Ver Versão Completa : XJ 98 - Primeiras Impressões e Dúvidas
Marcão Jundiaí
22/01/2008, 11:37
Olá !
Sou mais um novo proprietário de uma XJ98 (adquirida do Luis Mazzucato aqui do fórum). Como todo proprietário de um "novo carro velho", já tive minhas primeiras impressões e dúvidas sobre o carro.
Fui buscá-lo em Betim-MG e vim rodando até Jundiaí, onde moro. Resumo da viagem:
- Temperatura oscilando entre 85 (descidas) e 100 (subida das serras) graus durante todo o percurso (ontem o dia estava fresco e com chuva)
- Pressão do óleo cravada em 3 durante o trajeto na estrada. Em marcha lenta ficou no meio entre o ponto minimo e o 3.
- Consumo médio de 8,5 km/litro no percurso puramente estrada, dirigindo "pianinho" (100~110 km/h) e com ar desligado. Choveu durante todo o percurso, o que eu acho que piorou um pouco a média. Para o q eu esperava, tá bom....:concordo:
Agora as primeiras dúvidas (de muitas que virão :lol:)....
- Gostaria de trocar totalmente o líquido de arrefecimento do motor, para adicionar a mistura correta de aditivo (50%). Qual a maneira mais facil de drenar o liquido ?
- Os defletores das ventoinhas dos radiadores são realmente presos à lataria com abraçadeiras plásticas ???
- Vi no garra4x4 um kit de suspensão "procomp" para levantar a XJ em 3". O preço é meio salgado (R$ 3.100). Existe alguma alternativa também plug-and-play (não tenho muito conhecimento para partir para algo mais caseiro...) mas com uma relação de custoxbeneficio melhor ?
Grande abraço,
Marcão
Ricardo Bambhoo
22/01/2008, 11:45
Olá !
Sou mais um novo proprietário de uma XJ98 (adquirida do Luis Mazzucato aqui do fórum). Como todo proprietário de um "novo carro velho", já tive minhas primeiras impressões e dúvidas sobre o carro.
Fui buscá-lo em Betim-MG e vim rodando até Jundiaí, onde moro. Resumo da viagem:
- Temperatura oscilando entre 85 (descidas) e 100 (subida das serras) graus durante todo o percurso (ontem o dia estava fresco e com chuva)
- Pressão do óleo cravada em 3 durante o trajeto na estrada. Em marcha lenta ficou no meio entre o ponto minimo e o 3.
- Consumo médio de 8,5 km/litro no percurso puramente estrada, dirigindo "pianinho" (100~110 km/h) e com ar desligado. Choveu durante todo o percurso, o que eu acho que piorou um pouco a média. Para o q eu esperava, tá bom....:concordo:
Agora as primeiras dúvidas (de muitas que virão :lol:)....
- Gostaria de trocar totalmente o líquido de arrefecimento do motor, para adicionar a mistura correta de aditivo (50%). Qual a maneira mais facil de drenar o liquido ?
- Os defletores das ventoinhas dos radiadores são realmente presos à lataria com abraçadeiras plásticas ???
- Vi no garra4x4 um kit de suspensão "procomp" para levantar a XJ em 3". O preço é meio salgado (R$ 3.100). Existe alguma alternativa também plug-and-play (não tenho muito conhecimento para partir para algo mais caseiro...) mas com uma relação de custoxbeneficio melhor ?
Grande abraço,
Marcão
Marcão, parabéns pela viatura e seja bem vindo ao forum:
- Temperatura é isto mesmo. em dias quentes e no transito sobe um pouco mais que isto.
- Pressão do óleo é isto mesmo. certinho.
- Consumo: to achando um pouco gastona - a minha faz uns 10 ou 11 na estrada (bota 5a marcha e vai embora). Se for uma estrada muito ruim com muitas ultrapassagens e acelera, freia e coisa e tal faz uns 8,5 a 9.
- Troca do liquido: solta a mangueira inferior...
- Kit de suspensão: procomp é muito caro. tem kits alternativos. fica frio que já já aparece oferta.
[]'s
Marcão Jundiaí
22/01/2008, 16:52
Valeu Ricardo.
