muito alta, e funciona bem, estou com pequeno problema nas rodas livre que ainda são automaticas, mas estou comprando um par de rodas livres manuais e creio que tal problema será solucionado, teve um amigo ai que perguntou sobre o diferencial traseiro, ele possui sim um respiro em cima, gostei muito do tópico, tenho um diferencial, traseiro de belina, se alguem precisar, podemos negociar
Opa, cara tu ainda tem esse diferencial traseiro da belina, tenho uma Belina Ghia 1.8 AP 1991 (ultima que saiu), to interessado em pôr a tração 4x4 nela, será que fica show de bola?
kadinho13 tú ainda quer negociar aquele diferencial??
Se quiser entra em contato pelo meu e-mail fabriciocalegaro@hotmail.com
Flw Abraço
Edintruder
21/05/2012, 00:56
Opa, cara tu ainda tem esse diferencial traseiro da belina, tenho uma Belina Ghia 1.8 AP 1991 (ultima que saiu), to interessado em pôr a tração 4x4 nela, será que fica show de bola?
kadinho13 tú ainda quer negociar aquele diferencial??
Se quiser entra em contato pelo meu e-mail fabriciocalegaro@hotmail.com
Flw Abraço
Acho que vai ser difícil ele te responder, pois desde 2011 ele não retornou mais por aqui... Nunca mais deverá ler isso que ele mesmo postou.
O ideal no teu caso seria encontrar uma pampa 4x4 completa ou uma belina 4x4 completa e colocar o AP 1.8. vale lembrar ainda que existe a possibilidade da transmissão não aguentar por muito tempo a potência do AP 1.8, pois se forçar muito com o CHT ela já costuma dar alguns probleminhas. Com um AP 1.8 então...
Pampa 4x4 Revisada 1987 - Ano 1987 - 100 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-238712325-pampa-4x4-revisada-1987-_JM)
Ford Pampa 4x4 L 1994 Preta - Ano 1994 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-237492295-ford-pampa-4x4-l-1994-preta-_JM)
O ideal no teu caso seria colocar a transmissão completa de um Samurai, com os eixos rígidos consegues erguer a Belina e colocar pneus 235/75 R15. E o melhor é que essa transmissão aguenta muito bem e com a vantagem de ganhar a reduzida.
Ford Belina 4x4 - Ano 1987 - 190000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-236007915-ford-belina-4x4-_JM)
Belina 4x4 - Ano 1986 - 20000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-237975678-belina-4x4-_JM)
Essa está perfeita para tirar a tração e colocar na tua.
Belina 4x4 L - Ano 1985 - 211613 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-236210745-belina-4x4-l-_JM)
Belina L 4x4 85 Poaparts - Ano 1985 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-236462559-belina-l-4x4-85-poaparts-_JM)
Belina 4x4 - Ano 1986 - 140000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-238421631-belina-4x4-_JM)
Belina 4x4 Ford 1985/86 Original - Ano 1986 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-238406486-belina-4x4-ford-198586-original-_JM)
Belina Corsel Ii 4x4 1.6 Gasolina Raridade - Ano 1985 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-237801100-belina-corsel-ii-4x4-16-gasolina-raridade-_JM)
Edintruder
27/05/2012, 23:25
Esse foi mais um que encontrou o fórum, postou algo e nunca mais voltou para ver se alguém tinha respondido...
Sydney66
21/06/2012, 21:49
Pessoal, bom dia, não sei se estaria no forum correto mas não encontrei outro lugar para por minha dúvida.
Tenho uma pampa 1994 4x4 alcool 1.6L CHT com carburador original BLFA 30/34. Esse modelo é de 2 tanques de combustível, um principal de 64L e um auxiliar de 40L. Já é a segunda vez que preciso trocar o tanque principal devido excessiva corrosão, e também da má qualidade das peças não originais. Para vocês terem uma ideía, o tanque auxiliar ainda é o original e não tem esse problema e, se não fosse ele, eu estaria num mato sem cachorro pois da última vez que fui abastecer embaixo do carro parecia um chuveiro, imagine o susto num posto de gasolina ver todo aquele combustível vazando em baixo do carro. Como o alcool não compensando o preço e o problema que estou tendo com a qualidade desses tanques, estava pensando em passar a rodar com gasolina.
Vi que hoje a taxa de compressão dos motores atuais já é igual ou superior aos dos antigos motores a alcool e que a própria gasolina hoje tem mais alcool que gasolina rsrsrsrsrsrs.
Qual a opinião de vocês sobre isto, apenas substituindo os gigles do carburador para as medidas do modelo a gasolina resolveria?
Grato por qualquer sugestão, esse forum é excelente.
mali9ski
22/06/2012, 16:50
Pessoal, bom dia, não sei se estaria no forum correto mas não encontrei outro lugar para por minha dúvida.
Tenho uma pampa 1994 4x4 alcool 1.6L CHT com carburador original BLFA 30/34. Esse modelo é de 2 tanques de combustível, um principal de 64L e um auxiliar de 40L. Já é a segunda vez que preciso trocar o tanque principal devido excessiva corrosão, e também da má qualidade das peças não originais. Para vocês terem uma ideía, o tanque auxiliar ainda é o original e não tem esse problema e, se não fosse ele, eu estaria num mato sem cachorro pois da última vez que fui abastecer embaixo do carro parecia um chuveiro, imagine o susto num posto de gasolina ver todo aquele combustível vazando em baixo do carro. Como o alcool não compensando o preço e o problema que estou tendo com a qualidade desses tanques, estava pensando em passar a rodar com gasolina.
Vi que hoje a taxa de compressão dos motores atuais já é igual ou superior aos dos antigos motores a alcool e que a própria gasolina hoje tem mais alcool que gasolina rsrsrsrsrsrs.
Qual a opinião de vocês sobre isto, apenas substituindo os gigles do carburador para as medidas do modelo a gasolina resolveria?
Grato por qualquer sugestão, esse forum é excelente.
Amigo a solução correta seria, abrir o motor trocar os pistões e trovar a giclagem do carburador.....
o geitinho brasileiro, é tirar o cabeçote por duas juntas atrasar um pouco o ponto e trocar giclegem do carburador....funciona também tenho um vizinho que só descobriu que seu gol era a alcool quando foi trocar a junta do cabeçote e teve que comprar duas....
os motores hoje em dia tem sensor de pré detonação que atrasam o ponto quando necessario no carburado na gasolina com taxa do alcool vai bater.....
amigo vc pode iniciar o acerto por essa tabela da saveiro 1.6 gasolina com esse carburador, ou trocar por um webber 460 que sai no CHt gasolina
Gicle: SAVEIRO 1.6, Gasolina (Tabela de Giclagem) (http://gicle.ilax.com.br/mostra.php?id=77&q=)
valew e boa sorte
O Correto é o que o amigo falou trocar pistões giclagem e ponto....
A gabiarra ele também falou....
O caminho é esse ai mesmo.
Quanto ao tanque, tive este problema com um mille da empresa que ficava comigo, quando peguei o carro o tanque já estava amassado, e com o tempo trincou bem na dobra do amassado, avisei a empresa e foi trocado o tanque, colocaram o paralelo :parede:
não durou 60 dias e começou a pingar combustivel novamente...
solução pra empresa não falar que era mau uso meu... durepoxi na trinca e esta ficou até a troca do carro... (penso que era melhor ter feito isso da primeira vez)
Sydney66
22/06/2012, 20:11
Amigo a solução correta seria, abrir o motor trocar os pistões e trovar a giclagem do carburador.....
o geitinho brasileiro, é tirar o cabeçote por duas juntas atrasar um pouco o ponto e trocar giclegem do carburador....funciona também tenho um vizinho que só descobriu que seu gol era a alcool quando foi trocar a junta do cabeçote e teve que comprar duas....
os motores hoje em dia tem sensor de pré detonação que atrasam o ponto quando necessario no carburado na gasolina com taxa do alcool vai bater.....
amigo vc pode iniciar o acerto por essa tabela da saveiro 1.6 gasolina com esse carburador, ou trocar por um webber 460 que sai no CHt gasolina
Gicle: SAVEIRO 1.6, Gasolina (Tabela de Giclagem) (http://gicle.ilax.com.br/mostra.php?id=77&q=)
valew e boa sorte
Amigos, valeu pela aula e pela tabela.
Abs
Tiagobel
29/06/2012, 09:42
Aproveita que o kit do cht é barato e troca os 4 pistões pelo modelo a gasolina. Refaça a carburação e pronto! Vai ficar zero.
ricardocontagem
02/07/2014, 14:46
Boa tarde, caros amigos tenhu uma pampa 1992 motor ap 1.8 gasolina, mas esta nao tem a traçao 4x4, pretendo colocar nela a traçao completa, ja encontrei pra comprar, mas tenhu umas duvidas: 01: A pampa 4x4 ja tem a reduzida, 02:caso nao tenha posso colocar ela 4x4 e adptar a reduzida, na propria caixa de marchas que adquiri que era de uma pampa 4x4. 03: a caixa de marcha serve certim no motor AP 1.8?
