Ver Versão Completa : CJ5 - Qual a temperatura correta?
Amigos,
Tenho um CJ5 61 com motor 6cc original e estou tendo dor de cabeça para descobrir se meu motor está trabalhando em uma temperatura superior ao normal ou é simplesmente meu marcador que não está bem aferido. Tentarei fazer um breve resumo do que está acontecendo:
Após uns 10 minutos andando com o jeep, a temperatura no marcador chega no meio, o que eu acho que deveria ser a ideal, mas andando por mais uns 20 minutos o ponteiro quase encosta na faixa vermelha e não desce mais. Eu paro o jeep, deixo ele ligado, abro o capô e teoricamente não está fervendo, pois consigo tocar na mangueira do radiador por alguns instantes. Se desligo o jeep, ele começa a vazar um pouco de água pelo ladrão(já troquei a tampa por duas vezes, e é o modelo original de 7 libras).
Levei o meu jeep no mecanico que colocou um aparelho de medição de temperatura a laser e o aparelho marca por volta de 87 graus quando o laser está apontado para a cebolinha da temperatura e por volta de 120 graus se apontado para o bloco do motor na altura do pistao.
O que me dizem? O motor esta trabalhando na temperatura normal?? será que é simplesmente um problema do marcador(que também troquei a pouco tempo, inclusive troquei tambem o regulador de tensao)?
obs: já troquei a bomba dágua e mandei abrir o radiador dos dois lados e varetar inteiro.
Estou querendo fazer uma viagem de 200 km com ele, mas estou inseguro com essa temperatura.
Ninguem Para Me "dar Uma Luz" !!!!
Lucas Nassif
19/01/2008, 11:40
Eu também estou com essa duvida. Recentemente coloquei um marcador da Cronomac, e ele está marcando perto dos 100°C. Quinta feira eu tirei ele do carro, lavei (tinha mta água no barro do radiador) e coloquei de novo. Agora vou observar.
Não tenho medidor separado para temperatura em meuCJ-5 1959 BF-161, isto é, utilizo o medidor que vem com o velocímetro original. Acho que o normal - nesse meu medidor, é a temperatura ficar no meio da escala (que não tem valores). Pelo menos é nesse ponto que ele fica quando o motor está em funcionamento há "alguns" minutinhos. Em marcha, quando em velocidade muito baixa, as vezes nem chega ao meio da escala. Mas quando acelero mais um pouco é no meio que fica, e as vezes passa um pouquinho, mas é só pegar um vento "pela proa", que a temperatura volta ao meio da escala. Agora... quanto é isso... isso eu não sei. Estou pensando em colocar um medidor específico para temperatura, e aí poderei te dizer algo mais útil.
Pedro-GO
19/01/2008, 23:18
Se desligo o jeep, ele começa a vazar um pouco de água pelo ladrão
amigo
isso ta parecendo junta queimada,
furo pequeno so joga ar na alta:pensativo: quando esquenta mais
Lucas Nassif
20/01/2008, 12:43
amigo
isso ta parecendo junta queimada,
Não não, isso acontece comigo também e com todos os jipeiros que não tem reservatório de expansão no Jeep.
Acontece que quando esquenta, a pressao lá dentro do radiador aumenta consideravelmente. Se não tiver uma "área de escape", o radiador explode.
Então essa "área de escape" é o ladrão, e como não tem o reservatório de expansão, a água é perdida, e tem que sempre ficar completando o nível.
Lucas,
Exatamente é isso que ocorre, não tem haver com junta queimada. Se quiserem melhorar esse sistema dá uma olhada nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287&highlight=vaso, é fácil de fazer e bem eficiente. Tenho no meu e funciona muito bem.
[s] refrigerados,
Lucas Nassif
20/01/2008, 20:50
Dizem que fica bom o reservatório de Corcel e de Opala.
Essa semana, se der tempo, vou fazer isso no meu, pois faz muita falta.
Junta queimada também acho que não é, pois o motor está "redondinho" , não falha e não perde potência.
Mas eu acho estranho porque se o ponteiro logo no início já subisse para proximo dos 100 graus como é o caso do Lucas, eu acreditaria que é o marcador que estaria descalibrado, mas se eu deixo o jeep parado em marcha lenta por, sei lá, meia hora, ele fica paradinho na marca do meio, como se estivesse na temperatura ideal, mas aí eu comeco a andar e passa mais uns 20 minutos o ponteiro sobe para próximo do limite e não desce mais....
