PDA

Ver Versão Completa : Bomba de Combustivel da Ranger "Moida"

MarBO
21/01/2008, 19:06
Pessoal

De uns tempos pra ca comecei a notar um barulho maior na bomba da combustível principalmente quando ligava e quando desligava o motor do carro, mas durante uma viagem que estava fazendo notei um aumento no barulho e estando ainda no inicio achei melhor verificar pois não queria ficar no meio do sertão parado. E na hora foi constatado que era a bomba, estranhamente não encontrada uma semana antes na revisão dos 30 mil km que fiz na ford .
Foi feita a troca ( esta troca não foi nada facil burocraticamente falando pois falavam que meu carro não estava na garantia, esta eu conto em outro topico) e verifiquei junto com o mecanico que havia residuos de areia que passaram pelos dois filtrinhos existentes e moeram as engrenagens internas da bomba.
Então fica ai o alerta de verificar e limpar de tempos em tempos o tanque e verificar o estado da bomba localizada na boia de combustível que alias é um conjunto de R$950,00 e não da pra consertar.

dsamaz
21/01/2008, 20:57
Pessoal

De uns tempos pra ca comecei a notar um barulho maior na bomba da combustível principalmente quando ligava e quando desligava o motor do carro, mas durante uma viagem que estava fazendo notei um aumento no barulho e estando ainda no inicio achei melhor verificar pois não queria ficar no meio do sertão parado. E na hora foi constatado que era a bomba, estranhamente não encontrada uma semana antes na revisão dos 30 mil km que fiz na ford .
Foi feita a troca ( esta troca não foi nada facil burocraticamente falando pois falavam que meu carro não estava na garantia, esta eu conto em outro topico) e verifiquei junto com o mecanico que havia residuos de areia que passaram pelos dois filtrinhos existentes e moeram as engrenagens internas da bomba.
Então fica ai o alerta de verificar e limpar de tempos em tempos o tanque e verificar o estado da bomba localizada na boia de combustível que alias é um conjunto de R$950,00 e não da pra consertar.

É importante trocar sempre o filtro de combustível, que fica próximo à caixa de marcha e dá para adaptar o do gol...

Eu já retifiquei a bomba de combustível. Custou R$80 para tirar de lá e mais R$40 para retificar a bomba. Já andei 15 mil km com a "nova" bomba sem problemas.
No meu caso ela se "esculhambou" por falta de combustível, pois eu andava 100% no gás, e descuidei da gasolina, que ficava sempre abaixo de 1/4, dando falta de gasolina na bomba e consequentemente esquentando-a...

Mais uma vez recomenda-se neste fórum: não deixe o tanque com menos de 1/4!!

Daniel

Jera
22/01/2008, 02:06
ja passei por um problema semelhante. mas nao chegou a estragar a bomba!
estava voltando de viajem do paraná pra bsb. eram 21hs e estava bem na divisa de MG com GO quando o carro começou a falhar e perder força.. por sorte consegui chegar a um posto de gasolina. aí acionei o ford mobility, buscaram o carro e pagaram o hotel.
na concessionaria foi constatado sujeira na peneira da bomba. tava impedindo o diesel passar livremente.

aí eles colocaram tb uma peneira maior que fica quase na boca do tanque! pra impedir a entrada de sugeira. fica onde a tem o junção do tanque com o bocal. custou 15 reais e vende em qq ford!

Thiago Castro
22/01/2008, 03:33
Jera, explica melhor essa parte de falhar e perder força que ta parecendo com o meu problema? Outra pergunta, nada haver com o tópico: é normal a ranger fazer um barulho auto antes de ligar o motor? Esse barulho vem de fora do carro e é bem alto, mas se vc ficar com o vidro fechado é quase im perceptivel. Antes o carro não fazia esse barulho todo!

Gustavo Moreti
22/01/2008, 08:11
Jera, explica melhor essa parte de falhar e perder força que ta parecendo com o meu problema? Outra pergunta, nada haver com o tópico: é normal a ranger fazer um barulho auto antes de ligar o motor? Esse barulho vem de fora do carro e é bem alto, mas se vc ficar com o vidro fechado é quase im perceptivel. Antes o carro não fazia esse barulho todo!

a minha tb começou com esse barulho!!!!:parede: parece um palitinho passando em uma grade de metal..... ja mandei ate revisar o motor de arranque e nada de parar!!! ahhhh e so acontece com ela fria!!!! depois q esquenta pode dar partida q nao faz mais esse barulho!!!!!!

[]''

Edintruder
22/01/2008, 10:55
Esse barulho provavelmente seja do tensor da corrente de comando. Quando sobe a pressão do óleo ela se estica e pára de fazer o barulho.
Esse motor tem uma válvula para evitar o retorno do óleo desse tensor (válvula de partida silenciosa ou algo do gênero). Com o tempo parado o óleo escorre e quando bate arranque faz esse barulho. É bem comum no NGD 3.0e, e é considerado normal.

Jera
22/01/2008, 11:07

abasteci em são jose do rio preto-sp. e ja estava no divisa de MG com GO, ou seja, rodei uns 350km com o carro pra ele começar a apresentar o problema.
quando fui ultrapassar um carro, reduzi pra 4a e acelerei, mas aí senti que o carro nao foi, aumentou mt pouco a vel. aí dps o giro do motor começou a cair. pisava tudo e o giro ainda caía. reduzi pra 3a o carro andava e dps começava a perder vel. botei 2a e o giro nao passava de 900rpm. aí encostei e o carro apagou. liguei o carro novamente o funcionou blz. fui até 90km/h e aí começou tudo de novo! aí fui de 2a marcha até o posto de gasolina onde chamei o guincho! aconteceu no posto trevão, entre itumbiara-go e uberlandia-mg!

abraços!

