Ver Versão Completa : Fim de Curso Susp Traseira. Como Aumentar?
Daniel Castanho
22/01/2008, 23:52
Tenho um T4 2004 e gostaria de aumentar o fim de curso da suspenção traseira, porque sempre que pego um buraco um pouco mais forte a traseira dá aquela batida forte e seca que muitos já reclamaram aqui no Forum.
Fui ver um T4 Trilha 2008 e vi que a Troller aumentou o tamanho da mola traseira e com isso acredito que deva ter melhorado este problema, além de ajudar da estética do Troller ao levantar um pouco a traseira que parece sempre um pouco arriada em relação a dianteira.
Pergunta: Alguém sabe dizer de quem é essa mola do novo T4 2008? Ou alguém já trocou a mola traseira por uma maior? Como ficou?
Já pensei em colocar um calço na mola, mas eu acho que isso não vai resolver este problema do curso, ou vai?
O que fazer!?!?!
Abraços,
Daniel
Daniel
Da uma olhada nos calços eles suportam as batidas dos amortecedores. Eles são de esponja maciça, quando estragam esfarelam todo e essa pancada pode indicar que já foram pro beleleu.
Quati
Daniel
Deixa as molas quetas
Quati
Daniel Castanho
23/01/2008, 19:09
Daniel
Da uma olhada nos calços eles suportam as batidas dos amortecedores. Eles são de esponja maciça, quando estragam esfarelam todo e essa pancada pode indicar que já foram pro beleleu.
Quati
Quati,
Entendo o que voce disse, mas o meu batente está perfeito.
Os amortecedores estão com ação normal. Será que a minha mola pode estar cansada?
A minha encanação é que a suspenção dianteira absorve todo o impacto perfeitamente sem nenhum tranco nem barulho, aí quando passa a suspenção traseira voce sente aquela puta porrada seca que parece que vai desmontar o carro ... já estou exagerando! Rss!
Isso acontece mais quando pega algum buraco muito grande em velocidade. Fiz uma viagem agora de 10.000Km pelo nordeste e o Troller mais uma vez deu show (nota mil) mas para não dizer que o T4 foi perfeito este fim de curso me deixou um pouco irritado e ao mesmo tempo motivado para tentar solucioná-lo.
Conto com a ajuda de todos.
Abraços,
Daniel
srgrande
23/01/2008, 20:42
E ai Daniel,
Bem vindo de volta.
Vou dizer o que eu fiz há 2 anos: coloquei molas mais firmes na traseira no outro T4.
Não gosto de calços, remendos, recondicionametos, gambiarras e coisas do gênero.
Atualmente, há tambem opçao por molas maiores, como vc escreveu.
Se quiser testar as molas, empresto p vc.
SERGIO
Quati,
Os amortecedores estão com ação normal. Será que a minha mola pode estar cansada?
A minha encanação é que a suspenção dianteira absorve todo o impacto perfeitamente sem nenhum tranco nem barulho, aí quando passa a suspenção traseira voce sente aquela puta porrada seca que parece que vai desmontar o carro ... já estou exagerando! Rss!
Isso acontece mais quando pega algum buraco muito grande em velocidade. Fiz uma viagem agora de 10.000Km pelo nordeste e o Troller mais uma vez deu show (nota mil) mas para não dizer que o T4 foi perfeito este fim de curso me deixou um pouco irritado e ao mesmo tempo motivado para tentar solucioná-lo.
Abraços,
Daniel
AnBeLuZuK
27/01/2008, 19:44
Pode colocar uns calços nas molas.
Também pode colocar batedores um pouco menores porém mais duros, de borracha em vez de espuma, mas nesse caso melhor medir no seu carro. Já fiz esse estudo e não houve problema, mas sabe como é o Troller né, aquele primor de padronização.
elington
27/01/2008, 22:05
Tenho um T4 2004 e gostaria de aumentar o fim de curso da suspenção traseira, porque sempre que pego um buraco um pouco mais forte a traseira dá aquela batida forte e seca que muitos já reclamaram aqui no Forum.
Fui ver um T4 Trilha 2008 e vi que a Troller aumentou o tamanho da mola traseira e com isso acredito que deva ter melhorado este problema, além de ajudar da estética do Troller ao levantar um pouco a traseira que parece sempre um pouco arriada em relação a dianteira.
Pergunta: Alguém sabe dizer de quem é essa mola do novo T4 2008? Ou alguém já trocou a mola traseira por uma maior? Como ficou?
Já pensei em colocar um calço na mola, mas eu acho que isso não vai resolver este problema do curso, ou vai?
O que fazer!?!?!
Abraços,
Daniel
Também estou com o mesmo problema, num troller 2002, por isso vou trocar as molas, batente e calço trazeiro dos dois lados.
no meu 2003 tenho calços de 3 ou 4 cm e nunca senti o fim de curso da susp
q molas vais usar elington?
abraços
Marcio samuca
28/01/2008, 10:09
Qual seria o valor dos amortecedores do troller?
Quati,
Abraços,
Daniel
Daniel
Para a mola estar “cansada” o carro fica penso para um dos lados ou arreado.
Bom, o meu estava cepando e os calços pareciam intactos, mais quando o mecânico desmontou... eles estavam fofos, troquei os traseiros e parou com a batida. Como você disse que os amortecedores estão bons pode ser nos calços (batentes) a pancada.
Abraço
Quati
Trazendo de volta o topico com uma solução, hoje troquei as molas traseiras do meu T4 2005 por as molas dianteiras da Pampa de 90/97. O carro ganhou cerca de 2cm de altura na traseira, o conforto ficou igual, e pelo que me relataram, não vai 'cepar' mais. Fica ai a dica, e as molas da Pampa são baratas, entre R$ 90,00 e R$ 100,00 cada uma, e não precisa fazer mais nada.
A maioria dos Trollers com 33" e molas originais vai 'cepar' mesmo, ainda mais se tiver carregado.
srgrande
09/03/2008, 18:05
Não é uma boa idéia usar as molas da pampa porque:
Primeiro, o Troller pesa 2000kg enquanto a pampa não chega a 1100kg, o conforto pode até ter ficado igual, mas a segurança diminuiu com certeza.
Segundo, um par de molas originais do Troller, marca FABRINI, custa R$ 240,00, portanto a diferença é irrisória.
Terceiro, os 2 cm que o carro ganhou na traseira não servem p nada, pois não aumentam o vão livre.
Não é uma boa idéia usar as molas da pampa porque:
Primeiro, o Troller pesa 2000kg enquanto a pampa não chega a 1100kg, o conforto pode até ter ficado igual, mas a segurança diminuiu com certeza.
Segundo, um par de molas originais do Troller, marca FABRINI, custa R$ 240,00, portanto a diferença é irrisória.
Terceiro, os 2 cm que o carro ganhou na traseira não servem p nada, pois não aumentam o vão livre.
srgrande,
1) O sr. deve ter esquecido que a Pampa é um utilitário, e que ela carrega até 1Ton + 1,1 Ton dela = 2,2Ton. Então, a mola aguenta mais que o peso do Troller total.
2) A minha mola original está inteirinha, já que meu carro é 2005. Mas precisava desses 2 cms mais altos para os pneus 33" não ceparem por dentro da caixa de roda. Não troquei por elas estarem ruins, longe disso. Ou seja, objetivo alcançado.
3) Como addendum, o carro subiu 2 cm na traseira. Ou seja, o parachoque traseiro + engate de reboque também subiram, contribuindo para um maior angulo de saída (quem anda de troller sabe que o reboque fica enroscando). Pode não aumentar o vão livre que é definido pela bolota dos eixos.
4) Esses 2 elos a mais nas molas = maior articulação na traseira.
5) É comum essa modificação em Trollers de Rally e Raids pelo Nordeste, e nunca tiveram problemas, mesmo em altas velocidades. E alguns amigos meus já fizeram essa modificação a anos e também 0 relatos de problemas.
