Ver Versão Completa : Comprei minha CD 4x4 Diesel, e agora?
cirotoscano
23/01/2008, 14:27
Galera, primeiramente quero agradecer a todos os que me ajudaram no tópico Comprar Ranger 2.5.
Como havia postado após ver dezenas de Rangers 99 até 2001, o melhor negócio financeiro que consegui fazer foi uma L200 GLS 05/05. Pegaram meu carro num preço bom, e o estado da L200 é de assutar...
Copletamente zerada, até as cabeças de parafuso estão zerados, com direito a cheirinho de nova e tudo mais.
Infelizmente não tem o conforto da Ranger nem as linhas bonitas por fora e por dentro, mas a grana deu pra essa, e por estar com 68k espero não ter trabalho pelos proximos 3 anos...
Gostaria de dicas de como tocar essa criança, pois é meu primeiro carro a diesel e gostaria de saber como dirigir sem ofende-la. RPM ideal pra economizar motor e diesel, enfim, como dirige esse trem direito heim?!
Edintruder
23/01/2008, 15:04
Estás ainda na fase de estagiário?
O consumo mais baixo é empre em rpms mais baixas, então embala de uma vez e mete 5a marcha e enda com pé suave na 5a que faz a economia desejada. De L200 não poderei te ajudar muito, a não ser dar a dica de ficar de olha no temperatura sempre que exigires bastante força do motor em um tempo mais longo.
De qualquer forma parabéns pela compra.
A L200 é bem reduzida, e quanto mais cedo você trocar de marcha, mais economia vai ter. Na Ranger 2.5 costumo, na cidade numa levada tranquila trocar em cerca de 2.000RPM, e tenho conseguido um consumo bom. Agora para andar um pouco mais, deixo chegar até 3.000 ou até 3.500 RPM em ultrapassagens, mas acho q nunca passei disso :-)
RezendeDF
23/01/2008, 15:39
É Ciro. De todas as picapes no mercano nacional vc comprou a mais bonita! Parabéns pela sua aquisição.
Se vc fizer um ampla pesquisa nesse site verá que a L200 é uma picape que tem vários adoradores e muitos, mais muitos mesmo detratores. Alguns são porque tiveram experiências ruins, ou porque não fizeram a manutenção correta ou então porque são azarados mesmo.
Já tive uma L200 2001 que me deu muita dor de cabeça. Então resolvi trocar por uma 0km. No final de 2006 comprei um Outdoor HPE que até então posso dizer que não me deu grandes problemas, ainda não aqueceu e no geral estou satisfeito com ela.
É sabido que os produtos da Mit tem manutenção ligeiramente mais alta que os demais e é o mais bebedor de todos.
Tem que ficar esperto com as revisões da autorizada, felizmente no meu caso tenho tido muita atenção evitando o ""empurrômetro"' de serviços desnecessários. Com isso tenho pagado um valor que acho justo.
O pior de tudo, todos tem certeza disso é justamente a durabilidade desse motor. Pois é muita potência para um projeto defazado. Então o calcanhar de aquílis é mesmo o motor. Se vc usar com uma rotação mais baixa, com certeza o motor vai durar mais.
Tenha cuidado também com a turbina, esperando os 30" depois da partida e os 30" na hora de desligar o motor.
Abraço e boa sorte com sua nova picape. Lembre-se, a melhor picape é a que está na sua garagem.
Cirotoscano, parabéns pela aquisição!!
Como qualquer veículo recém adquirido seria interessante vc trocar os fluidos, filtros e correias.
No mais só desejo felicidades com o novo veículo.
Abraços,
FRanger
FábioBananal
23/01/2008, 18:20
E o mais importante para nos: posta fotos aí caramba!!!! hehehehehe!!!
Parabens!
valeu
Eduardo Eustaquio
23/01/2008, 18:21
Cirotoscano, parabéns pela sua ótima opção.
Não desmerecendo a sua primeira escolha, mas para mim a melhor opção das Rangers não é este motor 2.5. Claro que, sabemos de sua durabilidade e etc, mas com pouco a mais você teria uma Ranger bem melhor.
