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Ver Versão Completa : BF-161 morrendo quando o jeep balança



aareal
19/01/2008, 23:51
Caros amigos, sou um novato no terreno dos 4x4. Comprei meu primeiro CJ há cerca de 1 mês. Como trabalho em outra cidade pouco utilizei o Jeep desde minha compra (infelizmente). O motor está aparentemente 100%.

Para evitar problemas (só volto p/ casa 1 x por mês) pedi a meu pai que passasse lá em casa e desse uma volta com o Jeep de vez em quando.

Foi aí que ele me contou que ao passar por uma depressão no asfalto (segundo ele bastante violenta, principalmente pela dureza do carro) o motor morreu. Ao tentar ligá-lo deu um breve sinal de vida e morreu novamente.

Dando uma de mechilão, ele abriu o capô e deu umas batidinhas na bomba de combustível e no carburador e disse que logo após o motor voltou a funcionar novamente.

O motor pode ter morrido pelo balanço da gasolina dentro do tanque (que com certeza está baixo), fazendo com que entrasse ar na linha?

Isso pode acontecer ou eu provavelmente tenho algum problema?

PS. Meu CJ é 1965 e está todo original.

Pedro-GO
20/01/2008, 00:05
olá
bem vindo ao jeep
pode até ser combustivel,
mas tá parecendo um fio com mal contato

Lucas Nassif
20/01/2008, 12:39
Essa hipótese do tanque com pouco combustível é válida.
Minimizaria se vc usasse desborbulhador (ou já tem?)

Cacá
20/01/2008, 14:29
Sei não, combustível é difícl. Se o tanque tivesse pescador suspenso, até poderia ser, mas é ralo :mrgreen:. Cabô, cabô mesmo. Acho as hipóteses do fio ou até da bóia do carburador mais prováveis.


[s]

Sergio Rocha
20/01/2008, 17:31
A opção tanque ,e muito pouco provável, porque num único balanço não pararia o motor, a cuba do carburador dá pra andar um bom pedaço.
Como voltou a funcionar depois que ele bateu no carburador, e o jeep quase não anda, de uma olhada na boia do carburador que deve estar prendendo.

[]'

praiasecacustom4x4
20/01/2008, 19:35
ola aareal
da uma boa revizada ao carburador,pode ser o pinno da boia do carburador que esta oxidado e prende ela

diogosp
21/01/2008, 09:58
Como usuário do BF por um bom tempo, meu voto fica para o mal contato e o Carbura.....Principalmente o Carburador....De uma revisada nele que não vai se arrepender......

Quanto a Entrada de ar no lugar de combustível.....Se parou no momento que o Jeep passou no buraco, o que houve com a gasolina que ja estava na mangueira de combustível???
Acho pouco provável......Só se realmente a gasolina acabou como disse nosso amigo.....Ou Então o Jeep estava andando só no cheiro hahahahahahah.....Se bem que se ele voltou a funcionar depois...Entao nao era falta de combustível.....Era ladeira??? A ladeira era longa??? hahahahahhahahaah Brincadeira....

De uma revisada no Carbura...


Abraços

CJ 60
21/01/2008, 19:53
Como usuário do BF por um bom tempo, meu voto fica para o mal contato e o Carbura.....Principalmente o Carburador....De uma revisada nele que não vai se arrepender......

Quanto a Entrada de ar no lugar de combustível.....Se parou no momento que o Jeep passou no buraco, o que houve com a gasolina que ja estava na mangueira de combustível???
Acho pouco provável......Só se realmente a gasolina acabou como disse nosso amigo.....Ou Então o Jeep estava andando só no cheiro hahahahahahah.....Se bem que se ele voltou a funcionar depois...Entao nao era falta de combustível.....Era ladeira??? A ladeira era longa??? hahahahahhahahaah Brincadeira....

De uma revisada no Carbura...