OK?
As molas helicoidais trabalham sob esforço de torção diferenciado. E classificadas quanto as características de funcionamento. O trabalho de um Troller na suspensão é diferente de outro carro.
Quati
Mourão GP
12/03/2008, 21:35
Não tenho troller mas tô acompanhando o assunto de molas; O detalhe das molas da pampa é q elas ficam arriadas c pouco tmpo de uso;msmo sendo as da pampa c/ ar cond.etc...Nos JPX já é de costume fazer essa troca mas no final.....
Elmer_Jeep
13/03/2008, 10:28
As molas helicoidais trabalham sob esforço de torção diferenciado. E classificadas quanto as características de funcionamento. O trabalho de um Troller na suspensão é diferente de outro carro.
Quati
Pra encontrar molas compatíveis teria que saber qual o "spring rate" das originais.
[]'s
srgrande
13/03/2008, 12:24
srgrande,
1) O sr. deve ter esquecido que a Pampa é um utilitário, e que ela carrega até 1Ton + 1,1 Ton dela = 2,2Ton. Então, a mola aguenta mais que o peso do Troller total.
2) A minha mola original está inteirinha, já que meu carro é 2005. Mas precisava desses 2 cms mais altos para os pneus 33" não ceparem por dentro da caixa de roda. Não troquei por elas estarem ruins, longe disso. Ou seja, objetivo alcançado.
3) Como addendum, o carro subiu 2 cm na traseira. Ou seja, o parachoque traseiro + engate de reboque também subiram, contribuindo para um maior angulo de saída (quem anda de troller sabe que o reboque fica enroscando). Pode não aumentar o vão livre que é definido pela bolota dos eixos.
4) Esses 2 elos a mais nas molas = maior articulação na traseira.
5) É comum essa modificação em Trollers de Rally e Raids pelo Nordeste, e nunca tiveram problemas, mesmo em altas velocidades. E alguns amigos meus já fizeram essa modificação a anos e também 0 relatos de problemas.
OK?
Peço desculpas, mas preciso esclarecer alguns pontos obscuros:
1) A capacidade de carga informada em manual p a Pampa 4x2 é de 600kg (na Pampa 4x4 a capacidade é menor) e no eixo traseiro rígido, onde fica a maior parte da carga, são usadas molas semi-elípticas, na dianteira usa suspensão do Corcel, com molas helicoidais e amortecedores recalibrados.
Quais molas vc adaptou no Troller? Helicoidais ou semi-elípticas?
2) Todos os Troller que particpam de ralis que vi, preparados pela própria fábrica (os últimos de "fábrica" estiveram nos Sertões de 2005) ou por terceiros, usavam molas menores e e mais firmes, visando justamente diminuir a articulação traseira, o que é o oposto do seu relato.
3) Vc simplesmente poderia dizer que prefere seu T4 mais alto e mais mole, ao invés de apresentar argumentos infundados!
É isso.
1) A capacidade de carga informada em manual p a Pampa 4x2 é de 600kg (na Pampa 4x4 a capacidade é menor) e no eixo traseiro rígido, onde fica a maior parte da carga, são usadas molas semi-elípticas, na dianteira usa suspensão do Corcel, com molas helicoidais e amortecedores recalibrados.
2) Todos os Troller que particpam de ralis que vi, preparados pela própria fábrica (os últimos de "fábrica" estiveram nos Sertões de 2005) ou por terceiros, usavam molas menores e e mais firmes, visando justamente diminuir a articulação traseira, o que é o oposto do seu relato.
3) Vc simplesmente poderia dizer que prefere seu T4 mais alto e mais mole, ao invés de apresentar argumentos infundados!
É isso.
