Ver Versão Completa : Toyota Bandeirante escapando marcha.
Ney _Niterói
23/01/2008, 12:01
Prezados,
Na ultima viagem que fiz com a Band (Brasilia-Rio), percebi uma vibracao acentuada na alavanca de marcha, e a 4ª varias vezes escapou.
Para resolver o problema do "escape" passei a maior parte do tempo segurando a alavanca...
Ja faz muito tempo que a 3ª marcha escapava... agora o problema esta na 4º tambem! Alguem tem algum palpite sobre o problema?
Viajarei no carnaval e penso que nao terei tempo de consertar ate la... pergunto: o problema e grave/urgente ou pode esperar?? Existe alguma solucao provisoria? Me falaram para colocar um "elastico" para segurar alavanca!!!
Abracos
Ney
gbalero_URU
23/01/2008, 12:37
Hola , puede ser algo bastante simple solo retirar la tapa del piso y sacar la tapa superior de la caja en ella estan los selectores que llevan unos pequeños resortes que aseguran las marchas estos suelen quebrarse y por eso escapan, de todas maneras si no es eso lo vas a ver desde hay pues te permite ver todos los engranajes sin abrir ni sacar la caja.
Mucha suerte si es solo eso eso es simple y rapido y ademas aprovecha a ajustar los movimientos que le saca mucho ruido a la caja
Un saludo Cordial
Gerardo
MInha band tava com o mesmo problema
quando abri a caixa de marchas vi q o "cachorrinho " do sincronizador tava com folga ,então coloquei um novo e a mola q segura tbm coloquei uma mais forte , agora não escapa mais .
MAs a marcha ta vibrando muito, tive q colocar uma borracha para ficar puchando a alavanca.
Sera q a alavanca ta gasta ?
Ney _Niterói
23/01/2008, 14:43
Onduty,
Boa tarde! Como e essa borracha que fica segurando a alavanca? Fica segurando na 4ª? Nao atrapalha na hora de usar a 3ª???
Abracos
Ney
Onduty,
Boa tarde! Como e essa borracha que fica segurando a alavanca? Fica segurando na 4ª? Nao atrapalha na hora de usar a 3ª???
Abracos
Ney
è uma armengagem cara .
na imagem o circulo vermelho ta mostrando
http://img297.imageshack.us/img297/7562/spa0028pa6.jpg (http://imageshack.us)
não ligue pro estado do carro . ehhehe
RogerBand76
25/01/2008, 21:18
Rapaz, esse negócio de alavanca vibrando pode ser 8 ou 80.
No meu caso, a alavanca em 4a. tbm vibrava e muito, mas não escapava, depois de algum tempo começou a travar em 4a. e nem com o pé eu tirava.
mandei no chico das toyotas e tive que trocar todo o conjunto de carretel e engrenagens ficou bom mas caro as peças.
abs
O Chico Toyta é mestre em band. Na minha, só ele põe a mão...
Abraço
Guilherme
AndreyPrevidelli
19/08/2016, 15:05
Boa tarde amigos.
Tenho uma Band 82 cambio 4 marchas com reduzida. Hj rodei uns 350 km com ela. Ocorre que quando em declive e com a quarta marcha engatada, ao tirar o pe do acelerador, a alavanca da um salto para o ponto morto. Fiz esse teste umas 20 vezes, ora ficava engatada, ora desengatava sozinha ao tirar o pe do acelerador. O que os toyoteiro poderiam dizer sobre???? Desde ja agradesco.
Sergio c
19/08/2016, 21:20
Meio estranho desengatar quando não se está forçando a caixa, geralmente escapa quando se está forçando, tipo subindo um morro.
AndreyPrevidelli
20/08/2016, 07:10
Pois entao Sergio C, isto pq recentemente troquei o eixo carretel, rolamentos, aneis e a alavanca do cambio. Ficou bem justo. Ocorre que esta ocorrendo esse problema. Seu eu desco engrenado e acelerando nao desengata. Basta eu a uns 8O km/h na descida, engatado, tirar o pe do acelerador, a alavanca da um pequeno salto e volta para o ponto morto. Ja em subida, morros trilhas....onde se exige bastante torque, tudo normal...:?