MarBO
22/01/2008, 17:42

Thiago Castro

Se for um zumbido como o de um mosquito que vem entre a carroceria e a caçamba no meio do carro e ele aumentou recentemente pode crer é a sua bomba indo pro saco, e caso esteja falhando com citou Jera ela deve estar bem entupida veja logo antes de para na rua.

Thiago Castro
22/01/2008, 18:08
Jera, meu carro tava da mesma forma como vc descreveu( chiii!!!)
Marbo, só que o zumbido não é constante, pode ser que seja como Edin falou, mas o que me preocupa é que ela não fazia esse barulho, pelo menos tão alto, antes!!!
O barulho só aparece na hora de ligar e desligar!!!
Assim eu gostaria que fosse, como Edin falou!!!
Caras, agendei a revisão pra amanhã, depois eu conto como foi.
Um abraço pra vcs e muito obrigado mesmo!!!!

Jera
22/01/2008, 18:12
thiago! eles vao desmontar o tanque todo! a minha peneira que estava entupida parece um dedal. bem pequena!
paguei somente 140 reais de mao de obra e a peneira extra que colocaram na entrada do tanque!

abraços e boa sorte!

Thiago Castro
22/01/2008, 18:16
Vou tentar explicar melhor o barulho: Quando eu boto a chave na posição que aciona a bateria ela começa a fazer o barulho. Faz um som tipo piiiiiiiiiiiiiiiii (rsrsrrsrsrs...tipo aqueles de TV quando a rede globo ta ajeitando as antenas, que fica fora do ar), que dura aproximadamente 4 segundos!!!

simaoall
22/01/2008, 18:23
é impressão minha ou o ngd 3.0 não gosta de diesel nacional?

simaoall
22/01/2008, 18:24
Vou tentar explicar melhor o barulho: Quando eu boto a chave na posição que aciona a bateria ela começa a fazer o barulho. Faz um som tipo piiiiiiiiiiiiiiiii (rsrsrrsrsrs...tipo aqueles de TV quando a rede globo ta ajeitando as antenas, que fica fora do ar), que dura aproximadamente 4 segundos!!!

não é o barulho normal da ignição não?

Thiago Castro
22/01/2008, 18:27
não é o barulho normal da ignição não?

Mas, tem como ser só o barulho da iguinição e ele ter aumentado assim?

Jera
02/02/2008, 04:46
e ae thiago?!?!?!?! oq q deu o serviço?!?!?!

adivinhem......a ranger começou com esse barulho agora! tem uns 3 dias. está muito mais alto!
antes quase nao escutava o piiiiiiiiiiiiii....agora tá muito alto quando ligo ou desligo o carro. dá até pra escutar esse piiiiiiiiiiii com o carro ligado se prestar atenção.

será que a bomba ta indo pro saco tb?!?! as vezes ando muito na reserva....será que isso pode ter comprometido a bomba?!

abraços!

shimomoto
02/02/2008, 18:49
é impressão minha ou o ngd 3.0 não gosta de diesel nacional?

Não..não é impressão. Para gostar do diesel nacional, só mesmo Perkins A3.151 de MF 235 e injeção indireta.

Abraços

RGonçalves
02/02/2008, 22:00
Aqui na minha ranger tambem comecou a fazer esse barulho antes de eu ficar parado na estrada...
Era a bomba que estava entupida...melhor levar para arrumar antes que pare de vez...

RABUGENTO
03/02/2008, 08:52
MarBO!

Você ainda não nos contou sobre a garantia.

Herbert Lima
08/02/2008, 05:28
Amigos ao retornar da serra do sol, logo após Pacaraima, descendo a serra, a ranger começou a perder potência e falhar.
Avisei ao rádio o pessoal da expedição e o mecânico Evandro que estava conosco identificou o problema como pane na bomba de combustível que fica dentro do tanque.
Adivinha como voltei até Manaus, andando cerca de 1000 km, sem usar a bomba??

MarBO
08/02/2008, 14:16
MarBO!

Você ainda não nos contou sobre a garantia.

Bem Rabugento

Foi final feliz, para não perder mais tempo resolvi pagar ou não sairia de la com a peça e por sorte não conseguiram passar meu cartão (ate isso deu errado na hora e que veio a calhar depois), então combinei de deixar um cheque e na volta passar o cartão, que acabou não sendo necessário, pois como a ford estava informando pelo telefone, estava tudo ok mas a concessionário so acreditaria quando estivesse no sistema o que somente ocorria depois de 24 a 48 horas mas na realidade so veio a ser visualizado uma semana depois.
O negocio é ter sangue frio e pensar que tudo vai se acertando.

RABUGENTO
08/02/2008, 14:20
Essa da concessionária não ter autonomia mesmo voce tendo reclamado diretamente ao fabricante é sacanagem.

Com certeza eles cobrariam de você e da Ford.

