Conectar

Ver Versão Completa : Sistema TBI no BF 161

binhocastro
21/01/2008, 19:05
alguem ja viu/fez/pensou em colocar um sistema tbi para substituir o carburador no bf 161...

nos eua ja existe kit pronto "quase" plugnplay para ser feito no motor 258 do jeep gringo...

procurei pelo forum e nao vi nada a respeito...

seria possivel ?

CJ 60
21/01/2008, 19:56
alguem ja viu/fez/pensou em colocar um sistema tbi para substituir o carburador no bf 161...

nos eua ja existe kit pronto "quase" plugnplay para ser feito no motor 258 do jeep gringo...

procurei pelo forum e nao vi nada a respeito...

seria possivel ?

E a parte eletronica? só a TBI acho q não adianta, ai vai precisar de bicos e o caramba a mais... pq na TBI so tem o sensor de fluxo de ar e sensor MAP ( da Borboleta) ai acredito q precisaria da parte eletronica pra gerenciar o conjunto, uma vez pensei num Digipulse controlando um bico suplementar, como se fosse um carburador dos primeiros gol 1000, que era meio mecanico , meio eletronico, ai usar toda a eletronica dele.. mais a ideia empacou em ser um motor 4cc e passar pra um 6cc..

binhocastro
21/01/2008, 22:01
entao colega... teria q ir toda a parafernalha eletronica sim... inclusive bomba eletrica... sonda lambda... o bico injetor ja faz parte da tbi....

uma vez vi um monza no ferro velho e fiquei imaginando aquela bagaça no jeep... sera a ultima regulagem de motor da vida... hehee...

por coincidencia estavaa agora no ebay e encontrei o kit a q me referi no primeiro topico... ele ja vem completaço... com toda a eletronica... sondas... filtros..bomba... e ateh com as flages para o motor.... pena q nao eh pra os nossos bf161... senao meu kit ja estava no correio... ehheh

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Howell-Fuel-Injection-TBI-for-Jeep-CJ-YJ-4-2L-258-6-cyl_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ33558QQihZ016QQitem Z260188614337QQrdZ1QQsspagenameZWD1VQQtrksidZp1638 Q2em118Q2el1247

CJ 60
21/01/2008, 22:05
entao colega... teria q ir toda a parafernalha eletronica sim... inclusive bomba eletrica... sonda lambda... o bico injetor ja faz parte da tbi....

uma vez vi um monza no ferro velho e fiquei imaginando aquela bagaça no jeep... sera a ultima regulagem de motor da vida... hehee...

por coincidencia estavaa agora no ebay e encontrei o kit a q me referi no primeiro topico... ele ja vem completaço... com toda a eletronica... sondas... filtros..bomba... e ateh com as flages para o motor.... pena q nao eh pra os nossos bf161... senao meu kit ja estava no correio... ehheh

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Howell-Fuel-Injection-TBI-for-Jeep-CJ-YJ-4-2L-258-6-cyl_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ33558QQihZ016QQitem Z260188614337QQrdZ1QQsspagenameZWD1VQQtrksidZp1638 Q2em118Q2el1247

Bacana o kit.. completasso.. mais pena q nao serve e pior ainda q está nos EUA, so frete e imposto quase duplica esse valor

binhocastro
21/01/2008, 22:16
nada... frete 80US... se vier de EMS passa direto na alfandega (se nao sumir..hehe)

mas e ai... vc que ja tinha tido a feliz ideia... seria inviavel ??

sera q nenhum carro 6cc saiu com essa encreca ?

estou manadando msg agora pra tal howel la pra ver se existe qq possibilidade de fazerem algum kit sob encomenda... pelo menos parte dele... ja q mta coisa podemos achar nos monzas da vida....

