Ver Versão Completa : Reservatório de Água no bagageiro
Pessoal, planejo uma viagem pra Ushuaia em janeiro de 2009, e estou preparando o jipe para a jornada.
Uma coisa que eu vi em São Paulo (no Pacaembú) foi um tubo de PVC no bagageiro do teto de uma toyota, que serve pra levar água. alguém sabe como posso fazer um?
abraços
diogoandre
18/01/2008, 00:57
arruma um tubo do tamanho do bagageiro, fecha as duas pontas e poe uma torneira em baixo e uma abertura com tampa em cima.... tudo se compra em lojas comuns...
nunca vi isso, mas deve ser assim...
Quando o assunto é bagageiro, tome cuidado com duas coisas que normalmente são negligenciadas: alteração do centro de gravidade do veículo e movimentação de carga.
Quanto maior for o peso sobre o teto pior a estabilidade do veículo, e não só em curvas e não só em velocidade, e um determinado peso no teto oferece maior influência (negativa) sobre a estabilidade do que se instalado no porta-malas, portanto, sempre que possível deve-se reservar para o teto aquilo que é volumoso, já que o volume oferece maior influência na aerodinâmica e não tanto na estabilidade (dentro de certos limites, é claro).
Quanto à água, o ideal é transportar em local o mais baixo possível, e se for o caso prover seu uso através de bomba elétrica (em caso de chuveiro, por exemplo) e não se deixar levar pela falsa impressão de peso, já que um reservatório com (mísero) 1m X 1m X 10cm representa algo em torno de 100kg.
Outro cuidado a ser tomado tem a ver com o reservatório propriamente dito, que dependendo do formato deve ser provido de um ou mais "quebra-onda", que tem a função de atenuar o deslocamento da água quando o veículo estiver em movimento.
Consumo de água em longas jornadas é algo muito imprevisível, e se tomar como base o reservatório acima, com 10 litros a menos, serão 90 quilos se deslocando ao sabor das frenagens e curvas, o que chega a ser pior do que se estivesse cheio.
Uso de tubo plástico para o armazenamento (e quando não totalmente cheio) tem lá sua vantagem em curvas, mas também requer seus cuidados, já que dependendo do material empregado e do comprimento (e sem quebra-onda) em caso de frenagem de pânico pode se desintegrar pelo efeito ariete, ocasionando a perda do precioso líquido ou, no mínimo, um belo susto aquoso. :-)
.
Uma aula e tanto!!!!
Muito obrigado!
Vou providenciar galões para colocar no porta malas mesmo...
Abraços
Lucas Nassif
18/01/2008, 14:13
Não sei se posso ajudar, mas fiz algo parecido na Hilux.
Minha idéia e a do meu pai sempre foi colocar um reservatório de água na caçamba para quando fossemos à praia, limpar tudo sem sujar o carro de areia. :razz:
Como a viagem que fiz pra praia era longa, resolvemos colocar isso em prática.:eek:
Nada melhor do que depois da praia, abrir a caçamba, lavar os pés, as mãos e entrar pro carro sem sujar tudo de areia. :dance:
Bom, pegamos uma "bambona" de 30 lts, comprei uma bomba de água tamanho médio (daquelas usadas em TANQUES [e não aquários :mrgreen:]). Coloquei a bomba no fundo da bambona, liguei um tubo de pvc da saída da bomba até o registro, que foi rosqueado na tampa.
Fiz uma passagem do fio da bomba pela tampa e usei um Conversor 110v/12v pra ligar a bomba na tomada 12v que instalei na caçamba.
Pronto! Solução simples e não muito cara.
A maior gambiarra disso tudo foi prender ela lá dentro. Como não tava com muita pra paciencia pra pensar em fazer um suporte, comprei uma "coleira" de cavalo e dei uma volta na bambona e amarrei nos ganchos da caçamba!! Tá lá até hoje, mesmo após 5.500 km rodados!! :palmas: :twisted:
O sistema todo funcionou perfeitamente durante toda a viagem. Dava até pra bombear agua dali direto pro reservatorio de água do limpador de parabrisa traseiro.:palmas:
Fica aí uma idéia.
Abrs,
Lucas Nassif.
Gustavo A.
19/01/2008, 09:46
Muito interessante Lucas, tem como por umas fotos?
Abraço!
Vejo que vcs. são habilidosos. Dirijo Suzukis há vários anos. Já tive 04. Atualmente tenho um gran 06 cilindros, além de um corola. Gosto mais do gv. Estou pensando em mudar para hilux, ficando apenas com um carro. Preciso aumentar a altura do banco do motorista uns 10 cm além do ajuste máximo de fábrica. Porém, quero que o acréscimo seja progressivo, subindo e descendo (sistema eletrico), para que o acesso não fique muito alto e para que outras pessoas possam guiar o carro. Pergunto: 1 - O que acham da troca (jeep para caminhonete) 2 - Têm sugestão para o ajuste do banco? Alguma empresa? Abrs.
Lucas Nassif
02/02/2008, 23:02
Muito interessante Lucas, tem como por umas fotos?
Abraço!
Pô, so vi a mensagem hoje...foi mal!! :oops:
Segue algumas fotos.
:concordo: