PDA

Ver Versão Completa : adaptar alavanca manual para acionar a traçao e reduzida da f1000.



allan.deb
19/01/2008, 03:26
alguem pode me ajudar por favor,tenho f1000 4x4 com acionamento eletrico da traçao,gostaria de adaptar acionamento manual é possivel???

Elmer_Jeep
19/01/2008, 10:46
não sei se é possível mas em 93 cheguei a ver algumas F1000 4x4 que saíram com acionamento por alavanca, se não me engano era a versão básica. Alguém lembra ??

[]'s

Edintruder
19/01/2008, 12:47
Sairam até 95 algumas F1000 4x4 com caixa grande e acionamento por alavanca (caixa clark).

tulio pessoa
19/01/2008, 12:56
por que quer adaptar? por não confiar no acionamento elétrico?

confiaria mais no acionamento eletrico original do que o manual adaptado

Edintruder
19/01/2008, 15:44
Podes adaptar um carretel de fachamento de vidros da porta preso no assoalho e ficar de olho nas luzes indicadoras de posição ao virar a manivela. Tem Ranger adaptada assim. Ou fazer um esquema de alavancas. Em ambos os casos precisarás usar um cabeçote do motor estragado. Se a CT ficar exatamente embaixo do piso atrás da alavanca de marchas, podes fazer um acionamento mecânico de movimento lateral, porém se ficar deslocado pra trás, a alavanca deve acionar outra em curva para que possa trocar o sentido de movimento.
Os suportes deverão ser presos na própria caixa.
Basta deitar embaixo da caminhonete com uma trena, um papel e uma caneta que dá para bolar um acionamento por alavancas.

Edintruder
20/01/2008, 15:21
Se está desmontado aproveia e posta umas fotos do motor colocado e sem o motor pra ter uma idéia de como adaptar alavancas. Preciso saber quatas voltas dá o motor até entrar 4x4hi e mais quantas para 4x4Low. acreditop que 1/2 volta para o 4x4hi e mais 1/4 para low, mas se confirmares, dá para fazer algo do tipo cremalheira e pista dentada de setor aonde o que empirra a pista são alavancas...

Leonardo Dic
20/01/2008, 21:47
Ja fizeram algo parecido no Troller.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30363

Abraço

allan.deb
23/01/2008, 00:06
vc sabe por que esse motorzinho dar tanto problema?,se fizer uma proteção de fibra para evitar contato com lama e agua,resolveria o problema?

rogeriomasih
23/01/2008, 03:42
Ele realmente dá muito problema?

Walter L. L. Casitta
23/01/2008, 10:06
vc sabe por que esse motorzinho dar tanto problema?,se fizer uma proteção de fibra para evitar contato com lama e agua,resolveria o problema?

A minha teoria é que a culpa é dos posto que lavam o motor com solupam por exemplo junto com jatos de agua com alta pressão. A minha Ranger nunca deu problema nesse motor em seis anos de uso talvez por nunca ter deixado que fosse lavada desse jeito sendo que já atravessei muitos lamaçais e rios também.
Pra vocês terem uma idéia do quanto são corrosivos esses produtos de limpeza usados nos postos basta olhar as cabeças dos parafusos do cabeçote do motor. Estarão enferrujados se o motor já foi limpo com aqueles produtos. Todos os parafusos da picape vem com algum tratamento ante ferrugem, o solupam acaba com eles...

Allan Nielsen
23/01/2008, 12:54
X2.........

acho que não precisa nem de produto quimico, apenas agua (a maioria contem cloro) sob alta pressão aplicada diretamente sobre varios pontos dos veiculos é responsavel por grande parte dos problemas.

Pra quem gosta de lama, excesso de banho faz mal....

Eduardo Eustaquio
23/01/2008, 13:58
Tempos atrás, meu irmão havia lido isso aqui no fórum sobre os problemas do não funcionamento deste motor elétrico. Ele foi na concessionária e disseram o que o Walter Casitta comenta que a maior causa dos problemas é causado por limpezas de parte elétrica com produtos errados.

O que o consultor comentou é que, apos usar por bastantes alagados e lamaçais vale a pena realizar uma limpeza de vez em quando apenas com água ou uma mistura numa proporção de 40% querosene e 60% de água.

shimomoto
23/01/2008, 22:55
É...solupam acaba com tudo mesmo....

Na minha, no começo lavava com solupam, ai andei vendo umas borrachinhas ressecadas, uns parafusos com a cabeça corroída, ai comecei a lavar com shampoo automotivo, sempre com muito cuidado com o jato de água no motorzinho elétrico...

Se o sistema elétrico fosse tão ruim como dizem, a Nissan e a Dodge não teriam adotado na sua SEL e na RAM.

