Conectar

Ver Versão Completa : Pressão de óleo e temperatura da SW4

Celsogvs
21/01/2008, 20:13
ALL,

Pretendo instalar em minha SW4 um marcador de pressão do óleo e também um marcador de temperatura de mercúrio.

Alguém sabe dizer em que ponto do motor esses acessórios podem/devem ser ligados?

Desde já obrigado.

[]´s

guilhermeabreu
21/01/2008, 20:37
CELSOGVS

Sugiro colocar o marcador de temperetura no mesmo local que o original , colocando um adaptador em forma de T ou Y e colocar os dois no mesmo lugar do original .

Augustocesar
27/03/2008, 11:59
ALL,

Pretendo instalar em minha SW4 um marcador de pressão do óleo e também um marcador de temperatura de mercúrio.

Alguém sabe dizer em que ponto do motor esses acessórios podem/devem ser ligados?

Desde já obrigado.

[]´s

Celso,
Já colocou os marcadores, como esta o funcionamento da viatura??
Acho que é importante colocar esses marcadores, vou providenciar também, acho que o melhor é que os marcadores sejam mecânicos, são mais confiáveis.
O marcador de temperatura pode ser o com mercúrio, e temos que verificar o local mais apropriado para sua instalação, acho que o ideal seria no cabeçote, para ver a temperatura próximo à saída da a´gua para o radiador.
Abraços,
Augusto "De Goiás"

Celsogvs
27/03/2008, 12:47
Celso,
Já colocou os marcadores, como esta o funcionamento da viatura??
Acho que é importante colocar esses marcadores, vou providenciar também, acho que o melhor é que os marcadores sejam mecânicos, são mais confiáveis.
O marcador de temperatura pode ser o com mercúrio, e temos que verificar o local mais apropriado para sua instalação, acho que o ideal seria no cabeçote, para ver a temperatura próximo à saída da a´gua para o radiador.
Abraços,
Augusto "De Goiás"

Augusto,
Ainda não coloquei não, estou esperando o suporte dos marcadores ficar pronto. Mandei fazer em fibra para colocar os três marcadores na coluna do pára-brisa do lado do motorista. Será colocado o marcador de pressão de óleo, temperatura e pressão do turbo.
Abs,

rub
31/03/2008, 18:40
Celso,

Eu também estou precisando instalar estes manometros na minha SW4 98 3.0 TD, para evitar surpresas desagradáveis.
Você poderia encaminhar o telefone/endereço da pessoa que está fazendo para você a o suporte dos marcadores para ser instalada na coluna do para-brisa?
Desculpe pela pergunta: Qual foi o preço deste suporte em fibra?
Onde você conseguiu os manometros, inclusive o de temperatura a mercúrio?
Grato,
Rubens

Celsogvs
31/03/2008, 22:29
Celso,

Eu também estou precisando instalar estes manometros na minha SW4 98 3.0 TD, para evitar surpresas desagradáveis.
Você poderia encaminhar o telefone/endereço da pessoa que está fazendo para você a o suporte dos marcadores para ser instalada na coluna do para-brisa?
Desculpe pela pergunta: Qual foi o preço deste suporte em fibra?
Onde você conseguiu os manometros, inclusive o de temperatura a mercúrio?
Grato,
Rubens

Olá Rubens,

Ainda não esta completo não, estou esperando o suporte ficar pronto, isso deve acontecer até o final deste mes.

Assim que estiver pronto coloco aqui as fotos e informo os preços.

Abs,

Celso Faria

rub
01/04/2008, 07:37
Bom dia Celso,

Muito obrigado pelo retorno e também pela ajuda.
Ficarei aguardando pois estou muito interessado nesta instalação.

Abraços,

Rubens

Augustocesar
01/04/2008, 08:04
Olá Rubens,

Ainda não esta completo não, estou esperando o suporte ficar pronto, isso deve acontecer até o final deste mes.

Assim que estiver pronto coloco aqui as fotos e informo os preços.

Abs,

Celso Faria

Celso,
Faça dois logo de uma vez, quero o meu.
como ficou a temperatura do motor, a minha quando uso forte ela anda esquentando, acho que devemos colocar os relógios para monitorar melhor o motor.
Abraços,
Augusto "de goiás"
SW4/93

Celsogvs
01/04/2008, 09:29
Celso,
Faça dois logo de uma vez, quero o meu.
como ficou a temperatura do motor, a minha quando uso forte ela anda esquentando, acho que devemos colocar os relógios para monitorar melhor o motor.
Abraços,
Augusto "de goiás"
SW4/93

Amigo Augusto,

O seu já está reservado.

So não defini ainda se será um suporte para 3 relógio ou para dois, pois se for colocar 3 terei que retirar o pegador que fica na coluna, se for apenas dois, eles ficaram abaixo do pegador (é isso mesmo?).

Quanto a temperatura, vou colocar meu carro na oficina ainda esta semana, ele continua jogando água para fora do radiador quando ando acima de 3.000 giros, ai por falta de água ele esquenta.

Não agüento mais esses mexanicos, do inicio de ano passado até agora e a terceira oficina que passo. O pior é que eles não assumem a responsabilidade, ou seja, nunca está na garantia.
O fato do meu motor jogar água para fora do radiador em alto giro, o mexanico acha que é junta do cabeçote ou até mesmo o cabeçote.

Lendo em outro tópico aqui no forum, vi algumas pessoas falando que o cabeçote das hiluxs não suportam retifica, que se mandar retirar trincas e plainar ele dura somente 6 meses, que se quiser uma coisa definitiva tem que trocar o cabeço.
Não sei se isso é verdade, mas o fato é que nos últimos 13 meses já mandei retificar o cabeçote 3 vezes e estou com problemas.

Esta vai ser a última, se não der certo vendo a hilux.

Abs,

Augustocesar
01/04/2008, 10:50
Celso,
Estou com o mesmo problema. então fique calmo. he he he
A questão do cabeçote não aceitar retífica é muito falada nas 3.0 que eles são de alumínio, nas nossas é ferro fundido, apesar de que eles não tem margem de retificar, eu acho.
Ao colocar o medidor de temperatura e pressão do óleo lubrificante, vamos ter uma noção se o mesmo pode estar aquecendo mais do que o normal e fazendo a refrigeração ficar deficiente, vamos ver.
Acho que o ideal é dois relógios abaixo do pegador, para não tirar ele que é importante.
Abraços.
Augusto "De Goiás"
SW4/93

Barao de Castro
01/04/2008, 11:10
Amigo Augusto,

O seu já está reservado.

So não defini ainda se será um suporte para 3 relógio ou para dois, pois se for colocar 3 terei que retirar o pegador que fica na coluna, se for apenas dois, eles ficaram abaixo do pegador (é isso mesmo?).

Quanto a temperatura, vou colocar meu carro na oficina ainda esta semana, ele continua jogando água para fora do radiador quando ando acima de 3.000 giros, ai por falta de água ele esquenta.

Não agüento mais esses mexanicos, do inicio de ano passado até agora e a terceira oficina que passo. O pior é que eles não assumem a responsabilidade, ou seja, nunca está na garantia.
O fato do meu motor jogar água para fora do radiador em alto giro, o mexanico acha que é junta do cabeçote ou até mesmo o cabeçote.

Lendo em outro tópico aqui no forum, vi algumas pessoas falando que o cabeçote das hiluxs não suportam retifica, que se mandar retirar trincas e plainar ele dura somente 6 meses, que se quiser uma coisa definitiva tem que trocar o cabeço.
Não sei se isso é verdade, mas o fato é que nos últimos 13 meses já mandei retificar o cabeçote 3 vezes e estou com problemas.