Porisso precisamos ficar atentos para que depois do témino da garantia, não tenhamos que cair nas mãos deles (concessionários)

Eduardo Eustaquio
08/02/2008, 21:10
Na semana antes do carnaval, dormi uma noite em Guarapuava-PR. Quando estava saindo do hotel na manhã do dia seguinte, havia algumas pessoas numa hilux destas novas tentando faze-la funcionar. Após muitas insistências ela pegou, mas subiu uma fumaça branca do escapamento e mesmo assim ela ficava engasgando e não subia o giro do motor.

Fui perto deles e comentei que poderia ser Diesel batizado. O dono da camionete respondeu que eles ja sabiam que era Diesel batizado, pois no dia anterior, após reabastecerem a camionete o problema começou cerca de 90quilômetros depois reabastecimento da hilux.

Resultado, estavam apenas tentando fazer a hilux pegar enquanto esperavam um guincho para levar a camionete para Ponta Grossa-PR.

Herbert Lima
10/02/2008, 02:29
Amigos ao retornar da serra do sol, logo após Pacaraima, descendo a serra, a ranger começou a perder potência e falhar.
Avisei ao rádio o pessoal da expedição e o mecânico Evandro que estava conosco identificou o problema como pane na bomba de combustível que fica dentro do tanque.
Adivinha como voltei até Manaus, andando cerca de 1000 km, sem usar a bomba??

Retornei com o combustível descendo por gravidade e alimentando o filtro... (By McGyver)

Jera
11/02/2008, 04:19
fala galera!!

bem...pela segunda vez a ranger parou por causa de sujeira no tanque! ainda bem que o meu mecanico particular me quebrou o galho e ficou até 01:00hr da manhã arrumando o carro!
os "sintomas" da peneira entupida são perda de potencia e queda na rotação até o carro parar!

foto 1: retirada do tanque
foto 2: local onde fica a peneira que entupiu
foto 3: peneira suja
foto 4: peneira limpa
foto 5: peneira extra que fica na entrada do tanque e que é vendida separadamente na ford.

MarBO
11/02/2008, 19:06
fala galera!!

bem...pela segunda vez a ranger parou por causa de sujeira no tanque! ainda bem que o meu mecanico particular me quebrou o galho e ficou até 01:00hr da manhã arrumando o carro!
os "sintomas" da peneira entupida são perda de potencia e queda na rotação até o carro parar!

foto 5: peneira extra que fica na entrada do tanque e que é vendida separadamente na ford.

Jera

Tenho algumas duvidas sobre essa camisinha gigante:

Como ficou o abastecimento apos a instalação?
Não seria melhor instala-la logo na entrada sendo mais fácil a instalação e a manutenção ou limpeza?
Este produto tem código pois aqui nunca ouviram falar nisto e pode ser uma invenção da concessionária?

Desde ja agradeço

Jera
12/02/2008, 01:10
Jera

Tenho algumas duvidas sobre essa camisinha gigante:

Como ficou o abastecimento apos a instalação?
Não seria melhor instala-la logo na entrada sendo mais fácil a instalação e a manutenção ou limpeza?
Este produto tem código pois aqui nunca ouviram falar nisto e pode ser uma invenção da concessionária?

Desde ja agradeço

fala marbo!

essa peneira gigante comprei na propria ford...lembro que veio junto com ela um folheto de onde instalar. acho que paguei 15 reais. o local é so esse mesmo.
se tem codigo eu nao sei, mas ela veio fechada em um pacote de plastico junto com o manual de instalação!
o abastecimento continua normal, sem problemas!
a limpeza é so desmontando mesmo. quando tiramos o tanque, ela estava com um pouco de sujeira, a segunda peneira estava com um pouco tb, só a pequena que estava mt suja!

Maranguas
12/02/2008, 10:40
Jera,

Quanto a tua ranger dah dando de máxima depois do chip ?

Jera
13/02/2008, 00:07
Jera,

Quanto a tua ranger dah dando de máxima depois do chip ?

maranguas, a max. ta a mesma do original!
na descida o velocimetro marca 195km/h e na reta chega nos 190!!

abraços!

Maranguas
13/02/2008, 01:09
caracas!!! acho q não tou sabendo acelerar a minha... de 5a marcha, ela fica morta aos 160km/h. Acho que a final dela fica evidente na 4a marcha, correto ?

shimomoto
13/02/2008, 01:18
caracas!!! acho q não tou sabendo acelerar a minha... de 5a marcha, ela fica morta aos 160km/h. Acho que a final dela fica evidente na 4a marcha, correto ?

Tiago;

Não sei ao certo a preparação do Jera, se manteve ou não, mas não podemos nos esquecer do limitador eletrônico da Ranger.

O Edubelém falou qualquer coisa sobre isto em um post antigo. Dá uma procurada!

Abraços

Maranguas
13/02/2008, 01:21
Daniel... tb achava que ela nao passaria dos 160km/h mas quando forçei a barra numa reta consegui 180... logo nao sei se realmente existe esse limitador

Pequeno jr
13/02/2008, 01:22

Maranguas, as Ranger e Hilux 3.0 MT que fizeram teste de velocidades máximas, chegarm ao top de suas velocidades em 4º marcha.