Fabio Luis
02/07/2014, 18:09
Boa tarde, caros amigos tenhu uma pampa 1992 motor ap 1.8 gasolina, mas esta nao tem a traçao 4x4, pretendo colocar nela a traçao completa, ja encontrei pra comprar, mas tenhu umas duvidas: 01: A pampa 4x4 ja tem a reduzida, 02:caso nao tenha posso colocar ela 4x4 e adptar a reduzida, na propria caixa de marchas que adquiri que era de uma pampa 4x4. 03: a caixa de marcha serve certim no motor AP 1.8?
Opa, achei que era o único que tinha uma pampa 4x4 aqui rsrs, bom a minha uso pra pescarias e até agora está atendendo bem, respeitando suas limitações não dá problemas. Mas voltando ao tópico, 01-02- não tem reduzida, se quizer mesmo a reduzida acho melhor pegar um outro conjunto(não sei como terá que fazer), 03 a caixa dela é para motor cht. No meu caso, puxo um barco em rampas complicadas de chão, mas as vezes sinto que a embreagem sofre bastante, uma reduzida ficaria 10. Tem alguns tópicos passados que falam da pampa com fotos de algumas adaptações interessantes, se eu achar envio a você.
ricardocontagem
02/07/2014, 20:38
tambem tenhu uma e muito boa, mas falta a traçao, caro amigo, agradeço sua atençao
ricardocontagem
03/07/2014, 14:15
lendo aqui algumas materias sobre a pampa, acho que e melhor deixa la bonita mesmo so no 4x2, dar um trato nela e tentar vender pois a traçao pelo que vi e muito fragil, quebra facil nao tem a reduzida nao pode andar no asfalto engatada, pelo que vi nao compensa mexer nela, o negocio bom seria vende la e passar pra uma L200 savana, esta me atende melhor em questao de resistencia e espaço, conforto e situaçao.
Rubens Linhalis
03/07/2014, 14:41
lendo aqui algumas materias sobre a pampa, acho que e melhor deixa la bonita mesmo so no 4x2, dar um trato nela e tentar vender pois a traçao pelo que vi e muito fragil, quebra facil nao tem a reduzida nao pode andar no asfalto engatada, pelo que vi nao compensa mexer nela, o negocio bom seria vende la e passar pra uma L200 savana, esta me atende melhor em questao de resistencia e espaço, conforto e situaçao.
Pow.. mas ai vc esta comparando um carro de 8 mil com um de 80 mil.
drosssor51
04/07/2014, 13:01
A pampa tem a tração "adaptada" pela Ford.... onde seria a saída da 5º marcha... fizeram um "puxadinho" para tomada de força para traseira....
A solução foi premiada na época.... mas se pensarmos que foi para substituir o bom e velho CJ... ai deixa um pouco a desejar...
A Pampa e a Belina 4x4 são excelentes carro.... gostaria muito de ter uma.. para "guardar/colecionar"... rodar nos fins de semana..
Tem um vídeo no Tubo.... que o pessoal está filmando uma travessia de rio de dificuldade moderada..... passa Willys... passa Land Rover.... Passa Suzuki..... Engesa.... etc....e logo vem uma pampinha 4x4 e não faz nada feio...passa também..!!!!
ricardocontagem
04/07/2014, 21:02
quase caro de 12 mil por um de 40 mil, pampinha vou deixar normal pra carregar as bikes que comercializo a savana so pra passeio fora de estrada, nao da pra ficar gastando savana em trabalho, mas se eu conseguisse montar a traçao na pampa que tivesse reduzida, bloqueio e nao desse pau constantemente eu animaria a mexer nela mesmo, essas coisas sao complicadas os mecanicos das oficinas de hoje em dia so querem mexer e carro novo, carrinhos de plastico, moro na regiao de contagem -mg mecanico pra modificar a pampa e impossivel.
ricardocontagem
04/07/2014, 21:07
vi esse video, animo a mexer na pampa modifica la traçao com reduzida, roda livre penus maiores e tipo um lift de suspensao, mas tem de ser algo que nao quebre facio, mas nao consigo ninguem pra fazer aqui onde moro, ai vou arquer a suspensao traseira, por uns calcio na suspensao dianteira por rodas 14 5 furos freio a disco traseiro e uns pneu 205/75R 14 95S - WINTERFORCE (LAMEIRO) - FIRESTONE nas quatro rodas, vou fabricar uma malha de corrente e por nos pneus dianteiros, ou sera que consigo por uma traçao boa mesmo com um custo bom?
ricardocontagem
04/07/2014, 21:10
alguem tem algum progeto ja pronto de um kit de traçao que eu posso instalar na pampa, coisa que fique bom e nao quebre?