Sobre as dicas de como andar em sua L200 e os motores diesel para a sua longa vida, siga alguns conselhos:
- Ao ligar e desligar deixe o motor em marcha lenta por no mínimo 30 segundos. Caso você esteja em uma viaje e rode 2 ou mais horas seguidas, ao parar não custa nada deixar 1 minuto o motor funcionando. Isso tudo devido para que a turbina de seu veículo fique librificada e ganhe uma grande vida útil;
- Sobre o consumo, faça a troca de marchas dentro da faixa de torque de sua L200. No manual de sua camionete tem a faixa que deve ser entre 2000 e 3000 rpm. Verifique;
- Na questão de durabilidade deste motor das mitsubishi L200 tome cuidado, pois como pode ser visto aqui no fórum, isso não é o forte destes motores. Você deve cuidar bem de sua camionete ja a partir do óleo. As trocas de óleo devem ser feitas a cada 5.000 e no máximo a 8.000km trocando também todo o conjunto de filtros e etc. Não vá por conversas de vendedores destes postos de troca pois eles não entendem destes motores. Uma dica importante de um dos colegas aqui do forum é não ficar andando acima dos 3000rpm. Faça isso somente em casos de ultrapassagens e volte a andar nesta rotação máxima. Lembre-se que motor diesel não é um motor a gasolina que pode ser usado em altas rotações.
- Duas coisas que você deve ficar sabendo é que o consumo e preço de manutenção das L200 é um pouco maior que o das concorrentes. Se você aprender a pesquisar preço pode com certeza baratear e muito o custo de certas coisas.
- No manual, tem as quilômetragens da manutenção de vários itens da sua L200. De preferência, não deixe chegar perto destas quilômetragens tente fazê-las um pouco antes de chegar neste período.
Um grande abraço e parabéns pelo seu veículo. Com o ano que você falou e a quilômetragem que ela está, com certeza você deve estar com uma ótima representante da mitsubishi.
Seja bem vindo ao fórum.
rogeriomasih
23/01/2008, 19:43
Parabéns pela compra. Estamos na espera das fotos...
leobnaval
23/01/2008, 19:53
concordo com todas mensagens acima escritas
quanto a manutenção siga o manual e não terá surpresas indesejáveis!
a condução como o pessoal ja disse efetue sempre próximo do torque máximo acho que é 2000 RPM e ande sempre com a maior marcha possível sem fortes aceleraçõe (só de vez em quando pra não perder o costume e apreciar o som ou melhar a música do motor).
agora você verá o que é ter uma L200, concerteza é muito bom, exelente compra !!!!!!
põe as fotos dela e comentários como as primeiras impressões, acho legal ver o que acha o proprietário em comparação ao seu carro anterior.
qual carro você usava antes?
Abraços
Pequeno jr
23/01/2008, 21:17
Ciro,
Parabéns pela viatura. A galera ja falou tudo !!
So dou mais uma dica ... veja com outros proprietários de L-200 aonde eles fazem as suas manutenções, pois se vc cair na mão da Nara veículos ou da Casa da camionete ... prepara para deixar um fígado de promissória.
Lembre-se que, aonde vc for colocar sua viatura para fazer manutenção deve ser um local com experiencia em Mit.
shimomoto
23/01/2008, 21:58
Galera, primeiramente quero agradecer a todos os que me ajudaram no tópico Comprar Ranger 2.5.
Como havia postado após ver dezenas de Rangers 99 até 2001, o melhor negócio financeiro que consegui fazer foi uma L200 GLS 05/05. Pegaram meu carro num preço bom, e o estado da L200 é de assutar...
Copletamente zerada, até as cabeças de parafuso estão zerados, com direito a cheirinho de nova e tudo mais.
Infelizmente não tem o conforto da Ranger nem as linhas bonitas por fora e por dentro, mas a grana deu pra essa, e por estar com 68k espero não ter trabalho pelos proximos 3 anos...
Gostaria de dicas de como tocar essa criança, pois é meu primeiro carro a diesel e gostaria de saber como dirigir sem ofende-la. RPM ideal pra economizar motor e diesel, enfim, como dirige esse trem direito heim?!
Ciro;
O importante é você estar feliz. Como dica, além das anteriormente citadas, acrescento:
1-Torque os óleos (cx. transferência, diferenciais e câmbio)
2-Troque a água do sistema de arrefecimento, colocando o aditivo na proporção correta (geralmente 50/50) com água desmineralizada. Nada de água tratada
Abraços
Pequeno jr
23/01/2008, 22:08
Bem lembrado esta dica do sistema de arrefecimento em Shina !!! Nem lembrava da questão da água desmineralizada.
cirotoscano
24/01/2008, 10:43
Pessoal, Valeu mesmo!!
