PDA

Ver Versão Completa : 4x4 da cherokee sport com dificuldade de desengatar

alexroch
22/01/2008, 14:54
Alguém tem o manual de serviço da caixa de transferencia 4x4 da cherokee sport 97? Estou com problema, pois a minha quando coloco o 4x4 e depois tento voltar para o 4x2 ela não desengata, só a alavanca volta, mas continua no 4x4 part time. Será que tem alguma trava de segurança dentro da caixa TC? O que pode ser?

Jéster
22/01/2008, 14:59
Alguém tem o manual de serviço da caixa de transferencia 4x4 da cherokee sport 97? Estou com problema, pois a minha quando coloco o 4x4 e depois tento voltar para o 4x2 ela não desengata, só a alavanca volta, mas continua no 4x4 part time. Será que tem alguma trava de segurança dentro da caixa TC? O que pode ser?

Boa tarde Alex

Eu particulamente acho isso um saco. :parede: Sempre depois que eu desengato eu fico manobrando ela para ver se realmente desengatou.
A melhor maneira que eu achei para fazer isso, é desengatar com ela andando em linha reta e continuar andando por mais um tempo.
A última vez que eu utilizei, eu fiz isso e desengatou.

Um abraço

nzardo
22/01/2008, 14:59
Alex,

Provavel q seja regulagem, da uma olhada em baixo da viatura, é uma engenhoca com barras e trambuladores, e o q é fixado na CT a sua porca é doidinha pra soltar...... :concordo:

Agora se vc rebaixou sua CT, o problema ja pode ser outro, tem q realocar o eixo guia da alavanca .... :wink:

alexroch
22/01/2008, 16:38
Boa tarde a todos,
Nzardo, nunca tirei a ct, mas vou ter que tirar, pois quando eu fui trocar o óleo o cara colocava óleo ela esguichava por cima. Tem algum lugar que possa vazar pela parte superior da ct? A minha esta com um vazamento que vem por cima. Será que ele tem suspiro?

nzardo
22/01/2008, 20:45
Boa tarde a todos,
Nzardo, nunca tirei a ct, mas vou ter que tirar, pois quando eu fui trocar o óleo o cara colocava óleo ela esguichava por cima. Tem algum lugar que possa vazar pela parte superior da ct? A minha esta com um vazamento que vem por cima. Será que ele tem suspiro?

Alex,

Isso é comum, tem um retentorzinho na parte de cima da CT q adora vazar, o duro é a MO........ mas fácil de resolver... :concordo:

Ricardo Bambhoo
22/01/2008, 20:58
Alex,
a minha deu problema semelhante a sua (so que a minha e manual). é como o Zardo disse. O sistema de engate e desengate de tração é relativamente simples. Dá uma sapeada debaixo da viatura: o sistema de engate é uma varetinha presa por uma porca. Se esta porca afrouxar, o sistema fica desregulado. Pede pra aguem mexer na alavanda e fica olhando...
[]'s

gutoxj98
22/01/2008, 22:18

Quando eu comprei a minha tbem era assim, entao o MC, na epoca, disse que era coisa de macho, entao resolvi mandar força na alavanca ..... e é isso mesmo, apos começar a fazer isso.......ela desengata na hora !!!

as vezes ate penso " será que desengatou ?" e desngata mesmo......!!!

Bom no meu caso foi isso, tenta....se nao der certo...pode ser regulagem, como disse O Niltão da lama !!!!

abs

alexroch
23/01/2008, 09:35
Bom dia a todos,
Galera o problema é que a a alavanca volta toda, mas ela fica no 4x4 e tenho que ficar manobrando varias vezes até sair do 4x4. Outra coisa é que surgiu um vazamento na parte superior do ct. Será que tem um suspiro lá?

Ricardo Bambhoo
23/01/2008, 09:39
Bom dia a todos,
Galera o problema é que a a alavanca volta toda, mas ela fica no 4x4 e tenho que ficar manobrando varias vezes até sair do 4x4. Outra coisa é que surgiu um vazamento na parte superior do ct. Será que tem um suspiro lá?
É REGULAGEM DA VARETA LA EMBAIXO DELA.
Se engatar reduzida do jeito que tá vai ficar no neutro. Ou então ta soltando a reduzida ou dificil de engatar... confere ?
[]'S

alexroch
23/01/2008, 13:58
Boa Tarde Ricardo,
A reduzida e os outros 4x4 estão engatando super bem. O que acontece é que quando volto a alavanca para o 4x2 tenho que ficar fazendo manobras para desengatar, não desengata fácil.