Abraços

Tbm aposto em bura ou fio solto, principalmente lá pelos lados da bobina, desborbulhador é pra ser usado em situações de inclinação onde vc fica um certo tempo para transpor, ai sim o desborbulador faz sua função, q nada mais é ser uma reserva de gasolina para esses casos, e só no chacoalhar, não teria como ter falta de gasolina, parece besteira, mais tbm o motor fora de ponto falha dessa maneira depois q eskenta, e um pouco que já esfria volta a pegar e dá pra andar.. tenta conferir isso tbm..

abç

Rogibap
23/01/2008, 21:18
Cara, vou atirar: é o seu distribuidor! Pede pro seu pai dar uma verificada se a tampa não está vibrando (meio solta). Se for mexer nele (retira-lo), só fica ligado para colocar ele no pnto certo de novo!

O meu está com um problema semelhante, se não for o seu distribuidor, você terá que fazer uma verificação de alguns itens passo a passo (irei postar se não for o seu distribuidor).

aareal
24/01/2008, 09:58
Rogibap,

iraia agradecer muito se pudesse me mandar o passo a passo. Estarei no rio na 5a. feira da próxima semana e vou fazer estas verificações.

Abraço

Rogibap
26/01/2008, 16:13
Cara,

Eu não sou nenhum expet, tenho meu CJ5 a menos de um ano, mas ando lendo bastante no intuito de tentar aprender a lidar melhor com os problemas do meu Jeep. Mesmo que vc não vá mexer nele, é bom ficar ligado para que nenhum mecânico fuçador lhe dê um golpe!

1- Começe por uma verificação das mangueiras de combustível (saída e retorno) e da conexão das mesmas no tanque para ver se não existe nenhum tipo de obstrução. Tem gente que não gosta daquelas mangueiras de silicone (transparentes). Eu já prefiro pq consigo ver o que tá passando dentro. Se vc achar que vale a pena coloque. Veja tb se o seu sitema possui um "desborbulhador". É um filtro que elimina as possíveis bolhas que sua bomba de gasolina possa enviar para o carburador. No meu jeep eu coloquei um filtro de combustível antes da bomba de gasolina. Qd comprei ele não tinha.

2- Faça uma inspeção na bomba de gasolina. Ela tem que estar regulada e sem entrada de ar. Faça download de um manual de jeep que lá tem todas as especificações que a bomba deve atender.

3- Faça uma inspeção nas velas e cabos. O ideal são cabos e velas novos. Velas com uma cor muito escura (negro fumo) evidenciam uma mistura muito rica (caburador desregulado). A cor ideal é cinza meio parda (se não estou muito enganado).

4- Distribuidor: Leve em um mecânico de confiança e peça a ele para trocar o platinado e dar uma geral no distribuidor.

5- Carburador: Se vc pegou o jeep a pouco tempo, e notou que o ex-dono não era muito cuidadoso, é melhor dar uma geral nele. Talvez seja necessário até reparar algumas partes dele.

6- Filtro de Ar: Eu sugiro que vc retire, de uma boa lavada com querosene na colmeia, e coloque óleo de motor novo.

Se você pretende ficar com um jeep um bom tempo, procure fazer essas verificações e colocar peças/itens novos e de qualidade.

Espero ter ajudado!

Viniciusaol
30/01/2014, 20:00
Pessoal, vou tentar resumir o problema que tá tendo no meu jeep e acho que cabe bem neste tópico. O que tá acontecendo é que de uns dias prá cá o motor ta morrendo sem explicação (pra mim). Saio de casa e sempre morre algum tempo depois. Seja andando mais rápido ou lento, subindo ou descendo morros, em bacadas ou estrada boa, nem fui em trilha... e do mesmo jeito que apaga, espero um pouco, e funciona novamente ou já foi preciso jogar um pouco de gasolina no carburador, daí então funciona normal
Agora algumas informaçoes:.
troquei recentemente o filtro de combustivel, as mangueiras, lavei o tanque (mas tem mais tempo) e mesmo assim tem alguns pontos pretos de sujeira no filtro.
o motor funciona lindo sem barulho estranho nem falhando , tá um relógio...
Foi trocada a parte de ignição eletronica com módulo e distribuidor e velas inclusive melhorou muito o desempenho depois disso e as velas já conferi náo tao pretas e sim marrom claro. os cabos ok.
a bomba era original e deu pau no reparo entáo optei por uma bomba nova porém blindada.
tinha um filtro pequeno depois da bomba que tirei.
abri o carburador e dei uma limpada no gicle (25) q tava com um cisco, a boia náo tá prendendo, mas mesmo assim continua o pobrema.
se alguem tiver alguma idéia, agradeço.