CJ 60
21/01/2008, 22:22
nada... frete 80US... se vier de EMS passa direto na alfandega (se nao sumir..hehe)

mas e ai... vc que ja tinha tido a feliz ideia... seria inviavel ??

sera q nenhum carro 6cc saiu com essa encreca ?

estou manadando msg agora pra tal howel la pra ver se existe qq possibilidade de fazerem algum kit sob encomenda... pelo menos parte dele... ja q mta coisa podemos achar nos monzas da vida....

tive a ideia, mais demanda tempo e $$$ a principio tava pensando em algo mais simples.. como o bura do monza ou gol e um digipulse do mais xinfrim so pra gerenciar esse bico, mais ai caimos em preço.. um digipulse deve tá na casa de uns 500tão pra mais, fora o bura.. e seria algo pra se testar, e nao tava e nao to ainda podendo me dar ao luxo de ter um equipamento desse parado aki se nao der certo..

leopoldo
21/01/2008, 22:24
Tira o carburador e coloca o TBI da holley.
Part #: 502-3

http://www.holley.com/data/products/pictures/large502-3.jpg

rubensx
21/01/2008, 22:40
heheheeu já pensei o mesmo o custo beneficio de injetar um bf161 naum é tão legal, é um pouco complicado por varias limitações que nem me recordo como por iso parti pro motor de opala alcool injetado

e como disse está em vias de finalização e oque posos adianta funciona e muito bem
fueltech + 151 GM combinação do capeta uahuahhuauh:twisted::twisted::twisted:

Cedric
26/07/2008, 23:29
Tira o carburador e coloca o TBI da holley.
Part #: 502-3

http://www.holley.com/data/products/pictures/large502-3.jpg

É tão simples assim ? ? E o filtro do ar ?

Voce teria alguma idéia do consumo de combutível em relação ao DFV 228, carburador padrão do BF 161 ?

Favor esclarecer !

CJ 60
26/07/2008, 23:42
É tão simples assim ? ? E o filtro do ar ?

Voce teria alguma idéia do consumo de combutível em relação ao DFV 228, carburador padrão do BF 161 ?

Favor esclarecer !

poderiamos ter tbm um sistema igual este q é feito pra fisca/komb/brasilia.. tem no ml a venda mais custa 2k...

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=64324392_322.jpg&v=P

Precisariamos de mais 2 bicos, e um modulo his pra 6 bicos nao sei se existe..

CJ 60
26/07/2008, 23:47
achei tbm a logica do tal sistema:

Logica de Funcionamento

O Modulo E.F.I.C. trabalha com uma reta com variação pela rotação ( 500rpm a 9900rpm ) em escalas de 500rpm, totalizando 19 pontos programaveis e uma reta com variação pela porcentagem de abertura da borboleta ( 0% a 100% de abertura ) em escalas de 5% totalizando 21 pontos programaveis.

Rotação Cada um dos 19 pontos programaveis pela rotação podem ser calibrados com um valor qua vai de 0 a 40 sendo que 0 de calibração indica pulsação ao minimo ( sem pulsação ) e 40 de calibração indica pulsação ao maximo ( bico aberto )
Angulo de Borboleta
Cada um dos 21 pontos programaveis por angulo de borboleta , podem ser calibrados com um valor de 0 a 99%. em relação ao valor calibrado na reta de rotação em passos de 5% em 5%.
Resultando assim em um mapa de combustivel Rotação x Pressão onde o mapa é automaticamente pelo programa do microcontrolador seguindo o seguinte calculo:

Vrpm - valor calibrado na reta de rotação.
Vang - valor calibrado na reta de angulo de borboleta.
Tinj - tempo de injeção final em milisegundos.
Vrpm x Vang / 100 = Tinj

Cedric
26/07/2008, 23:55
poderiamos ter tbm um sistema igual este q é feito pra fisca/komb/brasilia.. tem no ml a venda mais custa 2k...

Sou longe de ser conhecedor dessa matéria....contudo, me parece que a solução que voce apresentou é do tipo Multi-Ponto. Bem mais sofisticado e mais oneroso.

O TBI (Throttle Body Injection) foi o precursor dos sistmas Multi-Ponto. Emula o funcionamento de um carburador, injetando-se combustível no coletor de admissão no exato ponto onde ficava o carburador. Usa apenas um injetor, ou dois ou mais bicos injetores (emulando o carburador de n estágios).

A título de comparação, o TBI da Holley Part 502-3 custa em torno de 350-400 verdinhas. Projetado para melhorar o desempenho do motor GM V-6 de 2,8 litros, cilindrada semelhante ao BF 161.