Jera
13/02/2008, 01:24
no meu caso, a mesma vel. final que conseguia antes do chip consigo hj com o chip. ou seja, o chip nao mudou em nada a vel. final.
a 3800rpm em 4a marcha vc esta a 160km/h, se colocar a 5a vai parar nos 190.
se em 5a a sua fica "morta" deve ser alguma coisa errada...mete o pé!!!!hehehe

Jera
13/02/2008, 01:29
Daniel... tb achava que ela nao passaria dos 160km/h mas quando forçei a barra numa reta consegui 180... logo nao sei se realmente existe esse limitador

existe o limitador sim, só que acho que é um pouco a mais que os 165km/h que a ford diz!
eu nao tenho gps pra marcar a vel real, mas quando passo numa barreira eletronica a 60 no velocimetro, na barreira tb marca 60km/h!
por causa disso, de dezembro pra cá, foram 3 multas! aí estamos dividindo os pontos na carteira eu e meu pai!

shimomoto
13/02/2008, 01:39

X2........Certa vez forcei a minha e cheguei nos 180 no velocímetro. Mas foi bem forçado e pegando embalo numa leve mas longa descida.

Qualquer hora desligo o velocímetro e vejo se chega mais fácil ou não.

Abraços

GODOSHI
14/05/2008, 10:49
Ola amigo ! e quanto foi o custo total a mão de obra? a minha queimou eu acho? não funciona na gasolina...

Anthoniusnikos
14/05/2008, 17:39
O Godoshi. O que queimou na sua?
Sds
Anthoniusnikos

RABUGENTO
14/05/2008, 17:44
existe o limitador sim, só que acho que é um pouco a mais que os 165km/h que a ford diz!
eu nao tenho gps pra marcar a vel real, mas quando passo numa barreira eletronica a 60 no velocimetro, na barreira tb marca 60km/h!
por causa disso, de dezembro pra cá, foram 3 multas! aí estamos dividindo os pontos na carteira eu e meu pai!

Radares fixos ou móveis?
Tomar multa em radares fixos dentro da cidade?
Deveriam ser cobradas em dobro. ;)

guiga garrido
21/05/2008, 00:13
pois é meus amigos,
a minha também está dando falhamento e foi constatado que é a bomba de combustivel que fica dentro do tanque. existe algo que possa fazer? essa bomba pode recondicionar? me deem uma dica pelo amor de deus.
abraços

Anthoniusnikos
21/05/2008, 01:02
Não é recomendado recondicionamento, pode explodir dentro do tanque. Coloque uma nova Bosch ou Delphi. A durabilidade é para 100.000 Km. Compensa o investimento.
Abração
Anthoniusnikos

Thiago Castro
10/11/2008, 17:46
Ai galera, desculpas por não ter botado o resultado antes!!!
Eu tinha perdido a minha senha!!!
Eu fui lá trocar a quase um ano atrás!!!
E eles falaram que realmente era abomba de combustível!!!
Trocaram!!! Tava na garantia!!! O problema aconteceu mais duas vezes!!!!
Resumindo to na terceira bomaba de combustível e todas elas deram pau!!! To indo pra quarta e ninguém resolve nada!!! Já disse lá que meu carro apesar de ter saido da garantia só vai deixar de ser pago pela ford quando o problema for outro, que não a bomba ou qualquer outra parte relacionada a ela!!! Até agora ta tudo sendo na garantia só que a bomba que eu to indo trocar pela quarta vez já ta fora e eles aceitaram ser na garantia!!!
Fala sério!!! Troco bomba a cada 4 meses!! Já falei pra eles que tem outra coisa que deve ta acabando com a bomba!!! Quanta falta de competência desses mecânicos!!! Alguém ai ja consegui resover definitivamente?
Abraços a todos e desculpem a demora!!! Hehehehe!!!

FlavioLouveira
10/11/2008, 19:40
caramba, trocaram 4 vezes a bomba?

e a sua é modelo novo né.... coisa incrivel:parede:

Thiago Castro
13/11/2008, 02:22
Pois é!!! Eu to indo pra quarta na semana que vem!!!

Allan Nielsen
13/11/2008, 08:45
Thiago,
tem um ditado que diz "se uma coisa acontecer uma vez, pode ser que nunca mais aconteça, mas se acontecer duas vezes tenha certeza que acontecerá novamente".

Insista em uma solução definitiva. Formalize a reclamação com copia de recebimento, senão esse mico vai ficar no seu colo.

Mesmo que vc venda, o proximo comprador não merece esta bomba relogio. Brigue pelo que vc comprou, só assim conseguimos produtos melhores.

Boa sorte

betoseabra
16/01/2009, 15:22
thiago! eles vao desmontar o tanque todo! a minha peneira que estava entupida parece um dedal. bem pequena!
paguei somente 140 reais de mao de obra e a peneira extra que colocaram na entrada do tanque!

abraços e boa sorte!

Estou com um problema parecido com o de vocês...Em uma viajem que fiz para Porto Seguro depois de rodar uns 1000Km minha ranger (ano 06 LMTD) começou a apresentar os mesmo sintomas de perda de força até parar. Estrair o ar pelo pito que fica no filtro de combustivel e continuei minha viajem onde aconteceu isto mais três vezes. Depois que cheguei não aconteceu mais, porém notei que as vezes ao ligar ou desligar o carro ouvia um barulho vindo do tanque de combustivel. Pelos relatos postados aqui concluir que deveria ser bomba de combustivel então tirei o tanque peguei a bomba e fui levei para testar. O mecanico colocou a bomba numa maquina que testa a vazão e a pressaõ e me disse que a bomba tava boa. A pressão cravava em 4.0 bar que, segundo ele, era a pressão normal daquela bomba mesmo. Aproveitei, mandei lavar o tanque e troquei o filtro de combustivel par ter certeza que não era ele que tava entupido. Estou com medo de pegar estrada de novo e dar o mesmo defeito. Alguém ai sabe o que pode ser???