Fabio Luis
04/07/2014, 22:18
A pampa tem a tração "adaptada" pela Ford.... onde seria a saída da 5º marcha... fizeram um "puxadinho" para tomada de força para traseira....
A solução foi premiada na época.... mas se pensarmos que foi para substituir o bom e velho CJ... ai deixa um pouco a desejar...
A Pampa e a Belina 4x4 são excelentes carro.... gostaria muito de ter uma.. para "guardar/colecionar"... rodar nos fins de semana..
Tem um vídeo no Tubo.... que o pessoal está filmando uma travessia de rio de dificuldade moderada..... passa Willys... passa Land Rover.... Passa Suzuki..... Engesa.... etc....e logo vem uma pampinha 4x4 e não faz nada feio...passa também..!!!!
Isso mesmo, não dá pra comparar com outros 4x4, mas com todo respeito, já é melhor que os sistemas Locker , cross , e adventures, gostaria muito de ver pequenas pickups 4x4 também.
Fabio Luis
04/07/2014, 22:38
Ricardocontagem , pra ver se consigo ajudar , me diga o que pretende fazer com a pampa ? Ex. ( trabalhar e fazer algumas trilhas F.semana ?, trilhas leve ou pesadas ?, vai rebocar algo? fazer arrancadas?
Aguardo....Fábio
sallespickup
05/07/2014, 19:08
eu tb tenho pampa 4x4, o kit original esquece, pois só foi feito pro motor CHT, e como o amigo acima falou foi um gambi colocando a saida pro cardam trazeiro no lugar da 5, então pra areiao, subidas ingremes vai bem, ja lama e off road mesmo quebra rapidinho, então pro motor ap só desenvolvendo algo, jeito sei que tem pois ta cheio de gaiola AP 4x4 agora se compensa, só conversando com esse tipo de pessoal, ah mais um adendo, as longarinas da pampa, não aguentam la grandes torções, então este é outro fator limitante ao meu ver
lincoln38
05/07/2014, 19:17
sr ricardo o cambio 1.8 para usar o cambio cht vai ficar curto , de uma estudada do cambio e traçao da tr4 ou tracker que ja tem reduzida, a tr4 e motor mais forte q o cht ,
Daniel.Shimomoto
05/07/2014, 19:28
O negócio da Pampa e da Belina é o seguinte: o sistema é frágil mesmo e não aceita desaforo. Mas funciona direitinho. Se não funcionasse, a Ford não teria mantido a tração 4x4 de 1985 até 1995 na Pampa!
Longe de ser um CJ ou uma Band, a Pampa quebra o galho e já vi ela fazer bonito na lama. O problema foi que as bestas da revista 4 rodas achavam que a Pampa era 4x4 e podia rodar assim mesmo em piso seco, bem como rodar a mais de 80km por hora, coisa que não é verdade, o sistema não aguenta.
As revistas sempre falaram muita besteira técnica desses carros e isso acabou queimando o produto.
PS: as Pampas 4x4 são as Stradas Lockers de 20 anos atrás. Boas mas para coisas leves, nada muito radical!
Abs!
Troller-a-vista
05/07/2014, 20:03
a strada sendo boa de terra e lama como é (dizem que é melhor que muitas midle atuais), imagina uma 4x4? Obvio que por motivos estratégicos isso não vai ocorrer, a fiat ate tem já carros 4x4 lá fora que usam quase o mesmo monobloco e projeto da strada, então difícil não é pra ela, só não é conveniente...
mas ficaria show!
BrunoDallanora2013
05/07/2014, 21:34
O negócio da Pampa e da Belina é o seguinte: o sistema é frágil mesmo e não aceita desaforo. Mas funciona direitinho. Se não funcionasse, a Ford não teria mantido a tração 4x4 de 1985 até 1995 na Pampa!
Longe de ser um CJ ou uma Band, a Pampa quebra o galho e já vi ela fazer bonito na lama. O problema foi que as bestas da revista 4 rodas achavam que a Pampa era 4x4 e podia rodar assim mesmo em piso seco, bem como rodar a mais de 80km por hora, coisa que não é verdade, o sistema não aguenta.
As revistas sempre falaram muita besteira técnica desses carros e isso acabou queimando o produto.
PS: as Pampas 4x4 são as Stradas Lockers de 20 anos atrás. Boas mas para coisas leves, nada muito radical!
