Ver Versão Completa : Rodas pro CJ: Liga leve ou aço?
Elmer_Jeep
12/06/2004, 12:00
e ai galera, ando meio sem tempo pra acessar nosso fórum.
To afim de comprar outro jogo de rodas pro meu CJ atualmente uso rodas mangels daytona 15x10", to querendo comprar o modelo orion de liga leve na medida 15x8".
Agora vem a dúvida, a roda de liga aguenta trilhas leves, tenho um pouco de receio pois penso da seguinte maneira, acredito que a roda de aço se pegar uma porrada e amassar vc desamassa e volta pra casa, no caso da roda de liga se pegar uma porrada ela racha ou até quebra deixando vc na mão(à pé) hehe.
Aguardo comentários.
Obrigado
8)
andretomasi
12/06/2004, 12:13
Elmer, tu mesmo se respondeu :lol:
...no caso da roda de liga se pegar uma porrada ela racha ou até quebra deixando vc na mão(à pé)...
IMHO continua com as de aço ou troca por outro modelo de aço também :roll:
[ ]´s com rodas de aço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e376d1e2883c769dbde115a4d5571ac8.jpg
marcelino
12/06/2004, 13:11
Amigo,
Penso da mesma maneira, se deseja segurança além de beleza, opte pelas de AÇO.
Um abraço
Aluminio entorta até com lombada.
AÇO !!!! 8)
Sergio Rocha
12/06/2004, 14:59
Aço, sem duvida.
Roberto Fazollo
12/06/2004, 15:36
Minha sugestão é que vc coloque de aço, pois roda de liga leve em carro de passeio é uma meleca imagina em Jeep.
sds
Fazollo
LuizCabral
12/06/2004, 15:56
Aço = Mais resistência mas enferruja
Liga leve = Menos resistência mas não enferruja.
Eu uso de liga leve, nunca tive problemas mas gostaria de ter rodas de aço mesmo. Afinal jeep sem ferrugem nao eh jeep.
andretomasi
12/06/2004, 17:10
Luiz,
É questão de uso.. ambas tem suas vantagens e desvantagens.. no caso de uso específico em off-road, entenda-se em geral lamaçais e pedreiras, as de aço são melhores pois são mais resistentes.. mas no teu caso, por exemplo, imagino que o terreno que tu anda por essas bandas aí é areia, certo? Aí não tem muito perigo da roda ir pro saco por quebrar ou rachar.. e como vivendo nessa areia, até caranguejo morre enferrujado, pra ti é melhor mesmo a de liga porque também não vai ter problema com ferrugem :wink:
[ ]´s
Thiago Rodeghel
12/06/2004, 17:13
Olha se for para usar em trilhas leves :roll: e vc usar no mínimo um pneu com perfil 75 ou maior :D pode usar sim :wink: q aguenta :) . É claro q as de aço aguentam mais. Mas como vc disse q vai só em trilhas leves, e em uso misto, na cidade.
Mas é claro, tome cuidado em buracos, principalmente se vc estiver em alta, na estrada :D . Coloque pneu alto e seja feliz 8)
[s]
Dennis Figueiredo
12/06/2004, 17:30
Eu sempre usei de aço pelo simples motivo de serem mais baratas....
[]´s com mãos de vaca.
Thiago Rodeghel
12/06/2004, 17:36
Eu sempre usei de aço pelo simples motivo de serem mais baratas....
[]´s com mãos de vaca.
Opa!!! :D
Com certeza 8) , beeeem mais $ 8) do q $$$$
[s]
Pessoal, não concordo com vocês...
Eu acho que rodas de liga são mais fortes e mais leves, mas certamente de maior custo.
As rodas modernas dificilmente quebram.
No mais é errado desentortar qualquer roda, seja de aço ou de liga.
Pois vai perder grande parte da resistência.
Elmer_Jeep
13/06/2004, 13:09
Pessoal, obrigado pelos comentários, simples e eficazes, como citei inicialmente meu CJ tem rodas daytona 15x10(aço).
Ainda assim continuo a perguntar: Alguém usa as rodas de liga modelo ORION 15x8(liga leve) da MANGELS??
Vejo muitos Troller com rodas de liga da BINNO, independente da marca será q existe algum comentário sobre problemas ou infelicidade de algum jipeiro que faz ou fez trilhas com rodas de liga leve?
Obrigado e desculpem a insistência.
[]'s ainda na dúvida, hehe.
8)
Elmer_Jeep
13/06/2004, 13:16
Wallace, postamos comentário quase cronometrado, hehe.
Já ouvi muito sobre isso também de que atualmente as rodas de liga apresentam uma resistência maior se comparadas com o processo de fabricação que eram submetidas antigamente.
Eu falei em desamassar roda no caso de uma pancada muito forte que a deixasse deformada, daí o desamassar seria apenas pra voltar pra casa, isso tb poderia ser resolvido de uma maneira mais simples: usando o estepe! hehe. Mas como em trilhas tudo pode acontecer...