nzardo
23/01/2008, 14:50
Alex,

Claro q vc pode estar com problema na CT, mas esse tipo de ''defeito'' ou é falta de braço nos engates ou vc esta com a alavanca desregulada...... :confused: .... engate 4x4 low e entre em baixo da viatura e veja se as varetas trambulador e os etc... se tem folga.... se tiver ajuste tudo.... a regulagem deve ser feita com a alavanca em 4x4 low pois o resto TEM q engatar a partir deste ajuste .... :concordo:

alexroch
23/01/2008, 15:20
Boa tarde Nzardo,
Mais uma vez obrigado por me ajudar vou verificar isso que vc me falou. Estou com outro problema que é um vazamento de óleo por cima da ct. Existe algum tipo de suspiro ou local onde possa vazar óleo por cima da ct? a Ct tem junta ou só cola?VC sabe ou teria um manual de seviço com a CT desmontada?
Obrigado a todos.

nzardo
23/01/2008, 17:56
Boa tarde Nzardo,
Mais uma vez obrigado por me ajudar vou verificar isso que vc me falou. Estou com outro problema que é um vazamento de óleo por cima da ct. Existe algum tipo de suspiro ou local onde possa vazar óleo por cima da ct? a Ct tem junta ou só cola?VC sabe ou teria um manual de seviço com a CT desmontada?
Obrigado a todos.

Alex,

Não tem nenhum ''suspiro'' ......... hehehe... o q tem é Respiro ..... :twisted:, vc não leu meu post anterior........ leva ai uma fotinho pra ajudar..... :concordo:

Gadelha
23/01/2008, 22:22
Alex,

Não tem nenhum ''suspiro'' ......... hehehe... o q tem é Respiro ..... :twisted:, vc não leu meu post anterior........ leva ai uma fotinho pra ajudar..... :concordo:

Acho que esse meu respiro precisa de Sorine... Tá escorrendo óleo.
Esse bico termina aí em cima mesmo ou tem uma mangueira indo pra algum lugar?

T+ ;-)

alexroch
24/01/2008, 14:35
Nazardo, esse retentorzinho que vc falou, e o mesmo respiro? Vc tem esse retentor ou sabe como eu comprar? Como o colega questionou, será que tem alguma mangueira ligada nele?

adhoc
24/01/2008, 17:31
nzardo,

Veja se isso tb é problema de regulagem... depois de uma visita a um mecanico pra trocar os pivot's das rodas dianteiras que estavam com folga, a minha XJ'98 quando engata a 4x4 faz muito ruido e parece que está forçando alguma coisa. Depois para desengatar demora um tempão. Acho que o caboclo acabou mexendo em algo que não devia... pode ser? A regulagem é simples? Colocando em low é só apertar tudo que estiver folgado?

Grato pela ajuda.

Ricardo Bambhoo
25/01/2008, 10:22
nzardo,

Veja se isso tb é problema de regulagem... depois de uma visita a um mecanico pra trocar os pivot's das rodas dianteiras que estavam com folga, a minha XJ'98 quando engata a 4x4 faz muito ruido e parece que está forçando alguma coisa. Depois para desengatar demora um tempão. Acho que o caboclo acabou mexendo em algo que não devia... pode ser? A regulagem é simples? Colocando em low é só apertar tudo que estiver folgado?

Grato pela ajuda.
Não é problema com a roda livre ?
[]'s

nzardo
25/01/2008, 16:48
Alex e Gadelha,

Dete maravilhoso ''bigulim'' sae uma mangueira de respiro a exemplo dos diferenciais...... e esse anel de borracha deve ser fácil encontrar.... o problema é troca-lo a minha levei em uma oficina de cambio automático e os caras trocaram pra mim...... 200 reaus de preju ... não lembro preço de peça... mas lembro q a facada foi mesmo na MO..... :cry:

Adhoc,

Pelo q vc comenta ta com pinta q a Part Time ta engatada.... NÃO ande com a viatura assim em piso seco......... :discordo:

Pra vc ter uma idéia das ''problemáticassss'''............. :shock:

Pneus muchos, gastos e diferentes dificultam a troca de tração... :?

