PDA

Ver Versão Completa : Folga na direção do Samurai!



Flavio Rodrigues
16/03/2004, 15:00
Prezados gurus do 4x4:

É possível eliminar a folga na direção do samurai 97?? se não for possível, qual a folga dentro do limite de normalidade?

abraços :D

billj
16/03/2004, 16:40
Não deveria existir folga nenhum, pelo menos nada perceptível ao dirigir o jipe. Verifique os pivôs, os rolamentos e a caixa......

marcelopmoura
09/01/2006, 22:17
Billij,

O meu tb tem uma pequena folga, mas completmente aceittável, pois soh aparece com o jipe parado. Mas apareceu essa semana uns batidos (toc-toc) embaixo do volante, como se estivesse solto ou com uma grande folga de sustentação, mas só aparece em solavancos do jipe, tipo desnível de pista, lomabada etc. O que vc acha q pode ser :?:

Valeu!
Abraço

Mineiro do Cerrado
18/01/2008, 15:11
Pessoal,

Sigo tentando arrumar as impericias (para não falar: cagadas!) que sobraram em meu samuka depois que meu pai resolveu levar ele para passear em um "mechânico"... :putz::putz::putz:
Pelo visto vou passar as férias brincando de desmontar o samuka!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

A de hoje é a direção que esta com uma folga parecendo willys desleichado...:roll:
Alguém já teve esse problema?:?:
Preciso de uma dicas de como resolver antes de meter a chave e colocar o sistema de direção abaixo!:?:

Abraços

Do Mineiro, morando no amazonas e de férias em Minas! Caba não mundão!!!

nanito
18/01/2008, 15:45
Pessoal,

Sigo tentando arrumar as impericias (para não falar: cagadas!) que sobraram em meu samuka depois que meu pai resolveu levar ele para passear em um "mechânico"... :putz::putz::putz:
Pelo visto vou passar as férias brincando de desmontar o samuka!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

A de hoje é a direção que esta com uma folga parecendo willys desleichado...:roll:
Alguém já teve esse problema?:?:
Preciso de uma dicas de como resolver antes de meter a chave e colocar o sistema de direção abaixo!:?:

Abraços

Do Mineiro, morando no amazonas e de férias em Minas! Caba não mundão!!!
No samuca eu não sei, mas no vitara a folga se resolve afrouxando uma porca bitola 17 e apertando um parafuso que essa porca segura. Se o aperto do parafuso está no máximo, acredito que esteja na hora de trocar reparos do setor. Eu fiz troca de reparo e todo o resto que tava com defeito no setor da minha DH e ficou jóia. DH sem folga, com retorno ágil que nem 0km!!

[]´s

Mineiro do Cerrado
18/01/2008, 17:09
Nanito,

Onde está localizada esta porca no seu vitara!?:pensativo::pensativo::pensativo:

Alguém ai sabe se é a mesma cx de direção?

Se for só isso Beleza! Sábadão tem piscinão de lama pra mulecada 2ª edição!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Valeu pela dica vou olhar....

Ronaldo B.
18/01/2008, 19:54
A de hoje é a direção que esta com uma folga parecendo willys desleichado...:roll:
Alguém já teve esse problema?:?:
Preciso de uma dicas de como resolver antes de meter a chave e colocar o sistema de direção abaixo!:?:


Vc tem certeza que a folga da direção está na caixa ???

A direção do samurai tem uma pequena folga que é original de fábrica, desmontar a cx de direção não é difícil, dá mais tabalho tirar recolocar que desmontar a própria caixa, principalmente se o seu samurai tive ar condicionado. Eu retirei, desmontei, limpei, troquei o óleo, montei, reintalei e ajustei a cx de direção do meu samurai em casa. Uma dica é marcar a posição do pitman antes de tirar ele e recolocar na mesma posição, e não apertar muito o parafuso de ajuste da caixa, esse ajuste é melhor fazer com a caixa instalada.

[]´s

Mineiro do Cerrado
19/01/2008, 16:54
Ontem acabei me enrolando e hoje vai ser igual!
Tenho um diabo de uma formatura para ir com whisky, cerveja, vinho e engove de graça!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vou tentar apertar este parafuso, mandar alinhar e até dar banho na viatura a viatura! Só para enlamear ela no Carnaval...:mrgreen:

Se não precisar tirar a caixa de direção do lugar melhor assim. Meu samuka tem Ar!!! Isso quer dizer que vai ser aquela função desmontar....:putz::putz::putz:

Essa dica de marcar o lugar é boa... :concordo: Valeu!