1) Molas helicoidais dianteiras da Pampa
2) Os preparados pela fábrica, usam molas mais duras, mas nunca menores (com coeficiente elástico K menor). Isso abaixaria o Troller, que já tem a divisão de peso desequilibrado, com maior peso na dianteira (por isso nos saltos, ele baixa a frente logo). Você esta dizendo que os Trollers de Rally são mais baixos então. Para esses Trollers de competição (o que NÃO é meu caso), o problema maior é os amortecedores que quebram fácil devido ao fim de curso, por isso alguns usam cintas como limitadores da suspensão.
E sim, ainda sai de fábrica a versão para Rally. Já vi muitos com motor 3.0 e 8 amortecedores.
3) O T4, não ficou mais mole. Eu não notei diferença significativa, algumas pessoas relatam que ele fica um pouco mais duro.
Na verdade, eu até acho que as molas do Troller tenham o mesmo coeficiente das da Pampa, inclusive o fio da mola é igual (14mm), só mudando o tamanho e o número de elos. Até aposto que no começo da produção do Troller, eles usassem essa mola, cortada uns dois elos :pensativo: Já que não tinham produção suficiente para encomendar molas especificas com economia de escala.
E fica ai a opção, se você quiser ficar debatendo achando que na teoria não funciona ou funciona, pode ficar, na prática funciona bem, sei que as molas resolveram meu problema, e podem ajudar quem estiver precisando também. Não são caras, como ditas acima, e não há nenhuma adaptação (é so tirar e colocar), e guarda-se as originais. Agora, quanto a elas cederem, vamos ver com o tempo, pois as do Troller original também cedem.
srgrande
13/03/2008, 12:54
Só um detalhe, os T4 de rali,que vi em junho de 2005, já eram 3.0 International
Só um detalhe, os T4 de rali,que vi em junho de 2005, já eram 3.0 International
Com kit de 260cv? São um canhão, hehe...mas tem que segurar o pé, senão quebra tudo.
SRGRANDE,
quem faz rallys, preferem jipes com molas mais firmes (como vc esta dizendo), por apresentar mais estabilidade. Andar a 150km/h em estradas de terra com um jipe molenga, nao da!
Jah quem faz trilhas, preferem jipes mais altos, e com maior curso de suspensao, e maior articulacao. Nas trilhas, pouco importa a velocidade, o que vc quer eh que as 4 rodas estejam em contato com o solo tracionando. Bom curso de suspensao ajuda!
Acho que aih vai depender do uso do proprietario.
A[]s
Marcio
É isso.
Pra encontrar molas compatíveis teria que saber qual o "spring rate" das originais.
[]'s
É isso mesmo, cada mola tem sua taxa.
Por isso as características de funcionamento classificam as molas para cada utilidade.
Nos manuais de fabricantes de molas tem as aplicações por montadora e veículo e a tabela de equivalência. As molas podem ter lados diferentes esquerdo e direito para o mesmo veiculo, até itens como ar condicionado é considerado. O mesmo veiculo pode apresentar molas diversas conforme seu modo construtivo.
Modificar um carro sem entender seu princípio de funcionamento e detalhes construtivos e chegar a um bom resultado é complicado, podendo até comprometer a segurança do carro.
AnBeLuZuK
13/03/2008, 21:35
Pessoal,
Uma mola helicoidal é basicamente um fio de aço na forma helicoidal.
O que pode diferenciar entre molas diferentes são : material, e dimensões.
Entre a mola dianteira da Pampa as diferenças são:
Comprimento, a da Pampa é maior.
Nas pontas, a mola traseira do Troller é desbastada, a da Pampa não.
as semelhanças são:
O diâmetro do fio, diametro da mola e o paso ( distancia entre as voltas ) não pudemos perceber diferença medindo com paquimetro e regua e por varias pessoas.
O "spring rate" é função das dimensões da mola e material, portanto pode haver diferença entre as molas em questão em função das dimensões. O material duvido que o fabricante use diferentes materiais. Deve ser aço mola, dureza tal, para praticamente todas as molas helicoidais automotivas. Tratamento se houver, tbm deve ser o mesmo para todas.
Acredito haver diferença de spring rate, em função da mola ser maior pois quanto maior o numero de voltas, menor o spring rate. Mas isso também não é difícil de medir. F=Kx.
