Ver Versão Completa : Instalaçao de guincho mecanico na Band
Encontrei excelentes comentarios sobre vantagens e desvantagens dos guinchos mecanicos X eletricos X hidraulicos (.
Ja to decidido a instalar um mecanico. Escolhi a EKRON. Estou aguardando a remessa.
Alguem ja acompanhou a instalação do guincho mecanico? Especialmente o da EKRON?
Guiga, V. tem informaçoes das dificuldades encontradas por seu pai na instalação do Ensimec?
Guiga Tostes
20/01/2008, 01:03
Helton,
meu Tio não enfrentou dificuldades para instalar o guincho, estes equipamentos(ekron e ensimec) vem com kits (cardãs, parafusos de fixação..etc) e manuais para a instalação.
Uma boa oficina especializada em 4X4 e instalação de acessorios resolve o problema.
Minha escolha tb eh o Ekron...pena que a grana $$$ ta curta no momento:sad:!
Ps.: Vc ja encomendou o seu?
Guiga
Meu pedido deve chegar dentro de uma semana.
Encontrei este topico "morto em 2004" e "ressuscitado em 2007".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-2406.html
Pelo que a galera falou creio que o EKRON é a melhor pedida... e o preço baixou... talvez reflexo do dolar.
Tentarei contactar o foreiro KGE que ele mesmo intalou um.
elmestizo
20/01/2008, 21:39
O problema da ekron é que a tomada de força canta mais que a Ivete Sangalo
Elmestizo
mesmo com a PTO desligada ou somente durante a operação?
Guiga Tostes
21/01/2008, 09:26
Helton,
melhorou em quanto o peço, comprou direto da fabrica? Se preferir me passe em MP o valor do orçamento ok?
abr
O problema da ekron é que a tomada de força canta mais que a Ivete Sangalo
Ainda bem que o jipe não pula tanto quanto ela.
Helton, a tomada de força só funciona quando acionada...
Acredito que fez uma ótima escolha. Estou instalando um em meu CJ. Se tiver qualquer dúvida, manda um e-mail para o Ricardo da X4, que ele entende bem do assunto (ricado@x4aventura.com.br).
Um abraço.
Antonio.
Valeu Antonio
mande noticias durante a instalação.
... nao ha duvida que o PTO da Ivete é melhor...
Guiga
fale diretamente com Leandro da EKRON leandro@ekron.com.br (Leandro@ekron.com.br)
elmestizo
21/01/2008, 13:49
O PTO canta direto... na minha ex-band incomodava d+.. era o que mais fazia barulho na viatura!
Já a PTO biseli, não canta!
Elmestizo
soube que a instalação de uma junta resolveria o problema... é verdade?
Guiga
seu tio tambem teve o mesmo problema citado por Elmestizo (PTO cantando)?
Mesmo que a tomada de força do guincho faça barulho, ela só é usada por alguns minutos. Então não vejo problema no nível de "barulho" que ela faça. Acho que isso é irrelevante. O que interessa é a força do guincho, e o EKRON é muito resistente.
[]'s.
Guiga Tostes
22/01/2008, 00:34
Guiga
seu tio tambem teve o mesmo problema citado por Elmestizo (PTO cantando)?
Helton,
o guincho do meu Tio eh Ensimec e não ha qualquer barulho na PTO.
Creio q o problema citado acima seja pontual e resultado de uma ma instalação, caso contrario ja teria sido citado antes em topicos sobre estes equipamentos.:pensativo:
Boa sorte com o Ekron!!
Abr
elmestizo
22/01/2008, 08:27
Helton,
Não sei dizer... comprei a band com o guincho instalado.... mas uma coisa é certa.. se a engrenagem for reta.. vai cantar!!!! Agora como é a engrenagem.. não faço idéia!!!
Guiga, seu tio ouve bem? jeehehehehe.. to brincando.. to brincando..
abrass
Guiga Tostes
22/01/2008, 09:33
Helton,
Guiga, seu tio ouve bem? jeehehehehe.. to brincando.. to brincando..
abrass
Heheheh, tá certo q a Band já roubou algumas mtas celulas auditivas minhas e dele tb hehehe.:concordo:
Mas o unico barulho ocorre qdo em funcionamento, mas nada alem do normal....com o guincho desligado não ha barulhos alem dos normais: motor, escape, pneus 33 mud, vento, e alguns nhec nhec caracteristicos rsrsrsrs
Abr
... e alguns nhec nhec caracteristicos rsrsrsrs
Abr
...faz parrrrrte... se não...ao seria Band.
Gosto dessa orquestra moderando os agudos com um pouco de oleo.
Mas voltando ao guincho...ja recebi o aviso de entrega... e continuo aguardado dicas para a instalação
...faz parrrrrte... se não...ao seria Band.
Gosto dessa orquestra moderando os agudos com um pouco de oleo.
Mas voltando ao guincho...ja recebi o aviso de entrega... e continuo aguardado dicas para a instalação
Você pretende instalar sozinho?
Leve a uma oficina 4x4, e não tenha dor de cabeça.
O guincho vem com um manual, e não é complicado para um bom mecânico.
[]'s.
Guiga Tostes
22/01/2008, 11:38
Você pretende instalar sozinho?
Leve a uma oficina 4x4, e não tenha dor de cabeça.
O guincho vem com um manual, e não é complicado para um bom mecânico.
[]'s.
X2:concordo: ... e evite stress desnecessário, inclusive para um investimento deste q não é baixo!
Abr
Fiz contato com mecanicos aqui em Salvador a respeito - nao senti firmeza - talvez por ainda nao terem instalado esta marca, embora tenham conhecimento com outras.
Verifiquei que a caixa de transferencia ja possui a engrenagem de acionamento da PTO.
Entao o trabalho é praticamente p&p, uma vez que ja existe furo para passagem do cardan sob o radiador. Tb o guincho ja veio montado em parachoque.
Aí , com a ajuda do manual, e um soldador para fixar o mancal, fica facil. Vou dar uma folga e volto ao assunto apos o Carnaval.
A proposito vejam esta materia http://www.4x4wire.com/reviews/pullpal97/ sobre ancoragem.
Alguem sabe onde adquirir ancora semelhante ou ja nacionalizou?
Um Feliz Caraval para todos
Finalmente o guincho foi instalado... e testado na 1a. Trilha Encanto da Lua em Massarandupio, promovida pelo Bahia Off Road Clube.
Minha avaliação:
1. DESIGN ...................................... 10 (excelente + parachoque fornecido)
2. FORÇA ...................................... 10 (tirou uma L200 facil do fosso)
3. OPERAÇAO .................................. 10 muito simples posso operar sozinho
4. INSTALAÇAO ............................... 9 nao fosse pesado+solda instalaria sozinho
5. ADPTAÇOES ................................ 9 Kit de fabrica encaixou bem
6. MANUAL ..................................... 10 informaçoes accessiveis a nao meca.
7. DICAS ........................................ 10 fornecidas pelo fabricante
8. NIVEL DE RUIDO............................. 10 ate agora nao ouvi nada
9. SEGURANÇA ................................ 10 embrenhagem blz + manivela s/ness
10. PREÇO ..................................... $$$ compensa
11. PRAZO ..................................... atendidos pelo fornecedor
Parabens a EKRON pelo excelente produto.
Guincho EK35M12 (12.000lb) + parachoque Kit para TOYOTA BANDEIRANTE 5 marchas
Helton,
Como ficou a tomada de força?
Canta?
Ivete Sangalo, Xuxa ou Alcione? :mrgreen:
Abraço,
Ola Doc
O segredo eh usar uma junta de 4mm ao inves da original.
Porém não eh necessário recorrer ao estestoscopio para escutar os estertores da tomada de força!!!
No inicio o ruido era mínimo. Acho que devido o pouco uso, ele aumentou (somente quando acionado com carga), porém nada que preocupe. Vou acionar mais vezes.
V. pretende instalar um?
Guiga Tostes
12/05/2009, 22:30
Olá Amigos,
na minha Band tenho guincho mecânico biselli montado com pto Ekron e não canta ou emite qualquer outro ruido do genero(rsrsrs). Aprovado!
Helton, parabens pela instalação e equipamento!
Abrs
Salve!!!
Depois de instalar o novo powertrain na Camper, desejo instalar um guincho mecânico sim.
Se a tomada de força só canta quando acionado com carga, melhor!!!
Mais um sinal que o guincho está operando. Além do alerta luminoso.
Quando está desconectado, não canta, ok!!!:concordo:
Perfeito. Afinal uma SUV de luxo deve ter um isolamento acústico exemplar... :mrgreen:
Valeu!!!
Abraço,
Testado na trilha...
na foto abaixo o colega ficou literalmente grudado na lama.
2 trollers com cintas em serie não conseguiram arrancar.
O guincho eletrico do outro colega estourou o cabo de aço.
O Kifaro mandou ver... e nem precisou de uma patesca pra tirar facil...facil.!!!
Guiga Tostes
13/05/2009, 21:43
Loras,
vá de mecânico e não irá se arrepender! Qto aos ruidos da pto Ekron, até o momento é mito, e temos dois testemunhos positivos!
Pode apostar!
Abrs
elmestizo
14/05/2009, 10:11
Eu tinha um guincho mecanico ekron, com motor 14b vc ouve a serenata sim..
Tive tb num motor 709, mas tomada biseli, essa eu não ouvia nada, talvez em função do motor.
maxdelta
14/05/2009, 12:58
Eu tinha um guincho mecanico ekron, com motor 14b vc ouve a serenata sim..
Tive tb num motor 709, mas tomada biseli, essa eu não ouvia nada, talvez em função do motor.
Hehe, a toyota não faz nenhum barulhinho! Só barulhão! Mas eu resolvi o problema de barulho da minha band:
É só colocar um som mais alto que os barulhos! No meu caso Iced Earth e Iron Maiden!
:twisted:
Barba Ruiva
14/05/2009, 18:44
Fiz contato com mecanicos aqui em Salvador a respeito - nao senti firmeza - talvez por ainda nao terem instalado esta marca, embora tenham conhecimento com outras.
Verifiquei que a caixa de transferencia ja possui a engrenagem de acionamento da PTO.
Entao o trabalho é praticamente p&p, uma vez que ja existe furo para passagem do cardan sob o radiador. Tb o guincho ja veio montado em parachoque.
Aí , com a ajuda do manual, e um soldador para fixar o mancal, fica facil. Vou dar uma folga e volto ao assunto apos o Carnaval.
A proposito vejam esta materia http://www.4x4wire.com/reviews/pullpal97/ sobre ancoragem.
Alguem sabe onde adquirir ancora semelhante ou ja nacionalizou?
Um Feliz Caraval para todos
Helton,
É uma ANCORA DE SOLO.
O pessoal da ENSIMEC fabrica. (http://www.ensimec.com/anc.htm)
Abraços,
fabioband4x4
23/05/2009, 20:53
Loras,
vá de mecânico e não irá se arrepender! Qto aos ruidos da pto Ekron, até o momento é mito, e temos dois testemunhos positivos!
Pode apostar!
Abrs
Concordo com o Guiga. Sem dúvida o melhor sistema é mecânico! Uso 14B c/ biseli ,mas este não canta ! :concordo:
Valeu Andre,
falta este equipt no meu kit de resgate alem da prancha de desatolagem. V. recomenda alguma?
Barba Ruiva
27/05/2009, 07:49
Valeu Andre,
falta este equipt no meu kit de resgate alem da prancha de desatolagem. V. recomenda alguma?
Fala Helton,
Nunca usei, mas ando recebendo a algum tempo uma "mala-direta" da Donatti com um novo tipo de prancha (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=787958&idcategoria=14831&Nivell=&Categorias=) de uma olhada, pra ser sincero, achei meio esquisito, mas não conheço o produto.
Na Garra tem a prancha "classica", em chapa de aço (http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=2&dept_id=64&pf_id=PH060).
Abraços,
Boa tarde pessoal,
estou me preparando para adquirir um guincho para minha band, mas ainda não decidi qual utilizar, o eletrico ou o mecânico.
Gostaria de saber qual problema pode ocorrer com o guincho mecânico?
Quais as manutenções que devo fazer e qual período?
Existe alguma marca melhor que outra?
Desde já agradeço a atenção de todos.
Boa tarde pessoal,
estou me preparando para adquirir um guincho para minha band, mas ainda não decidi qual utilizar, o eletrico ou o mecânico.
Gostaria de saber qual problema pode ocorrer com o guincho mecânico?
Quais as manutenções que devo fazer e qual período?
Existe alguma marca melhor que outra?
Desde já agradeço a atenção de todos.
Pessoal,
Tenho a mesma duvida do colega...
A experiencia de quem ja possui um guincho ajuda muito...
Abraços
Alexandre Rocha
Albieri,R.J.
20/02/2011, 17:22
Rocha, nao precisa de guincho, basta ter um amigo que tenha retro! hehe
Pra band com certeza o mecanico é melhor... ela aceita muito bem...
Abraçao
Bernardo Hoelz
20/02/2011, 21:35
Ensimec, Ekron e o original Biseli.
Esses dois primeiros vc acha novo, mas o biseli só usado.
Pode ficar tranquilo com esses três.
Abrs,
fabioabe
20/02/2011, 21:49
Eu possuo um Work 12000 eletrico. E aconselho a partir para um mecanico.
Eh o q eu estou fazendo. Eh mais caro porem mais confiavel e resistente.
Para vc q eh de SC, existe a opcao do Zidomaq de Blumenau.
Procura no forum q vc vai achar referencias.
Att
Fabio
valeriano
21/02/2011, 08:10
Já tive guincho elétrico e agora tenho um guincho mecânico na minha Band. Vou te falar que não tem comparação. O mecânico é infinitamente melhor.
O guincho elétrico de 8000 libras puxa uma Band curta, mas uma Band longa bem atolada só o de 12000 e dependendo da atolada só com patesca.
O problema é que um guincho de 12000 libras puxa básicos 400 amperes! Só se a Band tivesse um alternador de ônibus ele aguentaria.