[]'s
8)
Eu uso rodas de liga leve, mas são as originais da Cherokee...;-)
Dennis Figueiredo
13/06/2004, 15:29
Eu uso rodas de liga leve, mas são as originais da Cherokee...;-)
Não precisa cagar na nossa cabeça né Wallece :lol: :wink:
PessoALL,
AS rodas de aço são realmente mais baratas e bonitas... com exceção de rodas de ligas especiais, as de aço tb são mais resistentes, e encontradas mais facilmente em muitas medidas... além de aceitarem modificação...
As rodas Mangels são muito boas tb, e bem resistentes, pois trata-se de um ótimo duralumínio de parede bem grossa. Infelizmente a MAngels parou de fabricá-las no mês passado e aceitou pedidos até o dia 31/6. Fiz pedido de algumas unidades que ainda não chegaram...
Dentro em breve serão raridade. Sugiro a quem interessar não demorar a comprar.
Dáqui alguns meses quem quiser terá que importar as American Whells que tem um modelo idêntico.
Beto Lacerda
14/06/2004, 10:11
uso pneu 33" em rodas BBS 15"x10" de liga leve, na epoca de OHC nunca tive problemas com as rodas , agora durante a reforma do CJ tive problemas para adaptar disco na traseira , mas ja resolvi ,era coisa de menos de 1 cm , só tiro minhas BBS no dia que comprar beadlocks , roda de liga pra CJ é bem raro ,ainda mais agora que a mangels parou com as Orion então ...
só tenho uma duvida , pq todos carros top de linha tem rodas de liga , é só pela estetica ou sera que, menor peso suspenso , maior resistencia (roda de liga quebra , mas com uma pancada que tinha dobrado as de aço no meio , ai num tem martelinho que volte ) , maior durabilidade tb contribuiram para tal ?? :lol:
[]'s
Pessoal:
eu to usando essa roda (liga/F1000/Mangels/15"), sem esse pneu eh claro, e nunca tive problemas.ja subiu pedras, perambeiras,areia, lama e mesmo na maquina de alinhamento nunca apresentou deformidades.
ta certo que um pneu maior ajuda a proteger o pneu, mas a bicha tai firme e forte.
[]´s liga leve
Beto Lacerda
14/06/2004, 12:02
Elcio que roda legal ,nunca tinha visto em CJ, qual medida 15"x ?? é de que F-1000 ?? como vc fez pra caber a roda-livre ?? onde vc achou ??
[]'s
oi Beto:
eh 15"/12,5 para linha F1000 e similares.
eu penei pra achar elas por aki.
mas acabei achando nessas lojas de tunning mesmo.
elas estavam encalhadas na loja pois a galera geralmente compra de 4 furos para 4x2.
fiz uma oferta nas 4 e o cara me deu a 5ª roda!!!
nao precisei fazer nada pra caber a roda livre, foi so instalar, por isso a minha escolha, pois sou contra tornear rodas pra caber isso ou aquilo, principlamente de liga leve.
o problema eh que tive que comprar uma outra chave de roda pois os buracos dos parafusos sao bem estreitos, mas isso eh detalhe.
ela ta meio suja pois respingou fundo que apliquei no chassi, mas depois de polida fica tes@0.
alias, minhas rodas livres agora sao manuais, daquelas antigas de ferro.
ficou ainda mais facil de encaixar as rodas dianteiras.
[]´s liga leve :wink:
Beto Lacerda
14/06/2004, 21:18
oi Beto:
eh 15"/12,5 para linha F1000 e similares.
alias, minhas rodas livres agora sao manuais, daquelas antigas de ferro.
ficou ainda mais facil de encaixar as rodas dianteiras.
[]´s liga leve :wink:
:roll: roda 15x12,5 de liga , 4.9 i , RL 4/5 de volta , Berga Disk , ta ficando o bixo hein :!: :?: :!:
[]'s de liga , sem torno , com chave de roda fina tb :lol:
Thiago Rodeghel
14/06/2004, 21:57
Mesmo se a Mangels deixou de produzir a Orion :roll:
Tem tbm uns modelos mais recentes, tbm show 8) vi pelo site :D . Agora resta saber se vai ter pros CJs e o off-set, se vai pegar em algum lugar na parte interna ou não :roll: :P :P Essas coisas básicas 8)
site da Mangels www.mangels.com.br
[s]
:roll: roda 15x12,5 de liga , 4.9 i , RL 4/5 de volta , Berga Disk , ta ficando o bixo hein :!: :?: :!:
[]'s de liga , sem torno , com chave de roda fina tb :lol:
pois eh Beto, ta ficando legal sim,
alem disso tem direçao eletro-hidraulica, relojeira cronomac, e Berga disc com pinça dupla nas rodas traseiras tbem, radiador MB1513, etc, etc.
[]'s
webersmh
23/07/2014, 21:49
Comprei rodas de liga e pelo que pesquisei são mais leves e mais resistentes que as de aço. Fora que se as de aço entortar mesmo que endireitar fica uma coisa :curtir_nao:. Iria de liga com pneu 75.
kaiser64
29/07/2014, 20:39
Alguem sabe onde consigo comprar rodas de aço 16x7 com offset negativo ? Só achei com offset 0 ou entao no aro 15.. pensei em comprar com offset 0 e resoldar.. mas se achasse pronta era melhor