Molas de Pampa no Troller é ruim ? Pois saibam que as dianteiras ate 2004 são IDENTICAS ao do Opala/Caravan Traseiras. ehehehehe
No mais é como o Marcio falou. Para rally suspensão mais dura, para trilha suspensão mais mole.
Essa é a sacada dos amortecedores rancho. Duro para velocidade, mole para obstaculos
Todo troller que andei até hoje tem problema de final do curso na suspesão trazeira.
Eu conheço algumas soluções e paleativos.
Paleativo:
Botar calços de 1 a 1,5" nas molas trazeiras. Isso eleva a suspesão, deixando-a com um curso maior.
Solução:
Trocar os amortecedores trazeiros por um de maior pressão (ex. Rancho 9000) ou soldar mais 2 amortecedores nas rodas trazeiras.
Já andei em Troller com 4 amortecedores na trazeira e fica muito bom. Duro, porem, muito bom para trilhas.
Abraços.
O que fazer!?!?!
Abraços,
Daniel
Mola dianteira da F-1000, foi o que eu fiz, nunca mais deu batente, mesmo carregado até o talo e levando pancada.
Fiz na própria agência da Troller, eles mesmo fizeram a adaptação.
Agora, dá uma pesquisada que já tem isso discutido aqui no fórum.
[]'s
Só uns addenduns,
Calço nas molas não faz curso maior de suspensão, apenas fazem a carroceria trabalhar mais distante do chassi, mas não ganha nenhum centimetro em curso.
Pesquisei, não achei nada sobre molas da F-1000, mas já ouvi falar que seriam as molas dianteiras das F-1000 Diesel, que são um pouco mais altas que as originais.
srgrande
16/03/2008, 20:45
Eu tenho um par de molas de F-1000 gasolina, usava na traseira do meu T4 2001, são menores que as originais, mas deixavam o carro mais alto.
Elmer_Jeep
17/03/2008, 09:04
Só uns addenduns,
Calço nas molas não faz curso maior de suspensão, apenas fazem a carroceria trabalhar mais distante do chassi.
Distanciar carroceria e chassi é a função do body lift.
Ou seja, calço nas molas fazem o eixo trabalhar mais distante do chassi.
[]'s
No fundo acho que foi isso que ele quis dizer...
A suspenção traseira não trabalha melhor com dois amoretecedores, o que faz ela trabalhar melhor é trocar o amortecedor original por um rancho de preferência pois o original é pressurizado, então ele + a barra estabilizadora + batentes longos = merd@ de curso :parede:.
Oque se pode fazer para burlar isso é elevar a suspenção com calço ou molas maiores, daí o amortecedor ficará mais aberto e o carro com mais curso e mais macio, mas isso se estiver sem a bendita barra estabilizadora.
Para off-road, trabalha melhor sim.
Com 4 amortecedores, ela fica bem mais rigida, evitando o final de curso e alguns pulos indesejados que as vezes o Troller insiste em dar.
Quanto aos calços, ojaneri, pensa um pouquinho...
Os calços nas molas aumentam sim o curso da suspensão.
O que faz a carroceria ficar mais longe do chassi seriam calços no chassi, e não na mola. Chama-se Body-lift como o Elmer já falou.
Abraços.
Esses dias to trocando os 4 batentes do meu carro, e colocando calços na dianteira para igualar a traseira (tenho molas de Pampa na traseira que já subiram a traseira em uns 5cm). Os calços estou usando os da suspensão traseira do Opala - feitos de pneus, os originais não aguentam - que me custaram R$ 10,00 cada e quase toda auto peça tem (dica do André Luiz). Dá para colocar os mesmos calços na traseira, para quem não quiser trocar as molas. É só pedir os calços de pneu para ´altear´ o Opala...
BTW, qual a referência Rancho para Troller?