CJ 60
27/07/2008, 00:02
Sou longe de ser conhecedor dessa matéria....contudo, me parece que a solução que voce apresentou é do tipo Multi-Ponto. Bem mais sofisticado e mais oneroso.

O TBI (Throttle Body Injection) foi o precursor dos sistmas Multi-Ponto. Emula o funcionamento de um carburador, injetando-se combustível no coletor de admissão no exato ponto onde ficava o carburador. Usa apenas um injetor, ou dois ou mais bicos injetores (emulando o carburador de n estágios).

Sim esse o sistema dos monza, gol 1000i.. os primeiros.. mais como nao teriamos uma central eletronica programada pro BF, temos q partir pra Multipoint como vc diz.. e essa é a função do modulo HIS.. de qualquer forma se fizermos algo EFI (1 bico) vmos precisar do módulo HIS,

pra ser MPFI teriamos q fazer tbm um coletor de admissao para suporte dos bicos.. e sim isso começaria a encarecer o projeto.. mais juntando ideias podemos afinar e partir por algum começo..

Cedric
27/07/2008, 00:11
CJ-60,
Nos dias de hoje, não podemos perder de vista a necessidade de economizarmos combustível !

Leitura dinâmica do TBI Holley revelou que o mesmo piora o consumo de combustível, entre 2 a 3 milhas por galão ( 3 a 5 kms por 3,5 litros), a giros mais baixos.

CJ 60
27/07/2008, 00:25
CJ-60,
Nos dias de hoje, não podemos perder de vista a necessidade de economizarmos combustível !

Volto a defender o HIS.. ele é 100% regulavel..

Cedric
27/07/2008, 00:51
Quer dizer , que o HIS pode até economizar combustível em relação à solução com carburador DFV ?

Voce conhece alguem que ja mexeu com o HIS, seja ajustando o mesmo ao BF 161 ou a qualquer outro motor ?

Empatar 2milhas para depois constatar que não é bem assim ?

Peço notar que o produto da Holley é apenas para substituir o TBI OEM que é instalado na fábrica da montadora. Isto sugere que será utilizado o controlador existente no veículo.

Uns 15 anos atrás quando a TBI e MPFI era ainda novidade, alguns fabricantes (Holley Edelbrock etc) forneciam kits TBI / MPFI para transformar motores carburados em motores injetados.

Acho que não há mais mercado para isso (engenharia caseira) nos EUA, consequentemente, apenas componentes para reposição ou para melhorar desempenho de um TBI / MPFI existente, ou seja, pequenas evoluções em volta de uma matéria já manjada para motor específico.

CJ 60
27/07/2008, 01:04
Quer dizer , que o HIS pode até economizar combustível em relação à solução com carburador DFV ?

Voce conhece alguem que ja mexeu com o HIS, seja ajustando o mesmo ao BF 161 ou a qualquer outro motor ?

Empatar 2milhas para depois constatar que não é bem assim ?

Peço notar que o produto da Holley é apenas para substituir o TBI OEM que é instalado na fábrica da montadora. Isto sugere que será utilizado o controlador existente no veículo.

Uns 15 anos atrás quando a TBI e MPFI era ainda novidade, alguns fabricantes (Holley Edelbrock etc) forneciam kits TBI / MPFI para transformar motores carburados em motores injetados.

Acho que não há mais mercado para isso (engenharia caseira) nos EUA, consequentemente, apenas componentes para reposição ou para melhorar desempenho de um TBI / MPFI existente, ou seja, pequenas evoluções em volta de uma matéria já manjada para motor específico.

Intão kra.. o holley nao manjo nada.. o HIS é equipamento de competiçao.. carro de arrancada que usa alta performance onde precisa de ajuste minucioso, ao meu ver é tudo uma questão de junta daki e dali.. o HIS seria uma das partes, posso pesquisar como é o real funciomanemto dele.. mais pelo que ja vi por ai em carro turbo ele pode gerenciar os bicos normal como um bico suplementar q liga em X rotação, ai uma das minhas ideias seria juntar o HIS + o carburador do carro i (gol monza antigo.. ) mais como é uma coisa q demanda $$$$$ fico so na teoria.. mais vou pesquisar e posto aqui..

