Ver Versão Completa : Montagem dos Rancho
Marisco Off Road
21/01/2008, 10:16
Pessoal,
Vendi um jogo de rancho 9113 para um cliente e agora está a dúvida, existe posição para montar os rancho ou não?
O corpo do amortecedor fica para cima ou para baixo, ou não tem lado?
Com o corpo para cima fica melhor para regular as posições né.
Agradeço,
Elmer_Jeep
21/01/2008, 10:48
já li em alguns foruns da Venezuela onde o pessoal monta de ponta-cabeça mesmo e recomendam justamente pra facilitar o acesso ao botão de regulagens.
[]'s
ramiro_eli
21/01/2008, 19:05
Pessoal,
Vendi um jogo de rancho 9113 para um cliente e agora está a dúvida, existe posição para montar os rancho ou não?
O corpo do amortecedor fica para cima ou para baixo, ou não tem lado?
Com o corpo para cima fica melhor para regular as posições né.
Agradeço,
Na época que utilizei Ranchos, o manual indicava que os amortecedores devem ser instalados com o corpo para baixo, pois o pescador de óleo fica na parte inferior(onde está a válvula)
Não sei se de lá para cá mudou algo.
Marisco Off Road
22/01/2008, 09:34
Elmer e Ramiro,
Obrigado, montamos com o corpo para baixo e a princípio esta funcionando.
São o modelo novo 9000XL, mas acho que só mudou a cor.
Abraço,
Marisco... dá um perguntada p/ o Bill... ele tinha montado no samurai do Ramiro Bin Loco de cabeca p./ baixo ( mas nao sei se eram ranchos) e apos alguns testes os amortecedores ficaram completamente sem acao de cabeca p/ baixo... tiveram que mudar as fixacoes no jipe p/ usa-los com o corpo p/ baixo... dai o amortecedor voltou a funcionar normalmente..
mas com disse, nao sei se eram rancho...
T+
qq rancho d pta cabeca vai falhar....
tem q ser Monotubo.
fox, procomp, king, bilstein....
modelos monotubo..
JapaTroller
22/01/2008, 12:23
Eu tenho no meu troller os rancho 9000 , e está montado de ponta cabeça! Esse é o segundo jogo que esta nesse troller, pois comprei ele a pouco tempo do meu primo, o primeiro quebrou a ponta onde vai o parafuso de encaixe , eles trocaram e mandaram outro jogo novo, quando se monta ao contrário, o acesso a regulagem fica mais facil, na verdade fica visivel. Eles estão funcionando perfeitamente.
Espero ter ajudado.
Ou talvez alguem que entenda mais, me fale se eles ao contrário é prejudicial mesmo. Mas pelo que sei quando ele foi montado foi visto isso direto com o importador, pra saber se havia algum problema, eles disseram que naum. E se não me engano, foi aberto o furo dele ou coisa parecida pra montar , pois ja havia dado o problema no jogo anterior justamente por isso e eles autorizaram a fazer mudança sem perder a garantia.
Vou procurar as informações corretas com o mecanico e posto aqui!
Abraços
eh importador.....:discordo:
amortecedores bitubo e tritubo nao foram projetados para funcionar em posicao invertida... ocasionando falhas, quebras, vazamentos. enfim reduzindo a vida util.
na realidade se vc deixar na regulagem 5 com o amortecedor invertido as primeiras pancadas q receber ele respondera como se estivesse na 3.
depois volta ao "normal" isso se deve as bolhas de ar que ficam no amortecedor.
JapaTroller
22/01/2008, 17:20
Eu pra ser bem sincero, peguei o jipe ja com eles montados , e pelo que o cara falo é que podia, mas tb pra falar verdade nunca procurei saber como é a regulagem certa dele, pois ele se não me engano tem até 8 posições , seria quanto maior mais macio? ou ao contrário? Será que alguem sabe?
Valeu
GustavoRisso
22/01/2008, 17:25
qto maior (9) mais duro... menor mais macio (0)....
o Rancho deve ser montado com o ajuste para baixo... na posição do amortecedor original...