O problema do guincho mecânico é que se seu motor morrer, vc tá sem guincho. Mas se vc for pensar, com um guincho elétrico, quanto tempo a sua bateria vai aguentar uma corrente de 400A sem o alternador dando uma força? Ela vai aguentar tirar a Band do buraco?
Quando comecei a escolher fiquei pensando: Ekron, Ensimec ou Biseli?
Prós e contras:
Ensimec: Muito confiável, é a marca do guincho de quase todos os caminhões reboque do Brasil.
Biseli: Guincho original da Band, usado pelas forças armadas exaustivamente. Extremamente confiável, mas não tem novo e na maioria das vezes se vc encontrar, vai vir sem alguma peça crucial
Ekron: Todo mundo fala muito bem e é extremamente confiável (como o Ensimec).
Avaliando isso, fiquei na dúvida entre Ekron e Ensimec. O que me fez escolher o Ekron?
1) Sistema de embreagem.
- Esse sistema faz com que o guincho comece a rodar em falso quando o cabo acaba, evitando que ele estoure. Facilita MUITO quando vc está sozinho no carro. Já ouvi de vários casos de gente estourando cabo com Ensimec.
2) Alavanca de acionamento desligado.
- Ele tem uma alavanca para acionar o guincho manualmente caso seu motor pare. Tá bom que vai ser quase impossível puxar uma Band atolada, na mão! Mas no sufoco, é melhor que nada.
Bota patesca, faz o escambau, mas tem como dar um jeito no sufoco. Sem isso, só empurando. E garanto que empurrar uma Band pra fora do buraco é mais difícil que acionar uma alvanca.
Boa sorte! :concordo:
Davi Gonçalves
21/02/2011, 09:12
Já tive guincho elétrico e agora tenho um guincho mecânico na minha Band. Vou te falar que não tem comparação. O mecânico é infinitamente melhor.
O guincho elétrico de 8000 libras puxa uma Band curta, mas uma Band longa bem atolada só o de 12000 e dependendo da atolada só com patesca.
O problema é que um guincho de 12000 libras puxa básicos 400 amperes! Só se a Band tivesse um alternador de ônibus ele aguentaria.
O problema do guincho mecânico é que se seu motor morrer, vc tá sem guincho. Mas se vc for pensar, com um guincho elétrico, quanto tempo a sua bateria vai aguentar uma corrente de 400A sem o alternador dando uma força? Ela vai aguentar tirar a Band do buraco?
Quando comecei a escolher fiquei pensando: Ekron, Ensimec ou Biseli?
Prós e contras:
Ensimec: Muito confiável, é a marca do guincho de quase todos os caminhões reboque do Brasil.
Biseli: Guincho original da Band, usado pelas forças armadas exaustivamente. Extremamente confiável, mas não tem novo e na maioria das vezes se vc encontrar, vai vir sem alguma peça crucial
Ekron: Todo mundo fala muito bem e é extremamente confiável (como o Ensimec).
Avaliando isso, fiquei na dúvida entre Ekron e Ensimec. O que me fez escolher o Ekron?
1) Sistema de embreagem.
- Esse sistema faz com que o guincho comece a rodar em falso quando o cabo acaba, evitando que ele estoure. Facilita MUITO quando vc está sozinho no carro. Já ouvi de vários casos de gente estourando cabo com Ensimec.
2) Alavanca de acionamento desligado.
- Ele tem uma alavanca para acionar o guincho manualmente caso seu motor pare. Tá bom que vai ser quase impossível puxar uma Band atolada, na mão! Mas no sufoco, é melhor que nada.
Bota patesca, faz o escambau, mas tem como dar um jeito no sufoco. Sem isso, só empurando. E garanto que empurrar uma Band pra fora do buraco é mais difícil que acionar uma alvanca.
Boa sorte! :concordo:
Se alguem tiver interesse estou p vender o meu ensimec HPR 45 com tomada de força para toyota bandeirante 5 marchas sem uso, motivo da venda é q vou trocar a configuração da minha F75 o guincho nunca foi montado e a tomada de força esta montada mas nunca usada.
Meu e mail é
davi_mas@hotmail.com
Glauco mendes
21/02/2011, 10:31
Eu uso um pitibull 12.000 na minha até agora se portando bem, mas ñ dei uma atolada grande para ver!! se arrumasse um completo gostaria de colocar um biselli, eu até sei onde tem 02 deles mas estão sem a tomada de força, e passar o eletrico para a parte de traz da VTR.
Guiga Tostes
21/02/2011, 11:28
Eu uso um pitibull 12.000 na minha até agora se portando bem, mas ñ dei uma atolada grande para ver!! se arrumasse um completo gostaria de colocar um biselli, eu até sei onde tem 02 deles mas estão sem a tomada de força, e passar o eletrico para a parte de traz da VTR.
Glauco,
eu uso o Biselli com tomada de força Ekron(1000% satisfeito), então caso os Biselli que vc conhece estejam somente sem a tomada de força, ou seja possuem todos os cardãs e mancal do cardã, pode abraçar e ser feliz!:concordo:
Wat,
Eu concordo com tudo que o Valeriano falou acima!
Entre Ensimec e Ekron, eu prefiro o Ekron pelos fatores citados acima(embreagem, manivela para acionamento manual...) e também pela tipo de acoplamento da tomada de força na t-case, é mais pratica e silenciosa que a Ensimec e não vaza oleo(desde que com tudo em ordem claro!)
Meu Tio possui o Ensimec na Toy dele e tb não tem de que reclamar, puta equipamento!!! Mas vaza oleo pela tomada de foça...sei que isso é um detalhe "cosmético" para muitos, mas fica registrado:mrgreen:
Resumindo, seja Ekron, Ensimec, Biselli estará muito bem equipado!:concordo:
Quanto a Mecanico X Elétrico temos muitos tópicos aqui na area de Toyotas e tb no Geral do forum, vale dar uma pesquisada!
Boa leitura!
Abrs
alexandre diniz
21/02/2011, 17:30
eu uso o ekron
não me arrependo do investimento
ja me ajudou e ajudei outros colegas com ele
e o sistema de embreagem dele da uma segurança maior
agora eletrico procure uma marca boa e de pref aos de 12000 ou mais e para poupar use patesca (emora a patesca é sempre bem vinda a fim de poupar tanto no elétrico como no mecanico)
Eu uso um Warn Tabor de 12.000 lbs e recomendo o problema é que mesmo usando uma bateria de 100amp se usar mais que 30 min o alternador original nao da conta, entao se optar por um guincho eletrico tbm vai tre que trocar a bateria e o alternador...
guincho mecanico não tem nem o que dizer, eu so to esperando aparecer algum de leilao é o proximo upgrade, sem falar que um guincho mecanico valoriza demais o carro e se precisar vender o guincho perde pouco dinheiro....
RENATO-SELVA
29/03/2011, 18:10
Vá de mecânico, com certeza! Ainda mais se usar bastante em trilhas.
Já tive os dois na Band... e elétrico é furada... falha, pare de funcionar do nada, descarrega a bateria...
Depois coloquei Ekron e nunca me incomodei com nada! E a vantagem que tem o sistema de embreagem do guincho... dá pra você mesmo enrolar o cabo sozinho sem perder um dedo! hehehe
A diferença dos custos não é taaaaaanto assim... mas de qualquer jeito compensa. Se pretende ficar com ela e usar bastante o guincho, vai de mecânico!
Fe_jipeiro
29/03/2011, 19:16
Fala Renato ...
Não tenho nem q questionar ... tb sou muito mais o guincho mecânico ... mas ... qto ao preço, a diferença é muita sim, com o preço de 1 guincho mecânico, vc coloca um guincho dianteiro e outro traseiro na band ... e dependendo o uso da viatura, compensa mais ... Agora se o $$$ tiver sobrando, melhor colocar um mecânico na frente e um elétrico atrás ...
Na minha opinião guincho mecânico é 1 ou 0 ... ou tira ou quebra cabo de aço .. rsrsrs, é força bruta !
A escolha vai da disposição do momento $$$ e uso da viatura ...
Abs...
Arnoldo Junior
29/03/2011, 20:34
Turma.
Sou o feliz usuário de um guincho mecanico ekron, não há comparação com os demais elétricos. Quanto a alegação de que o motor tem q está funcionando, mesmo o elétrico não dura muito tempo sem o motor girando no alternador.
Fala Renato ...
Não tenho nem q questionar ... tb sou muito mais o guincho mecânico ... mas ... qto ao preço, a diferença é muita sim, com o preço de 1 guincho mecânico, vc coloca um guincho dianteiro e outro traseiro na band ... e dependendo o uso da viatura, compensa mais ... Agora se o $$$ tiver sobrando, melhor colocar um mecânico na frente e um elétrico atrás ...
Na minha opinião guincho mecânico é 1 ou 0 ... ou tira ou quebra cabo de aço .. rsrsrs, é força bruta !
A escolha vai da disposição do momento $$$ e uso da viatura ...
Abs...
RENATO-SELVA
30/03/2011, 20:15
Desculpe se estou desatualizado... mas vamos aos valores
Ekron novo com parachoques: 4500 reais (foi o que paguei aqui, e instalado)
Um elétrico + ou - novo: 3000/3500. Se for Warn vai quase pro valor do ekron...
Por isso comentei da diferença não ser taaaaaaaaaanta assim... é grana sim, mas se comparar um com o outro, compensa!
Fe_jipeiro
31/03/2011, 00:59
Renato,
Parabéns pela compra e pela sorte !!! Pois 4.500,00 no ekron instalado está muito, mas muitoooo barato !!! Aqui em SP não se acha ekron de 4,5 ton para a band 4m por menos de 4.500,00 a vista e com muito choro ... Fora, pelo menos ai de 400,00 a 600,00 de M.O + uns 200,00 para mudar o escapamento da band ... Então estamos falando de no minimo uns 5.200,00 só para equipamento e instalação ... Um ensimec não vi por menos de 6.000,00 .... Um work 12000 vc pega por uns 3k e um Bremen 12000(para colocar na traseira) vc pagaria em torno de 2k a 2,2k .... + uns 500,00 entre M.O. de instalação e mesa para ambos, repare que são praticamente os mesmos 5,5k, porém para dois equipamentos ...
Não estou falando em durabilidade e potência de tração, msm pq prefiro mais o guincho mecânico ... estou falando de custo benefício ... pois para quem anda muito sozinho em regiões de lama ... as vezes compensa mais colocar 2 guinchos elétricos, pois suprirá mais a necessidade ... Mas se tiver $$$$$$ ai são outros 500 !!
Já passei por situações onde quebrei cabo de aço, arranquei árvore com o guincho mecânico e acabei tendo que ser puxado para trás ... situação que se tivesse um elétrico na traseira me ajudaria muito e se estivesse sozinho, me livraria do sufoco...
Na minha opinião ... a configuração ideal é um mecanico na frente e um 9000 ou superior eletrico atrás ...
RENATO-SELVA
31/03/2011, 17:42
Não tinha me atentado a distância mesmo... aqui em Curitiba instalamos o guincho direto da fábrica! Pra outras regiões tem o frete e tals...
Concordo com você. Se o uso não for constante em trilhas, coloque um elétrico mesmo... mas se usar direto, um mecânico vai ser um grande equipamento!
Minha Band veio com o Ekron, sem o cabo. Marinheiro de primeira viagem não deu outra: assim que acabei de enrolar o cabo, entrei no jipe para desligar a
lavanquinha do guincho, começei a convesar com o companheiro.....engatei primeira e ariei o pau rua abaixo.
Eu só escutei os estralos, desci pra ver a cag... o parachoque entrou
para dentro, amassou legal :parede:
Estou sonhando com a aquisição de um Ekron.... a lógica e o lado financeiro estão falando mais alto e quase obrigando a desistir da idéia. Mas a minha intenção é ter a Band ainda por muitos e muitos anos e acredito que um guincho mecânico seja mais compatível com esse pensamento de longo prazo e também parece que é um acessório que "casa" melhor com a Band... é mais o jeitão dela. Sem contar que sou engenheiro mecânico, então tudo que é elétrico me dá dor de cabeça só de ver...
Preços atualizados:
Ekron com embreagem, completo com parachoque, cabo de aço, PTO = R$ 5.100,00 (sem frete e sem instalação)
Guincho ZHME 12.000lbs elétrico de R$ 1.800,00 a 2.100,00
Li bastante sobre esse ZHME... empresa chinesa que fabrica guinchos para algumas marcas grandes de guincho. Aqui na minha cidade temos dois em uso sem problemas até o momento. E aqui no fórum tem um tópico bem extenso e ninguém fala mal do guincho, exceto que ele desliga temporariamente por sobre aquecimento mas depois de uns minutos volta a funcionar normalmente sem maiores danos.
A Ekron não instala mais o guincho na fábrica.... então ainda tem que gastar com MO...
Alguém tem fotos internas da Band mostrando onde vai instalado o acionamento da tomada de força e a luz indicadora???
Alguém tem interesse numa compra coletiva para negociarmos um desconto com a Ekron??? Poderíamos começar a planejar alguma coisa do tipo. Pedi para Ekron uma tabela de descontos para determinada quantidade de guinchos... no passado existiam os consórcios aqui no fórum mas acho que foram proibidos.
Aki no fórum não pode mais consórcios. O último foi justamente um desse guincho em 2010. Se não me engano, saiu por 4.5k + uma patesca de brinde em 10X.
Abs
Guiga Tostes
10/01/2012, 15:02
Fala Rafa!
Eu uso tomada de força Ekron na minha Band 4 marchas, porém o meu guincho é Biselli, se quiser depois dá uma olhada aqui que tem toda a história/instalação: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/49212-guincho-mecanico-biselli-finalmente-instalado.html
Pensando a longo prazo e considerando a viatura em questão, o seu raciocínio e escolha por um guincho mecânico é correto. Este tipo de guincho é equipamento para a vida toda, isso sem contar a confiabilidade e segurança que o equipo inspira. Para vc ter uma idéia o meu Biselli é ano 1979 e está 100% até hoje!