Ra
27/07/2008, 11:57
O motor bf tem 2.6 cil, uma tbi de motor ap monoponto 2.0, é o que se tem de mais barato no mercadolibre. Talvez precise dar um pouco mais de vazão nos bicos. No mais é um módulo e partir para o abraço. Mas é bom lembrar que o bf tem limitações no rebaixamento do cabeçote que seria idelal para otimizar a queima de combustível. Também sou fâ do bf, derruba muito incalto no cabo-de-guerra, hehehe.

cangu
13/09/2008, 01:18

Pensei en usar esse corpo de kombi adaptar um bico mono pontos e a central usar uma mega squirt beeemmmm mais barato que fuel tech digipulse e his so que tem de montar todinha olhem o link estou quase comnprnado

http://www.msbr.com.br/loja/

Marcos ET
13/09/2008, 02:35
bota aquele sistema monoponto bemmmmm simples e veja no que dá... rs

GIOVANNI LUIS
13/09/2008, 04:24
Antes de vcs querem aplicar essas ideias de instalar os Multi-pontos no BF, procurem se informar das particularidades que sao acompanhadas de tal projeto! Pq as coisas nao sao tao simples assim como vcs imaginam, quero dizer, instalar tudo, nao é o problema, porem extrair o efeito desejado sem observar os diversos parametros é outra historia!
Para a instalacao de um Multi-ponto, a necessidade de usinagem do bloco é um desses fatores imprecendiveis, por exemplo!
Tbm nao deve se esquecer do eterno paradoxo, CUSTO X BENEFICIO!

Eu aconselho o uso de um kit Single-Point, este realmente é muito mais simples e nao requer as inumeras alteracoes e peculhiaridades que o Mutli-point requer. Alem de ser muito vantajoso no quesito CUSTO X Beneficio!

Qualquer duvida, questionem o Sukys!

CJ 60
13/09/2008, 13:15
Pensei en usar esse corpo de kombi adaptar um bico mono pontos e a central usar uma mega squirt beeemmmm mais barato que fuel tech digipulse e his so que tem de montar todinha olhem o link estou quase comnprnado

http://www.msbr.com.br/loja/

Cara bem interessante o produto.. o trecho do manual q é disponibilizado parece ser facil.. inclusive a montagem ´por blocos que ajuda mto pra coisa funcionar faz uma parte e testa;; se ok proxima, se nao ok dá pra isolar o problema.. se comprar vai relatando aki pra gente os pros x contras, fiquei interessado nessa parada tb

abç

cangu
15/09/2008, 10:32
minha rural esta em reformas ainda e tb estou com um pouco de medo pq não sou eletronico sou mecanico mas parece facil assim mesmo!!! estopu pensando no caso

matrakaum
15/09/2008, 10:57
Não entendi bem esta idéia.
Vcs. pegam um bico e um TBI adaptam ele ao BF e depois compram o kit MegaSquirt para controlar o sist., é isto?
Qualquer TBI poderia ser adaptado? Como, por exemplo, o do Fiat Tipo?
Será que vale a pena...não seria mais fácil comprar um motor injetado e colocar?
Digo isto, pois se vc. tiver algum conhecimento com desmanches vcs. podem comprar o carro no Leilão e cada um fica com uma parte do carro.
Eu estou pensando, seriamente, em comprar um ômega 4.1 e ficar apenas com Motor completo c/ injeção e tudo e freios. O resto fica com o desmanche.
Vou gastar 2.000 latinhas, mas, acho, que deve ficar bom.
É só uma idéia.

cangu
15/09/2008, 10:58
A e o bf eu estou afim de por um sistema mono ponto mesmo ate pq ia sr uma adaptacção reversivel caso eu ñão goste e tb para não usinar o cabeçote o dificil é arrumar um tbi monoponto com esse formato do carbura!!!!

cangu
15/09/2008, 11:15
Vcs. pegam um bico e um TBI adaptam ele ao BF e depois compram o kit MegaSquirt para controlar o sist., é isto?
Será que vale a pena...não seria mais fácil comprar um motor injetado e colocar?
Digo isto, pois se vc. tiver algum conhecimento com desmanches vcs. podem comprar o carro no Leilão e cada um fica com uma parte do carro.
Eu estou pensando, seriamente, em comprar um ômega 4.1 e ficar apenas com Motor completo c/ injeção e tudo e freios. O resto fica com o desmanche.
É só uma idéia.

bom pra começar s central do mega é 420 quanto a bicos e e o resto da injeção pode-se comprar usados acho que vai sair quase e o mesmo preço e vc pode dizer que vc fez tudo hehehehhe

CJ 60
15/09/2008, 18:15
É só uma idéia.