Esta vai ser a última, se não der certo vendo a hilux.

Abs,

Pessoal perdoe estar me metendo no assunto de vcs, afinal ainda não possuo a sw4. Temos na familia uma sr5 cabine dupla 92, já com mais de 500 mil km's e nunca deu problema de esquentar. Agora pelo que li de vcs, é o seguinte o cabeçote tem um limite para corte, "rebaixar", conforme for preciso, apartir desta medida é normal que o carro fique esquentando, inclusive o cara da retifica deve avisar ao dono o estado do limite de altura do cabeçote. Isso aconteceu com um blazer minha, se aplainar nesse limite ele ferve e joga água pra fora.

Já existem algumas retíficas que tem tecnologia para encher o cabeçote, tipo colocando uma liga metálica em seu contorno (one pega a junta) assim o cabeçote não perde (não chega a seu fim ), procurem em sua cidade que vcs acham. Sempre soube que as sw4 motor 2.8 não tinham esse problema, só se for mesmo cabeçote no limite. Como tenho interesse no final desse ano ir para uma entre 93 a 95 ficarei grato se vcs me mandarem informações em MP sobre como foi resolvido o problema. Antes das retificas terem essa tecnologia muitos mecanicos colocavam 2 juntas no cabeçote ou faziam sob medida.

Espero ter ajudado, pois sofri muito com a blazer, foram 3 cabeçotes pro espaço.

sds

Breno:concordo:

Celsogvs
01/04/2008, 11:42
Minha preocupação é estar gastando dinheiro com as retificas e nunca resolver o problema. Em janeiro do ano passado gastei R$1.400,00, em setembro R$900,00, em janeiro passado mais R$850,00 e agora o carro vai pra oficina outra vez.

Encontrei o cabeçote original (foi o que o vendedor falou) em São Paulo por R$2.300,00.

O que acham?

Abs,

dpab
01/04/2008, 14:02
Celso,
Eu não tenho cabedal técnico para falar, mas NOVO É NOVO. Vc já gastou 3 vezes com retíficas e não resolveu. Se fosse comigo, eu não pestanejava, compraria um cabeçote novo, original toyota e mandaria fazer o serviço SOMENTE em oficina capacitada e indicada. Abração, Delfim.

rub
01/04/2008, 16:07
Após ler neste Forúm 4x4 Brasil o que acontece com o cabeçote da Hilux, estou interessado na instalação dos manometros, permitindo assim um melhor monitoramento.

Na minha opinião este tópico está sendo muito interessante e com certeza irá ajudar muitas pessoas a evitar gastos desnecessários.

Grato e fico no aguardo do contato da pessoa que faz a coluna de fibra para instalação dos manometros para a SW4.

Rubens

Augustocesar
03/04/2008, 09:24
Minha preocupação é estar gastando dinheiro com as retificas e nunca resolver o problema. Em janeiro do ano passado gastei R$1.400,00, em setembro R$900,00, em janeiro passado mais R$850,00 e agora o carro vai pra oficina outra vez.

Encontrei o cabeçote original (foi o que o vendedor falou) em São Paulo por R$2.300,00.

O que acham?

Abs,

Celso e todos,
Quando falamos em motor 2.8 esquentar é decorrente muito mais das alterações que fizemos do que de fragilidade do conjunto.
Esse motor usado em sua concepção original é praticamente indestrutível.
Mas como falamos aqui, com turbina, intercooler, LDA, diferencial alongado, ele começa a ser exigido de forma mais radical, isso exige mais dos sistema de arrefecimento.
então temos que continuar nossas alterações para adequar o conjunto à nova realidade do motor, claro, ele quase dobra de potência, permite arrancadas melhores e o radiador continua o mesmo??
No meu caso, estou usando 1.3 de pressão de turbo, o carro ficou muito bom para andar, mas após uso constante em velocidades acima de 130 km, sol forte, ar condicionado, ele começa a esquentar, passando o marcador do meio e chegando no vermelho, inclusive jogando água para fora. Acho que se não tirar o pé da bomba injetora éle derrete tudo. Mas sempre que faço isso monitoro a temperatura e no primeiro sinal de aquecimento tiro o pé.
Várias coisas já foram faladas sobre esse tema. a última que fiz foi tirar a válvula termostática. Notei que o motor demora mais a aquecer, chega na temperatura de funcionamento (meio do marcador) e fica parado lá, vez por outra voltando até 1/4 do marcador.
Outra coisa que me aflige é o fato de que diminui a água do radiador, sem ter ido para o vaso de expansão, mas também não aparenta vazamento.
O mecânico me sugeriu que colocasse a tampa do radiador nova e original, porque ela é fundamental no sistema, no que eu concordo e vou comprar hoje, sugiro a Você Celso que faça o mesmo.
E vamos continuando na luta.
Abraços,
Augusto "De Goiás"
Sw4/93 Tdi.

joão k. chikui
03/04/2008, 09:39
Grande amigo Celso
Seu carro é uma 2.8 cabeçote de ferro. Deve estar turbinada , certo ?
Qual a pressão do turbo?

Esse motor é fantástico , e , com pressão de até 0,7 a 0,8 deve rodar 400 a 500 mil.
Talvez vc ainda não achou o mecânico experiente neste motor.
Celsão, se tiver que gastar um pouco neste motor , gaste sem medo:Vc vai colocar dinheiro em algo realmente bom. Não falaria isto se fosse no teu Ex jipe com aquele motor original(Vc sabe do que estou falando)

[]s

O que acham?

Abs,

Celsogvs
03/04/2008, 18:27
Amigos Augusto, João e ALL,

Minha hilux é motor 2.8 cabeçote de ferro e está com a pressão do turbo em 1.0.

Coloquei também filtro de ar do caminhão mercedes 709 e cano de descarga de 2.5".

Deixei o carro nesta terça feira no mexanico e ele disse que tudo indica ser o cabeçote, disse que o fato de já ter feito três retificas no cabeçote (isso eu, fora os donos anteriores) a taxa de compressão deve estar alta e isso faz jogar água para fora do radiador.

Ele fez uma proposta de colocar um cabeçote dele para eu testar, devo pegar o carro amanhã. Assim que fizer novas testes informo aqui.

No inicio de março levei o carro para ele avaliar este problema de jogar água para fora do radiador e ele trocou a válvula termostática e o tampa do radiador, mas pouco adiantou.

Percebo claramente que o problema do motor não é esquentar e sim jogar água para fora do radiador e depois por falta de água ele esquenta. Percebi também que quando ele está quente (por falta de água) o reservatório esta totalmente cheio e falta muita água no radiador. Não entendo por que ele não puxa a água do reservatório.

Não acredito que este problema de jogar agua para fora do radiador seja apenas em função das alterções que fiz no mortor não, pois um amigos de São Paulo, o Leonardo Diccini tinha uma hilux com muito mais potencia e não tinha este problema.

Abs,

guilhermeabreu
05/04/2008, 14:42
CELSOGVS E OUTROS

Tenho um SW4 93 2.8 ha 7 anos , no início , tinha muito medo que alguem incapacitado mexesse nela qdo fosse preciso fazer manutenções preventivas .

Logo , qdo precisei pela primeira vez , foi para trocar a correia dentada , a luz T-BELT ascendeu , aí na dúvida de trocar com quem , optei pelo mais sensato , FUI NA CONCESSIONÁRIA AUTORIZADA TOYOTA DE NOVA FRIBURGO - RJ.

PÉSSIMA OPÇÃO , ME FERREI POR INTEIRO .