Ah, quanto ao guincho em si...se fosse comprar um mecânico hoje iria de Ekron e consideraria tb o Zidomaq(pelo menor custo), leia mais sobre ele aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/1075-guincho-mecanico-zidomaq.html
Abaixo algumas fotos antigas a Band, onde vc pode visualizar a instalação da tomada de força e alavanca de acionamento no assoalho.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146610&d=1228095810
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146609&d=1228095767
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157418&d=1234744032
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238567&d=1281373411
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238580&d=1281374129
Abrs
fabioabe
11/01/2012, 04:31
Ekron eh um guincho extremamente confiavel.
Tive guincho eletrico por 2 anos e posso dizer que te tira do buraco porem como vc mesmo falou que esta pensando em longo prazo, o mecanico eh muito mais vantajoso.
A qualidade do material empregado nos guinchos mecanicos da ekron são superiores. Existem guinchos com 10 anos de uso em jipes de trilhas pesadas aqui em Curitiba que não foi necessario trocar nenhuma engrenagem.
Jah em outros guinchos jah li relatos de troca de engrenagem em 1-2 anos de uso.
valeriano
11/01/2012, 11:47
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146610&d=1228095810
Eita!
Arrancou o freio de mão de vez?
Guiga Tostes
11/01/2012, 13:37
Eita!
Vixe faz tempo!...acho que já tem uns 4 anos que me libertei desse mal :mrgreen: ...e já faz quase o mesmo tempo que venho tomando coragem($) para comprar aquele kit de freio de mão a disco do Berga.
Abrs
valeriano
11/01/2012, 19:08
Vixe faz tempo!...acho que já tem uns 4 anos que me libertei desse mal :mrgreen: ...e já faz quase o mesmo tempo que venho tomando coragem($) para comprar aquele kit de freio de mão a disco do Berga.
Abrs
Eu tava pensando nisso também. Mas aí soube de uns relatos que ele travou e comeu a caixa de umas bands porae.
De qualquer modo, tem um amigo aqui no Rj que instalou, foi pro Jalapão e quando voltou já não tinha mais pastilha de freio. Teve que colocar uma nova.
Po, ficar trocando pastilha a cada 5.000km é brabo. To fora.
Guiga Tostes
11/01/2012, 21:06
Eu tava pensando nisso também. Mas aí soube de uns relatos que ele travou e comeu a caixa de umas bands porae.
De qualquer modo, tem um amigo aqui no Rj que instalou, foi pro Jalapão e quando voltou já não tinha mais pastilha de freio. Teve que colocar uma nova.
Po, ficar trocando pastilha a cada 5.000km é brabo. To fora.
Putz eu nao sabia disso...que pena, vou ter que ficar sem freio de mão por mais algum tempo :mrgreen:
Com essa vida útil de pastilha nao rola...
Ps.: Desculpem o off topic
ABRS
Kkk.... mas o cara por acaso rodou 5.000km com freio de mão puxado???
Não é possível comer pastilha com o carro parado...rs
Mas se tem o risco de estragar a caixa de transf, aí não dá pra arriscar.
O meu freio de mão por enquanto tá bem regulado.... até já andei com ele puxado algumas vezes mas ele só freia bem de frente. Se coloca numa descida de ré, ele não segura direito não. Estranho isso....
Opa, o freio de mão em questão é o meu :mrgreen:
O que aconteçe. O disco fica de frente pro crime, como eu andei muito em terrenos arenosos, a areia que batia no disco, acabou lixando a pastilha. No meu entender tem que ter uma capa defletora, como nos discos dianteiros. Conversei com o Berga e ele estranhou o ocorrido, inclusive disse que o pioneiro, já foi até p atcama e está intacto. Ele passou umas dicas para instalação das pastilhas que são as traseiras do Golf. Bom , esse ano vou aos lençóis, vamos ver se o negócio aguenta
Abs
Guiga Tostes
12/01/2012, 19:40
Opa, o freio de mão em questão é o meu :mrgreen:
O que aconteçe. O disco fica de frente pro crime, como eu andei muito em terrenos arenosos, a areia que batia no disco, acabou lixando a pastilha. No meu entender tem que ter uma capa defletora, como nos discos dianteiros. Conversei com o Berga e ele estranhou o ocorrido, inclusive disse que o pioneiro, já foi até p atcama e está intacto. Ele passou umas dicas para instalação das pastilhas que são as traseiras do Golf. Bom , esse ano vou aos lençóis, vamos ver se o negócio aguenta
Abs
Fala, tudo bem!?!
Opa bom saber! Vamos aguardar as novas infos depois dos testes! :pipoca:
Ps.: Só para constar, realmente a falta de defletor faz toda diferença...a minha Band foi para a Transamazonica sem o defletor instalado para os discos traseiros...por recomendação do meca ficaria mais "facil" de lavar após a trilha...mas em uma expedição com mais de 15 dias de barro direto onde não se lava o carro...:parede::parede::parede: ....Resultado 2 jogos de pastilhas consumidos em menos de 3000km. Já os dianteiros(com defletores) foram e voltaram intactos!!!
Abrs
fabiano soriano
12/01/2012, 20:56
Arghhhh!!!
Depois de 2 bands já nem tento mais deixar o freio de mão inteiro, eu arranquei o meu também e faz tempo!!!
Ele estava funcionando até que bem (parada sem inclinações, bem retinho..padrão de uso hehehe), mas a única vez que esqueci o freio de mão acionado, tchau tchau freio de mão.
O que utilizo agora é a trava de pedais acionada e desligo a luz do freio em uma chave...quando lembro de desligar a chave....rsrsrsrs
Desculpem prolongar ainda mais o Off Topic.
Abrass
Pessoal, quem tiver interesse no guincho mec., apareça lá no grupo do google.... tem umas informações por lá....
estyvybeykr
16/01/2012, 20:43
Eita!
Mas essa posição da alvanca na band do Guiga é por conta da tomada de força ekron, se for usado a tomada de força biselli a lavanca fica afrente da alavanca do freio de mão. A foto baixo não é da minha band, mas ficou ae tambem como essa.
Abs.
:cool:
Estevão
Guiga Tostes
17/01/2012, 13:16
Mas essa posição da alvanca na band do Guiga é por conta da tomada de força ekron, se for usado a tomada de força biselli a lavanca fica afrente da alavanca do freio de mão. A foto baixo não é da minha band, mas ficou ae tambem como essa.
:cool:
Estevão
Bem observado Estevão, obrigado por compartilhar!
Abrs
Pessoal, já juntamos 6 pessoas pra fazer a nossa compra coletiva do guincho.... se alguém mais quiser se juntar ao grupo é só falar.
Última chamada.... segunda-feira dia 13/fev vamos pessoalmente na Ekron para fechar...
Última chamada.... segunda-feira dia 13/fev vamos pessoalmente na Ekron para fechar...
ja que vcs vao na fabrica ja tire algumas duvidas minhas:
minha band é ano 2000 14b 5 marchas toda original.
- onde fica a manopla de acionamento?
- o que exatamente precisa ser modificado?
- qual o lado que sai o carda?
ja que vcs vao na fabrica ja tire algumas duvidas minhas:
minha band é ano 2000 14b 5 marchas toda original.
- onde fica a manopla de acionamento?
- o que exatamente precisa ser modificado?
- qual o lado que sai o carda?
Eduardo, liguei lá....
A manopla de acionamento fica no assoalho mas o vendedor que atendeu parecia não ser muito experiente.... deu a entender que é próximo ao freio de mão e demais alavancas.... mas ele não soube dizer exatamente a posição.... deve ser bem parecida com a das fotos que o pessoal colocou aqui no tópico.
A única modificação que pode ser necessária em alguns casos é no escapamento pois o cardã passa bem perto. O cardã não fica centralizado no carro... ele fica deslocado mais para o lado do motorista.
Com relação a frete para Rondônia eles vão passar cotação.... e sobre impostos, ele disse que não há nenhum regime especial para Rondônia, portanto o preço não muda.... apenas para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul teria um acréscimo de 9%..... então por enquanto fica nos 4.600 com tudo incluso (parachoque, cabo, roletes guia, cardãs, suporte de cardãs, tomada de força, alavanca de acionamento da tomada, manivela para girar guincho manualmente, etc, exceto frete e instalação...
Aqui em SP recebemos cotação de duas oficinas para fazer a instalação.... um por 400 e outro por 600 reais.... lá em Curitiba ficaria em 400 reais numa oficina indicada pela própria Ekron.
Lembrando tb que eles fornecem uma sinaleira para instalar no painel e indicar se está acionado o guincho.
sergioband83
10/02/2012, 12:12
A única modificação que pode ser necessária em alguns casos é no escapamento pois o cardã passa bem perto. O cardã não fica centralizado no carro... ele fica deslocado mais para o lado do motorista.
pelo que sei, para o 14b, original, a instalação é bem simples,não requer adaptações, apenas 1 furo no assoalho, perto do freio de mão.
lucciano amaral
12/02/2012, 17:06
O preço de R$ 4.600,00 em um guincho novo ta muito bom, pena que agora to com a grana curta, pois o impostos de começo ano estao foda, hheheeheh boa sorte na compra.
Aproveitando, por curiosidade quanto vale um guincho biseli usados mas completaço com tomada de força carda, cabo de aço, tudo perfeito?
Glauco mendes
12/02/2012, 18:33
O preço de R$ 4.600,00 em um guincho novo ta muito bom, pena que agora to com a grana curta, pois o impostos de começo ano estao foda, hheheeheh boa sorte na compra.
Aproveitando, por curiosidade quanto vale um guincho biseli usados mas completaço com tomada de força carda, cabo de aço, tudo perfeito?
Luciano um Biselli completo em bom estado vc consegue na faixa de 3K.
Abs...
Luciano um Biselli completo em bom estado vc consegue na faixa de 3K.
Abs...
O difícil acho que é encontrar um completaço e em bom estado....
Principalmente a tomada de força
estyvybeykr
13/02/2012, 11:39
Principalmente a tomada de força
Mas de vez enquanto aparece, a minha comprei por 700 reais sem a engrenagem acionadora. E com + 180 reais consegui a engrenagem nova.
lucciano amaral
13/02/2012, 12:13
Amigos, valeuwww ela dica de preço do guincho biseli, abraços
Amigos, valeuwww ela dica de preço do guincho biseli, abraços
ja recebeu?
Mas de vez enquanto aparece, a minha comprei por 700 reais sem a engrenagem acionadora. E com + 180 reais consegui a engrenagem nova.
Estive verificando um tomada de força e conclui que se fizer um flange no formato da junta, de +- 5mm, da pra usar a engrenagem original. e desta forma dispensar a engrenagem mosca branca original da tomada de força
estyvybeykr
14/02/2012, 13:05
Estive verificando um tomada de força e conclui que se fizer um flange no formato da junta, de +- 5mm, da pra usar a engrenagem original. e desta forma dispensar a engrenagem mosca branca original da tomada de força
Ed vc ta com dificuldade de encontrar a engrenagem acionadora original ? Creio que fazer uma flange pode até ficar bom, porem a originalidade é sempre melhor.
É claro que existe tambem o fato de que usando essa flange não haverá necessidade de desmontar a tração para por a engrenagem no eixo intermediario. Mas terá perfeito engrazamento os dentes da engrenagem acionadora da tração com os dentes da engrenagem da tomada de força?
Por esse e outros que nem quero colocar em questão é que ainda sou muito mais pela originalidade.
Se precisar de uma engrenagem acionadora da tomada original biseli me fale que tentarei arrumar umas por aqui.
Estevão
Ed vc ta com dificuldade de encontrar a engrenagem acionadora original ? Creio que fazer uma flange pode até ficar bom, porem a originalidade é sempre melhor.
É claro que existe tambem o fato de que usando essa flange não haverá necessidade de desmontar a tração para por a engrenagem no eixo intermediario. Mas terá perfeito engrazamento os dentes da engrenagem acionadora da tração com os dentes da engrenagem da tomada de força?
Por esse e outros que nem quero colocar em questão é que ainda sou muito mais pela originalidade.
Se precisar de uma engrenagem acionadora da tomada original biseli me fale que tentarei arrumar umas por aqui.
Estevão
Amigo Estevao,
Aqui no sul de minas estou tendo dificuldades em encontrar a engrenagem p/ tomada de força, mas pelo que vi, os dentes casam beleza.
Quanto ao custo da flange, acredito que fique perto do preço da engrenagem, pq sera cortada a eletrostaticamente/eletro erosao/jato de agua (nao sei bem como é), e esse tipo de serviço costuma ser bem caro.
Pretendo mandar cortar o flange, pela junta da tampa e com isso encaixara perfeitamente.
estyvybeykr
24/02/2012, 12:41
Amigo Estevao,
Aqui no sul de minas estou tendo dificuldades em encontrar a engrenagem p/ tomada de força, mas pelo que vi, os dentes casam beleza.
Quanto ao custo da flange, acredito que fique perto do preço da engrenagem, pq sera cortada a eletrostaticamente/eletro erosao/jato de agua (nao sei bem como é), e esse tipo de serviço costuma ser bem caro.
Pretendo mandar cortar o flange, pela junta da tampa e com isso encaixara perfeitamente.
Blza então Ed se vc tem a facilidade do corte de um flange e se realmente ficar legal a solução assim é bem mais simples. Visto que para a colocação da engrenagem se faz necessario a retirada da tração junto a caixa de marcha.
Qualquer coisa é só gritar Ok.
Estevão
pedro bonadio
24/02/2012, 16:11
Só uma dica, faça a PTO com corrente de moto. No meu Jeep é assim, mais de 5 anos e nunca deu pau.
Só uma dica, faça a PTO com corrente de moto. No meu Jeep é assim, mais de 5 anos e nunca deu pau.
Nao tem como usar corrente nesta tomada de força!!!
Pessoal, alguém sabe dizer se pra instalar o guincho mecânico da Ekron precisa fazer alguma modificação no amortecedor de direção da Band????
