PDA

Ver Versão Completa : eixos flutuantes

proença
13/06/2004, 11:20
vi na fenajeep, no estande da ensimec, este tipo de eixo.
além disso, tenho observado em alguns anúncios na 4x4&Cia a divulgação deste produto.
alguém poderia me explicar como funciona este tipo de eixo?
qual a sua vantagem ou desvantagem em relação ao original?
[ ]´s

Leandro
13/06/2004, 12:23
E aí PessoALL :D ...
Meus R$0,02..
O Eixo Flutuante.. 8)
Se o eixo quebrar (ponta de eixo), ele para de receber potência do motor. No caso de vc ter bloqueio de diferencial ou autoblocante o veículo ainda pode continuar andando. Esse sistema é usado pela maioria dos 4x4 modernos.

O Eixo Semi-Flutuante... :?
Se o eixo quebrar... ele simplesmente pula fora... junto com o sistema de freio.. roda.. etc.. ou seja.. vc fica sem aquela roda... É comum nos 4x4 mais antigos.
Espero ter ajudado
[ ]s semi-flutuantes.......... ainda.. :roll:

andretomasi
13/06/2004, 12:24
Fala Proença,

Procure por um tópico com o nome "Cuidado seu eixo semi-flutuante pode matar", foi escrito pelo Leopoldo, lá ele explica BEM detalhadamente as diferenças :wink:

[ ]´s

Leandro
13/06/2004, 12:27
Melhor ainda Keko.. :lol: :lol: :lol:
Prepare-se para a aula Proença...
[ ]s

proença
14/06/2004, 00:06
puxa...é verdade, tinha o tópico "Cuidado seu eixo semi-flutuante pode matar"...
vou dar uma olhada nele....
última pergunta:
como provavelmente meu jipe utilize eixos semi flutuantes, na eventualidade de eu instalar um bloqueio, haveria a necessidade de trocá-los por flutuantes?
[ ]´s

Wallace
14/06/2004, 13:03
Normalmente o Bloqueio é para ser usado no eixo original mesmo.
Na realidade tem que verificar se a mudança para flutuante permite usar o bloqueio escolhido.

Paulo Eduardo
14/06/2004, 13:08
Olá,

se as ranhuras do flutuante forem iguais as do seu original, 19 ou 30 estrias, acredito que seja compatível com o mesmo bloqueio, se for comprar os dois juntos já compra logo 30 estrias.

[]´s

monge
14/06/2004, 13:59
Fala Gente... :D

O meu quebrou ontem. :shock: :x :roll:

Tava descendo uma serra, quando pisei no freio, cadê freio??? :shock:

Achei estranho, quando fui reduzir pra parar, o jeep simplesmente cai no chão e vejo a minha roda traseiro do lado direito indo embora serra abaixo.... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Só que o meu não quebrou o eixo em sim, quebrou o rolamento e o calço da ponta, o eixo saiu inteiro. :shock:

Em termos de prejuizo, será só o sistema de freio traseiro direito, os calços e rolamentos... acho... :shock:

Eu ainda nào desmontei pra ver o que mais quebrou. :shock: :shock:

Devo fazer isso na quinta feira. :shock: :D

[]'s com o jeep faltando uma roda...

Eugênio

Paulo Eduardo
14/06/2004, 15:01
:shock: :shock:

caracas... isso é falha de c clip... é o, digamos, menos pior... imagine quando quebra mesmo ....
eu tenho um medo disso.... e olha que já to com os flutuantes na garagem faz tempo... só falta instalar as rodas livre$$$ , cubo$$$ rolamento$$$, acho que vou dar uma adiantada nas coisas, ainda mais agora que vão chegar meus 35"....

[]´s com todas as rodas, por enquanto...

monge
14/06/2004, 17:34
Fala Gente.... :D

Te digo uma coisa, o trem é feio... :D

Vc pisa no freio, nào acontece nada, engata marcha forte não acontece nada... :D

E subtamente vc ve um pneu passando por vc... tá é doido... :D :shock: :D

Num quero passar por isso mais não. :D

[]'s

Eugênio

elcio
14/06/2004, 17:55
oi Monge:

fico imaginando o susto que vc passou...
teve um amigo q tbem passou por isso, a "sorte" que ele tava traçado e assim conseguiu acionar o freio de mao que eh conectado, como o meu, no carda e assim conseguiu segurar.
o susto foi tao grande que o bicho tremia mais que bambu novo :lol:
nao gostaria de estar na pele de vcs.
alias o pessoal da ensimec informou que o sistema flutuante deles nao exige qquer adaptaçao ou troca de planetaria ,relaçao e afins.
sendo assim eh possivel usar o bloqueio ja instalado.

[]´s reservando lata$ para tal.

thiagoloco
14/06/2004, 20:16
Esses da ensimec são para qualquer carro????
Ou só para CJs???

[]'s preocupados..

Wallace
14/06/2004, 21:24
Com um freio de duplo circuito não deveria ficar sem freio

andretomasi
14/06/2004, 21:40
Fala Wallace,
Freio de circuito duplo só daria pra fazer nos cjs com hidrovácuo, com saídas separadas? Ou dá pra fazer no sistema original :?: E onde ficaria a válvula equalizadora num circuito duplo? Ou teria duas válvulas?