Abs!
porque não se pode ter um carro com traçõe integral 4x4 ? vejam exemplos de super carros que chegam a velocidades incriveis e tem 4x4 ! subaru impreza a ferrari tem uma que é 4x4 !
acho a pampa para época e hoje um exemplo de robustez e simplicidade a caçamba e bem forte a tampa e tudo tudo ferro e lata , não essas de hoje que são gigante por fora de tanto plastico e por dentro pequena e ainda tem cabine dupla ! vai levar quem ali atras ? o 7 anão ? e caçamba tem uma bordinha de nada, acho sem logica estas cabine dupla , se fosse eu compraria um carro mesmo ou um wekend que o porta malas é mair que a caçamba da estrada cabine dupla e eé fechada da chuva do vento ... ! não que não ache boa a estrada ! só acho sem logica
pena a ford não fazer uma camionetinha tipo a pampa a partir de uma ecosport das antigas ficaria show !
Troller-a-vista
05/07/2014, 22:49
é, nem jesus agradou, não vai ser a fiat que vai ...
eu tb nao gostava da strada CD, sempre achei a pior cagada do ano, comprei uma extendida, por que posso usar a extensao pra por objetivos que nao devam ir na cacamba, e ao mesmo tempo tinha uma cacamba show de bola para quando fosse necessario.
tenho que dizer: AMEI o carro!
Mas... chegou o baby e agora? Continuo nao precisando de um carro gigante, mas vou precisar de um lugar pra por a crianca, logo a strada ficou inviavel, uma strada CD seria ideal entao!
Veja o carro nao eh pro batente, é um carro pra usar qdo necessario levar alguma coisa ou pra qdo formos pescar, pra essas duas coisas e olhando o tanto que usamos a cacamba ate o momento, a CD seria ideal entao... Ainda que a cacamba maior continue a me dizer: EU ESTOU AQUI, VC ME AMA eheheh
Enfim, sempre havera quem veja de um jeito positivo e negativo e tb mudancas de olhares.
De qqr modo, sobre pampa vs strada, ja tive a pampa, elas estao ai pra td q eh lado, judiadissimas e andando. Mas sinceramente, acho que a strada da um coro na pampa em todos os ítens, como é um carro relativamente novo, ainda nao vemos alguns abusos insanos com a strada, mas ja vi muita coisa de arrepiar nas stradas, e vejo ela muito bem!
Os plasticos da adventure sao uma modernidade, eu gosto, nao vejo problemas neles. Por baixo deles ha a mesma lata que existe nas stradas working.
Qdo as pampas existiam zero km, falavam que a 1.8s era carro de boy, que os bancos nao iam aguentar, que os farois de milhas limitavam o carro , que isso e aquilo... pura bobagem, no fundo era o mesmo carro que as 1.6 L .
BrunoDallanora2013
05/07/2014, 23:36
é, nem jesus agradou, não vai ser a fiat que vai ...
eu tb nao gostava da strada CD, sempre achei a pior cagada do ano, comprei uma extendida, por que posso usar a extensao pra por objetivos que nao devam ir na cacamba, e ao mesmo tempo tinha uma cacamba show de bola para quando fosse necessario.
tenho que dizer: AMEI o carro!
Mas... chegou o baby e agora? Continuo nao precisando de um carro gigante, mas vou precisar de um lugar pra por a crianca, logo a strada ficou inviavel, uma strada CD seria ideal entao!
Veja o carro nao eh pro batente, é um carro pra usar qdo necessario levar alguma coisa ou pra qdo formos pescar, pra essas duas coisas e olhando o tanto que usamos a cacamba ate o momento, a CD seria ideal entao... Ainda que a cacamba maior continue a me dizer: EU ESTOU AQUI, VC ME AMA eheheh
Enfim, sempre havera quem veja de um jeito positivo e negativo e tb mudancas de olhares.
De qqr modo, sobre pampa vs strada, ja tive a pampa, elas estao ai pra td q eh lado, judiadissimas e andando. Mas sinceramente, acho que a strada da um coro na pampa em todos os ítens, como é um carro relativamente novo, ainda nao vemos alguns abusos insanos com a strada, mas ja vi muita coisa de arrepiar nas stradas, e vejo ela muito bem!
Os plasticos da adventure sao uma modernidade, eu gosto, nao vejo problemas neles. Por baixo deles ha a mesma lata que existe nas stradas working.
Qdo as pampas existiam zero km, falavam que a 1.8s era carro de boy, que os bancos nao iam aguentar, que os farois de milhas limitavam o carro , que isso e aquilo... pura bobagem, no fundo era o mesmo carro que as 1.6 L .
certo cada um com suas opiniões ! o plastico igual aquels da estrada tem o lado bom e ruim , o bom que aranhões fortes ou pequenos não aparentam tanto no plastico com numa lata e eles protegem antes que pegue neles que na lataria !
o que acho é que não tem logica uma camioneta deste porte cabine dupla ! por 2 motivo ! 1º que fica os que vão no banco de trás é apertado pior que qualquer carro bem pequeno e 2º que ai a caçamba que já minuscula diminui ainda mais vai levar o que na caçamba?
ai o mesmo espaço que sobra de caçamba na estrada cabine dupla é o mesmo que tem a palio wekend de porta malas e os passageiros vão mais confortáveis no banco traseiro e fica fechada protegida !
já a cabine estendida é um pouco melhor de caçamba !
só minha opinião !