Amanhã cedo os fluidos e filtros serão todos novos.
Vou tirar as fotos da digníssima pra compartilhar da alegria com vcs.
as impressões... RUINS: Muito Dura! Banco do motorista muito baixo, por enquanto... BOAS: quase não tem ponto cego, a altura...
A parte boa, que qualquer caminhonete diesel me daria:
- Sentir aquele cheiro de diesel queimado pela manhã: 1,90 o litro...
- Ouvir o barulho do motor em marcha lenta ao ligar e desligar: 1,90 o litro...
- Estar ao volante de tudo isso: Não tem preço!!!
Desde criança, o que mais gostava nas viajens de ônibus (abordo de um itapemirim geralmente) era aquela fumaça de diesel anunciando que estavamos partindo ou chegando... o motor ligado chamando pra continuar, ou se despedindo...
Cinceramente, nunca gostei de carro rebaixado, nem gastei dinheiro com roda em meus carros... nem achava graça em cavalo-de-pau.. mas me chame pra uma estrada de chão na época da chuva e meu olhinho brilha... rsss
Meu carro anterior: Strada Adventure, 1.6 16V CE com banquinho atras, pra me sentir em uma caminhonete de verdade.
Proximo passo: pegar o caminho da fazenda de meu sogro (Padre Bernardo-GO) 40 KM de estrada de chão com chuva...
Galera, tem algum material na internet que possam me indicar para usar o 4x4 sem fazer feio na lama?
Edintruder: testei o 4x4 dakele jeito que vc falou... curva leve, e ela tende a freiar, é bom sinal.
Ciro
cirotoscano
30/01/2008, 10:52
Pessoal, fui pra Caldas Novas com ela... Belezura!
Mantive inicialmente uma velocidade de 100 a 110km. que chega a 3.000 rpm.
Com a confiança crescendo, mantive picos de 120, que fica a 3.250 rpm + ou -, será que é muito problema viajar a esse ritmo? (120km com rpm em 3.250)
Agora vem a impressão referente ao consumo... 9.2 km/l com 5 pessoas + bagagem, achei meio alto, mas na chuva, andei uns 20% do trecho com ar ligado, mesmo assim com o pé muito leve. Fui dar uma conferida no filtro de ar, e se ele recebesse agua, virava tijolo. Foi trocado, mas depois da viagem apenas...
Andei bastante lá, foi tudo beleza, sem barulhos sem rangidos, mas chegando em Cidade Ocidental, onde ficou o primeiro dos passageiros, percebi um rangido na suspensão dianteira ao passar em quebra-molas e ao virar à esquerda, levei de volta a agencia e trocou alem do filtro os dois pivôs do lado esquerdo, pois tinham visto um com um pequeno rasgo.
Hoje, dia seguinte à troca, voltou a ranger depois de 80km rodados... volto lá ainda hoje.
Ciro
Edintruder
30/01/2008, 13:54
Ciro, não fazer feio em lama é uma soma de diversos fatores, jeito, sorte, pneu, bloqueio e outras pequenas variantes, porém não te preocupa com isso caso andes com outros 4x4, pois ninguém se mete em lama com a certeza que vai passar ou ficar, de forma geral todos saem de casa para puxar alguém ou ser puxado de algum buraco.
Para barro, quanto mais profundo e afastados os sulcos melhor é o desempenho do pneu, se andares no barro, tenta não andar na mesma trilha funda, porém se caires nos valos dos outros veículos, torce um pouco o volante contra as paredes dos valos para manter a tração da dianteira firme (te leva mais longe até encalhar). Se tiver muita greda ou aquela lama que fecha os gomos, dá umas aceleradas mais fortes para limpar os pneus e deixa a rpm cair de forma que gere aderância ao terreno novamente.
Cuidado com galhos ou pedras, dessa forma evita passar correndo por buracos com lama, o melhor sempre é ir com tração constante. na pior das alternativas é melhor ser rebocado do que quebrar algo em uma pedra ou tronco de árvore...