Abraços

Marco Aurélio R Guimarães
23/01/2008, 23:07
Olha gente, tenho duas ranger 4x4 e um Troller. Todos tem acionamento elétrico e nunca me deram problemas. Fiz o básico: vedei a conexão com silicone e coloquei um protetor metálico no motorzinho. Sempre funcionou...

allan.deb
24/01/2008, 01:17
foi o que me falaram,sou novo no ramo 4x4,nao cheguei nem a usar a tração,pois ja comprei com defeito,estou montando a tração agora.

dudas_308w
24/01/2008, 14:25
quando eu levo no posto, coloco um saco plastico vedando a CT inteira, com motor de acionamento e chicote. Jah vi varios post nesse e outros forums gringos falando a mesma coisa. O Edin lembrou bem, no site da propria Ford (club dos pickapeiros?) havia um post sobre como o figura adaptou uma maquina de vidro de algum carro p/ fazer a vez do motor. Haviam ateh fotos mostrando o serviço. E ficou bom, pois dentro da cabine havia apenas uma manivela no chao.
A turma que conhece fibra podia bolar uma caixa estanque p/ a CT, ne?
abs

SERGIO GOMES
02/04/2008, 19:56
Ola Amigo

O Motorzinho Da Tanto Problema Por Causa De Uma Pista De Contacto Que Tem Na Trazeira Dele E Não Por Causa De Agua Ou Produtos Quimicos.existe Uma Solução Até Simples Vc Substitui A Placa Que Contem As Pistas De Contacto Original Por Uma Outra Com Pista De Metalica Pq A Original As Pistas De Contacto é Um Outro Material Condutor De Energia Que Parece Uma Tinta E Com O Tempo Desgasta E Ja Adaptei Alavanca Tambem Fazendo Um Sistema De Rondana E Cabos E Uma Alavanca De Freio De Mão Do Gol No Meio Dos Bancos Ai é Bem Mais Complicado Mais Se Vc Optar Por Esta Opção Posso Te Passar Um Progetinho Do Esquema

Paulo Cross Lander
19/06/2008, 22:38
Amigo Sergio Gomes gostaria de receber esquema de adaptação de alavanca manual para acinar tração 4x4.
Meu email é pcbpcbpcb@ig.com.br
atecipadamente agradeço.

Tio Eddie
20/06/2008, 09:24
Bem,

A Milona possui o acionamento da tração por alavancas, mas é mosca branca de olhos azuis e cílios rosa....

Na verdade parece simples, uma vez que a alavanca de tração aciona um trambulador direto na CT Borg Werner.

Infelizmente não tenho fotos da CT desmontada.

Se eu puder ajudar em algo, estou as ordens.

Abraços

Eddie

Edintruder
20/06/2008, 10:25
Tio Eddie, desmonta o painel e cola primeiro com Super Bonder e por trás cola com durepóxi. Só ficam as marcas das rachaduras, bem melhor que Fita-Tape... eheheh!
Se tiveres paciência pinta a peça de plástico com tinta spray mesmo que esconde até as marcas das peças unidas pela cola.

Tio Eddie
20/06/2008, 22:19
Putz Edi

Quando comprei a Milona o painel estava (ainda está) todo F.... e eu achei que ia ser fácil achar um em bom estado num desmanche da vida....doce ilusão.....

Estou procurando com um amigo que tem uma revenda de autopeças um genérico da vida, mas completo....enquanto isso, já me acostumei com o painel quebrado e rangendo, apesar da minha esposa sempre me lembrar que a Milona precisa de um painel novo e de um banho de tinta...rsrsrs

Fora estes detelhes, a mecânica 100% e pronta para ir onde a imaginação e o bolso permitirem...

De qualquer modo, agradeço as sugestões...

Abraços

Eddie

P.S. O sliver tape e as demais fitas já foram devidamente substituidos, mas o painel como um todo ainda não.

Edintruder
21/06/2008, 10:34
Um tio meu comprou uma Silverado e o painel estava com os suportes quebrados. Ele mandou num cara que conserta retrovisores e pára-choques que fez os suportes novos e fez uma pintura no painel que ficou igual a um novo. Realmente não diz que o painel estava quebrado e com marcas de desgaste.
É uma sugestão...

Gugu7
21/06/2008, 17:52
Bem,

A Milona possui o acionamento da tração por alavancas, mas é mosca branca de olhos azuis e cílios rosa....

Na verdade parece simples, uma vez que a alavanca de tração aciona um trambulador direto na CT Borg Werner.

Infelizmente não tenho fotos da CT desmontada.

Se eu puder ajudar em algo, estou as ordens.