Eles trocaram a correia dentada , MAS NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA , RESUMO : TRAVOU O ROLAMENTO , ARREBENTOU A CORREIA , E O MOTOR FOI PRO SACO . E PIOR ELES NÃO ASSUMIRAM A RESPONSABILIDADE , e como estamos no BRASILLLLLLL , eles tem muito mais dinheiro do que eu , sabia que perderia a causa na justiça .

Procurei e achei aqui em minha cidade um mecanico muito bom , para não dizer ÓTIMO , e fiz o motor com ele , gastei R$10.000,00 fazendo o motor por completo , no dia seguinte que peguei na oficina , fui a NATAL-RN. , andei 6.000 Km , ficou 1000% o serviço , ele me mandou voltar para fazer revisão com 5.000 Km , e até hoje não voltei a ele , esta rodado 50.000 Km após ter sido feito o motor , e nenhum problema , a não ser :

De uns 6 meses para cá , A ÁGUA VEM SUMINDO DO RADIADOR , e não vejo por onde ela vai , até um dia que fui a GOVERNADOR VALADARES , muito calor , ar ligado , a temperatura começou a subir , parei num posto e VI NA PARTE SUPERIOR DO RADIADOR , na junção da colméia com a parte superior um MEREJAMENTO DE ÁGUA E VAPOR , aí então matei a charada , a água saía qdo a pressão estava alta juntamente com a temperatura alta , ela saía , evaporava e eu não via qdo parava o carro .

Levei num cara que recupera radiador , ele aproveitou e varetou o radiador e me disse que o radiador já estava muito corroído .

Mesmo assim a água continuava a sumir , mas demorando mais tempo . A ÁGUA ENCHE O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO E NÃO RETORNA AO RADIADOR , E O RADIADOR FICA COM POUCA ÁGUA .

EXATAMENTE COMO NO SEU RELATO CELSO .

CONCLUSÃO : Pensando daqui , raciocinando dali , CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO :

Mesmo tendo sido feito o serviço no radiador , DEVE COM CERTEZA ter um pequenino vazamento ou no radiador ,ou um pequenino furo numa mangueira , que qdo frio e o carro parado não pinga em lugar nenhum , e qdo em uso , ao esquentar e aumentar a pressão no circuito , faz com que a água vá para o reservatório de expansão até entornar e tb vasar em forma de vapor do pequeno furo onde estiver que a gente não descobre , E QDO O CARRO PARA E ESFRIA , TERIA QUE SUGAR DE VOLTA A ÁGUA PARA O RADIADOR , e pq não retorna : PQ COMO EXISTE ESTE PEQUENINO FURO QUE NÃO CONSEGUIMOS DESCOBRIR , ESTE CIRCÚITO É TOTALMENTE VEDADO E COM ÍSTO A ÁGUA QDO VAI PARA O RESERVATÓRIO , FORMA VÁCUO NO SITEMA E QDO ESFRIA , É ESTE VÁCUO QUE SUGA A ÁGUA DE VOLTA AO RADIADOR , LOGO : " NÃO É FEITO O VÁCUO NESCESSÁRIO PARA PUXAR A ÁGUA DE VOLTA POR CAUSA DESTE PEQUENINO FURO QUE ESTA EXISTINDO NO CIRCUITO " .

TENHO CERTEZA DE QUE É ESTE O PROBLEMA .

O QUE FAZERMOS ?

1º - Trocar todas as mangueiras , pois já estão com 15 anos , no meu caso . É o que fica mais barato por enquanto . Caso não resolva 2ª opção

2º - Trocar o radiador , se não resolver , ESTOU FERRADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOU AO ÓTIMO MECANICO QUE FEZ O MOTOR PARA TENTAR DESCOBRIR O QUE ESTA OCORRENDO .

Este é o meu relato , e tenho convicção que irei resolver o problema da água fazendo estas duas medidas .

O que vcs acham deste meu raciocínio ?

Augustocesar
05/04/2008, 18:05
CELSOGVS E OUTROS

Tenho um SW4 93 2.8 ha 7 anos , no início , tinha muito medo que alguem incapacitado mexesse nela qdo fosse preciso fazer manutenções preventivas .

Logo , qdo precisei pela primeira vez , foi para trocar a correia dentada , a luz T-BELT ascendeu , aí na dúvida de trocar com quem , optei pelo mais sensato , FUI NA CONCESSIONÁRIA AUTORIZADA TOYOTA DE NOVA FRIBURGO - RJ.

PÉSSIMA OPÇÃO , ME FERREI POR INTEIRO .

Eles trocaram a correia dentada , MAS NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA , RESUMO : TRAVOU O ROLAMENTO , ARREBENTOU A CORREIA , E O MOTOR FOI PRO SACO . E PIOR ELES NÃO ASSUMIRAM A RESPONSABILIDADE , e como estamos no BRASILLLLLLL , eles tem muito mais dinheiro do que eu , sabia que perderia a causa na justiça .

Procurei e achei aqui em minha cidade um mecanico muito bom , para não dizer ÓTIMO , e fiz o motor com ele , gastei R$10.000,00 fazendo o motor por completo , no dia seguinte que peguei na oficina , fui a NATAL-RN. , andei 6.000 Km , ficou 1000% o serviço , ele me mandou voltar para fazer revisão com 5.000 Km , e até hoje não voltei a ele , esta rodado 50.000 Km após ter sido feito o motor , e nenhum problema , a não ser :

De uns 6 meses para cá , A ÁGUA VEM SUMINDO DO RADIADOR , e não vejo por onde ela vai , até um dia que fui a GOVERNADOR VALADARES , muito calor , ar ligado , a temperatura começou a subir , parei num posto e VI NA PARTE SUPERIOR DO RADIADOR , na junção da colméia com a parte superior um MEREJAMENTO DE ÁGUA E VAPOR , aí então matei a charada , a água saía qdo a pressão estava alta juntamente com a temperatura alta , ela saía , evaporava e eu não via qdo parava o carro .

Levei num cara que recupera radiador , ele aproveitou e varetou o radiador e me disse que o radiador já estava muito corroído .

Mesmo assim a água continuava a sumir , mas demorando mais tempo . A ÁGUA ENCHE O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO E NÃO RETORNA AO RADIADOR , E O RADIADOR FICA COM POUCA ÁGUA .

EXATAMENTE COMO NO SEU RELATO CELSO .

CONCLUSÃO : Pensando daqui , raciocinando dali , CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO :

Mesmo tendo sido feito o serviço no radiador , DEVE COM CERTEZA ter um pequenino vazamento ou no radiador ,ou um pequenino furo numa mangueira , que qdo frio e o carro parado não pinga em lugar nenhum , e qdo em uso , ao esquentar e aumentar a pressão no circuito , faz com que a água vá para o reservatório de expansão até entornar e tb vasar em forma de vapor do pequeno furo onde estiver que a gente não descobre , E QDO O CARRO PARA E ESFRIA , TERIA QUE SUGAR DE VOLTA A ÁGUA PARA O RADIADOR , e pq não retorna : PQ COMO EXISTE ESTE PEQUENINO FURO QUE NÃO CONSEGUIMOS DESCOBRIR , ESTE CIRCÚITO É TOTALMENTE VEDADO E COM ÍSTO A ÁGUA QDO VAI PARA O RESERVATÓRIO , FORMA VÁCUO NO SITEMA E QDO ESFRIA , É ESTE VÁCUO QUE SUGA A ÁGUA DE VOLTA AO RADIADOR , LOGO : " NÃO É FEITO O VÁCUO NESCESSÁRIO PARA PUXAR A ÁGUA DE VOLTA POR CAUSA DESTE PEQUENINO FURO QUE ESTA EXISTINDO NO CIRCUITO " .