Francisco Bicalho
25/08/2016, 14:38
Muitas vezes a marcha desengata quando se desacelera, em giros mais baixos nunca ouvi falar em marcha escapar -"quando se está forçando, tipo subindo um morro." Você percebeu se a alavanca de marchas fica vibrando na 4a e não nas outras marchas? se quando você desacelera, qualquer empurrãozinho mínimo joga a alavanca para neutro?
Infelizmente, esse serviço que você fez não deve ter sido muito bom. Leva de volta no mecânico e explica a situação para ele. Se for uma pessoa correta refaz o trabalho sem te cobrar, se não, procure outro mecânico.
Não custa tentar: dá uma olhada se a alavanca, engatada na 4a. não está encostando na lata, no buraco da tampa. Quando troquei os calços da minha viatura, a alavanca ficava encostando na tampa e ao desacelerar, ela desengatava. Tive que dar uma pequena "limada" no buraco da tampa e resolveu o problema.
Boa sorte.
Abrass.
AndreyPrevidelli
25/08/2016, 19:03
Muitas vezes a marcha desengata quando se desacelera, em giros mais baixos nunca ouvi falar em marcha escapar -"quando se está forçando, tipo subindo um morro." Você percebeu se a alavanca de marchas fica vibrando na 4a e não nas outras marchas? se quando você desacelera, qualquer empurrãozinho mínimo joga a alavanca para neutro?
Infelizmente, esse serviço que você fez não deve ter sido muito bom. Leva de volta no mecânico e explica a situação para ele. Se for uma pessoa correta refaz o trabalho sem te cobrar, se não, procure outro mecânico.
Mas eh bem isso Francisco. Em quarta marcha a uns 90 por hora numa descida e acelerando nao tem problema. Mas tira o pe do acelerador ela volta pro ponto morto. Esta engatando bem justa as marchas e somente ocorre com a quarta. Quanto ao que o nirlei falou da tampa do cambio, eu mesmo lixei a abertura da tampa pra alavanca nao pegar e a alavanca nao rela no metal. Bom vou dar uma esticada fds e ver se ela sarou rsrsrs.
fabiano r
26/08/2016, 08:59
Mas eh bem isso Francisco. Em quarta marcha a uns 90 por hora numa descida e acelerando nao tem problema. Mas tira o pe do acelerador ela volta pro ponto morto. Esta engatando bem justa as marchas e somente ocorre com a quarta. Quanto ao que o nirlei falou da tampa do cambio, eu mesmo lixei a abertura da tampa pra alavanca nao pegar e a alavanca nao rela no metal. Bom vou dar uma esticada fds e ver se ela sarou rsrsrs.
A coifa da alavanca não está forçando? As vezes isso acontece é tipo você fazer a marcha no tempo quando não força chega num ponto q se puxar a alavanca ela desengata, a minha fazia isso na segunda marcha dai mandei fazer uma coifa de couro com folga e nunca mais tive problemas.
Abs, Fabiano
AndreyPrevidelli
26/08/2016, 13:56
A coifa da alavanca não está forçando? As vezes isso acontece é tipo você fazer a marcha no tempo quando não força chega num ponto q se puxar a alavanca ela desengata, a minha fazia isso na segunda marcha dai mandei fazer uma coifa de couro com folga e nunca mais tive problemas.
Abs, Fabiano
Coincidentemente a coifa eh nova Fabiano r. Pode ser mesmo isso!!! Valeu pela dica, vou checar. Abc
fabiano r
02/09/2016, 08:46
Coincidentemente a coifa eh nova Fabiano r. Pode ser mesmo isso!!! Valeu pela dica, vou checar. Abc
E dai Andrey resolveu o problema?
AndreyPrevidelli
02/09/2016, 13:21
E dai Andrey resolveu o problema?
Fala Fabiano r. Como vai. Não rodei na estrada com ela essa semana. Somente na cidade e aqui não chega a usar a 4 marcha rsrsrs. Mas em breve te respondo.
Grande abraço
Andrey
Arranca Toco
29/09/2016, 14:01
Uma época a minha Band escapava tambem, fazia isso com a primeira e quarta marcha. Abri a tampa do cambio e substituí todas as molinhas da alavanca, se não me engano acho que são 6. Apesar da alavanca ter ficado mais firme e com engates mais precisos ainda assim a quarta marcha continuava a escapar, desta mesma forma que a sua.
