PDA

Ver Versão Completa : Uso do guincho



fpandur
11/06/2004, 20:11
Olá PessoALL

Uma dúvida: quando estou puxando outra viatura com o meu guincho, posso ajudar tracionando com meu próprio Jeep ? Não sei onde li ou ouvi que não se deve usar o cabo do guincho como "cinta". Mas é que tenho percebido que em algumas situações, se eu engatar a ré e ajudar a tracionar com o motor do CJ, até alivia um pouco p/ o guincho, no sentido que o veículo que está sendo puxado se movimenta um pouco, ajudando o guincho.

A minha dúvida é se não estou comprometendo os componentes do meu guincho (elétrico) ou encurtando a vida útil do cabo, roletes, tambor, redutor, etc. :roll:

Abraços

Wallace
11/06/2004, 21:17
Não deveria ajudar com o veiculo não pelos motivos que você mesmo citou...

NeRo
12/06/2004, 13:56
Só adicionando...

O guincho foi projetado para FAZER força e não para SOFRER força... como você mesmo disse e o Wallace confirmou, estará comprometendo os sistemas do mesmo. Se quer aliviar o trabalho do guincho, use patesca.

Se precisar, ancore sua viatura numa árvore ou em outra viatura...

[]s

elcio
14/06/2004, 12:59
Olá PessoALL

Não sei onde li ou ouvi que não se deve usar o cabo do guincho como "cinta".
Abraços

se vc se refere a usar o cabo do guincho e coloca-lo direto numa arvore por exemplo, NUNCA faça isso. abrace a arvore com uma cinta de nylon e o cabo do guincho conectado a cinta.
so use o cabo diretamente nos pontos de ancoragem nao naturais, desses que vc faz enterrando o estepe no chao, aquelas pás de ancoragem vendidas em lojas off-road ou em outro veiculo.

[]´s

p.s. a arvore ta ai pra ajudar, nao precisa acabar com ela pra isso.

Eduardo Chaves
14/06/2004, 21:38
Sem contar que desta forma vc condena o cabo...

[]'s...

Nando
15/06/2004, 09:33
Uma vez puxei um gurgel com pneu estourado la na entrada do pinheirinho (nunca imaginei que aquele carrinho chegasse onde estava) apenas com o cabo do guincho, coloquei o freio e fui dando ré, sem acionar o guincho. Foi bem tranquilo e não acredito que tenha forçado nada a não ser um pouco o freio. Fiz isso pq não tinha angulo para usar o guincho decentemente e não estava afim de fazer malabarismo para rebocar os coitados, e tb tem que levar em conta que o carro era levinho levinho, se fosse um Engesa acho que seria outra historia...

( )s

fpandur
15/06/2004, 09:48
PessoALL

Eu sei que não se deve amarrar o cabo direto na árvore, nem passar o gancho sobre o próprio cabo. :roll: Não foi isso que falei na 1ª mensagem ....

A minha dúvida é se poderia ajudar o guincho com o motor da viatura. Mas pelo que falaram, deve-se evitar fazer isso.

Abraços e obrigado a todos !

fabioaguilera
16/01/2007, 22:00
Amigos

Meu cérebro não é dos mais priviegiados, principalmente no que se refere ao off-road (novato). Mas acho que não faz mto sentido esse negócio de prejudicar o guincho dando ré com o jipe por uma razão mto simples: O sentido e os pontos de aplicação da força são exatamente os mesmos.

Dando ré ou acionando o motor do guincho as forças são aplicadas das mesma maneira nos mesmos pontos.

A única ressalva que vejo é que o guincho aplicaria no máximo a sua própria capacidade de tração (4500lb no meu caso) sobre as fixações. Se eu puxar algo usando o cabo do guincho travado dando ré certamente a força aplicada sobre estes pontos será muito superior às 4500lb de capacidade do guincho. Some o peso do carro + resistência do enrosco + inclinações.

Tô falando asneira?

NeRo
17/01/2007, 05:21
Fala Fabio... é como está dito lá em cima, o bicho é feito pra fazer força e não sofrer força.
No guincho a força é gradual, não tem trancos... se usar como cabo de reboque você tá dando tranco por menor que seja. É tudo feito pra puxar, não pra segurar.

Um guincho custa uma nota... mais barato comprar uma cinta.

Walter Carlos Brossel
17/01/2007, 08:56
Uma vez puxei um gurgel com pneu estourado la na entrada do pinheirinho (nunca imaginei que aquele carrinho chegasse onde estava) apenas com o cabo do guincho, coloquei o freio e fui dando ré, sem acionar o guincho. Foi bem tranquilo e não acredito que tenha forçado nada a não ser um pouco o freio. Fiz isso pq não tinha angulo para usar o guincho decentemente e não estava afim de fazer malabarismo para rebocar os coitados, e tb tem que levar em conta que o carro era levinho levinho, se fosse um Engesa acho que seria outra historia...

( )s

Caro Nando,
Prá isso existe cinta. O guincho não foi feito para ser usado dessa forma.
Além disso, evite "puxar" outros carros de ré. Além de ser uma marcha mais fraca e forçar totdo o sistema, as homocinéticas agradecem.

leovalle
17/01/2007, 12:26
Amigos

Meu cérebro não é dos mais priviegiados, principalmente no que se refere ao off-road (novato). Mas acho que não faz mto sentido esse negócio de prejudicar o guincho dando ré com o jipe por uma razão mto simples: O sentido e os pontos de aplicação da força são exatamente os mesmos.

Dando ré ou acionando o motor do guincho as forças são aplicadas das mesma maneira nos mesmos pontos.

A única ressalva que vejo é que o guincho aplicaria no máximo a sua própria capacidade de tração (4500lb no meu caso) sobre as fixações. Se eu puxar algo usando o cabo do guincho travado dando ré certamente a força aplicada sobre estes pontos será muito superior às 4500lb de capacidade do guincho. Some o peso do carro + resistência do enrosco + inclinações.

Tô falando asneira?

Sim

O problema é que o motor vai puxar mais forte que o guincho aguenta e o carretel vai acabar girando ao contrário, condenando o freio automático.

Wallace
17/01/2007, 12:45
E normalmente quando o guincho não puxa ele esta com o freio dele acionado.
O que voce quer fazer pode detonar o freio do guincho.
Já cheguei a usar guincho HDW na Cherokee para ajudar a fazer peso para uma Defender 110 que estava puxando outra 110 da lama, para a primeira não ser arrastada para cima da segunda, mais ai acionavamos os guinchos juntos. Ai a 110 na lama minha e 110 no meio ficava parada e minha Cherokee ia para cima da 110 do meio.
Eu tinha que acionar meu guincho justamente para não danificar o meu guincho. O mesmo poderia ser feito com uma cinta de forma mais facil de segura, mas estavamos fazendo demostração num curso de off-road.

Nivoide
17/02/2007, 18:08
Se vc ler em qq manual de guincho verá que isso gera esfoços maiores que o sprojetados e pode ocorrer quebras...