PDA

Ver Versão Completa : ventoinha travada



amithai
19/01/2008, 20:57
Olá Pessoal

Meu carro tava com problemas de aquecimento e levei num mecanico e o cara falou que era a ventoinha. E ele estava certo. Minha ventoinha nao tava travando mais quando o motor esquentava. Como ia viajar no outro dia( deixo tudo para o ultimo minuto) e a tal da "vela" era muito cara...ele disse que podia travar a ventoinha rodando direto. Tudo bem, fizemos um experiencia e nisso a ventoinha velha com a rotação do motor tipo uns 3000 giros se espatifou e quebrou o suporte de plastico...não eh bem um suporte, eh uma peça de plastico que a envolve, tenho certeza de que sabem o que estou falando. Entao tiramos o suporte fora e comprei a paleta de plastico e mantive a vela e o travamento do cidadão.
O carro não esquentou nem um tico mas ficou com um barulho horroroso de turbina de avião(bom, deve ter gente q gosta..) mas minha duvida é o que isso pode acarretar se eu demorar a trocar a vela(a parte q esquenta e trava)....

agradeço ajuda


Abs

Amithai
Tem problema andar com a ventoinha travada? Meu carro tá fazendo um barulho tipo vuuuuuuuuuuuuuoooo...quando acelero. Acredito que seja do suporte de plastico que quebrou junto com a ventoinha velha

rogeriomasih
19/01/2008, 21:08
Oi,

dá uma conferida em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31938&highlight=ventoinha+ranger

DieselPower
19/01/2008, 21:26
VocÊ já considerou a hipótese de colocar uma ventuinha elétrica acionado por um cebolão?

amithai
20/01/2008, 10:18
da pra fazer isso?

AlbertoSato
20/01/2008, 10:43
Olá pessoal...! Amithai, seu probleminha é um velho conhecido meu! Minha Ranger tb tava esquentando e comecei travando a hélice.Pode ter certeza, não terá problema algum, esse barulho,"vooooooooooouu...", é normal, ja vi muitas travadas fazendo esse som. Só uma vez que eu estava numa oficina por aki e vi uma Ranger com a hélice travada que não fazia esse tipo de som...!Mais tb naum sei qual hélice ele tinha colocado!

amithai
20/01/2008, 10:49
Seu carro não perdeu potência travando a helice?

simaoall
20/01/2008, 11:39
ja ouvi vários relatos de problemas com as ventoinhas das rangers,pelo visto a peça problemática seria o eletroimã (seria o que vc chama de vela?)

quando a minha deu problema,acabei não trocando,mas ela funcionava,só que de vez em quando não acoplava direito e a ventoinha girava devagar,ou não girava o suficiente quando acelerava.

eu procurei essa peça aqui em salvador em vários lugares e não achei - acredite,na concessionária não tinha - só achava o kit completo (com ventoinha e tudo) que custava muito caro.

no meu caso o ar condicionado que não funcionava direito por causa da dita-cuja.

Edintruder
20/01/2008, 11:58
Um tio meu tem uma Silveradop que descobriu o mesmo problema com a ventoinha também devido ao mau funcionamento do arcondicionado. Eu ia travar a ventoinha da Silverado pra ele mas ele acabou conseguindo outra que estava quebrada e trocou o sistema central da hélice dele.

O problema que tem de andar com a ventoinha travada é uma resistência ao giro do motor em rpms mais altas, dessa forma reduz um pouco o desempenho e tende a aumentar um pouco também o consumo.

A ventoinha desses motores modernos é um enrolado de alumínio que ao se aquecer dilata-se e agarra o eixo central, então é termosenssível, e não mais com eletro-imã como no Del Rëy e Corcel.

O melhor seria uma ventoinha elétrica, porém com uso constante do ar condicionado, preparem-se para ter relés derretidos e problemas similares. Se isso ocorrer um dia na minha Ranger vou travar e comprar outra usada pra trocar assim que possível, mas isntalar mais parafernalha elétrica que pode me deixar na mão, isso nem sonhando.

amithai
20/01/2008, 18:26
Então talvez seja por isso que estou sentindo o carro meio fraco em alta. Mas em alta e com o carro quente ela não roda junto com o motor? Ou ela roda um pouco mais lenta? Senão o carro perde potência com ventoinha nova ou quebrada.

ismael1509
01/07/2008, 13:15
Olá Pessoal Sou Novato No Forum E Tambem De Proprietario De Uma Blazer 97 4.3 V6.

Queria Seber Se Alquem Sabe Como Travar A Vetoinha Da Blazer Pq Quando Esquenta Não Esta Travando Ai Eu Queria Deixar Ela Direto E Ouvir Falar Tambem Que Se O Carro Estiver Gotejando Agua Pelo Escape é Problema... O Que Poderia Ser E De Que Formar Resolver???

JORIS
01/07/2008, 16:51
um dos problemas de travar a ventoinha, é em caso de precisar passar em alguma área alagada, tipo uma poça funda, como ela está travada, terá grande chance de quebrar e danificar o radiador!

lucasam
17/09/2008, 21:53
Um tio meu tem uma Silveradop que descobriu o mesmo problema com a ventoinha também devido ao mau funcionamento do arcondicionado. Eu ia travar a ventoinha da Silverado pra ele mas ele acabou conseguindo outra que estava quebrada e trocou o sistema central da hélice dele.


Qual a relação da ventoinha com o A/C?
Minha ranger está com a ventoinha batendo na polia debaixo do motor. Quase arrebentou a correia.
A ponta do compressor do AC está com folga.
Existe relação entre os problemas?

sergiomfff
18/09/2008, 11:15
Qual a relação da ventoinha com o A/C?
Minha ranger está com a ventoinha batendo na polia debaixo do motor. Quase arrebentou a correia.
A ponta do compressor do AC está com folga.
Existe relação entre os problemas?

Sds,
a relação da ventoinha com o A/C é que o Condensador do A/C depende do ar "puxado" pela ventoinha qdo o veículo está em baixa velocidade; quanto aos outros problemas não tem relação com o caso :discordo:.

Abs.