Fora isso pode ser regulagem, q é efetuada com a CT engatada em 4x4 low, dai aperta/ajusta as varetas de trambulação da CT, e na pior das hipoteses, algum problema na CT..... :-x

A troca de tração deve ser efetuada com movimento firme e correto com o carro em movimento, tanto de 4x2 para 4x4, como de 4x4 para 4x2.... normalmente o problema é regulagem.... :concordo:

Se vc rebaixou o CA e não realocou a alavanca da CT o engate e desengate fica complicado.... :rolleyes:

nzardo
25/01/2008, 16:50
Não é problema com a roda livre ?
[]'s

Bambheta,

Para de cheirar cola.... roda livre ?? ........ onde ?? ...... :mrgreen::mrgreen:

Ainda bem q vc mudou seu avatar, ja estava cansado do Baby com cara de joelho..... e ele ja esta bem bonitinho.... ainda bem q não puxou o Pai.... :twisted: . :twisted: . :twisted:

adhoc
28/01/2008, 16:53
nzardo,

Desculpe a ignorância.... CA? O fato é que a suspensão foi toda desmontada para troca de buchas, bieletas, pivots, etc. Sei que na troca dos pivots foram retirados os semi-eixos que engatam no diferencial dianteiro... isso pode gerar a desregulagem que vc citou? isso seria suficiente para entrar a 4x2 quando engato a 4x4?

:pensativo:

nzardo
28/01/2008, 17:51
nzardo,

Desculpe a ignorância.... CA? O fato é que a suspensão foi toda desmontada para troca de buchas, bieletas, pivots, etc. Sei que na troca dos pivots foram retirados os semi-eixos que engatam no diferencial dianteiro... isso pode gerar a desregulagem que vc citou? isso seria suficiente para entrar a 4x2 quando engato a 4x4?

:pensativo:

Adhoc,

CA = câmbio automático e CT = Caixa de Transferência (responsável pelo engate da tração).

Se vc não levantou a suspensão da viatura (lift) não precisa realocar a alavanca. Se só mexeram onde vc falou, não foi isso a causa..... mas a alavanca da CT pode estar desregulada..... :concordo:

Ricardo Bambhoo
29/01/2008, 08:48
Bambheta,

Para de cheirar cola.... roda livre ?? ........ onde ?? ...... :mrgreen::mrgreen:

Ainda bem q vc mudou seu avatar, ja estava cansado do Baby com cara de joelho..... e ele ja esta bem bonitinho.... ainda bem q não puxou o Pai.... :twisted: . :twisted: . :twisted:
Então os semi-eixos são conectados diretamente ao diferencial :?: E sendo assim o cardã dianteiro fica girando constantemente :?:
to quase apostando com voce que tem roda livre sim, automática :parede:
[]'s

nzardo
29/01/2008, 10:04
Então os semi-eixos são conectados diretamente ao diferencial :?: E sendo assim o cardã dianteiro fica girando constantemente :?:
to quase apostando com voce que tem roda livre sim, automática :parede:
[]'s

Bambheta,

ezautamentis..... tudo gira na dianteira..... a tração é engatada/desengatada na CT.... ;)

''quase apostando'' ou ta apostado...... se sim pode trazer as brejas... e geladas.... :dance:

garrett
29/01/2008, 16:01
N quer desengatar!!!
dá uma rézinha (ui), pare o carro e tente d novo ..

Ricardo Bambhoo
29/01/2008, 17:23
Bambheta,

ezautamentis..... tudo gira na dianteira..... a tração é engatada/desengatada na CT.... ;)

''quase apostando'' ou ta apostado...... se sim pode trazer as brejas... e geladas.... :dance:
Quando o jeep sair do meca vou verificar se o cardã gira mesmo:pensativo:. Num boto fé nisto. Mas sendo asim, esta é a melhor solução contra quebras de roda livre:palmas:. Conheço quem compra jipe e manda retirar roda livre adaptando uma parada qualquer eliminando o sistema. Gostei. to cada vez mais gostando da XJ. Sistema este de "não roda livre" extremamente robusto e confiavel, melhor que qq tipo de RL do mercado:palmas::palmas::palmas:.
[]'s

adhoc
08/02/2008, 11:10
Nzardo,

Dei uma lubrificada geral no mecanismo de engate da 4x4 que tava meio travado. Após umas mexidas na alavanca começou a engatar de novo. Dei uma andada e ainda estava raspando bastante. Após um pequeno tranco (pelo menos pareceu isso) normalizou e agora a 4x4 está perfeita. Estou andando assim direto já que tá chovendo todo dia, e andar com a tração nas 4 é muito melhor!!!