Lucas Nassif
21/01/2008, 18:36
Junta queimada também acho que não é, pois o motor está "redondinho" , não falha e não perde potência.
Mas eu acho estranho porque se o ponteiro logo no início já subisse para proximo dos 100 graus como é o caso do Lucas, eu acreditaria que é o marcador que estaria descalibrado, mas se eu deixo o jeep parado em marcha lenta por, sei lá, meia hora, ele fica paradinho na marca do meio, como se estivesse na temperatura ideal, mas aí eu comeco a andar e passa mais uns 20 minutos o ponteiro sobe para próximo do limite e não desce mais....
Mas quando ele está na marcha-lenta, ele não esquenta tanto igual quando está andando.
Pode ser que ao forçar o motor (andar em giro mais alto) ele está esquentando mais que o normal. Ou o marcador está variando.
Antes de colocar o marcador da cronomac, o original do meu jeep marcava sempre 1/4 do marcador, isso na estrada. Aí, sempre que saía da estrada e parava o Jeep, o ponteiro ia pro talo e ficava lá por uns 20segundos e depois vinha descendo lentamente, até chegar novamente em 1/4!!
Com o marcador novo, isso já não acontece. Fica sempre no mesmo lugar, e quando varia, varia bem pouco.
Se vc já fez o teste com o termômetro do meca e não detectou nenhum superaquecimento, pode ser que o marcador esteja com problema. Se fosse possível, era bom vc arrumar um outro pra testar [a instalação é hiper-meca-easy-fácil] :mrgreen:
Abrs, com o BF nos 100°C!! :twisted:
jtaraborelli
21/01/2008, 19:34
tenho no meu jeep cj 1967 motor bf 161 6cc marcador cronomac de tenperatura,
fui sabado p/guaruja distancia 180k a temperatura nao ultrapasou os 80grau.
sobre o radiador tive poblema de jogar agua p/ fora,estava c/ a junta cabeçote queimada,
depois que troquei nao gasta mais agua fui de sorocaba ate guaruja no sabado
completei o radiador hoje foi 1/2 litro de agua.
um abraço
Lucas Nassif
21/01/2008, 19:40
80ºc??? Quem dera....
80 graus aqui é com motor frio! heheheh..
[]'s esquentados :D
Fernando BHMG
21/01/2008, 20:03
Prezado Sidnei et al,
Acabei de registrar-me no Fórum 4 x 4 e portanto esta é minha estréia!
Existe um site (http://ruralwillys.tripod.com) onde pode-se encontrar muitas informações não apenas da Rural como de seria de supor pela url, mas tb do CJ. No manual da Rural que encontra-se neste site (motor BF 161, e portanto deve valer tb para o CJ), pgs 51/52 informa-se que a válvula termostática (que provavelmente não está instalado na maioria dos motores) tem a abertura máx a 80º C. Em condições mais severas a temp poderá subir, sendo a máxima admissível 104 º C. Sem válvula termostática poderá ocorrer o resfriamento mto rápido.
Bom, a informação não resolve o problema de indicação correta da temperatura que tb tenho.
No caso de minha Rural (1965), o indicador do painel funciona (provavelmente de forma adequada à menos de alguma calibração (mas tudo indica que o sensor não!), e está sempre indicando a temperatura máxima.
Fui informado pelas lojas especializadas em BH que já não mais fabricam-se o tal sensor (cebolinha). Se alguém possui alguma indicação de comercialização, ou alternativa de outra aplicação, será MUITO BENVINDA!
SDS.
Fernando
Eu comprei um velocimetro novo da VDO junto com o estabilizador de voltagem e cebolinha nova também e elevei para o mec que estava fazendo algums ajustes para ele instalar e pra minha surpresa a parada não funciona. :sad::sad::sad::sad:
Se eu ligar o fio na cebolinha com o motor frio o ponteiro não sai do zero, até ai sem problema, quando eu ligo o motor não passa nem 2 minutos e o ponteiro vai direto para o topo do relogio, segundo o cara que colocou eu preciso usar um fio resistivo ou uma resistencia entre o relogio e a cebolinha ?!?!?!? é isso mesmo :?::?::?: O relogio esta ligado da seguinte forma, sai um fio do reg. de tensão direto para o relogio e vem um outro direto da cebolinha parao relogio ???
Alguem pode me ajudar !!!