Continuei usando o cambio por muito tempo e acabei me habituando, agora que revisei precisei trocar apenas os anéis sincronizados que estavam gastos da terceira e quarta marcha são iguais no cambio 4M. O problema foi resolvido.
AndreyPrevidelli
01/10/2016, 06:47
Uma época a minha Band escapava tambem, fazia isso com a primeira e quarta marcha. Abri a tampa do cambio e substituí todas as molinhas da alavanca, se não me engano acho que são 6. Apesar da alavanca ter ficado mais firme e com engates mais precisos ainda assim a quarta marcha continuava a escapar, desta mesma forma que a sua.
Continuei usando o cambio por muito tempo e acabei me habituando, agora que revisei precisei trocar apenas os anéis sincronizados que estavam gastos da terceira e quarta marcha são iguais no cambio 4M. O problema foi resolvido.
Ola Arranca toco, pe vermeio e conterrâneo rsrs. Sou de Santa Isabel do ivai aí perto. Então, ouvindo os conselhos do pessoal, em especial do Fabiano R, a mardita coifa de borracha, nova, estava mesmo interferindo. Abaixei ela alguns cm, e parou de soltar na quarta em ponto morto. Tb troquei a alavanca de câmbio, mas por burrice não troquei os reparos. Como estou instalando turbo e intercooler ela está parada há alguns dias, Em breve posto aqui. Abc
Ricardo Ribeiro Bastos
07/06/2018, 14:17
Prezados deste fórum: quando desacelero o carro na 4x2, ele desengrena e fica arranhando a engrenagem até eu parar completamente, mexer na alavanca da redução indo pra 4x4 e voltando pra 4x2 novamente. Daí o 4x2 volta a funcionar normalmente. Esse problema só ocorre no 4x2 mesmo(já testei 4x4 e reduzida) e só quando solto o pé do acelerador( quando a redução sofre o peso do carro). Uma luz, por favor!!! Obg desde já!
Denise Ávila
10/06/2018, 18:33
Vc está dizendo que qdo está no 4x2 e desacelera ela desengrena. Mas desengrena o quê? A marcha?
Se for isso pode ser trambulador, garfo ou simplesmente alguma peça mal posicionada empurrando a alavanca. Na pior das hipóteses algum problema de engrenagem. Mas comece pelo mais simples
Ricardo Ribeiro Bastos
11/06/2018, 13:28
Desengrena dentro da redução. A alavanca está sendo empurrada normalmente. A bronca é dentro da redução, de fato.
Sergioporto
11/06/2018, 13:47
Na minha aconteceu com a reduzida.Foi necessário substituir engrenagens não há outro jeito.
Denise Ávila
11/06/2018, 14:16
Vamos devagar que tem boi na linha kkkk
Qdo a Band está em 4x2 (RL desligada e alavanca posicionada totalmente pra frente), ela está apenas sendo tracionada por um eixo, que no caso da Band é o traseiro. Neste caso a CT (Caixa de Transmissão ou Reduzida) não está engrenada, apenas roda o pino chorão.
Qdo vc posiciona a alavanca menor pro 4x4 (linha reta pra trás, em direção aos bancos) e liga a RL, aí sim vc engata o 4x4 e entra em ação as engrenagem da CT e ela fica tracionada pelos 2 eixos.
Somente no 4x4 vc tem efetivamente a ação da CT, não no 4x2.
Por algum defeito pode ocorrer de, qdo vc estiver no 4x4, ela desengatar sozinha e voltar pro 4x2, mas não o contrário.
Qdo a Band está em 4x2 (RL desligada e alavanca posicionada totalmente pra frente), ela está apenas sendo tracionada por um eixo, que no caso da Band é o traseiro. Neste caso a CT (Caixa de Transmissão ou Reduzida) não está engrenada, apenas roda o pino chorão.
Qdo vc posiciona a alavanca menor pro 4x4 (linha reta pra trás, em direção aos bancos) e liga a RL, aí sim vc engata o 4x4 e entra em ação as engrenagem da CT e ela fica tracionada pelos 2 eixos.
Por algum defeito pode ocorrer de, qdo vc estiver no 4x4, ela desengatar sozinha e voltar pro 4x2, mas não o contrário.
Tem de trocar a engrenagem ou fresar.