TENHO CERTEZA DE QUE É ESTE O PROBLEMA .

O QUE FAZERMOS ?

1º - Trocar todas as mangueiras , pois já estão com 15 anos , no meu caso . É o que fica mais barato por enquanto . Caso não resolva 2ª opção

2º - Trocar o radiador , se não resolver , ESTOU FERRADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOU AO ÓTIMO MECANICO QUE FEZ O MOTOR PARA TENTAR DESCOBRIR O QUE ESTA OCORRENDO .

Este é o meu relato , e tenho convicção que irei resolver o problema da água fazendo estas duas medidas .

O que vcs acham deste meu raciocínio ?

Guilherme,
Deixe tal minha contribuição.
A minha também passou a apresentar aquecimento, ou melhor sumir a água e por causa disso se continuar a pisar vem o aquecimento.
Mas discordo de suas conclusões para o grupo do motores, acho que para o seu deve ser isso mesmo.
Claro que o primeiro ponto a ser observado é o radiador e possíveis vazamentos.
Eu fiz isso e troquei e aumentei o meu radiador, Coloquei a colméia do caminhão mercedes, que tem as galerias maiores, permitindo a maior circulação da água.
Só que existe uma diferença. Na minha ela manda a água para o reservatório e fica com pressão no radiador que permanece por vários dias, sendo que quando abro o radiador ele chega a jogar um pouco de água para fora e falta água.
Se fosse vazamento essa água sairia pelo buraco e não deixaria o sistema pressurizado no limite da tampa.
Se fosse simples aumento de volume da água pelo aquecimento, quando se esfria a água ela voltaria para seu tamanho normal e criaria depressão que retornava a água que se deslocou para o vaso de expansão.
Portanto, se fica aumento de pressão no radiador e não existe vazamento, temos que passar para a análise da junta do cabeçote e do próprio cabeçote.
Eu troquei o cabeçote da minha viatura, coloquei novo e a junta, mas acho que algo deixou a desejar e vou mandar abrir novamente.
Uma coisa que o mecânico falou e vou averiguar é que pode ter havido um empeno no bbloco do motor, precisa plainar ele, porque senão contínua a passagem da compressão do motor para o sistema de refrigeração.
Abraços,
Augusto "De Goiás"
SW4 93/Tdi.

guilhermeabreu
05/04/2008, 19:03
GRANDE AUGUSTOCESAR

Qdo citei meu exemplo , realmente eu citei uma SW4 em condições originais como esta a minha , e concordo com vc plenamente que seu problema é diferente do meu .
Eu não sei se vc colocou o vaso de expansão lacrado/presurizado , pois na minha que é original , é aquele com a tampa aberta que qdo a água volta ao volume normal de qdo fria , retorna automaticamente pelo vácuo formado de qdo a água expandiu o volume qdo quente , vc entendeu minha explicação , logo , entendo tb que o seu problema é outro infelismente , pois no seu caso pode resultar em gastos maiores para ser resolvido este problema .

Sendo que na minha não apresenta aquecimento qdo muito exigida , só apresenta aquecimento qdo deixo de verificar a água que esta sumindo , e por ficar com pouca água , aí sim a temperatura aumenta , mas assim que completo o nível de água , ando com pé no fundo que o ponteiro não passa do meio . Logo não é problema de motor , e sim de vasamento de água que tenho que descobrir seguindo o que falei anteriormente .

E por falar em radiador , de qual caminhão vc colocou o radiador , precisou de quais modificações . Pq se vou trocar o radiador , pq não colocar um maior , ainda mais que deve ser bem mais barato do que um original , e mesmo ela não precisando de um radiador maior , colocando um radiador com maior poder de troca calórica não prejudica em nada , muito pelo contrário , aumento mais ainda minha margem de segurança concorda ?

Mas valeu pelo esclarecimento .

ABRAÇÃO .

dpab
05/04/2008, 19:30
Guilherme,
Quando vc trocou a correia dentada na Toyoserra (N. Friburgo) e aconteceu o problema de arrebentar a correia nova, a que peça vc se refere que deveria ter sido trocada e danificou? O que provocou a destruição da correia foi aquela peça que parece um pistãozinho e que empurra o rolamento em direção à correia, ou foi o próprio rolamento que travou? Pergunto isso pq troquei recentemente a correia dentada e o rolamento (originais toyota) lá na Toyomec (Jacarepaguá), mas não troquei o tal pistãozinho que empurra o rolamento, pq eles me disseram que aquilo não dá defeito, só o rolamento... Procede essa informação? Obrigado, Delfim.

elmestizo
05/04/2008, 22:12
Informação não procede.

O correto é trocar.. correio+ esticador +rolamento

guilhermeabreu
06/04/2008, 01:01
DPAB E ELMESTIZO

Tenho um TÓPICO sobre este meu dissabor com a TOYOSERRA .

DPAB , a peça que eu me refiro é : SIMPLESMENTE QDO VC TROCA A CORREIA DENTADA , "TEM QUE TROCAR O ESTICADOR DA CORREIA " , QUE ELES NÃO TROCARAM , E O ROLAMENTO DO ESTICADOR QUE TRAVOU , ESTA EMBUTIDO NO ESTICADOR QDO VC TROCA O MESMO , ou seja QDO VC TROCA A CORREIA DENTADA , TEM QUE TROCAR O ESTICADOR DA CORREIA TB , PQ ESTE FAMIGERADO ROLAMENTO FAZ PARTE DO ESTICADOR .

Na época , qdo arrebentou a correia , EU LIGUEI PARA A TOYOSERRA , dizendo o ocorrido , eles SIMPLESMENTE ME DISSERAM QUE A CORREIA NÃO ARREBENTA , e eu disse que ARREBENTOU , FIQUEI P DA VIDA , DISCUTI COM O CARA UNS 25 MINUTOS NO TELEFONE , DIZENDO QUE A CORREIA ARREBENTOU , e ele DIZENDO QUE ELA NÃO ARREBENTA , E ME PERGUNTAVA COMO QUE EU SABIA QUE A CORREIA HAVIA ARREBENTADO , EU DIZIA QUE EU SABIA PQ CONHEÇO DE MECANICA , ele me perguntava se eu tinha aberto o motor para ver se havia arrebentado , naturalmente para eu perder a garantia , pois se foi trocado na autorizada e eu mexi , logo perde a garantia .
Depois de muita discussão ELE ME DISSE QUE : " A CORREIA DENTADA DA HILUX SÓ ARREBENTA , QDO O ROLAMENTO DO ESTICADOR TRAVA " .

AÍ EU PERGUNTEI SE A CORREIA TENDO ARREBENTADO DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA "PQ O ROLAMENTO TRAVOU " SE ELES COBRIRIAM O PREJUÍZO .

SIMPLESMENTE ELE ME RESPONDEU : COMO QUE EU SABIA QUE O ROLAMENTO TRAVOU SE EU NÃO HAVIA ABERTO O MOTOR .
Eu respondi : VC É MUITO BURRO , POIS VC MESMO ACABOU DE DIZER QUE A CORREIA SÓ ARREBENTA QDO TRAVA O ROLAMENTO , E SE A CORREIA ARREBENTOU , "É PQ O ROLAMENTO TRAVOU " .

AÍ ELE ME RESPONDE : QUE NÃO TEM GARANTIA QDO A CORREIA ARRABENTA POR CAUSA DO ROLAMENTO TRAVADO , SÓ TEM GARANTIA SE ELA ARRBENTASSE POR SÍ SÓ , e por si só ela não arrebenta , DAÍ VI QUE TINHA QUE COLOCAR NA JUSTIÇA , e justiça vcs sabem como é .