Giba Diesel
13/02/2009, 19:08
Mais um aqui para engordar a lista !!!!

A Minha Ranger tem 6 meses e 41.000 km. Começou a falhar demais, tem hora que nao desempenha e está cada vez pior ! To com receio de ficar na rua.

Na proxima segunda vai para a concessionária. Alguém sabe qual o nome daquela peneira grande que o Jera mostrou a foto ? Falei para o chefe de oficina da concessionaria que me atende e ele diz desconhecer. Ele disse que vai checar prioritariamente a bomba, mas disse que podem ser outras coisas também

Um abraço

Gilberto

Jera
13/02/2009, 19:45
giba,

pega seu celular ou camera digital e tira uma foto da tela do computador com a peneira. aí vc mostra pro consultor.

mas te digo que essa peneira que coloquei na entrada do tanque pouco ajuda. oq resolveu meu problema foi retirar a peneira pequena, a que parece um dedal, da bomba de combustivel.....dps de retirada essa penira, nao parei mais na estrada....ja fazem uns 60milkm.
a concessionaria daqui de bsb retira essa peneirinha dos carros que chegam lá com a bomba entupida.
pode mandar tirar e ficar tranquilo, pq dps que passa na bomba, o combustivel vai para o filtro e dps que vai para o motor.

abraços.

Giba Diesel
13/02/2009, 20:50
Valeu pela dica Jera,

mas vou ver o que o chefe de oficina fala. Meu carro ainda tem garantia até 07/2010 e talvez ele nao queira retirar essa peneirinha.

Assim que eu tiver noticias eu posto aqui.

Ah.. tem mais um problema que nao foi resolvido. Meu carro faz um barulho no eixo traseiro, tipo dum assovio, parecendo alarme de pastilha gasta. Se sanarem eu abro um tópico aqui explicando direitinho.

Abraço

Jera
13/02/2009, 23:59
giba,

aqui em bsb eles tiram dos carros em garantia ainda. qnd for na concessionaria eu vou tirar fotos da quantidade de peneira que tem lá!

Edintruder
14/02/2009, 11:17
Se fosse minha eu mesmo retirava o tanque e tirava essa peneirinha da bomba.
O problema de andar com a promeira bomba entupida até parar é que a segunda não tem combustível suficiente para manter a pressão e trabalha sob esforço reduzindo também a sua vida útil (da segunda).
Outra coisa, a Ranger não sangra ar de forma automática? Os Cummins eletrônicos, sugere-se fazer a troca do filtro de diesel com a ignição ligada pois ele extrai o ar sozinho da linha.

Giba Diesel
16/02/2009, 19:24
Hoje deixei a picape na concessionária. Mantenho vocês informados. :pipoca:

Por enquanto vou andando de Celta :(

Abraço

Giba Diesel
17/02/2009, 18:33
Agora, ao final da tarde, falei com o chefe de oficina mais uma vez.

Ele disse que o problema não é a bomba dentro do tanque, pois ja foi checada, mas sim alguma coisa eletrônica. Alguém aqui já passou algo parecido ?

Abraço

JEFFCATUNDA
11/04/2009, 22:24
o sistema dos trollers é diferente????

RABUGENTO
12/04/2009, 08:24
Agora, ao final da tarde, falei com o chefe de oficina mais uma vez.

Ele disse que o problema não é a bomba dentro do tanque, pois ja foi checada, mas sim alguma coisa eletrônica. Alguém aqui já passou algo parecido ?

Abraço

Giba Diesel,

Descobriram ???

T.T. Rex - Tio Balú
12/04/2009, 19:28
Boa noite pessoal.
GibaDiesel, pode dizer pro mecânico que é a peneira em forma de camizinha de vênus da bomba de combustível. Se ele não sabe, é porque nunca fez manutenção numa.
Perda de potência devido a falhas no sistema eletrônico, pode ser relativo a programação da ECU do sistema de injeção (desregulagem dos bicos), que é muito difícil de ocorrer depois de programado. Se o módulo pegou água pode apresentar problemas eletrônicos.
Att
Tio Balú

Peu XT660
17/08/2009, 21:34
Com certeza é essa peneira...
Já aconteceu comigo 3 vezes...
Retirando a peneira será que não prejudica outras peças como bicos injetores por exemplo??
Fico com receio de retirar a peneira e entrar sujeira no sistema e assim danificar outras peças!!
Mas que essa peneira é um erro nessa Ranger, isso é!!

Anthoniusnikos
19/08/2009, 04:28
Peu.
Pode tirar a peneira(camizinha do pescador) sem problemas, porque se houver sujeira esta vai ficar retida no filtro de combustível, que tem malha muito menor. Também, os postos de abastecimento de diesel tem filtros. Procure abastecer em postos que inspiram confiança.
Abs
Anthon

cycloar
19/08/2009, 08:50
Desculpem a "leiguiçe" mas a bomba diesel fica no mesmo lugar da bomba de gasolina? mesma disposição? Tem que tirar todo o tanque pra substituir?

Pq troquei a minha bomba onte, por uma flex, pois meu carro esta a alcool agora, e o antigo proprietario da minha fez uma coisa que achei muito legal.