Troller-a-vista
05/07/2014, 23:43
ueh mas eu concordo com vc, tb acho a CD algo que beira o imbecil, mas eu quis dizer que pode sim ser util quando se tem a necessidade certa ou a visao necessaria... soh isso...
ja a CS pra mim, é quase desnecessaria tb, a menos que seja exclusivamente para otrabalho mesmo
Daniel.Shimomoto
06/07/2014, 00:03
porque não se pode ter um carro com traçõe integral 4x4 ? vejam exemplos de super carros que chegam a velocidades incriveis e tem 4x4 ! subaru impreza a ferrari tem uma que é 4x4 !
acho a pampa para época e hoje um exemplo de robustez e simplicidade a caçamba e bem forte a tampa e tudo tudo ferro e lata , não essas de hoje que são gigante por fora de tanto plastico e por dentro pequena e ainda tem cabine dupla ! vai levar quem ali atras ? o 7 anão ? e caçamba tem uma bordinha de nada, acho sem logica estas cabine dupla , se fosse eu compraria um carro mesmo ou um wekend que o porta malas é mair que a caçamba da estrada cabine dupla e eé fechada da chuva do vento ... ! não que não ache boa a estrada ! só acho sem logica
pena a ford não fazer uma camionetinha tipo a pampa a partir de uma ecosport das antigas ficaria show !
Bruno, vou comentar uma coisa, desculpa se eu não entendi sua colocação:
As Pampas e Belinas 4x4 aleem de puxarem igualmente na frente e na traseira (sem diferencial central) a caixa de transferencia era uma quinta marcha transformada em saida para o eixo traseiro. Dai a fragilidade do sistema.
Abs!
BrunoDallanora2013
06/07/2014, 16:20
ueh mas eu concordo com vc, tb acho a CD algo que beira o imbecil, mas eu quis dizer que pode sim ser util quando se tem a necessidade certa ou a visao necessaria... soh isso...
ja a CS pra mim, é quase desnecessária tb, a menos que seja exclusivamente para otrabalho mesmo
é em caso para quem tem camioneta cabine simples , como falou faz falta um compartimento para por coisa que não da pára deixar na caçamba ! por motivos de roubo ou da chuva vento ...
ai a CS ajuda ! a cab dupla tem sua serventia sim mas não é algo para se usar no dia a dia no caso dos passageiros traseiros é muito apertado , mas para ir para fora quem tem criança levar algumas coisa na caçamba bicicleta ....
para o serviço não muito exagerado para diversas coisas sim tem seu lado bom ,só na questão tamanho comparando com uma palio wekend perde em espaço e conforto alem de que da para carregar varias coisa no porta mala fechado !
eu tenho f1000 e já acho pouco a caçamba , me faz falta é uma cabine estendida ea normal já leva 3 mas com supercab leva 6 tranquilo meio apertdao os de trás mas da e em caso de coisa que não da para levar na caçamba da para por na cabine esta é a logica de todas cabine estendida !
pensei em usar as capotas de fibra que vai na caçamba mas uso direto a caçamba ai fica ruim de por algo na caçamba !
ricardocontagem
07/07/2014, 09:27
bom dia caro amigo, essa e pra trabalho leve, e transitar em estradas de terra, trilhas leves, trechos da mesma estrada que estejam ruins, acesso a cachoeiras onde se tem estradas mas o acesso e dificio, nao usarei pra rebocar,e nem pra arrancadas, somente uma opçao de um carro com o custo beneficio em conta, que me leve em locais que carros comuns nao chegao, mas com uma resistencia de um verdadeiro 4x4, agradeço.
ricardocontagem
07/07/2014, 09:35
um pouco mais forte pois é 1.8, mas o problema destes ditos carros de plastico sao os impostos cardo ipva, esses mais baratos tipo a pampa e baratim o ipva e resolve a mesma coisa. as peças sao mais baratas e so por peça nova que fica zerado.
Edintruder
07/07/2014, 18:24
Já pensasses em radicalizar e montar duas longarinas sob a Pmapa e colocar logo uma caixa de chevette com CT de cj e eixos de Samurai ou quem sabe até de cherokee?