O mecânico que está instalando está dizendo que vai precisar modificar um suporte do amortecedor de direção.... até hoje não tinha lido nada sobre isso.... e o pessoal da Ekron tb não informou esse detalhe nem por telefone e nem no manual.... só sabia que poderia ter problemas no escapamento.... e que seria necessário fazer um furo com serra copo numa das travessas do chassis.
O mecânico está em outra cidade, então não consigo acompanhar de perto o serviço.... acho que amanhã vou lá dar uma olhada.
estyvybeykr
16/03/2012, 11:33
Pra precisar modificar o suporte do amortecedor de direção o cardã do guincho teria que passar muito baixo, e conseguentemente o guincho teria que ser instalado com o bocal quase que na altura do parachoque. Não sei como é a instalação do Ekron.
Quando instalei o biseli tive realmente que fazer o furo com serra copo na longarina e o guincho fica apoiado acima do chassi.
Rafa seu meca tem experiência nesse tipo de instalação?
Elmer_Jeep
16/03/2012, 12:53
ué, mas na travessa frontal(abaixo do radiador) já tem um furo pra passagem do eixo de acoplamento do cardan.
Pra precisar modificar o suporte do amortecedor de direção o cardã do guincho teria que passar muito baixo, e conseguentemente o guincho teria que ser instalado com o bocal quase que na altura do parachoque. Não sei como é a instalação do Ekron.
Quando instalei o biseli tive realmente que fazer o furo com serra copo na longarina e o guincho fica apoiado acima do chassi.
Rafa seu meca tem experiência nesse tipo de instalação?
Pior que agora só com a imaginação eu não consigo me lembrar bem da altura da travessa frontal e da altura em que entra o cardã dentro do guincho.... só pessoalmente pra ver como está a minha.
Olha é o primeiro serviço que faço com ele.... já fiz manutenção com o Carlos Japonês de SP, Joãozinho da Sollo 4WD e com o Paulo Toyogreen que agora está em Campinas....Esse novo meca havia dito que já instalou alguns Ekron e já deu manutenção em outros mecânicos (provavelmente Biselli).... porém ele disse que esse novo Ekron com embreagem incorporada ele não tinha mexido ainda. Vi a oficina dele.... tinham várias Bands... ele inclusive tb tem Band e faz trilha... é o Sérgio Macgyver aqui de Mairiporã.
ué, mas na travessa frontal(abaixo do radiador) já tem um furo pra passagem do eixo de acoplamento do cardan.
Então.... no manual da Ekron fala do tal furo na travessa frontal... que precisa ser feito mesmo com 50 ou 60mm de diâmetro.... nunca reparei na minha se já existia furo ali ou não....
Bom, de qq forma amanhã vou tentar passar lá pra ver como estão as coisas..... na verdade ele está instalando o guincho Ekron numa outra bandeirante primeiro.... uma 4 marchas adaptado para 5.... a minha (5 marchas original) tá na fila de espera, será a próxima.... talvez ela seja um pouco diferente desta primeira.
Depois mando mais notícias...
estyvybeykr
16/03/2012, 14:11
Na minha não tinha, tive que fazer com serra copo de 2 1/2 pol.
valeriano
16/03/2012, 19:58
Na minha não tinha, tive que fazer com serra copo de 2 1/2 pol.
A minha tive que fazer a mesma coisa.
Glauco mendes
16/03/2012, 23:36
A minha tive que fazer a mesma coisa.
Na minha já existia o furo...............
Abs...
Elmer_Jeep
17/03/2012, 11:03
Pior que agora só com a imaginação eu não consigo me lembrar bem da altura da travessa frontal e da altura em que entra o cardã dentro do guincho.... só pessoalmente pra ver como está a minha.
O guincho tem um eixo que recebe o cardan, esse eixo passa pela travessa do chassi aí que encaixa o cardan.
Esse novo meca havia dito que já instalou alguns Ekron e já deu manutenção em outros mecânicos (provavelmente Biselli).... porém ele disse que esse novo Ekron com embreagem incorporada ele não tinha mexido ainda.
Um cliente meu comprou o ekron de embreagem pra uma band e veio com a base de fixação(berço) que parafusa no chassi e ja deixa tudo nivelado com o furo da travessa.
[]'s
sergioband83
19/03/2012, 17:37
Rafael,
Falei agora a pouco com o Macgyver, e o meu Ekron já está instalado e bem posicionado, na minha Band 83 c/ 5m.
Alterações que teve que fazer:
a- Furo na travessa ( conforme manual da Ekron )
b- Suporte do amortecedor - pequena alteração no suporte, pois o eixo passa exatamente na direção do amort.
c- Flange - adaptação de um calço na caixa ( c/ aval da Ekron)
d- eixo - Teve que cortar um pequeno pedaço. ( c/ aval da Ekron), "opinião minha, talvez seja porque a maioria dos 5 marchas eram 14b e talvez tenha diferença de posição ou tamanho c/ relação ao MB"
A montagem da sua vai ser mais tranquilo, aliás já está sendo montada.
A minha maior preocupação era com relação ao escapamento, que passa perto, mas nem precisou mexer, e a sua é mais fácil ainda, o escape já passa por fora.
Como não dá pra acompanhar direto, vai ligando todo dia.
abs,
Sergio
Band Zen
devo buscar meu guincho la por dia 25 de março porem minha band esta na funilaria, o caixote ta fora do chassis ser aque eu espero pra instalar o guincho antes de colocar a caroceria no lugar??? ou a instalaçao é tranquila?
sergioband83
20/03/2012, 08:00
devo buscar meu guincho la por dia 25 de março porem minha band esta na funilaria, o caixote ta fora do chassis ser aque eu espero pra instalar o guincho antes de colocar a caroceria no lugar??? ou a instalaçao é tranquila?
Dudu,
Vc mesmo vai buscar ?, não sai mais em conta transportadora?
Na minha opinião, acho + facil aproveitar e instalar agora, depois coloca a carroceria, a sua é de 4 ou 5 marchas ?
abs
Dudu,
Vc mesmo vai buscar ?, não sai mais em conta transportadora?
Na minha opinião, acho + facil aproveitar e instalar agora, depois coloca a carroceria, a sua é de 4 ou 5 marchas ?
abs
a minha é cinco marchas, vou aproveitar qu emeu motorista vai buscar um volvo la em Curitiba e economizo no frete...
Rafael,
Falei agora a pouco com o Macgyver, e o meu Ekron já está instalado e bem posicionado, na minha Band 83 c/ 5m.
Alterações que teve que fazer:
a- Furo na travessa ( conforme manual da Ekron )
b- Suporte do amortecedor - pequena alteração no suporte, pois o eixo passa exatamente na direção do amort.
c- Flange - adaptação de um calço na caixa ( c/ aval da Ekron)
d- eixo - Teve que cortar um pequeno pedaço. ( c/ aval da Ekron), "opinião minha, talvez seja porque a maioria dos 5 marchas eram 14b e talvez tenha diferença de posição ou tamanho c/ relação ao MB"
A montagem da sua vai ser mais tranquilo, aliás já está sendo montada.
A minha maior preocupação era com relação ao escapamento, que passa perto, mas nem precisou mexer, e a sua é mais fácil ainda, o escape já passa por fora.
Como não dá pra acompanhar direto, vai ligando todo dia.
abs,
Sergio
Band Zen
Valeu pelo retorno Sérgio!
To com saudades da Band!
Esse sábado estava de passagem por Mairiporã, fiz uma parada lá mas o Macgyver estava em São Paulo.
Ele ficou de entrar em contato esses dias para passar orçamento do restante das coisas que eu pedi pra ele mexer.
sergioband83
21/03/2012, 10:05
Beleza, rafa
tb tô com saudades, não vejo a hora de pegar e partir pra trilha.
Valeu,
Peguei oguincho segunda dia 9/4 gostei muito do pessoal da Ekron, industria muito organizada pena que estava com muita pressa, devo chegar em casa sabado, nao vejo a hora de instalar e tentar pegar uma trilhinha ainada esse ano ja que as chuvas ja estao acabando.....
sergioband83
12/04/2012, 08:53
Peguei oguincho segunda dia 9/4 gostei muito do pessoal da Ekron, industria muito organizada pena que estava com muita pressa, devo chegar em casa sabado, nao vejo a hora de instalar e tentar pegar uma trilhinha ainada esse ano ja que as chuvas ja estao acabando.....
Dudu,
com certeza vai pegar muita trilha legal. Eu achei o visual mais agressivo com o novo prachoque.
de que lugar vc é?
abs
Sergio
Dudu,
com certeza vai pegar muita trilha legal. Eu achei o visual mais agressivo com o novo prachoque.
de que lugar vc é?
abs
Sergio
sou dePorto Velho Rondonia.......
ate gosto do parachoques original mas o meu ta amassado....
comecei a instalar hoje fiz o furo na longarina mas o suporte do guincho pega no suporte direito do amortecedor da direçao, ja mandei cortar, coisa simples...
sergioband83
16/04/2012, 16:54
comecei a instalar hoje fiz o furo na longarina mas o suporte do guincho pega no suporte direito do amortecedor da direçao, ja mandei cortar, coisa simples...
Dudu,
Tanto no meu como no do Rafael, tb fizemos o furo e reposicionamos o amortecedor da direção.
Vc vai ter que mexer no escape ?
Dudu,
Tanto no meu como no do Rafael, tb fizemos o furo e reposicionamos o amortecedor da direção.
Vc vai ter que mexer no escape ?
o meu escape fica no outro lado, to na parte do suporte ainda, aparentemente o mais dificil ja foi feito, o para choque que veio e muito show coisa fina pensei que ele fosse mais curto, é bem mais reforçado quie o original..
341827341828341829
é verdade que precisa retirar a ct e abrir o cambio todo pra instalar a tomada de força???
Sergioporto
19/04/2012, 18:08
O Biselli precisa retirar a ct par colocar a engrenagem de acionamento da tomada de força e é um saco!Outros guinchos nao sei.Abrir cambio todo nao acredito.
Cheguei de viagem na terça feira.... enquanto a band estava internada instalando guincho e fazendo uns outros serviços. Só vou conseguir ir buscar ela no domingo na casa do meca. Não vejo a hora de dirigir ela novamente e estreiar o guincho.
Dudu, até onde eu sei só precisa descer no chão a CT.... o câmbio não precisa ser desmontado.
Na minha e na do Sérgio tb precisou fazer esse reposicionamento do amortecedor de direção, e precisou fazer os furos no chassis tb (serra copo).
Estou meio enrolado com o serviço, vou tentar voltar aos poucos para o fórum....
Guiga Tostes
19/04/2012, 23:24
é verdade que precisa retirar a ct e abrir o cambio todo pra instalar a tomada de força???
Dudu,
Desmontar e abrir a CT e cambio não precisa.
No caso da PTO Ekron que tem o acoplamento na parte traseira da CT( as PTO Biselli e Ensimec acoplam na lateral da CT e usam a engrenagem) não precisa(ao menos na Band 4M).
Não sei precisar no caso das Band 5M pois a travessa do cambio pode atrapalhar/dificultar a instalação.
Na pagina 2 deste tópicos tem fotos do local onde se acopla a PTO Ekron e outra com uma seta vermelha indicando onde se acoplam as PTO Ensimec e Biselli...estas sim precisam baixar a CT para montar.
Rafa, Dudu e Sérgio,
depois postem fotos das maquinas com o guincho!!!
Abs
Passando só pra avisar que coloquei as fotos do guincho no tópico das atualizações da band.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/96598-toyota-bandeirante-1994-digite-nome-do-carro-aqui-5.html#post1675566
Aparentemente parece muito bem construído e robusto.
Ficou com o visual bem discreto pois ele fica bem embutido, afundado atrás do parachoque.
Fiz uns testes aqui na garagem para treinar a operação.
O ideal é que seja feito sempre com 2 pessoas mas numa emergência é possível operar sozinho.
Para operar sozinho tem que colocar a alavanca no modo embreagem, soltar a trava do tambor, desenrolar o cabo, fixar o gancho.
Aí coloca o guincho no modo tração. Tudo isso feito do lado de fora do carro.
Na sequência entra dentro do carro, coloca o câmbio de marcha em neutro e a alavanca da tração em neutro tb ou em 4x4 reduzida, caso queira tracionar com os pneus tb. Aí aciona a alavanca da tomada de força. E por último pisa no pedal da embreagem e engata primeira marcha. Aí quando soltar o pedal da embreagem o guincho começa a enrolar. Qualquer merda, se precisar parar de rebocar tem que pisar na embreagem, e se precisar desenrolar o cabo tem que engatar a ré.
Lendo parece complicado mas na prática é muito mais simples....rs
Carlo Pecca
23/04/2012, 17:04
Rbata
Lendo o relato acima de como acionar o guincho, já to cansado. Imagina na trilha, com as quatro atoladas, chovendo pra kct e sem nenhuma arvore nas proximidades. He,he,he!
Abração e bom divertimento com o brinqueto novo.
Carlo, na trilha pode estar atolado até o capô e chovendo pra kct..... só não pode esquecer do zequinha que é quem vai ter que sair do carro para fazer o serviço sujo.....rs
sergioband83
23/04/2012, 18:55
Pessoal,
segue algumas fotos,
Já testei em uma trilha "Perdidos na Mata", puxou tranquilo, outra Band de um buraco. Só achei um pouco lento o recolhimento.
abs,
Carlo Pecca
23/04/2012, 19:57
Cara tá de mais. Blz a frente e alavanca de acionamento é bem curtinha, hem?
Parabéns por todo o conjunto.
abs.
Sergioporto
23/04/2012, 21:04
Pessoal,
segue algumas fotos,
Já testei em uma trilha "Perdidos na Mata", puxou tranquilo, outra Band de um buraco. Só achei um pouco lento o recolhimento.
abs,
E lento dependendo de marcha que e engrenada!experimenta colocar em quarta marcha.Esta e a vantagem do mecânico,voce escolhe a marcha de recolhimento!