Mesmo assim , PERGUNTEI : PQ QUE QDO TROQUEI A CORREIA DENTADA , ELE NÃO TROCOU O ESTICADOR DA CORREIA , E MAIS UMA VEZ ELE ME DISSE : QUE QDO TROQUEI A CORREIA , O ESTICADOR ESTAVA BOM .

NESTA HORA DESLIGUEI O TELEFONE NA CARA DELE , E NUNCA MAIS FUI LÁ E DIVULGO ÍSTO PARA TODO MUDO SABER QUE A TOYOSERRA DE NOVA FRIBURGO , AGE DE MÁ FÉ COM SEUS CLIENTES , E ESPERO QUE ELES FECHEM AS PORTAS POR CAUSA DISTO .

Concluíndo : é a mesma reposta que o ELMESTIZO postou aqui em uma linha , desculpe por ter me alongado tanto , mas voltou a minha RAIVA novamente com a TOYOSERRA .

NOTA : Meu cunhado , comprou uma LAND-ROVER DEFENDER 110 0KM em SÃO PAULO , mas ele mora em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO , qdo teve que trocar a correia dentada , trocou em RIBEIRÃO PRETO , na autorizada de lá , logo a seguir veio de férias aqui para CAMPOS-RJ 1250 km de distancia , e qdo chegou aqui , o motor estava fazendo barulho , PAROU O CARRO CHAMOU A SEGURADORA , TRANSPORTOU PARA A AUTORIZADA DO RIO DE JANEIRO , foi acompanhando o carro e acompanhou o serviço dentro da autorizada .

QUEL A SURPRESA ?

A autorizada do RIO , achou um absurdo o que fizeram , pois : AO TROCAREM A CORREIA DENTADA LÁ EM RIBEIRÃO PRETO , " NÃO TROCARAM O ESTICADOR " E O ROLAMENTO ESTAVA TRAVANDO .

E MAIS : DISSE QUE NAQUELA AUTORIZADA , A DO RIO DE JANEIRO , ELES JÁ TEM O KIT DE TROCA DE CORREIA DENTADA QUE COMPÕE DE : CORREIA DENTADA + ESTICADOR DA CORREIA+ ROLAMENTO .

Como o ELMESTIZO relatou .

Espero ter esclarecido , e se vc trocou a correia e trocou tb o esticador , PODE FICAR TRANQUILO , pq trocou o rolamento tb .

ABRAÇÃO A TODOS .

dpab
06/04/2008, 02:08
Guilherme,
Eu acompanhei todo o serviço na Toyomec. Tenho certeza que trocaram a correia e o rolamento, mas não trocaram o esticador, alegando que o mesmo não dá defeito, só o rolamento. Como tem menos de 1.500 km da troca, acho que vou mandar trocar o esticador por precaução. Mas já sei que vou "morrer" em outra mão-de-obra...
Abração, Delfim.

guilhermeabreu
06/04/2008, 11:49
DPAD

Acredito que vc fará a coisa certa . Depois que travou meu rolamento , qdo perguntei a eles PQ NÃO TROCARAM O ESTICADOR E O ROLAMENTO ? , ELES TB ME RESPONDERAM QUE NÃO TROCARAM O ESTICADOR COM O ROLAMENTO PQ ESTAVAM BONS .

Como já relatei anteriormente , ACREDITO QUE SEJA DE MÁ FÉ , pois depois do motor estourado eles pensam que vamos dar o srviço para eles fazerem e FATURAREM EM NOSSAS COSTAS , DIGO BOLSO , Aqui pra eles ( UMA BANANA PRA ELES ) .

Na realidade DPAD , o que ocorre é o seguinte , é fácil de entender : Se a correia dentada tem um tempo de vida útil que é garantida pela fábrica , e recomenda a troca de tantos em tantos Km , O ESTICADOR E O ROLAMENTO TB , e eles NÃO MENSIONAM ÍSTO .

O que acontece : com o tempo a correia vai envelhecendo e cedendo um pouco , DAÍ A NESCESSIDADE DA TROCA antes de arrebentar , ASSIM TB OCORRE COM O ESTICADOR E O ROLAMENTO . Qdo vc troca a correia por uma nova , a CORREIA NOVA vai fazer uma pressão maior TANTO NO ESTICADOR QTO NO ROLAMENTO QUE JÁ ESTÃO DESGASTADOS TB , aí se não trocar , É EM POUCO TEMPO QUE DÁ O PROBLEMA , CORREIA NOVA COM ESTICADOR E ROLAMENTO VELHO , "CRÉU" NO SUJEITO .

Foi o que ocorreu comigo e com o meu cunhado com o DEFENDER dele , só que no dele , apresentou um SINAL "BARULHO NO MOTOR " logo na primeira viagem que fez , e no meu demorou um tempo um pouco maior e arrebentou de vez .

DEU PRA ENTENDER NÃO ?

NOTA : Eles vão tentar te convencer que não precisa , e vc diz para eles que VC GOSTA DE GASTAR DINHEIRO A TOA , GOSTA DE JOGAR DINHEIRO FORA E EXIGE QUE ELES TROQUEM PRA VC . Vc deve gastar nem 5% do que gastaria para fazer um motor . Já estou COMEÇANDO A FICAR NERVOSO DE NOVO COM ESTA TAL DE AUTORIZADA , só de ouvir seu relato .

ABRAÇÃO .

dpab
06/04/2008, 14:53
Guilherme,
Farei isso na próxima semana, quero ter tranquilidade.
Um abraço, Delfim.

jonca57
06/04/2008, 16:20
Celso e Augusto;
Também quero o "porta instrumentos" para a colocar na coluna da porta.
Andando a minha SW TDI só esquentou uma vez (foi quase "no vermelho"), quando eu estava no deserto de La Pampa na Argentina (45º C) e andando com o carro cheio, barraca de teto, AC ligado e a uma média de 110k/h. Foi só desligar o AC e levantar um pouco o pé que a temperatura voltou ao normal. Outra vez foi quando furou o radiador e a água se foi toda, parei a tempo. Antes eu usava um intercooler da maxcooler "embaixo" e NUNCA deu problema, como eu coloquei um guincho onde antes estava o intercooler, esse passou para "cima" do motor, com um scoop de L-200 e ventuinha elétrica do ar condicionado do Gol para os congestionamentos e trilhas.
Agora começou a aparecer óleo na junção da mangueira da saída da turbina para o intercooler (que acho tá mal feito) e nas mangueiras embaixo da turbina.
Vou colocar um escapamento de 2,5" , um radiador de óleo para o turbo e trocar o radiador da água por um de maior capacidade (3 carreiras, mas com mais aletas).
Que radiador de óleo coloco de moto, de fusca ou, por exemplo, um desses? http://www.metanolracing.com.br/produtos.asp?id_categoria=36&id_subcategoria=152

Celsogvs
06/04/2008, 19:13
Jonca,

Quando mandei fazer o meu suporte para os marcadores de pressão já mandei fazer mais dois, um pra você e outro para o Augusto.

Já deveria estar pronto, mas como minha hilux está na oficina deve demorar um pouco mais.

Jonca, quanto está a pressão do turbo de sua hilux? pergunto isso porque penso que o problema pode ser excesso de pressão, mas quando me lembro da hilux do Leonardo Dicinni acho que não tem nada a ver.

Abs,

rub
06/04/2008, 20:51
Olá Celso,

Como que eu faço para encomendar um suporte deste para mim?
Você poderia me ajudar neste assunto?
Também gostaria se possível de ter a especificação do manometro para medir a temperatura do motor que você pretende instalar.