[ ]´s

Wallace
15/06/2004, 03:28
O hidrovácuo não tem nada a ver.
O cilindro mestre é que tem que ser próprio.
Normalmente vai precisar de duas válvulas equalizadoras, pois o circuito normal é em X.

monge
15/06/2004, 10:26

Pois é... :D

Só que eu ainda não mexi nos freios do bacate... :oops:

ele ainda é original... então já sabe né? :roll: :oops:

É ABS... só para em Atoleiro, Barranco ou Subida... :D

Teve uma hora que tive que usar o B pra parar... como é chato ter que bater por querer.. :oops: :( :cry:

[]'s sem roda ainda

Eugênio

monge
17/06/2004, 01:20
Fala Gente... :D :D :D

aqui vai algumas fotos to meu semi-eixo solto. :roll: :shock: :D

[]'s

Eugênio

monge
17/06/2004, 01:28

Limite de 5 anexos.. tinha 6 fotos... então aqui está a ultima...

os novos arranhões do bacate atômico. :D

[]'s

Eugênio

DougBRSP
17/06/2004, 08:56
Retirado do site da Garra4x4 (www.garra4x4.com.br)

Kit 100% Flutuante
Jeep, Rural, F75 e Engesa ( sistema mais seguro e resistente do que o sistema original do veiculo, este não ocorre desprendimento do conjunto roda e pneu caso ocorra quebra de trava do rolamento ou do proprio semi-eixo. Permite ainda mais capacidade de carga por eixo pois trabalha com 2 rolamentos conicos de cada lado, ao invés de 1 como é no original.
Preço: R$ 540,00 ( Jeep Willys , dana 44 , 19 estrias )

http://www.garra4x4.com.br/images/flut0003.JPG

Ai vem a pergunta pelo ano do Jeep dá pra saber de qtas estrias é o eixo do meu jeep, ou só retirando mesmo para ver? No meu caso é um willys 1963 alguém sabe de qtas estrias seria o meu eixo? :oops:

Paulo Eduardo
17/06/2004, 13:05
... R$540....

onde??? que empresa??? Será que vem só os semi-eixos ou vem com os cubos e o queixo duro tb??

[]´s

fugger
17/06/2004, 15:02
Mas... :?

E o freio?

Tem que ser a disco. É igual ao dianteiro? Igual ao traseiro normal? :?

[]'s

fpandur
17/06/2004, 17:10
Ai vem a pergunta pelo ano do Jeep dá pra saber de qtas estrias é o eixo do meu jeep, ou só retirando mesmo para ver? No meu caso é um willys 1963 alguém sabe de qtas estrias seria o meu eixo?

Se for original e as satélites do diferencial não tiverem sido trocadas, é 19 estrias. ACHO que a partir de 1970 ou 1971 (não sei bem ao certo), é que passaram p/ 30 estrias.

Com relação ao preço, precisa ver se são os 2 eixos ou 1 só. Teve um colega daqui que comprou o sistema do Mauro, da SBD. Pagou cerca de LT$ 1000,00 no conjunto completo, incluso manga, cubo, etc, tudo novo.

Ás vezes, por esse preço, esse da Garra venha a flange e os eixos. Ainda teria que comprar os cubos, mangas, rolamentos, etc. Só ligando lá e falando com o Fonseca p/ se informar certo.

A Ensimec também fabrica esse kit.

Abraços

DougBRSP
17/06/2004, 17:31
Valeu pela dica Flávio, esse Kit da foto talvez seja o mesmo da Ensimec, já que a Garra 4x4 é representante deles, hoje vou lá no ponto off road e se eles estiverem lá eu procuro me informar melhor.

Paulo Eduardo
17/06/2004, 20:01
... squece....
viajei :lol: :lol:

[]´s

Thiago Rodeghel
17/06/2004, 20:26
Aí galera :D

Perguntei semana passada aqui em SBC, pro Fonseca da Garra 4x4 e falou q fica em segundo ele me disse "mais ou menos 1300,00" o Kit flutuante completo :roll:

[s]semi-flutuantes

NeRo
18/06/2004, 09:22
O meu quebrou ontem. :shock: :x :roll:

Pois é né!
Na revisão geral do Boi foi constatado que os dois semi-eixos estavam montado errado... ainda bem vimos isso a tempo.

Curtiu o barrancão Monge? :D

[ ]

Marcelo
18/06/2004, 12:27
Pessoal,

Com esse kit, é possível usar os freios a tambor (original) ou tem que partir para os discos? :roll:

[s] pensando no futuro,

Mauro B.
22/06/2004, 20:34
Sim Marcelo, dá para usar o tambor original sem problemas, já que o cubo é igual ao cubo dianteiro original. :wink:

[]'s

monge
23/06/2004, 00:41
Fala Gente... :D

O meu quebrou apenas o rolamento, então o eixo saiu todo... :shock:

A primeira vezque soltou o jeep ficou sem freio, caiu, e desceu arrastando. :shock: :?

Sabe como voltei pra casa? Levantei o jeep enfiei o eixo com roda e tudo e vim embora.. com o semi eixo solto. :shock: :shock: :shock: :D

Ele escapou uma segunda vez, æ tive que bater o jeep no barranco antes que o jeep caisse novamente. :shock: :shock: :D

A pior coisa do mundo é bater por querer para evitar um acidente maior... na pancada no barranco ele chegou a levantar a traseira... :shock: :shock: :shock: :shock:

É brabo....

[]'s

Eugênio

Eduardo Velo
23/06/2004, 18:22
Monge , esse rolamento que quebrou tava bem lubrificado ?
Costumo trocar a graxa qdo mexo nos freios , sempre tem graxa mas a centrifugação pode deixar o rolamento quase seco com a graxa envolvendo mas sem feito e aí pra quebrar é facinho ...

Se eixo semi flutuante fosse tão inseguro assim já sairia de fábrica com flutuante ha muito tempo ...
Lógico que flutuante é mais seguro , qqer carro que trabalhe com carga tem , mas a grande maioria dos carros usa semi flutuante e não é tão comum ver os eixos fugindo por aí ...

Só um detalhe - tem muita gente que solda o anel de rolamento ao eixo , aquece pra colocar e até reaproveitam , aí é jogar com a sorte ...

[]s ...