Se não me engano, no manual, eles recomendam no máximo a terceira marcha.... aí vc pode dar uma pisadinha no pedal do acelerador tb pra ajudar um pouco mais.
Mas não sei se a segunda e terceira marcha são válidas apenas para enrolar o cabo, sem carga. Ou se pode usar elas mesmo com carga.
Guiga Tostes
24/04/2012, 11:19
Se não me engano, no manual, eles recomendam no máximo a terceira marcha.... aí vc pode dar uma pisadinha no pedal do acelerador tb pra ajudar um pouco mais.
Mas não sei se a segunda e terceira marcha são válidas apenas para enrolar o cabo, sem carga. Ou se pode usar elas mesmo com carga.
Rafa, vc tem razão.
Os confiáveis, robustos e "indestrutíveis" guinchos mecânicos, tem uma operação em ciclo mais lento que os velozes elétricos.
Conforme vc citou, para o uso em situações de esforço médio alto a alto as marchas recomendadas são a 1a e 2a, sendo a 1a marcha sempre a mais confiável em termos de controle mais preciso do carretel e tb garantindo a maior vida útil do conjunto evitando desgastes prematuros. Já para o recolhimento do cabo sem carga ou para esticar/ajustar o cabo antes de começar a guinchar pra valer as marchas mais altas são recomendadas para agilizar a operação.
Guinchos mecânicos tb seguem a máxima: "devagar e sempre", desta forma terás este belo equipamento por longos anos.
Ps: É valido praticar a operação para um melhor domínio do equipamento, antes o uso efetivo em resgates mais extremos.
Abrs
.
sergioband83
24/04/2012, 13:23
Rafa,
apesar de sua tampa do cambio ser diferente da minha, imagino que a alavanca ficou perto do trilho como a minha da foto acima, ela nao chega a atrapalhar em nada, mas devido a trepidacao em marcha lenta, raspa na lateral fazendo um barulhinho chato, por acaso a sua tb ?
Abs
sergio
Sim, a minha está numa posição bem parecida com a sua.... pra frente aciona a PTO.... quando puxada pra trás ela desativa a PTO.... ela fica bem na vertical quando desativada... está pertinho do console central e do banco do motorista. O meca disse que teve que trocar a alavanca por uma mais longa pois ficava muito curtinha.... acho que até mais curta que a sua alavanca pois o piso da minha band acho que é um pouco mais alto.
Ele precisou mudar também a posição da trava Multilock... ficou muito ruim de colocar e tirar a chave mas é questão de pegar o jeito.
A alavanca está fazendo um barulhinho sim, principalmente na estrada em rotações mais altas (por volta dos 2500rpm)... enquanto estou andando se eu seguro ela puxada pra trás o barulho cessa. É uma pequena folga... acho que se desmontar o acabamento da alavanca é possível colocar algo ali. Ou então até instalar uma trava de segurança que segure a alavanca puxada pra trás para não correr o risco de alguém mexer a alavanca sem querer... poderia ser um simples elástico, pelo menos temporariamente.
sergioband83
24/04/2012, 20:06
Um simples elástico resolve com certeza, pelo menos temporariamente, rsrsrsrs
A alavanca está fazendo um barulhinho sim, principalmente na estrada em rotações mais altas (por volta dos 2500rpm)... enquanto estou andando se eu seguro ela puxada pra trás o barulho cessa. É uma pequena folga... acho que se desmontar o acabamento da alavanca é possível colocar algo ali. Ou então até instalar uma trava de segurança que segure a alavanca puxada pra trás para não correr o risco de alguém mexer a alavanca sem querer... poderia ser um simples elástico, pelo menos temporariamente.[/QUOTE]
fabiano soriano
25/04/2012, 20:54
343287343288343289Fala aê rapaziada....
estou iniciando a instalação do meu guincho também e já vi que vai ter uma interferência com o silencioso do escapamento.
A proposta é alterar o caminho do escapamento saindo do caracol do turbo e entrando para o lado do para lama esquerdo, sobre a barra de direção.
Alguém teve que fazer esse caminho também?
Segue fotos do início da instalação....
Abrass
sergioband83
26/04/2012, 09:48
estou iniciando a instalação do meu guincho também e já vi que vai ter uma interferência com o silencioso do escapamento.
A proposta é alterar o caminho do escapamento saindo do caracol do turbo e entrando para o lado do para lama esquerdo, sobre a barra de direção.
Abrass
Fabiano,
Tinha essa preocupacao na hora da compra, mas no meu caso felizmente nao precisou alterar o sistema, apenas teve que amassar um pouco o escape pra nao encostar no varão.
Ja ví muitas com essa sua proposta.
Assim que terminar posta fotos pra gente.
abs
mecamaniaco
26/04/2012, 10:42
Abrass
O escapamento da minha antiga band com motor 608 turbo era feito pelo lado de foda do chassis, só passava para dentro um pouco antes do eixo traseiro...
Pessoal, fiz mais uns testes aqui pra treinar o uso do guincho em algumas situações ainda leves.... sem lama, bom alinhamento para ancoramento, etc...
Numa delas um barranco com inclinação constante de no máximo uns 25 ou 30 gráus... uma subidinha suave. A band ainda tracionava mas eu só aproveitei pq tinha uma árvore bem posicionada.
E na outra situação era um barranco de terra que tinham mexido com uma retroescavadeira.... tinha uma inclinação tb de uns 30 gráus porém o primeiro meio metro de subida era um degrau com uns 45 graus de inclinação.... a frente da band subia o degrau... mas o eixo traseiro patinava e raspava um pouco no dif. traseiro.... aí eu segurei a band nessa posição e reboquei com o guincho.
Alguns pontos que eu observei...
O guincho realmente é lento em primeira marcha. Numa situação em que se precisa de velocidade você pode utilizar até segunda ou terceira marcha e ainda pisar no acelerador. Porém tem que estar ciente que quanto mais alta a marcha e mais vc pisa no acelerador maior o desgaste e chance de quebrar algo (normalmente o cabo de aço quebra antes de quebrar qq outra coisa, ou então o cardã que é outro fusível do sistema), fazendo isso, a velocidade acho que fica até bem mais alta do que a de um guincho elétrico, e se o elétrico suporta essas velocidades maiores acho que o mecânico deve aguentar bem também.
Porém, o fato de ser lento também é uma vantagem, você opera com mais segurança, observa melhor o cabo enrolando, o carro sai do obstáculo de maneira mais suave e controlada.
Nessas situações, o motor nem sentiu que estava rebocando os quase 2.000kg barranco acima. Deixei só na marcha lenta e a band foi sendo rebocada, é possível até controlar a velocidade pelo botão da marcha lenta, acelerando ou reduzindo um pouquinho.
Um ponto negativo é o engata/desengata da caixa de transferência. As vezes a alavanca fica travada numa posição e vc precisa ficar dando uma aceleradinha pra frente e pra trás até ela ficar livre pra poder colocar em neutro por exemplo, ou pra voltar a reduzida. Isso pode te fazer perder tempo e exige um pouco de jeitinho e paciência com o mecanismo. A alavanca que aciona a tomada de força também trava as vezes, precisando dar essa acelerada pra frente e pra trás até liberar ela.
A embreagem do guincho é um item bem importante também. Na hora de enrolar/guardar o cabo é possível colocar a alavanca no modo embreagem e ir enrolando o cabo... ai quando o cabo enrola completamente e o gancho chega no carretel, a embreagem patina. Então não tem risco de forçar o mecanismo.
Bom, até agora estou bem satisfeito com o guincho. Quando tiver outra oportunidade vou tentar fazer um vídeo também.
sergioband83
03/05/2012, 17:05
Rafa,
Beleza, Nosso parecer tá batendo.
Aproveitando, Vai ter trilha nesse sábado ?
Então, sábado tenho um aniversário de tardezinha/noite num sítio... e tb preciso estudar um pouco na parte da manhã.
Domingo não tem nada marcado ainda.... o pessoal aqui marca as trilhas de última hora... o grupo ainda não está bem organizado. Se tiver alguma sugestão avise...
Podíamos até abrir um tópico aqui no fórum das Toyotas para fazer alguma trilha média/pesada, pelo menos com o pessoal aqui da região... talvez Pinheirinho (Mairiporã) que está próximo da capital e tb não muito longe de Campinas. Ou então pegamos alguma sugestão de trilha com o pessoal da Campinas (parece que tem algo por Itatiba/Joaquim Egídio???). Mas daí acho que é melhor marcar mais pra frente, tentamos entrar em acordo sobre a data com os demais participantes, oq acha???
Pessoal,
segue algumas fotos,
abs,
Sergio
parebens pela viatura, gostei muito do modelo do parachoque e pretendo fabricar um p/ a minha. Vc poderia me falar qual a medida da viga U.
Tks
Guiga Tostes
04/05/2012, 16:51
Sergio
parebens pela viatura, gostei muito do modelo do parachoque e pretendo fabricar um p/ a minha. Vc poderia me falar qual a medida da viga U.
Tks
Ed, esse parachoque acompanha de fábrica o guincho Ekron! Realmente é um belo modelo! :concordo:
Abs
Carlo Pecca
04/05/2012, 18:26
Rbata
muito legal vc contar nos detalhes a sua experiência com o novo quincho, parabéns.
Abs
Wanderson Braga Neves
15/05/2012, 21:48
Olha o presente que o MAMUTE BRANCO vai guanhar, na caixa... e com um Pasteca Ekron de presente 347594347595347597
juan felipe
23/05/2012, 15:04
boa tarde amigos !
finalmente consegui montar minha band ,mais estou com algumas duvidas ainda!
motor 709 turbinado
cambio 4 m
diferenciais modernos da 5 m freio a disco nas 4 rodas!
comprei um guincho ek-35 com 4 meses de uso "usado apenas 2 vezes" hahhhaha so que estava em um cambio 5m a tomada de forca e igual? ele tem muuuuito cabo so que fino , qual o melhor tamanho de cabo ? acabei perdendo a alavanca que aciona e agora?
abraco e obrigado
boa tarde amigos !
finalmente consegui montar minha band ,mais estou com algumas duvidas ainda!
motor 709 turbinado
cambio 4 m
diferenciais modernos da 5 m freio a disco nas 4 rodas!
comprei um guincho ek-35 com 4 meses de uso "usado apenas 2 vezes" hahhhaha so que estava em um cambio 5m a tomada de forca e igual? ele tem muuuuito cabo so que fino , qual o melhor tamanho de cabo ? acabei perdendo a alavanca que aciona e agora?
Boa tarde.
Retirado do manual do guincho:
"O limite de seu guincho EKRON é o próprio cabo de aço, portanto nunca use um cabo de aço com diâmetro superior do original. Para os modelos EK35 05 ton e EK35 12000 lbs, utiliza-se o cabo a 3/8" (polegadas) ou 10mm(milímetros), uma vez que a carga de ruptura deste cabo é de 5530 kg/mm2. Para o modelo EK35 9000 lbs utilize o cabo 5/16" (polegadas) ou 8mm(milímetros), uma vez que a carga de ruptura deste cabo é de 4150 kg/mm2."
Sendo que o comprimento do cabo é de 30 metros.
Com relação a tomada de força, existe diferença entre a 4 e 5 marchas. Uma vez tentei negociar com a Ekron uma tomada de força a base de troca e eles nào se interessaram muito pelo negócio não. Na época compensava vender particular, porém é muito difícil encontrar comprador. De qq forma, ligue na Ekron, mesmo tendo um guincho usado em mãos, eles devem te dar todo o suporte.
A alavanca você pode comprar diretamente deles tb.... ou adaptar alguma outra alavanca similar....
fabiano soriano
28/05/2012, 21:11
Fala aê rapaziada, beleza?
Finalmente o guincho foi instalado, segue fotos
350040350041
fabiano soriano
28/05/2012, 21:17
Segue o caminho do cardã e a fixação da tomada de força
350045350046350047350048350049350051
fabiano soriano
28/05/2012, 21:22
Por baixo em uma visão geral do "caminho" do cardã e a alteração da fixação do amortecedor da direção e a marca do barro, mostrando o quanto ele teve que ser deslocado.........rsrsrsrsrs
350056350057350058
fabiano soriano
28/05/2012, 21:28
Uma curiosidade......a alavanca da tomada de força do guincho, ficou exatamente no lugar da abertura original do freio de mão (que não vale uma pipoca) e que eu já havia tirado a algum tempo......parece que eu estava adivinhando!!!! hehehe
Mas eu achei estranho, pois que eu saiba ela não fica nesta posição....não é verdade?
Quem tem o guincho ekron, poderia nos falar sobre esta posição.
350065350066350067
fabiano soriano
28/05/2012, 21:56
Agora o problema é por onde passar o escape.....o único lugar que tinha para o escape passar foi preenchido pelo cardão do guincho...
Tem uma marca no paralama esquerdo, por onde o passavm escape dos jipes militares que já vinham com guincho biselli de fábrica. E vai ter que ser por ali mesmo que o meu escape vai passar....segue a idéia do caminho do escape, passando por cima do braço pitman e acompanhando o desenho do para-lama até voltar por baixo da longarina, depois da caixa de tração.
350093350092350091350094
Parabéns Soriano... mais um que vai poder se guinchar sozinho e guinchar os outros de qualquer buraco!rs
A alavanca da minha ficou bem aí tb quase encostando no banco do motorista.... mas o freio de mão da minha acho que está um pouco mais pra frente.... será que o assoalho da sua é do modelo antigo ??
Parabens pelo trabalho! Em breve comprarei um tb.
fabiano soriano
29/05/2012, 18:34
Arnon, como vai,
Valeu meu velho, da trabai mas compensa, pois eu já vi o bicho funcionar em outras bands e é de ficar babando a facilidade de sair do enrosco...heheehe
Rafael, é isso aí, daqui uns dias quero marcar uma estréia pela nossa região, quem sabe vc não vem com a gente pra levar as bands pra passear?
Já teremos umas 4 bands (2 com ekron) e se vc for, teremos mais uma.....dá pra brincar legal, hein....