Valeu.
tenho no meu jeep cj 1967 motor bf 161 6cc marcador cronomac de tenperatura,
fui sabado p/guaruja distancia 180k a temperatura nao ultrapasou os 80grau.
sobre o radiador tive poblema de jogar agua p/ fora,estava c/ a junta cabeçote queimada,
depois que troquei nao gasta mais agua fui de sorocaba ate guaruja no sabado
completei o radiador hoje foi 1/2 litro de agua.
um abraço
Jtaraborelli,
Pois, é.... já estou quase abrindo o bixinho para ver se realmente não é a junta do cabeçote mesmo....
Mas aproveitando..... qual foi o consumo de combustivel nessa viagem? Quantos kilometros fez por litro com o BF161?
Prezado Sidnei et al,
Acabei de registrar-me no Fórum 4 x 4 e portanto esta é minha estréia!
Existe um site (http://ruralwillys.tripod.com) onde pode-se encontrar muitas informações não apenas da Rural como de seria de supor pela url, mas tb do CJ. No manual da Rural que encontra-se neste site (motor BF 161, e portanto deve valer tb para o CJ), pgs 51/52 informa-se que a válvula termostática (que provavelmente não está instalado na maioria dos motores) tem a abertura máx a 80º C. Em condições mais severas a temp poderá subir, sendo a máxima admissível 104 º C. Sem válvula termostática poderá ocorrer o resfriamento mto rápido.
Bom, a informação não resolve o problema de indicação correta da temperatura que tb tenho.
No caso de minha Rural (1965), o indicador do painel funciona (provavelmente de forma adequada à menos de alguma calibração (mas tudo indica que o sensor não!), e está sempre indicando a temperatura máxima.
Fui informado pelas lojas especializadas em BH que já não mais fabricam-se o tal sensor (cebolinha). Se alguém possui alguma indicação de comercialização, ou alternativa de outra aplicação, será MUITO BENVINDA!
SDS.
Fernando
Fernando.... seja bem vindo a comunidade!
Com relacao a cebolinha, é vendido sim nas lojas do ramo (DDA, Donatti, etc...) da marca VDO que é a mesma que ainda fabrica o velocimetro original.
Lucas Nassif
22/01/2008, 12:57
Se fosse junta o motor estava falhando, e nem dava pra andar no Jeep.
Esquece essa hipótese!
Se seu motor estiver funcionando normal, não mexa na junta!
jtaraborelli
23/01/2008, 18:19
ola sidnei
o combustivel que estou usando gas gnv faz + - 10/kilometro 1/m
na gasolina faz 5 k/litro ate guaruja gastei 30,00reais de gnv.
quanto a resposta do colega lucas ele tem razao ,mas o meu jeep
falhava bem ,o mecanico da instaladora do gas tinha dificuldade
para regular ,depois que troquei a junta deu p/ regular legal
melhorou o rendimento e nao falha mais.
espero ter ajudado
ate mais
Lucas Nassif
05/02/2008, 22:46
80ºc??? Quem dera....
80 graus aqui é com motor frio! heheheh..
[]'s esquentados :D
TÔ falando que o negócio aqui é bruto!!! :lol:
:parede: :parede: :parede:
OBS.: Tirei essa foto hoje quando estava na BR, voltando de um passeio na lama.
[]'s de alguém que entrou pro mundo dos "esquentadinhos". :mrgreen:
Pedro-GO
05/02/2008, 23:06
Se fosse junta o motor estava falhando, e nem dava pra andar no Jeep.
Esquece essa hipótese!
Se seu motor estiver funcionando normal, não mexa na junta!
nem sempre falha:discordo::discordo::discordo:
Lucas Nassif
05/02/2008, 23:12
nem sempre falha:discordo::discordo::discordo:
Como não?
:pensativo:
Pedro-GO
05/02/2008, 23:24
Como não?
:pensativo:
se o furo for muito pequeno não da pra notar,
só vai mandar mais ar na alta rotação.
isso acontece muito!
Pedro-GO
05/02/2008, 23:26
ainda to apostando na junta:pensativo:
so quero ver o final deste topico;-)
Lucas Nassif
05/02/2008, 23:27
se o furo for muito pequeno não da pra notar,
só vai mandar mais ar na alta rotação.
isso acontece muito!
Mas se furou é pq algo de errado aconteceu, seja lá se foi mal montado da ultima vez, ou o motor ferveu, sei lá...
O importante é saber que esse furo só tende a aumentar, ou seja, uma hora ou outra vc terá que abrir o motor.
Lucas Nassif
05/02/2008, 23:32
ainda to apostando na junta:pensativo:
Pedro, não tem jeito.
Água vazando no ladrão NÃO é junta.
