Ver Versão Completa : eixos flutuantes
vi na fenajeep, no estande da ensimec, este tipo de eixo.
além disso, tenho observado em alguns anúncios na 4x4&Cia a divulgação deste produto.
alguém poderia me explicar como funciona este tipo de eixo?
qual a sua vantagem ou desvantagem em relação ao original?
[ ]´s
E aí PessoALL :D ...
Meus R$0,02..
O Eixo Flutuante.. 8)
Se o eixo quebrar (ponta de eixo), ele para de receber potência do motor. No caso de vc ter bloqueio de diferencial ou autoblocante o veículo ainda pode continuar andando. Esse sistema é usado pela maioria dos 4x4 modernos.
O Eixo Semi-Flutuante... :?
Se o eixo quebrar... ele simplesmente pula fora... junto com o sistema de freio.. roda.. etc.. ou seja.. vc fica sem aquela roda... É comum nos 4x4 mais antigos.
Espero ter ajudado
[ ]s semi-flutuantes.......... ainda.. :roll:
andretomasi
13/06/2004, 12:24
Fala Proença,
Procure por um tópico com o nome "Cuidado seu eixo semi-flutuante pode matar", foi escrito pelo Leopoldo, lá ele explica BEM detalhadamente as diferenças :wink:
[ ]´s
Melhor ainda Keko.. :lol: :lol: :lol:
Prepare-se para a aula Proença...
[ ]s
puxa...é verdade, tinha o tópico "Cuidado seu eixo semi-flutuante pode matar"...
vou dar uma olhada nele....
última pergunta:
como provavelmente meu jipe utilize eixos semi flutuantes, na eventualidade de eu instalar um bloqueio, haveria a necessidade de trocá-los por flutuantes?
[ ]´s
Normalmente o Bloqueio é para ser usado no eixo original mesmo.
Na realidade tem que verificar se a mudança para flutuante permite usar o bloqueio escolhido.
Paulo Eduardo
14/06/2004, 13:08
Olá,
se as ranhuras do flutuante forem iguais as do seu original, 19 ou 30 estrias, acredito que seja compatível com o mesmo bloqueio, se for comprar os dois juntos já compra logo 30 estrias.
[]´s
Fala Gente... :D
O meu quebrou ontem. :shock: :x :roll:
Tava descendo uma serra, quando pisei no freio, cadê freio??? :shock:
Achei estranho, quando fui reduzir pra parar, o jeep simplesmente cai no chão e vejo a minha roda traseiro do lado direito indo embora serra abaixo.... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Só que o meu não quebrou o eixo em sim, quebrou o rolamento e o calço da ponta, o eixo saiu inteiro. :shock:
Em termos de prejuizo, será só o sistema de freio traseiro direito, os calços e rolamentos... acho... :shock:
Eu ainda nào desmontei pra ver o que mais quebrou. :shock: :shock:
Devo fazer isso na quinta feira. :shock: :D
[]'s com o jeep faltando uma roda...
Eugênio
Paulo Eduardo
14/06/2004, 15:01
:shock: :shock:
caracas... isso é falha de c clip... é o, digamos, menos pior... imagine quando quebra mesmo ....
eu tenho um medo disso.... e olha que já to com os flutuantes na garagem faz tempo... só falta instalar as rodas livre$$$ , cubo$$$ rolamento$$$, acho que vou dar uma adiantada nas coisas, ainda mais agora que vão chegar meus 35"....
[]´s com todas as rodas, por enquanto...
Fala Gente.... :D
Te digo uma coisa, o trem é feio... :D
Vc pisa no freio, nào acontece nada, engata marcha forte não acontece nada... :D
E subtamente vc ve um pneu passando por vc... tá é doido... :D :shock: :D
Num quero passar por isso mais não. :D
[]'s
Eugênio
oi Monge:
fico imaginando o susto que vc passou...
teve um amigo q tbem passou por isso, a "sorte" que ele tava traçado e assim conseguiu acionar o freio de mao que eh conectado, como o meu, no carda e assim conseguiu segurar.
o susto foi tao grande que o bicho tremia mais que bambu novo :lol:
nao gostaria de estar na pele de vcs.
alias o pessoal da ensimec informou que o sistema flutuante deles nao exige qquer adaptaçao ou troca de planetaria ,relaçao e afins.
sendo assim eh possivel usar o bloqueio ja instalado.
[]´s reservando lata$ para tal.
thiagoloco
14/06/2004, 20:16
Esses da ensimec são para qualquer carro????
Ou só para CJs???
[]'s preocupados..
Com um freio de duplo circuito não deveria ficar sem freio
andretomasi
14/06/2004, 21:40
Fala Wallace,
Freio de circuito duplo só daria pra fazer nos cjs com hidrovácuo, com saídas separadas? Ou dá pra fazer no sistema original :?: E onde ficaria a válvula equalizadora num circuito duplo? Ou teria duas válvulas?
[ ]´s
O hidrovácuo não tem nada a ver.
O cilindro mestre é que tem que ser próprio.
Normalmente vai precisar de duas válvulas equalizadoras, pois o circuito normal é em X.
