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Ver Versão Completa : Cambio CL-2215 com Tcase band para motores de alto torque



Julio Militão
23/01/2008, 02:02
Caros Colegas do forum,

Tenho pesquisado no forum sobre soluções para um powertrain otimizado para o Engesa pude concluir que as opções mais utilizadas foram:
- motor Diesel e, pelo que tenho visto no forum, muitos que ainda nao usam diesel pensam bastante na possibilidade (13 em 33 registrados pelo mapeamento usam motor diesel);
- caixa de marchas e Tcase da Band ou mantendo a 240V com a tcase orginal Engesa;
- outra solução, discutida no passado e implementada por alguns, não posso precisar quantos, utilizaram uma flange para adaptar a tcase da band no 240V.

A troca da tcase do Engesa é feita por muitos pela ausencia de reduzida e devido ao seu "ronco" característico, pelo menos nos F1.
A caixa 240V tem uma ré e 1a reduzida, com 5a marcha com relação 1:1, que torna sua condução chata na cidade, sensação minha, pelo menos com motor 4cc alcool original.
Solução de envenenamento dos 4cc a alcool, como torcar o comando pelo do motor a gasolina (103 HP), acompanhado de aumento da taxa de compressao, com rebaixamento do cabeçote em 1,5 mm (130 HP), alem de turbinamento (+/- 160 HP) têm sido feitas.
Fazendo as contas, sai mais barato mexer no motor 4cc do que por um a diesel, porem, o torque em baixas rotacoes dos MWM e Maxion sao imbatíveis e ganham dos 6cc a explosao tanto no torque como pelo consumo.

Estas considerações me levaram a criar este tópico para discutirmos uma alternativa ao cambio 240V ou Band 5m: o CL-2215 que tem 2a, 3a e 4a com relações parecidas com a do 240V e 5a com overdrive que, associado a um a tcase da band, deveria aceitar muito bem um ST4 plus ou um MWM.

Gostaria que neste tópico os colegas pudessem postar suas impressões sobre este cambio combinado com a tcase da Band e as possiveis implicações nesta adaptação nos Engesas.

Um abraço e boa discussão.

GH
24/01/2008, 15:25
Julio,

O 2215 não aguenta o torque do S4T. Ainda mais se usado em Engesa com pneu grande.

dalmo cruz torres
24/01/2008, 19:32
Eu me decidi por colocar o cambio 240V, reducao toyota e motor MWm..mas na minha F-75.

Julio Militão
24/01/2008, 23:12
Julio,

O 2215 não aguenta o torque do S4T. Ainda mais se usado em Engesa com pneu grande.

Mas o 2215 não equipava as F1000? Pelo que vi as relações só mudam da 1a e na 5a, que é overdrive. Alguem conhece alguma outra aplicação para este cambio?

Obrigado

GH
25/01/2008, 21:59
Mas o 2215 não equipava as F1000? Pelo que vi as relações só mudam da 1a e na 5a, que é overdrive. Alguem conhece alguma outra aplicação para este cambio?

Obrigado

Equipava. Assim como as D-20, mas ambas sem turbo.
Quando os caras turbinavam, quebrava o cambio.

dalmo cruz torres
03/02/2008, 22:29
O problema de cambio com 5 marchas e que tem que procurar os muito fortes, pois a maioria nao aguenta o tranco.
Tem conhecido meu que montou uma rural , motor MWM 2.8, cambio 5 marchas da C20 e reducao willys. Agora ele nao vence consertar o cambio, quebra de seis em seis meses.

Overland
10/02/2008, 00:34
O problema de cambio com 5 marchas e que tem que procurar os muito fortes, pois a maioria nao aguenta o tranco.
Tem conhecido meu que montou uma rural , motor MWM 2.8, cambio 5 marchas da C20 e reducao willys. Agora ele nao vence consertar o cambio, quebra de seis em seis meses.