É só o motor, depois tem M.O., elétrica se precisar e por ai vai. fica mais que os 2k só do motor...

Julinot
16/09/2008, 07:32
Rapazes... vocês estão de parabéns !
Eu adoro essas idéias malucas - no bom sentido, é claro !
E principalmente quando envolve um motor como o BF-161.
Cheio de limitações para mexidas revolucionárias, "cheios" de chatos que logo aparecem para dizer que não é possível, etc e tal. A leitura desse tipo de tópico é parecida com leitura de ficção científica... estimulante ! É claro que seria mais fácil, para se ter um CJ com injeção eletrônica, instalar um motor com injeção eletrônica. Mas "injetar" um BF-161.... Ah ! Isso não tem preço !!! E alguns ainda lembram em falar da relação custo x benefício. Eu acho que o cara que mexe com Jeep não pode se prender muito a isso, não... porque o custo é fácil calcular... mas o benefício... é intangível. O benefício pode ser, por exemplo, um prazer f.d.p. e ainda acrescentar um bom número de anos a tua vida !!!

Abraços a todos...

Danniel Pizatto
16/09/2008, 11:28
Tô com o Julinot, eu ainda injeto o meu, nem que eu tenha que desenvolver a CPU :mrgreen:

[]'s louco pra colocar a plaquinha BF-161 Electronic na tampa de válvulas

Rogério Barthy
16/09/2008, 15:00
Para que se possa ter maior adesão à idéia, se faz necessário uma primeira estimativa de preços quanto ao material e à mão de obra para os não iniciados em mecânica.
Assim pode-se averiguar o custo do sonho/desejo de se aumentar a vida de um BF-161.
Rogério

cangu
01/11/2012, 11:58
Para que se possa ter maior adesão à idéia, se faz necessário uma primeira estimativa de preços quanto ao material e à mão de obra para os não iniciados em mecânica.
Assim pode-se averiguar o custo do sonho/desejo de se aumentar a vida de um BF-161.
Rogério

bf 184 projeto iniciado

Alemao4x4
01/11/2012, 12:59
eu acho que só valeria a pena no velho bf um investimento deste se trocasse o cabeçote por um com valvulas nele, o que é impossivel, o BF ainda tem valvulas no bloco do motor e muito pequenas, é bem melhor e mais barato o motor do omega 4.1 mesmo

Saboia
01/11/2012, 18:01
bf 184 projeto iniciado

Eu tenho carinho no meu BF, coloquei distribuidor digital da MotorSpice, virou outro motor, ficou muuuito bom!
Posta os seus passos! Quero ver como vai ficar seu carburador!!

cangu
02/11/2012, 22:16
Eu tenho carinho no meu BF, coloquei distribuidor digital da MotorSpice, virou outro motor, ficou muuuito bom!
Posta os seus passos! Quero ver como vai ficar seu carburador!!

achei caro demias esse projeto da motor spice depois de montado como regula o ponto????

Rogério Barthy
18/11/2012, 22:00
De acordo com o combustível, junta-se os fios de cores que saem da caixa e de acordo com as cores, muda-se o avanço, variável ou atraso de acordo com a rotação. ou muda-se quando em uso do GNV ou combustível líquido.
O ima istalado na polia, marca os pulsos e substitui o distribuidor.

Saboia
19/11/2012, 09:16
O módulo possui vários fios, você faz a ligação dos fios conforme o ponto que você precisa no motor.
"Ex. ligando o fio vermelho ao fio roxo fica ponto mais, se ligar o fio vermelho ao fio azul é ponto menos..."

A instalação não é difícil, mas deixei o ponto para o meu mecânico acertar.
Tiro umas fotos e posto a instalação toda.

cangu
21/01/2013, 13:53
esse sistema megasquirt podemos usar os para a ignição de começo!!!!