PDA

Ver Versão Completa : Vitara V6 x Vitara 1.6 JLX x Sidekick

Nivoide
20/01/2008, 23:09
Senhores,

Qual as diferenças entres os tres vitaras, vantagens e desvantagens para uso off-road de fim de semana, coisas lights?
- V6
- 1.6 4 Portas
- sidekick

Grato.

desslock
21/01/2008, 09:36
Amigo,

o sidekick é o vitara para o mercado norte-americano. As diferenças são, basicamente, que os sides vêm com itens de série a mais e cumprem algumas exigências de mercado, tais como:

indicadores de direção nas laterais
ABS no eixo traseiro
piloto automático
para dar partida no motor é necessário acionar a embreagem
o hodômetro e o velocímetro marcam em milhas
etc
o sidekick veio nas versões 3P, Canvas e 5P. Esta é a mais comum de se encontrar.

Quanto à mecânica, é idêntica.

Vantagens do V6: torque e potência no on-road
Desvantagens V6: a maioria quebra os anéis de segmento e lá vai um motor para a retífica... este tem que ter procedência, de preferência um que já foi consertado (R$5.000).

Vantagens do 1.6 (8 ou 16V): economia e maior confiabilidade no motor. Mas mais cedo ou mais tarde o calcanhar de aquiles dos 1.6 estoura: o cabeçote trinca. Verifique se o motor não está "baixando água" ou óleo está igual a doce de leite e/ou espumando...

No mais é tentar encontrar uma viatura de procedência e/ou em estado de conservação excelente. É preferível gastar um pouco a mais na hora de comprar a ficar na mão ou na oficina o tempo todo.

Boa sorte!!

HenriqueJr
21/01/2008, 14:14
Amigo,

o sidekick é o vitara para o mercado norte-americano. As diferenças são, basicamente, que os sides vêm com itens de série a mais e cumprem algumas exigências de mercado, tais como:

indicadores de direção nas laterais
ABS no eixo traseiro
piloto automático
para dar partida no motor é necessário acionar a embreagem
o hodômetro e o velocímetro marcam em milhas
etc
o sidekick veio nas versões 3P, Canvas e 5P. Esta é a mais comum de se encontrar.

Quanto à mecânica, é idêntica.

Vantagens do V6: torque e potência no on-road
Desvantagens V6: a maioria quebra os anéis de segmento e lá vai um motor para a retífica... este tem que ter procedência, de preferência um que já foi consertado (R$5.000).

Vantagens do 1.6 (8 ou 16V): economia e maior confiabilidade no motor. Mas mais cedo ou mais tarde o calcanhar de aquiles dos 1.6 estoura: o cabeçote trinca. Verifique se o motor não está "baixando água" ou óleo está igual a doce de leite e/ou espumando...

No mais é tentar encontrar uma viatura de procedência e/ou em estado de conservação excelente. É preferível gastar um pouco a mais na hora de comprar a ficar na mão ou na oficina o tempo todo.

Boa sorte!!

Vixi, então o ABS das Side é somente nas rodas traseiras?? Por isso que eu percebi as rodas dianteiras derrapando em algumas freiadas que dei ultimamente, coisa que não acontecia antes.... logo desconfiei que o ABS estava com algum pro.

Márcio Magalhães
21/01/2008, 15:42
Olá,

Nem todo Side tem piloto automático... e alguns Vitara têm também. Nem todos os Sides marcam em milhas... e por aí vai.

A Suzuki não é um exemplo de padrão! rs...

[]´s,

Alexandre Souto
21/01/2008, 15:52
Amigo, com o 1.6 8v 3 portas voce faz tudo que qualquer um Vitara ou Side faz, soh que com menos dó do bichim.... :mrgreen:

[]'s de quem jah abusou do Vitarinha.....

Joao Baeta
21/01/2008, 15:56
:arrow:Primeiros Sid ano 92...93... Era versão canadense que era vendido para o mercado americano!
Foi até 94.... Adiante foi o Japao que trouxe ano 95 ate 97 Com mudanças nada radicais....
O velocimetro passa de M para KM... Aboliu a luzinha laterais que ficava aceso qnd ligava farois... Etc...
Abs

Alexandre Souto
21/01/2008, 15:58
otima explicaçao hem Baeta.... ele entendeu tudo de Zukis agora....

Nivoide
21/01/2008, 22:23
Legal, agora entendi pq o V6 tá sempre em promoçao...
Mas e pq o vitara tem essa "mania" de trincar cabeçote...falta de agua? Descuido ou projeto mesmo?

Alexandre X
22/01/2008, 00:54
o 1.6 16v é o famoso rachabloco

Márcio Magalhães
22/01/2008, 16:02
Olá,

Mais uma vez provo que não há padrão na Suzuki. O meu é um 93/94 e as luzes laterais não acendem... só a seta. Ele é em Km e veio do Japão! Do mesmo ano tem igualzinho com piloto automático e outras tranqueiras vindo do mesmo canto e com o mesmo nome! rs...

[]´s,

Nivoide
22/01/2008, 23:00
Pq racha bloco?

EduPuga
24/01/2008, 16:45
Rodei 4 anos sabendo que tinha que mexer no motor Side, o carro não deu trabalho muito confiável só revisões e troca de peças que gastam mesmo, a fama de racha bloco vou ficar sabendo amanha porque o motor ta na retifica...