Ficara uma pampa 4x4 com alma 4x4.
ricardocontagem
07/07/2014, 21:46
entndi, geito tem apesar que as alongarinas nao sao tao restentes, mas nao sera pra trilha pesada so estrada de dificio acesso, mas estou pensando aqui 4x2, sem traçao vou por malha de corrente nos dois pneus dianteiro quando iniciar o trageto de terra, assim terei mais traçao nas arrancadas em subidas, bem melhor que so os pneus mesmo, sei que no baro e na neve isso funciona bem, e na terra seca e no cascalho e no minerio seco, sera que funciona bem, pq puxar com certeza vai mas e os pneus ressistem, sera que as correntes resistem no seco tambem, acredito que melhor corrente numa 4x2 1.8 gasolina do que nada, o que vcs acham destas correntes nos pneus na estrada seca de terra e na estrada de mineiro?
Edintruder
08/07/2014, 02:41
Corrente faz muita diferença em qualquer terreno solto, seja cascalho, areia, pedra solta, etc. Muda muito. Cuida para não pegar nos pára-lamas que arrancam pedaços fora.
Fabio Luis
08/07/2014, 13:51
Boa tarde, o jeito mais fácil, é pegar o kit dela ( eixo, caixa, cardan), e trocar o Ap pelo cht , que não tem a mesma potencia do AP, mas é muito econômico, para o que pretende a reduzida não fará tanta falta ,e se o terreno não tiver errosões grandes, a pampa 4x4 fará o trajeto tranquilamente. mas lembro que no documento da pampa 4x4 consta (pampa 4x4 jeep). Outras adaptações são possíveis, mas complicadas. Além da pampa, andei bastante com uma rural 4x4 e tenho também uma sportage 1997 4x4 , a qual lhe indico pois custa em torno de 16.000,00 $, e aí sim terá um 4x4 mais resistente, citei estes, pois se for investir muito é de se pensar em pegar algo pronto.
Acacio Manfrim Coelho
12/02/2017, 18:04
Ola. Já tive uma pampa 4x4 muito boa e funcionava bem. Agora tenho uma 1.8 vou tentar adaptar um sistema de tração hidráulica adicionar uma bomba auxiliar no motor. É um motorhidraulico no pinhão do diferencial de pampa 4x4
Maucoelho
12/02/2017, 19:46
Ola sou novo aqui , estou precisando comprar uma pampa 4x4 para fazer pequenos trabalho de roça(puxar adubo ,cafe e esterco) ,ja tem uma f75 mas como falei preciso fazer pequenos trabalho será a pampa 4x4 aguenta ?
Rodrigo Baratti
12/02/2017, 23:34
Ola sou novo aqui , estou precisando comprar uma pampa 4x4 para fazer pequenos trabalho de roça(puxar adubo ,cafe e esterco) ,ja tem uma f75 mas como falei preciso fazer pequenos trabalho será a pampa 4x4 aguenta ?
A F75 aguenta muito mais que a pampa.
Rodrigo Baratti
12/02/2017, 23:35
Ola. Já tive uma pampa 4x4 muito boa e funcionava bem. Agora tenho uma 1.8 vou tentar adaptar um sistema de tração hidráulica adicionar uma bomba auxiliar no motor. É um motorhidraulico no pinhão do diferencial de pampa 4x4
Como vai sincronizar a rotação dos eixos dianteiro e traseiro?
Roberto ortiz
23/02/2017, 22:00
Boa noite eu comprei uma 4x4 ano 92 o antigo dono tinha tirado tido. Eu coloquei diferencial tração tudo de volta.e moro no sitio e falo pra vcs se cuidar ela aguenta ela carro valente nossa amo andar barro meu muito emoção ela está zero como saiu de fábrica está com diferencial altomatico engata com ela rodando .já tração engata top mesmo .eu recomendo pra quem gosta de pampa 4x4 compre uma
Giuliano MO
06/05/2019, 11:28
Amigos, qual a dificuldade de pegar uma Belina 4x2 e montar as peças da belina/pampa 4x4 nela? precisaria caixa, eixo completo traseiro e eixo cardan?
Antes que me perguntem pq dessa insanidade pq o 4x4 dela é fraco, primeiramente gosto muito das Belinas, e segundamento queria puxar meu trailer com a Belina e só usaria a 4xz em alguma subida de terra ou alguma outra situação como grama molhada em campings algo assim!!!
RicardoFLN
06/05/2019, 12:05
Amigos, qual a dificuldade de pegar uma Belina 4x2 e montar as peças da belina/pampa 4x4 nela? precisaria caixa, eixo completo traseiro e eixo cardan?
Antes que me perguntem pq dessa insanidade pq o 4x4 dela é fraco, primeiramente gosto muito das Belinas, e segundamento queria puxar meu trailer com a Belina e só usaria a 4xz em alguma subida de terra ou alguma outra situação como grama molhada em campings algo assim!!!