Bem, se for no mesmo lugar eu tiro as fotos pra vcs verem!

abs

Peu XT660
19/08/2009, 11:47
Peu.
Pode tirar a peneira(camizinha do pescador) sem problemas, porque se houver sujeira esta vai ficar retida no filtro de combustível, que tem malha muito menor. Também, os postos de abastecimento de diesel tem filtros. Procure abastecer em postos que inspiram confiança.
Abs
Anthon

Beleza Anthon, farei isso na próxima oportunidade!
Só abasteço em postos de confiança (até onde eu saiba) aqui em Aracaju!
A muito tempo também ja tinha colocado aquele filtro na boca do tanque que parece uma camisinha e nada resolveu!!!

Abraço,

Peu

Anthoniusnikos
20/08/2009, 02:41
Peu. Pode tirar fora. Esses tanques de plático e os postos com bastante movimento e de confiança não produzem impurezas.
Cycloar, a Ranger diesel dele, 3.0-2006, tem bomba de combustível dentro do tanque. Os modelos mais antigos, 2.3, 2.5 e 2.8, não tem essa bomba dentro do tanque, mas tem uma bomba auxiliar antes da BI, idêntica as bombas de comb. comuns.
Abs
Anthon

MarBO
20/08/2009, 10:38
Pessoal

Quando tive este problema na minha ranger fiquei preocupado pois foi projetado por engenheiros que dedicam bastante tempo a estes motores, mas ai podemos dizer que, na pratica a teoria é bem diferente e não deve ter sido especificado o uso deste diesel brasileiro.
A retirada desta peneirinha tambem acho recomendavel como eu mesmo fiz mas devendo levar em consideração uma maior atenção dai por diante para o filtro de combustivel que passa a ser a unica proteção para o sistema de injeção peisometrico (acho que e assim que se escreve) com diamente e tudo mais que custa a bagatela de 7 mil reais a ultima vez que escutei aqui no forum, diminuindo os intervalos das trocas deste filtro bem como ja foi dito um abastecimento de confiança embora isto numa viagem torna-se mais dificil de se avaliar.

Elmer_Jeep
20/08/2009, 11:19
sistema de injeção peisometrico (acho que e assim que se escreve) com diamente e tudo mais que custa a bagatela de 7 mil reais a ultima vez que escutei aqui no forum,
O sistema de injeção é Common Rail e os bicos são PIEZOELÉTRICOS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=781593#post781593).

[]'s

MarBO
31/10/2009, 21:37
Pessoal

Estou ressuscitando este topico pois estou com um problema acho que parecido mas em carro diferente e tambem por esta area ter foristas mais experientes.
No começo do ano migrei de uma ranger para esta atual Sorento a qual esta se mostrando muito a altura da ranger, porem surgiu no fórum relatos de súbita pane no motor, sem aviso nenhum, e alguns destes foi mencionando uma tinta dentro do tanque que devido a nossa ma qualidade do diesel estaria descascando e entupindo o filtro e o sistema de alimentação do motor.
Resolvi então abrir o tanque para verificar como estava dentro de meu tanque e notei um sistema muito similar ao da ranger e logo me veio a lembrança o ocorrido com Gera em sua extinta ranger (entre outros foristas) que relatou um entupimento no pescador/bomba dentro do tanque de sua ranger chegando a falhar e ate ocorrer pane total no motor. Cheguei a ter minha bomba pescador trocada em minha ranger, onde relatei isto aqui na epoca, durante uma viagem a alagoas, pelo mesmo fato.
Tirei algumas fotos e postei para ver se algum floresta que já viu dentro de um tanque, pode me dar uma opinião de como esta meu tanque. Quando abri e tirei o pescador foi necessário uma limpeza, no fundo do pescador, mas o tanque em si estava com postado nas fotos. Dentro de um recipiente branco que chamo de pescador tem uma penera em volta da entrada do combustivel no sistema de alimentação do motor, e que imagino se entupir (embora acho que tenha que estar muito sujo) deve causar um corte no fornecimento de combustivel ao motor.
Desde já agradeço quem puder acrescentar pois já foi postado que a pane ocorreu subitamente na ultrapassagem de um floresta numa estrada e isto ninguém quer para si.

Jera
31/10/2009, 23:59
Gera

J-E-R-A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

isso que é gostar de fuçar hein marbo!!! ai se pinga uma gotinha de diesel nesse banquinho de couro aí.....!!!!!

a 1a vez que aconteceu comigo do carro falhar, tb foi numa ultrapassagem......é bem perigoso mesmo.

MarBO
01/11/2009, 08:12
Mil desculpas J E R A

Fui puxar pela memoria e ela falhou, mal mesmo.
Mas aproveitando voce chegou a ver dentro do tanque como estava? Estava algo como as fotos anexas acima?

NGDaniel
11/11/2010, 20:49

abraços e boa sorte!

Desenterrando o tópico..

Minha viatura foi internada hoje, com sintomas de bomba...

O meca chegou a falar na peneira (pq eu levantei a hipotese, claro) mas particularmente estou decartando, já que de uma ou duas semanas pra ca vinha notando o zunindo mais forte vindo dela depois de desligar o motor ou quando ligava a chave antes de dar a partida.. hoje ela foi lerdando ate apagar.. chegou a ligar algumas vezes, andar alguns metros e morria novamente, perdendo força e etc...

Tenho alguma esperança, remota, de ser a peneira, pois fiquei um tempo andando sem a camisinha do tanque.. mas... no fundo ja sei que é a bendita bomba...

O meca disse que é natural pela km dela, aprox. 136k, 5 anos de uso...