Mais uma da série "dúvidas chatas de principiantes chatos"...hehehehe:
- O carro está dando um "tranquinho" quando freio e quando saio, parecendo que o carro se movimenta um pouquinho sem o giro das rodas e/ou que as rodas se movimentam um pouquinho até o carro se movimentar... As trocas de marcha em movimento estão ocorrendo sem trancos ou ruidos (lembrando q ela é automática).
O que devo verificar ? Cruzetas ? Como fazer para verificá-las ?
Pode ser diferencial ou CT ? Eita...espero que não....
Ah... o problema é mais perceptível em 4x2.... em 4x4 quase não percebo....
Abraço,
Marcão
Ricardo Bambhoo
22/01/2008, 20:48
Valeu Ricardo.
Mais uma da série "dúvidas chatas de principiantes chatos"...hehehehe:
- O carro está dando um "tranquinho" quando freio e quando saio, parecendo que o carro se movimenta um pouquinho sem o giro das rodas e/ou que as rodas se movimentam um pouquinho até o carro se movimentar... As trocas de marcha em movimento estão ocorrendo sem trancos ou ruidos (lembrando q ela é automática).
Ah... o problema é mais perceptível em 4x2.... em 4x4 quase não percebo....
Abraço,
Marcão
não tenho referencia para problemas em automáticas, mas cruzetas ruins podem fazer isto sim. agora quanto ao cambio aut. fico calado.
[]'s
shuther4x4
22/01/2008, 22:21
Eu estava namorando essa xj já faz algum tempo. Estava quase finalizando meu acumulo de latinhas pra ir ver ela (não tinha feito nenhum contato ainda, mas acompanhei passo a passo aqui no forum) mas infelizmente (ou felizmente né, pois está com alguém que aparentemente merece!!!) precisei investir em outra coisa. Mas quem sabe até o fim desse ano não acabo com uma na mão, aí podemos combinar algo (está aqui em jundiaí mesmo!!!). Abraços e boa diversão.
Aproveite por mim!!!!!!!
Ricardo Bambhoo
23/01/2008, 08:25
Gire os cardãs com as mãos. não pode ter folga...
[]'s
Marcão Jundiaí
23/01/2008, 20:05
Hoje desconectei o cardã trazeiro e rodei com o carro só com tração na frente..e o ronco/vibração sumiu!!! Existe uma pequena folga no cardã trazeiro, mas decorente da conexão da luva com o eixo da caixa. Segundo o mecânico que também viu, esta folga é normal. Este teste, pelos meus parcos conhecimentos, eliminam algum problema no cambio e na caixa, correto ????
Vcs acreditam ser possível que um óleo inadequado faça o diferencial vibrar/roncar, normalmente em uma determinda velocidade (baixa) e especialmente em marcha ré ??? Eu ouço um ronco e sinto a vibração no acelerador e no volante.....
Já encomendei o aditivo com o Niltão e vou trocar para ver se desaparece.
Grande abraço,
Marcão
Ricardo Bambhoo
23/01/2008, 20:38
Hoje desconectei o cardã trazeiro e rodei com o carro só com tração na frente..e o ronco/vibração sumiu!!! Existe uma pequena folga no cardã trazeiro, mas decorente da conexão da luva com o eixo da caixa. Segundo o mecânico que também viu, esta folga é normal. Este teste, pelos meus parcos conhecimentos, eliminam algum problema no cambio e na caixa, correto ????
Vcs acreditam ser possível que um óleo inadequado faça o diferencial vibrar/roncar, normalmente em uma determinda velocidade (baixa) e especialmente em marcha ré ??? Eu ouço um ronco e sinto a vibração no acelerador e no volante.....
Já encomendei o aditivo com o Niltão e vou trocar para ver se desaparece.
Grande abraço,
Marcão
Hummmmmmmmmmmm :pensativo:. manutenções mal feitas podem trazer ronco no diferencial....
[]'s
Marcão Jundiaí
24/01/2008, 11:43
Amigos,
- Alguem faz idéia de qual a finalidade do rele mostrado na primeira foto ? Ele fica ao lado da bateria sem estar preso a nehum suporte e antes dele existe um fusivel (é a peça que se encontra completamente corroida, provavelmente por acido de bateria...)
- Existe alguma capa que vá aonde está aquele monte de fita isolante da segunda foto ? Isso fica na parte da frente do lado direito no compartimento do motor
- É normal que os defletrores das ventoinhas estejam fixados com abraçadeiras plasticas como mostrado na terceira foto ?