Mas também, esses câmbios são para torques líquidos máximos de 30,4kgfm e esse MWM 2.8 tem mais que isso!!! Os Opala só saíram com esse câmbio 2205 nos modelos a gasolina que tinha 29kgfm de torque máximo, no modelo a álcool só saiu 4 marchas e esse motor tinha torque máximo de 31kgfm.
O motor da F1000 que também usa esses câmbios 2205 e 2215

Javarotti
23/08/2009, 21:58
Amigos, quem quiser me manda o e-mail, pois ando pesquisando acerca desse assunto, consegui o manual desses câmbios, especificando de quais veículos são e etc...

Att.
Bruno Javarotti

dr.javarotti@hotmail.com

guilhermeabreu
23/08/2009, 23:47
Caros Colegas do forum,

Tenho pesquisado no forum sobre soluções para um powertrain otimizado para o Engesa pude concluir que as opções mais utilizadas foram:
- motor Diesel e, pelo que tenho visto no forum, muitos que ainda nao usam diesel pensam bastante na possibilidade (13 em 33 registrados pelo mapeamento usam motor diesel);
- caixa de marchas e Tcase da Band ou mantendo a 240V com a tcase orginal Engesa;
- outra solução, discutida no passado e implementada por alguns, não posso precisar quantos, utilizaram uma flange para adaptar a tcase da band no 240V.

A troca da tcase do Engesa é feita por muitos pela ausencia de reduzida e devido ao seu "ronco" característico, pelo menos nos F1.
A caixa 240V tem uma ré e 1a reduzida, com 5a marcha com relação 1:1, que torna sua condução chata na cidade, sensação minha, pelo menos com motor 4cc alcool original.
Solução de envenenamento dos 4cc a alcool, como torcar o comando pelo do motor a gasolina (103 HP), acompanhado de aumento da taxa de compressao, com rebaixamento do cabeçote em 1,5 mm (130 HP), alem de turbinamento (+/- 160 HP) têm sido feitas.
Fazendo as contas, sai mais barato mexer no motor 4cc do que por um a diesel, porem, o torque em baixas rotacoes dos MWM e Maxion sao imbatíveis e ganham dos 6cc a explosao tanto no torque como pelo consumo.

Estas considerações me levaram a criar este tópico para discutirmos uma alternativa ao cambio 240V ou Band 5m: o CL-2215 que tem 2a, 3a e 4a com relações parecidas com a do 240V e 5a com overdrive que, associado a um a tcase da band, deveria aceitar muito bem um ST4 plus ou um MWM.

Gostaria que neste tópico os colegas pudessem postar suas impressões sobre este cambio combinado com a tcase da Band e as possiveis implicações nesta adaptação nos Engesas.

Um abraço e boa discussão.

CARO JULIO MILITÃO

Este assunto é de muito interesse e já foi discutido a exaustão , o relato de que este cambio não aguenta estes motores que vc citou É FAVAS CONTADAS , quem insitir em colocar por achar que aguenta , pode preparar o bolso para o conserto das quebras , tenho meu ENGESA com o MWM 2.8 e estudei ao máximo a possibilidade de colocar um cambio com 5ª over , cheguei a conclusão de que :

1º - Se vc pode gastar uma grana arrumada : coloca o cambio FSO 2305 da SILVERADO com 5ª over ou o FSO 4305 do F-4000 ou o FSO 2405 da S-10 e RANGER .

2º - Se vc não tem muita grana pra gastar fica com o 240V uma puta de uma caixa , só que a 5ª é 1:1 , ou a caixa da BAND 4 marchas ou mais caro um pouco a da BAND 5 marchas que tem a 5ª over .

Fora ísto é só elocubrações para jogar dinheiro fora , por ísto fiquei com a 240V original dele mesmo e coloquei a T-CASE da BAND , FICOU MONSTRO , reboquei um ENGESA numa subida de pedra praticamente em marcha lenta com a 1ª reduzida , arranca até pé de eucalípto de 10 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

Espero ter ajudado .

ABRAÇÃO