Também não é nenhuma surpresa ou decepção pela idade e km dela, o primeiro problema sério que tive..

Amanhã conto o tamanho do rombo.. mas pela previsão do meca (concessionaria Ford) está dentro da média (aprox. 1200 lascas)..

abs,

Imperador!
11/11/2010, 21:39
Cara que pena...

Infelizmente, esse é um gasto que todos os donos de Ranger Eletrônica, mais cedo ou mais tarde, vão ter de fazer.
A parte boa é que você entende do seu carro e não vai cair nas enroladas desses mecânicos gaiatos.

Quanto tempo demorou entre você começar a notar a diferença no funcionamento da picape e a falha total do sistema? É uma informação interessante que pode ser vir para outros.

Anthoniusnikos
11/11/2010, 21:52
Infelizmente, esse problema das bombas de combustíveis dentro dos tanques das viatura mais modernas, se arrasta desde as viaturas mais antigas, como a minha(2000), nas quais o pescador de combustível dentro do tanque se DESINTEGRA depois de uns 50.000 Km, aí a viatura só pode andar com 1/4 de diesel no tanque, senão entra ar no sistema e, é um trabalhão ter que sangrar, por pelo menos um bico, para o diesel voltar a queimar.
Esse é mais um dos erros, relaxos, ou malandragem para dar trabalho às oficinas, de projeto das Ranger. :parede::parede::parede:

Às vezes me sinto em na Ilha de Fidel (Cuba), com a minha viatura 1999/2000, procurando ter que fazer adaptações, porque as peças originais, ou são muitos ruins, ou simplesmente não existem, nem mesmo nos Revendedores Autorizados, ou seja, nas Concessionárias. Tentem procurar um diodo ou transistor do RABS !?!?!?!...
Outro dia tive que fazer uma adaptação de RESISTOR e LED para substituir a lâmpada do seletor 4x4 porque nas Concessionárias Autorizadas simplesmente não existe a tal lâmpada. :oops::oops::oops:
Se esses Revendedores Autorizados, pelo menos fossem obrigados, por força de Lei, a manterem em estoque todas as peças das viaturas que comercializam, pelo menos por uns 10 anos, não teríamos que fazer sucata de nossas viaturas tão cedo. E os desmanches clandestinos não seriam tão estimulados e abastecidos pela pratica do roubo de carros.

Anthon

NGDaniel
12/11/2010, 06:24
Imperador:

Comecei a notar o barulho diferente a umas duas semanas, no maximo..
O mais significativo foi o barulho após desligar pq, via de regra, é normal o barulho quando liga a chave e nao da a partida (aqueles 5 segundos que temos de esperar)...

Athon,

Essa do 1/4 eu nao sabia, inclusive procurava nao deixá-la com MENOS de 1/4 por causa da formaçao de vapor no tanque..

Pelo que vi a minha deve ter durado a km da viatura, já que sou o segundo dono e tenho um histórico de manutenções onde não consta esse reparo (hipotese)...

abs,

Walter L. L. Casitta
12/11/2010, 06:42
Não é bem assim. A minha quebrou o pescador com quase 200.000Km e os motores 2.5 e 2.8 Maxion não precisam de sangrar.

Essa bombas de dentro do tanque deve ser um escorregada da International. A Triton não tem disso e acho que a Toyota e Frontier também não...

NGDaniel
12/11/2010, 08:02
Não é bem assim. A minha quebrou o pescador com quase 200.000Km e os motores 2.5 e 2.8 Maxion não precisam de sangrar.

Essa bombas de dentro do tanque deve ser um escorregada da International. A Triton não tem disso e acho que a Toyota e Frontier também não...

Ahh, quanto ao sangramento esqueci de comentar, como se trata de eletronico isso é feito automaticamente pelo sistema...

Até existe o pininho no filtro de combustivel, mas nunca é usado...

Pequeno jr
12/11/2010, 08:28
Daniel liga no (61) 3356-6222 fala com o Rubens

Representante da International. Mesmo a viatura estando na ford, você pode levar a peça.

NGDaniel
12/11/2010, 11:59
Daniel liga no (61) 3356-6222 fala com o Rubens

Representante da International. Mesmo a viatura estando na ford, você pode levar a peça.

Pequeno, valeu d+ pela dica..

Ja tinha ligado no representante daqui e nao trabalhavam com a peça, liguei la agora nessa que vc me passou e tambem nao tinha (não consegui falar com o Rubens que estava pro almoço)..

Confirmado o falecimento da bomba, a penerinha estava LIMPINHA...

De qq forma, acabei autorizando o serviço... aguardar ela ficar pronta por mais dias poderia me ficar mais caro ainda.. sabe como é..

Pela pesquisa que fiz na net é por ai mesmo o preço...

valeu..

vap-gti
23/05/2012, 21:20
fala galera!!

As dicas acima me salvaram uns trocados, fiz o concerto sozinho em casa tirei fotos como sou no o por aqui como faço para postar fotos

Abra os
Vilson

vap-gti
24/05/2012, 09:50
fala galera!!