Obrigadão,
Marcão
Amigos,
- Alguem faz idéia de qual a finalidade do rele mostrado na primeira foto ? Ele fica ao lado da bateria sem estar preso a nehum suporte e antes dele existe um fusivel (é a peça que se encontra completamente corroida, provavelmente por acido de bateria...)
- Existe alguma capa que vá aonde está aquele monte de fita isolante da segunda foto ? Isso fica na parte da frente do lado direito no compartimento do motor
- É normal que os defletrores das ventoinhas estejam fixados com abraçadeiras plasticas como mostrado na terceira foto ?
Obrigadão,
Marcão
Fala Marcão,
- Relê: precisa verificar a quê (onde) ele está ligado - e já te adianto que não é normal;
- Fita isolante: aquilo que está "protegido" pela fita isolante é o módulo, que deve sim, ficar longe de umidade e poeira, apesar de estar posicionado num lugar que não privilegia esses cuidados... :parede: Mas existem maneiras mais limpas e eficazes de se fazer isso, melhores do que com fita isolante;
- Defletores: o correto é estarem afixados por parafusos, mas aquilo chacoalha um tanto - por isso, já vi algumas viaturas utilizando esse "sistema" de fixação.
E parabéns pela aquisição! :palmas:
Abraços,
Amigos,
Obrigadão,
Marcão
Marcão,
Com relação as abraçadeiras plásticas.... esse defletor creio eu ser um pouco frágil. Como ele quebra nas quinas, o pessoal acaba adotando as abraçadeiras. O meu era todo fixado assim também até 2 semanas atrás. Cada tirada do radiador era mais uma ponta que quebrava.
Comprei um defletor novo nos EUA e agora ele ta fixado corretamente utilizando parafusos.
Um abraço
Marcão,
Esse rele não sei a q se refere.... alguma coisa q foi retirada da viatura.... aquele monte de fita isolante..... o cara devia pegar uns alagamentos e ficou com medo de molhar o módulo...... ou ainda este modulo foi recondicionado..... tire a fita e de uma verificada.... pois ele é selado... :concordo:
Se vc sente VIBRAÇÃO tem algo errado...... pode ser q o cardã esta desbalanceado ou fizeram alguma gambi e ele não é original...... o fato de vc tirar o cardã e ficar bom pode ser engano.... pois principalmente diferenciais e CT só roncam qdo estão tracionando.... ;-)
Marcão Jundiaí
26/01/2008, 20:59
Jéster,
Eu li no seu anuncio que vc trocou o coxim do cambio da sua viatura. Vc se lembra qual o sintoma que o carro apresentava q levou vc a trocar o coxim ???
Obrigadão,
Marcão
Marcão Jundiaí
27/01/2008, 10:27
Amigos,
Mais uma dúvida...
Na lateral direita do carter do motor sai um tubo que eu imagino ser um respiro para o óleo do carter. No meu carro este tubo está lá, porém tampado com um parafuso na extremidade e solto na frente do carro. Este tubo, caso seja mesmo um respiro, não deveria estar aberto e preso em algum lugar na parte superior do compartimento do motor ????
Mais uma vez, obrigadão.
Marcão
Marcão,
Tubo q sai do lado do cárter ???..:pensativo:... explica melhor ou posta uma foto.... :concordo:
Salve. Este tipo de rele normalmente é usado para ligar um módulo de som (amplificador) já que o aparelho original não tem saída de antena elétrica. Pode ter sido usado para faróis mais fortes ou buzina com compressor de ar. Abração
Marcão Jundiaí
29/01/2008, 11:08
Salve. Este tipo de rele normalmente é usado para ligar um módulo de som (amplificador) já que o aparelho original não tem saída de antena elétrica. Pode ter sido usado para faróis mais fortes ou buzina com compressor de ar. Abração
Walthão,
Era isso mesmo...este relê provavelmente foi utilizado para instalar faróis adicionais no carro (provavelmente em um quebramato, pois existem marcas de arruela de pressão nos suportes dianteiros). Já arranquei tudo fora !!!