Sergioporto
11/06/2018, 16:51
Denise ,quando você aciona guincho mecânico ,desde que não seja preciso ajudar com tração ,você tem que colocar alavanca da reduzida em neutro.Então existe sim uma luva para tração traseira.
Sim, tem a luva que deve ser reparada e possivelmente a engrenagem. Acontecia muito isso na quinta marcha do Niva, quando forçavam demais com motor forte em baixa velocidade acarretando falta de lubrificação.
Diogo_Vargas
11/06/2018, 17:29
Pessoal, existe um problema simples para se ver primeiro.
Ricardo, quando a alavanca da tração está em 4x2 ela não fica encostando na borda do assoalho??? Pode acontecer de a alavanca estar regulada errada e não vai até a posição correta do 4x2 por bater na borda do assoalho. Uma simples regulagem no curso da alavanca já coloca ela na posição correta.
Verifica esse detalhe antes de partir para problemas mais difíceis.
Abraço.
AndreyPrevidelli
11/06/2018, 17:39
Nessa mesma linha!!! Ha tempos atras andando na estrada em 4m, na descida, ao tirar o pe do acelerador a alavanca desengatava sozinha. VArias e varias vezes ocorreu. O problema era a coifa da alavanca do cambio que nao deixava engrenar corretamente fazendo desengatar a marcha.
Denise Ávila
12/06/2018, 10:29
Bom colegas, então me expliquem melhor pois não entendi bulhufas kkkk.
Como um 4x2 "desengata"?
Entendo ocasionalmente da alavanca não se posicionar direito e não engatar corretamente o 4x4 e ele escapar, mas não consigo entender como não se engata o 4x2. Uma vez que não esteja no 4x4 ela já fica automaticamente no 4x2. Há um tempo meu 4x4 estava escapando e, qdo isso acontecia, ela já entrava no modo 4x2, mesmo a alavanca não estando posicionada no 4x2.
Andrey, entendo de vc estar na 4ª e ela desengatar (a marcha), mas logo no início eu perguntei ao Ricardo se era a marcha que desengatava e ele disse que não, que era dentro da redução.
Rafael garcia
12/06/2018, 11:26
Denise bom dia funciona assim a 4x4 e 4x2 é usado um eixo só e estando em 4x4 ou 4x2 todas as engrenagens se movimentam de qualquer forma pois entre a engrenagem da alta vel. que é a 4x2 e a engrenagem da reduzida que é baixa vel. há uma luva que quando vc movimenta a alavanca da redução ela corre para frente sentido motor e entra 4x2 se vc posicionar a alavanca da tração entre reduzida e 4x4 fica neutro mesmo o cambio estando em 1º marcha pois a luva que me referi estará no entre as duas engrenagens e para trá entra reduzida já a tração 4x4 sem redução é outra luva que fica em outro eixo na ponta do eixo que sai para o cardâ traseiro se no caso dele esta escapando em 1º lugar pode ser falta de regulagem na haste que vai para redução. 4x4 já é outra historia não interfere nisso . 2º pode ser a luva
Rafael garcia
12/06/2018, 12:02
559037VEJA NA FOTO AO LADO O GARFO QUE ACIONA A REDUÇÃO OU SEJA QUANDO Ñ REDUZIDO tá em 4x2 porém como esta luva na ponta do garfo é deslizante com folga nos dentes ou folga na haste que sai da alavanca pode ocorrer dela se movimentar sozinha
559038este é o eixo entalhado veja atras da engrenagem umas fresas é onde a luva fica posicionada e onde ela corre p direita e p esquerda
Rafael garcia
12/06/2018, 12:09
Desengrena dentro da redução. A alavanca está sendo empurrada normalmente. A bronca é dentro da redução, de fato.
é simples de conferir é só remover a tampa do assoalho ou tunel e ja conferi folga na alavanca e haste se não for folga retira a tampa da caixa de transf. e conferi no garfo se tem uma mola e uma esfera e movimeta com a mão p ver se tá muito leve p engatar não tem segredo nenhum
559039
Denise Ávila
12/06/2018, 19:31
Putz, pra mim complicou kkkk. Vou ter que estudar pra entender isso.
Mas brigadão pela atenção!