Isso acontece pela falta de vaso de expansão!!
Pra vc ter idéia, hoje brincando no barro, dei uma atolada e pra sair tive que forçar o motor. O ponteiro chegou nos 120°c e eu resolvi parar um pouco e abrir o capô.
Muita água vazou pelo ladrao, e o radiador fazia um barulho parecendo que tava fritando algo lá dentro.
Antes de sair de casa, completei o nível do radiador. Quando retornei, completei de novo, e coube mais de 1 litro.
E isso não é junta, pois ela foi recentemente trocada.
Pedro-GO
05/02/2008, 23:36
Mas se furou é pq algo de errado aconteceu, seja lá se foi mal montado da ultima vez, ou o motor ferveu, sei lá...
O importante é saber que esse furo só tende a aumentar, ou seja, uma hora ou outra vc terá que abrir o motor.
concodo com o Sr:concordo::concordo::concordo::concordo:
eu falo porque fiz 800km com um pequeno furo na junta,
tava voltando de ferias não quiz parar.
a cada +ou- 200km parava e completava a agua.
e o motor tava redondinho.
Lucas Nassif
05/02/2008, 23:42
concodo com o Sr:concordo::concordo::concordo::concordo:
eu falo porque fiz 800km com um pequeno furo na junta,
tava voltando de ferias não quiz parar.
a cada +ou- 200km parava e completava a agua.
e o motor tava redondinho.
Ok, mas se a junta tivesse boa vc teria que ter parado pra colocar água do mesmo jeito, senão travava seu motor.
Acho que vc uniu o defeito da junta com a "característica NORMAL" do sistema de arrefecimento do seu CJ e tá achando que a junta 'furada' é o responsável pela perda de água...mas nao é! :rolleyes:
Pedro-GO
05/02/2008, 23:56
[quote=Lucas Nassif;540553]Ok, mas se a junta tivesse boa vc teria que ter parado pra colocar água do mesmo jeito, senão travava seu motor.
so nessa viagem eu fiz 1.800km sem botar uma gota de agua.
tava sempre no nivel,até queimar a junta.
botar agua fora alem do excesso é norma?????:discordo:
carro ferver é normal????:discordo:
pode ver que tem coisa erreda!!!
amigo eu não poupo carro não.
Lucas Nassif
06/02/2008, 00:06
so nessa viagem eu fiz 1.800km sem botar uma gota de agua.
tava sempre no nivel,até queimar a junta.
Se a água tava no nível, tudo certinho, pq queimou junta?? :pensativo: :pensativo:
carro ferver é normal????:discordo:
Claro que não, mas quando não tem res. expansão, a água é jogada fora e a temp. do motor aumenta.
Se esse reservatório não fizesse tanta falta, as montadoras não colocariam ele nos seus veículos. Olha que economia que eles fariam.
amigo eu não poupo carro não.
Nem eu, tanto que mesmo com o BF a 130 graus eu cento o pé do msm jeito.
:concordo:
Pedro-GO
06/02/2008, 00:35
Se a água tava no nível, tudo certinho, pq queimou junta?? :pensativo: :pensativo:
puro azar queimou na dobra do anel.
Claro que não, mas quando não tem res. expansão, a água é jogada fora e a temp. do motor aumenta.
Se esse reservatório não fizesse tanta falta, as montadoras não colocariam ele nos seus veículos. Olha que economia que eles fariam.
tem muito sem.ex F 1000 até 92
res. expanção ==motor esquenta joga agua / motor esfria puxa agua.
estando no nivel funciona perfeito:concordo:
coisa de montadora né:eek::eek:
:concordo:
vou esperar o fim deste topico pra ver.
Lucas Nassif
06/02/2008, 00:45
:arrow: "puro azar queimou na dobra do anel."
Existe essa de azar não. :discordo: Queimou é pq tem algo errado.
Mas perae, DOBRA DO ANEL??
Anel fica no pistão, e a junta num é e nem vai lá nao.
:arrow: "estando no nivel funciona perfeito:concordo:"
Nunca vaii estar no nível, a não ser que vc nunca deixe o motor esquentar. Caso contrário, SEMPRE vai um pouco embora pelo ladrão e vc SEMPRE terá que completar.
:arrow: "coisa de montadora né:eek::eek:"
O que vc quis dizer com isso? :pensativo:
Lucas Nassif
06/02/2008, 00:50
vou esperar o fim deste topico pra ver.
X2!!!