JapaTroller
09/04/2008, 09:15
Esses dias to trocando os 4 batentes do meu carro, e colocando calços na dianteira para igualar a traseira (tenho molas de Pampa na traseira que já subiram a traseira em uns 5cm). Os calços estou usando os da suspensão traseira do Opala - feitos de pneus, os originais não aguentam - que me custaram R$ 10,00 cada e quase toda auto peça tem (dica do André Luiz). Dá para colocar os mesmos calços na traseira, para quem não quiser trocar as molas. É só pedir os calços de pneu para ´altear´ o Opala...
BTW, qual a referência Rancho para Troller?
Ojaneri!
Os calços saum de suspensão de opala? É isso mesmo? Levanta que tanto? Pra ser sincero não sabia que o opala usava calço naum!!!
Valeu
Ojaneri!
Os calços saum de suspensão de opala? É isso mesmo? Levanta que tanto? Pra ser sincero não sabia que o opala usava calço naum!!!
Valeu
São sim, da suspensão traseira...Tem de vários tamanhos, mas o que eu comprei sobe cerca de 3,5cm.
Elmer_Jeep
06/07/2008, 13:14
Pessoal, tem um T4 2003/2004 aqui na oficina e o dono ta reclamando da trazeira do bixo que ta arriada, está usando pneus 33 e sugeri pro cara as molas de pampa conforme falado nesse topico.
O dono anterior disse que tinha instalado molas da F1000 gasolina, mas pelo visto não deram conta do recado...
Vou retirar uma aqui essa semana e comparar com as de pampa, liguei numa autopeças e o vendedor falou que tem lado direito e esquerdo, e que a direita era mais reforçada(segundo ele), meu pai também confirmou isso dizendo que o motor da pampa é meio deslocado pra direita...
[]'s
Pessoal, tem um T4 2003/2004 aqui na oficina e o dono ta reclamando da trazeira do bixo que ta arriada, está usando pneus 33 e sugeri pro cara as molas de pampa conforme falado nesse topico.
O dono anterior disse que tinha instalado molas da F1000 gasolina, mas pelo visto não deram conta do recado...
Vou retirar uma aqui essa semana e comparar com as de pampa, liguei numa autopeças e o vendedor falou que tem lado direito e esquerdo, e que a direita era mais reforçada(segundo ele), meu pai também confirmou isso dizendo que o motor da pampa é meio deslocado pra direita...
[]'s
Lembre-se de procurar a da Pampa com A/C. Eu comprei, veio em par, e não tinha distinção entre direita e esquerda. Talvez a que voce tenha visto seja a da Pampa sem ar.
No meu coloquei molas do 2007 com calços de 3 cm, ficou muito bom, nunca mais pegou.
Abraços.
Marcelo.
AnBeLuZuK
13/07/2008, 03:39
Elmer,
Se ainda for util segue minha impressão sobre as molas da Pampa:
Mais altas porem o jipe fica bem mais macio.
Não gostei, tirei e voltei com os calços de Nylon e as molas originais.
As molas da Pampa tem o mesmo dia do fio do Troller, mas como tem comprimento maior, o "k" da mola fica menor.
Além de macio, fica mais sensivel à carga. da para perceber o carro baixar uns cms apenas enchendo o tanque.
Elmer_Jeep
14/07/2008, 11:03
Valeu André, a viatura ainda está por aqui e fiquei pensando nos calços de opala.
Ontem andei de tanque cheio e com 3 adultos no banco de trás, a trazeira anda baixa e deu fim de curso algumas vezes em ondulações e quebra-molas.
[]'s
rafarick
05/08/2008, 15:40
No meu coloquei molas do 2007 com calços de 3 cm, ficou muito bom, nunca mais pegou.
Abraços.
Marcelo.
Marcelo voce teve que trocar os amortecedores também?
Chegou a experimentar ele com as molas do 2007 sem os calços? o carro ficou mais duro?
No 2004 eu usava calcos made in pneu de caminhao tambem!
Eles tinha mais ou menos umas 2"...
Usava so na trazeira... Melhora muito o problema do final de curso...
Abracos...