Denise bom dia funciona assim a 4x4 e 4x2 é usado um eixo só e estando em 4x4 ou 4x2 todas as engrenagens se movimentam de qualquer forma pois entre a engrenagem da alta vel. que é a 4x2 e a engrenagem da reduzida que é baixa vel. há uma luva que quando vc movimenta a alavanca da redução ela corre para frente sentido motor e entra 4x2 se vc posicionar a alavanca da tração entre reduzida e 4x4 fica neutro mesmo o cambio estando em 1º marcha pois a luva que me referi estará no entre as duas engrenagens e para trá entra reduzida já a tração 4x4 sem redução é outra luva que fica em outro eixo na ponta do eixo que sai para o cardâ traseiro se no caso dele esta escapando em 1º lugar pode ser falta de regulagem na haste que vai para redução. 4x4 já é outra historia não interfere nisso . 2º pode ser a luva
Basta imaginar que o caminho da alavanca de reduzida/tração dianteira tem um percurso em forma de L, mas isso é mantido pelo assoalho (não sei se só por ele, mas seguramente é um limitante).
Se abrir o assoalho, é possível mudar para a reduzida direto da posição 4x2 empurrando para a direita. Só que, antes de entrar a reduzida, há um "neutro". Então, se houver desgaste ou mal posicionamento da caixa e/ou assoalho, o balanço do motor em descompasso com a cabine durante a "tirada de pé" do acelerador pode forçar a alavanca um pouco para a direita, desengatando a tração 4x2.
Na minha acontecia algo parecido, só que desengatava a 4x4 reduzida quando tirava o pé. Uma lixada no assoalho na ponta do L, feita por um mecânico experiente em band, solucionou completamente o problema que eu já havia tentado consertar trocando luva e engrenagem.
Detalhe que meu câmbio foi trocado de 4 marchas para 5 marchas, o que certamente contribuiu com o problema.
Sergioporto
13/06/2018, 09:17
Assoalho não tem nada à ver com acionamento da alavanca do 4x2 ou 4x4 à não ser que alavanca esteja em contato com assoalho.O que limita a ação da alavanca é uma chapa que fica abaixo do assoalho ,presa na própria caixa de cambio.
Você pode regular curso da alavanca através de regulagem nela mesmo ,na chapa não deve ser "mexida"
Rafael garcia
13/06/2018, 09:33
Bom dia.
oque limita a alavanca para entrar reduzida apos 4x4 é uma peça presa a propria alavanca uma lata na verdade .
sobre ter lixado seu assoalho com certeza poderia ter sido resolvido ajustando a haste ou braço que engata a redução
559064veja que ele tem rosca nas duas. pontas ou seja vc pode encurtar o terminal ou alongar
sobre o cambio ter sido alterado p 5m a alavanca de engate do 4x4 é diferente pode ser que foi mantido a de 4m mas achu dificil pois achu que não dá certo.
Sergioporto
13/06/2018, 11:11
Nunca vi bagunça por aqui ,o que pode haver é opiniões ou pontos de vista diferentes.Eu ,de minha parte não gosto de fazer parte destes grupos de whats pois com tempo as informações são perdidas ,ao contrário do Fórum onde consegue-se fazer pesquisas independente do tempo transcorrido. É minha opinião ,somente isso.
Alavanca e suporte(chapa) da 4 para 5 marcha não muda ,o que muda é a furação do assoalho pois a 5 marchas é mais comprida.
Outro detalhe importante é uma bucha quadrada na extremidade da alavanca onde engata a 4x2 e 4x4 pois se ela estiver gasta não engata completamente.
José Vander Santos
26/09/2023, 21:03
Boa noite, estou com uma Toyota Bandeirantes 1980 escapando a quarta marcha, alguém sabe informar a causa?
ALVARO ANGELO
29/09/2023, 09:24
Boa noite, estou com uma Toyota Bandeirantes 1980 escapando a quarta marcha, alguém sabe informar a causa?
Desgaste
Alvaro Angelo
Ellian Cavalheiro Macedo
11/10/2023, 00:29
Opa, tenho uma band 62 que está equipada com a caixa da 80
De uns dias pra cá tem ocorrido dela acavalar as marchas, ficar presa numa segunda ou mesmo na ré, o que gera todo um transtorno de remover a alavanca e reajustar os garfos, alguém já passou por isso? o defeito provavelmente vai ser na caixa ou na alavanca?