:lol: :lol: :lol:
O cara vai abrir o motor, ver que a junta num tem nada, vai gastar $$$ pra comprar outra, pagar MO, vai funcionar o bixão e continuar completando água do radiador sempre que o motor esquentar. :mrgreen:
Pedro-GO
06/02/2008, 00:58
:arrow: "puro azar queimou na dobra do anel."
Existe essa de azar não. :discordo: Queimou é pq tem algo errado.
Mas perae, DOBRA DO ANEL??
Anel fica no pistão, e a junta num é e nem vai lá nao.
---junta tambem tem anel só!:concordo:
:arrow: "estando no nivel funciona perfeito:concordo:"
Nunca vaii estar no nível, a não ser que vc nunca deixe o motor esquentar. Caso contrário, SEMPRE vai um pouco embora pelo ladrão e vc SEMPRE terá que completar.
tando bom não joga!!!:discordo:
:arrow: "coisa de montadora né:eek::eek:"
O que vc quis dizer com isso? :pensativo:
o mesmo que vc citou.
Pessoal,
Só pra esclarecer uma coisa, no sistema original do BF você sempre terá que completar água do radiador, é questão de esquentar um pouco e ter que completar. Por que disso? Simples, quando você enche o radiador até a boca, todo o sistema de arrefecimento está cheio de água, quando o motor esquenta, a água se expande, dai a válvula da tampa do radiador abre e deixa a água vazar pelo ladrão, porque não tem outro lugar para ir - se tampar aquele ladrão seu radiador e mangueira vão inchar até explodir. Dai aquela água não volta. Quando a temperatura baixar o nível de água do radiador vai estar baixo. Isso não tem como, com o motor redondinho ou não, vai acontecer.
[s] refrigerados,
Lucas Nassif
06/02/2008, 13:29
Pessoal,
Só pra esclarecer uma coisa, no sistema original do BF você sempre terá que completar água do radiador, é questão de esquentar um pouco e ter que completar. Por que disso? Simples, quando você enche o radiador até a boca, todo o sistema de arrefecimento está cheio de água, quando o motor esquenta, a água se expande, dai a válvula da tampa do radiador abre e deixa a água vazar pelo ladrão, porque não tem outro lugar para ir - se tampar aquele ladrão seu radiador e mangueira vão inchar até explodir. Dai aquela água não volta. Quando a temperatura baixar o nível de água do radiador vai estar baixo. Isso não tem como, com o motor redondinho ou não, vai acontecer.
[s] refrigerados,
Exatamente! :concordo:
Desde o inicio do tópico estou explicando isso, mas tão dizendo que a causa disso é junta........:putz:
Então tá. Todos os BF saíram com junta furada de fábrica.:lol:
Pedro-GO
06/02/2008, 23:05
ola
o caldo ta engrosando:):):):)
nos radiadores antigo o vaso de expanção era no mesmo,
por isso eles tem aquela cabeça maior.
não adianta encher,vc parado ou rodando 5 ou 500 km ele
vai jogar a mesma quantia de agua fora.
outra dica nâo adianta completar porque foi feito pra isso.
o nivel dele e sempre faltar um pouco.
se vc abrir e sempre faltar +ou- uns 2cm tá normal,
note que a manqueira de saida é sempre mais baixa um pouco:concordo:
nas D10 e F1000[sem vaso externo]chaga ficar ums 3cm abaixo da tampa,porque o vaso é maior.:o
mais que eu acho que é, é:grin::grin::grin:
Lucas Nassif
06/02/2008, 23:13
outra dica nâo adianta completar porque foi feito pra isso.
LÓGICO que tem que completar.
A não ser que ao ligar o motor frio, vc queira que o ponteiro vá pro vermelho direto.
Pedro-GO
06/02/2008, 23:22
LÓGICO que tem que completar.
A não ser que ao ligar o motor frio, vc queira que o ponteiro vá pro vermelho direto.
amigo lucas
vc tá certo:concordo::concordo::concordo:
retiro o que eu disse:oops::oops:
devo tá falando bobagem:pensativo::pensativo:
Caraca.... Fiquei uma semana fora e não tinha visto antes as mensagens prós e contra a abertura do motor para verificar a junta.....
Conversando com alguns mecanicos por aqui, eles também estão achando exagero abrir só para verificar a junta, já que meu motor está "redondinho".
Estou partindo para a seguinte ideia.... vou tirar meu radiador novamente e levar para outra firma que trabalha com limpeza de radiadores e mandar abrir novamente e verificar os dutos.
Se não costatarem nada de errado, aí sim vou abrir o motor....
[ ]´s