Pablo.pinto2007
30/01/2014, 20:19
Pessoal, vou tentar resumir o problema que tá tendo no meu jeep e acho que cabe bem neste tópico. O que tá acontecendo é que de uns dias prá cá o motor ta morrendo sem explicação (pra mim). Saio de casa e sempre morre algum tempo depois. Seja andando mais rápido ou lento, subindo ou descendo morros, em bacadas ou estrada boa, nem fui em trilha... e do mesmo jeito que apaga, espero um pouco, e funciona novamente ou já foi preciso jogar um pouco de gasolina no carburador, daí então funciona normal
Agora algumas informaçoes:.
troquei recentemente o filtro de combustivel, as mangueiras, lavei o tanque (mas tem mais tempo) e mesmo assim tem alguns pontos pretos de sujeira no filtro.
o motor funciona lindo sem barulho estranho nem falhando , tá um relógio...
Foi trocada a parte de ignição eletronica com módulo e distribuidor e velas inclusive melhorou muito o desempenho depois disso e as velas já conferi náo tao pretas e sim marrom claro. os cabos ok.
a bomba era original e deu pau no reparo entáo optei por uma bomba nova porém blindada.
tinha um filtro pequeno depois da bomba que tirei.
abri o carburador e dei uma limpada no gicle (25) q tava com um cisco, a boia náo tá prendendo, mas mesmo assim continua o pobrema.
se alguem tiver alguma idéia, agradeço.

Isso acontece só uma vez? depois que acontece ele não faz mais, ou é de tempo em tempo quando está andando?

Se for só uma vez é meio esquisito isso... agora se for sempre aí podemos estudar em detalhes...

Problemas elétricos sempre acontecem e muitas vezes não achamos o problema porque é difícil de deixar "rastros"... mas a bobina pode ser um quesito, pois quando a mesma esquenta ela deixa de funcionar e apaga o motor como ele estiver... depois que ela esfria ela pega novamente e por aí vai... recentemente eu tive um problema assim... fui na oficina para o cara regular o ponto, ficou uma jóia... na volta pra casa o jeep morreu no meio da BR... e agora... passei mais de uma hora tentando colocar pra pegar, spray no carbura, mechi no ponto (tirei do ponto de novo) e só quando quis foi que pegou... bobina... insisti nela... pois de manha pegava que era uma beleza... aí num belo dia num passeio noturno ainda andei quase 60 km... quando ela falhou... resultado joguei no lixo... se não trocou recentemente, vê isso aí... outra coisa que também pode falhar e depois voltar a funcionar é a caixa eletrônica da ignição eletrônica... tem delas que esquentam muito a ponto de cortar... as melhores são as originais (nem que seja usada)... Bosh (mais comum)... no mais não vejo nenhum outro ponto já que seu motor não joga suspiro pra dentro do carburador e nem é a alcool!!!

Pablo

Viniciusaol
30/01/2014, 22:09
pablo, acontece algumas vezes seguidas. hoje por exemplo andei uns 10km em estrada de terrra e apagou... tentei e nada depois de uns 10 minutos entao joguei um pouco de gasolina no carburador e funcionou. Uns 5 minutos depois apagou de novo e antes do carro parar tentei no botao de partida e pegou...
troquei a bobina antes de trocar o conjunto de ignição então ela tá bem nova uns 3 meses e ela não esquenta em exagero não dá pra tocar nela sem problema já o modulo, realmente nao vi ainda se ta esquentando nao amanhã dou uma conferida... mas pelo fato de funcionar com gasilina jogada direto no carburador... to sismado com a bomba ou sujeira no tanque mas sei lá tá estranho... brigado bela dica...