[]s
JapaTroller
22/01/2008, 17:48
Liguei pro mecanico que montou os amortecedores, ele disse o seguinte os amortecedores foram comprados na jeep bras em SP, o primeiro jogo que foi comprado, na ponta do amortecedor, tem uma bucha com um limitador dentro, onde o parafuso vai ao meio, como o parafuso do troller é mais grosso, o pessoal falo que podia montar sem esse limitador, feito isso o amortecedor quebrou, foi trocado e na ocasião a propria jeep bras falou que um cara da assintência da monroe ia passar na oficina pra ver , pra montar novamente, foi torneado a bucha, abrindo ela um pouco e aumentando a grossura do limitador de aperto, pra poder encaixar na grossura do parafuso do troller; e pra montar o amortecedor no troller so cabe invertido, normal ele não encaixa, ai foi quando o cidadão falou que não tinha problemas em montar ele invertido. Estou tentando ligar pro 0800 da monroe e perguntar.
Se conseguir aviso aqui o que me disserem.
Valeu
JapaTroller
22/01/2008, 18:04
Gente é o seguinte, consegui falar lá, quem me atendeu foi um tal de paulo e me disse que o rancho é tritubo e que eles não recomendam o uso dele invertido, porém pode ser usado sim, na parte de efeiciençia ele não perde naum o que pode perder é em desgaste mesmo, e que como a coifa vermelha fica pra baixo , montado invertido algum toco ou pedra pode pegar e rasgar ela , ocasionando problemas futuros mais rapido, disse que nos EUA eles usam muito, mas aqui no brasil nossas estradas saum bem diferentes. Engraçado que pro troller ele falou que da pra montar normal mesmo, vou ter que levar no mecanico novamente e confirmar isso. Mas quanto ao uso dele invertido ele falou que pode ser usado sim!
Espero ter ajudado ao pessoal
Axo que montar invertido seria só por falta de opção mesmo.
Não é recomnedado por eles mesmo naum!
Valeu
o cara t falou besteira...
pq trilha e estrada esburacada eh tudo igual.......:mrgreen:
"normalmente" se faz isso qdo nao se tem a aplicacao correta.
ai vc tem que "adaptar" o amortecedor se nao, nao serve.
pelo q sei os ranchos nao servem no troller, ele bate o corpo do amortecedor no suporte.... isso nao eh o correto. :stop:
vai quebrar mesmo.:parede:
abs
Hudson Buck
22/01/2008, 19:31
No folheto original de montagem dos ranchos (modelo 9113) que uso no meu CJ esta bem claro que ele pode ser montado em ambas posições, sem prejudicar o seu funcionamento. No meu CJ uso com o corpo para cima, e funciona bem já tem 6 anos e uns 60.000 km de muito trilha e muito asfalto. Se alguém tiver um folheto dos modelos atuais poderia dar uma olhada e ver o que eles dizem. Não acredito que um fabricante sério indicaria uma utilização incorreta do produto, principalmento nos EUA.
Abraços.
Hudson.
JapaTroller
23/01/2008, 11:09
Bom, eu axo que eles tb não iriam colocar uma informação que não fosse correta, porem como eu disse o cara falou que não é recomendado aqui no brasil. Mas que poderia usar sim, eu como não so nenhum expert nessa área, pra ser sincero não tenho muita opinião nisso. Mas fico um pouco mais tranquilo sabendo que a própria monroe disse que poderia ser usado, perdendo um pouco no desgaste, mas como no troller ele não entra normalmente, vo ter que usar assim. Foi como disse o OFFROAD , se não serve tem que adaptar, o o meu jeito foi esse.
Abraço a todos
All,
Comprei meu Engesa em julho/2004 já com os Rancho com regulagem interna de 05 posições (apenas uma calibragem para os 4 amortecedores) e até hj nunca tive problema com eles. O Predator é meu "carro" de uso diário (e tb das trilhas) e na minha opinião é um investimento com retorno garantido, pois na cidade e estrada usando a regulagem no máximo (posição número 05) fica como um carro de passeio firme e seguro, sem ocorrer aquela inclinação que parece que o jipe vai tombar em curvas. Por outro lado nas trilhas é só baixar a pressão próximo do mínimo para que se tenha a suspensão trabalhando com o seu curso máximo :concordo:
Apesar dos atuais estarem funcionando muito bem, estou com o Engesa no estaleiro para melhorias, e dentre elas estou trocando os atuais Rancho para o modelo XL com 10" de curso. Além de ter um curso maior as hastes tem maior diâmetro, portanto mais resistentes. Além desta diferença nos amortecedores o sistema de regulagem do XL é como os Rancho com regulagem mais novos que possuem 09 posições de calibragem e 2 relógios de controle, já que é possível calibrar os amortecedores dianteiros com pressão diferente dos traseiros!! Há tb diferença estética, pois os XL são pintados de prata ao invés de branco.