Abrass
sergioband83
29/05/2012, 19:53
Fabiano,
A minha ficou igual ao do Rafa, com o freio de mao + a frente e encostado no banco.
A do Rafa, acho que já tem a tampa da moderna de 5m, a minha apesar de ter 5m tem a tampa antiga.
abs
Arnon, como vai,
Valeu meu velho, da trabai mas compensa, pois eu já vi o bicho funcionar em outras bands e é de ficar babando a facilidade de sair do enrosco...heheehe
Rafael, é isso aí, daqui uns dias quero marcar uma estréia pela nossa região, quem sabe vc não vem com a gente pra levar as bands pra passear?
Já teremos umas 4 bands (2 com ekron) e se vc for, teremos mais uma.....dá pra brincar legal, hein....
Abrass
fabiano soriano
29/05/2012, 21:45
Fala Sergio, beleza,
É eu acho que a minha por ser 4 marchas, da tampa da antiga ficou bem no lugar da alavanca do freio de mão.......sei lá......mas pra mim foi ótimo, porque eu já havia retirado todo o freio de mão e não precisei abrir nenhum buraco a mais na tampa, fechou certinho.
E aí....já estreiou seu guincho?
Abrass
Fabiano
Arnon, como vai,
Abrass
Legal Fabiano, é só marcar, se estiver tranquilo aqui eu vou sim.... vc é da região de Campinas, né?
Inclusive, dia 7 (feriado) tem um passeio em Jundiaí com saída prevista entre 8~9h e retorno no meio da tarde com direito a almoço (preciso confirmar valor)... o pessoal aqui de Bragança está indo pra lá pois são amigos nossos que estão organizando. Vai ser a trilha da Placa se não me engano... nunca estive lá... só vi videos... parece que tem bastante erosão....
Fica aqui o convite.... Fabiano, Sérgio e demais Toyoteiros... Qq coisa mande MP que eu passo mais detalhes.
sergioband83
31/05/2012, 16:23
Fabiano,
Melhor ainda, que vc nao precisou abrir buraco.
O guincho ja usei e tem muita forca sem fazer esforco, poupa bateria e o melhor adeus solenoide.
Rafa,
Nesse feriado, nao estarei em Sampa, mas com certeza vamos fazer trilhas juntos.
valeu pelo convite
abs
fabiano soriano
31/05/2012, 19:31
Rafael e Sergio neste feriado o escravo aqui vai trabalhar, mas, não esquenta não que vamos marcar uma boa com toda galera!!!
Abrass
Fabiano
Guiga Tostes
02/06/2012, 17:30
Fala Fabiano!
Ficou muito boa a instalação, parabéns!
Notei nas fotos que a tomada de força Ekron mudou, agora está com o mesmo esquema de acoplamento da original Biselli...algém saberia dizer o motivo da mudança? :pensativo:
Segue fotos para notarem diferença entre os modelos( notem que ambas as Bands das fotos são 4 marchas):
Esta é a tomada de força de minha Band, a seta laranja indica o local de acoplamento das PTO origianais Bisellie e agora a Ekron como a do Fabiano:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157418&d=1234744032
Mais uma agora de outro angulo, mudou muito.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238580&d=1281374129
E aqui a foto da nova tomada de força, Band Fabiano:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350045&d=1338250466
Abrs
senorcoconut
05/06/2012, 09:21
olá
desculpem a minha completa ignorância, mas da pra instalar um guincho mecânico numa toy band sem a reduzida?
obrigado
senor coconut
Guiga Tostes
05/06/2012, 12:17
olá
desculpem a minha completa ignorância, mas da pra instalar um guincho mecânico numa toy band sem a reduzida?
obrigado
senor coconut
Senor,
é possivel sim, o dificil é encontrar a tomada de força para este cambio(sem reduzida) que é bem rara.
Abrs
fabiano soriano
08/06/2012, 00:06
Fala Fabiano!
Ficou muito boa a instalação, parabéns!
Notei nas fotos que a tomada de força Ekron mudou, agora está com o mesmo esquema de acoplamento da original Biselli...algém saberia dizer o motivo da mudança? :pensativo:
Segue fotos para notarem diferença entre os modelos( notem que ambas as Bands das fotos são 4 marchas):
Esta é a tomada de força de minha Band, a seta laranja indica o local de acoplamento das PTO origianais Bisellie e agora a Ekron como a do Fabiano:
Mais uma agora de outro angulo, mudou muito.
E aqui a foto da nova tomada de força, Band Fabiano:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350045&d=1338250466
Abrs
E aê Guiga, beleza?!
Então, eu estava dando uma olhada neste tópico abaixo, de uma instalação em 2009 e que a tomada de força é muito parecida com a minha. Na verdade não muda quase nada, só alguns detalhes como entrada do eixo da alavanca (acho que é um tipo de retentor de óleo, mas só.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/36166-instalacao-de-guincho-mecanico-na-band-2.html
Agora fica a dúvida com relação a sua tomada de força, ser diferente das outras....rsrsrsrrs
Abrass
Fabiano
Senor,é possivel sim, o dificil é encontrar a tomada de força para este cambio(sem reduzida) que é bem rara.AbrsBem rara mesmo!
Glauco mendes
08/06/2012, 22:34
[QUOTE=Lengler;1711374]Bem rara mesmo![/QUOTE
pessoal aqui onde moro tem um camarada que tem uma tomada para o cambio sem reduzida zerada, inclusive estava anunciada no rolo 4x4, o nome dele é Fernando,
abs...
[QUOTE=Lengler;1711374]Bem rara mesmo![/QUOTE
pessoal aqui onde moro tem um camarada que tem uma tomada para o cambio sem reduzida zerada, inclusive estava anunciada no rolo 4x4, o nome dele é Fernando,
abs...
Glauco,
Até achei o anúncio dele no rolo 4x4, mas achei o preço meio salgado, tendo em vista que terei que gastar com frete ainda...
Glauco mendes
08/06/2012, 22:49
[QUOTE=Glauco mendes;1711387]
Glauco,
Até achei o anúncio dele no rolo 4x4, mas achei o preço meio salgado, tendo em vista que terei que gastar com frete ainda...
Dá uma ligada para ele e conversa derrepente rola um desconto ou algo parecido para compensar o frete o tele da oficina é 53 - 32301864
[QUOTE=Lengler;1711397]
Dá uma ligada para ele e conversa derrepente rola um desconto ou algo parecido para compensar o frete o tele da oficina é 53 - 32301864
Vlw Glauco, vou entrar em contato!
Abs
mecamaniaco
08/06/2012, 22:55
Vai por um guincho mecânico?!? Agora q ninguém segura mesmo! Temos q fazer umas trilhas!!
Guiga Tostes
10/06/2012, 00:03
E aê Guiga, beleza?!
Então, eu estava dando uma olhada neste tópico abaixo, de uma instalação em 2009 e que a tomada de força é muito parecida com a minha. Na verdade não muda quase nada, só alguns detalhes como entrada do eixo da alavanca (acho que é um tipo de retentor de óleo, mas só.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/36166-instalacao-de-guincho-mecanico-na-band-2.html
Agora fica a dúvida com relação a sua tomada de força, ser diferente das outras....rsrsrsrrs
Abrass
Fabiano
Grande Fabiano, blz!?!
Bem observado! Só que Band do Helton é 5 marchas e usa o acoplamento pela lateral(como a sua 4m) pois se fosse como a minha não teria espaço devido ao tanque de combustivel das 5m.
Agora prestando mais atenção as fotos eu acho que a Ekron resolveu ficar com um unico modelo de PTO para atender tanto as Band 4m como as 5m...pelas fotos realmente não existe a necessidade de ter 2 PTOs diferentes... :pensativo:
O meu modelo de PTO apesar de funcionar muito bem(silenciosamente e sem vazamentos)...tem um detalhe chato,...atrapalha um bocado na hora de trocar a embreagem da Band pois quando se afasta o cambio ela bate na travessa...com isso ela tem que ser removida sempre para fazer esse serviço.
Na semana que vem vou ligar lá na Ekron para saber mais sobre a mudança e posto aqui. :concordo:
Abraço
pilotothiago
10/06/2012, 21:07
Amigos voces tem informaçoes sobre o guincho "Biselli GU 18" 2 toneladas ??? Informaçoes basicas como reposiçoes de peças, durabilidade, Se realmente vale a pena este guincho...
Guiga Tostes
11/06/2012, 02:01
Amigos voces tem informaçoes sobre o guincho "Biselli GU 18" 2 toneladas ??? Informaçoes basicas como reposiçoes de peças, durabilidade, Se realmente vale a pena este guincho...
Thiagão,
infelizmente os Biselli não são mais fabricados desde o final da década de 90, atualmente é muito, muito difícil encontrar peças originais para reposição.
Quanto ao equipamento e sua funcionalidade não ha nada que o desabone, pelo contrário se bem utilizado e cuidado é guincho para toda vida. Simples, forte, durável e confiável.
Atualmente quem precisa repor alguma peça tem buscado o serviço de torneiros mecânicos experientes para a fabricação das mesmas, o que é possivel devido a construção simples do equipamento.
Eu tenho um Biselli em minha Band, fabricado em 1979 e segue em plena forma, trabalhando como novo após 33 anos.
Se tiver um em vista e estiver completo por um preço razoável, vale o investimento...mas se estiver "caro" próximo dos R$4k vale mais a pena poupar mais $ para comprar um guincho mecanico Ekron ou Ensimec.
Mas se fizer questão de um equipamento original de época por saudosismo ou gosto mesmo, os Biselli equipavam originalmente as Bands militares e era oferecido com equipamento opcional pela concess Toyota.
Abs
vitao8592
11/06/2012, 08:51
Vcs tem conhecimento dos guinchos biselli de 30 tons que equipavam os caminhoes GM/Ford militarizados pela engesa?
pilotothiago
11/06/2012, 21:33
Obrigado Guiga, realmente estou atraz de uma Band Curta para realizaçao de Expediçoes, e achei uma de acordo com o que queria, e o mesmo vem equipado com um guincho deste Biseli, de 2 ton, conforme as especificaçoes, e inclusive para demonstrar o funcionamento do guincho me mostraram o video do seu Toyota em funcionamento (Video Youtube), estou analizando o possivel conjunto completo...
Forte Abraço e obrigado pela aula...
Ola rapaziada,
Terminei a reforma do meu gunicho biselli e estou começando a montagem.
Minha dúvida é quanto a montagem dos cardans, gostaria de saber onde e em qual posição monto o carda/mancal(conforme a foto)?
358407
358408
358409
Sera que alguem teria fotos p/ me ajudar?
Fiz um flange espaçador para substituir a engrenagem interna do cambio.[
Obrigado
Guiga Tostes
11/07/2012, 16:55
Ola rapaziada,
Terminei a reforma do meu gunicho biselli e estou começando a montagem.
Minha dúvida é quanto a montagem dos cardans, gostaria de saber onde e em qual posição monto o carda/mancal(conforme a foto)?
Sera que alguem teria fotos p/ me ajudar?
Fiz um flange espaçador para substituir a engrenagem interna do cambio.[
Obrigado
Fala Ed, agora vai hein!
Interessante o esquema do espaçador para substituir a engrenagem, muita gente deixou de instalar a PTO Biselli por não ter a tal engrenagem...mas agora tem solução, parabéns!
Quanto a instalação, dá uma olhada nesse link que tem fotos da montagem na minha Band, se restar alguma duvida ou quiser fotos mais especificas me avise que eu fotografo aqui p/ vc.
Link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/49212-guincho-mecanico-biselli-finalmente-instalado-2.html
Abrs
Fala Ed, agora vai hein!
Interessante o esquema do espaçador para substituir a engrenagem, muita gente deixou de instalar a PTO Biselli por não ter a tal engrenagem...mas agora tem solução, parabéns!
Abrs
Entao amigo Guiga,
Dias atraz, deitei embaixo da minha band e com a tomada de forca na mão, percebi que os dentes das engrenagens casam, entao o problema seria somente a distancia, e usando uma flange, consigo afastar a tomada de força. Fiz uma flange de 8mm, mas pelas minhas previas contas, terei que que usar aproximadamente 5mm. Devo novamente neste fim de semana com a flange e a tf, conferir a distancia correta, p/ em seguida mandar plainar a flange na medida correta.
Valeu pela dica da instalação, eu estava meio perdido pq o guincho veio com cardam sobrando.
Tks.
bandeirantes quando encrava, só mesmo com guincho p/ tirar!! e o meu ja esta a caminho!!!:euforico::violao:
valew amigos, deu pra entender, amanha... mao a obra... vamos ver se consigo enrolar o cabo ainda meste sabado!!
pessoal estou com dificuldades pra instalar o para choques da ekron alguem tem alguma foto do encaixe dele na longarina???
Hum... não entendi essa solução do espaçador!!!
Como uma placa de metal substitui a engrenagem?
Abs.
pessoal estou com dificuldades pra instalar o para choques da ekron alguem tem alguma foto do encaixe dele na longarina???
Vou tentar fazer umas fotos... até de noite posto aqui.
Sergioporto
13/07/2012, 17:10
Hum... não entendi essa solução do espaçador!!!
Como uma placa de metal substitui a engrenagem?
Abs.
Loras acredito que nao,pois é necessáro a engrenagem no cambio para acionar a PTO.Minha caixa original era 4 marchas com guincho Bisseli,troquei caixa de 4 por 5 marchas e usei a mesma pto só usando mais juntas entre pto e caixa para nao ENFORCAR dentes ,deve ser isto que o colega está falando !Inclusive na foto aparece uma chapa que deve ser o tal espaçador,mas sem engrenagem nao mesmo.Notem que nao foto da PTO tem duas engrenagens,uma delas é acoplada na engrenagem que vai no cambio.
Só nao gosto desta PTO porque ela roda direto junto com eixo de saida do cambio.Ao acionar alavanca acopla saida do cardan.
Abs
Então existem engrenagens acionadoras (que vão na reduzida) com tamanhos diferentes, é isso?