As dicas acima me salvaram uns trocados, fiz o conserto sozinho em casa tirei fotos como sou no o por aqui como faço para postar fotos

Abra os
Vilson

Wagnerreis
02/06/2012, 02:50
Ae galera a minha tambem começou a falhar no meio do nada e dar entrada de ar tive que trazer a bala de prata no reboque pra casa comecei a fazer uma investigaçao e descobri dois problemas graves!!! devido ao tempo de uso a tela do pescador ressecou e se partiu toda dentro do tanque e alem disso puxou um pedaço de plastico para linha de alimentaçao de combustivel...e ferrou tudo, fiz uma boa limpeza no tanque troquei todas as mangueiras do tanque ate bba auxiliar e instalei uma tela de cm mercedez na ponta do pescador da certinho! recomendo a todos monitorar a tela do pescador e realizar limpeza no tanque vlw! desculpa nao ter foto decomo fiz e pq esqueci de tirar mas na proxima limpeza eu tiro foto

tallesmont
20/01/2015, 15:54
Caros,

Primeiro venho expressar meu desgosto pelo Diesel Brasileiro! É UMA MERDA!!!!!!!
Tenho uma Ranger 11/12 Limited.
Comprei o kit filtro de combustivel original MWM instalei.
rodei 3000km, para nao gerar duvidas, 3 mil kilometros. tive que drenar agua pois acendeu no painel.
Após drenar, cruzei a fronteira e rodei 12.000km na argentina e chile. voltei de viagem e nao tive que drenar novamente.
Vergonhoso!!!!!!

Bom, voltando a vaca magra. minha bomba de combustivel começou a apresentar o maldito do zumbido ao ligar o carro ( antes de dar partida ) que fica não tão perceptível com ele ligado, e se mantém mais uns 7 segundos após desligar o motor.
O carro não perde potencia. o que reparei é que a boia não indica o valor certo mais. eu completo o tanque e ele acusa as vezes 3/4 do tanque, as vezes com tanque cheio ele indica 1/2 , 3/8. de tanque.

Será somente um intupmento, limpando e instalando essa peneira de 15R$ pila resolve ou terei que fazer reparos/ substituiçao da bomba de combustivel?

Vlw.

juliogt
24/01/2017, 13:32
Boa tarde galera 4x4, já acompanho o fórum a bastante tempo, mas este será meu primeiro post.
Primeiramente parabéns a todo o pessoal aqui, fórum muito bem organizado e com muita informação importante.

Eis meu problema:
Mês passado adquiri uma Ranger 3.0 2005, que já estava com dificuldade de partida com o antigo proprietário, mas como o negócio foi bem vantajoso pra mim, resolvi pegar , mesmo sabendo que poderia gastar muito para consertar. Sou mecânico industrial, tenho alguma experiência com motores diesel (tenho uma Galloper tbm), mas nunca trabalhei com eletrônicos.

Oque acontece, na minha Ranger, é o seguinte:
Na primeira partida do dia, ou depois de algum tempo parada, ela pega na primeira virada de chave, mas demora um pouco na minha opinião, cerca de 4 segundos, se eu deixar ela ligada durante dois minutos que sejam, se eu tentar ligar de novo, ela demora bastante, chegando a ter que dar 3 a 4 partidas para que ela ligue ( a bateria e o arranque estão aguentando!). Parece sintoma de entrada de ar ( apesar de eu já ter lido que esses motores tiram o ar sozinho (????)), portanto comecei a procurar por vazamentos no sistema. Encontrei alguns problemas já:

- "Pequena" fuga de compressão no bico do quarto cilindro. Coloquei um pouco de Diesel na tumba do 4° cilindro, e fica que borbulha um pouco esse bico, só ele.

- Aquecimento dos cabos da bateria, mesmo quando a primeira partida é rápida. Memso que o problema não seja o motor de arranque, já vou mandar revisar ele por precaução. Ele vira o motor aparentemente muito bem, mas sei que esses motores eletrônicos precisam de uma certa voltagem/corrente mínima para alimentar os sensores e ECU, e daí se o arranque estiver roubando um pouquinho, vai faltar pra eles.

- Esse defeito é o mais grave, e ao meu ver, é o que está gerando o problema. Esse defeito eu vi antes de viajar a trabalho e portanto ainda não tive tempo de tentar corrigir. Quando o carro liga, notei um vazamento que parece ser na saída da bomba de alta pressão, ou seja, se ta saindo diesel, ta entrando ar, e daí viria o ar que atrapalha a partida, porém, teoricamente, quando ele ficasse desligado por muito tempo deveria ter mais dificuldade para pegar, já que a linha de alta estaria vazia, mas ele faz o contrario, se eu desligar e logo depois tentar ligar, ele não pega logo, ou seja, quanto mais tempo ele fica desligado, mais fácil ele pega (o que me leva a desconfiar do arranque tbm).

- Barulho na bomba de baixa pressão. Até ler esse tópico, eu achava que esse barulho era normal, mas agora vi que aparentemente não é. Mas agora, até que ponto não é? Porque ela tem obrigação de fazer algum barulho, afinal é uma bomba. A minha faz um barulho bem baixo, tem que prestar atenção para ouvir. E faz barulho sempre que liga painel e sempre que desligo. Está certo? Já vi alguns testes de vazão na internet, alguém sabe qual o volume que ela tem que bombear quando vira a chave?

- Uma outra dúvida seria se tem como medir a pressão no rail apenas medindo o sinal de voltagem que ele manda para a ECU, alguém tem algum parâmetro?

Bom, peço encarecidamente a ajuda dos mais experientes e entendidos nesse motor. Se puderem ler meu post e me dar sugestões, ficarei grato. Retorno a casa no dia 28, daí vou tentar corrigor o vazamento e seguir os conselhos que me forem dados aqui.