Grato,

Rubens

Celsogvs
06/04/2008, 22:00
Rubens,

Acredito que vou mandar fazer esta semana o suporte para colocar os marcadores de pressão do turbo e temperatura e ai posso encomendar um para você. O preço que me passaram é de R$60,00 cada, como vou mandar fazer mais de um vou tentar um desconto.

O marcador de temperatura é de mercúrio que tem melhor precisão.

Se você realmente quiser, me confirme que mando fazer para você.

Abs,

dpab
07/04/2008, 07:21
Celso,
Esse suporte é de fibra de vidro? Do tipo "coluna de instrumentos"? Se for do tipo coluna, tem que tirar a alça de apoio existente na coluna do carro? Tenho interesse tb, uma vez que são dois instrumentos importantes para o monitoramento da viatura. Obrigado, Delfim.

dpab
07/04/2008, 07:30
Amigos,
O que vcs acham de colocarmos os instrumentos marcadores digitais? Eu tenho guardado, do meu antigo carro, 3 instrumentos digitais da marca GUSTER que são muito bons, mas são um conta-giros, um voltímetro e um amperímetro. Estou pensando em encomendar os instrumentos de pressão e temperatura desse fabricante tb. Normalmente os dígitos dos instrumentos são vermelhos, mas eles fazem em verde tb (os meus encomendei verdes). Não entendo nada do assunto, mas como trabalham com chip do tipo SMD, imagino que sejam bastante precisos e com a vantagem de ter alarme, ou seja, vc programa pra apitar se a viatura passar da temperatura X... E a estética é show de bola tb.
Dêem uma olhada no site deles: www.guster.com.br
Abração, Delfim.

Fernando César Ximenes
07/04/2008, 11:01
Celso, daria para vc me incluir entre os interessados em adquirir o suporte para dois instrumentos(marcador de pressão de óleo do motor e temperatura da água)? Se sim, informe o valor da peça, cta para envio do valor. Qto ao diâmetro dos instrumentos, antes de decidir, vou examinar os indicados pelo dpab no site acima. Acabei de trocar junta e cabeçote da minha sw4 2001 efi que, com apenas 100.000 km rodados, trincou o cabeçote. Resolvi a consequência mas a causa ficou no ar. Estou pensando em instalar também um radiador de óleo. Qualquer opinião agradeço.

rub
07/04/2008, 12:15
Celso,

Obrigado pelo retorno!
Tenho muito interesse. Pode solicitar!
Você poderia encaminhar a conta corrente para depósito incluindo o Sedex para SP?

Você sabe quais são os diametros dos manômetros que você pretende instalar?
A coluna que você solicitou foi feita para qual diametro?
Estou interessado neste manômetro de mercurio para monitorar a temperatura do cabeçote.
Você poderia encaminhar o web site e/ou modelo que você encontrou?

Gostaria de instalar 3 manômetros para medir os seguintes itens: pressão do óleo, da temperatura e da pressão do turbo.
Como não será possível pelo motivo já explicado, vou instalar dois manometros eliminando a pressão do turbo.

Em relação a temperatura, você pretende instalar o sensor de temperatura do manômetro em qual lugar do motor? (Radiador, Cabeçote, Valvula Termostática, etc...)
Ou você pretende tirar o sinal do próprio sensor de tenperatura já instalado (original)?

Abraços e aguardo informações,
Rubens

Celsogvs
07/04/2008, 14:33
Delfim,
O suporte será feito em fibra de vidro sim e é do tipo coluna de instrumentos. Para colocar três marcadores teremos que retirar a alça sim, mas se for so dois não.
Eu vou retirar a alça e colocar os três, mas se alguém quiser com apenas dois não precisa retirar a alça.

Fernando Cesar,
Já inclui você, precisamos decidir quantos marcadores iremos colocar, pois conforme dito acima podemos colocar dois ou três marcadores, ai vai da opção de cada um.

Como minha SW tem turbo, acho importante colocar três marcadores que são: Pressão de óleo, temperatura (com mercúrio) e pressão do turbo.

O diâmetro será o menor, acho que 52 mm.
Posso mandar fazer para dois ou três marcadores, depende do gosto de cada um.

Quanto ao radiador de óleo, o Jonca que participou deste tópico está estudando esta possibilidade.

Ai pessoal, qual dos dois marcadores vocês querem?
Abs

rub
07/04/2008, 16:45
Celso,

Você poderia informar se vai haver diferença no preço para 2 ou 3 manometros?
Dependendo do preço comprarei os dois e depois irei decidir qual coluna irei instalar.

Obs. A coluna para manômetros de menor diametro (52 mm) será a melhor!

Eu ainda não encontrei o manômetro de temperatura a mercurio.
Você poderia mencionar qual é o fabricante?

Abraços,

Rubens

Celsogvs
07/04/2008, 17:01
Rubens,

Devo pegar minha hilux na oficina amanhã e ai vou levar para moldar o suporte dos marcadores.

Acredito que o preço seja diferente de 2 e de 3 marcadores, mas isso so saberei mais no final da semana.

Ainda não sei qual manômentro irei usar, os da Cronomac são bons mas o preço é salgado, (veja na Donatti).

Abs,

dpab
07/04/2008, 22:22
Celso, tenho interesse pelo de dois manômetros, pois o véio aqui usa a alça pra subir na viatura e a tendência é precisar cada vez mais dela, huahuahua...
Abração, Delfim.

rub
08/04/2008, 11:00
Celso,

Obrigado pela informação. Ficarei no aguardo do preço dos suportes dos manômetros.
Também gostaria de agradecer pela dica do manômetro de mercurio.
Vou verificar se eu encontro!

Grato,

Rubens

Adriano Beserra
08/04/2008, 11:59
Fernando Cesar,
tudo blz?

tenho uma SW4 2002 EFi com 156.000 km e o meu mecâncio me falou ontem que ela esta com o cabeçote com um micro trinco, e uma dos motivos que a meu mecânico me falou foi que, quando a gente passa muito tempo andando com o carro e para é necessário que o motor ainda passe uns 5 minutos ainda ligado, para haver uma melhor refirgeração, se caso vc cehga e desligar logo o motor ele sofre um resfriamento brusco e ai trinca, bem foi o que ele me falou.

MAs me diga ai quanto vc gastou para refazer o cabeçote da SW4 que é igual a minha? Quanto foi o cabeçote? foi novo ou recondiconado? quanto tempo o seu mecânico passou para fazer o serviço?

rub
08/04/2008, 12:10
Adriano,

Posso ser que eu esteja errado. Mas eu geralmente antes de desligar o motor espero cerca de 1 minuto quando roda na cidade e quando subo ladeiras deixo por 3 minutos o motor funcionando. Isso para não danificar o eixo da turbina, que quando o veículo é desligado, o eixo continua girando e trabalhando sem a correta lubrificação, podendo danificar a turbina.
Obrigado pela informação,
Rubens

Fernando César Ximenes
08/04/2008, 19:13
Fernando Cesar,
tudo blz?

tenho uma SW4 2002 EFi com 156.000 km e o meu mecâncio me falou ontem que ela esta com o cabeçote com um micro trinco, e uma dos motivos que a meu mecânico me falou foi que, quando a gente passa muito tempo andando com o carro e para é necessário que o motor ainda passe uns 5 minutos ainda ligado, para haver uma melhor refirgeração, se caso vc cehga e desligar logo o motor ele sofre um resfriamento brusco e ai trinca, bem foi o que ele me falou.