Porque até onde sei, as carcaças são iguais. Tanto da PTO Biselli quanto das reduções "sincronizadas" independente do ano de produção.
Talvez existe incompatibilidade entre engrenagem acionadora Ekron com pto Biseli, é isso?
Abs.
Sergioporto
13/07/2012, 18:11
Loras
Nao conheço engrenagem da Ekron mas é necessário sim engrenagem que vai no eixo de saida do cambio para acionar PTO.Inclusive nas fotos nao vi a referida engrenagem.Colocaçao desta engrenagem é um saco pois para encaixa caixa de reduçao é um parto pois entre as caixas ,falo na cinco marchas,existe um retentor para nao deixar o óleo da caixa principal para caixa de reduçao.Senao tomar cuidado,estraga este retentor e passa oleo de uma caixa para outra.ACONTECEU comigo!!!
Tem casos que colegas tem o guincho mas nao a referida engrenagem,entao a soluçao é colocar outra marca de PTO .Bom seria se engrenagem do Ekron fosse igual à bisseli.
Bisseli é um sr guincho.
Loras acredito que nao,pois é necessáro a engrenagem no cambio para acionar a PTO.Minha caixa original era 4 marchas com guincho Bisseli,troquei caixa de 4 por 5 marchas e usei a mesma pto só usando mais juntas entre pto e caixa para nao ENFORCAR dentes ,deve ser isto que o colega está falando !Inclusive na foto aparece uma chapa que deve ser o tal espaçador,mas sem engrenagem nao mesmo.Notem que nao foto da PTO tem duas engrenagens,uma delas é acoplada na engrenagem que vai no cambio.
Só nao gosto desta PTO porque ela roda direto junto com eixo de saida do cambio.Ao acionar alavanca acopla saida do cardan.
Abs
Existe sim engrenagem no cambio 4 marchas só que com 1 dente a mais, tornando-a maior(dai a necessidade do espaçador) ao menos na minha band xingu 88 e ela nao teve quincho antes. Minha TF é biselli. Amanha tiro fotos e posto. é uma chapa de 5/16 e devera ser rebaixada para +- 5mm a confirmar.
Não entendi.
Então a reduzida do câmbio de 4 marchas é diferente do câmbio de 5 marchas?
Abs.
Não entendi.
Abs.
tem uma engrenagem quepareceum caretel que muda o "lado" do dente o resto ´e tudo igual...
Sergioporto
14/07/2012, 09:56
Não entendi.
Abs.
Bela pergunta!Quando tinha pto na de 4 marchas nao precisou de calço .Agora uso na de 5 marchas.
Sergioporto
14/07/2012, 09:58
Esqueci de dizer. A engrenagem que aciona a pto tem lado pois se colocar errado fica "pegando" sómente meio dente da pto.
Dudu, não sei se já resolveu a montagem do para-choque... acabei não conseguindo fazer as fotos no fds.
Veja se ajuda... se precisar algum ângulo ou detalhe mais específico é só falar.
ImageShack Album - 9 images (http://imageshack.us/g/713/20120717371.jpg/)
[QUOTE=rbata;1738829]Dudu, não sei se já resolveu a montagem do para-choque... acabei não conseguindo fazer as fotos no fds.
Veja se ajuda... se precisar algum ângulo ou dedtalhe mais específico é só falar.
ImageShack Album - 9 images (http://imageshack.us/g/713/20120717371.jpg/)[/QUOTE
o meu guincho veio sem essa peca de aluminio vou mandar cortar uma......
Bom dia pessoal, só um alerta.
Os grampos do meu guincho se soltaram esse fds quando estava começando a rebocar a band num atoleiro.
A sorte é que estava num trecho plano ainda, não tinha começado o trecho de subida, senão teria despencado com a band.
Além disso o cabo deu uma chicoteada na perna de um amigo mas por sorte já tinha perdido velocidade e ele estava de calça, então só ficou um vergão.
A dica é dar um aperto extra nos grampos de tempos em tempos (principalmente se o guincho/cabo forem novos, e manter um par de grampos sobressalentes caso precise fixar novamente o gancho.
361579
sergioband83
30/07/2012, 20:34
Rafael,
Isso é um perigo, alerta importantissimo.
Em outro fds a Band estava ancorada em um facão enorme na subida, estava usando um cabo kevlar que rompeu umas 4 vezes, esse guincho não tem limite, se não puxar alguma coisa quebra.
Vou dar uma olhada nos grampos do cabo de aco original que recoloquei.
fabiano soriano
30/07/2012, 21:53
Fala Rafael, putz...que sorte que não teve nada mais grave!!! Acho que além de reaperto nos grampos "U" seria bom colocar mais um grampo entre os dois já existentes para aumentar o poder de fixação do cabo....vou fazer isso no meu.
Abrass
Fabiano
A dica é dar um aperto extra nos grampos de tempos em tempos (principalmente se o guincho/cabo forem novos, e manter um par de grampos sobressalentes caso precise fixar novamente o gancho.
361579
Sergioporto
31/07/2012, 08:41
Fala Rafael, putz...que sorte que não teve nada mais grave!!! Acho que além de reaperto nos grampos "U" seria bom colocar mais um grampo entre os dois já existentes para aumentar o poder de fixação do cabo....vou fazer isso no meu.
Abrass
Fabiano
Está faltando neste cabo da foto,ANILHA que vai na volta do cabo onde está o gancho.Serve para nao quebrar o cabo naquele local.
Fabiano, acho que 3 grampos não fariam mal nenhum mesmo.
Sergioporto, não entendi muito bem o que vc comentou. Poderia mostrar alguma foto de como deveria ser a montagem do cabo/gancho?
Eu prefiro fazer uma "mão francesa" no cabo de aço.
E depois usar os grampos apenas para arrematar.
Fica mais seguro!!!
Abs.
362989362990
hoje finalmente instalei o para choques acabei instalando sem a chapa de aluminio so tive que fazer malabarismo pra apertar os parafusos por dentro, gostei muito do sistema de alavanca pra enrolar no final do cabo ... o que nao me agradou foi o local da placa alguem tem alguma sujestao??
Dudu,
Veja com o Giovani da Power Off Road.
Ele tem uns suportes de placa que aproveitam para esconder o bocal do guincho.
E o melhor: quando você entra na trilha, retira e guarda dentro da viatura.
Assim evita perder a placa em atravessias alagadas...
Suporte de placa removível para bocal de guincho (http://www.poweroffroad.com.br/site/suporte-de-placa-removivel-para-bocal-de-guincho/)
Vou usar um semelhante na Camper, mas para bocal de alumínio com cabo sintético.
Abraço,
Dudu,
Veja com o Giovani da Power Off Road.
Ele tem uns suportes de placa que aproveitam para esconder o bocal do guincho.
E o melhor: quando você entra na trilha, retira e guarda dentro da viatura.
Assim evita perder a placa em atravessias alagadas...
Suporte de placa removível para bocal de guincho (http://www.poweroffroad.com.br/site/suporte-de-placa-removivel-para-bocal-de-guincho/)
Vou usar um semelhante na Camper, mas para bocal de alumínio com cabo sintético.
Abraço,
opa ja ta resolvido mas vai esperar um pouco....
opa ja ta resolvido mas vai esperar um pouco....
Resolveu como Dudu???
A minha ficou desse jeito aí tb.... exposta pra baixo... toda trilha entorta.
Se colocar exposta pra cima, a placa fica protegida dos obstáculos, porém se alguém precisar pisar no parachoque pra acionar o guincho quando está num atoleiro aí atrapalha.
O ideal é retirar antes da trilha.... são apenas dois parafusos... mas eu sempre esqueço.
Resolveu como Dudu???
A minha ficou desse jeito aí tb.... exposta pra baixo... toda trilha entorta.
Se colocar exposta pra cima, a placa fica protegida dos obstáculos, porém se alguém precisar pisar no parachoque pra acionar o guincho quando está num atoleiro aí atrapalha.
O ideal é retirar antes da trilha.... são apenas dois parafusos... mas eu sempre esqueço.
Suporte para Placa (http://www.maonaroda4x4.com.br/acessorios/suporte-para-placa.html)
Só para acrescentar uma informação, nas normas de segurança, o cabo de aço é preso com uma anilha como disse o amigo acima, os clipes ficam com as porcas para o lado de tração do cabo e se o cabo for de 5 a 12 mm de espessura são usados 4 clipes, de 12,5 a 20 mm 6 clipes..
Abraços a todos.
sergioband83
10/08/2012, 09:55
Pessoal,
Esse suporte dobravel é bem prático, resolve muito bem o problema, eu tb me interessei, já ví uma viatura com ela, o dono da viatura falou que um guarda implicou com a dobradica, segundo ele é uma forma de esconder a placa em radares.
Marco Saldanha
27/08/2012, 20:45
Alguém pode me ajudar encontrar uma tomada de força para defender , tenho o guincho mecânico mais estou sem esta tomada de força.
Se desejar podem ligar para 21 94415097
Alguém pode me ajudar encontrar uma tomada de força para defender , tenho o guincho mecânico mais estou sem esta tomada de força.
a ekron vende...
Glauco mendes
27/08/2012, 21:17
Se ñ me engano no rolo 4x4 tinha uma a venda....
talha-mar
28/08/2012, 19:53
Oi Glauco, não consegui entrar em contato comtigo por MP mas pode mandar um e-mail para talhamar@ig.com.br se quiseres combinar um dia pra ver o guincho Biselli mecanico instalado e o Korpas hidráulico.
Um abraço
Henri
Glauco mendes
28/08/2012, 20:13
Oi Glauco, não consegui entrar em contato comtigo por MP mas pode mandar um e-mail para talhamar@ig.com.br se quiseres combinar um dia pra ver o guincho Biselli mecanico instalado e o Korpas hidráulico.
Um abraço
Henri
Opa boa noite Henri, eu ando numa correria tremenda estava de férias mas tive que voltar antes do termino, mas fica tranquilo que te procuro em breve para ver o bixo funcionando.
Abs...
to precisando de uma ajuda, o meu manual do guincho ekron desapareceu, e junto sumiu um dos cardans alguem poderia me passar a medida dos cardans e a medida do furo pr acolocar a alavanca?
to precisando de uma ajuda, o meu manual do guincho ekron desapareceu, e junto sumiu um dos cardans alguem poderia me passar a medida dos cardans e a medida do furo pr acolocar a alavanca?
Não consigo tirar as medidas... A minha está no mecânico e só sai daqui 1 ou 2 semanas.... trocando alguns rolamentos do câmbio, caixa de transf, e embreagem...
Veja manual em anexo.
367810
sergioband83
02/09/2012, 14:39
Não consigo tirar as medidas... A minha está no mecânico e só sai daqui 1 ou 2 semanas.... trocando alguns rolamentos do câmbio, caixa de transf, e embreagem...
Veja manual em anexo.
367810
Rafael,
Ví sua Band, parece que não foi bem montado, os rolamentos eram novos, mas fica sussa que o Macgyver é muito bom, estive lá tb pra revisar e tive que trocar o pino da caixa também.
abs
Veja manual em anexo.
367810
valeu demais era isso qu eeu precisava...
Rafael,
Ví sua Band, parece que não foi bem montado, os rolamentos eram novos, mas fica sussa que o Macgyver é muito bom, estive lá tb pra revisar e tive que trocar o pino da caixa também.
abs
Legal Sergio... espero que depois dessa revisão ela fique boa por muito tempo.... não está saindo nada barato essa troca de rolamentos, retentores, sincronizadores e afins...
Glauco mendes
10/09/2012, 23:13
E ai Gurizada gostaria de compartilhar com vc's as fotos do mancal dos cardãs do guincho biselli que um amigão meu confeccionou apartir das fotos e medidas que Edwint me mandou, valeu Edwint agora estou com o guincho completo, vejam o capricho do equipamento....
369825369826369827369828
lucciano amaral
11/09/2012, 07:26
Glauco belo trabalho realizado, parece ate original, heheheh boa sorte na montagem
mecamaniaco
11/09/2012, 11:27
E ai Gurizada gostaria de compartilhar com vc's as fotos do mancal dos cardãs do guincho biselli que um amigão meu confeccionou apartir das fotos e medidas que Edwint me mandou, valeu Edwint agora estou com o guincho completo, vejam o capricho do equipamento....
369825369826369827369828
Nossa, nem se compara com o mancal do meu guncho Ekron! uaheuhehaeaheu E olha q eu já acho ele forte!
Guiga Tostes
11/09/2012, 17:55
369825369826369827369828
Belo trabalho!!! :palmas: :palmas: !!!!
Glauco mendes
11/09/2012, 21:34
Valeu galera estou correndo atras e aprendendo bastante com as experiência dos colegas...
Carlo Pecca
12/09/2012, 17:02
Esse pessoal do Sul sabe fazer uma peça bonita. Boa sorte na montagem!
RODRIGO TOMITÃO
13/09/2012, 13:33
369825369826369827369828
caraca, muito bem feito, quanto ficou a brincadeira?? pois estou montando um guincho pro meu javali já comprei o guincho biselli falta cardam e a tomada de força, meu java tem motor e cambio de band 5m com 14b.
valeu
Vá de mecânico, com certeza! Ainda mais se usar bastante em trilhas.
Já tive os dois na Band... e elétrico é furada... falha, pare de funcionar do nada, descarrega a bateria...
Depois coloquei Ekron e nunca me incomodei com nada! E a vantagem que tem o sistema de embreagem do guincho... dá pra você mesmo enrolar o cabo sozinho sem perder um dedo! hehehe
A diferença dos custos não é taaaaaanto assim... mas de qualquer jeito compensa. Se pretende ficar com ela e usar bastante o guincho, vai de mecânico!
Também tenho dúvidas sobre guincho.
Pelos posts aqui, já vi que a melhor opção é o mecânico mesmo e, se possível, Ekron. Agora, como e onde acoplo ele numa Band 89?
Fácil, deve ter bastante gente que ja tem ekron instaldo e pode te falar.
Mas ja posso te adiantar algumas coisas bem básicas.