engenheiro01
31/01/2014, 08:07
pra mim é bomba de combustível....

reslima
31/01/2014, 09:28
Amigão, já tive esse problema, tanque de combustível ruim, mesmo depois de lavado continua soltando sujeira e vai entupindo filtro, carburador e etc. No meu caso, como não queria gastar na época pra comprar um outro tanque, fiz um pescador e na ponta instalei um pré filtro daqueles de bomba de combustível elétrica, além dos dois filtros de combustível na linha, é claro. Nunca mais tive problema, antes tinha que trocar filtro toda semana.
Abraço.


pablo, acontece algumas vezes seguidas. hoje por exemplo andei uns 10km em estrada de terrra e apagou... tentei e nada depois de uns 10 minutos entao joguei um pouco de gasolina no carburador e funcionou. Uns 5 minutos depois apagou de novo e antes do carro parar tentei no botao de partida e pegou...
troquei a bobina antes de trocar o conjunto de ignição então ela tá bem nova uns 3 meses e ela não esquenta em exagero não dá pra tocar nela sem problema já o modulo, realmente nao vi ainda se ta esquentando nao amanhã dou uma conferida... mas pelo fato de funcionar com gasilina jogada direto no carburador... to sismado com a bomba ou sujeira no tanque mas sei lá tá estranho... brigado bela dica...

tuna
31/01/2014, 09:50
Para mim também tá com cara de alimentação de combustível, dá uma revisada na linha...

[]'s

Mauro-F75
31/01/2014, 14:21
Vinicius,
Já tive problema quase igual ao seu. Uma coisa que pode causar isso é a tampa do tanque de combustível, ela tem um respiro que as vezes entope, o sintoma é esse, anda um pouco, consome a gasolina que está na cuba do carburador e para. Tente andar sem a tampa só pra testar.
Abraço
Mauro

vavarusso
31/01/2014, 14:23
1º passo é colocar um pedaço de manguiera transparente da bomba até o carbura e roda, quando parar observe se está passando gasolina. ou entao abra a tampa do carbura quando o problema aparecer.
Abraço.

Viniciusaol
31/01/2014, 16:45
Mauro, acho que o respiro não é pois de dentro para fora tá vazando gasolina pelo buraco da chave na tampa do tanque, então respira...
Hoje rodei um pouco só pra ver e quando apagou, o filtro que fica antes da bomba de gasolina tava seco e da bomba pra frente a mangueira (transparente) tava com ar. Ou é sujeira que tá entupindo a saída do tanque (não tem pescador) ou é a bomba que tá falhando... o que acham? O módulo de ignição e bobina não tavam quente pelando e sim um pouco quente
normal...

NMiller
03/02/2014, 11:08
Mauro, acho que o respiro não é pois de dentro para fora tá vazando gasolina pelo buraco da chave na tampa do tanque, então respira...
Hoje rodei um pouco só pra ver e quando apagou, o filtro que fica antes da bomba de gasolina tava seco e da bomba pra frente a mangueira (transparente) tava com ar. Ou é sujeira que tá entupindo a saída do tanque (não tem pescador) ou é a bomba que tá falhando... o que acham? O módulo de ignição e bobina não tavam quente pelando e sim um pouco quente
normal...

Meu CJ com BF por vezes falha tb e acredito que é sujeira, mas como possui GNV passo rapidamente para o GNV quando percebo a pane seca e continua rodando....
Recentemente lavei o tanque com diesel e uma corrente fiquei chacoalhando e tanque lavado de volta, troquei o filtro ainda não rodei no Jeep ainda...
Se continuar vou fazer novo teste, retirar a mangueira de alimentação que vem do tanque e colocar em um galão de gasolina dentro do Jeep mesmo e andar, passar em uns quebra-molas para dar uma quicada e ver se o problema persisti.... Daí comprovamos se é o tanque sujo mesmo. Fica a dica!
Só cuidado com os puliça e com algum fumante desavisado!!
Pois, vai andar com 5 ou 10L de gasosa em galão aberto..... dentro do Jeep. :shock:
Abç.