Marcão,
Tubo q sai do lado do cárter ???..:pensativo:... explica melhor ou posta uma foto.... :concordo:
Niltão,
Tá chovendo tanto aqui em Jundiaí que não dá nem para chegar perto do carro para tirar fotos. Este "respiro" (eu imagino que seja) é na verdade um tubo cuja extremidade está ligada em um conector localizado no lado direito da tampa do carter, bem lá ambaixo no motor (perto de onde passam os tubos que levam o óleo do cambio para o radiador). O que eu achei estranho é que a outra extremidade não está conectada a lugar algum, e sim tampada com um parafuso e "jogada" na frente do carro. Se a chuva deixar ainda hoje eu posto uma foto....
Quanto mais eu fuço mais dúvidas eu tenho !!! E isso que é legal !!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Mais duas:
- Como é que eu faço pra retirar as hastes dos limpadores de parabrisa dianteiros ???? Não entendi de jeito nenhum como retirar as presilhas que prendem as mesmas (foto 1).
- Aonde fica localizada a válvula termostática ??? No radiador ??? Nas conexões das mangueiras do radiador ??? Troquei a liquido refrigerante do radiador e não encontrei a danada.....
Grande abraço,
Marcão
Marcão,
Pra vc tirar a palheta não precisa soltar os braços, mas se vc quiser solta-los é só puxar essa 'chapinha' lateral onde os braços são fixados no motor, esses braços não são presos com porca, essa 'chapinha' é uma trava, vc puxa ela e o braço se solta..... ;)
A valvula termostática fica na frente do motor, praticamente na linha da tampa de valvulas, ao lado da bomba d'agua, não da pra ver ela mesmo, ela fica interna..... :concordo:
Do carter não sai mangueira nenhuma... :discordo: ..... vc diz q uma ponta esta tampada com um parafuso..... e a outra ??? ....:pensativo:
Marcão Jundiaí
29/01/2008, 12:01
Niltão,
Preciso retirar as hastes pois a mangueirinha parece estar desconectada do brucutu (e sem desmontar a haste não é possível retirar a grelha para ter acesso ao encaixe das mangueiras nos brucutus...)
É preciso retirar a "chapinha" totalmente ou é só força-la para fora e puxar a haste para cima ?
Quanto ao tubo do carter, se eu não estiver completamente louco, ele está lá mesmo...mas só vamos matar a duvida quando eu conseguir uma foto...vou ver se hoje a noite consigo...hehehehe...mas que tem um "mardito" dum tubo lá têm.... rsrsrsrsrsrsrs.
Marcão
Marcão,
Essa 'chapinha' faz parte do braço.... ela se movimenta uns 3mm, é só puxar ela e sacar o braço.... pode ser q ela esteja travada... mas um WD resolve..... :concordo:
Marcão Jundiaí
29/01/2008, 22:11
Niltão e amigos,
Consegui tirar a foto do tubo. É o bendito que está circundado. A foto foi tirada de baixo do carro para cima (ou seja, o tubo se encontra saindo do carter, abaixo do filtro de óleo). A outra extremidade da mangueira não está conectada a lugar algum !!! Está tampada com uma parafuso e uma abraçadeira, e solta em cima do protetor do carter... :pensativo::?::pensativo::?:
Alguma idéia "do que ser isso" ????
Grande abraço,
Marcão
Marcão,
Mangueira com terminal de alta pressão... ??... essa viatura tem ou teve GNV .. ??.... parece alguma instalação/adaptação q não esta funcionando pra nada.... :pensativo: ..... e alta pressão.... só consigo imaginar, freio, gasolina, fluido do CA ou GNV...... :confused: .......... vc ja viu se a linha de fluido da CA esta indo pro radiador... ?? ....
Arranca esta mer... :concordo:
Marcão Jundiaí
30/01/2008, 15:30
Niltão,
Muito estranho essa mangueira...vou arrancar fora mesmo.
A linha de fluido do CA está indo para pro radiador sim. Isso eu tenho certeza pois tive que refazer um pedaço das duas linhas, pois estavam completamente amassadas. O radidor do óleo de cambio é aquele pequenininho que fica bem a frente ?
Quanto a haste do limpador tem um segredinho pra tirar né...é preciso levantar um pouco a haste para que a presilha fique liberada o suficiente. Perdi uns bons minutos puxando feito um doido a presilha antes de descobrir essa de levantar a haste...rsrsrs.
Abração,
Marcão