Abraços

Juninho inimigo
19/01/2008, 23:56
se de tudo der errado tenho um setor deste em BH p vender.
Tambem tenho diferenciais traz e diant ( usados).

cacanakagi
26/10/2008, 19:22
Ontem acabei me enrolando e hoje vai ser igual!
Tenho um diabo de uma formatura para ir com whisky, cerveja, vinho e engove de graça!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vou tentar apertar este parafuso, mandar alinhar e até dar banho na viatura a viatura! Só para enlamear ela no Carnaval...:mrgreen:

Se não precisar tirar a caixa de direção do lugar melhor assim. Meu samuka tem Ar!!! Isso quer dizer que vai ser aquela função desmontar....:putz::putz::putz:

Essa dica de marcar o lugar é boa... :concordo: Valeu!

Abraços
Fala Mineiro do cerrado... Blz cara... olha, o problema da folga na direção no Samurai é super simples cara(Se for o mesmo probl. q o meu teve). Se estiver de frente para o Samuka com o capô aberto, olhe atrás do farol e vai encontrar a caixa de direção. Vai ter uns 3 ou 4 parafusos por cima dela. Como regular: nestes parafusos, olhando por cima, vai ter um só que dá pra encaixar a chave de fenda. Então coloque a chave de fenda nele e solte a porca que está nele. Depois de soltar uns 2 ou 3mm, comece a apertar a chave de fenda até sentir que ela está firme (sem apertar demais senão vai forçar muito as engrenagens fazendo com q estas sofram um desgaste maior num curto espaço de tempo). Depois de apertar o parafuso é só apertar a porca travando o parafuso na caixa de direção. O pessoal chama isso de regulagem do setor de direção.

Poc
26/10/2008, 20:18
Fala Mineiro do cerrado... Blz cara... olha, o problema da folga na direção no Samurai é super simples cara(Se for o mesmo probl. q o meu teve). Se estiver de frente para o Samuka com o capô aberto, olhe atrás do farol e vai encontrar a caixa de direção. Vai ter uns 3 ou 4 parafusos por cima dela. Como regular: nestes parafusos, olhando por cima, vai ter um só que dá pra encaixar a chave de fenda. Então coloque a chave de fenda nele e solte a porca que está nele. Depois de soltar uns 2 ou 3mm, comece a apertar a chave de fenda até sentir que ela está firme (sem apertar demais senão vai forçar muito as engrenagens fazendo com q estas sofram um desgaste maior num curto espaço de tempo). Depois de apertar o parafuso é só apertar a porca travando o parafuso na caixa de direção. O pessoal chama isso de regulagem do setor de direção.

Com esta receitinha de bolo, até eu vou regular o meu.
[]s.

maaro
30/10/2008, 10:41
Fala Mineiro do cerrado... Blz cara... olha, o problema da folga na direção no Samurai é super simples cara(Se for o mesmo probl. q o meu teve). Se estiver de frente para o Samuka com o capô aberto, olhe atrás do farol e vai encontrar a caixa de direção. Vai ter uns 3 ou 4 parafusos por cima dela. Como regular: nestes parafusos, olhando por cima, vai ter um só que dá pra encaixar a chave de fenda. Então coloque a chave de fenda nele e solte a porca que está nele. Depois de soltar uns 2 ou 3mm, comece a apertar a chave de fenda até sentir que ela está firme (sem apertar demais senão vai forçar muito as engrenagens fazendo com q estas sofram um desgaste maior num curto espaço de tempo). Depois de apertar o parafuso é só apertar a porca travando o parafuso na caixa de direção. O pessoal chama isso de regulagem do setor de direção.

No meu deu certo!!!!


Valeu!!!!

delboni
10/12/2008, 23:18
No samuca eu não sei, mas no vitara a folga se resolve afrouxando uma porca bitola 17 e apertando um parafuso que essa porca segura. Se o aperto do parafuso está no máximo, acredito que esteja na hora de trocar reparos do setor. Eu fiz troca de reparo e todo o resto que tava com defeito no setor da minha DH e ficou jóia. DH sem folga, com retorno ágil que nem 0km!!


Oi Nanito. A direção do meu Vitara está com uma folguinha e reparei que há um vazamento no setor (não sei se óleo, fluído ou ambos). Como funciona esse reparo no setor? Serviria para o problema do vazamento?

marcelmarini
12/04/2009, 09:45
Vou aproveitar a dica também....
Obrigado!!!

Helio Gomes Lentz Junior
12/04/2009, 10:39
Mineiro,

Verifica que pode ser também aquelas cruzetas que ficam no eixo que liga o setor a coluna de direção, o meu deu folga lá...
Eu vi seu Samurai na oficina do Evandro trocando o kit de embreagem... o meu também estva lá, é aquele canvas vermelho.

Abraço,

Mineiro do Cerrado
13/04/2009, 16:41
Mineiro,
Verifica que pode ser também aquelas cruzetas que ficam no eixo que liga o setor a coluna de direção, o meu deu folga lá...
Eu vi seu Samurai na oficina do Evandro trocando o kit de embreagem... o meu também estva lá, é aquele canvas vermelho.
Abraço,

Helio,

Ví o seu canvas lá!
Devo voltar lá no Evandro esta semana para dar mais uma mexida no Samuka antes de encarar as trilhas com o moçada!
Achei jóia saber que tem mais samukas na área, pois assim podemos trocar informações sobre peças e adptações mais facilmente!!!

Abraços enormes...

Márcio Magalhães
13/04/2009, 18:16
Olá,

E sobre a pergunta do reparo, alguma luz?

[]´s,

brunogjrx
09/09/2012, 17:08
Caros jipeiros, estou enfrentando um problemão com meu samurai, comprei ele com o motor batido, fiz o motor e ele tem apresentado uma folga muito grande na direcao, as rodas ficam indo da direita para esquerda muito rapido de 60 a 75 km/h já fiz desempeno de rodas, 4 balanceamentos, mas parece que so piorou!!!

Alguem ai tem alguma solucao?





No meu deu certo!!!!


Valeu!!!!

gustavo 4x4
09/09/2012, 22:33
Caros jipeiros, estou enfrentando um problemão com meu samurai, comprei ele com o motor batido, fiz o motor e ele tem apresentado uma folga muito grande na direcao, as rodas ficam indo da direita para esquerda muito rapido de 60 a 75 km/h já fiz desempeno de rodas, 4 balanceamentos, mas parece que so piorou!!!

Alguem ai tem alguma solucao?

galera, tbm tive folga na direçao do meu samurai, mas isso é aceitavel em um jipe sem DH, mas é minima coisa, as folgas que tm na direçao do samurai, normalmente vem da caixa setor, e normalmente é a borracha que esta gasta, mas isso é só cortar uma borracha de pneu, ou uma velha, e colocar no lugar, que ta resolvido.

bruno, da uma verificada nos pivos, e na barra e amortecedor de direçao, se nao estao com folgas ou trincados,..

abrs..

gustavo 4x4
09/09/2012, 22:43
Caros jipeiros, estou enfrentando um problemão com meu samurai, comprei ele com o motor batido, fiz o motor e ele tem apresentado uma folga muito grande na direcao, as rodas ficam indo da direita para esquerda muito rapido de 60 a 75 km/h já fiz desempeno de rodas, 4 balanceamentos, mas parece que so piorou!!!

Alguem ai tem alguma solucao?

galera, tbm tive folga na direçao do meu samurai, mas isso é aceitavel em um jipe sem DH, mas é minima coisa, as folgas que tm na direçao do samurai, normalmente vem da caixa setor, e normalmente é a borracha que esta gasta, mas isso é só cortar uma borracha de pneu, ou uma velha, e colocar no lugar, que ta resolvido.

bruno, da uma verificada nos pivos, e na barra e amortecedor de direçao, se nao estao com folgas ou trincados,..

abrs..

brunogjrx
09/09/2012, 23:43
galera, tbm tive folga na direçao do meu samurai, mas isso é aceitavel em um jipe sem DH, mas é minima coisa, as folgas que tm na direçao do samurai, normalmente vem da caixa setor, e normalmente é a borracha que esta gasta, mas isso é só cortar uma borracha de pneu, ou uma velha, e colocar no lugar, que ta resolvido.

bruno, da uma verificada nos pivos, e na barra e amortecedor de direçao, se nao estao com folgas ou trincados,..

abrs..

Suas rodas tambem balançavam quais foram os sintomas que enfrentou?

crangel
10/09/2012, 00:00
Bruno, eu também passei por isso com o meu Samurai e era apenas folga da caixa de direção que tambem não aceitou mais regulagem e foi só trocar e caso resolvido.
Se tiver tel de contato, favor enviar para meu email crangel19@hotmail.com.

Valeu!!!

brunogjrx
10/09/2012, 01:07
Bruno, eu também passei por isso com o meu Samurai e era apenas folga da caixa de direção que tambem não aceitou mais regulagem e foi só trocar e caso resolvido.
Se tiver tel de contato, favor enviar para meu email crangel19@hotmail.com.

Valeu!!!


Amigo suas rodas tambem iam de um lado para o outro? trocou a cx de direcao ou os reparos?

Muito obrigado

crangel
10/09/2012, 01:25
Amigo suas rodas tambem iam de um lado para o outro? trocou a cx de direcao ou os reparos?

Muito obrigado

Bruno no meu caso a direção apresenta uma folga de mais de 90graus impossibilitando andar com velocidade maior que 50km/h, pois a cada momento o carro partia hora pra esquerda e hora pra direita mas como disse o caso era a caixa de direção que foi trocada e problema resolvido.

gustavo 4x4
10/09/2012, 14:34
nao, no meu caso, era no setor mesmo, a borracha que estava gasta, as rodas nao giravam, a folga era no volante só..

mas faça o teste, com o carro parado, peça para alguem ficar tocando no volante, até a folga, e voce olha onde esta a folga, se é nos pivos, barra de direçao, ou se eles nao mecherem, e só mecher o volante, ai é no setor.
é simples, é só mecher o volante e pedir pra alguem olhar onde esta a folga..

brunogjrx
10/09/2012, 15:09
Bruno no meu caso a direção apresenta uma folga de mais de 90graus impossibilitando andar com velocidade maior que 50km/h, pois a cada momento o carro partia hora pra esquerda e hora pra direita mas como disse o caso era a caixa de direção que foi trocada e problema resolvido.


Perfeito vou levar agora num amigo meu que trabalha com caixa de direcao, o meu fica vibrando muito rapido o volante de um lado para o outro e as rodas tambem. Parece ate que esta com o balanceamento muito errado.

Muito obrigado.

brunogjrx
11/09/2012, 20:03
Bruno no meu caso a direção apresenta uma folga de mais de 90graus impossibilitando andar com velocidade maior que 50km/h, pois a cada momento o carro partia hora pra esquerda e hora pra direita mas como disse o caso era a caixa de direção que foi trocada e problema resolvido.

Descobri finalmente o problema!!! É a ponteira, mas e agora onde eu acho uma dessas? encontrei uma semelhante de d-20 mas a rosca tem um mm a mais. estou pensando em tornear.

Alguem sabe onde achar esta ponteira?

rogeriomasih
11/09/2012, 20:38
conferiu se não tem na suzucar?

brunogjrx
11/09/2012, 21:04
conferiu se não tem na suzucar?


Sim ja estou quase comprando, mas quero ver opcoes, tem?

brunogjrx
12/09/2012, 01:01
Terminal Ponteira Direcao Le Suzuki Samurai 1991 Ate 1999 - R$ 28,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431480213-terminal-ponteira-direcao-le-suzuki-samurai-1991-ate-1999-_JM#questionText)


por 28,00

gustavo 4x4
12/09/2012, 13:52
falei que era o pivo, mas o q houve? ele estava gasto? trincado? com folga?

cara, poem logo a original do samurai, nao se faz gambiarra em sistema de direçao, nao faz isso, compra a original do samurai, poem no lugar, e sempre que voltar de uma trilha faz uma revizao nessas partes..

valeu

brunogjrx
12/09/2012, 14:03
Já este do ML vou testar esta muito barato, porem estou pensando em adaptar um igual do c-10 refazendo o parafuso.

A ponteira estava muito gasta e a borracha nem funcionava mais.

Aprendemos mais uma... Comprei bem e acho q amanha mesmo esterei colocando.

Obrigado.

gustavo 4x4
12/09/2012, 16:12
resolvido entao, mas o certo nao é adaptar nestes casos, mas se servir bem, vai fundo..

rogeriomasih
12/09/2012, 23:01
no meu caso, o problema foi naquele terminal com a rosca invertida. Acabei comprando um de vitara e levando para um torneiro trocar a parte da rosca do novo pelo antigo. Ficou bom e está rodando já faz algum tempo.

Wagnerlobao
04/07/2019, 12:38
Nanito, bom dia!!! Onde fica essa porca 17 no jlx?