Um guincho mecânico precisa de uma tomada de força, que serve para "pegar" a força do seu motor e transferir para o guincho.
Ela é instalada logo atras da reduzida e é ligada em alguns cardans e cruzetas que passam no lado direito do câmbio e do motor, passam por uma travessa no chassi e chegam ao guincho.
Pelo que percebo das pessoas que instalam o guincho, a pior parte é saber onde passam esse cardans, que normalmente atrapalham o escapamento e em alguns casos direções hidráulicas que são adaptadas no pino central da direção.
Pessoal, quem tiver interesse no guincho mec., apareça lá no grupo do google.... tem umas informações por lá....
Tem o link aí por perto amigão ?
Wanderson Braga Neves
08/02/2013, 11:05
Pessaol, estou muito preocupado foi instalado em meu toyota um guincho ekron ( cambio 5M) acima de 2000RPM, começa um barulho parecido com os cambios willys,nhanhenhanhennha,um puta barulhada, lembrando tudo zero ainda ao menos usei o guincho, com diminuir ou acabar com este incomodo?, será que vai quebrar alguma coisa? peço ajuda, houve algum caso parecido, será instalaram algo errado?. abraço- Wanderson
Wanderson Braga Neves
08/02/2013, 11:21
Pessoal, instalei um guincho ekron em minha Band 5m, tá cantando demais acima de 2000 RPM, piora quando o óleo do cambio já esta quente e ai sim o bicho pega, tá foda ainda nem usei o guincho tudo zero, pensei em fazer um furo da tomada e encher de oleo, mas fragiliza a carcaça, no inicio o barulho e pequeno agora só ta aumentando, o que devo fazer, com esta anormalidade? peço ajuda aos universitários e demais entendidos do assunto. grato -Wanderson.
mecamaniaco
08/02/2013, 11:35
Pessoal, instalei um guincho ekron em minha Band 5m, tá cantando demais acima de 2000 RPM, piora quando o óleo do cambio já esta quente e ai sim o bicho pega, tá foda ainda nem usei o guincho tudo zero, pensei em fazer um furo da tomada e encher de oleo, mas fragiliza a carcaça, no inicio o barulho e pequeno agora só ta aumentando, o que devo fazer, com esta anormalidade? peço ajuda aos universitários e demais entendidos do assunto. grato -Wanderson.
Eu tenho guincho Ekorn na minha e ele não faz barulho algum.... A sua engrenagem deve estar montada de forma errada, talvez os dentes estejam encostando até o fundo (falta de espaçador) ou ela esteja fora da especificação e raspando no garfo....
O assovio tem q estar relacionado a velocidade e não a rotação... Se for apenas rotação é problema na baixa!
Qual é a merca do guincho? Qual é o modelo da PTO?
mecamaniaco
08/02/2013, 11:36
Pessaol, estou muito preocupado foi instalado em meu toyota um guincho ekron ( cambio 5M) acima de 2000RPM, começa um barulho parecido com os cambios willys,nhanhenhanhennha,um puta barulhada, lembrando tudo zero ainda ao menos usei o guincho, com diminuir ou acabar com este incomodo?, será que vai quebrar alguma coisa? peço ajuda, houve algum caso parecido, será instalaram algo errado?. abraço- Wanderson
Não deve fazer barulho algum, salvo em casos onde a tomada de força esteja acionada....
Wanderson Braga Neves
08/02/2013, 11:46
mecamaniaco -Meu guincho e um ekron para cambio 5m, eu acompanhei a montagem e na engrenagem veio escrito este lado para o motor, estou com medo de quebrar algo na caixa e como se fosse o cantar do cambio willys, que espaçador seria este que vc cita? em meu kit não veio isto.
Sergioporto
08/02/2013, 11:46
Meu bisseli tambem faz barulho mas se rotaçao do guincho estiver muito elevada !!Uso geralmente a 1ª ou 2ª marcha quando faz esforço e para recolher cabo até em 3ª.
Wanderson Braga Neves
08/02/2013, 11:59
Bom Sergio, o problema do barulho se dá quando não estou usando o guincho, exemplo em viagem em 5ª marcha o barulho e tao gritante que tenho que voltar para 4ª para diminuir o ruido um pouco, tá foda, acho que vou mandar abrir novamente a tomada de força, por isto estou pedindo ajuda, ou hipoteses!
Sergioporto
08/02/2013, 13:33
Bom,entao é como um colega antes relatou.Pode ser dentes da pto "enforcados"engrenagem ao contrário.Estes calços para espaçamento entre pto e caixa de transferencia é fácil de fazer.Meus calços fiz com amianto grosso e médio,basta ter um paquímetro para medir distancias entre carcaça da caixa e dentes da engrenagem que vai no cambio e carcaça de pto e altura de dentes da mesma.Tua pto é usada??Se for manda examinar os rolamentos dela !Uma coisa que nao gosto da pto da Bisseli!!Sempre rodando,e um rolamentinho mixuruca.
Minha PTO está fazendo o mesmo barulho na Camper.
É Biselli original.
Realmente incomoda o barulho.
Quanto tiver tempo, vou retirá-la para verificar se o barulho some.
Abs.
Sergioporto
08/02/2013, 15:52
Loras ,manda olhar o quanto antes ,pois pode quebrar tua CT.A minha pto andando nao faz barulho nenhum.sò chora um pouco é na 5ª marcha.
Loras ,manda olhar o quanto antes ,pois pode quebrar tua CT.A minha pto andando nao faz barulho nenhum.sò chora um pouco é na 5ª marcha.
Sergio,
A Camper está parada. Não tenho tempo para mexer nela nos próximos 90 dias.
Então por enquanto, sem risco de quebra... hehehehe
Vou retirar a PTO e rodar para confirmar se o barulho é nela mesmo.
Em marchas baixas até 4a. e em velocidade baixa, não ronca nada!!! Muito semelhante com o relato acima do Wanderson.
Antes disso, preciso providenciar um novo eixo dianteiro cujo tubo da carcaça quebrou na solda realizada pelo antigo dono dela.
Abs.
Pedro_H.
21/01/2014, 13:32
Eae pessoal, alguem sabe um guincho mecanico forte, robusto, para mais de 10, 15 ton?
Elmer_Jeep
21/01/2014, 14:03
Eae pessoal, alguem sabe um guincho mecanico forte, robusto, para mais de 10, 15 ton?
Esse daí é da Ekron
[]'s
Bom Sergio, o problema do barulho se dá quando não estou usando o guincho, exemplo em viagem em 5ª marcha o barulho e tao gritante que tenho que voltar para 4ª para diminuir o ruido um pouco, tá foda, acho que vou mandar abrir novamente a tomada de força, por isto estou pedindo ajuda, ou hipoteses!
vc sabe informar se o barulho é no guincho(dianteira) ou na tomada de força (embaixo do jeep)a tomada de forca (que fica embaixo do jeep acoplada no cambio), tem alguns rolamento e é bom vc verificar afim de nao correr o risco de estragar alguma engrenagem junto.
Pedro_H.
21/01/2014, 23:27
KKKK, vlw Elmer, pena que esses são grandes até demais kkkk. O uso é num Engesa EE-15 que é bem pesado.
Estou pensando num do REO, ou um hidraulico, ou aquele central, se for possivel adapta-lo no ee 15, ou aqueles feitos com diferencial.
bom dia a todos,estou a comprar uma tomada de força e guincho,minha duvida é como faço pra concequir os cardans ,teria alquem que venda separados proprio para guinchos mecanicos?
Glauco mendes
22/04/2015, 15:57
bom dia a todos,estou a comprar uma tomada de força e guincho,minha duvida é como faço pra concequir os cardans ,teria alquem que venda separados proprio para guinchos mecanicos?
Os cardas é bem simples de fazer, mas se precisar dos originais eu tenho com o mancal, 600,00 o conjunto.
bom dia amigo,seria possivel me enviar alguma foto e talvez dimensoes,(diametro das barras) e esse conjunto é completo com as cruzetas,,,no aguardo desde ja obrigado.Ivan
jsuttili
23/04/2015, 15:54
A minha tomada de força biselli também esta fazendo um pouco de barulho..... o pessoal aqui tbm falou pra colocar uma junta mais grossa.. vou testar pra ver se diminui o barulho...
Sergioporto
23/04/2015, 17:31
A minha tomada de força biselli também esta fazendo um pouco de barulho..... o pessoal aqui tbm falou pra colocar uma junta mais grossa.. vou testar pra ver se diminui o barulho...
Tem razão .Na minha uso juntas de duas espessuras para não "enforcar" os dentes. Não sei dizer medida destas juntas mas é um calço bem grosso.Com paquímetro de profundidade se consegue medir a espessura deixando uma pequena folga entre dentes ,lembrando que a PTO trabalha sempre ,não desengrena da engrenagem acionadora.
Sergio c
09/03/2017, 21:48
Reativando esse tópico para não criar outro, comprei o guincho Ensimec 4T mais tomada de força, sem a engrenagem acionadora(consegui o desenho de engenharia), a qual mandei fazer em uma empresa de engrenagens de um amigo meu, sendo igual a dos guincho Biselli. Levei um entalhado novo e a tomada de força, p comparação do furo e dos dentes(seguro morreu de velho hehehe) Na revisão geral que fiz, instalamos a engrenagem acionadora e a tomada de força e ficou perfeita, tanto o alinhamento dos dentes, tanto lateral quanto em profundidade, girando com a mão e sem óleo. Segue algumas fotos quando testamos na bancada.
Sergioporto
09/03/2017, 22:32
Pela 1ª e 4ª foto mostra o rolamento com blindagem ,isto se não estiver enganado .Na minha tomada eu retiro a blindagem dos rolamentos para que seja lubrificado pelo mesmo óleo da pto.Fico com um pé atrás pois aquela engrenagem roda direto ,o que acho errado.Ficou muito bem feita a engrenagem nova ,guarda o desenho pois aparece muita pto sem esta engrenagem.
Bom saber que é a mesma do biselli.
Esta pto tem reversão na própria alavanca de engate como a do Biselli ?
jsuttili
10/03/2017, 08:21
Reativando esse tópico para não criar outro, comprei o guincho Ensimec 4T mais tomada de força, sem a engrenagem acionadora(consegui o desenho de engenharia), a qual mandei fazer em uma empresa de engrenagens de um amigo meu, sendo igual a dos guincho Biselli. Levei um entalhado novo e a tomada de força, p comparação do furo e dos dentes(seguro morreu de velho hehehe) Na revisão geral que fiz, instalamos a engrenagem acionadora e a tomada de força e ficou perfeita, tanto o alinhamento dos dentes, tanto lateral quanto em profundidade, girando com a mão e sem óleo. Segue algumas fotos quando testamos na bancada.
Bom Dia....
Show Sérgio.... Guincho mecânico são outros quinhentos.. ehehhe..
Vc consegue disponibilizar o desenho da engrenagem? Tive muita dificuldade de achar ela para um amigo... E ter o desenho é uma boa opção..
Se puder postar aqui melhor, se não peço que envie pro meu e-mail jsuttili@hotmail.com
Obrigado..
Sergioporto
10/03/2017, 09:07
Tu postaste para pessoa errada pois foi o xará de Flores da Cunha /RS que mandou fazer a engrenagem mas acredito que ele irá ler tua postagem.
um abraço
jsuttili
10/03/2017, 09:18
Tu postaste para pessoa errada pois foi o xará de Flores da Cunha /RS que mandou fazer a engrenagem mas acredito que ele irá ler tua postagem.
um abraço
HAhaahaa..
Mas foi pra ele que mandei. Sergio C... hehehheheh
Abraço...
Sergioporto
10/03/2017, 11:55
Rapaiz ,to ficando velho ,embolando as marchas ,to pior que os mercedinhos cara chata que para trocar de marcha tinha que passear com alavanca de um lado para outro até achar a devida marcha rsrsrsrs
Sergio c
10/03/2017, 13:18
Juliano, já te enviei o desenho da engrenagem.
Sergio c
10/03/2017, 14:47
Xará, essa pto não tem reverse p desenrolar o cabo, ou solta a trava do carretel do guincho ou engata a marcha ré. Só tem ligado e desligado, a qual, após puxar a alavanca ela fica travada no ligado, só desligando se apertar aquele pino menor que aparece na foto. Essa pto tem uma mole muito forte p acionar, tipo se acionar e na hora de desacionar o cabo não empurrar a luva p desengatar, a mola da pto puxa por conta, não deixando acionada.
Pela 1ª e 4ª foto mostra o rolamento com blindagem ,isto se não estiver enganado .Na minha tomada eu retiro a blindagem dos rolamentos para que seja lubrificado pelo mesmo óleo da pto.Fico com um pé atrás pois aquela engrenagem roda direto ,o que acho errado.Ficou muito bem feita a engrenagem nova ,guarda o desenho pois aparece muita pto sem esta engrenagem.
Bom saber que é a mesma do biselli.
Esta pto tem reversão na própria alavanca de engate como a do Biselli ?
Sergio c
10/03/2017, 14:55
Também aproveitando a dica do Xará Porto, (vamos instalar o pto, cardans e o guincho daqui a uns dias, pois vai ser preciso retrabalhar todo o escapamento), dei uma examinada nos rolamentos da pto e vendo o nível do óleo que fica bem abaixo, resolvi tirar as capas, sendo que o rolamento está super silencioso, mas não tinha praticamente nada de graxa ou óleo no interior, ainda querendo iniciar uma pequena ferrugem. Coloquei um pouco de óleo novo e ficou nota dez. Nos rolamentos está escrito FAG Portugal.
Sergio c
23/04/2017, 09:12
Guincho finalmente instalado e testado, muito bom o resultado, o sistema é bruto mesmo hehehe.
Barba Ruiva
02/01/2021, 18:42
Boa tarde Toyoteiros!
Alguém conhece/instalou o guincho mecânico da HD4x4?
O preço é bem atrativo e a especificação i interessante, mas nunca vi instalado, nem.o.kit ao vivo.
Se alguém puder contribuir c informações agradeço!
Obrigado,
André