Fala Gente.... :D
Pois é... :D
Só que eu ainda não mexi nos freios do bacate... :oops:
ele ainda é original... então já sabe né? :roll: :oops:
É ABS... só para em Atoleiro, Barranco ou Subida... :D
Teve uma hora que tive que usar o B pra parar... como é chato ter que bater por querer.. :oops: :( :cry:
[]'s sem roda ainda
Eugênio
Fala Gente... :D :D :D
aqui vai algumas fotos to meu semi-eixo solto. :roll: :shock: :D
[]'s
Eugênio
Fala Gente.... :D
Limite de 5 anexos.. tinha 6 fotos... então aqui está a ultima...
os novos arranhões do bacate atômico. :D
[]'s
Eugênio
DougBRSP
17/06/2004, 08:56
Retirado do site da Garra4x4 (www.garra4x4.com.br)
Kit 100% Flutuante
Jeep, Rural, F75 e Engesa ( sistema mais seguro e resistente do que o sistema original do veiculo, este não ocorre desprendimento do conjunto roda e pneu caso ocorra quebra de trava do rolamento ou do proprio semi-eixo. Permite ainda mais capacidade de carga por eixo pois trabalha com 2 rolamentos conicos de cada lado, ao invés de 1 como é no original.
Preço: R$ 540,00 ( Jeep Willys , dana 44 , 19 estrias )
http://www.garra4x4.com.br/images/flut0003.JPG
Ai vem a pergunta pelo ano do Jeep dá pra saber de qtas estrias é o eixo do meu jeep, ou só retirando mesmo para ver? No meu caso é um willys 1963 alguém sabe de qtas estrias seria o meu eixo? :oops:
Paulo Eduardo
17/06/2004, 13:05
... R$540....
onde??? que empresa??? Será que vem só os semi-eixos ou vem com os cubos e o queixo duro tb??
[]´s
Mas... :?
E o freio?
Tem que ser a disco. É igual ao dianteiro? Igual ao traseiro normal? :?
[]'s
Ai vem a pergunta pelo ano do Jeep dá pra saber de qtas estrias é o eixo do meu jeep, ou só retirando mesmo para ver? No meu caso é um willys 1963 alguém sabe de qtas estrias seria o meu eixo?
Se for original e as satélites do diferencial não tiverem sido trocadas, é 19 estrias. ACHO que a partir de 1970 ou 1971 (não sei bem ao certo), é que passaram p/ 30 estrias.
Com relação ao preço, precisa ver se são os 2 eixos ou 1 só. Teve um colega daqui que comprou o sistema do Mauro, da SBD. Pagou cerca de LT$ 1000,00 no conjunto completo, incluso manga, cubo, etc, tudo novo.
Ás vezes, por esse preço, esse da Garra venha a flange e os eixos. Ainda teria que comprar os cubos, mangas, rolamentos, etc. Só ligando lá e falando com o Fonseca p/ se informar certo.
A Ensimec também fabrica esse kit.
Abraços
DougBRSP
17/06/2004, 17:31
Valeu pela dica Flávio, esse Kit da foto talvez seja o mesmo da Ensimec, já que a Garra 4x4 é representante deles, hoje vou lá no ponto off road e se eles estiverem lá eu procuro me informar melhor.
Paulo Eduardo
17/06/2004, 20:01
... squece....
viajei :lol: :lol:
[]´s
Thiago Rodeghel
17/06/2004, 20:26
Aí galera :D
Perguntei semana passada aqui em SBC, pro Fonseca da Garra 4x4 e falou q fica em segundo ele me disse "mais ou menos 1300,00" o Kit flutuante completo :roll:
[s]semi-flutuantes
O meu quebrou ontem. :shock: :x :roll:
Pois é né!
Na revisão geral do Boi foi constatado que os dois semi-eixos estavam montado errado... ainda bem vimos isso a tempo.
Curtiu o barrancão Monge? :D
[ ]
Pessoal,
Com esse kit, é possível usar os freios a tambor (original) ou tem que partir para os discos? :roll:
[s] pensando no futuro,
Mauro B.
22/06/2004, 20:34
Sim Marcelo, dá para usar o tambor original sem problemas, já que o cubo é igual ao cubo dianteiro original. :wink:
[]'s
Fala Gente... :D
O meu quebrou apenas o rolamento, então o eixo saiu todo... :shock:
A primeira vezque soltou o jeep ficou sem freio, caiu, e desceu arrastando. :shock: :?
Sabe como voltei pra casa? Levantei o jeep enfiei o eixo com roda e tudo e vim embora.. com o semi eixo solto. :shock: :shock: :shock: :D
Ele escapou uma segunda vez, æ tive que bater o jeep no barranco antes que o jeep caisse novamente. :shock: :shock: :D
A pior coisa do mundo é bater por querer para evitar um acidente maior... na pancada no barranco ele chegou a levantar a traseira... :shock: :shock: :shock: :shock:
É brabo....
[]'s
Eugênio
Eduardo Velo
23/06/2004, 18:22
Monge , esse rolamento que quebrou tava bem lubrificado ?
Costumo trocar a graxa qdo mexo nos freios , sempre tem graxa mas a centrifugação pode deixar o rolamento quase seco com a graxa envolvendo mas sem feito e aí pra quebrar é facinho ...
Se eixo semi flutuante fosse tão inseguro assim já sairia de fábrica com flutuante ha muito tempo ...
Lógico que flutuante é mais seguro , qqer carro que trabalhe com carga tem , mas a grande maioria dos carros usa semi flutuante e não é tão comum ver os eixos fugindo por aí ...
Só um detalhe - tem muita gente que solda o anel de rolamento ao eixo , aquece pra colocar e até reaproveitam , aí é jogar com a sorte ...
[]s ...
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