MAs me diga ai quanto vc gastou para refazer o cabeçote da SW4 que é igual a minha? Quanto foi o cabeçote? foi novo ou recondiconado? quanto tempo o seu mecânico passou para fazer o serviço?

Olá, Adriano.

Essa dica do teu mecânico, parece-me um pouco exagerada. O principal motivo de mantermos o motor funcionando por uns dois minutos após a parada do veículo é fazer com que o eixo da turbina, que gira a vários mil giros por minuto, continue sendo lubrificado pela bomba de óleo do motor, o q ñ aconteceria se desligassemos esse motor após a parada do veículo, provocando desgaste prematuro desse eixo por falta de lubrificação. Eu só costumo fazer isso em viagem. Aqui na cidade as distâncias são curtas e as rpm's do motor são baixas. Qdo. se desliga um motor ele ñ tem resfriamento brusco, pelo contrário, ele aumenta de temperatura por falta de refrigeração. Adriano, já leste, aqui mesmo no Fórum Toyota, o tópico sw4 97xcabeçote e radiador? É importante q faças isso.É pra ler e reler. Apesar de ser sw4 97, também serve para as nossas. A minha, com 100.000 km rodados, tratada a pão de ló, trincou o cabeçote e qdo. isso acontece só outro. Ñ espere mto. essa sua micro trinca aumentar porque o prejuízo poderá ser maior. O cabeçote q adquiri é novo, comprado na Império Paulista - www.imperiopaulista.com.br - tel 11 4474-4408 / 4474-0137 - contatos com o Sr. Levi. Valor $ 2.590,00 + 60,00 de frete (à vista). Daí, tem mais 08 retentores de válvulas - na autorizada de Teresina 267,00 - 01 junta do cabeçote (original) 235,00 - mão de obra 400,00. Reserve +- 4.000,00 para essa brincadeira.

Fernando César Ximenes
08/04/2008, 19:35
Delfim,
O suporte será feito em fibra de vidro sim e é do tipo coluna de instrumentos. Para colocar três marcadores teremos que retirar a alça sim, mas se for so dois não.
Eu vou retirar a alça e colocar os três, mas se alguém quiser com apenas dois não precisa retirar a alça.

Fernando Cesar,
Já inclui você, precisamos decidir quantos marcadores iremos colocar, pois conforme dito acima podemos colocar dois ou três marcadores, ai vai da opção de cada um.

Como minha SW tem turbo, acho importante colocar três marcadores que são: Pressão de óleo, temperatura (com mercúrio) e pressão do turbo.

O diâmetro será o menor, acho que 52 mm.
Posso mandar fazer para dois ou três marcadores, depende do gosto de cada um.

Quanto ao radiador de óleo, o Jonca que participou deste tópico está estudando esta possibilidade.

Ai pessoal, qual dos dois marcadores vocês querem?
Abs

Celso,

Vou fazer opção pelo suporte para dois instrumentos porque tenho de deixar uma re$$erva
para a aquisição também do radiador de óleo. []'s

jonca57
09/04/2008, 01:55
Celso;
Obrigado pela lembrança na "encomenda" do porta instrumentos, em Araxá acertamos, OK ?
A pressão da minha turbina é bem baixa, algo como 0,6 ou 0,7 segundo o que o instalador me informou. Eu só coloquei o turbo pois quando comprei essa Sw para as minhas viagens quase a vendi depois da 1ª viagem aqui pelo interior pois me pereceu ridículo o seu desempenho com o motor 2.8 original que é realmente interminável, mas não tem força para carregar o peso da SW.
Quando coloquei o turbo a minha idéia era apenas dar uma "reforçada" no motor sem forçar a demasiado a caixa, embreagem e diferenciais. Como muita pressão no turbo faz esquentar o motor, optei por ter um carro menos rápido mas mais confiável. Acho que até agora tive sucesso, pois essa camionete está comigo a 4 anos e além de me levar todos os fins de semana para alguma trilha leve, já me levou três vezes à Patagônia e uma vez ao Atacama sem qualquer problema maior.
Ao contrário do Augusto que é piloto e entendido em mecânica, eu ando devagar e raramente passo de 110 km/h (3.000 RPM com relação original e pneus Michellin AT 31"), mesmo em grandes retas. Além disso pouco entendo de mecânica, o que me faz depender de um carro mais conservador e confiável.
Como eu não sou muito de correr, o torque que eu tenho com 0,6 na turbina da SW é suficiente para me garantir ultrapassagens seguras e subir ladeiras com menos estress.
Eu nunca me preocupei em redimencionar o escapamento e/ou o filtro de ar, agora estou convencido que isso é benéfico. Vou aproveitar que danifiquei a parte final do escamento naquele meu acidente no Chile e vou colocar um escapamento "mais largo" (talvez 2,5" ou 3") para soltar o motor, que deve estar preso pela pouca vazão do escapamento original que foi projetado para um motorzinho sem turbo.
Vou trocar o meu radiador de água por um com mais aletas, pois o original "tomou" duas pedradas grandes que me fizeram soldá-lo de qualquer forma em um mecânico de beira de estrada na Argentina.
Quanto ao filtro de óleo ainda não consegui alguém que me convencesse com clareza o que fazer, cada um diz uma coisa. Fiquei com esse problema: ainda não consegui definir qual o modelo de radiador de óleo comprar e como seria a melhor maneira de fazer a sua colocação.
Pode ser que eu instale agora apenas o radiador de água novo e o escapamento e espere para instalar o radiador de óleo depois do ENT de Araxá, pois preciso encontrar quem realmente saiba fazer esse serviço aqui em Porto Alegre. Me indicaram vários modelos de radiadores de óleo, desde um fusca, até um da moto Honda 750. O LM me indicou esses :
http://www.metanolracing.com.br/produtos.asp?id_categoria=36&id_subcategoria=152 (http://www.metanolracing.com.br/produtos.asp?id_categoria=36&id_subcategoria=152)

http://www.rcaradiadores.com.br/listar_produtos.php?segmento=5&categoria=57&pgi=0&pgf=10 (http://www.rcaradiadores.com.br/listar_produtos.php?segmento=5&categoria=57&pgi=0&pgf=10)

Espero ajuda dos amigos.
abs
Jonca

Jonca,

Quando mandei fazer o meu suporte para os marcadores de pressão já mandei fazer mais dois, um pra você e outro para o Augusto.

Já deveria estar pronto, mas como minha hilux está na oficina deve demorar um pouco mais.

Jonca, quanto está a pressão do turbo de sua hilux? pergunto isso porque penso que o problema pode ser excesso de pressão, mas quando me lembro da hilux do Leonardo Dicinni acho que não tem nada a ver.

Abs,

rub
09/04/2008, 09:52
Amigos,

Alguem poderia informar/confirmar qual é a escala correta para utilizar na medição da pressão do turbo e da pressão de óleo do motor 1KZT da SW4 3.0 TD ano 98?

- Na pressão do turbo penso em instalar um que abrange a escala de 0 - 1 bar de pressão
- Já para medir a pressão do óleo um que cobre a escala de 0 - 4 bar

Já para medir a temperatura do motor um termometro que chega até 120º C porém monitorando a temperatura de 80ºC à 84ºC que é a temperatura de abertura da válvula termostática.