Grassmann
24/01/2008, 17:27
O meu rachou...
Vejam aí as fotos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16659&page=5

Barao de Castro
24/01/2008, 23:15
o 1.6 16v é o famoso rachabloco

E o que fazer para evitar isso? Tô com vitara 97 5p 1.6 16v com 127000km's. E atualmente não posso ter prejuízo não. O que vc recomendaria para manuntenção preventiva? Pois até o gaas natural estou pensando em colocar

sds

Breno

Barao de Castro
24/01/2008, 23:23
O meu rachou...
Vejam aí as fotos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16659&page=5

Amigo, seu bloco rachou depois de quanto tempo? Qual era a quilometragem do carro. Tenho todas as curiosidades possíveis pois troquei agora um vitara 1.6 8v 3p num vitara 1.6 16v 5p não faz nem um mês, e o outro diga-se de passagem foi só alegria.
E qual foi a solução adotada?
sds

Breno

Grassmann
25/01/2008, 00:25
Amigo, seu bloco rachou depois de quanto tempo? Qual era a quilometragem do carro. Tenho todas as curiosidades possíveis pois troquei agora um vitara 1.6 8v 3p num vitara 1.6 16v 5p não faz nem um mês, e o outro diga-se de passagem foi só alegria.
E qual foi a solução adotada?
sds

Breno

Aproximadamente 154mkm. Destes, certamente uns 10mkm de trilhas na minha mão...
Mas isso não é regra, já vi Vitaras com mais de 170mkm e inteiros...
A rachadura do bloco não tem sintomas, o carro funciona normalmente, a não ser que a rechadura seja na carcaça (o que não foi meu caso...)
Siga tranuilo... Rode com ele até acabar o motor, e depois decida o que fazer.

Alexandre Souto
25/01/2008, 01:05
Ola amigos,os meus dois zukis que tive estavam por volta de 80 a 100 mil milhas e deu pau no motor, retifica , aneis e bla bla blka, parara, brogodo$.$.$.$.$.

O primeiro (92-93) era uso mastigante ,trilha e ainda aprendi a dirigir (rodei ao todo + de 40mil milhas), o outro(94-95) foi pq tava bastante usado mesmo... mas sem trilhas, apenas on-road e me deu trabalho nos 6 primeiros meses de uso ate o dia ki vendeu... heheheheheee...

[]´s nao sabendo ficar sem esses `problemas´....:mrgreen:

EduPuga
26/01/2008, 08:17
Também fiquei preocupado quando parei a viatura pra fazer o motor, mas deu tudo certo o bloco ta lá normal agora é só comprar as peças pra montar, ó que andei muito tempo sabendo que tinha que mexer no motor, não tenho que reclamar do carro nunca me deixou na mão.

CAMPOSW
06/03/2008, 00:16
É QUALQUER CARRO EXIGE BASTANTE ATENÇÃO NA COMPRA , TEM MUITO CARRO MAQUIADO NA PRAÇA , MUITOS COM A PINTURA IMPECAVEL , COISA QUE PARA UM JEEP QUE NÃO TEM UM ARRANHAOZINHO É ESTRANHO . NO GERAL TODO MUNDO DÁ UMA VOLTINHA NO BARRO , SE NÃO PRA QUE O 4X4 E O ESPIRITO AVENTUREIRO , É A IMAGEM DO JEEP .
:arrow:
BOM, SE O ASSUNTO ESTAVA SENDO O CABEÇOTE ENTÃO UMA BOA DICA É COM O MOTOR FUNCIONANDO TIRAR A TAMPA DO RADIADOR (CUIDADO USE UM PANO E ESPERE A PRESSAO BAIXAR AO RODAR A TAMPA ) OBSEVAR SE APARECE PEQUENAS BOLHAS NA SUPERFICIE DO RADIADOR , PODE SER A JUNTA DANIFICADA OU ATÉ MESMO O CABEÇOTE ( GERALMENTE POR QUE O MOTOR SOFREU UM SUPERAQUECIMENTO)
TAMBEM É BOM OBSERVAR O RUÍDO , O OLÉO E NA SAIDA DO ESCAPAMENTO , SE HÁ ALGUMA COISA ANORMAL . ESSES DETALHES É MAIS DIFICIL ESCONDER UM DEFEITO :pensativo:. ABRAÇO !

Alexandre Souto
06/03/2008, 13:36
verdade, eh bom ficar atento pra estes detalhes mesmo!!!!

n0gs
06/03/2008, 14:03
faltou o detalhe que os 1.6 16v 3 portas são de importação particular... ou seja, se estragar vc tá FUD#@, não vai achar peça facilmente.

lmazzucatto
09/03/2008, 11:38
Eu quase peguei um CANVAS 1.6 16v verde que está a venda lá na steticar ( www.steticar.com.br). Depois de ler o problema que teria com peças neste carro e perceber que mesmo antes de ir buscar minha cherokee ( mais ou menos 7 meses ) ele já estava lá a venda...e continua se não me engano.

Fui ver o carro pessoalmente e ele está muito bonito. Quem não ligar para as dificuldades depois de peças pode ir buscar o verdinha que está muito bacana.

Abraços

Luis