A dificuldade técnica disso aí deve ser menor do que a dificuldade legal pra depois tu conseguir documentar. Penso que devas fazer uma consulta sobre a possibilidade de fazer essa alteração em algum despachante ou no detran.
Sds.
Giuliano MO
06/05/2019, 12:43
Mas nem pensei q precisaria documentar como 4x4 até pq é uma alteração "transparente" aos olhos das autoridades nas ruas hehhee.
Ford Pampa 4x4 1995 1.6 Álcool
naquela época já dispunha de 2 tanques de combustivel
https://www.youtube.com/watch?v=oucLR-0pgNo
sallespickup
19/10/2019, 17:35
desde 83 tem pampa 4x4 eu usei uma 90 por 5 anos, carro bom, porem o 4x4 é só pra subir ladeiras, em lama estoura
Boa tarde. Você ainda tem a pampa 4x4 ?
POis preciso do cabo de acionamento 4x4
Um abraço!
luis falcao
29/12/2019, 12:42
Esta pampa era,de minha mãe
O que eu gostaria.de saber o que é original
Sei que ela não mexia
Ela.tem direção ar,
A grade era aquela com.4 traves horizontais
Ela agora ferve quando o ar está ligado
Alindmae
07/10/2022, 15:12
Olá!
Procuro uma pick-up leve, flex ou alcool para usar como carro de trabalho para carregar e transportar coisas como lenha em uma propriedade rural. A propriedade é bastante montanhosa e nem todas as estradas são pavimentadas com cascalho.
Tenho experiência com Toyota Hilux 2.7 flex 4x4 e na maioria dos casos tudo pode ser feito com 2x4. Embora ao trabalhar em declives sem cascalho, seja necessário mudar para 4x4 para manobras.
Assim, estou preferencialmente procurando uma pick-up leve com 4x4 e considerando um Ford Pampa 4x4.
Alguém pode ajudar o que são + e - para o carro? Em termos de motor, capacidade de carga, confiabilidade e peças. Será um bom carro de trabalho?
Estou ciente de que o Pampa 4x4 é considerado pouco confiável. Quão grande é o problema? Se o 4x4 usado raramente quando realmente necessário, ainda é esperado que tenha uma vida útil curta?
Alguém tem outra sugestão de carro flex ou alcool para esses requisitos?
Alguém com condições semelhantes usa carro 2x4 para o trabalho?
Agradeço qualquer informação!
lfschmitz
07/10/2022, 16:03
Olá!
Procuro uma pick-up leve, flex ou alcool para usar como carro de trabalho para carregar e transportar coisas como lenha em uma propriedade rural. A propriedade é bastante montanhosa e nem todas as estradas são pavimentadas com cascalho.
Tenho experiência com Toyota Hilux 2.7 flex 4x4 e na maioria dos casos tudo pode ser feito com 2x4. Embora ao trabalhar em declives sem cascalho, seja necessário mudar para 4x4 para manobras.
Assim, estou preferencialmente procurando uma pick-up leve com 4x4 e considerando um Ford Pampa 4x4.
Alguém pode ajudar o que são + e - para o carro? Em termos de motor, capacidade de carga, confiabilidade e peças. Será um bom carro de trabalho?
Estou ciente de que o Pampa 4x4 é considerado pouco confiável. Quão grande é o problema? Se o 4x4 usado raramente quando realmente necessário, ainda é esperado que tenha uma vida útil curta?
A Pampa 4x4 tem uma fama um tanto ruim em termos de durabilidade da transmissão. E, claro, a maior causa de quebra em qualquer equipamento - incluindo um veículo - costuma ser o usuário. Essa combinação torna difícil encontrar exemplares em condição razoável, além de não ser tão fácil encontrar peças para manutenção da transmissão. Encontrar um modelo em bom estado e com tudo funcionando provavelmente não será barato, pois é um carro que já vem adquirindo ares de "raridade" e que alguns consideram colecionável.
Alguns dados importantíssimos não foram informados: qual é o orçamento para esse veículo? Será usado apenas na propriedade ou rodará em vias públicas, rodovias?
Para a maioria dos casos, na minha opinião, uma F75 seria opção melhor.
ALVARO ANGELO
09/10/2022, 17:39
Olá!
Comprei zero. Não gostei do carro. Era com dois tanques (alcool).
Embreagem fraca (trocas frequentes se ela estiver carregada e precisar dar partida em uma ladeira) e sistema de tração 4X4 pior ainda. Ficou comigo apenas uma ano.
Alvaro Angelo
Vai ser difícil arranjar peças de reposição atualmente