PDA

Ver Versão Completa : chiadeira no px



binhocastro
17/01/2008, 22:40
galera... meu px finciona muito bem com o motor desligado... mas quando liga entra uma chiadeira e o squelch tem q ir la pra cima... prejudicando recpcoess distantes....

o que posso fazer pra melhorar isso ?

Sukys
18/01/2008, 01:16
Isso tem a ver com interferência eletromagnética, e normalmente tem como origem o sistema de ignição ou gerador (dinamo ou alternador) e a forma mais prática para identificar a origem é removendo a correia do gerador. Se com o gerador parado e o motor funcionando a interferência continuar, bingo, o problema é oriundo do sistema de ignição, que é o mais comum de ocorrer, diga-se de passagem.

Primeira providência que é válida para os dois casos: aterrar a carcaça do rádio. Na traseira do rádio geralmente existe uma lingueta (conector do tipo faston) que existe justamente para aterrar a carcaça, ou então um parafuso que serve para fixação, mas que também tem a função de aterramento.

Resolvendo o problema, um abraço, caso contrário:

Interferência de gerador normalmente é resolvida com a instalação de capacitor supressor de ruídos junto ao borne positivo do gerador, e dificilmente existe a necessidade de qualquer outro procedimento.

Interferência de sistema de ignição pode (ou não) se tornar mais complicado para resolver, e antes de qualquer coisa convém checar se não está havendo fuga de corrente pelos cabos de alta tensão, tampa do distribuidor ou bobina.
Daí pra frente não existe uma ordem a ser seguida já que a interferência pode ser eliminada (ou atenuada) com a utilização de cabos de vela supressivos E/OU conectores (chupetas) de vela também supressivos E/OU instalação de capacitor supressor de ruídos o mais próximo possível da entrada do fio de alimentação, bem junto ao rádio, E O/U capacitor supressor de ruídos junto ao borne negativo da bobina de ignição.

O tão falado capacitor supressor de ruídos nada mais é que um capacitor (também conhecido como condensador) de 100 a 400nf (nano Farad) com uns 400V de isolação, e para compra-lo é muito fácil, basta se dirigir à primeira loja de auto-peças e pedir para o balconista um condensador de distribuidor de fusca (de fusca por ser mais barato, mas pode ser de qualquer outro carro), já que todo condensador que existe em ignição por platinado também tem a função de eliminar interferência eletromagnética.

.

rctorrezam
29/03/2008, 11:33
Sukys,

Estamos discutindo o mesmo assunto em outro tópico.
Estou postando lá esta sua resposta, que me parece esclarecedora de que a situação não é tão simples de se resolver como estávamos discutindo.
Caso desejem unir esforços para a solução deste problema, que me parece que é de grande parte dos jipeiros, visitem o tópico abaixo.

Valeu a dica ! ! !

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon11.gif Rádio chiando com o motor ligado!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=575364#post575364

rctorrezam
06/04/2008, 11:53
Galera,

:dance: Resolvido o problema da Chiadeira no PX e no Toca-fitas ! ! !

:smile: Chegaram os cabos supressivos (8mm FCR, encomendados na ZEZO4X4) que estava aguardando, instalei e pronto. Ficou uma maravilha. Ale'm de nenhum dos aparelhos chiarem mais o motor ainda mudou o barulho, parece mais redondo.:mrgreen:


:discordo: Não tive problema nenhum de adaptação, como havia sido dito em outro tópico. Foi só tirar os velhos e colocar os novos. Existe o compatível com Willys.

:lol: Agora é só felicidade ! ! !

Ronaldo Petri
30/04/2008, 18:18
Pessoal, aproveitando o tópico, gostaria que me ajudasse com um pouco da experiência de vocês.
Não tenho muita experiência com PX, e possuo um cobra que já veio instalado quando peguei a rural. O rádio está funcionando, mas sempre chiou bastante, seja com o carro ligado ou desligado, por isso não é interferência, mas ele chia somente quando não há ninguém falando, quando alguém fala comigo ele para de chiar, e quando para de falar a chiadeira volta e tenho que ficar aguentando a chiadeira. Gostaria de saber se isso é normal.

binhocastro
01/05/2008, 17:08
sim.. eh normal...

porem.. existe um botao no radio... chamado "squelch".... q eh pra tirar esse chiado...

o certo eh vc ir subindo ele.. ateh o chiado sumir...

funciona como um filtro... o unico problema..eh q se o sinal de quem estiver falando com vc estiver mto fraco... vai ser filtrado b junto com o chiado...

flww

Ronaldo Petri
01/05/2008, 22:16
Valeu amigo! Dei uma checada neste botão e quando vou virando para sumir o chiado some inclusive o sinal, deve estar com algum defeito mesmo.

Obrigado!