Abraços

Eddie
Não achei que a Milona ficou essas coisas de esquisito como vc fala.Afinal as maioria das picapes possuem mesmo duas alavancas.
Só que eu não adaptaria a Ranger se fosse o Allan. Consertava o sistema original mesmo.
A minha Ex-Ranger CD 98 2.5, comprei de um amigo que a possuia a 3 anos, usei mais 1 e 1/2 e nunca deu problema nenhum no acionamento elétrico. Porém, no meu caso usava a vtr apenas na estrada e em dunas aqui pelo nosso litoral, nunca passei em rios ou lamas.

No caso da Milona, surgiu algum problema depois de adaptada??

leoestevam
02/07/2008, 12:33
Bom como já comentei algumas vezes alqui no forum, quando comprei a Federette, F1000 4x4 94, ela tinha o acionamento elétrico, como a maioria absoluta das F1000 4x4, estava com problema no motorzinho, porém achei por incrível que pareça uma caixa de transferência original com acionamento por alavanca.

Como o Tio Eddie falou, achar uma F1000 com acionamento por alavanca já é complicado, achar uma caixa de transferência com acionamento manual a base de troca foi uma cagada do tamanho do mundo.

Mas fica aí a dica, procure em desmanches de Sampa e Rio que de repente vc acha.

Ligue no seguinte telefone: (61)3372 9022, e fale com Noguinha, foi o mecânico que achou essa caixa pra mim, ele conhece muita gente, quem sabe ele não conhece outro.

Outra dica é procurar por uma caixa de transferência manual de Bronco. Não sei se a caixa é a mesma, mas sei que a alavanca é igualzinha.

Realmente os problemas são os mesmos, o Painel da minha também estava todo quebrado, e fui garimpando até conseguir colocá-lo no jeito, ainda falta a moldura do A/C e som que ainda está quebrada mas pelo menos está encaixada, mas é uma rangeção danada.
abraços

Leo
Zulim CJ5 68
Federette (F1000 4x4 94)

Ninguem
15/09/2011, 14:51
Olá pessoal, tambem tenho problemas com a tração da minha F1000, tive azar, da primeira vez um motorista a quem emprestei o carro para fazer uma viagem apertou o botão da tração reduzida que era original como carro em movimento, pronto, maior merda do mundo, depois desse fdp, a tração nunca foi a mesma. Depois como as peças são muito difíceis de achar, fui em uma oficina onde adaptaram peças da tração do troller, até ai tudo bem, funcionou, mas com pouco tempo deu problema novamente, hoje ela esta com problema na CT, não ta acionando a tração 4x4 reduzida, cheguei a conclusão que vou ver se consigo adaptar a 4x4 por alavanca, tem menos dor de cabeça.

Ninguem
15/09/2011, 14:55
Bom como já comentei algumas vezes alqui no forum, quando comprei a Federette, F1000 4x4 94, ela tinha o acionamento elétrico, como a maioria absoluta das F1000 4x4, estava com problema no motorzinho, porém achei por incrível que pareça uma caixa de transferência original com acionamento por alavanca.

Como o Tio Eddie falou, achar uma F1000 com acionamento por alavanca já é complicado, achar uma caixa de transferência com acionamento manual a base de troca foi uma cagada do tamanho do mundo.

Mas fica aí a dica, procure em desmanches de Sampa e Rio que de repente vc acha.

Ligue no seguinte telefone: (61)3372 9022, e fale com Noguinha, foi o mecânico que achou essa caixa pra mim, ele conhece muita gente, quem sabe ele não conhece outro.

Outra dica é procurar por uma caixa de transferência manual de Bronco. Não sei se a caixa é a mesma, mas sei que a alavanca é igualzinha.

Realmente os problemas são os mesmos, o Painel da minha também estava todo quebrado, e fui garimpando até conseguir colocá-lo no jeito, ainda falta a moldura do A/C e som que ainda está quebrada mas pelo menos está encaixada, mas é uma rangeção danada.
abraços

Leo
Zulim CJ5 68
Federette (F1000 4x4 94)


a moldura do painel do radio e ar-condicionado.....
Moldura Painel Do Radio Ford F-1000 F-4000 F-12000 1993 À 98 - R$ 35,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198732263-moldura-painel-do-radio-ford-f-1000-f-4000-f-12000-1993-98-_JM)

Edintruder
15/09/2011, 19:49
Ninguém, manda num mecânico bom de adaptação e manda abrir a CT. É só tirar o cardam traseiro e sacar a tampa da CT. Com ela fora, manda ele estudar o comando dos garfos por uma alavanca. O sistema original de alavancas é pelo lada da CT, na peça que ficará fixa na caixa de marchas, mas já vi adaptação aonde o comando é pelo mesmo eixo original, porém ele é deslizante.

bruntins
16/09/2011, 19:56
na minha resolvi assim segue fotos

bruntins
16/09/2011, 19:58
ta funcionando perfeitamente 4x4 hi 4x4 reduzido
espero que ajude
bruno