Grato,

Rubens

Augustocesar
09/04/2008, 10:22
Celso;
....Ao contrário do Augusto que é piloto e entendido em mecânica, eu ando devagar e raramente passo de 110 km/h (3.000 RPM com relação original e pneus Michellin AT 31"), mesmo em grandes retas. Além disso pouco entendo de mecânica, o que me faz depender de um carro mais conservador e confiável.
Como eu não sou muito de correr, o torque que eu tenho com 0,6 na turbina da SW é suficiente para me garantir ultrapassagens seguras e subir ladeiras com menos estress.
Eu nunca me preocupei em redimencionar o escapamento e/ou o filtro de ar, agora estou convencido que isso é benéfico. Vou aproveitar que danifiquei a parte final do escamento naquele meu acidente no Chile e vou colocar um escapamento "mais largo" (talvez 2,5" ou 3") para soltar o motor, que deve estar preso pela pouca vazão do escapamento original que foi projetado para um motorzinho sem turbo.
Vou trocar o meu radiador de água por um com mais aletas, pois o original "tomou" duas pedradas grandes que me fizeram soldá-lo de qualquer forma em um mecânico de beira de estrada na Argentina.
Quanto ao filtro de óleo ainda não consegui alguém que me convencesse com clareza o que fazer, cada um diz uma coisa. Fiquei com esse problema: ainda não consegui definir qual o modelo de radiador de óleo comprar e como seria a melhor maneira de fazer a sua colocação.
Pode ser que eu instale agora apenas o radiador de água novo e o escapamento e espere para instalar o radiador de óleo depois do ENT de Araxá, pois preciso encontrar quem realmente saiba fazer esse serviço aqui em Porto Alegre. Me indicaram vários modelos de radiadores de óleo, desde um fusca, até um da moto Honda 750. O LM me indicou esses :...Jonca

Jonca, Celso e os demais,
Obrigado pela conceituação, mas minha experiência é muito limitada e também não sou de andar a grandes velocidades, como pode parecer.
A questão da velocidade média, também não sou de abusar, fico na máxima dos 110 km horários, ou menos, conforme a rodovia permite.
Até porque minhas viagens são familiares e não sou louco de abusar e colocar em risco minha prole.
Mas o aprimoramente que gosto de realizar na viatura é no sentido de aproveitar melhor seu potencial.
Vejamos o motor, um aspirado de 2.8 litros que gerava original irrisórios 77 cavalos na pickup e ainda limitados 87 cavalos na SW4 de 93 a 96. No entando a estrutura mecânica desse motor é compatível ou até melhor (veja o caso da durabilidade), do que os atuais motores de cilindradas próximas mas que oferecem cavalaria dobrada facilmente.
Então, com essa visão, temos que verificar que muitos cavalos foram conseguidos apenas nos acessórios que compõem o motor, como: turbina, escapamento, bomba injetora etc. portanto, facilmente aplicaveis em nossas viaturas.
Temos até que verificar que a despeito dessa limitação de potência e torque, nossas viaturas são dotadas de outras qualidades que até os mais atuais veículos ainda não oferecem em suas versões mais modernas, ou se oferecidas, são com preços proibitivos para o fim pretendido) como: todos acessórios internos de conforto (ar condicionado, vidros retrovisores elétricos, banco trazeiros bipartido etc) , radiador de óleo-agua no motor, barra de limitação de rolagem do diferencial trazeiro e suspensão helicoidal trazeira.
Ora, se nossas viaturas podem suportar mais potência e ainda oferecer as qualidades e sugestões mecânicas que melhoram conforto e dirigibilidade, por que não retirar mais alguns cavalos desses maravilhosos motores.
Hoje temos motores saindo de fábrica com pressão de turbina de 1,5 de pressão, que ainda são alterados e podem dispor de mais 50% e até quase dobrar sua cavalaria sem demonstrar tanto prejuízo de durabilidade. Veja o caso dos motores da ranger modernas com até 280 cavalos, bastando trocar programação e pressão de turbo.
Ora, se isso pode ocorrer naqueles motores, porque não podemos tirar um pouco mais de nossos motores se eles estão sub-exigidos?
Claro que essas "viagens" tem efeitos colaterais, um deles é o aumento de temperatura do motor, mas que ao redimensionarmos sua troca, pode ser resolvido.
Hoje, vejo que as nossas viatura tem um radiador pequeno, eu troquei a colméia do meu e ainda não me deixou satisfeito.
Mas temos que aumentar a troca de calor para que esse problema não seja empecilho para a melhoria que queremos.
Um radiador de óleo externo pode ser uma solução, mas além da necessidade de uma flange para desviar a linha do óleo, temos que imaginar onde vamos colocar esse radiador na frente do motor. Porque não adiante colocar ele em sequência com os radiadores que já existem, isso prejudica a eficência de todos (intercooler, ar condicionado e radiador do motor) e pode é piorar o conjunto.
Agora também não adianta aumentar o tamanho do radiador do motor apenas, isso exige um melhor estudo porque senão ele deixa de circular água em todas suas galerias e não realiza a troca como deveria.
Enfim, temos que pensar um pouco na solução que vamos aplicar, porque senão é dinheiro jogado fora.
Eu acho que comprei minha viatura com o cabeçote trincado, rodei mais de 01 ano com ela e sempre completava o radiador de água, portanto não estou tão exigente na potência, senão ela já teria aberto o bico. quando retirei o cabeçote havia corrosão antiga na câmara de explosão possivelmente decorrente da fissura despejar água quando o motor esquentava, mas que não comprometia o funcionamento do motor.
Troquei o cabeçote por um novo e ainda verificamos que pode estar ocorrendo vazamento de compressão para o sistema, o que não admito, portanto mandei tirar novamente e vamos ver o que é.
Abraços, desculpando se escrevi muito.
Augusto "De Goiás"

dpab
15/04/2008, 21:47
Celso,
Alguma novidade sobre as colunas de instrumentos? Vc já mandou fazer?
To querendo instalar os manômetros de pressão de óleo e temperatura o quanto antes, pra ter mais tranquilidade. Abração, Delfim.

rub
16/04/2008, 23:03
Celso,

Por acaso você consegiu os portas instrumentos de coluna para a Hilux SW4 3.0 TD - ano 1998?
Assim que você receber os preços para 2 e para 3 instrumentos, favor informar para que eu possa efetivar a compra e depositar o dinheiro para você.

Grato e fico no aguardo,

Rubens

Celsogvs
17/04/2008, 08:37
Amigos,

Como disse anteriormente, meu carro estava na oficina resolvendo um problema de aquecimento, na verdade ele jogava água para fora do radiador e depois esquentava.

Acredito que o problema está resolvido, mas só vou saber mesmo após o próximo final de semana que farei uma viagem de aproximadamente 900 km.

Na terça feira levarei a hilux para fazer o molde do porto instrumentos, acredito que até o final da próxima semana já terei foto e preço para enviar para vocês.

Abs,

rub
17/04/2008, 08:52
Celso,

Obrigado epla informação.
Boa viagem e depois informe para nós como que você conseguiu resolver este problema de aquecimento.

Abraços,

Rubens

rub
07/05/2008, 10:26
Celso,

Você consegiu os suportes dos manometros?

Abraços e aguardo informações,

Rubens

Celsogvs
07/05/2008, 11:48
Rub,

Desculpe pela demora, como fiz duas viagens nos últimos dias não tive tempo de para o carro para fazer o molde.

Vou tentar na proxima semana.

Abs,

Celso Faria

rub
08/05/2008, 08:46
Celso,

Obrigado pelo retorno e informação!
Fico no aguardo.

Abraços,

Rubens

JEFFCATUNDA
08/05/2008, 11:58
Colega.
depois posta umas fotos pra gente ver como fica?

Abraço.

Celsogvs
11/06/2008, 21:22
Amigos,

Desculpem, mas não foi possível mandar fazer o suporte para os marcadores conforme prometido, é que vendi a minha Hilux.

Abs,

JEFFCATUNDA
11/06/2008, 22:18
essa foi florida..........