Todos os amortecedores Rancho que já vi instalados estavam com o corpo do amortecedor para baixo, seja em CJ, Troller, Hilux, Cherokee ou Engesa. Dentre essas viaturas já participei da instalação em Troller, Hilux e XJ... além do meu Engesa.
A foto que estou postando é do Rancho que ainda está no Engesa..... e foi efetuada na ocasião da compra dele. Em breve eles estarão fora para dar lugar ao novos XL.
Já tive uma XJ e nela eu não cheguei a pensar em investir em Rancho, pois é um off-road firme com amortecedores originais, mas o Engesa é muuuuito diferente com Rancho e outros amortecedores.... seja original ou adaptado.
[]'s sem abrir mão de amortecedor Rancho no meu Engesa
JapaTroller
24/01/2008, 09:22
All,
Comprei meu Engesa em julho/2004 já com os Rancho com regulagem interna de 05 posições (apenas uma calibragem para os 4 amortecedores) e até hj nunca tive problema com eles. O Predator é meu "carro" de uso diário (e tb das trilhas) e na minha opinião é um investimento com retorno garantido, pois na cidade e estrada usando a regulagem no máximo (posição número 05) fica como um carro de passeio firme e seguro, sem ocorrer aquela inclinação que parece que o jipe vai tombar em curvas. Por outro lado nas trilhas é só baixar a pressão próximo do mínimo para que se tenha a suspensão trabalhando com o seu curso máximo :concordo:
Apesar dos atuais estarem funcionando muito bem, estou com o Engesa no estaleiro para melhorias, e dentre elas estou trocando os atuais Rancho para o modelo XL com 10" de curso. Além de ter um curso maior as hastes tem maior diâmetro, portanto mais resistentes. Além desta diferença nos amortecedores o sistema de regulagem do XL é como os Rancho com regulagem mais novos que possuem 09 posições de calibragem e 2 relógios de controle, já que é possível calibrar os amortecedores dianteiros com pressão diferente dos traseiros!! Há tb diferença estética, pois os XL são pintados de prata ao invés de branco.
Todos os amortecedores Rancho que já vi instalados estavam com o corpo do amortecedor para baixo, seja em CJ, Troller, Hilux, Cherokee ou Engesa. Dentre essas viaturas já participei da instalação em Troller, Hilux e XJ... além do meu Engesa.
A foto que estou postando é do Rancho que ainda está no Engesa..... e foi efetuada na ocasião da compra dele. Em breve eles estarão fora para dar lugar ao novos XL.
Já tive uma XJ e nela eu não cheguei a pensar em investir em Rancho, pois é um off-road firme com amortecedores originais, mas o Engesa é muuuuito diferente com Rancho e outros amortecedores.... seja original ou adaptado.
[]'s sem abrir mão de amortecedor Rancho no meu Engesa
Dá uma olhada direito, pq quando liguei lá me disseram que realmente agora eles saum pintados de prata mesmo, mas que eles saum maiores do que os brancos, maiores, no sentido de ser mais gordos. Se espaço naum é seu problema ai tudo bem , senaum entra em contato com o 0800 da monroe que eles te explicam certinho!
Valeu
Abraços
Dá uma olhada direito, pq quando liguei lá me disseram que realmente agora eles saum pintados de prata mesmo, mas que eles saum maiores do que os brancos, maiores, no sentido de ser mais gordos. Se espaço naum é seu problema ai tudo bem , senaum entra em contato com o 0800 da monroe que eles te explicam certinho!
Valeu
Abraços
Realmente o diâmetro deles é maior mesmo.... na hora de instalar te digo se vou ter problema, pois já estão na ofina para serem montados!! Se não servir no Engesa eles serão instalados numa F-150.
[]'s
JapaTroller
24/01/2008, 10:58
A tá! Intaum boa sorte ai pra vc , tomara que de certo! Valeu