Abs

nzardo
08/02/2008, 14:06
Nzardo,

Dei uma lubrificada geral no mecanismo de engate da 4x4 que tava meio travado. Após umas mexidas na alavanca começou a engatar de novo. Dei uma andada e ainda estava raspando bastante. Após um pequeno tranco (pelo menos pareceu isso) normalizou e agora a 4x4 está perfeita. Estou andando assim direto já que tá chovendo todo dia, e andar com a tração nas 4 é muito melhor!!!

Abs

Adhoc,

Muito bem..... mas não entendi esse ''raspando''........ :pensativo:

Depois procure uma rua sem movimento e efetue uns engates e desengates pra testar.... :concordo:

adhoc
08/02/2008, 14:19
Acho que o sistema de acionamento tava meio emperrado e na posição 4x4 devia estar engatando a 4x2. Aí em piso seco, não anda direito, parece que fica puxando para um ou outro lado como se estivesse forçando. E um barulho bastante alto vindo da transmissão ou do diferencial dianteiro. Como disse, depois do pequeno tranco após a lubrificação parou tudo e está normal. Vou fazer o teste que vc disse para ver se está engatando as outras opções normalmente. A propósito, qual o intervalo para troca do oleo dos diferenciais? não achei nada no manual (chilton's total care). O oleo da transmissão automática eu troquei, embora não tenha trocado o filtro.

Abs.

nzardo
08/02/2008, 15:05
Acho que o sistema de acionamento tava meio emperrado e na posição 4x4 devia estar engatando a 4x2. Aí em piso seco, não anda direito, parece que fica puxando para um ou outro lado como se estivesse forçando. E um barulho bastante alto vindo da transmissão ou do diferencial dianteiro. Como disse, depois do pequeno tranco após a lubrificação parou tudo e está normal. Vou fazer o teste que vc disse para ver se está engatando as outras opções normalmente. A propósito, qual o intervalo para troca do oleo dos diferenciais? não achei nada no manual (chilton's total care). O oleo da transmissão automática eu troquei, embora não tenha trocado o filtro.

Abs.

Adhoc,

é verdade no manual não tem determinadas informações, o Manual do Proprietário diz para olhar no de Manutenção e o de Manutenção diz para olhar no do Proprietário..... :shock: . :shock:

Como eu ja tive uma Laredo, nos manuais dela tinham as informações... então as utilizo na XJ também.... e lá diz q a troca do óleo dos diferenciais deve ser efetuada a cada 20.000Km.... ;)

adhoc
13/02/2008, 10:54
20.000!!!! então passou muito da hora.... a minha já está com 140.000 e pela aparencia das juntas os difereciais nunca foram abertos.... a proposito, tem alguma forma de ter certeza que a 4x4 está engatada?

nzardo
13/02/2008, 11:32
Adhoc,

140.000........... :shock: . :shock: . :shock: meu fio.... abra logo esse diferencial, e utilize a graxa q deve estar dentro dele para lubrificar alguma coisa..... :twisted:

Pra vc saber se o 4x4 efetivamente esta engatado, levantando a viatura e tentando segurar a roda dianteira...muito cuidado... :stop: .... o melhor mesmo é procurar uma 'areiazinha' ou 'laminha' e dar um totó no acelerador e ver se derrapa..... ou ainda uma trilhinha.... assim vc testa e se diverte .. :mrgreen:

garrett
13/02/2008, 11:42
Veja se a luz do painel tb acende "4wd"

:)

adhoc
13/02/2008, 12:45
A luz no painel indica 4wd em verde. A principio está ok. Para trocar o oleo dos diferenciais tem que abrir e trocar as juntas ou dá para drenar com aquelas bombas manuais e colocar oleo novo?

Gadelha
13/02/2008, 14:07
A luz no painel indica 4wd em verde. A principio está ok. Para trocar o oleo dos diferenciais tem que abrir e trocar as juntas ou dá para drenar com aquelas bombas manuais e colocar oleo novo?

Já que não se sabe o que está lá dentro, tire a tampa. Não precisa de junta. Silicone vermelho ou preto resolve se bem aplicado.

T+

adhoc
13/02/2008, 16:18
Silicone vermelho? Esse não conheço. É o mesmo silicone transparente usado para reparos gerais? Onde encontro? Mercadocar? Se a troca é a cada 20.000 acho que deve ser suficiente mesmo.

nzardo
13/02/2008, 17:53
Já que não se sabe o que está lá dentro, tire a tampa. Não precisa de junta. Silicone vermelho ou preto resolve se bem aplicado.

T+

X2 ! ! !

silicone de alta temperatura hemmmmm..... :concordo: